Exercícios TI

24
Ano letivo 2013/2014 Área Disciplinar de Física e Química Física e Química A – 10º Ano Química: Unidade 2 – Atmosfera da Terra: radiação e matéria Questões de Exames e Testes Intermédios - GAVE Nome: _____________________________________ nº_____ Turma:______ Data: ___/___/___ 1. Leia atentamente as informações seguintes. Mais de 70% da superfície da Terra está coberta por água, e 97% dessa água encontra-se nos oceanos. A água dos oceanos é uma solução aquosa extremamente complexa (Tabelas 1 e 2). Há cerca de 1,5 × 10 21 L de água salgada nos oceanos, dos quais 3,5% (em massa), em média, é matéria dissolvida. Define-se a salinidade de uma água do mar como a massa, em gramas, de sais dissolvidos num quilograma dessa água e expressa-se em partes por mil (ₒ). Embora a salinidade da água de um oceano varie consideravelmente de lugar para lugar, as proporções relativas dos elementos permanecem constantes. Há séculos que se estudam processos de dessalinização da água salgada, para obtenção de água potável. O método mais antigo de dessalinização é a destilação. A dessalinização por congelação, que tem estado a ser desenvolvida há vários anos, baseia-se no facto de que, quando uma solução aquosa congela, o sólido que se separa da solução é praticamente água pura. A dessalinização por osmose inversa é, atualmente, muito utilizada e é economicamente o processo mais viável. 1.1. Com base na informação apresentada, selecione a alternativa CORRETA. (A) A massa de sódio que se encontra na água dos oceanos é cerca de cinco vezes maior do que a massa de magnésio. (B) A água existente nos rios representa 3% da água existente na Terra. ______________________________________________________________________________________________________ _____________________Química: Unidade 2 – Atmosfera da Terra: radiação e matéria - Questões de Exames e Testes Intermédios Página 1 de 24

description

Exercício do TI-FQ

Transcript of Exercícios TI

Ano letivo 2013/2014rea Disciplinar de Fsica e QumicaFsica e Qumica A 10 AnoQumica: Unidade 2 Atmosfera da Terra: radiao e matria Questes de Exames e Testes Intermdios - GAVE

Nome: _____________________________________ n_____ Turma:______Data: ___/___/___1. Leia atentamente as informaes seguintes.Mais de 70% da superfcie da Terra est coberta por gua, e 97% dessa gua encontra-se nos oceanos.A gua dos oceanos uma soluo aquosa extremamente complexa (Tabelas 1 e 2). H cerca de 1,5 1021 L de gua salgada nos oceanos, dos quais 3,5% (em massa), em mdia, matria dissolvida.

Define-se a salinidade de uma gua do mar como a massa, em gramas, de sais dissolvidos num quilograma dessa gua e expressa-se em partes por mil (). Embora a salinidade da gua de um oceano varie consideravelmente de lugar para lugar, as propores relativas dos elementos permanecem constantes.H sculos que se estudam processos de dessalinizao da gua salgada, para obteno de gua potvel.O mtodo mais antigo de dessalinizao a destilao. A dessalinizao por congelao, que tem estado a ser desenvolvida h vrios anos, baseia-se no facto de que, quando uma soluo aquosa congela, o slido que se separa da soluo praticamente gua pura. A dessalinizao por osmose inversa , atualmente, muito utilizada e economicamente o processo mais vivel.1.1. Com base na informao apresentada, selecione a alternativa CORRETA. (A) A massa de sdio que se encontra na gua dos oceanos cerca de cinco vezes maior do que a massa de magnsio.(B) A gua existente nos rios representa 3% da gua existente na Terra.(C) A massa de cloreto de sdio dissolvida nos oceanos calculada por g.(D) A salinidade mdia da gua dos oceanos 35 partes por mil.1.2. Recolheu-se uma amostra de 5,0 dm3 de gua do oceano.Calcule, com base nas informaes apresentadas nas tabelas 1 e 2 e na Tabela Peridica, a massa de cloreto de sdio obtida por evaporao completa da gua da amostra referida.Apresente todas as etapas de resoluo.

2. Um balo contm 4,48 dm3 de amonaco, NH3(g), em condies normais de presso e temperatura (PTN).Selecione a alternativa que permite calcular o nmero de molculas de amonaco que existem no balo.

3. A configurao eletrnica de um tomo de azoto, no estado de menor energia, pode ser representada por [He] 2s2 2p3.Selecione a alternativa que completa corretamente a frase:A geometria de uma molcula de amonaco ...(A) ... piramidal triangular, e o tomo central possui apenas trs pares de eletres.(B) ... piramidal triangular, e o tomo central possui trs pares de eletres ligantes e um no ligante.(C) ... triangular plana, e o tomo central possui apenas trs pares de eletres.(D) ... triangular plana, e o tomo central possui trs pares de eletres ligantes e um no ligante.Exame de Fsica e Qumica A 1 Fase 2006

4. No tratamento de certas guas destinadas ao consumo humano, necessrio adicionar-lhes sulfato de alumnio. O excesso de alumnio precipitado sob a forma de hidrxido (A(OH)3).O Valor Mximo Recomendvel (valor paramtrico) do io alumnio de uma gua para consumo humano 1,85 106 mol L1.Selecione a alternativa que permite calcular, em mg mL1, o Valor Mximo Recomendvel do io alumnio de uma gua para consumo humano.Consulte a Tabela Peridica.

Exame de Fsica e Qumica A 2 Fase 2006

5. A Terra possui uma atmosfera que maioritariamente constituda por uma soluo gasosa com vrios componentes, como o dixido de carbono e o vapor de gua, que, embora no sendo predominantes, so cruciais para a existncia de vida na Terra.No entanto, o aumento exagerado do teor de CO2 atmosfrico, a destruio da camada de ozono e a qualidade da gua que circula na atmosfera e cai sobre a superfcie terrestre so problemas graves, interligados e resultantes, principalmente, da atividade humana.5.1. O dixido de carbono, CO2 (M = 44,0 g mol1), o componente minoritrio de maior concentrao no ar atmosfrico.Considere V o volume de uma amostra de ar, m a massa de CO2 nela contida e Vm o volume molar de um gs.Selecione a alternativa que permite calcular a percentagem em volume de dixido de carbono no ar atmosfrico.

5.2. O problema da destruio da camada de ozono tem vindo a assumir cada vez maior relevncia, tendo-se tornado um motivo de preocupao universal.Descreva, num texto, como os CFC provocam a diminuio da camada de ozono, referindo as transformaes qumicas que ocorrem nesse processo.

5.3. As molculas de gua, H2O, e de dixido de carbono, CO2, tm estruturas bem definidas, a que correspondem propriedades fsicas e qumicas distintas.Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes.(A) Na molcula de CO2, existem quatro pares de eletres no ligantes.(B) Na molcula de H2O, existem dois pares de eletres partilhados.(C) As duas molculas (H2O e CO2) apresentam geometria linear.(D) Na molcula de H2O, existe um par de eletres no ligantes.(E) Na molcula de CO2, as ligaes carbono-oxignio tm diferentes comprimentos.(F) O ngulo de ligao, na molcula de H2O, superior ao ngulo de ligao, na molcula de CO2.(G) Na molcula de H2O, existem quatro eletres ligantes e quatro no ligantes.(H) Na molcula de CO2, nem todos os eletres de valncia so ligantes.Exame de Fsica e Qumica A 1 Fase 20076. Leia atentamente o seguinte texto.A atividade humana tem efeitos potencialmente desastrosos nas camadas superiores da atmosfera. Certos produtos qumicos libertados no ar, em particular os compostos genericamente denominados CFC, vastamente usados em refrigerao e na indstria eletrnica, esto a destruir o ozono na estratosfera. Sem esta camada de ozono estratosfrica, a radiao ultravioleta solar atingiria a superfcie da Terra com uma intensidade muito elevada, destruindo a maioria das molculas que constituem o tecido vivo.Em 1985, cientistas descobriram um buraco na camada de ozono, sobre a Antrtida, que, de um modo geral, tem vindo a aumentar de ano para ano.Atravs de acordos internacionais, a utilizao dos CFC tem vindo a ser abandonada, sendo estes substitudos por compostos que no destroem o ozono, permitindo que a luz solar produza naturalmente mais ozono estratosfrico.No entanto, sero necessrias vrias dcadas para reparar os danos causados na camada do ozono.Esta situao um exemplo de que comportamentos que foram adotados no passado, e que ajudaram a assegurar a sobrevivncia dos nossos antepassados, podem no ser os comportamentos mais sensatos no futuro.Adaptado de Freedman, R. A., Kaufmann III, W. J., UNIVERSE, 6th edition,W. H. Freeman and Company, New York 2002

6.1. Comportamentos que foram adotados no passado, e que ajudaram a assegurar a sobrevivncia dos nossos antepassados, podem no ser os comportamentos mais sensatos no futuro.Escreva um texto no qual relacione esta frase com o restante contedo do texto acima apresentado, referindo-se a: Comportamentos anteriormente adotados pela indstria e que vieram a revelar-se nocivos; Efeitos nocivos resultantes desses comportamentos; Medidas tomadas para minorar esses efeitos.6.2. Indique a principal funo da camada de ozono.6.3. A energia de ionizao da molcula de oxignio 1,9 1018 J, enquanto a sua energia de dissociao 8,3 1019 JAs radiaes, que so absorvidas pelas espcies qumicas existentes na estratosfera, tm valores de energia entre 6,6 1019 J e 9,9 1019 J.Com base nestes dados, indique, justificando, se o processo que ocorre na estratosfera ser a dissociao ou a ionizao da molcula de oxignio.

7. Atualmente, a troposfera constituda por espcies maioritrias, como o azoto, N2, o oxignio, O2, a gua, H2O, e o dixido de carbono, CO2, alm de diversas espcies vestigiais, como o hidrognio, H2, o metano, CH4, e o amonaco, NH3.7.1. Considerando as molculas de N2 e de O2, selecione a alternativa que corresponde representao correta de uma dessas molculas.7.2. Relativamente geometria molecular, selecione a alternativa correta.(A) A molcula H2O tem geometria linear.(B) A molcula NH3 tem geometria piramidal trigonal.(C) A molcula CH4 tem geometria quadrangular plana.(D) A molcula CO2 tem geometria angular.

8. Em 1811, Avogadro concluiu que volumes iguais de gases diferentes, medidos nas mesmas condies de presso e de temperatura, contm o mesmo nmero de partculas.A partir deste princpio, tornou-se possvel calcular o volume molar, Vm, de um gs e, tambm, a sua densidade, em quaisquer condies de presso e temperatura.8.1. Calcule a densidade do dixido de carbono (CO2), em condies normais de presso e temperatura (condies PTN).Apresente todas as etapas de resoluo.8.2. Tendo em conta a concluso de Avogadro, selecione a opo que completa corretamente a frase seguinte.Em condies PTN, ...(A) ... uma mistura de 0,25 mol de O2 e 0,75 mol de N2 ocupa 22,4 dm3.(B) ... 1,0 mol de O2 ocupa um volume menor do que 1,0 mol de CO2.(C) ... a densidade de um gs tanto maior quanto menor for a sua massa molar.(D) ... massas iguais de N2 e de O2 ocupam o mesmo volume.9. As solues so misturas homogneas, sendo constitudas por uma nica fase. A composio quantitativa de uma soluo traduz-se, frequentemente, pela concentrao expressa em mol dm3.Para uma determinada atividade experimental, um grupo de alunos tem de preparar 250 cm3 de uma soluo aquosa de hidrxido de sdio, NaHO, com a concentrao de 2,00 mol dm3.Calcule a massa de hidrxido de sdio slido que os alunos devem medir para preparar essa soluo.Apresente todas as etapas de resoluo.

10. Os principais constituintes do petrleo bruto e do gs natural so compostos orgnicos pertencentes famlia dos alcanos, tambm designados por hidrocarbonetos saturados.Relativamente aos alcanos, classifique cada uma das seguintes afirmaes como verdadeira (V) ou falsa (F).(A) Os alcanos tm frmula geral CnH2n + 2 (com n = 1,2 3, ..., sendo n o nmero de tomos de carbono).(B) O alcano designado por heptano tem apenas seis tomos de carbono.(C) Os alcanos podem ter ligaes carbono-carbono simples e duplas.(D) Um dos tomos de carbono do 2,2-dimetilpropano est ligado a quatro tomos de carbono.(E) Os alcanos so hidrocarbonetos por s conterem tomos de carbono e de hidrognio.(F) Um alcano com apenas trs tomos de carbono pode ser ramificado.(G) O hexano tem mais tomos de carbono do que o 2,3-dimetilbutano.(H) Os CFC podem ser considerados derivados halogenados dos alcanos.GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 10 ano 13-02-2008 11. Leia atentamente o seguinte texto.A figura 1 representa as vrias zonas em que a atmosfera se divide e a variao da temperatura com a altitude, na atmosfera.A camada inferior da atmosfera designada por troposfera. Nesta camada, a temperatura diminui com o aumento de altitude. Aproximadamente entre 11 km e 16 km de altitude, situa-se a tropopausa, uma zona em que a temperatura permanece constante e perto de 55 oC. A cerca de 16 km de altitude, inicia-se a estratosfera. Nesta camada, a temperatura aumenta, at atingir cerca de 0 oC na estratopausa, aproximadamente a 45 km acima do nvel do mar. Acima dessa altitude, na mesosfera, a temperatura torna a diminuir, at se atingir a mesopausa.Em seguida, na termosfera, a temperatura aumenta e, a altitudes muito elevadas, pode ser superior a 1000 oC. Contudo, os astronautas no so reduzidos a cinzas quando saem dos space shuttles, porque a essa altitude as molculas que existem so em nmero muito reduzido.Adaptado de Atkins, P., Jones, L., CHEMISTRY Molecules,Matter, and Change, 3rd edition, W. H. Freeman and Company,New York, 1997

11.1. Tendo em conta a informao apresentada, escreva um texto no qual indique: em que se baseia a diviso da atmosfera em camadas; como varia a temperatura com a altitude, na estratosfera, apresentando uma justificao para essa variao; como varia, de uma forma geral, a densidade da atmosfera com a altitude.

11.2. Fazendo o balano energtico da Terra, igualando a potncia da radiao solar absorvida pela superfcie da Terra e pela atmosfera potncia da radiao por estas emitida, a temperatura mdia superfcie da Terra seria cerca de 18 oC.No entanto, a temperatura mdia superfcie da Terra aproximadamente 15 oC.Indique qual o efeito que explica esta diferena.

12. O monxido de carbono, CO, e o dixido de carbono, CO2, so gases que existem na atmosfera, provenientes de fontes naturais (fogos florestais, emisses vulcnicas) e de fontes antropognicas (combustes domsticas e industriais, escapes de veculos motorizados).12.1. As molculas CO e CO2 podem ser representadas, respetivamente, por:

Selecione a alternativa que contm os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respetivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte.A ligao carbonooxignio na molcula CO2 tem __(_a_)__ energia e __(_b_)__ comprimento do que a ligao carbonooxignio na molcula CO.(A) ... maior ... maior ... (C) ... menor ... menor ...(B) ... menor ... maior ... (D) ... maior ... menor ...

12.2. Um dos modos de avaliar o grau de toxicidade de uma substncia atravs do valor da respetiva DL50, normalmente expressa em mg de substncia por kg de massa corporal.Por inalao, verifica-se que o CO mais txico do que o CO2.Com base na definio de DL50, indique, justificando, qual a relao (maior, igual ou menor) entre o valor de DL50 para o CO e para o CO2.

12.3. Em termos mdios, a % (V/V) do CO2 na atmosfera 0,035%. Outra maneira de indicar essa concentrao em ppmV (partes por milho em volume).Selecione a alternativa que corresponde a essa concentrao, expressa em ppmV.(A) 3,5 102(C) 3,5 102(B) 3,5 101 (D) 3,5 104

12.4. Selecione a alternativa que corresponde ao nmero de tomos existente em 22,0 g de dixido de carbono, CO2.(A) 3,01 1023(C) 9,03 1023(B) 6,02 1023(D) 1,20 1024GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 10 ano 30-05-2008

13. O metano, CH4, o etano, C2H6, o propano, C3H8, e o butano, C4H10, so gases nas condies normais de presso e temperatura (PTN).Nessas condies, a densidade de um desses gases aproximadamente 1,343 g dm3.Selecione a alternativa que refere o gs que apresenta esse valor de densidade.(A) Metano, CH4(C) Propano, C3H8 (B) Etano, C2H6(D) Butano, C4H10

14. Os tomos de carbono e de azoto podem ligar-se entre si de modos diferentes. Em alguns compostos a ligao carbonoazoto tripla (C N), enquanto noutros compostos a ligao carbonoazoto simples (C N).O valor da energia mdia de uma dessas ligaes 276 kJ mol1, enquanto o valor relativo outra ligao 891 kJ mol1. Em relao ao comprimento mdio dessas ligaes, para uma o valor 116 pm, enquanto para a outra 143 pm.Selecione a alternativa que contm os valores que devem substituir as letras (a) e (b), respetivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte.O valor da energia mdia da ligao tripla carbonoazoto (C N) __(_a_)__, e o valor do comprimento mdio dessa ligao __(_b_)__.(A) ... 276 kJ mol1 ... 116 pm. (C) ... 891 kJ mol1 ... 116 pm.(B) ... 276 kJ mol1 ... 143 pm. (D) ... 891 kJ mol1 ... 143 pm.

15. Considerando que a molcula de amonaco, NH3, possui trs pares de eletres de valncia ligantes e um par de eletres de valncia no ligante, selecione a alternativa que completa corretamente a frase seguinte.A geometria da molcula de amonaco piramidal trigonal, sendo os ngulos de ligao menores do que os ngulos de um tetraedro regular, porque(A) ... apenas o par de eletres no ligante exerce repulso sobre os pares de eletres ligantes.(B) ... as repulses entre o par de eletres no ligante e os pares de eletres ligantes tm a mesma intensidade que as repulses entre os pares ligantes.(C) ... as repulses entre o par de eletres no ligante e os pares de eletres ligantes so mais fortes do que as repulses entre os pares ligantes.(D) ... apenas os pares de eletres ligantes exercem repulso sobre o par de eletres no ligante.GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 11 ano 22-04-2008

16. O dixido de enxofre, SO2, e o oxignio, O2, so duas substncias com propriedades qumicas diferentes, sendo ambas gasosas nas condies ambientais de presso e temperatura.16.1. Fig.2O grfico da figura 2 traduz o modo como varia o volume, V, de uma amostra de um gs ideal com a quantidade de substncia, n, a presso e temperatura constantes.

Com base no grfico, e admitindo que SO2 e O2 se comportam como gases ideais, selecione a alternativa que completa corretamente a frase seguinte.Em duas amostras gasosas, uma de SO2 e outra de O2, nas mesmas condies de presso e temperatura, se os gases tiverem...(A) ... volumes iguais, tm massas iguais.(B) ... volumes iguais, tm a mesma densidade.(C) o mesmo nmero de molculas, tm volumes iguais.(D) o mesmo nmero de molculas, tm a mesma densidade.

16.2. Calcule o nmero de molculas de SO2(g) que existem numa amostra de 50,0 cm3 desse gs, em condies normais de presso e temperatura (PTN).Apresente todas as etapas de resoluo.GAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2008 1 Fase

17. A preparao de solues aquosas de uma dada concentrao uma atividade muito comum, quando se trabalha num laboratrio qumico.No decurso de um trabalho laboratorial, um grupo de alunos preparou, com rigor, 250,00 cm3 de uma soluo aquosa, por pesagem de uma substncia slida.

Fig.3Na figura 3 est representado um balo volumtrico calibrado de 250 mL, semelhante ao utilizado pelos alunos na preparao da soluo.No balo esto indicadas a sua capacidade, a incerteza associada sua calibrao e a temperatura qual esta foi efetuada.No colo do balo est marcado um trao de referncia em todo o permetro.17.1. Tendo em conta as indicaes registadas no balo volumtrico, indique o intervalo de valores no qual estar contido o volume de lquido a ser medido com este balo, temperatura de 20 oC.

17.2. Os alunos devero ter alguns cuidados ao efetuarem a leitura do nvel de lquido no colo do balo, de modo a medirem corretamente o volume de soluo aquosa preparada.Selecione a alternativa que corresponde condio correta de medio.

17.3. O grupo de alunos teve que preparar, com rigor, 250,00 cm3 de soluo de tiossulfato de sdio penta-hidratado, Na2S2O3 . 5H2O(aq) (M = 248,22 g mol1), de concentrao 3,00 102 mol dm3, por pesagem do soluto slido.Calcule a massa de tiossulfato de sdio penta-hidratado que foi necessrio pesar, de modo a preparar a soluo pretendida.Apresente todas as etapas de resoluo.

17.4. Considere que os alunos prepararam ainda, com rigor, 50,00 cm3 de uma soluo de concentrao 6,00 103 mol dm3, por diluio da soluo 3,00 102 mol dm3 de tiossulfato de sdio penta-hidratado.17.4.1. Selecione a alternativa que permite calcular corretamente o volume, expresso em cm3, da soluo mais concentrada, que os alunos tiveram que medir, de modo a prepararem a soluo pretendida.

17.4.2. Para medirem o volume da soluo mais concentrada, os alunos utilizaram material de laboratrio adequado.Selecione a alternativa que refere o tipo de instrumento de medio de volumes de lquidos que dever ter sido utilizado naquela medio.(A) Balo de Erlenmeyer(C) Pipeta(B) Proveta (D) GobelGAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2008 2 Fase

18. A Terra o nico planeta do sistema solar que possui uma atmosfera rica em oxignio.18.1. A atmosfera terrestre constitui um filtro natural para as radiaes provenientes do Sol, em especial para as radiaes ultravioleta de maior energia, as UV-C, e as radiaes ultravioleta de energia intermdia, as UV-B.Elabore um texto relativo s radiaes ultravioleta provenientes do Sol, abordando os tpicos seguintes: Camadas da atmosfera onde as radiaes ultravioleta UV-C e UV-B so predominantemente absorvidas. Reaes que traduzem o efeito das radiaes ultravioleta nas molculas de oxignio (O2) e de ozono (O3), na estratosfera. Significado de o ndice de proteo solar (IPS) de um dado creme protetor ser igual a 20.

18.2. A composio da atmosfera terrestre tem variado, desde a sua formao at aos tempos atuais.Na figura 4 apresenta-se a composio da atmosfera terrestre em trs momentos da sua existncia grficos 1, 2 e 3.

Fig.4Selecione a nica alternativa que contm a sequncia correta dos grficos da composio da atmosfera da Terra, ordenados da mais antiga para a atual.(A) Grfico 3, Grfico 2 e Grfico 1. (C) Grfico 3, Grfico 1 e Grfico 2.(B) Grfico 2, Grfico 3 e Grfico 1. (D) Grfico 1, Grfico 2 e Grfico 3.

19. Selecione a nica alternativa que contm os termos que preenchem o espao seguinte, de modo a obter uma afirmao correta.Nas mesmas condies de presso e temperatura, o volume ocupado por 4,00 g de hlio, He(g), aproximadamente ______ volume ocupado por 4,00 g de hidrognio, H2(g).(A) igual ao(C) metade do(B) o dobro do (D) o qudruplo do

20. O azoto e o oxignio formam molculas diatmicas homonucleares, N2 e O2, respetivamente.20.1. Em condies normais de presso e temperatura (condies PTN), a substncia azoto, N2, um gs.Selecione a nica alternativa que contm a expresso que permite obter o valor da densidade do azoto, N2(g), nessas condies, expresso em g cm3.20.2. Selecione a nica alternativa que corresponde ao nmero aproximado de tomos que existem em 48,0 g de oxignio, O2(g).(A) 6,02 1023(C) 1,20 1024(B) 9,03 1023(D) 1,81 1024 GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 10 ano 3-06-2009

21. A atmosfera terrestre funciona como um filtro da radiao solar, como resultado das interaes desta com a matria existente nas diversas camadas da atmosfera.Selecione a alternativa correta, relativamente s radiaes ultravioleta (UV) provenientes do Sol.(A) Na troposfera absorvida a maior parte das radiaes UV de maior energia.(B) Na estratosfera so absorvidas praticamente todas as radiaes UV de energia intermdia.(C) Na termosfera absorvida a maior parte das radiaes UV de menor energia.(D) Na mesosfera so absorvidas praticamente todas as radiaes UV.

22. O dixido de carbono, CO2(g), um dos principais gases que contribuem para o efeito de estufa, sendo conhecidas diversas aes conducentes reduo das suas emisses para a atmosfera.No entanto, alm do dixido de carbono, o vapor de gua, H2O(g), e o metano, CH4(g), tambm contribuem para esse efeito.22.1. Tanto a molcula H2O como a molcula CO2 tm um tomo central, respetivamente de oxignio e de carbono.Selecione a alternativa que corresponde geometria correta dessas molculas.(A) A molcula H2O linear, assim como a molcula CO2.(B) A molcula H2O linear, enquanto a molcula CO2 angular.(C) A molcula H2O angular, assim como a molcula CO2.(D) A molcula H2O angular, enquanto a molcula CO2 linear.

22.2. O metano, CH4, o alcano mais simples, com apenas um tomo de carbono por molcula. A cadeia carbonada dos alcanos pode ser ramificada ou no ramificada, ocorrendo a ramificao apenas a partir do butano, C4H10.Considere o alcano de cadeia ramificada, cuja frmula de estrutura est representada na figura 5.

Fig. 5Selecione a alternativa que corresponde ao nome deste alcano, de acordo com as regras da IUPAC.(A) 3 metil-heptano. (C) 2 etil 4 metilpentano.(B) 2,4 dimetil-hexano. (D) 3 etil 1,1 dimetilbutano.

23. O mercrio contribui para a poluio atmosfrica como material particulado. J um dos seus compostos, o metilmercrio, quando em solues aquosas, entra na cadeia alimentar, originando intoxicaes.A toxicidade do mercrio e dos seus compostos deve-se sua interferncia em processos enzimticos, impedindo a respirao e o metabolismo celular.23.1. Nos seres humanos, a concentrao mnima de metilmercrio (M = 215,63 g mol1) no sangue, normalmente associada ao aparecimento de sintomas de intoxicao, 0,20 mg/L.Indique o valor desta concentrao, expresso em mol dm3.

23.2. Cada ser humano no deve ingerir, em mdia, por dia, um valor superior a 2,3 104 mg de metilmercrio por quilograma da sua massa corporal.Analisou-se uma amostra de 25,0 g de peixe, originria de uma remessa que ia ser comercializada, verificando-se que continha 1,0 102 mg de metilmercrio.Mostre que a ingesto de 125 g daquele peixe pode provocar intoxicao numa pessoa de 60 kg.Apresente todas as etapas de resoluo.GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 11 ano 17-03-2009

24. Um tomo de oxignio ligado a dois tomos de hidrognio forma uma molcula de gua.Justifique a seguinte afirmao: a molcula de gua tem geometria angular.GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 11 ano 26-05-2009 25. O metano um hidrocarboneto saturado, a partir do qual se formam, por substituio, vrios compostos halogenados.

Qual o nome do composto a seguir representado, de acordo com a nomenclatura IUPAC?

26. O grau de acidez de um vinagre expresso em termos da massa de cido actico, em gramas, existente em 100 cm3 desse vinagre.Para determinar o grau de acidez de um vinagre comercial, comeou por se diluir esse vinagre 10 vezes, obtendo-se um volume total de 100,0 cm3.Selecione a nica alternativa que refere o material de laboratrio necessrio para efetuar, com rigor, a diluio acima referida.(A) Proveta de 10,0 mL, pipeta de 100,0 mL, pompete.(B) Balo volumtrico de 100,0 mL, pipeta de 10,0 mL, pompete.(C) Proveta de 100 mL, pipeta de 10,0 mL, pompete.(D) Balo volumtrico de 10,0 mL, pipeta de 100,0 mL, pompete.GAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2009 1 Fase

27. Na gua do mar tm-se dissolvido, ao longo de milhares de milhes de anos, vrias substncias que incluem sais inorgnicos, gases e compostos orgnicos provenientes dos organismos marinhos.Na tabela seguinte, indica-se a composio mdia aproximada da gua do mar, relativa aos seus componentes maioritrios.

27.1. Selecione a nica alternativa que identifica o io presente em maior quantidade na gua do mar.

27.2. Selecione a nica alternativa que permite calcular a composio, em io sulfato, SO42, (M = 96,07 g mol1), da gua do mar, expressa em ppm.GAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2009 2 Fase

28. Leia o seguinte texto.Pensa-se que a atmosfera primordial da Terra tenha sido substancialmente diferente da atmosfera atual, contendo muito pouco, ou nenhum, oxignio, O2. Este ter sido libertado para a atmosfera por organismos unicelulares, como produto secundrio da fotossntese. O oxignio ter, assim, comeado a surgir na atmosfera h, pelo menos, 3,5 109 anos, embora os registos geoqumicos indiquem que a concentrao de oxignio na atmosfera s tenha comeado a aumentar de modo significativo h 2,3 109 anos.O aumento da concentrao de oxignio na atmosfera terrestre permitiu iniciar a formao da camada de ozono estratosfrico, o que, por sua vez, permitiu a conquista da terra firme pelos organismos vivos. Nessa camada, molculas de oxignio dissociam-se, por ao da radiao ultravioleta (UV) solar. Os tomos resultantes dessa dissociao combinam-se com oxignio molecular para formar ozono, O3. Este, por sua vez, ao ser dissociado pela radiao UV, produz oxignio atmico e molecular, que acaba por se recombinar de novo.F. D. Santos, Que Futuro? Cincia, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente, Gradiva, 2007 (adaptado)

28.1. Selecione, tendo em conta a informao dada no texto, o nico grfico que pode descrever a evoluo da percentagem de oxignio (%O2) na atmosfera terrestre, ao longo do tempo, t , desde a formao da atmosfera primordial da Terra at atualidade.

28.2. Identifique o fenmeno, fundamental para a vida na Terra, que ocorre na camada de ozono estratosfrico.

28.3. Escreva as duas equaes qumicas que traduzem o mecanismo reacional de produo do ozono estratosfrico, com base na informao dada no texto.

28.4. Calcule o nmero de tomos que existe numa amostra de 48 g de oxignio, O2(g).Apresente todas as etapas de resoluo.Selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta.

28.5. Nas mesmas condies de presso e temperatura, o volume ocupado por 0,5 mol de oxignio, O2(g), aproximadamente...(A) um quarto do volume ocupado por 32 g desse mesmo gs.(B) um meio do volume ocupado por 32 g desse mesmo gs.(C) o dobro do volume ocupado por 32 g desse mesmo gs.(D) o qudruplo do volume ocupado por 32 g desse mesmo gs.

29. O etino, C2H2, um hidrocarboneto, de frmula de estruturaH C C HClassifique, justificando, a ligao que se estabelece entre os tomos de carbono, na molcula considerada.

30. Considere que na sua bancada de laboratrio se encontrava um frasco contendo uma soluo aquosa de etanol e que o trabalho que lhe foi proposto consistia na determinao da densidade relativa daquela soluo, utilizando o mtodo do picnmetro.Considere que, em seguida, lhe foi pedido que preparasse, com rigor, 500,0 mL de uma soluo aquosa de etanol mais diluda, a partir da soluo aquosa de etanol que encontrou na sua bancada de laboratrio.Descreva o procedimento seguido na preparao da soluo diluda de etanol, considerando, por ordem cronolgica, as trs principais etapas que devem ser realizadas nesse procedimento.

31. Numa anlise efetuada a uma amostra de 500 g de gua de um poo, destinada a ser utilizada para fins agrcolas, determinou-se um teor em io sulfato, SO42, de 6,0 ppm (m/m).Calcule a quantidade de io SO42 que existia naquela amostra de soluo.Apresente todas as etapas de resoluo.GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 10 ano 10-03-2010

32. O amonaco um composto molecular que se encontra em fase gasosa temperatura e presso ambientes.32.1. Atendendo apenas estequiometria do composto, a molcula NH3 poderia assumir uma geometria triangular plana. No entanto, aquela molcula apresenta uma geometria piramidal trigonal.Apresente uma explicao para o facto de a molcula de amonaco adotar uma geometria piramidal trigonal.

32.2. Considere que a densidade do amonaco, presso de 0,989 atm e a 55oC, 0,626 g dm3.Calcule o nmero de molculas de amonaco que existem numa amostra de 500 cm3 desse gs, naquelas condies de presso e de temperatura.Apresente todas as etapas de resoluo.

32.3. Admita que dispunha de uma soluo aquosa de amonaco de concentrao mssica 2,50 102 g dm3, e que pretendia preparar, a partir daquela soluo concentrada, 500 cm3 de uma soluo diluda, de concentrao 0,400 mol dm3.Calcule o volume de soluo concentrada que teria de medir para preparar a soluo pretendida.Apresente todas as etapas de resoluo.GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 11 ano 30-04-2010

33. O azoto (N) um elemento qumico essencial vida, uma vez que entra na constituio de muitas molculas biologicamente importantes. O azoto molecular (N2) um gs temperatura e presso ambientes, sendo o componente largamente maioritrio da atmosfera terrestre.

33.1. Considere que a energia mdia de ligao N N igual a 193 kJ mol1 e que, na molcula de azoto (N2), a ligao que se estabelece entre os tomos uma ligao covalente tripla.Selecione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correta.A quebra das ligaes triplas em 1 mol de molculas de azoto, no estado gasoso, envolve a ____________ de uma energia ____________ a 193 kJ.(A) libertao ... inferior(C) absoro ... superior(B) libertao ... superior (D) absoro ... inferior

33.2. Represente a molcula de azoto (N2), utilizando a notao de Lewis.

33.3. O grfico da Figura 6 representa o volume, V, de diferentes amostras de azoto (N2), em funo da quantidade de gs, n, existente nessas amostras, presso de 752 mm Hg e temperatura de 55 oC.

Fig. 6Que significado fsico tem o declive da reta representada?

34. semelhana do que acontece com o NO(g), tambm a emisso de CFC para a atmosfera contribui para uma diminuio acentuada da concentrao de ozono estratosfrico.Refira duas das caractersticas dos CFC responsveis por esse efeito.GAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2010 1 Fase

35. Considere que a densidade do CO2(g), presso de 1 atm e temperatura de 25 oC, igual a 1,80 g dm3.Calcule o volume ocupado por NA/2molculas de CO2 (g) nas condies de presso e de temperatura referidas, sendo NA a constante de Avogadro.Apresente todas as etapas de resoluo.

36. O carbono, elemento presente nas molculas de CO2, d origem a uma grande variedade de compostos orgnicos, nos quais se incluem os hidrocarbonetos saturados, tambm designados por alcanos.Selecione a nica opo que corresponde representao correta de uma molcula de propano.

GAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2010 2 Fase

37. O dixido de carbono, CO2 , desempenha um papel importante na regulao da temperatura superficial da Terra.O teor mdio de CO2 na troposfera tem aumentado de forma continuada nos ltimos 150 anos, apresentando atualmente um valor de cerca de 3,9 10-2%, em volume.37.1. O teor de CO2 na troposfera, expresso em partes por milho, em volume (ppmV ), pode ser determinado a partir da expresso37.2. Refira dois fatores, de natureza antropognica, que possam justificar o aumento do teor mdio de CO2 na troposfera.

37.3. Calcule o nmero de molculas de CO2 que existem numa amostra de 10,0 dm3 de ar troposfrico, em condies PTN.Apresente todas as etapas de resoluo.

37.4. Qual a percentagem, em massa, de carbono em 1 mole de molculas de CO2?

38. A atmosfera da Terra constituda por sucessivas camadas gasosas, que apresentam diferentes propriedades fsicas e qumicas.Na Figura 7 apresenta-se o grfico que relaciona a temperatura da atmosfera com a altitude, at cerca de 80km.38.1. Qual o valor aproximado da temperatura atmosfrica a uma altitude de 10 km? (A) 0 oC(B) - 20 oC(C) - 60 oC(D) - 90 oC

38.2. Fig.7Indique, justificando com base no grfico, quantas camadas existem na atmosfera, desde a superfcie da Terra at a uma altitude de cerca de 80 km.

39. A diminuio da concentrao de ozono (O3) na estratosfera est relacionada, entre outros fatores, com reaes que envolvem os CFC.Qual das seguintes frmulas de estrutura representa um CFC?

40. Comparando as ligaes C - C e C C, a ligao C C apresenta(A) maior energia de ligao e menor comprimento de ligao.(B) menor energia de ligao e menor comprimento de ligao.(C) maior energia de ligao e maior comprimento de ligao.(D) menor energia de ligao e maior comprimento de ligao.

41. No laboratrio, um aluno preparou, com rigor, uma soluo aquosa de cloreto de sdio, a partir do reagente slido.41.1. Para preparar a soluo, o aluno mediu a massa necessria de cloreto de sdio, utilizando uma balana digital que apresentava uma incerteza de leitura de 0,01 g.Dos seguintes valores de massa, qual deve o aluno ter registado?(A) 8,341 g(C) 8,3 g(B) 8,34 g(D) 8 g 41.2. O volume de soluo preparada foi 250,0 cm3.Apresente o valor acima referido expresso em dm3 , mantendo o nmero de algarismos significativos.

41.3. Em seguida, foi pedido ao aluno que preparasse, com rigor, 50,0 cm3 de uma soluo aquosa de cloreto de sdio de concentrao 0,23 mol dm-3, a partir da soluo inicialmente preparada de concentrao 5,71 10-1 mol dm-3.41.3.1. Calcule o volume de soluo inicial necessrio para preparar o volume referido de soluo diluda de cloreto de sdio.Apresente todas as etapas de resoluo.

41.3.2. Descreva o procedimento experimental seguido na preparao da soluo diluda de cloreto de sdio, referindo, sequencialmente, as trs principais etapas envolvidas nesse procedimento.GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 10 ano 3-03-2011

42. Transferem-se 20,0 cm3 de uma soluo aquosa de amonaco, de concentrao 7,34 mol dm-3, para um balo volumtrico de 100,0 mL, adicionando-se gua at ao trao de referncia do balo.Calcule a concentrao da soluo diluda.Apresente todas as etapas de resoluo.

43. Em determinadas condies de presso e de temperatura, 0,5 mol de N2(g) ocupa o volume V1.Nas mesmas condies de presso e de temperatura, 0,5 mol de NO2(g) ocupa o volumeGAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 11 ano 5-05-2011

44. A molcula CH4 apresenta uma geometria tetradrica.Indique as posies relativas dos tomos constituintes da molcula CH4 no tetraedro e refira o tipo de ligaes que se estabelecem entre o tomo de carbono e os tomos de hidrognio.

45. O triclorofluorometano, CFCl3, um derivado halogenado do metano.45.1. Selecione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes.Na molcula CFCl3 ____________ pares de eletres de valncia no ligantes, apresentando a molcula um total de ____________ pares de eletres de valncia ligantes.(A) existem oito(B) existem quatro(C) no existem oito(D) no existem quatro

45.2. A energia mdia da ligao C-F 467 kJ mol-1.O valor mdio da energia, em joule (J), que libertada quando se estabelece uma ligao C-F

46. Considere uma amostra de 8,24 mol de CH4(g) e uma amostra de 0,398 mol de CO(g), nas mesmas condies de presso e de temperatura.Quantas vezes que o volume ocupado pela amostra de metano maior do que o volume ocupado pela amostra de monxido de carbono?Apresente o resultado com trs algarismos significativos.

47. Um dos componentes minoritrios que pode existir no gs natural o azoto, N2(g).A composio em N2(g), expressa em partes por milho em volume, de uma amostra de gs natural que contm 1,3%, em volume, de azoto, pode ser determinada a partir da expressoGAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2011 1 Fase 48. O oxignio, O2 (g), um dos componentes principais da atmosfera terrestre.48.1. Represente a molcula O2, utilizando a notao de Lewis.

48.2. Na termosfera, pode ocorrer a ionizao de O2 (g) por absoro de, pelo menos, 1,18 103 kJ mol-1.Para que ocorra a ionizao de uma molcula de O2 (g), dever ser absorvida, pelo menos, uma energia, em joule (J), igual a48.3. A tabela seguinte apresenta a composio de uma amostra de ar.

Qual das expresses seguintes permite calcular a frao molar de O2 (g), xO2, nessa amostra? 49. Atendendo apenas estequiometria do composto, a molcula H2O poderia assumir uma geometria linear. No entanto, aquela molcula apresenta uma geometria angular.Explique por que que a geometria da molcula de gua angular.GAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2011 2 Fase

50. O ozono, O3, encontra-se na estratosfera, formando a chamada camada de ozono, que se estende por vrios quilmetros de altitude. Na estratosfera, a interao da radiao ultravioleta B (UV-B) com as molculas de oxignio d origem formao de radicais livres (tomos) de oxignio. So estes radicais que, reagindo com outras molculas de oxignio, na estratosfera, produzem o ozono. Por seu lado, as molculas de ozono tambm interagem com a radiao UV-B, na estratosfera, dissociando-se. Se no houvesse interferncia de outras espcies qumicas presentes na estratosfera, a concentrao de ozono nesta camada da atmosfera permaneceria aproximadamente constante a formao e a decomposio deste gs ocorreriam mesma velocidade. No entanto, alguns radicais livres tambm presentes na estratosfera, nomeadamente os radicais livres (tomos) de cloro, reagem com o ozono, que passa a decompor-se a uma velocidade superior velocidade a que se forma. Como resultado da ao destes radicais livres, ocorre, assim, uma diminuio da concentrao de ozono na estratosfera, fenmeno que habitualmente designado por buraco do ozono.Maria Teresa Escoval, A Ao da Qumica na Nossa Vida,Editorial Presena, 2010 (adaptado)

50.1. Escreva as equaes qumicas que traduzem as reaes referidas no segundo pargrafo do texto.

50.2. A reao dos radicais livres de oxignio com as molculas de oxignio, na estratosfera, envolve a libertao de cerca de 105 kJ por cada mole de molculas de ozono que se formam.A variao de energia, em joule (J), associada formao de uma molcula de ozono, poder ser traduzida pela expresso

50.3. Explique porque que as molculas de oxignio e de ozono constituem filtros da radiao UV-B na estratosfera.

50.4. Os CFC (clorofluorocarbonetos) so compostos que, interagindo com a radiao UV-B, constituem a principal fonte de radicais livres de cloro na estratosfera. Nas molculas de CFC que chegam estratosfera, verifica-se assim a quebra das ligaes CC, mais fracas, no ocorrendo, no entanto, a quebra das ligaes CF, mais fortes.Indique o motivo que justifica que a quebra das ligaes CF no ocorra.

51. Muitos dos CFC so derivados do metano, CH4, um hidrocarboneto saturado cujas molculas so constitudas por tomos de carbono e de hidrognio. temperatura e presso ambientes, o metano um gs.51.1. Determine a quantidade total, em mol, de tomos existente numa amostra de 20,0 g de metano, CH4(g).Apresente todas as etapas de resoluo.

51.2. As molculas de metano apresentam geometria tetradrica. Nestas molculas,(A) no existem eletres de valncia no ligantes, e existem, no total, oito eletres ligantes.(B) existem eletres de valncia no ligantes, e existem, no total, quatro eletres ligantes.(C) no existem eletres de valncia no ligantes, e existem, no total, quatro eletres ligantes.(D) existem eletres de valncia no ligantes, e existem, no total, oito eletres ligantes.GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 10 ano 30-05-2012

52. A atmosfera terrestre uma faixa gasosa que cobre a superfcie da Terra, sendo retida pela atrao gravtica exercida pelo planeta.Na atmosfera, a densidade e a presso decrescem exponencialmente com a altitude. A temperatura apresenta, no entanto, uma variao mais complexa, decrescendo com o aumento da altitude em algumas camadas da atmosfera e aumentando noutras.O ar que constitui a camada mais baixa da atmosfera, a troposfera, uma mistura de gases composta essencialmente por cerca de 78%, em volume, de azoto e 21%, em volume, de oxignio. Os restantes gases rgon, vapor de gua, dixido de carbono, non, etc. existem em percentagens relativamente baixas, embora alguns deles sejam muito importantes para a vida na Terra.F. Duarte Santos, Que Futuro? Cincia, Tecnologia, Desenvolvimentoe Ambiente, Gradiva, 2007 (adaptado)

52.1. Qual o esboo do grfico que pode representar a densidade da atmosfera terrestre em funo da altitude?

52.2. O nmero de molculas de oxignio que existem em 100 dm3 de ar, na troposfera, em condies normais de presso e de temperatura, pode ser calculado atravs da expresso

53. A ltima fase da preparao do cido sulfrico consiste em fazer reagir o SO3(g) com vapor de gua, obtendo-se uma soluo concentrada de cido sulfrico. Considere que a concentrao desta soluo 18,3 mol dm3.Determine o volume de soluo concentrada que teria de ser utilizado para preparar 250,0 cm3 de uma soluo aquosa de cido sulfrico de concentrao 0,50 mol dm3.Apresente todas as etapas de resoluo.GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 11 ano 27-04-2012

54. O sulfureto de hidrognio, H2S(g), um gs incolor que tem um cheiro caracterstico a ovos podres.54.1. A tabela seguinte apresenta os volumes, V, de diferentes amostras de H2S(g) e as respetivas massas, m, presso de 1 atm e temperatura de 55 oC.

Determine o volume molar do gs, nas condies de presso e de temperatura referidas.Comece por obter a densidade (ou massa volmica) do gs, a partir do declive da reta que melhor se ajusta ao conjunto de valores apresentados na tabela (utilize a calculadora grfica).Apresente todas as etapas de resoluo.

54.2. Considere uma amostra de H2S(g) com o dobro do volume de uma amostra de metano, CH4(g), nas mesmas condies de presso e de temperatura.Nessas condies, as amostras contm(A) o mesmo nmero de molculas.(B) a mesma quantidade de molculas.(C) o mesmo nmero de tomos de hidrognio.(D) a mesma quantidade de tomos.

54.3. O sulfureto de hidrognio dissolve-se em gua, dando origem ao cido sulfdrico, H2S(aq).Se o teor de sulfureto de hidrognio numa soluo aquosa for 22 ppm, a massa, expressa em mg, de H2S em 1 kg dessa soluo

54.4. As molculas de H2S e de H2O tm ambas geometria angular, apresentando o mesmo nmero de eletres de valncia.Na molcula de H2S existem, no total, __________ eletres de valncia, sendo __________ deles no ligantes.(A) oito ... dois(B) seis ... quatro (C) seis ... dois (D) oito ... quatroGAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2012 1 Fase

55. A composio do gs natural depende, entre outros fatores, da localizao do reservatrio subterrneo a partir do qual se faz a sua extrao. No entanto, o gs natural sempre maioritariamente constitudo por metano, CH4(g), embora possa conter outros gases, como, por exemplo, metilbutano, dixido de carbono, vapor de gua e sulfureto de hidrognio.55.1. Considere que se extrai, de um determinado reservatrio subterrneo, gs natural contendo 70%, em volume, de metano.Determine o nmero de molculas de metano que existem numa amostra de 5,0 dm3 do gs natural, nas condies normais de presso e de temperatura.Apresente todas as etapas de resoluo.

55.2. Qual das frmulas de estrutura seguintes pode representar a molcula de metilbutano?

55.3. Explique porque que a geometria da molcula de dixido de carbono, CO2, linear.

55.4. As molculas de gua, H2O, e de sulfureto de hidrognio, H2S, apresentam geometria semelhante.Preveja, justificando com base nas posies relativas dos elementos oxignio e enxofre na tabela peridica, qual das ligaes, H O ou H S, ter maior comprimento, na respetiva molcula.GAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2012 2 Fase

56. O amonaco um gs presso e temperatura ambientes.Considere que a densidade do NH3(g) nas condies normais de presso e de temperatura 1,08 vezes maior do que a densidade desse gs presso e temperatura ambientes.Determine o nmero de molculas de amonaco que existem numa amostra pura de 200 cm3 de NH3(g), presso e temperatura ambientes.Apresente todas as etapas de resoluo.

57. As solues aquosas de amonaco habitualmente utilizadas em laboratrio so preparadas por diluio de solues aquosas comerciais, muito concentradas.Considere uma soluo aquosa comercial de amonaco, de concentrao 13 mol dm-3 e de densidade 0,91 g cm-3, que posteriormente diluda 500 vezes.57.1. Qual das expresses seguintes permite calcular a percentagem, em massa, de amonaco (M = 17,04 g mol-1) na soluo comercial?

57.2. Para preparar 1,0 dm3 da soluo de amonaco mais diluda, o volume a utilizar da soluo comercial ser(A) 500,0 cm3(B) 200,0 cm3(C) 5,0 cm3 (D) 2,0 cm3GAVE - Teste Intermdio de Fsica e Qumica A - 11 ano 29-04-2013

58. O io cianeto, CN-, constitudo pelos elementos qumicos carbono e nitrognio, muito txico.58.1. O io cianeto apresenta, no total, o mesmo nmero de eletres que a molcula N2.O io CN- apresenta, assim, no total,(A) catorze eletres, seis dos quais so de valncia.(B) dez eletres, sete dos quais so de valncia.(C) dez eletres, seis dos quais so de valncia.(D) catorze eletres, dez dos quais so de valncia.

58.2. No io cianeto, a ligao entre o tomo de carbono e o tomo de nitrognio uma ligao covalente tripla, tal como a ligao entre os tomos de nitrognio na molcula N2.Preveja, justificando com base nas posies relativas dos elementos carbono e nitrognio na tabela peridica, qual das ligaes, C N ou N N, apresentar maior energia de ligao.

58.3. Um teor de HCN, no ar, de 0,860 ppm corresponde a um teor, expresso em percentagem em massa, de(A) 8,60 10-7 %(B) 8,60 10-5 % (C) 8,60 10-2 % (D) 8,60 103 %

58.4. Considere que a densidade do HCN(g) (M = 27,03 g mol-1), presso de 1 atm e temperatura de 30 oC, 1,086 g dm-3.Qual das expresses seguintes permite calcular a quantidade de HCN(g) que existe numa amostra pura de 5,0 dm3 desse gs, nas condies de presso e de temperatura referidas?GAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2013 1 Fase

59. Para fazer subir o primeiro balo, de volume aproximado 800m3, os inventores colocaram na boca do balo uma grelha de ferro, sobre a qual dispuseram palha e pedaos de l, [...] aos quais lanaram fogo, o que permitiu aquecer gradualmente o ar nele contido.59.1. Considere que o ar contm cerca de 21%, em volume, de oxignio e que Vm representa o volume molar de um gs, em dm3 mol-1, em quaisquer condies de presso e de temperatura.Qual das expresses seguintes permite calcular a quantidade aproximada de oxignio que existia no balo?

59.2. Qual o esboo do grfico que pode representar, globalmente, a temperatura do ar na troposfera, em funo da altitude?

60. Quantas vezes que a densidade do SO3(g) maior do que a densidade do SO2(g), nas mesmas condies de presso e de temperatura?Apresente o resultado com trs algarismos significativos.

61. O SO3(g) usado na preparao do cido sulfrico comercial, por reao com vapor de gua. A reao que ocorre pode ser traduzida porSO3(g) + H2O(g) H2SO4(aq)Considere que se obtm uma soluo concentrada de cido sulfrico, de densidade 1,84 g cm-3, que contm 98%, em massa, de H2SO4.Determine a massa de H2SO4 que existe em 100cm3 da soluo.Apresente todas as etapas de resoluo.

62. Considere que se representa a molcula de O2 utilizando a notao de Lewis.Quantos pares de eletres de valncia no ligantes devem ser representados em cada um dos tomos de oxignio?(A) Um par. (B) Dois pares. (C) Trs pares. (D) Quatro pares.GAVE Exame Nacional de Fsica e Qumica A 2013 2 Fase

___________________________________________________________________________________________________________________________Qumica: Unidade 2 Atmosfera da Terra: radiao e matria - Questes de Exames e Testes Intermdios Pgina 18 de 18