Exerciciosdeforjamento

2
Exercícios – Forjamento 1. Explique os princípios do forjamento a quente e a frio- comportamento mecânico durante a conformação. R: Forjamento a Quente – os princípios são a redução do limite de escoamento devido ao aquecimento permitindo que as deslocações desloquem promovendo a deformação plástica sem que cause defeitos macroscópicos tipo trincas, dimensional irregular e oxidação. Forjamento a frio – as peças são de menores dimensões, devido alto nível de encruamento que causa defeitos superficiais e ainda forma peças de geometrias mais simples. 2. Em forjamento a quente, o processo de recristalização esta presente. Qual o resultado mecânico de uma peça que sofreu recristalização. Justifique as propriedades mecânicas. R:A peça apresenta uma boa relação de resistência mecânica e tenacidade, pois o aquecimento possibilita a deformação plástica juntamente com a transformação de fases devido ao processo termomecânico. Recristalização possibilita que o material tenha propriedades mecânicas uniformes. 3. Encruamento esta presente no forjamento a frio. Defina um método de eliminar o encruamento sem que ocorra recristalização. R: Determinar uma taxa de deformação que impeça a formação do encruamento, dando tempo suficiente para que as deslocações movam sem ocorra a formação de outras deslocações. 4. Informe o aspecto superficial (visual e propriedades mecânicas nos processos de forjamento livre): Estiramento: Superfície encruada, alto nível de tensões internas. Recalque: superfície com características metalúrgicas de compressão severa promovendo defeitos pelo acúmulo de inclusões .

description

exercicios de forjamento

Transcript of Exerciciosdeforjamento

Page 1: Exerciciosdeforjamento

Exercícios – Forjamento

1. Explique os princípios do forjamento a quente e a frio-comportamento mecânico durante a conformação.R: Forjamento a Quente – os princípios são a redução do limite de escoamento devido ao aquecimento permitindo que as deslocações desloquem promovendo a deformação plástica sem que cause defeitos macroscópicos tipo trincas, dimensional irregular e oxidação.Forjamento a frio – as peças são de menores dimensões, devido alto nível de encruamento que causa defeitos superficiais e ainda forma peças de geometrias mais simples.

2. Em forjamento a quente, o processo de recristalização esta presente. Qual o resultado mecânico de uma peça que sofreu recristalização. Justifique as propriedades mecânicas.R:A peça apresenta uma boa relação de resistência mecânica e tenacidade, pois o aquecimento possibilita a deformação plástica juntamente com a transformação de fases devido ao processo termomecânico. Recristalização possibilita que o material tenha propriedades mecânicas uniformes.

3. Encruamento esta presente no forjamento a frio. Defina um método de eliminar o encruamento sem que ocorra recristalização.R: Determinar uma taxa de deformação que impeça a formação do encruamento, dando tempo suficiente para que as deslocações movam sem ocorra a formação de outras deslocações.

4. Informe o aspecto superficial (visual e propriedades mecânicas nos processos de forjamento livre):

Estiramento: Superfície encruada, alto nível de tensões internas. Recalque: superfície com características metalúrgicas de compressão severa

promovendo defeitos pelo acúmulo de inclusões . Encalcamento: rugosidade determinada pela matriz, possível de formar trincas devido

ás altas taxas de redução mecânica

5. Explique em matriz fechadas suas principais características.a) Alta produtividade: Não necessita de retrabalho.b) Melhor qualidade dimensional: Possibilita peças com menor nível de desperdícios de

materialc) Maior homogeneidade estrutural: apresenta de forma uniforme a mesma

microestrutura.

6. Qual a necessidade de uma pré-conformação durante operações de forjamento livre (a quente).R: Primeiramente quebrar a camada oxidada no material, pre-carga para ajustar o material ao molde ou matriz.

Page 2: Exerciciosdeforjamento

7. Tratamentos térmicos são realizados após as operações de forjamento. Porque realiza-los; quais as propriedades mecânicas afetadas.R: Alívio de tensão – realiza-se para reduzir a energia acumulada entre as regiões que sofreram compressão e tração.Homogeneização – promove a uniformidade das propriedades mecânicas através da estrutura obtida. Todo o material apresentará a mesma microestrutura.

8. Quais são as etapas da conformação intermediaria? Porque realiza-las.R: são necessárias para que não haja desperdício de material e retrabalho de rebarbação continuamente.