Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde...

38
Experiências de Aprendizagem

Transcript of Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde...

Page 1: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Rua Funchal, 573 - Vila Olímpia - SPw w w . i n s i g h t c o m p a n y . c o m . b rT e l e f o n e : ( 1 1 ) 2 6 6 3 - 2 0 0 0

Experiências deAprendizagem

Page 2: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Índice

03. Aprendizagem ContinuadaMetodologia Insight Company

05. Insight ONFerramentas de Aprendizagem Virtual e Presencial

07. Insight LEADProgramas de Liderança

16. Insight GODesenvolvimento de Jovens Profissionais

20. Insight ESCALADEDesenvolvimento Profissional

28. Insight MARKETPerformance em Vendas

31. Insight CONTENTProdução de Conteúdo

Page 3: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Aprendizagemcontinuada:

o enriquecimento deresultados nos treinamentos

Uma ação de desenvolvimento eficaz é aquela que leva um colaborador a desenvolver suas competências e aplicá-las em seu trabalho, de maneira que seu desempenho seja aprimorado e isto se reflita na excelência da empresa.

Contudo, após analisar a mensuração dos resultados detreinamentos comportamentais, pesquisadores constataramo que já percebemos no dia-a-dia: que estas ações, por si sós, não provocam mudanças significativas no desempenho dasequipes e dos colaboradores.

Com base nessa aná l ise e no mode lo 6Ds,a Ins igh tdesenvolveu s e u p r ó p r i o m o d e l o d e Tr a n s f e r ê n c i ae Suporte ao Aprendizado, assegurando que o investimento em treinamentos resulte em melhoria de performance.

O objetivo é estimular o colaborador por meio de recursos que permitem transmitir conhecimentos para a prática, incrementando substancialmente os impactos nos resultados.

3

Page 4: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Metodologia para Transferência e Sustentação da Aprendizagem

Definição dos objetivos da ação de desenvolvimento e mapeamento dos indicadores de resultados

Construção da solução de aprendizagem: ações pré, durante e pós-treinamento

Criação da comunicação do projeto e preparação dos líderes para suporte ao treinamento

Ação de capacitação (presencial ou a distância)Estímulo para transferência de aprendizadoPRATICAR - Aplicação de avaliação de reação

Ações de reconhecimento por parte das lideranças, pelso

novos resultados (opcional).Aplicação de avaliação eficácia e feedback de

resultados com os líderes

Disponibilização de ferramentas de apoio

ao desempenho, por meio da Plataforma Online

Inisght EAD

Compilação e apresentaçãodos resultados alcançados

pela ação de desenvolvimento

METODOLOGIAINSIGHT COMPANY

Construído a partir dos conceitos 6Ds e da expertise da equipe de consultores da Insight Company

4

Page 5: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Pode ser na sala de aula, pelo celular, no ambiente de trabalho ou até mesmo no caminho para ele. É preciso criar oportunidades para o profissional adquirir e praticar novos conceitos e ferramentas, gerando um círculo virtuoso de aprendizagem que potencializa os novos comportamentos. Diante de cada projeto, definimos as ferramentas que mais se ajustam às características e necessidades do seu público. Mais que uma simples escolha, buscamos compor as soluções com diferentes abordagens para potencializar o aprendizado: presenciais, virtuais ou práticas.

A aprendizagem vai onde o

profissionalestá.

5

Page 6: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

• Treinamento• Workshop• Palestras• Business Game

• Insight EAD [LMS]• Trilha Gamificada• Vídeo Aulas: ao

vivo/gravada• Podcast

• Experiência Imersiva• Projetos Práticos• Action Learning• Praticar [Plano de

Ação]

PRESENCIAL DIGITAL APLICATIVAS

6

Page 7: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Líderes precisam estar preparados para enfrentar

esse ambiente cada vez mais complexo, que exige tomadas de decisão, pensamento estratégico e construção de relações sustentáveis na mesma

velocidade em que as mudanças acontecem.

Construímos soluções personalizadas que pavimentam as competências específicas de cada

nível gerencial, a fim de transpor os desafios dos líderes da sua empresa.

INSIGHTLEADPROGRAMAS DE LIDERANÇA

A velocidade do nosso tempo tem impactodireto nos negócios

e nas pessoas.

7

Page 8: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

A primeira reflexão que podemos fazer a partir do título deste artigo tem a ver com o entendimento do própriocírculo virtuoso: para quem, por que e como fazem asorganizações - sejam estas do setor privado, público ou até mesmo as organizações não governamentais - que atendem a demandas de clientes, produzindo resultados e partindo de pessoas que manuseiam processos.

A segunda reflexão pode ser feita a partir de um dosconceitos de liderança: a arte de influenciar pessoas.

Tal reflexão tem como direção um propósito e a obtenção de resultados. Em outras palavras, o intuito é obter soluções por meio de outros - os líderes de si.

O líder de pessoas deve ser um gigante com três olhos: com um olho na meta ou produção, outro na visão de longo alcance e outro nas pessoas de sua equipe, as quais produzem resultados no curto, médio e longo prazo, em tempos de crises ou não. Isto é: o líder de pessoas deveria ter, como palavra de ordem, a capacitação de seusliderados, assim como estes últimos deveriam ter como meta o fornecimento e a entrega.

Unificando as reflexões acima, vemos que odesenvolvimento de líderes não passa de um corolário, ou

Qualquer que sejao caminho escolhido,liderança e gestãode pessoascaminham juntas e, indissociavelmente, chegamos ao desenvolvimentopróprio e dos liderados.

seja, líderes desenvolvem líderes, que desenvolvem pessoas que passam a ser dirigentes de si mesmas. Tudo isso com a finalidade de atender aos clientes na companhia dos resultados derivados dos processos e pessoas, encantando-os,fidelizando-os e satisfazendo-os conforme suas demandas.

No entanto, não devemos nos contentar com uma dedução pura e simples. Quem é chefe de si apresenta produtos de entrega, e os líderes destas pessoas os capacitam. Líderes de líderes fazem com que estes últimos trabalhem comsinergia, gerando produtividade.

Líderes de negócio produzem o lucro. Líderes de função, o diferencial competitivo. Os líderes de grupos de negócios, produzem uma carteira rentável e, finalmente, os líderescorporativos, a perpetuação dos negócios e da empresa. Melhor dizendo - segundo a visão de Stephen Drotter em seu Pipeline de Desempenho (Campus, 2012) - para cada líder em seu pipeline há uma expectativa de resultados, formando uma cadeia de elos sucessivos. Cada um agregando o valor e a solução que dele é esperada.

Outra corrente de pensamento entende como papéis do líder o direcionamento - passando pelas funções de gestão depessoas - até o saber, motivar e reconhecer, desenvolver pessoas, facilitar, inovar e lidar com mudanças.

Tudo cristalizado pela garantia de resultados.

Isto permite que a vantagem competitiva das organizações seja mantida hoje e amanhã, mesmo inseridas no cenário de incertezas e ambiguidades no qual vivemos. Odesenvolvimento também leva aofortalecimento de accountability, talvez uma das coisas mais difíceis de se gerar nas pessoas, ao lado de engajamento.

Não pode mos deixar, todavia, de dizer que desenvolvimento está relacionado àeducação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.) - que responde por outros 20% do todo - e, mais importante, àexperiência (estágios, desafios, on the job) - que determina 70% das mudanças necessárias para produzir as respostas com eficácia e sustentabilidade.

Ademir Rossi

A importância de desenvolver os líderes para o alcance deresultados no negócio

8

Page 9: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Projetos desenvolvidos com exclusividade para cada demanda, construídos e alinhados às estratégias, ambiente de negócio e cultura de cada organização.O principal objetivo é garantir a qualidade e os resultados esperados.

Os programas são elaborados conforme a cultura de cada empresa - o conjunto de competências, habilidades, princípios e prioridades requeridas de seus líderes nos diversos níveis da organização. Essas diretrizes estão alicerçadas nos conceitos do Pipeline da Liderança, de Ram Charan.

Programa de Desenvolvimento de LíderesConheça, abaixo, algumas estruturas de programas desenvolvidospara as três primeiras transições de carreira gerencial:

Gestor de Si para Gestor de Pessoas

Módulo Conteúdo 1 O Papel e Desafios do Gestor de Pessoas / Equipes 2 Liderança e Gestão de Pessoas 3 Comunicação e Feedback 4 Construção e Desenvolvimento de Equipes 5 Planejamento do Trabalho e Orientação para Resultados

Gestor de Pessoas para Gestor de Gestores

Módulo Conteúdo 1 O Papel e Desafios do Líder de Líder 2 Liderança Coaching 3 Comunicação e Feedback 4 Construção de Equipe e Administração de Conflitos 5 Planejamento e Orientação para Resultados

Gestor de Equipes de Alto Desempenho

Módulo Conteúdo 1 O Papel e Desafios do Gestor de Equipes de Alta Performance 2 Pensamento Estratégico e Modelo de Negócios 3 Planejamento e Ação Estratégica 4 Liderança Coach 5 Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho

9

Page 10: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Papel do Líder• A empresa e as expectativas em relação aos seus profissionais e líderes• Pipeline da Liderança - o conceito de próprio líder/líder de outros• As mudanças no seu papel para atuar como líder de outros e se preparar para desafios futuros• As mudanças que já estão aqui e as que batem à sua porta Quais são? De onde vieram?• Entendendo melhor a cultura da empresa e suas mudanças

Estilos de Liderança• Importância da flexibilidade do líder para administrar todos os estilos de liderança, com foco no nível de maturidade das pessoas• Estendendo sua influência positiva a todos ao seu redor• Tornando-se um líder encorajador de inovações e resultados

Maturidade x Produtividade• O desafio como ferramenta de desenvolvimento• Os benefícios da delegação nas atribuições do processo• Administrando metas e estimulando resultados Fatores Motivadores para o Trabalho• As teorias de motivação e seu impacto no dia a dia• Sistema de acompanhamento e orientação (como desenvolver os potenciais de cada um na equipe)

Entendendo o processo de feedback• Principais dificuldades no feedback• Foco no comportamento ou ação• Objetivos e resultados esperados

Tipos de feedback• Silêncio - preservando a situação atual• Crítica - criando confrontos indesejáveis• Conselho - identificando resultados para serem incorporados• Elogio - valorizando ações e comportamentos

Estilos comportamentais no feedback• Como perceber o estilo comportamental próprio e dos outros• Pessoas voltadas para o relacionamento e para as tarefas• Pessoas voltadas para a reflexão e para a ação• Adequando o estilo comportamental para um melhor feedback

O momento do feedback• Avaliando o histórico da pessoa• Roteiro de preparação para o feedback• Como ser específico - indicando ações e comportamentos• A importância da utilização das palavras certas• A “contratação” de expectativas e de resultados

Exercícios práticos de feedback• Avaliando casos ocorridos na empresa• Simulações de feedback em sala de aula• Avaliação pelos participantes e pelo instrutor da performance individual

O Processo deFeedback Papel do Líder

Estilo de Liderança

10

Page 11: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

• Habilidades interpessoais fundamentais na gestão de talentos e destreza no relacionamento em time • Criando um senso de propósito na equipe desde a sua formação • Construindo uma equipe cooperativa, de ações coordenadas e sinérgicas, apropriadas para os tempos atuais e futuros• Capacitando e desenvolvendo os membros da equipe• Lidando com conflitos e diferenças individuais e culturais, e otimizando o aproveitamento das competências de cada um• Gestão do desempenho da equipe e de seus membros a partir de resultados tangíveis - frente a tarefas bem definidas - e não subjetivos (meritocracia)• A celebração de cada resultado alcançado

• Teoria de papéis• A necessidade do Programa de Mentoring• Diferença entre chefe e mentor• As competências de um mentor• A construção de um cerimonial (rituais)• Como é a relação de Mentoring do ponto de vista do mentorado - anseios, disposição para o diálogo e a coragem para enfrentar temas difíceis• Pilares desta relação – Abertura, Inclusão e Controle• Criar a visão de futuro• Bagagem de mão• Criação do Plano de Desenvolvimento• Como transpor a resistência inicial• Como avaliar os resultados e apresentá-los à organização

Formação deMentores

Construção deEquipe

Impacto dos Cenários Internos e Externos• Avaliando ameaças e oportunidades do ambiente externo• Avaliando forças e fraquezas do ambiente interno• Montando a matriz SWOT do negócio

Identificação de Problemas• Importância da compreensão do problema• Separando o problema principal de suas consequências• Como definir foco e fixar diretrizes

Levantamento de Dados• Escolha de informações relevantes• Percepção do problema dentro de uma visão sistêmica• O que fazer quando faltam informações sobre o assunto?

Ferramentas do MASP• O MASP – Método de Análise e Solução de Problemas• Conhecendo as ferramentas do MASP• Quando e como aplicar cada ferramenta

Processos de Tomada de Decisão• Diferença entre reação e decisão• A solução de problemas passo a passo• Decisões em grupo - quando e como utilizá-las• Avaliando os riscos e benefícios da decisão• Entendendo os fatores racionais e emocionais envolvidos no processo• Como solucionar impasses e estabelecer concessões

Análise de Problemas e Tomada de Decisão

11

Page 12: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Por que hoje foco em Gestão de Pessoas• Pilares da Gestão de Pessoas (Atração, Retenção, Desenvolvimento e Desligamento)

Atração• Principais desafios da atração e contratação no contexto atual• Análise de perfil • Como descrever comportamentos• Fatores críticos dos processos seletivos• Elaboração de perfis• Entrevista de seleção com foco no comportamental• Avaliando os candidatos • Integração e acompanhamento do novo funcionário

Retenção• Pesquisa Towers Perrin de Retenção• Obtenção de comprometimento - o papel do feedback• Motivadores• Desempenho x Potencial• Se você não sabe medir, não consegue avaliar• Reconhecimento/ Recompensa - o papel do feedback

Desenvolvimento • Desenvolvimento e Treinamento• Competência McLelland / Boyatzis• Porcentagem da competência para entrega• A importância do PDI - o papel do feedback

Desligamento • Como eu gostaria de ser desligado• Conduzindo um desligamento - cuidando da pessoa e da equipe

Ferramentas deGestão de Pessoas

Eu – A mudança começa em mim• Fortalecimento da autoestima e da autoconfiança• Compartilhamento de experiências de sucesso• Resistência e resiliência do coacher e do coachee• SWOT pessoal - autoconhecimento• Resposta positiva e negativa em relação as mudanças• A jornada de um herói

Eu e o Outro – Construindo confiança• Os pilares do coaching• O que é e o que não é coaching• Credibilidade, afinidade e risco - como se compõem• Relacionamento interpessoal• Perfis de comportamento e de aprendizagem• Um modelo de comunicação - a metalinguagem Eu e a Instituição – O processo de coaching• Os desafios e papéis da liderança• A liderança situacional• O ciclo de gestão de pessoas e de gestão de desempenho - Obter compromisso - Orientar e aconselhar - Avaliar e corrigir desvios de desempenho - Reconhecer e recompensar• Os gaps do coaching• O processo do coaching• Montando um plano de coaching• Coaching de equipes

LiderançaCoaching

12

Page 13: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

• Definição de grupo, time e equipe• Equipes de alta performance são realidade ou utopia?• Fases de formação das equipes• Perfil de uma equipe de alto desempenho• As teorias de motivação e seu impacto no dia a dia• As etapas para a construção de um caminho seguro para manutenção da motivação em tempos de mudanças constantes• Compreender como as equipes podem ser agentes de mudança organizacional• Os papéis do líder nas equipes e seus impactos nos relacionamentos e resultados• As consequências dos estilos gerenciais na performance da equipe• Ingredientes para o trabalho em equipe• Criação de regras de convivência• Reuniões de acompanhamento

A empresa como um conjunto de recursos e competências (RBV)• O que são competências, recursos e capacidades?• A importância das competências/capacidades para a execução da estratégia• Tipos de estratégia e a estratégica com foco no cliente Cenário estratégico - mudanças não lineares• As mudanças não lineares e como elas afetam os negócios e as estratégias da empresa.• Identificar as principais mudanças que poderão afetar o negócio• Apresentação e discussão Criação de cenário estratégico com foco no cliente• Quem é o cliente futuro?• Quais as novas competências que a empresa precisará desenvolver?• Quem serão os novos concorrentes?

Modelos de negócios• O que é um modelo de negócio?• Quais são as suas principais variáveis e como cada uma delas interfere na estratégia da empresa?• Olhando para o cenário estratégico a fim de desenhar um possível modelo de negócio no futuro

Que onda é essa que está chegando?• As mudanças que já estão aqui e as que batem à sua porta. Quais são? De onde vieram?• Tendências futuras e prováveis cenários que estão à sua espera• Entendendo melhor a cultura das empresas e suas mudanças• O processo de mudança pelo qual estamos passando com um novo modelo de gestão• Explorando novos modelos mentais• Quebrando velhos paradigmas – hábitos do pensar e do fazer O Gestor - peça-chave nessa evolução• O que a empresa espera de seus gestores• O gestor regional como gestor de uma unidade de negócios• Habilidades, princípios e uso do tempo do gestor de negócios• A competência do intraempreendedorismo como pilar do gestor de negócios

Visão Sistêmica e Liderança Estratégica• O papel do líder como multiplicador dos objetivos estratégicos• O efeito cascata da liderança na construção da cultura organizacional• A tradução dos princípios fundamentais da estratégia em ações operacionais

Planejamento e gestão de resultados• A importância do Planejamento - a conquista do sucesso• Definindo objetivos, escolhendo caminhos e definindo metas• Ajustando as competências para chegar ao destino escolhido• Próatividade para corrigir as rotas e atingir os objetivos Otimizando o desempenho• O perfil do líder como gestor de uma unidade de negócios• Conduzindo pessoas com foco em resultados• Plano de ação - orientando, acompanhando e alinhando objetivos• A celebração de cada resultado alcançado

Equipe de AltoDesempenho

Pensamento Estratégico e Modelo de Negócios

Novos Cenários e NovosDesafios para os Líderes

Planejamento do Trabalho e Orientação para Resultados

13

Page 14: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

As dimensões do EU - individual, coletivo e institucionalAs dimensões do EU institucional - auditor, consultor e gestorRespostas positivas e negativas às mudançasAs forças presentes na mudança - resistência e resiliência;A resiliência - positividade, proatividade, flexibilidade,organização e foco.Modelo ODR (Daryl R. Conner) • A natureza da mudança • O processo de mudança • Funções da mudança • Resistência à mudança • Comprometimentos com a mudança • Cultura e mudança • Sinergia e mudança

Os papéis da liderança - direcionar, motivar e reconhecer,orientar e educar, facilitar, inovar e gerir as mudanças

O líder no papel de inovar e gerir as mudanças • Inovação e criatividade • Desafio ao status quo • Tomada de decisão • A gestão das mudanças • Desenvolvimento das equipes • Coaching, feedback e mentoring.

Um guia prático para o gerenciamento de mudanças

Gestão deMudançasCondução de Reuniões

Gestão de Projetos

• Mitos e verdades sobre reuniões• Exemplos de reuniões bem e malsucedidas - o tripé• Tipos de reuniões• Fases de uma reunião (preparação, condução e follow up)• Como lidar com participantes difíceis• A técnica dos 6 chapéus: autopercepção e heteropercepção• Aplicação prática • Criação de regras para condução de reuniões na empresa (convocados e convocadores)

• Cenários de mudanças e a demanda por projetos• Definição e caracterização de um projeto• Ciclo de vida e fases de um projeto• A função do planejamento nos projetos• Análise dos stakeholders e variáveis de interesse• Restrição tripla - prazos, custos e especificações• Compreendendo as áreas de gerenciamento do projeto• O papel do líder de projeto e a formação da equipe• Modelo Canvas de projeto• Métodos e instrumentos para o desdobramento• Gerenciamento de desvios e plano de contingência• Documentos e registros do projeto

14

Page 15: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

O contexto e a definição de inovação• As tendências e perspectivas do cenário da inovação• Os obstáculos para a inovação dentro das organizações• Classificação dos tipos de inovação - como conceituá-los e superar os obstáculos

A cultura da inovação e o papel do líder inovador• Os fatores-chave de sucesso da inovação e seus impactos sobre os resultados da empresa• A incorporação da inovação nos processos das empresas, bem como a assimilação de processos de inovação dentro das rotinas empresariais

Criatividade no processo de inovação• Pensamento produtivo - unindo o pensamento criativo e o pensamento avaliativo • Mapas mentais - inovando na maneira de organizar o pensamento• Principais elementos do processo e sua interação no ambiente corporativo• Mapeamento de oportunidades e aplicações• Definindo o desafio• Criando inúmeras possibilidades para solucionar o desafio• Transformando a ideia em solução• Partindo para o plano de ação

A Saída do Pensamento Tradicional• Convergência e divergência• Ideias voltadas para produtos e ideias voltadas para clientes• Diferenças que fazem a diferença• Pensamento lógico, criativo e intuitivo

Postura Pessoal Criativa• Abertura e flexibilidade para mudanças• Insatisfação construtiva e inovação constante• Risco e iniciativa

Geração de Ideias• Técnicas de geração de ideias• Exploração do potencial de uma ideia• Construção de ideias individualmente e em grupo

Criatividade e Inovação

Geração de Ideias

Liderança Estratégica • Equilibrando competências técnicas/operacionais com as estratégicas• O que é esperado dos novos gestores - mudança de foco• Criando uma visão de futuro

Planejamento e Ação Estratégica• Desafio da estratégia - valores, oportunidades e capacidades• Validando a situação atual• Pensar, planejar, executar e avaliar• Estratégia competitiva• Vantagem competitiva• Dimensões da estratégia competitiva• DNA da empresa• Análise de oportunidades e ameaças• Fatores críticos de sucesso• Estratégia de crescimento• Foco no cliente• Objetivos e metas - plano de ação• Painel de métricas

Pensamento eAção Estratégica

Proatividade e atuação responsável na busca da eficiência• Para onde caminham as empresas e para onde caminham os profissionais.

Como ser mais produtivo:• Usar o tempo como aliado - Mandala do tempo - Eficiência e Eficácia• Saber organizar as atividades - Como lidar com esses sabotadores - Planejamento inadequado - 5W 2H - Administração por crise - urgente x importante - Desorganização pessoal - Problemas de comunicação - Dificuldade em dizer “não” - Perfeccionismo.• Ter foco - Baixa produtividade - Erros corriqueiros• Ter disciplina na execução - Atitudes vencedoras• Plano de Ação

Administração do Tempo

15

Page 16: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Olhar para o futuro dos negócios exige

pensar nos talentos que um dia irão

conduzi-los.Desenvolvemos programas específicos para

jovens talentos (trainees, estagiários e jovens aprendizes) que estimulam

e encorajam o autodesenvolvimento, protagonismo e competências específicas para as demandas da sua empresa, num

ambiente de aprendizagem que capta a atenção dessa geração multitarefa.

16

Page 17: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

17

Page 18: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

VisualComo usar linguagem visual de destaque em uma apresentação Linguagem e seus significados: Iconica, metafórica, vetorial, cartoon O que quer transmitir? Recurso visuais e seu discurso MensagemComo escrever um roteiro que te conecte com a audiênciaSignificado mais ricoRoteiro para montar o Storytelling ApresentadorA anatomia do Apresentador (linguagem corporal, Atributos vocais, Controle Emocional e condução do auditório)Leia sua audienciaExercícios de memorização Ênfase emocional - Paixão PersuadeControle do tempo AmbienteUtilizar os recursos e espaço físico a seu favorMovimento pela sala e conexão com audiencia

• Quem é o responsável pela sua carreira?• Emprego X Empregabilidade;• Principais competências;• O que o mercado procura?• Identificação de Habilidades;• Identificação de Conhecimentos;• Conceito de “Entrega”;• Mudanças que preciso implementar;• Plano de Autodesenvolvimento.

• Os mitos da influência; • O diagrama da influência; • Entendendo valor e vendendo ideias; • Alinhamento de ideias às necessidades dos clientes; • Desenvolvendo alternativas;• Moedas de troca; • Motivação para decisão: direção por aproximação e direção por

afastamento; • Lidando com estilos diferentes;• Adaptação e aceitação; • Persuasão por meio da argumentação.

Apresentações deAlto Impacto

Planejamento deCarreira

InfluênciaSem Autoridade

18

Page 19: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

O relacionamento nas organizações • Quem ganha mais: a empresa ou o colaborador? • Como os relacionamentos agregam nos resultados pessoais e profissionais. A rede de relacionamentos na obtenção de resultados• Relacionamentos formais e informais;• As relações verticais e horizontais (equipe, chefes e pares). Como trabalhar os relacionamentos interpessoais• Percebendo a si mesmo e ao outro (percepção sensorial, intelectual e

atitudinal);• Confiança gerando relacionamentos positivos;• Comunicação verbal e as diferentes formas da comunicação não verbal na

construção de relacionamentos;• Compreendendo e respeitando as diferenças de ideias, sentimentos,

interesses e valores; • Dar e receber feedback na construção de relacionamento.

• Projetos: conceitos básicos, direcionadores de projetos, razões de projetos, variáveis e dimensões da inovação;

• Razões dos insucessos dos projetos; Discussão e Brainstorming sobre a cultura de inovação na Zurich;

• Manifesto ágil do desenvolvimento de software;• Exemplos de empresas que usam Scrum;• Os pilares básicos do Scrum: Transparência, Inspeção e Adaptação;• Valores e princípios: responsabilidade, auto-organização e auto-gestão,

senso de urgência, comprometimento, excelência técnica, ritmo, disciplina, respeito e coragem.

• Estrutura do Scrum; Conceitos básicos (time box, Sprint, papeis, cerimônias e artefatos)

• Papeis do Scrum: Equipe e Interessados (product owner, Scrum Master, Equipe);

• As principais atividades (cerimônias) de Scrum: Sprint Planning, Sprint Review, Daily Scrum, Refinamento do Backlog e Sprint Retrospective.

• Estimativas, planejamentos e impedimentos;• Artefatos (Product Backlog. Sprint backlog, Burndown);• Resumo do fluxo, Gestão a vista, Road Map;• Como implantar, como começar?• Dicionário de termos e definições.

• Os mitos da influência; • O diagrama da influência; • Entendendo valor e vendendo ideias; • Alinhamento de ideias às necessidades dos clientes; • Desenvolvendo alternativas;• Moedas de troca; • Motivação para decisão: direção por aproximação e direção por afasta-

mento; • Lidando com estilos diferentes;• Adaptação e aceitação; • Persuasão por meio da argumentação;• Articulações mentais.

Paradigmas e Processo de Aprendizagem no adulto• O processo de desaprender para reaprender • A mudança de modelo mental entendido como esforço consciente - “Não é o que

não sabemos que nos prejudica, mas o que temos certeza de que é verdade e que de fato não é.” Will Rogers

Pilares fundamentais do pensamento divergente• Criar possibilidades e oportunidades• Questionar o que já está estabelecido• Explorar o problema• A importância da motivação, criatividade e conhecimento.

Design Thinking• Geração de ideias invertendo o pensamento tradicional de imaginar para criar

para a lógica de criar para visualizar e imaginar novas alternativas e soluções• Criar oportunidades e soluções (pensamento divergente) para somente

depois começar a trabalhar na escolha das melhores soluções (pensamento convergente)

• Exploração de possibilidades olhando para o futuro e analise de oportunidades olhando para o passado.

Construção deRelacionamento noAmbiente de Trabalho

WorkshopFundamentos Scrum

Influência ePersuasão

Design Thinking

19

Page 20: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Atingir resultados superiores exige esforço,

dedicação, ferramentas adequadas e uma

preparação especial para cada desafio profissional.

Realizamos treinamentos in company para dar resistência e técnica a cada profissional para que ele possa crescer em sua carreira e gere resultados em

curto, médio e longo prazos para os negócios.

INSIGHTESCALADEDESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

20

Page 21: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

AutoconhecimentoAutomotivação

Capacidade deTrabalhar sob Pressão

Autoconhecimento• Como conhecer e administrar as próprias emoções num ambiente de estresse• Importância da Inteligência Emocional no autodesenvolvimento profissional• Reconhecendo seu perfil emocional - autoconsciente, mergulhado, resignado• Autoimagem “real” x “ideal” - redesenhando sentimentos e emoções em busca do perfil emocional mais adequado para atuar na sua área • O autogerenciamento como ferramenta para total integração no trabalho• Técnicas eficazes para o autogerenciamento (emulação, comprometimento) • Avaliando potencialidades e estabelecendo prioridades para a melhoria no autodesenvolvimento

Automotivação• Como colocar as emoções a serviço de uma meta• O poder da autoestima nas relações de trabalho• A autoestima alavancando a motivação pessoal e profissional• Como identificar seu perfil motivacional e desenvolver sua automotivação • Reconhecendo e desenvolvendo atitudes de comportamento vencedor • Aptidão x disposição x motivação - a diferença entre o sucesso e o fracasso• Administrando o estresse no trabalho - a avenida da criatividade • Otimismo (achar que vai dar certo) x entusiasmo (fazer dar certo)• Desenvolvendo instrumentos mentais para o entusiasmo

Que onda é essa que está chegando?• As mudanças que já estão aqui e as que batem à sua porta - Quais são? De onde vieram?• Entendendo melhor a cultura das empresas e suas mudanças• Como lidar com mudanças?• Explorando novos modelos mentais• A resiliência - positividade, proatividade, flexibilidade, organização e foco

Competências Emocionais para lidar com a pressãoda mudança e construir pontes com outras pessoas• Equilíbrio emocional - requisito básico para um bom relacionamento• Os pressupostos básicos do relacionamento humano• Demonstrando equilíbrio e confiança em situação de pressão• O autogerenciamento como ferramenta para total adequação no trabalho

Estabelecimento de Parcerias Produtivas• Como desenvolver empatia e saber lidar com diferentes pessoas• Atitudes que facilitam estabelecer relacionamentos mais produtivos• Revendo atitudes e comportamentos que influenciam o ambiente de trabalho.

Comunicação Assertiva na Busca de Soluções• Comunicação verbal e não verbal - detectando e eliminando ruídos que interferem no processo de comunicação• Comunicação assertiva, não-assertiva e agressiva• Conflitos gerados pela comunicação não-assertiva e/ou agressiva• Consciência das necessidades - base da comunicação assertiva• Como exercitar a comunicação assertiva em todas as situações

21

Page 22: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

• O perfil de competências do negociador profissional (habilidades, atitudes e valores)• Estabelecendo relacionamentos interpessoais mais produtivos• Comportamentos iniciadores (estimulam negociações)• Comportamentos apoiadores (constroem e avaliam ideias)• Comportamentos de consenso (costuram negociações)• Conflitos - o que são, como ocorrem e como atuar• Conhecendo as necessidades e expectativas dos interlocutores• Os estilos comportamentais para a eficaz negociação - reconhecendo e lidando com as diferenças• O uso dos diferentes estilos na negociação para resolução dos conflitos• Os tipos de negociações (acomodação, confrontação, evitação, competição e colaboração) e suas aplicações eficazes• Aplicação dos diferentes tipos de negociação• Passo a passo da negociação - uso do check-list para tomada de decisão

Negociação

Mudanças e flexibilidade• Crenças e paradigmas nas organizações• Principais razões das frustrações nas mudanças• Fatores comuns que transformam os grandes desafios em novos projetos

Resiliência • Como alcançar resultados positivos em processos de mudança• Os diferentes níveis do processo de resiliência• Atitudes positivas perante as adversidades

Atuando como empreendedor na busca de resultados• Pensando e agindo como agente transformador• Criando oportunidades por meio da prontidão• Postura profissional e seus efeitos na busca de resultados

Comprometimento conjunto frente aos desafios• Vantagens do processo de aprendizagem conjunta• A importância de compartilhar experiências e conhecimentos• A cooperação ajudando a vencer os obstáculos

Flexibilidade e Resiliência

Integração - as atitudes que fortalecem os bons encontrosComo a percepção interfere nas relações intra e interpessoaisA importância das escolhas e do papel complementar

A comunicação eficaz em equipe• Como estabelecer o melhor canal• As barreiras e como lidar com elas• Entendendo os sinais não verbais• Como saber ouvir

Os 5 “S” do sucesso nas relações• Sorrir• Sintonizar• Solucionar problemas• Superar• Surpreender

O que é equipe e seus benefícios• As competências para a equipe funcionar bem - Confiança - Respeito - Flexibilidade - Cooperação - Comprometimento - Sinergia - Motivação

Os 7 pecados da equipeA criatividade na solução de problemas

Trabalho emEquipe

22

Page 23: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

• Como desenvolver empatia e saber lidar com relacionamentos• Os dez mandamentos do bom relacionamento humano• Atitudes que facilitam estabelecer relacionamentos mais produtivos, tanto com os clientes internos quanto com externos• Importância da compreensão e valorização das diferenças individuais no desenvolvimento do espírito de equipe• Comunicação verbal e não verbal - detectando e eliminando ruídos que interferem no processo de comunicação• Como administrar conflitos e divergências de opiniões para tornar mais eficazes os processos de comunicação interpessoal• Feedback - a árdua arte do elogio e da crítica• Vivenciando a dinâmica dos relacionamentos e se reorganizando para o futuro

• Inventário sobre intraempreendedorismo • Como construir uma jornada vencedora• Estilos de comportamento - executor, analítico, apoiador e comunicativo• Principais aspectos de cada estilo relacionados ao empreendedorismo• Os personagens do processo criativo - Explorador - o pensamento divergente - Artista - obra de arte - Juiz - a faculdade de julgar - Guerreiro - combatendo o bom combate• Principais desafios, forças alavancadoras e restritivas - como vencer e recompensas• Mandamentos do empreendedor• Hábitos de liderança baseada em princípios

Intraempreendedorismo

RelacionamentoInterpessoal Influência

• Os mitos da influência • O diagrama da influência • Entendendo valor e vendendo ideias • Alinhamento de ideias às necessidades dos clientes • Desenvolvendo alternativas • Moedas de troca • Motivação para decisão: direção por aproximação e direção por afastamento • Lidando com estilos diferentes • Adaptação e aceitação • Persuasão por meio da argumentação

Protagonismo• Autoconhecimento, ousadia e coragem • A resiliência como fator crítico de sucesso • Como identificar seu perfil motivacional e desenvolver sua automotivação• Reconhecendo e desenvolvendo atitudes de comportamento vencedor • Aptidão x disposição x motivação - a diferença entre o sucesso e o fracasso• Otimismo (achar que vai dar certo) x entusiasmo (fazer dar certo)

Influência e Protagonismo

A etiqueta no ambiente empresarial• O ambiente profissional• Postura profissional no mundo corporativo• Comportamento profissional e seus reflexos

Marketing pessoal• Entendendo o marketing pessoal• Utilizando esta ferramenta a seu favor

A importância do visual• A importância da imagem: pessoal, profissional e corporativa;• “A primeira impressão é a que fica”• Elegância no visual: qual a roupa adequada?• Elegância x extravagância• Detalhes que fazem a diferença• Regras de cortesia.

Etiqueta Empresarial

23

Page 24: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Bússola Cenário Atual Missão, visão e valores da empresa Quais são as competências necessárias para um profissional que atende ao cliente? Afinal, o que os clientes querem?

Lâmpada Inteligência Emocional como diferencial competitivo Como a Inteligência Emocional pode otimizar a performance profissional Equilíbrio e Inteligência Emocional com clientes sob tensão: irritados, perdidos e persistentes

Olho Em sintonia com os clientes - identificando os perfis Como lidar com os diferentes tipos de clientes - alinhando meu perfil ao perfil do cliente Praticando: entender para atender Cases e exemplos de atendimentos internos e externos Saber ouvir: competência essencial para atender a clientes

Boca A importância da comunicação no processo de entendimento e atendimento ao cliente Saber ouvir e expressar - receptividade e clareza na comunicação interpessoal Comunicação verbal e não verbal - ações preventivas usando palavras, gestos e tom de voz a serviço da interação eficiente e eficaz

Espelho Reflexão - o que eu comunico aos clientes internos e externos com meu atendimento? Que imagem profissional estou refletindo? Como o trabalho em equipe impacta no atendimento ao cliente? Marketing pessoal - o que é? Os 4 “P” do marketing pessoal Como tirar proveito do marketing pessoal?

Excelência noAtendimento 5 Estrelas

A comunicação no processo demultiplicação eficaz do conhecimento• Ações para promover e garantir a comunicação com o público por meio de um planejamento viável• Controle do medo e superação gradativa da inibição para transmitir segurança nas apresentações• Expressão verbal (voz, dicção e vocabulário) e não verbal (postura, gestos e visualização) para obter e manter a atenção dos ouvintes• Andragogia - contribuições no processo ensino-aprendizagem para o trabalho com adultos• Papel do multiplicador - função e competências necessárias para atuações bem-sucedidas

Organizando conteúdos estratégicos noprocesso de multiplicação eficaz do conhecimento• Conhecimentos específicos (assunto, público, objetivo e local) para favorecer conteúdos didaticamente estruturados e enfocados • Público (amigável, desmotivado, descrente e participativo) - características e abordagens eficazes para os resultados• Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) no processo ensino-aprendizagem

Realizando atuações bem sucedidas no processode multiplicação eficaz do conhecimento• Roteiro (plano de aula) para garantir o enfoque dos pontos essenciais do programa• Métodos de condução (exposição, estudo de caso, reunião de discussão e jogos/dinâmicas)• Recursos audiovisuais para proporcionar melhor assimilação das informações apresentadas• Autoconhecimento para aprimorar pontos fracos e melhorar continuamente o desempenho• Segurança, entusiasmo e naturalidade para impressionar positivamente os ouvintes

Formação deMultiplicadores

24

Page 25: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Conflitos no ambiente de trabalho• Principais dificuldades para lidar com conflitos• A percepção de cada um perante o mesmo fato• Quando as diferenças se transformam em conflito• Influência dos componentes emocionais envolvidos• Visão positiva do conflito

Percebendo e avaliando causas e efeitos de conflitos• Identificando fontes geradoras de conflito e suas consequências• Avaliando os fatores racionais e emocionais envolvidos em um conflito• Suposições básicas - atitudes pessoais e cultura organizacional• Tipos de conflito - interesses, valores e direitos

Solucionando impasses e estabelecendo concessões• Níveis do conflito e sua percepção• O lado visível e não visível da questão• Quando o poder está em jogo• Os doze passos básicos para gerenciar conflitos

Estratégias mediadoras num conflito• Estratégia da Omissão - quando e como utilizar• Estratégia da Acomodação - quando e como utilizar• Estratégia da Negociação - quando e como utilizar• Estratégia da Dominação - quando e como utilizar• Estratégia da Integração - quando e como utilizar• Exercícios práticos de gestão de conflitos

Avaliando e aprendendo com as lições dos conflitos

Administraçãode Conflitos

• Comunicação - base de toda interação humana• Aquilo que o outro entende é o que de fato você comunicou?• Como anda a sua comunicação?• O poder da linguagem não verbal• A sua linguagem não verbal está em sintonia com seu discurso?• Como administrar conflitos e divergências de opiniões para tornar mais eficazes os processos de comunicação interpessoal• Como perceber o próprio estilo comportamental e o dos outros • Posturas e estratégias de comunicação para lidar com os diferentes estilos comportamentais• Principais dificuldades na comunicação e como evitá-las• Mecanismos e elementos da comunicação eficaz• Comunicação entre áreas: frequência e uso das informações• Gerando confiança por meio de uma comunicação transparente e objetiva• Comunicação assertiva • Exercitando técnicas eficazes de comunicação

Atualização Gramatical • Principais questões gramaticais• Pontos que causam dúvida ou controvérsia na comunicação empresarial como: concordância, regência e pontuação• Gêneros textuais• Pronomes de tratamento

Produção de Textos • Produção e revisão de memorandos, cartas (ou ofícios) e comunicados• Criação e veiculação de textos por meio eletrônico – e-mails

Estilo• Princípios estilísticos e qualidades de texto na moderna redação Empresarial - coerência, coesão, correção, objetividade, clareza, propriedade, concisão e simplicidade

Indicações Bibliográficas • Manuais e obras de referência para consultas no dia a dia do profissional

Comunicação Eficaz

Redação Empresarial

25

Page 26: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

O começo de sua trajetória comoApresentador de Alta Performance• O que fará de você um apresentador de sucesso• Como melhorar seu marketing pessoal• O medo em suas apresentações

Conhecendo melhor o seu potencialde comunicação• Elementos da comunicação• Linguagem verbal na comunicação• Figuras de linguagem mais usadas• Linguagem não verbal na comunicação

Como lidar com a nossa audiência• Como pensam seus treinandos• Atitude ideal com pessoas difíceis• Tipos de público e como lidar com eles

Apresentação estruturada• Modelo de Apresentação Estruturada• Dicas gerais para a sua apresentação• Por que e como utilizar recursos audiovisuais

Exercícios com filmagem(para treinamentos com 16 horas)• Debate estruturado e feedback construtivo

Técnicas deApresentação

Linguagem e Imagem do Emissor:• Uso adequado do instrumento linguístico - a linguagem no ambiente profissional• Credibilidade diante do receptor e confiança na corporação

Comunicação Oral • Problemas que barram a comunicação eficaz• Vícios de linguagem e variantes

Comunicação Escrita• Interpretação• Linguagem textual assertiva e eficiente• Características diferenciais da comunicação escrita

Objetividade:• Foco e unidade temática• Prolixidade x síntese - concisão x lacunas

Estrutura e Coerência• Organização e sequência de informações• Coerência externa e interna• Progressão e encadeamento lógico• Divisão de parágrafos e organização de períodos

Clareza e Coesão• Precisão de informação e completude de sentido• Articuladores do discurso

Idioma (tópicos fundamentais de Gramática)• Acentuação e grafia - acordo ortográfico• Pontuação - lógica, informação e ritmo• Concordância verbal e nominal• Crase e outros casos de regência verbal e nominal• Uso dos porquês e outros conectores• Falhas mais frequentes e como evitá-las

Comunicação Digital • E-mail corporativo - cuidados, modelo e etiqueta na internet• Gírias da internet, abreviações e outros modismos• Cuidados nas redes

Exercitando a gramáticaOral e Escrita

26

Page 27: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

• Construindo uma apresentação slide a slide• Slide é comunicação visual• Conteúdo dos slides - essencial para o sucesso de uma apresentação• Uma figura vale mais do que 1000 palavras• A figura certa - onde encontrar as melhores ilustrações para seus slides• O PowerPoint a seu favor• Slides animados – um excelente recurso quando BEM utilizado• Os recursos multimídia e a eficácia em uma apresentação• Facilidades para o apresentador

Criando Slides Eficazescom Powerpoint

• Trabalhando com o Excel• Trabalhando com o PowerPoint• Trabalhando com o Word• Conteúdo dinâmico

OfficeExcel, PowerPoint e Word

• O Excel como ferramenta essencial ao executivo• O Excel em detalhes - Como está seu conhecimento de Excel? - Descomplicando fórmulas, cálculos e funções - Pesquisa e análise de informações – Data Mining - A representação gráfica – e análise – de informações - A conclusão de um trabalho – os relatórios profissionais - Automação – o Excel trabalhando em seu lugar• Excel Inteligente

• A administração do tempo por meio do Calendário• A organização de informações por meio das Anotações• O planejamento e acompanhamento de Tarefas• O gerenciamento de informações por meio da lista de Contatos• O cruzamento de informações para seus contatos• O trabalho em grupo• E-mails• O Outlook na palma da mão

Excel Executivo

Outlook e Produtividade

• Conteúdo• Elementos de um texto• Elementos de um relatório• Um bom relatório• As boas técnicas para a criação de relatórios• Estudo de caso• Fases na redação de um relatório• Exercício de conclusão - a criação de um relatório completo

RelatóriosTécnicos Eficazes

• A administração do tempo por meio do Calendário• A organização de informações por meio das Anotações• O planejamento e acompanhamento de Tarefas• O gerenciamento de informações por meio da lista de Contatos• O cruzamento de informações para seus contatos• O trabalho em grupo• E-mails• O Outlook na palma da mão

Secretariado Digital

27

Page 28: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

As pessoas precisam de ferramentas e práticas comerciais para potencializarem as vendas e alcançarem suas metas. Criamos soluções de capacitação e desenvolvimento específicas para sua força de vendas, voltadas para as particularidades comerciais do seu negócio.

Pense nos milhares de transações comerciais que estão acontecendo por todo o mundo neste exato segundo.

Por trás de cada uma delas, existem pessoas.

INSIGHTMARKETPERFORMANCE EM VENDAS

28

Page 29: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Perfis de Clientes• Conhecendo melhor quais são os tipos de clientes mais frequentes e como lidar com eles com eficácia• Quem são os clientes, como se comportam e como lidar com estes numa cobrança • Como transformar atitudes positivas em comportamento vencedor• Teste desenvolvido a partir de casos reais

Os dois pilares do sucesso em cobrança - Argumentação Estruturada • Persuasão • Dinâmica e Dramatização em gruposTécnicas Aplicadas de Negociação para Equipes de Cobrança • Simulações focadas nas necessidades do grupo, abordando as situações mais frequentes em sua atividade e as técnicas mais eficazes • Técnicas e Táticas aplicadas de Negociação • Discussões em grupo sobre casos de interesse dos treinandos • Jogo simulando ambiente competitivo e focado em metas de recuperação

Negociaçãopara Cobrança

• O processo evolutivo do novo paradigma relacional• Estratégia - a empresa orientada pela perspectiva do cliente• Foco do cliente nas relações do dia a dia• Construindo relações com base na colaboração• Liderança educadora - construindo uma cultura orientada para o cliente: - Defender e praticar os valores - Atendimento e encantamento do cliente• A ética no relacionamento com o mercado• A importância da integração de todas as áreas da empresa para atender ao cliente com qualidade• A busca pela qualidade total - um terno desejo de melhorar

Foco do Cliente

Apresentador como principal recurso• Desafios das apresentações comerciais• Postura e credibilidade• Instrumento da fala - importância, impacto e recursos• Instrumento do corpo - importância, impacto e recursos• Envolvimento e domínio do público

Planejamento e desenvolvimento de conteúdo• Seleção, organização e sequência de informações• Estrutura - clareza, coerência, progressão e manutenção do interesse da audiência / relação entre forma e conteúdo• Storytelling - a arte de contar histórias sobre qualquer assunto• Tempo, perfil de público e outros fatores determinantes e condicionantes

Apresentaçãocomercial de impacto

29

Page 30: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Fase de Prospecção - como realizar as etapas, desenvolvimento de ferramentas• Geração de Cadastros – ferramentas• Qualificação – ferramentas• Sensibilização - Abordagem telefônica – desenvolvimento de scripts - O primeiro contato

Desenvolvimento do Processo de Vendas - como realizar as etapas, desenvolvimento de ferramentas• Investigação – Mapeamento de cliente – desenvolvimento de ferramenta para diagnóstico - Quem exerce os papéis – obtendo acesso ao poder decisório - Confirmando qualificação – ênfase na capacidade orçamentária - Transformando dor passiva em ativa – tipos de perguntas, menu de problemas, exploração de impacto, visualização de solução. - Transformando necessidades em visão de solução - Descobrindo a manifestação das necessidades nos diferentes níveis da organização - Fazendo a reengenharia da Visão de Solução quando não é o primeiro• Apresentação Solução - Transformando a Visão de Solução em Visão de Compra - Mostrando o valor para os diferentes níveis de influência – justificativa de utilidades, benefíci os adequados, vantagens e desvantagens• Elaboração / Apresentação de Projeto / Proposta - Proposta como ferramenta facilitadora - Proposta para alcançar níveis de poder - Harmonizando visões, justificando o custo, superando o temor do risco, justificando o preço, empreendendo a ação• Negociação - Objetivos da negociação no processo - Conceituação de negociação eficaz - o processo• Fechamento - Obtenção de compromissos ao longo do processo - Momento adequado – sinais de fechamento - Solicitação de acordo final

Pós – Vendas - como realizar as etapas, desenvolvimento de ferramentas.• Considerações sobre passagem para entrega• Acompanhamento da entrega• Monitoramento de satisfação

Planejamento das atividades do vendedor consultivo• Objetivo• Ciclo de vendas• Ações• Obtenção de compromissos• Provas• Justificação de valor

Venda Consultiva

Revisão de Nossas Habilidades de Relacionamento• O conceito de competência interpessoal• Os 10 fatores de sucesso nas habilidades interpessoais• Adendo - um guia prático de como ampliar nossa competência interpessoal• Apresentação e aplicação do SHN - Scorecard de Habilidades de Negociação

A Análise Transacional Aplicada a Vendas• Traduzindo e entendendo melhor a AT e sua importância em nosso dia a dia• Os Estilos de Atuação em Vendas (EAVs) segundo a Análise Transacional• Dramatização - onde foi parar a minha venda?

Relacionamento moderno com Clientes• Princípios de Neurolinguística (PNL) aplicados ao mercado dos treinandos• Como desenvolver uma personalidade de sucesso - A história do hiper-vendedor• Como lidar com situações de conflito, ampliando a satisfação do cliente• As teorias de Marketing um a um e Marketing de Relacionamento se aplicam à sua Empresa? De que forma os melhores profissionais de vendas aplicam esses conceitos?

Gestão da Rotina• Como administrar seu tempo e suas energias em busca do sucesso• O caminho para a excelência: você pratica os melhores princípios de vendas (pessoal ou por telefone)? Venha conhecê-las e comece já a colher frutos! - Lealdade por meio do relacionamento - Argumentação estruturada - Negociação sem impasse - Persuasão com resultados

A psicologia da venda - como interpretar melhor o cliente• Objeções - um estudo detalhado• Perfis psicológicos de clientes

Táticas e Técnicas de sucesso em negociação• Nivelando nossas percepções sobre os principais componentes de uma negociação - tempo, concessões e poder• As 16 táticas mais eficazes de negociação• Técnicas aplicadas de negociação e fechamento

Técnicas de Vendas

30

Page 31: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

INSIGHTCONTENTPRODUÇAO DE CONTEÚDO

A Insight Company também ajuda a transformar conteúdos específicos de seus eventos internos em experiências de aprendizagem, seja um fórum de líderes, uma convenção de vendas, seja até mesmo uma reunião de resultados.

Elaboramos Treinamentos para Multiplicadores Internos com conteúdos específicos da sua organização, tornando explícitos e estruturados os conhecimentos enraizados.

31

Page 32: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Train the Trainer

Apresentação da Estratégia Pedagógica

Apresentação do Conteudo

e Layout

Entendimento do Conteúdo

e Objetivos do Treinamento

Por meio da metodologia pragmática “Insight 4 Passos” de aquisição e desenvolvimento de conteúdo, realizamos

a organização e didatização dos

materiais existentes, a fim de promover

um processo de aprendizado orientado à retenção e à geração de

conhecimento.

12

3

4

Insight4 Passos

32

Page 33: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

• Apresentação dos Passos da Didatização e definição de papéis;

• Entendimento dos objetivos específicos;

• Compartilhamento da leitura de material prévio e troca de ideias sobre o Design Instrucional;

• Cronograma de recebimento de material e/ou de complementos para que a consultoria possa desenvolver o processo de análise,pesquisa e criação.

• Apresentação da estruturaprogramática e das estratégias didáticas para apresentação dos conceitos de forma prática e fácil pelo instrutor;

• Validação da estrutura pelos especialistas e/ou sugestão de alterações;

• Quando necessário, sinalização danecessidade da construção e desenvolvimento de “cases” por parte dos especialistas para construção de dinâmicas.

Apresentação dos slides em PPT, dinâmicas e demais estratégias didáticas para validação de enredo e contexto do treinamento, assim como todas as informações técnicas;

A partir desse passo, inicia-se o processo de construção de todos os materiais que compõem o Kit do Multiplicador: • Guia do Facilitador • Plano de Aula • Apostila do treinando • Apresentação em PowerPoint • Materiais complementares.

A Equipe de Consultores daInsight Company poderá treinar o instrutorresponsável pela multiplicação do treinamento no que diz respeito aos contextos criados e às dinâmicas de condução em sala de aula, assim como ajudar no link comos assuntos técnicos.

12

3

4

Insight4 Passos

33

Page 34: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Estratégias Pedagógicas

Jogos e Atividades Vivenciais

Barracade CocoObjetivo:Os participantes terão que estruturar uma empresa, fazer uma campanha de marketing, fazer pesquisa de mercado, formar o preço, efetuar compras e vendas, e adequar o preço de acordo com as informações do mercado.

Competências Trabalhadas• Planejamento• Negociação• Vendas • Compras• Trabalho em equipe• Adaptação a mudanças• Administração de conflitos• Liderança e liderança situacional• Relacionamento interpessoal

Dekanawidah®Objetivo: Dekanawidah® simula o ambiente corporativo, já que os partici-pantes têm que planejar suas ações e lidar com prazos, mudanças de cenário, administração de recursos e gerenciamento de imprevistos, o que os faz aprender com a própria experiência.

Competências Trabalhadas• Planejamento e gestão de recursos• Comunicação assertiva• Negociação• Tomada de decisão• Orientação para resultados• Administração de tempo• Trabalho em equipe• Visão estratégica• Visão sistêmica

34

Page 35: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Construindo Resultados

ObjetivoEsse jogo que não vai deixar ninguém parado. Cada time representa uma empresa do ramo imobiliário, que deverá negociar terrenos, mão de obra e materiais de construção para construir casas, prédios, escolas etc. Quem determina o que deve ser construído é o plano diretor da prefeitura. Mas será que os times vão conseguir reunir os recursos necessários para ganhar os contratos? Que estratégia cada time vai usar? Ao final do jogo, o grupo que tiver o maior capital será o vencedor.

Competências Trabalhadas• Negociação ganha-ganha• Formação de parcerias• Planejamento estratégico• Liderança• Trabalho em equipe• Foco no mercado• Busca de soluções criativas

ObjetivoTodos os participantes irão trabalhar em uma linha de montagem para ver como se com-portam. Como será a produtividade de cada um? E o resultado final? “Otimize“ é um jogo dinâmico, cuja proposta é sensibilizar para a necessidade de colaboração e de visão sistêmica. Sem que se entenda onde se encaixa e como é usado o que cada um faz, há um grande o risco de se produzir materiais inúteis em vez de haver colaboração para evitar os verdadeiros gargalos.

Competências Trabalhadas• Visão sistêmica• Comunicação• Liderança• Planejamento• Trabalho em equipe

Otimize

Propostade Valor

Segurançaem Jogo

ObjetivoPropor aos participantes que atendam a três clientes, com prazos curtos e verbalimitada. Que cliente deve ser atendido primeiro? Do que ele precisa? Será que jáentendi sua necessidade? Devo buscar uma solução simples ou única? Estou seguro do que vou oferecer? A satisfação do cliente está acima de tudo ou devo atendêe-lo no menor tempo possível? Como planejar? Como fazer minha proposta de valor? Neste jogo, faremos com que os participantes se sensibilizem para erros comuns, tais como não ouvir o cliente, oferecer o que tem valor para mim e não para ele, deixar para depois clientes que não agradam, mas que podem ser muito importantes para a organização.

Competências Trabalhadas• Foco no cliente• Tomada de decisão• Gestão do tempo• Planejamento

ObjetivoOs participantes terão que responder a perguntas técnicas, adotar atitudes sobresegurança (customizadas a partir do negócio do cliente) e tomar decisões sobre como lidar com determinadas situações de risco. Enquanto competem entre times, trabalharão de forma colaborativa para que a cultura da empresa evolua na direção do acidente zero. O foco é dar um novo formato ao treinamento de segurança, tornando-o mais lúdico e aumentando a retenção de informação.

35

Page 36: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Vídeos para ações dedesenvolvimento:

Estratégias Pedagógicas

Produtora de Vídeo

• Vídeo-aula• Storytelling • Apresentação de casos práticos • Procedimentos Operacionais• Sensibilização para Segurança do Trabalho• Integração de Novos Colaboradores

36

Page 37: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

100 mil treinandosem 8 anos.

Experiências de Aprendizagem

37

Page 38: Experiências de Aprendizagem - Insight · educação (cursos, leituras, EAD, etc) - que responde por 10% do todo - à exposição a terceiros (coaching, feedback, mentoria, etc.)

Rua Funchal, 573 - Vila Olímpia - SPw w w . i n s i g h t c o m p a n y . c o m . b rT e l e f o n e : ( 1 1 ) 2 6 6 3 - 2 0 0 0

Experiências deAprendizagem

38