ExploraçãO Africana, Denise Diogo, Eliana

8
Exploração Africana Hermegildo Capelo; Roberto Ivens; Serpa Pinto

Transcript of ExploraçãO Africana, Denise Diogo, Eliana

Page 1: ExploraçãO Africana, Denise Diogo, Eliana

Exploração Africana

• Hermegildo Capelo; Roberto Ivens; Serpa Pinto

Page 2: ExploraçãO Africana, Denise Diogo, Eliana

Hermenegildo Capelo

• Hermenegildo Carlos de Brito Capello (Palmela, 4 de Fevereiro de 1841 - Lisboa, 4 de Maio de 1917), oficial da Marinha portuguesa e explorador do continente africano durante o último quartel do século XIX. Participou com Roberto Ivens na célebre travessia entre Angola e a costa do Índico.

• A 7 de Julho de 1877 Brito Capelo, Roberto Ivens e Serpa Pinto iniciam a expedição. Feito o trajecto Benguela-Bié, divergências entre Serpa Pinto e Brito Capelo levam a expedição a dividir-se, com Serpa Pinto, por sua iniciativa a tentar a travessia até Moçambique. Não o conseguiu como pretendia, mas chegou a Pretória, e posteriormente a Durban.

Page 3: ExploraçãO Africana, Denise Diogo, Eliana

Hermenegildo Capelo

• Depois de concretizado o importante percurso entre o Bié e o Zambeze, e atingidas as cataratas Vitória, Capelo e Ivens são estimulados a prosseguir com as suas expedições.

• Entre 1884 e 1885, Capelo e Ivens realizaram nova exploração em África, primeiro entre a costa e o planalto de Huila e depois através do interior até Quelimane, em Moçambique.

Page 4: ExploraçãO Africana, Denise Diogo, Eliana

Serpa Pinto• Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto (20 de

Abril de 1846 - 28 de Dezembro de 1900) foi um explorador e administrador colonial português.

• Serpa Pinto viajou até África oriental em 1869 numa expedição ao Rio Zambeze.

• Em 1877 explorou a zona entre a costa oeste de Angola e a costa leste de Moçambique, liderando um expedição que partiu de Benguela (Angola).

• A expedição terminou em 1879 e atravessou as bacias do rio Congo e do Zambeze, Angola e parte das actuais Zâmbia, Zimbabwe e África do Sul.

Page 5: ExploraçãO Africana, Denise Diogo, Eliana

Serpa Pinto• A expedição de Serpa Pinto tinha como objectivo fazer o

reconhecimento do território e efectuar o mapeamento do interior do Continente Africano, para demarcar a zona que Portugal reclamaria para através do chamado "mapa cor de rosa; esta intenção falhou após o ultimato britânico de 1888.

• A cidade de Menongue, no sudeste de Angola, foi chamada Serpa Pinto até 1975 em alusão a este explorador.

• O mais célebre nome português em 1890 era Serpa Pinto. Não é para menos. Tinha realizado uma viagem corajosa, de finais de 1877 a 1879, entre Angola e Durban, na costa do Índico, Sul de África. Mais tarde, enquanto governador-geral de Moçambique, esforçou-se por implantar a soberania portuguesa no interior de África.

Page 6: ExploraçãO Africana, Denise Diogo, Eliana

Roberto Ivens

• Ao regressar a Lisboa, soube do plano governamental de exploração científica no interior africano, destinado a explorar os territórios entre as províncias de Angola e Moçambique e, especialmente, a efectuar um reconhecimento geográfico das bacias hidrográficas do Zaire e do Zambeze.

De 1877 a 1880, ocupou-se com Hermenegildo Capelo e, em parte, com Serpa Pinto, na exploração científica de Benguela às Terras de laca. No regresso, recebe a Comenda da Ordem Militar de Santiago e é nomeado a 19 de Agosto de 1880 vogal da Comissão Central

de Geografia.

Page 7: ExploraçãO Africana, Denise Diogo, Eliana

Roberto Ivens• Feitos os preparativos, a grande viagem inicia-se em Porto Pinda,

no sul de Angola, em Março de 1884. Após uma incursão de Roberto Ivens pelo rio Curoca, a comitiva reúne-se, de novo, desta vez em Moçamedes para a partida definitiva a 29 de Abril daquele ano.

• A 21 de Junho 1885, chega a finalmente expedição a Quelimane, em Moçambique, cumpridos todos os objectivos definidos pelo governo.

• Estas expedições, para além de terem permitido fazer várias determinações geográficas, colheitas de fósseis, minerais e de várias colecções de história natural, tinham como objectivo essencial afirmar a presença portuguesa nos territórios explorados e reivindicar os respectivos direitos de soberania, já que os mesmos se incluíam no famoso mapa cor-de-rosa que delimitava as pretensões portuguesas na África meridional.

Page 8: ExploraçãO Africana, Denise Diogo, Eliana

Anexos

Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo

Serpa Pinto, em Angola

Realizado por: Denise, Diogo, Eliana