Exploração numa Aldeia Esquecida

9
Minas em Cabração

Transcript of Exploração numa Aldeia Esquecida

Minas em Cabração

Introdução

Em Cabração, aldeia pertencente a Ponte de Lima, as minas tiveram início no ano de 1941 e terminaram a sua atividade em 1948 tendo empregado mais de 3000 pessoas de todo o concelho. Durante estes 7 anos de atividade foram poucos os dias em que a mina parasse, nela trabalhava-se por turnos e até mesmo durante a noite se trabalhava.

Materiais extraídos

Na mina era extraído o estanho que na altura era usado para substituir as ligas de aço nas munições, pois era mais barato, e como a 2ª Guerra Mundial estava a decorrer era necessário poupar o máximo. Após o fim da guerra o estanho passou a ser usado para latas de conserva, e a partir dessa época ficou conhecido como latão.

Cassiterita (Mineral de estanho)

Bala feita para a 2ª Guerra Mundial

Materiais extraídos

O minério depois de ser extraído era levado por carris até a uma zona para ser lavado em tanques, chamada de lavaria. Para isso era aproveitado o rio que passava ao lado, mas ao usar o rio muitos sedimentos eram levados indo parar a um açude.

Lavaria Rio usado para

lavar minérioTanque antigo usado para

lavar minério

Açude, onde a maior parte

dos sedimentos ficam

acumulados

Materiais extraídos

Após todo o processo referido anteriormente estar concluído o minério era transportado em barris de madeira, cada barril com 500kg, e era levado em carros de bois desde Cabração até Moreira do Lima, onde depois eram transportados por um camião de carga até ao Porto. Só depois eram exportados por barco na sua maior parte para Liverpool, Inglaterra.

Materiais extraídos

Como no inverno ocorriam muitas cheias, a junta de freguesia de Estorãos foi obrigada a construir uma barragem para impedir os sedimentos de prosseguir. Assim em altura de cheias os campos agrícolas não eram depositados de sedimentos que iriam prejudicar a qualidade dos produtos aí plantados.

“Paredão” criado para impedir a

passagem de sedimentos

Vestígios das minas em Cabração

Entrada de uma mina Túnel usado para a passagem de carris Ravina

Vestígios das minas em Cabração

Casa do dono da mina Edifício do Capataz Posto de eletricidade das minas

Em conclusão

Com a elaboração deste projeto em que tivemos a oportunidade de visitarlocais magníficos que na nossa opinião poderiam ser aproveitados para fins turísticos,elevando assim a importância e restaurando a dignidade desta aldeia ,que atualmentetem pouco mais de 100 habitantes. Cabração é ainda considerada uma aldeia histórica, aúnica em Ponte de Lima e das poucas em Portugal, e apesar de muita gente de fora e atémesmo do próprio concelho não conhecer esta aldeia pensamos que tudo isso poderia serrevertido investindo no turismo com teor histórico.