Expressionismo

13
Expressionismo 54397 – Joel Oliveira Comunicação e Multimédia

Transcript of Expressionismo

Page 1: Expressionismo

Expressionismo

54397 – Joel Oliveira

Comunicação e Multimédia

Page 2: Expressionismo

História

O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha, na cidade de Dresden, no final do século XIX em oposição ao Impressionismo e ao cientismo de caráter antirracionalista.

Foi um movimento artístico que propôs uma arte que expressasse os sentimentos dos artistas e não as imagens do mundo. Os seus artistas usaram a distorção, o primitivismo, a fantasia e o exagero para fazer com que a comunicação dos seus estados emocionais se sobrepusesse às representações da natureza e da vida social.

Page 3: Expressionismo

História

A visão expressionista encontra suas fontes na defesa à expressão do irracional, dos impulsos e das paixões individuais. No expressionismo não há uma preocupação em relação à objetividade da expressão, mas sim com a exteriorização da reflexão individual e subjetiva dos artistas. Em outras palavras, não se pretende, simplesmente, absorver o mundo e reproduzi-lo, mas sim, recriá-lo.

Page 4: Expressionismo

História

O maior objetivo  era potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas. As emoções são representadas sem existir um comprometimento com a realidade externa, mas com a natureza interna e as impressões causadas no expectador. A força psicológica está representada através de cores fortes e puras, nas formas retorcidas e na composição agressiva. Desta forma, nem a perspetiva nem a luz importam muito, visto que são propositalmente alteradas.

Page 5: Expressionismo

História

O expressionismo refletiu, com as suas cores violentas e o seu tema de solidão e de miséria, a amargura que invadia a Alemanha pré - bélica, na Primeira Guerra Mundial e no período entre guerras. O expressionismo defende a liberdade individual, a primazia da expressão subjetiva, o irracionalismo, o arrebatamento e os temas proibidos. Tendo raízes no simbolismo e no pós-impressionismo e em artistas como Paul Cézanne, Paul Gauguin e Vincent Van Gogh.

Page 6: Expressionismo

História

Neste movimento destacam-se também alguns grupos importantes de artistas, tais como: Die Brücke (A Ponte), contemporâneo do movimento fauvista francês. Deste grupo, destacam-se Nolde e Kirshner, artistas comprometidos com a política e a situação social do seu tempo.

Outro grupo foi o Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), formado em Munich, em 1911, as suas obras eram mais subjetivos e espirituais do que as obras do Die Brücke. Os artistas do Cavaleiro Azul pensavam que o sentido e o significado de cada quadro estavam na perceção de cada expectador.

Page 7: Expressionismo

Galeria

Page 8: Expressionismo

Galeria

Page 9: Expressionismo

Galeria

Page 10: Expressionismo

Galeria

Page 11: Expressionismo

Galeria

Page 12: Expressionismo

Conclusão

Em suma, o expressionismo é um tipo de pintura subjetiva, dramática e que “expressa” sentimentos humanos. Utilizando cores fortes, dá forma ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana e a tantos outros sentimentos. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento, predominando os valores emocionais sobre os intelectuais. O expressionismo marcou uma época e uma forma de ver o mundo.

Page 13: Expressionismo

Bibliografia

http://www.meggapress.com/2012/10/expressionismo-movimento-artistico-do.html

http://lazer.hsw.uol.com.br/expressionismo.htm

http://www.brasilescola.com/artes/expressionismo.htm

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1283

http://www.infoescola.com/artes/expressionismo2/