Expresso Metropolitano Edição 10

16
23 A 29 DE MAIO DE 2014 – DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO I - NÚMERO 10 Elmer Japonês repudia ação no Jd. Marilena Manifestação por melhores condições de moradia Câmara Mulheres negras encontram dificuldades no acesso à saúde Vale-transporte para desempregado é aprovado em primeira discussão PÁGINA 02 PÁGINA 05 PÁGINA 08 PÁGINA 08

description

Editora&Jornal Expresso Metropolitano LTDA Edirora Esperidião ME

Transcript of Expresso Metropolitano Edição 10

Page 1: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de maio de 2014 – distribuição Gratuitaano i - número 10

Elmer Japonês repudiaação no Jd. Marilena

Manifestação por melhores condições de moradiaCâmara

Mulheres negras encontram dificuldades no acesso à saúde

Vale-transporte para desempregado é aprovadoem primeira discussão

Página 02

Página 05

Página 08

Página 08

Page 2: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /20142 Expresso Metropolitano

Giro

pROJETO GRÁFICOTroad Assessoria

11 2229-8796R. Iraci Santana, 81 - Vila Lídio Santana - Guarulhos/Sp

Avenida Joao Veloso da Silva ,968 - Cumbica - Guarulhos/Sp

EDITORA & JORNAL EXPRESSO METROPOLITANO LTDADIRETOR ADmInIsTRATIvO

Antonio Carlos de Jesus

DIRETOR COmERCIAl Ary Esperidião

DIRETOR ExECuTIvO Reginaldo Sena

JORnAlIsTA REspOnsÁvElAdriana Valeriano

REDAçãO E COmERCIAl [email protected]

Artigo

Desde que o mundo é mundo, as drogas fazem parte da vida humana na Terra. O conceito de drogas, no entanto, é muito mais amplo do que o entendido atual-mente. Poucos sabem, mas o café é droga. Na verdade, qualquer substância que altere o funciona-mento natural do corpo humano pode ser considerada droga. Quer dizer, tudo o que muda nosso me-tabolismo e provoca reações não naturais é droga. Entre as lícitas ou ilícitas não há diferença prática. É somente a aceitação social que causa uma aparente diferença. Mas não há. Todas causam depen-dência e interferem na qualidade de vida. Em regra, para pior.

É notório que o álcool destrói o corpo, a mente, famílias e a so-ciedade. Milhões já mataram ou morreram sob efeito do álcool. No entanto, é droga aceita e até admirada graças às propagandas milionárias das grandes empresas do setor e à falta de compro-metimento político no sentido de elaborar leis que proíbam as propagandas (como, felizmente, aconteceu com os cigarros).

É notório que o cigarro destrói o corpo, provoca dependência e mata milhões todos os anos. Ainda assim era, até pouco tempo, visto como símbolo de status, poder, liberdade e até charme. Mas justamente pela proibição das propagandas e, há alguns anos, pela aprovação da lei antifumo no Estado de São Paulo, o cigarro é, cada vez mais, visto com ressalvas e até repugnação.

Até quando as drogas domi-narão as mentes, os corpos e até os corações da humanidade? As drogas, cada dia com mais força, fazem parte das baladas; de ado-lescentes, de jovens, de adultos, de velhos. Além do álcool, as piores drogas da atualidade, no Brasil, são a cocaína e o crack, que causam dependência infernal. Estas duas últimas, infelizmente, apesar de ilícitas e socialmente condenadas, espraiam-se como radiação atômica de uma bomba silenciosamente e anonimamente

lançada sobre uma humanidade imatura e despreparada.

Alguns espiritualistas, espíritas e religiosos defendem a ideia de que o anticrito já estaria no pla-neta Terra para causar desordem, guerra, mortes, caos. No entanto, sempre definem o anticristo como um ser com corpo físico, seme-lhante ao ser humano. Será?

Pergunto: que anticristo pode-ria ser tão competente, tão forte, tão onipresente, tão próximo, tão permeado nas entranhas da sociedade, nas células do plane-ta? Nenhum. Só as drogas têm este poder destrutivo tão inten-so, tão eficaz, tão contundente. Está aí, presente no dia a dia da humanidade, o anticristo. Como combatê-lo? Eis a grande questão, eis a grande dúvida, eis o grande desafio dos tempos modernos.

A discussão aqui não é religio-sa, nem espiritualista. É prática. É enxugar gelo o combate de poli-ciais militares e civis a pequenos traficantes. Morrem policiais, morrem traficantes, prisões ficam superlotadas e a chaga social au-menta. Então, o que fazer? O pri-meiro – e grande – passo é atacar os barões das drogas, os grandes produtores. Se o pó não chega aos pequenos, como chegará ao consumidor? Mas parece que interesses escusos impedem essa tarefa crucial.

O segundo passo é toda a sociedade estar engajada, diária e profundamente, no tratamento aos dependentes, e na conscien-tização permanente (nas escolas, nas empresas, nas religiões – de todos os credos – nos blogs, em campanhas públicas sérias, nas Casas de Leis, nas redes sociais e em todos os meios disponíveis no mundo moderno) sobre a ca-pacidade destrutiva das drogas. Com estas medidas, poderemos começar a sonhar com um mundo limpo e verdadeiramente livre. E com uma humanidade limpa. E de cabeça erguida!

Marcelo Duarte Jatobá é jornalistae pós-graduado em comunicação empresarial

O anticristo chegou?

por marcelo Duarte Jatobá

A manifestação violen-ta e o quebra-quebra do Jardim Marilena no dia 16, ainda repercute ne-gativamente pela cidade e também foi assunto na última sessão da Câmara.

O vereador Elmer Ja-ponês (PSC) usou a tribu-na na sessão na quinta-feira, dia 22 de maio, para se defender da acusação de que a ação dos mora-dores tinha sido orques-trada por ele.

Em sua fala, o vereador se mostrou indignado com insinuações profe-ridas por fonte ligada ao prefeito Sebastião Almei-da e diz repudiar tal ati-tude dos manifestantes. “Não tenho nada a ver com o incidente e repudio a ação, foi um mal enten-dido da população”, disse.

Ao falar a reportagem

do Expresso Metropoli-tano, Elmer afirmou que a mobilização violenta, não justificada, pode ter sido motivada pelo resul-tado da reunião ocorrida na manhã do mesmo dia com o secretário adjunto de obras, Arnaldo Souza. Segundo ele, diferente da expectativa dos mo-radores que pleiteavam a pavimentação de 7 vias e três vielas, eles obtive-ram como promessa a pavimentação de 2 ruas e uma viela.

Elmer esclareceu tam-bém que intermediou o encontro da Secretaria e os moradores, assim como destinou a emenda de R$ 380 mil, – a que todos os vereadores têm direito –, para investi-mentos de pavimentação das ruas na região.

Elmer Japonês repudia ação desastrosa no Jd. Marilena

desigualdade: produto humano!

A desigualdade social é produto genuinamente humano, por isso é historicamente uma injustiça de caráter estrutural e sistêmica. As so-ciedades promovem a desigualdade porque produzem a riqueza - bens e serviços -, distribuindo-os continua-damente de forma desigual.

Na década de 90 a desigualdade era problema de países pobres e subdesenvolvidos. A crise de 2008 fez aflorar o que já se vinha obser-vando: o aumento da desigualdade nos país desenvolvidos. Por exem-plo, hoje, um em cada sete nor-te-americanos necessita de ajuda alimentar para sobreviver, a grande maioria são homens e mulheres em idade ativa, desempregados e vivendo de bicos.

A desigualdade é uma iniquidade que exige determinação política para superá-la. De um lado, um posicionamento moral-ético a favor da igualdade, um debate sobre va-lores e sentido social da produção econômica. De outro lado, requer capacidade política de aglutinar forças sociais capazes de alterar a desigualdade desde a produção econômica, reorganizar as formas e critérios de distribuição da renda e da riqueza gerada e acumulada, favorecer a atuação do Estado orientada pela justiça tributária e por equidade nas políticas públicas.

O debate atual vem recuperando o posicionamento político que con-sidera a desigualdade social uma decorrência – um mal necessário do desenvolvimento – para conside-rá-la uma característica do modelo de crescimento e uma causa para os atuais limites do desenvolvimento.

Cabe-nos o desafio de trazer para o debate a iniquidade da desigual-dade social e afirmar o sentido es-truturante de uma sociedade justa orientada pela igualdade.

Clemente gansz Lúcioésociólogoe diretor-técnicodo Dieese. www.dieese.org.br

Page 3: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /2014 3Expresso Metropolitano

Page 4: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /20144 Expresso Metropolitano

Educação

Prazo de inscriçãono Enem termina hoje

Os candidatos ao Exame Na-cional do Ensino Médio (Enem) têm até sexta (23) para fazer as inscrições. Para se inscrever, é preciso acessar o site do Enem e preencher os campos solici-tados. Até a noite de ontem, o exame registrou 6.221.875 inscritos, segundo balanço so-licitado pela Agência Brasil ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os estados com o maior número de inscritos são São Paulo, com 968.717, Minas Gerais, com 675.517, e o Rio de Janeiro, com 458.516. A maio-ria dos candidatos, 3.659.233, é mulher.

Na reta final das inscrições, a recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso len-to ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.

Este ano, travestis e transe-xuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo te-

lefone 0800-616161, também até esta sexta-feira.

Após a inscrição, o candi-dato deve ficar atento à data limite (28 de maio) para pagar a taxa de R$ 35. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.

Feita a inscrição, o candida-to pode acessar a página pes-soal para alterar dados cadas-trais e o município onde fará a prova até amanhã. Também é possível gerar o boleto para o pagamento da taxa até o dia 28. Para isso, é preciso o CPF e

a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.

As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O exame será aplica-do em 1,6 mil cidades.

Para se preparar, o alu-no pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

ww

w.blogdosereno.com.br

Estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental visitam Sítio do Carroção, considerado único resort pedagógico do Brasil

Cerca de 180 alunos do Colégio Eniac visitaram na quarta-feira, dia 21, o Sítio do Carroção, que fica na cidade de Tatuí, aproximadamente 150 km da capital paulista, pela rodo-via Castello Branco. Acompanhando por mais de 14 professores, os es-tudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental passaram o dia todo no local, utilizando os inúmeros projetos pedagógicos que o sítio oferece.

Segundo as professoras do Eniac, Priscila Ribeiro e Solange Aparecida, a visita ao local, per-mitiu integração diversão e prin-cipalmente o desenvolvimento da educação. “No local os alunos tiveram contato direto com o meio ambiente”, disse Priscila Ribeiro. “Isso permitiu que o conteúdo educativo fosse explorado não só em sala de aula”, completou a professora Solange.

Considerado o único resort pedagógico do Brasil, por oferecer tudo dentro de seu completo – hospedagem, restaurantes, opções de lazer e área para reuniões, o Sítio do Carroção é utilizado por escolas para a realização de estu-dos do meio durante o ano letivo. “Tudo que os alunos aprendem na sala de aula é vivenciando, em um clima de aventura, através dos nos-sos projetos pedagógicos, nas mais diversas áreas do conhecimento humano”, explica Fabiano Ávila, do Departamento de Reservas Escolas e Grupos do Sítio do Carroção.

Os alunos do Eniac visitaram vários projetos, entre eles: o Elo Perdido, trilha por mata e peque-nas rochas; Spazukamonaring, pequena pista de F-1; Trilha do Indiana Jones, com cavernas e cachoeiras; Bio Planeta, aventura em um túnel, rodeado por aquários de peixes fluviais, e o Enigma da Pedra, passeio em uma caverna com pedras incrustadas na rocha.

Alunos do Colégio Eniac vivenciam o que aprenderam na sala de aula

Page 5: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /2014 5Expresso Metropolitano

Gênero

Um hospital de Porto Alegre e plano de saúde terão de pagar indenização por danos morais de R$ 40 mil a uma portadora de câncer de mama. Os réus foram condenados por fornecer próte-se mamária diversa da solicitada pelo médico da paciente.

A decisão unânime é da 5ª Câmara Cível do TJRS. Os nomes não foram divulgados porque o processo tramita em segredo de Justiça. A autora da ação, em virtude de sofrer de câncer mamário, contratou com a operadora e o hospital para a realização de uma mastectomia radical (retirada de mama) e, concomitantemente, uma cirur-gia de reconstrução mamária. A prótese solicitada pelo médico

da paciente a ser usada na ope-ração foi a de marca Mentor, modelo 500 ml redondo, com válvula inclusa. Contudo, a ope-radora ré autorizou um expansor liso redondo, marca Mentor, e o hospital disponibilizou o referido material, mas com 400ml ou 550ml.

Devido à discrepância entre a prótese pedida e a fornecida, a cirurgia de reconstrução ma-mária não foi realizada, sendo operada apenas a mastectomia radical. Havia, contudo, a neces-sidade de realização simultânea dessa cirurgia ao procedimento de retirada da mama em virtude de a paciente ter de se submeter a tratamento rádio e quimiote-rápico.

A 4ª Turma Cível do TJDFT condenou o plano de saúde Sul América ao pagamento de reparação por danos morais à portadora de obesidade que teve negado pedido de gastro-plastia. A decisão foi unânime.

A segurada, portadora de obe-sidade, entrou com ação contra a Sul América requerendo a cober-tura das despesas médico-hospi-talares necessárias à realização de cirurgia de gastroplastia.

A Sul América se defendeu com argumento de que o pro-cedimento não estaria previsto no rol autorizativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar, disse ainda que a autora não havia informado a pré-existên-cia da doença. Por fim, o juiz da 1ª instância proveu o pedido de cobertura das despesas, no entanto, negou o pagamento de danos morais. A segurada, en-

tão, entrou com o recurso, que foi julgado pela 4ª Turma Cível.

O relator da Turma condenou o plano de saúde ao pagamento dos danos morais, de acordo com seu voto “a negativa de atendimento gera repercussão mais grave à esfera íntima do indivíduo”, argumentou que “a recusa indevida à cobertura pleiteada pelo segurado, no momento em que dela mais necessitava, agrava sua situa-ção de aflição psicológica e de angústia, explicou que “a in-denização por danos morais tem finalidade compensatória e didático- pedagógica levando em consideração o sofrimento ocasionado à vítima, sua função de inibição da conduta ilícita e o nível econômico das partes”. Os demais desembargadores da Turma acompanharam o voto do relator. TJ/CE

eM Defesa Do ConsuMiDor

Hospital e plano de saúdecondenados por fornecer prótese errada

Plano de saúde é condenadopor recusa em cobrir gastroplastia

reginaldo araújo sena éAdvogado e presidente do InstitutoNacional de Defesa do Consumidor

reginaldo araújo senaMulheres negras encontram dificuldades no acesso à saúde

Na Faculdade de Direito (FD) da USP, uma pesquisa levantou uma crítica à forma como o sistema de saúde na cidade de São Paulo atende as necessida-des da mulher negra. O estudo revela que o exercício do direito à saúde para esse grupo de mulheres, que é garantido pela Constituição do Brasil, sofre dis-criminações raciais e de gênero.

O projeto da professora da Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) e da Uni-versidade de Suzano (UNISUZ), Simone Henrique, buscou es-tudar o direito fundamental à saúde da mulher negra no mu-nicípio de São Paulo. Para a pes-quisadora, um dos principais problemas reside na dicotomia entre o que a sociedade possui na teoria e o que ela realiza na prática. “Os instrumentos da Lei para garantir a saúde da mulher negra estão todos presentes. A igualdade formal no Brasil é imensa, mas a execução dessa igualdade não acontece”.

Durante o estudo, a pesqui-sadora realizou um levanta-mento teórico dos processos de saúde e direitos humanos em diversos institutos da USP além da FD, tais como a Facul-dade de Saúde Pública (FSP), a Faculdade de Filosofia, Letras

e Ciências Humanas (FFLCH), no Departamento de Ciências Sociais, e a Escola de Artes, Ci-ências e Humanidades (EACH), no programa de mestrado em Participação e Mudança So-cial. “Como minha formação é jurídica, procurei focar na mul-tidisciplinaridade do projeto, buscando elementos de outras unidades de ensino”.

Paralelamente ao levanta-mento acadêmico, Simone foi

à campo analisar a dinâmica de atendimento de uma unidade-de saúde na periferia da cidade de São Paulo. “Vivenciei, e ain-da vivencio, pois sou usuária do SUS, o cotidiano dos centros de saúde na cidade, sobretudo os próximos a minha casa”. Ela conta que percebeu durante a fase de levantamento que as mulheres negras possuem me-nos acesso à saúde, consultas médicas e exames.

A professora ressalta que os problemas vivenciados pela mu-lher negra nos atendimentos mé-dicos não se limitam apenas ao âmbito da saúde. Ela faz um alerta para a questão do acesso à educa-ção que a população negra possui atualmente e afirma que essa problemática não é apenas dos negros, mas de todo o conjunto social. “Vejo como exemplo a pró-

pria Faculdade de Direito, uma uni-dade que ainda possui problemas com relação à questão racial, pela falta de acesso. Eu não me vejo nos corredores da faculdade. Sou agraciada por ter uma orientadora negra, a doutora Eunice Aparecida de Jesus Prudente, porém ela é uma das poucas professoras negras do Direito”.

A pesquisadora acredita que

uma das principais alternativas para todo esse processo é pensar na educação em direitos humanos para modificar essa questão. “Falar em direitos humanos no Brasil hoje é correr riscos. São necessárias a mobilização e consciência de to-dos. Trata-se de um contexto, que funciona lado a lado, e o grande problema é que não nos reconhe-cemos uns nos outros”.

Visibilidade do problemaUm dos principais objetivos finais

da pesquisa de Simone foi resgatar e trazer dados da realidade vivida pela mulher negra no Brasil. “Busquei

apresentar o problema, focando na cidade onde eu moro.

Me questionava como essa politica de saúde publica que está

teoricamente bem estruturada pela Constituição e pelo estatuto de igualdade racial está presente no cotidiano da cidade”.

Realidade Acadêmica

Page 6: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /20146 Expresso Metropolitano

Economia

Influenciado pelo Carnaval, que reduziu o número de dias úteis em março, o faturamento real (já descontada a inflação) das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentou queda de 5,3% em rela-ção a março de 2013. A receita total das MPEs foi de R$ 45,6 bilhões, R$ 2,5 bilhões menor do que em igual pe-ríodo do ano passado. Os dados são da pesquisa Indicadores Sebrae-SP.

Analisados os resultados por setores, no mesmo período, o fa-turamento do comércio registrou recuo de 10,9% e o da indústria de 4,6%. O setor de serviços teve desempenho um pouco melhor, com variação de +0,9% no índice.

“O menor número de dias úteis de março, por conta do Carnaval, diminuiu as oportunidades de ven-das das micro e pequenas empre-sas, prejudicando o faturamento”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

A última vez em que o faturamen-to caiu em relação a igual mês do ano anterior foi em dezembro de 2013, quando a queda havia sido de 1,3%.

Por regiões, no Grande ABC o faturamento de março caiu 12,4% no confronto com o mesmo período de 2013. O município de São Paulo teve queda de 10,5% na receita. A Região Metropolitana de São Paulo e o interior registraram recuo de

9,8% e 0,4%, respectivamente.

A pesquisaA pesquisa Indicadores Sebrae

-SP é realizada mensalmente, com apoio da Fundação Seade. São en-trevistados 2.716 proprietários de MPEs do Estado de São Paulo por mês. No levantamento, as MPEs são definidas como empresas de comércio e serviços com até 49 empregados e empresas da indústria de transformação com até 99 empregados, com faturamento bruto anual até R$ 3,6 milhões. Os dados reais apresentados foram deflacionados pelo INPC-IBGE.

Faturamento das MPEs cai 5,3% em março

Geral

Uma manifestação organizada pelo Movimento dos Trabalha-dores Sem Teto (MTST) contra os gastos para a realização da Copa do Mundo começou por volta das 18h30 da quinta-feira (22). A passeata reúne cerca de cinco mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

A manifestação foi animada por carros de som e também por cornetas tipicamente utilizadas por torcedores, durante os jogos de futebol do Mundial. Segundo o coordenador do MTST, Josué Ro-cha, o protesto critica a exclusão dos mais pobres do planejamento e na preparação do evento.

“A gente quer debater os

gastos públicos da Copa. Ela foi feita principalmente para deter-minados setores da sociedade. O povo não foi ouvido. Para fazer uma Copa no Brasil, você deveria pensar antes nos direitos sociais”, disse.

Com o apoio de outras orga-nizações, como o Movimento Passe Livre, o Comitê Popular da Copa e o movimento Se Não Tiver Direitos Não Vai Ter Copa, a manifestação teve início no Largo da Batata, na zona oeste, e prosseguiu até a Ponte Estaiada, na zona sul.

O protesto interditou total-mente um dos sentidos da Ave-nida Brigadeiro Faria Lima.

Movimentos sociais reúnem cinco mil pessoas em SP contra gastos da Copa

MP considera abusiva greve dos rodoviários na capital paulista

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) manifestou-se a favor da declaração de abusividade da greve dos rodoviários da capital paulista. O órgão requereu o des-conto dos dias parados e a fixação de indenização a título de dano moral coletivo.

Sem acordo entre o sindicato patronal e os representantes dos trabalhadores, em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a abusividade da greve e as possíveis punições aos grevistas serão agora julgadas pela Justiça, de acordo com a legislação.

Apesar de não chegarem a

um consenso, os dois sindicatos informaram que a paralisação de motoristas e cobradores de ônibus está encerrada na capital paulista.

Apesar do fim da paralisação, a desembargadora do Trabalho, Ril-ma Hemetério, manteve a liminar concedida na noite de quarta-feira (21), que determina a manuten-ção da atividade de 75% do total de linhas em operação, sob pena de multa diária. O valor da multa, bem como a apreciação da lega-lidade da greve serão definidos pelo Tribunal depois do voto do desembargador-relator.

Governo do Estado repassa R$ 606 milhões para cidades paulistas

O governador Geraldo Al-ckmin assinou, na quinta-feira, 22, 2.169 convênios com 577 municípios e 278 instituições estaduais. “Estamos firmando esses convênios com o intuito de melhorar a vida da população. Eles são fruto de um trabalho coletivo que envolveu Estado, prefeituras, assembleia legisla-tiva, deputados federais e esta-duais” declarou o governador.

Ao todo, serão investidos R$ 606.341 milhões por meio das secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento, Casa Militar, Cultura, Desen-volvimento Social, Educação, Direitos da Pessoa com Defici-ência, Esporte Lazer e Juventu-de, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvi-mento Regional, Saneamento e Recursos Hídricos, Gestão Pública, Logística e Transpor-tes, Saúde e Turismo. “Todas as obras serão realizadas pelas respectivas prefeituras”, decla-rou Alckmin.

Dentre os convênios firma-dos, 112 terão recursos desti-nados à construção de Creche Escola, além de construção, reforma ou adequação de qua-dras esportivas de 93 municí-

pios. O total investido será de mais de R$ 124 milhões.

Os demais convênios envol-vem desde a construção de pon-te, novas unidades habitacio-nais, equipamentos para cultura, aquisições de caminhões pipa e

de coleta seletiva, entre outros.Desde o inicio do ano foram

assinados 3.844 convênios, totalizando mais de R$ 1.3 bi-lhão em recursos transferidos diretamente aos municípios e entidades paulista.

Page 7: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /2014 7Expresso Metropolitano

Projeto aprovado no o Registro no Cartório de Registro de Imóveis de Guarulhos em 14 de abril de 2014. Incorporação registrada sob o n R5, na matrícula 113862. Delforte Empreendimentos Imobiliários S.A - Creci J19971; Acer Consultores em Imóveis S.A - Creci 19368J; Frema Consultoria Imobiliária S.A - Creci 497J - Rua Dr. Renato de Andrade Maia, 350 Cep: 07114-000 - Centro - Guarulhos - SP; www.brasilbrokers.com.br - Telefone: (11) 4931-2300

TEL: (11) 4378-7876 | 4931-2300 | www.residencialvillagiodivenezia.com

Alameda Yaya, 311 | esquina com a Frank Guedes

Lazer completo

soFisTicAdo&125 m2 61 m2

2 doRM | 1 sUíTE 1 oU 2 VAGAs TERRAÇo coM cHURRAsQUEiRA

coBERTURA/dUPLEX3 doRM | 2 sUíTEs

ÁREAs coMUNs ENTREGUEs dEcoRAdAs

Construtora e Incorporadora

Intermediaçãoe Vendas

LANÇAMENTo

Venha conhecer o decorado mais lindo de Guarulhos

Page 8: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /20148 Expresso Metropolitano

Moradores de bairros como Santa Edwirges, Vila Operária, São Domingos e Continental 1, 2, 3, 4 e 5 protestaram na Câmara por melhores condi-ções de moradia, regularização das áreas e auxílio-moradia de maior valor.

Com cartazes e palavras de ordens que pediam casas, os manifestantes presentes no Plenário conseguiram ser recebidos, em comitiva, pelos vereadores.

Representantes dos mora-dores também foram ouvidos em Plenário e como resultado de sua manifestação, a Comis-são de Habitação da Câmara assegurou o agendamento de uma audiência pública com o secretário, Orlando Fantazini, para o dia 24 de junho, 19h.

Cidade

Movimento por moradia agita a Câmara

em sessão da Câmara do dia 22 de maio, os ve-readores aprovaram o projeto do vereador Heleno Metalúrgico (PDT) que trata da concessão de Vale-transporte para desempregado.

segundo Heleno, o projeto encaminhado para a segunda discussão terá um limite de crédito no cartão de passagem, o que certamente, ajudará o desem-pregado na busca por nova colocação no mercado de trabalho.

ele reiterou ainda que participará do projeto, o trabalhador que estiver desempregado pelo perí-odo de 1 a 6 meses.

Vale-transporte para desempregado é aprovado em primeira discussão na Câmara

Page 9: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /2014 9Expresso Metropolitano

Page 10: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /201410 Expresso Metropolitano

CoLôniasColônia de férias em UbatubaColônia de férias em SolemarColônia de férias em BertiogaColônia de férias em Praia GrandeColônia de férias em Itanhaém

faCuLDaDesEniac, Ung, Braz cuba, Mozarteum de SP. (Famosp), Impacta (fit), Uniban de SP.

uniVersiDaDeMogi das cruzes

CoLégiosFarias Brito, Kennedy

LaboraTório: Nasa

Ótica Lancer

Vistoria automotivaSuper visão

______________________________________________________________________ Rua Santo Antônio, 17 – Centro – Guarulhos – SP. CEP.: 07110-150

Fone: 2409-5854 Fax: 2443-5711 E-mail: [email protected] Site: www.sindcongru.org.br

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Guarulhos

Base Territorial: Guarulhos e Arujá

quem é você? Se estou feliz, quantas vezes te esqueço; se estou triste, quantas vezes te procuro.

Mãe, quem é você, que eu critico, de quem eu exijo coisas tão pequenas

para satisfazer a minha comodidade, mas a quem peço a maior ajuda

nos instantes mais difíceis? Mãe, quem é você, para quem eu tantas vezes

esqueço o meu carinho, e de quem exijo tanta atenção? Mãe, quem é você, com que discuto

e para quem peço conselhos? Mãe, quem é você, para quem reclamo sempre, e para quem guardo

o abraço maior e a maior ternura. Mãe, eu sei,

Você só é... AMOR.

Homenagem da Diretoria Organização e Luta

a todas Mães

Presidente Edmilson G Silva 11/05/2014

fique sócio e tenha

muitos benefícios

RuA SAnto Antônio, 17 – CentRo

GuARulhoS – SP. CeP.: 07110-150

Fone: 2409-5854 FAx: 2443-5711

mAil: [email protected]

www.SindConGRu.oRG.bR

Líderes buscam acordo para votação da PECdo Trabalho Escravo

A Proposta de Emenda à Cons-tituição (PEC) 57A/1999, que prevê a expropriação de terras em que se verifique a prática de trabalho escravo, deve ser votada na próxima terça-feira (27), mas os líderes partidários ainda buscam um acordo sobre a proposição. A principal proposta é votar na mesma sessão a PEC, relatada pelo senador Aloysio Nunes Fer-reira (PSDB-SP), e projeto de lei que disciplina a expropriação de propriedades rurais e urbanas envolvidas com exploração de trabalho escravo (PLS 432/2013), relatado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).

- A ideia é votar a PEC no pri-meiro turno, depois o projeto de lei, e em seguida a PEC no segundo turno. Vamos apreciar as emen-das de Plenário, e depois estará pronto para votar. A partir dessa emenda constitucional, vai se tomar a propriedade daquele que está fazendo trabalho escravo, que está contratando ou que está usu-

fruindo o trabalho escravo. Então, a legislação tem que ser bastante dura, mas bastante objetiva, para não se cometer injustiça – afirmou Romero Jucá, em entrevista.

Controvérsia

Em 19 de março, Aloysio Nunes aceitou mudar seu parecer, para, em vez de rejeitar, acolher como emenda de redação uma mudança sugerida por Jucá “para clarificar a legislação”. A emenda acrescenta a expressão “definido em lei” logo após a menção a exploração do trabalho escravo, como forma de impedir que uma eventual infração trabalhista seja confundida com trabalho escravo.

A emenda de Plenário resga-ta trecho do substitutivo à PEC 57A/1999 aprovado pela Câmara dos Deputados. A inserção do termo “definido em lei” vincularia a classificação de exploração de trabalho escravo à existência de um comando legal expresso, e a inter-

pretação do conceito não ficaria ao arbítrio da fiscalização.

A princípio, Aloysio Nunes re-solveu rejeitar a emenda por con-siderar esse temor infundado. Ele argumentou que a redação aprova-da pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em junho de 2013, não só havia eliminado a previsão de expropriação imediata de terras motivada por trabalho escravo, como também condicio-nava a imposição da pena a seu proprietário à regulamentação da prática por lei específica.

A necessidade ou não de uma nova definição para trabalho escra-vo é objeto de polêmica. Proprie-tários rurais alegam que, se não houver um conceito mais claro, fi-carão sujeitos a um excessivo rigor da fiscalização. Já quem defende um combate mais duro ao trabalho escravo alega que já há definições, como a que consta do art. 149 do Código Penal, que tipifica o crime de “redução a condição análoga à escravidão”.

Nacional

O Instituto Nacional do Se-guro Social (INSS) informou por meio de nota que os sistemas de atendimento do instituto estarão indisponíveis em todas as unida-des de 30 de maio a 1º de junho, devido à modernização do centro de processamento da Empresa

de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

Os serviços estarão restabele-cidos no dia 2 de junho. Segundo a nota divulgada, a interrupção também afetará os serviços previdenciários disponíveis no portal da Previdência Social e na

Central de Teleatendimento 135.Dessa forma, serviços como

o agendamento do atendimen-to, extrato de pagamentos, inscrição na Previdência Social, emissão da Guia da Previdência Social, entre outros, estarão indisponíveis.

Sistemas de atendimento do INSS estarão fora do ar de 30 de maio a 1o de junho

Page 11: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /2014 11Expresso Metropolitano

Casa CoMerCiaL aVeniDa PioXii 2 DOR,SALA,COZ,WC,GAR. 2 AUTOS

R$1.500/MÊS seguro fiançatitulo capitalização

aLugo saLas CoMerCiaisAVENIDA FARIA LIMA 35M2 COM WC

PRIVATIVO R$950/MÊS e 28m2 R$850/mes

sobraDÃo CoMerCiaLAV. PIO XII-MACEDO 4 DOR,AMPLA

SALA,COZ,GAR; 4 AUTOS R$1900/MESMAIS IPTU R$200/MES

JTo suPer MerCaDo LoPes MaCeDo 2 COMODOS E WC+ 3 COMODOS E WC

FUNDOS R$550/MÊS EACEITO DEPOSITO 3 MESES

sobraDÃo CoMerCiaL ViLa sÃo Jorge 3 DOR 1 SUITE,AMPLA SALA,OTIMA

VARANDA GAR. 2 AUTOSR$2.500/MES

aPTo ViLa rosaLia3 Dor 1 Suite, Gar. 1 Auto R$1.300/mês

mais condomínio R$420,00

gaLPÃo noVo Para LoCaÇao bonsuCesso 2000M2 COM 2000M2

A. TERRENO R$40MIL /MÊS

aPTo MaCeDo CHaMPs bagaTeLLi2 DOR C/ARMARIOS,SALA,COZ COM

FOGÃO ARM, DECORADOR$1.400,00MAIS COND.

aPTo goPouVa2 DOR,1 SUITE, EXCEL LOCAL

R$1400/MÊS MAIS COND.

aPTo MaCeDo3DOR 1 SUITE,SALA

COZ,WC,TOTALMENTE MOBILIADOGELADEIRA,FOGÃO,ARMARIOS CAMA,

MESA, SOFAS TALHERES, ETC.....GAR. 2AUTOS

R$2.500 MAIS IPTU

area 880M2COM GALPÃO 200M2

VILA SÃO JORGER$6.500,00/MES

R. ElIAs ACRAs, 283GuARulhOs/sp

R. sãO JORGE, 162GuARulhOs/sp

VenDe

LoCaÇÃo

aP. MoraDas CaLifornia JTO CHOUPANA REF.046

3 DOR 1 SUITE PLAN.,SALA COM SACADA,COZ PLAN.,

C, A. SERVIÇO,VAGA 1 AUTO R$320MIL

CoberTura DuPLeX boM CLiMa ( JTo ao saae)

2 DOR,SALA,C0Z,WC,MAIS AMPLA SALÃ E AREA DESCOBERTA PARTE DE CIMA COM WC GAR. 1 AUTO PREDIO BAIXO SEM ELEVADORR$300MIL TUDO PERTO PADA-RIA,FARMACIA, PTO ONIBUS,

ESCOLAS ETC........

aPTo ConD. VenTura guaruLHos “NOVO”

REF.109 2 DOR,SALA 2 AMB. COM SACADA,COZINHA, AREA

SERVIÇO GAR. LAZERCOMPLETO R$248MIL

sobraDÃo ConD.feCHaDo GOPOUVA REF.079SITE

3 DORS, AMPLOS,SALA 2 AMB,COZI-NHA PLAN,QUINTA,DEP. EMPR. GAR. 2AUTOS R$435 MIL OTIMO PREÇO

aPTo sQuare 132M2V.SÃO JORGE REF.104

3 DOR ,1 SUITES,C/CLOSE-T,SALA 2 AMB, C/SACADA

GOURMET,DEPOSITO LAZER COMPLETO R$780MIL

aParTaMenTo ViLLe Dór REF.048 SITE 3DOR,1 SUITE COM HIDRO, OTIMA SALA, COZ COM

DEP EMPR. GAR.2 AUTOS, LAZER COMPLETO R$530MIL

aPTo MaCeDo REF.1352 DOR,SALA AMPLA,COZ PLAN,

A.SERV,C/WC, R$245MIL

aPTo ConD. aLegria REF.137 3 DORT,1 SUITE,-SALA,COZINHA,1 WC, A.S,

VARANDA GOURMETLAZER COMPLETO,R$405MIL

aPTo sanTa C Lara2 DOR,SALA C/SACADA,COZ, AR. SERV, GARAGE R$199MIL

ACEITA FINANC REF.110

sobraDo noVo JDiM sTa CLara REF.089 3 DOR, SUITE, C/SACADA, SL 2 AMB,COZ A.SERV,

GAR.4 AUTOS, R$480MIL AC. FINANCIAMENTO BANCARIO

aPTo eVerDaY CenTro REF.111 3 DOR SUITE,SL 2 AMB,C/

VARANDA, GORMETCOZ LAZER COMPLETO R$450MIL

aPTo ViLa gaLVao3 DOR SUITE,SL 2 AMB,

76M2 VARANDA CHURRASQ, LAZER COMPLETO

R$350MIL

areas e gaLPÕes

gaLPÃo 1800M2AREA CONSTRUIDA EAREA 3600M2 ZUP 1

PREÇO R$4,5MILHÕES

area CuMbiCa 57.000M2 R$500/M2 ZONA MISTA

gaLPÕes 2.500M2 MAIS DOIS DE 500M2 PROXIMO

SHOPING BONSUCESSO R$800,00/M2

frenTe Para ViDa DuTra JTO SHOPPING INTERNACIO-NAL GALPÃO 13.000M2 DE

AREA CONSTRUIDA COM 16000M2 AREA DE TERRENO

R$2.000/M2

iTaQuera eXCeLTOPOGRAFIA 144MIL M2

A R$160,00/M2

Terreno 260M2, MACEDO REF.045

OTIMA TOPOGRAFIA R$425.MIL

area 3600M2COM FRENTE FERNAO DIAS

ESCRITORIO E GALPÃOESTRUTURA METALICA

R$1.800/M2 OTIMA LOCALI-ZAÇÃO MAIS DUAS ENTRADAS

sobraDÃo JDiM ParaVenTi3 DOR 1 SUITE AR CONDI-CIONADO, COPA COZINHA, QUINTAL CHURRASQUEIRA,

FORNO A LENHA, GAR. 3 AU-TOS EM TERRENO 8 METROS DE FRENTE R$399MIL OPO

RTUNIDADE MESMO

aPTo CoberTura CaLiforniaCENTRO REF.047

3 DOR, 1 SUITE, WC SOCIAL, 2sala c/sacada,,coz,wc, Play-

ground,Vaga 2 Autos. R$585MIL

LinDo sobraDoJDIM PINHAL REF.145N

3 DOR SUITE COM SACADA,TO-DOS C/ARMARIOS,SALA 2AMB

LAV. COZ PLAN,AR. SERV.C/ARMA-RIOS ,CHURRASQ

4 VAGAS R$650MIL ACEITO APTO 3 DOR 2 VAGAS ATE R$350MIL

aPTo CenTro “MassiMo” JTO ACM R$550MIL 94,8M2

UTIL REF.98 3 DOR ,2 SUI-TES,AMPLA SALA COM SA-

CADA GOURMET,ESCRITORIO COZ.AMERICANA,WC,GAR. 2 AUTOS COBERTA ARMA-

RIOS,DET. SANCAS,PORCELA-NATO LAZER PISCINA, SAUNA

,S.FESTAS BRINQUEDOTE-CA,QUADRA TENIS ,SALAO, S.JOGOS ETC...R$537MIL

aPTo JDiM sanTa CLara “noVo”

2 DOR,SALA COM SACADA EM EXCEL LOCAL DO BAIRROR$199MIL ACEITO FINANCIA/

TO BANCARIO

LinDo aParTaMenTo Du-PLeX boM CLiMa

4DOR, 2 Suites,COZ PLAN,-TERRAÇO 2 WCS GAR 3 AUTO R$600MIL 240MS UTIL ELE-VADOR. MOLEZA MESMO

aPTo Terreorua JoViTa ,ViLa rio

2 DOR,WC,A.S,GAR. R$-130MIL NÃO ACEITO FINAN-

C/O REF.HELCIO

oTiMo sobraDo sanTa CECILIA REF.062

5 DOR, 3 SUITES,TODOS COM ARMARIOS SALA ESTAR,

JANTAR EDICULA A. SERV. GAR 3 AUTOS R$580MIL

VALOR ABAIXO DO MERCADO LOCAL ACEITA FINANC.

aPTo eD. assaD CenTro(R. PeCELESTINO)REF.432 DOR,COM ARMARIOS,

SALA,COZ,2WC,.SALAO FES-TAS,PORTARIA 24HS 1 VAGA R$230MILOPRTUNIDADE DE

MORAR NO CENTRO

Page 12: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /201412 Expresso Metropolitano

Rua Joaquim Alves da Costa, 63Vila Progresso, Guarulhos-SP | CEP: 07095-190

Técnico Responsável Drª Monika E.J. Matroni CRO 12540

Odontologia EstéticaOrtodontia (Convênio e Particular)

Implante

EndodontiaPróteseClínica Geral

Agende uma avaliação:2463-3392 | 4965-7888 | 4965-6888

CRO-SP 4172

Estamos emGuarulhos a 12 anos!

Pioneira na cidade em traíra sem espinha. Fora a traíra oferecemos outras opções de peixes, como:

camarão, tilápia, salmão, casquinha de siri, caldeirada de frutosdo mar, moquecas e muito mais...

HOJE ESTAMOS EM NOVA SEDE, COM AMBIENTE COM ESTRUTURA RÚSTICA E AGRADAVEL.Rua Jardim Alegre, 355Jd. Zaíra - Guarulhos/SP

ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES.

2475-2159Temos �liais em São José dos Campos e Passa Quatro Sul de Minas.

Festival do camarão

Dia 28 de maio

ToDas as seXTas roDízio

De PeiXe greLHaDo

Recentemente, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antonio Levenha-gen, comentou a necessidade da contribuição dos trabalhadores filiados ou não aos sindica-tos para fortalecer a luta da classe trabalhista das categorias representadas. Para Levenha-gen, a mensalidade poderia ser descontada de todos os trabalhadores apenas uma vez por ano, com base no salário. Esse valor não faria tanta diferença para o empregado, mas impactaria de forma positiva nos sindicatos das respectivas categorias visando garantir um grande número de benefícios para todos.

A importância paga pelo trabalhador sindi-calizado para ajudar na manutenção, gastos, contas e promulgação de acordos e conven-ções coletivas de trabalho aos sindicatos das categorias é chamada de contribuição assis-tencial. Ao contrário da contribuição sindical, a ajuda assistencial não é obrigatória para todos os trabalhadores da classe, fato que infelizmente ainda causa polêmica.

Essa quantia assistencial é repassada ao trabalhador associado ao sindicato por meio de acordos coletivos. Entretanto, não há na lei decisão sobre valor e forma de como o desconto acontecerá. O que ocorre atual-mente é a definição de decisões por meio de consensos entre os empresários e instituições que representam os trabalhadores.

Clt

A contribuição é prevista no artigo 513 da CLT. É fato relevante que a ajuda aos sindicatos beneficia não só os trabalhadores associados, mas toda a classe independente da filiação. São inúmeros acordos coletivos realizados entre empresa e empregado, em que são negociados salários, jornada de tra-balho, seguridade e outros assuntos. Seria justo os trabalhadores, mesmo com tantos benefícios, não contribuírem?

As organizações sindicais tentam cada dia mais fazer com que o dinheiro cedido do trabalhador seja convertido em benefícios importantes para o empregado. A categoria dos comerciários do Estado de São Paulo, por exemplo, possui 68 sindicatos filiados à Federação, representando 2 milhões e 700 mil comerciários. A contribuição assistencial e sindical desses trabalhadores se transforma em ambulatórios médicos e clínicas odon-tológicas que se espalham pelo interior do Estado. Muitos desses benefícios na verdade deveriam ser oferecidos pelas prefeituras, governos estaduais e federal.

Há sindicatos que possuem academias, creches e clube de campo para a família do comerciário. Muitos deles encontram ali for-mas para amenizar o estresse, depois de jor-nadas exaustivas de trabalho. Estes recursos

Coluna Sindical

O 1o de Maio ainda não terminou

também vão para as ações que possibilitam a luta do trabalhador pela sua constante valorização.

boa hora

A posição do presidente do TST veio em boa hora. Agora é esperar que o bom senso prevaleça na regulamentação desse tema. É interessante também observar que as mani-festações do Dia do Trabalho ainda ecoam por todo o País. O barulho da Marcha das Centrais Sindicais ainda não cessou. Estamos ao lado dos que organizam campanhas fortes que tragam significativos aumentos reais e reajustes salariais. Defendemos reajustes permanentes do salário mínimo, para que este tenha poder de compra e possa adquirir mais bens e produtos e contribuir para girar a roda da economia.

Tanto na capital, como na região metro-politana, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, temos observado que este é o mo-mento ideal para avançarmos nas conquistas dos trabalhadores que pleiteiam por redução da jornada, para eliminar os efeitos perversos do Fator Previdenciário e garantir a proteção contra a demissão imotivada, entre outros pontos de interesse. Por isso, tenho dito: o 1º Maio é um dia que ainda não terminou.

Luiz Carlos Motta é presidente da Federação dos Comerciários do

Estado de São Paulo (Fecomerciários)

Page 13: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /2014 13Expresso Metropolitano

Pedro Marques

Av. RIO DE JAnEIRO, 86 - GuARulhOs

CoMpra - Vende - aLuga - adMinistra 24570381 77394051

CRECI: 108438

sobraDo ConDoMinio FECHADO JAÇANÃ PROX.

SONDA 2 DORMITORIOS, SALA , COZINHA,LAVANDERIA, 1 VAGA,

FINO ACABAMENTO ESTUDA IMOVEL (-) MENOR VALOR

R$270.000,00

Terreno ConTineMTaL V 10X25 PREÇO DE OCASIÃO

R$ 140.000,00

aParTaMenTo ProXiMo ao Carrefour LinDo

2 DORMITORIOS, SALA, COZINHA, WC, 1 VAGA, SALAO DE FESTAS,

QUADRAR$115.000,00 COM ESCRITURA

aParTaMenTo ViLa rio ProXiMo sHoPPing

PaTio sonDa 2 DORMITORIOS GRANDES, SALA,

COZINHA, WC, 1 VAGA R$ 190.000,00 ACIETA

FINANCIAMENTO

sobraDo isoLaDo noVo CONTINENTAL II

3 DORMITORIOS SENDO 1 SUITE, SALA 2 AMBIENTES, COPA,

COZINHA, LAVABO, QUINTAL.2 VAGAS ACEITA CEF E FGTS

R$ 420.000,00

sobraDo ViLa rio 2 DORMITORIOS, SALA, COZINHA,

WC, LAVABO, VAGAS COBERTA -QUINTAL LINDOR$ 320.000,00

ACEITA CARTA DE CREDITO

Casa noVa JD. forTaLeza 2 DORMITORIOS GRANDES, SALA

AMPLA , COZINHA GRANDE , WC, QUINTAL NA FRENTE E NOS FUNDOS, 2 VAGAS AREA 5X53

FINO ACABAMENTO R$ 210.000,00 ACEITA CEF E PLANO MINHA CASA

aPTo ViLa rosaLia noVo. PLano MinHa Casa MinHa ViDa2 dorM garnde – saLa aMpLa – CoZ – WC – a/s – Vaga

Terreno JD. CiTY .10X25 SÓ R$ 260.000,00 OTIMO PARA 2 UNIDADE

sobraDo LinDo noVo JD. Las Vegas 3 DORM. COM UMA SUITE – SALA GRANDE - COZ. GRANDE

– WC SOCIAL – LAVABO – LAVANDERIA - QUINTAL VAGAS DE AUTO FINO ACABAMENTO ACITA FINANCIAMENTO E F G.T.S

sobraDo noVo CHaVe na MÃoBOM CLIMA FORA DA ROTA DE AVIÃO.

3DORM COM SUITE- SAL A - COZ - A/S -4 VAGAS FINO ACABAMENTO DOC OK LIGUE E CONFIRME TABEALA 9 UNIDADES

aParTaMenTo ParaVenTe noVo 62M² 2 DORMITORIOS COM SUITE, SALA, COZINHA, WC,

AREA DE SERVIÇO, SACADA, 1 VAGA R$ 850,00 COM CONDOMINIO

Casa 2 DORMITORIOS , SALA. COZINHA, WC, 1 VAGA,AREA DE SERVIÇO. R$800,00 2 MESES DEPOSITO

sobraDo ViLa rosaLia noVa 3 SUITE, SALA DE ESTAR E JANTAR, LAVABO,

COZINHA, AREA DE SERVIÇO, 4 VAGAS R$ 3.500.00 COM DEPOSITO

LoCaÇÃo

Esportes

APAE Guarulhos é campeã do basquete no 16º JAG

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –APAE Guaru-lhos faturou o título de campeã do torneio de basquete, em jogo válido pelo 16º Jogos Adaptados de Guarulhos – JAG, realizado na quinta-feira (22), na Associação Cristã de Moços - ACM, no Centro.

A final, contra a Casa de David, teve que ser decidida através de lances livres, após empate em 6x6 no tempo normal e 0x0 na prorro-gação. O placar ficou em 7x6, com vantagem para a APAE. O terceiro lugar da modalidade ficou para a AMEA. O basquete é a décima mo-dalidade do 16º JAG a ser definida.

A programação termina na sexta-feira (23), após as disputas do atletismo, que terão início às 8h30, na Ponte Grande (Av. Do-mingos Fanganiello, 316). Mais de 2 mil pessoas, entre alunos e professores de 27 entidades de Guarulhos, São Paulo, São Sebas-tião e Mairiporã, participam do16º Jogos Adaptados de Guarulhos.

Bianca Pedro Marques campeã brasileira ouro Jiu-Jitsu 2014 no ginásio Ibirapuera dias 17 e 18 de maio 2014 pela academia Associação Pessoa de judo e artes marciais sito Jaçana.

Page 14: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /201414 Expresso Metropolitano

ARACAJU: R$ 275,00BRASILIA: R$ 107,00BELÉM: R$ 418,00CAMPINA GRANDE: R$ 359,00CUIABÁ: R$ 125,00CURITIBA: R$ 75,00FORTALEZA: R$ 269,00ILHÉUS: R$ 225,00JOÃO PESSOA: R$ 359,00JUAZEIRO DO NORTE: R$ 379,00MACEIÓ: R$ 359,00NATAL: R$ 339,00PETROLINA: R$ 386,00 PORTO ALEGRE: R$ 125,00RECIFE: R$ 269,00RIO DE JANEIRO: R$ 109,00SALVADOR: R$ 169,00SÃO LUIZ: R$ 299,00TERESINA: R$ 329,00

LaVa ráPiDo baHia

rua Pianura 2 - Jardim cocaia - Guarulhos - sP

2088-4733

4964-1088

LEVA E TRAZ

Page 15: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /2014 15Expresso Metropolitano

FiM dE SEMANA

aMauri Diniz roDrigues Guarulhos Acontece

O cantor LUCAS MORATO (Filho do Péricles) estará animando a galera do bairro dos Pimentas na Sexta feira (23), a partir das 22h. Local: Boteco dos Amigos, Av. Jucelino K. de Oliveira, 3.659, Pimentas - Guarulhos. No sábado (24) acontecerá a tradicional feijoada com pagode com os grupos SEMENTE SP, SURURU DA VILA e TURMA DO PASSINHO. Imperdível.

Nesta sexta feira (23) tem Samba do Cecap com Wal-mir Borges e Grupo Batucada Boa. Venha com sua família e amigos. Diversão e musica da melhor qualidade. Av. Monteiro Lobato, 3415 – Pq. Cecap

Nos dias 24 e 25 de maio o Grupo de Capoeira São Bento Me Chama estará realizando sua tradicional festa, batizado e troca de cordas. Haverá a presença de vários grupos de capoeiras, mestres renomados do meio e muita animação, rodas de capoeiras e bate papo. O Local do evento será no CÉU Paraido/Alvorada, na Rua Dom Silvério, s/n – Guarulhos. Parabéns à todos os membros do grupo e em especial ao Mestre Talismã pelo brilhante trabalho a frente da entidade.

Neste sábado (24) acontecerá Chorinho e Samba de Raiz aos Pés da Paineira. No Parque da Vizinhança no Bairro São Rafael. Haverá participação da Família Macambira, Choramingando, Samba do Sino, Canto Pra Velha Guarda e Pique Samba. A partir das 16:00 Hrs. O evento é organi-zado Pela E. E Cel Ary Gomes. Traga sua família e amigos e passe momentos agradáveis e inesquecíveis com estas feras da cultura popular.

Nesta sábado (24) a bela Michelle Cristina estará recebendo amigos e familiares para comemorarem seu aniversário no BOTECO RAIZ a partir das 21h. Todos os convidados estarão no embalo dos Grupos de samba Firmeza Total e Samba da Amizade. O Boteco Raiz fica na Av. Silvestre Pires de Freitas, 1822, Jd. Paraiso.

A dupla, Luiz Carlos Pereira de Sá e Guttemberg Nery Guanabyra que criou o estilo rock rural, apresenta seus gran-des sucessos neste sábado (24) às 20h e no domingo (25) às 18h no Adamastor. Compositores de letras que fizeram sucesso na voz de grandes interpretes da musica popular brasileira. Os cantores ficaram famosos após gravação da musica de abertura da novela global Roque Santeiro. Ao lon-go da carreira, eles gravaram mais de 30 CDs e 400 musicas. A dupla mistura, rock, baião, xote, xaxado, e ritmos caipiras de Minas Gerais e São Paulo nas suas apresentações.

Teatro Adamastor, Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. Entrada Grátis. Chegar uma (1) hora antes. Dois ingressos por pessoas.

41 anos de iMpÉrio de guaruLHos - A Escola de Samba Império de Guarulhos completa sábado (24) 41 anos de historias, lutas e conquista em prol do carnaval guarulhense. A escola mais antiga de nossa cidade estará recebendo os amigos na sua sede, para a grande festa em comemoração a todos estes anos. Entrada Franca. A Partir das 18h na Escola de Samba Império de Guarulhos, rua Dona Maria Quitéria, 100 – Jd. Vila Galvão. Parabéns a toda comunidade e direção.

Nossa Rainha do Carnaval de Guarulhos 2014 TATIANE GUEDES, esteve aniversariando nesta ultima quarta feira (21). Ela recebeu amigos e familiares no BAR DA AMADA no Bom Clima. Tatiane desejamos a você muita saúde, paz e sucesso. PARABÉNS

Quem esteve aniversariando na última segunda-feira (19) foi a nossa Princesa do Car-naval 2014 MICHELLE CRISTINA. A bela musa destaque do último carnaval está a semana inteira recebendo os parabéns e sendo home-nageada pelos amigos. Linda desejamos para você muitas felicidades, sucesso e muita saúde.

No dia 20 a nossa amiga CELI PEREIRA assoprou as velinhas. Ela esta completando mais um ano de vida, lutas, conquistas e su-cesso. Parabéns Celi que esta data se repita muitas e muitas vezes em sua existência.

A bela morena Queila Accioli esta aniversariando neste sexta-feira (23). A morena estará comemorando com os amigos próximos e familiares. Parabéns.

A pequena Isabela Rodrigues esta-rá aniversariando neste domingo (25). Linda muita saúde, paz e felicidades.

Próxima terça-feira (27) quem estará completando mais um ano de vida é o nosso amigo Robertinho Canneori. Ele é presidente do CLUBE Pq. CECAP e vocalista do grupo de samba Batucada Boa. Amigo Robertinho que esta data se repita por muitos e muitos anos de vida, saúde, paz e sucesso. Parabéns.

O nosso amigo e presidente do Bloco Carnavalesco Treme Treme CELSO VERME-LHINHO, esta aniversariando na sexta-feira (23). Ele receberá amigos e familiares para comemorarem mais um ano de vida e lutas. Celso é irmão do Vereador Pezão e casado com Cleide Higuti. PARABÉNS..

Quem estará aniversariando neste sábado (24) é nossa amiga Lidiane Trevisan, ela é esposa do Paulinho Trevisam. A família toda esta em festa. Parabéns.

É com alegria que desejamos um FELIZ ANI-VERSÁRIO a nossa amiga JOYCE ARAÚJO. Ela é irmã do saudoso Mes-trando BOLHA. E bela estará completando mais um ano de vida na pró-xima quarta (28). Joyce desejamos a você saúde, paz e muito sucesso em sua trajetória de lutas e conquistas.

Page 16: Expresso Metropolitano Edição 10

23 a 29 de Maio /201416 Expresso Metropolitano