Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

16

description

Slide de trovadorismo e humanismo (período literário)

Transcript of Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

Page 1: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo
Page 2: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

1. Leia a música e responda as questões:

Atrás da PortaQuando olhaste bem nos olhos meusE o teu olhar era de adeusJuro que não acreditei, eu te estranheiMe debrucei sobre teu corpo e duvideiE me arrastei e te arranheiE me agarrei nos teus cabelosNos teu peito, teu pijama

Nos teus pés ao pé da camaSem carinho, sem cobertaNo tapete atrás da portaReclamei baixinhoDei pra maldizer o nosso larPra sujar teu nome, te humilharE me vingar a qualquer preçoTe adorando pelo avessoPra mostrar que ainda sou tua

Page 3: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

a) Quais os sentimentos que podemos ver nessa música?

b) A pessoa, que “fala” na música, é um homem ou uma mulher? Justifique.

c) Você sabe quem escreveu essa canção? Caso saiba, escreva o nome de quem a compôs.

d) Na canção “Atrás da porta” Chico Buarque nos remete as cantigas trovadorescas. Que tipo específica de cantiga ele nos remete? Justifique sua resposta.

Page 4: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

2. Leia:“Ai, flores do verde ramo,

Se sabedes novas do meu amado?Ai, Deus, e u é?”

Escreva as palavras que completam os espaços:

Os versos acima pertencem a uma___________________________, característicado ________________________ português,estética literária dos séculos XII, XIII e XIV.

Page 5: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

2. Nas cantigas de amor,a) o trovador expressa um amor à mulher amada,

encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.b) o trovador velada ou abertamente ironiza

personagens da época.c) o “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da

ausência do amado.d) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em

postura platônica,expressa seu amor à mulher amada.e) existe a expressão de um sentimento feminino,

apesar de serem escritas por homens.

Page 6: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

4. Marque V para verdadeiro e F para falso.( ) As cantigas de mal dizer e de escárnio pertencem a lírica

trovadoresca.( ) As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e

o eu-liríco é feminino, apesar de serem escritas por homem.

( ) As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas características principais são a vassalagem amorosa e a coita de amor.

( ) A canção da Ribeirinha iniciou o trovadorismo português.( ) As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu-lírico

feminino, apesar de serem escritas por homens. A temática principal, quase sempre, é o sofrimento da mulher pelo amado que partiu.

Page 7: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

5. Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal.a) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.b) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.c) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.d) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.e) A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesa

Page 8: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

6. “Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaëlis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto” (Costa Pimpão)a) Qual é essa primeira época lírica portuguesa?b) Que tipos de composições poéticas se cultivavam nessa época?

Page 9: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

7. Assinale a alternativa INCORRETA:a) Na cantiga de amigo, o “eu-lírico” feminino lamenta a ausência do amigo distante;b) Na cantiga de escárnio, a sátira é feita indiretamente e usam-se a ironia e as ambigüidades;c) Na cantiga de maldizer, o erotismo pode estar presente;d) Na cantiga de amor, o apelo erótico é purificado e ocorre a idealização do amor;e) Na cantiga de amigo, usa-se o refrão, mas não existe paralelismo.

Page 10: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

a) A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida.

b) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.

c) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram freqüentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar.

d) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego- portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade.

e) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores.

Page 11: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

19. Amor, desamor e ciúme; freqüentemente inspiração na vida popular, bem como a exploração de eu feminino indicam cantigas de _______________.

20. “Um amor assim delicadoVocê pega e despreza (...)Nem sente que me envenenouSenhora, e agoraMe diga onde eu vouSenhoraSerpentePrincesa”

Esse fragmento da Queixa, de Caetano Veloso, mantém pontos de contato com a poesia trovadoresca. Quais são esses pontos de contato?

Page 12: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

01. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:

a) Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.b) Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.c) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo.d) Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental.e) Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de seu insignificância terrena.

Page 13: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

02. Ainda sobre o Humanismo, assinale a afirmação incorreta:

a) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento.b) Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca.c) Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV.d) Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.e) Retorna os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição.

Page 14: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

03. A língua portuguesa não é falada:

a) no arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira;b) em Gibraltar e nas Ilhas Canárias;c) no arquipélago de Cabo Verde, nas ilhas de São Tomé e Porto Príncipe, na Guiné-Bissau em Angola e em Moçambique;d) em Macau e em dialetos crioulos de Goa, Damão, Sri Lanka (ex-Ceilao), Java e Málaca;e) no Timor Leste, parte oriental da ilha de Timor, próxima da Oceania, mas que os mapas geopolíticos atuais incorporam ao Sudeste Asiático.

Page 15: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

04. ( ) A Provença, região sul da França, chamada Langue d´Oc ou Languedo, foi o berço das primeiras manifestações de uma lírica sentimental, cortês, refinada, que fazia da mulher o santuário de sua inspiração poética e musical.

05. ( ) Enquanto no sul da Europa, nas proximidades do Mediterrâneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco, voltado para a exaltação do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o espírito guerreiro, épico, que celebrava nas canções de gesta o heroísmo da cavalaria medieval.

06. ( ) No inicio do século XIII, a intransigência religiosa arrasou a Provença e dispersou seus trovadores, mas a lírica provençalesca já havia fecundado a poesia ocidental com a beleza melódica e a delicadeza emocional de sua poesia-música, impondo uma nova concepção do amor e da mulher.

07. ( ) A canção associava o amor-elevação, puro, nobre, inatingível, ao amor dos sentidos, carnal, erótico; a alegria da razão (o amor intelectual) à alegria dos sentidos.

Page 16: Exrcícios de t rovadorismo e humanismo

08. ( ) A poesia lírica dos provençais teve seguidores na França, na Itália, na Alemanha, na Catalunha, em Portugal e em outras regiões , onde também os temas folclóricos foram beneficiados com a forma mais culta e elaborada que os trovadores disseminaram.

09. ( ) Foi o que ocorreu em Portugal e Galiza: a poesia primitiva, oral, autóctone, associada à musica e à coreografia e protagonizada por uma mulher, as chamadas cantigas de amigo, passaram a se beneficiar do contato com uma arte mais rigorosa e mais consciente de seus meios de realização artística.

10. ( ) O primeiro trovador provençal foi Guilherme IX, da Aquitânia (1071-1127). Bernart de Ventadorn e Jaufre Rudel representam a poesia mais simples, facilmente inteligível; Marcabru, Raimbaut d´Aurenga e especialmente Arnault Daniel representam a poesia mais elaborada, com imagens e associações inesperadas, capazes de encantar os mais rigorosos exegetas, de Dante Alighieri a Ezra Pound.