f Ouvidor · colidiu com um veículo que prestava serviços para uma opera-dora de...

13
Ouvidor 30 de Janeiro de 2021 • Nº 1310 www.jornalouvidor.com.br Ano 30 Jornal Ano já começou!!! LENTES ANTIRREFLEXO Grátis *Consulte o regulamento. f CARNAVAL SEM FOLIA Após recomendação do Comitê de Contingência da Covid-19, o Governo do Estado sugeriu que os mu- nicípios suspendam os pontos facultativos do carna- val previstos para os dias 15 e 16 de fevereiro. Ci- dades se mobilizam para coibir quaisquer folias que possam promover aglomerações. Leia mais na Pág 5. Em Arujá onde todos os leitos para covid estão ocupados, aglomerações podem provocar multa. Leia na página 8. Receba todas as edições do Jornal Ouvidor pelo whatsapp. Basta enviar uma mensagem de seu celular para 11 976207778 dizendo: “Quero receber Ouvidor em meu whatsapp”. Com aval da justiça aulas presenciais voltam Em menos de 24h após TJSP determinar a suspensão das aulas presenciais em todo o estado nas redes públicas e até instituições privadas, a Justiça acata recurso do Go- verno e volta atrás. Leia mais na pág. 06 Essenciais em Santa Isabel Prefeito segue Decreto Federal e libera salões de beleza e academias. Dr. Carlos Chinchilla esclarece dúvidas da saúde e conta os desafios no combate ao Coronavírus. Na página 3 Todas as atividades que possam gerar aglomerações já estão proibidas

Transcript of f Ouvidor · colidiu com um veículo que prestava serviços para uma opera-dora de...

  • Ouvidor30 de Janeiro de 2021 • Nº 1310 www.jornalouvidor.com.brAno 30

    Jornal Ano já começou!!!

    *Co

    ns

    ult

    e o

    re

    gu

    lam

    en

    to.

    f

    novonovo

    *Con

    sult

    e o

    regu

    lam

    ento

    .

    *Con

    sult

    e o

    regu

    lam

    ento

    .Trabalhamos com as melhores marcas!

    Trabalhamos com as melhores marcas!

    (11) 99346-7723

    (11) 99346-7723

    Atendimento via whatsapp

    Atendimento via whatsapp

    Arujá - Santa Isabel - Itaquaquecetuba - Mogi das Cruzes

    Arujá - Santa Isabel - Itaquaquecetuba - Mogi das Cruzes LENTESANTIRREFLEXOGrátis LENTES

    ANTIRREFLEXOGrátis *Con

    su

    lte

    o r

    eg

    ula

    me

    nto

    .

    f

    CARNAVAL SEM FOLIAApós recomendação do Comitê de Contingência da Covid-19, o Governo do Estado sugeriu que os mu-nicípios suspendam os pontos facultativos do carna-val previstos para os dias 15 e 16 de fevereiro. Ci-dades se mobilizam para coibir quaisquer folias que possam promover aglomerações. Leia mais na Pág 5. Em Arujá onde todos os leitos para covid estão ocupados, aglomerações podem provocar multa. Leia na página 8.

    Receba todas as edições do Jornal Ouvidor pelo whatsapp. Basta enviar uma mensagem de seu celular para 11 976207778 dizendo: “Quero receber Ouvidor em meu whatsapp”.

    Com aval da justiça aulas presenciais voltamEm menos de 24h após TJSP determinar a suspensão das aulas presenciais em todo o estado nas redes públicas e até instituições privadas, a Justiça acata recurso do Go-verno e volta atrás. Leia mais na pág. 06

    Essenciais em Santa IsabelPrefeito segue Decreto Federal e libera salões de beleza e academias. Dr. Carlos Chinchilla esclarece dúvidas da saúde e conta os desafios no combate ao Coronavírus. Na página 3

    Todas as atividades que possam gerar aglomerações já estão proibidas

  • 2 Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021

    EditorialRoberto DrumondNo pé do ouvido!

    Decisão ArriscadaSalvo engano em agosto do ano passado quando se discutiu

    a primeira vez sobre o retorno às aulas presenciais escrevi aqui nesta coluna a respeito da experiência em Israel. Naquela oca-sião foi demonstrado naquele país do primeiro mundo que salas de aulas, cheias de crianças, usando máscaras, sob um calor infernal (apesar do ar condicionado), provocou o início de uma segunda onda de contágio que afetou não só os alunos, como também professores, servidores escolares e, por último, os fa-miliares dos estudantes.

    Essa semana as organizações profissionais dos professores obtiveram uma liminar cassando a determinação do governador João Dória de promover o retorno às aulas. O Governo do Esta-do reagiu e obteve a cassação da liminar obrigando todos os estudantes a retornarem às salas de aula na segunda-feira (dia 8 de fevereiro). E assim será pois, já foi definido inclusive que o município que não cumprir as determinações, sofrerá as conse-quências jurídicas de sua decisão.

    Em minha opinião é uma temeridade! Não vivemos em um país de primeiro mundo e, entre as nossas escolas e as escolas israelitas há uma diferença que vai das instalações escolares até ao biotipo dos estudantes. Muitas escolas não possuem sequer instalações sanitárias adequadas, que dirá ar condicionado nes-se verão que está se revelando uma canícula.

    Essa semana foi divulgado que 60% da população de Israel já foi vacinada e já se constata a queda no número de infectados pelo coronavírus. E aqui em nosso país? Vamos retornar às au-las graças a uma teimosia do Governador e a decisão da Justiça, mas será que não haverá o contágio? Será que não estamos an-tecipando demais, colocando em prática uma decisão que terá de ser revertida em 30 dias?

    Podemos ver o exemplo das festas de final de ano! Houve a liberação, a população foi para as ruas, comemorou e tivemos de lamentar um aumento enorme no número de contaminados e de óbitos, batendo os números mais altos do ano passado.

    Por mais que o Governo paulista se esforce não vai equipar todas as escolas com os meios de preservar a saúde dos estudan-tes e, consequentemente, dos professores, servidores e familia-res. Por mais que os dedicados professores e servidores façam, será muito difícil conseguir que as crianças, especialmente do ensino fundamental, mantenham o isolamento social e o cuida-do necessário à prevenção.

    Torço para que eu esteja errado, mas creio que essa decisão arriscada terá de ser revista em 30 dias diante de um alastra-mento ainda maior da pandemia.

    SEM FISCALIZAÇÃO – Apesar do governo do Estado ter de-cretado fase vermelha após às 20h, alguns estabelecimentos co-merciais de Igaratá, Arujá e Santa Isabel continuam funcionan-do normalmente. É possível ver tudo o que se passa nas ruas, exceto a presença de fiscais.SEM FISCALIZAÇÃO 2 – Uma opção para os cidadãos é fa-zer uso da denúncia junto ao Governo do Estado. A fiscalização pode ser feita por denúncia, que pode ser feita pelo telefone 0800-771-3541, disque-denúncia da Vigilância Sanitária do Es-tado. A ligação é gratuita.

    IGARATÁ DE VOLTA AO NINHO – Retornou ao setor de recursos hu-manos da Prefeitura de Igaratá a funcionária que foi afastada por suspeita de desvio de recursos. Ela ainda responde a uma inves-tigação da Polícia Federal pelo mesmo motivo.DE VOLTA AO NINHO 2 – É a mesma funcionária que na admi-nistração anterior do prefeito Elzo de Souza ingressou na justiça do trabalho com uma denúncia de desvio de função e terá de receber R$140.000,00 através de precatório que deve vencer esse ano. GANHA MAIS – O ex vereador Coquinho foi nomeado diretor do Núcleo de Apoio de Inclusão Social e Desenvolvimento da Cidadania. Esse foi um cargo criado sob medida para a falecida assistente social Diones Fortes. No caso do ex vereador, foi só para aumentar os seus vencimentos, já que a sua função será a mesma de sempre, cuidar do transporte sanitário.GANHAM MAIS – Cumprindo a Lei complementar 173/2020, os servidores municipais não tiveram reajuste em seus salários, mas alguns privilegiados receberam o benefício de uma gratifi-cação de 20% apesar da lei que proibiu a concessão de aumen-tos, reajustes, bonificações e gratificações do funcionalismo pú-blico. São os apaniguados.COMTUR – Na montagem do Conselho Municipal de Turismo os atuais administradores da pasta inovaram. Levaram para a as-sembleia responsável por eleger os representantes da sociedade civil, 30 funcionários públicos, garantindo a maioria dos votos. Os membros do Conselho que conquistaram o título do MIT (Mu-nicípio de Interesse Turístico) ficaram fora da representação.BATIDOS – Em 29 dias da atual administração três veículos da Prefeitura já foram danificados. Um caminhão de lixo e a novís-sima caminhonete do serviço de trânsito. O mais grave deles foi resultado, segundo algumas testemunhas de imprudência e alta velocidade: O Fiesta de placas DNM 4569 teve a frente destruí-da em um acidente na SP 66 (estrada de Guararema), próximo à D. Pedro I. BATIDOS 2 – Segundo informações obtidas no local, o Fiesta colidiu com um veículo que prestava serviços para uma opera-dora de telecomunicações, estacionado sobre a calçada. No aci-dente, o veículo atropelou cones, escadas e felizmente não atin-giu ninguém. Consta que o motorista do carro oficial não é funcionário da prefeitura, mas um prestador de serviço.FECHADA – As redes sociais da Prefeitura de Igaratá in-formam que o executivo está funcionando sem recepção ao público. Segundo se informa trata-se de uma precaução em decorrência do alto índice de pessoas contaminadas com a Covid-19. Entre os afetados, consta que todo o departamen-to jurídico está doente.FECHADA 2 – Esse fechamento ocorre exatamente alguns dias depois de o prefeito Elzo de Souza ter convocado de vol-ta os servidores com mais de 60 anos que estavam afastados por pertencerem aos grupos de risco. O funcionário que qui-ser se manter em “home office” tem de comprovar a sua con-dição de grupo de risco através de exame médico oferecido pela própria municipalidade.

    SANTA ISABELNA RAÍZ – O recurso disponibilizado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para o ribeirão Araraquara está

    provocando uma revisão substancial do projeto. A administra-ção de Fábia Porto estabeleceu prioridade para a parte do ribei-rão próximo à secretaria de serviços, mas a atual administração acredita que o problema deve ser encarado no início e não no fim. Quer mudar o local da intervenção para o canal do ribeirão no Bairro 13 de Maio.NA RAIZ 2 – O problema é que o prazo para a utilização do recurso termina em junho, sem tempo hábil, portanto, para fazer um novo projeto e desenvolver todas as tratativas necessárias para a liberação do recurso. Se o município não utilizar o dinhei-ro, simplesmente perde o direito.TECNOLOGIA – A empresa que presta serviços de tecnologia para a administração de Santa Isabel, a Cecam (Consultoria Eco-nômica, Contábil e Administrativa Municipal), teve o seu con-trato emergencial concluído no dia 6 de janeiro desse ano. O prefeito Carlos Chinchilla assumiu a administração no dia 4, o que tornava impossível fazer uma nova licitação antes que todos os serviços da prefeitura ficassem travados por falta de sistema, inclusive a folha de pagamento.TECNOLOGIA 2 – A administração conta que foi necessário encaminhar ao Ministério Público e ao Poder Judiciário um ofí-cio relatando a necessidade de renovar o contrato com a Cecam para que a municipalidade não travasse. Após a sinalização po-sitiva de que poderia realizar tal renovação, sem prejuízo de cair em crime de improbidade administrativa, a empresa ganhou mais um ano no município.BOICOTE – Dias após o prazo final da Cecam no município, o E-ouve recebeu uma denúncia questionando se a prefeitura já tinha começado a produzir crimes de improbidade. Aparente-mente, o denunciante, cuja identidade se mantém em sigilo, ti-nha um alto posto na gestão passada e sabia que não havia prazo suficiente para renovação do contrato, mas nada fez para evitar prejuízos à cidade.BOICOTE 2 – A falta de material para fazer a manutenção de estradas também foi apontada como a herança que ninguém que-ria ter. A chuva de verão tornou a demanda nas estradas cada vez mais urgente e alguns moradores já se sentem ilhados. CONTRATOS – O prefeito Carlos Chinchilla confirmou essa semana que todos os contratos celebrados na administração an-terior estão sendo revisados. Os que tiverem qualquer indício de irregularidade serão cancelados.ASSÉDIO MORAL - A Prefeitura deve abrir, nos próximos dias, procedimento administrativo para apurar denúncia de assé-dio moral. De acordo com relato de vítimas, o assediador tem o péssimo hábito de gritar com os funcionários e prestadores de serviço da pasta. Já tem fila disposta a denunciá-lo.LOTADA – Na quinta-feira, 28/01, a UPA de Santa Isabel ficou lotada. Pacientes reclamaram que aguardavam na fila de atendi-mento por mais de uma hora. No final do dia, a unidade de saúde registrou o total de 149 atendimentos, 82% eram de pacientes que, na classificação de risco são considerados casos pouco ur-gente, em que o paciente necessita de atendimento, mas pode ser atendido no consultório pelo médico do posto de saúde.LOTADA 2 – Além dos 122 atendimentos cuja classificação de risco era verde, 04 eram azul (não é urgente, ou seja, o paciente poderá aguardar atendimento sem risco ou poderá ser encaminhado para seguimento ambulatorial) e 23 amarelo (é urgente, o paciente necessita de atendimento priorizado, mas pode esperar).PREOCUPA – Dr. Luis Paulo, Diretor Clínico da UPA, dis-se que ficou impressionado com a quantidade de pacientes cuja demanda nem era para ocorrer em tempo de pandemia, com uma quarentena vigente. “Atendemos adultos e até crianças de queixo cortado que se machucaram em evento em chácara ou clube aquático, atividades que não são de quem ficou em casa”, lamentou. PREOCUPA 2 – O médico explica que a UPA visa atendimen-to de urgência e emergência e no caso de uma paciente enfartan-do, a ele será dada a prioridade, pois a vida dele está em risco. “Os pacientes mais graves recebem prioridade, não é por ordem de chegada”, explica.

  • Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021 3

    Chinchilla destaca açõese desafios no combate ao Covid-19

    “Eu vou transformar essa cidade num canteiro de obras

    e todos aqueles um dia que duvidaram, vão testemunhar a força de quem realmente quer

    trabalhar por Santa Isabel”, diz Dr. Carlos Chinchilla em

    entrevista ao Ouvidor

    O tema era a saúde, mas a entrevista realizada na quinta-feira, dia 28/01, com o Prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, começou com uma declara-ção de otimismo e um notório desejo de deixar como legado para o município: uma cidade com mais infraestrutura e qualidade de vida.

    Referente à Pandemia, Chinchilla res-saltou a importância da colaboração de todos com os cuidados, constantemente divulgados como fundamentais, que são: o uso de máscara, de álcool em gel e o distanciamento mínimo.

    “Já estamos tão perto de uma vacina-

    Érica Alcâ[email protected]

    ção em massa, vamos manter os cuida-dos para que nosso sistema não entre em colapso. E é esse o objetivo do meu de-creto, evitar o colapso. Hoje nós temos leitos disponíveis graças a competência da equipe médica e de enfermagem”, disse Chinchilla.

    O Prefeito destacou que não está rece-bendo recursos estaduais e federais para combater a Covid-19 e criti-cou a Câmara Municipal que limitou a porcentagem de re-cursos que o Poder Executivo pode remanejar sem autori-zação da Casa de Leis.

    “São cerca de R$17 mi-lhões que não poderei rema-nejar da maneira adequada, isso num mo-mento de pandemia, o que limita as ferramentas que necessito para trabalhar”, disse o Prefeito.

    Dr. Carlos agradeceu ao ex-prefeito Helio Buscariolli que doou um gerador de energia para garantir o funcionamento das geladeiras onde ficam armazenadas as va-cinas. “Queremos incluir como grupo prioritário de vacinação os funcionários

    de manutenção da UTI, os coveiros, os trabalhadores de serviços funerários e ou-tros que nós gestores entendemos que es-tão na linha de frente do combate ao Co-vid-19, apesar de não serem considerados da saúde”, enfatizou.

    O DecretoApesar da fase mista da quarentena ter

    iniciado na segunda-feira, 25/01, o Decre-to Municipal No 6.379 só foi publicado no dia 28/01, Chinchilla conta que o jurí-dico utilizou este temo para adequar a norma municipal às características do comér-cio da cidade, que inclui como essencial o trabalho

    dos produtores de água. Outra característica do Decreto Mu-

    nicipal é que ele usa o do Decreto Fede-ral nº 10.282/2020, como referência das atividades essenciais. Assim, ao contrá-rio da determinação do Governo do Es-tado, em Santa Isabel está liberando na fase vermelha - aos finais de semana e feriado, bem como no período noturno durante a semana (das 20h às 6h) - o

    funcionamento de salões de beleza, bar-bearias e academias de esporte de todas as modalidades.

    No Youtube do Jornal Ouvidor você confere o vídeo de entrevista com o Pre-feito Chinchilla.

    Decreto deSanta Isabel libera salões de beleza,

    barbearias eacademias aos

    finais de semana

  • 4 Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021

    O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

    CLASS OUVIDOR

    EDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO DE 20 DIAS.PROCESSO Nº 1003909-29.2018.8.26.0543

    O(A) MM. Juiz(a) de Direito da 2ª Vara, do Foro de Santa Isabel, Estado de São Paulo, Dr(a). Cláudia Vilibor Breda, na forma da Lei, etc.

    FAZ SABER a(o) Lojas Brasil Ltda., sediada na cidade de São Paulo, no bair-ro de Pinheiros, à Rua dos Pinheiros, n.º 939, inscrita no CNPJ n.º 68.240.522/0001-02 e I.E. n.º 113.513.698.117, foi proposta uma ação de cancelamento de registro público c/c pedido de tutela antecipada que Helena Elias Dib move em face de Lojas Brasil Ltda e outro. Em síntese, alega a parte autora que é proprietária do imóvel descrito na inicial (fl.02), objeto da Matrícula nº 14.004 do Registro de Imóveis desta Comarca, tendo tomado conhecimento que, conforme R.4 e R.5 da mencionada matrícula, uma parte ideal de 50 mil m² do referido imóvel foi aliena-do ao corréu Agustin Barres, e outra parte, de 192 mil m², à corré Lojas Brasil Ltda. Afirma que tais alienações foram efetuadas mediante instrumento de pro-curação falso, no qual constou como procurador da autora o Sr. Hailton José Ca-valcanti de Alcântara. Assevera desconhecer o Sr. Hailton, de modo que jamais outorgou-lhe qualquer procuração. Por esses fatos relatados, invoca intervenção Jurisdicional do Estado, para que decrete as nulidades apontadas, para que ela Requerente possa retomar a sua propriedade. Encontrando-se a ré em lugar incer-to e não sabido, foi determinada a sua CITAÇÃO, por EDITAL, para os atos e termos da ação proposta e INTIMAÇÃO para que, no prazo de 15 dias uteis, que fluirá após o decurso do prazo do presente edital. Nos termos do artigo 344 do Código de Processo Civil, se o réu não contestar a ação, no prazo de 15 dias úteis, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formula-das pela autora. Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei. NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade de Santa Isabel, aos 10 de ju-nho de 2020.

    TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULOCOMARCA DE SANTA ISABEL FORO

    DE SANTA ISABEL 2ª VARA

    EDITAL DE PROCLAMAS

    Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

    Sinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

    ARTHUR DE OLIVEIRA NETO e ALÍCIA APARECIDA SANTOS ARAUJO, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de São Paulo-SP, filho de Carlos Davi de Neto e de Vanda Maria de Oliveira Neto; e ela natural de Jandira-SP, filha de Antonio Carlos de Araujo e de Fátima Aparecida Izidoro dos Santos, residentes e domiciliados à Estrada Ramiro Catto, 240, Itapeti, Santa Isabel-SP.LUÍS FERNANDO DE SOUZA LOBO e PALOMA SILVA FRANÇA, ambos brasileiros, solteiros, naturais desta cidade, ele filho de Laércio Aparecido Lobo e de Laura Aparecida de Souza Lobo, residente e domiciliado à Rua Rozendo Mathias Nazareth, 158, Parque São Benedito, Santa Isabel-SP; e ela filha de Gonçalo Pires de França e de Roseli Silva França, residente e domiciliada à Rua das Dálias, 262, Jardim Novo Éden, Santa Isabel-SP. SANTIAGO DE PONTES e AMANDA LIMA DA SILVA, ambos brasileiros, solteiros, naturais desta cidade, ele filho de Licinio de Pontes e de Vilma Rosa de Almeida Pontes; e ela filha de José Rodrigues da

    Silva e de Maria de Lourdes de Lima, residentes e domiciliados à Avenida Ilario Dassiê, 435, Jardim Eldo-rado, Santa Isabel-SP.JOSÉ MAIRON DE SOUZA MELO e JÉSSICA APARECIDA DA PAIXÃO, ambos brasileiros, sol-teiros, ele natural de Lagoa de Ouro-PE, filho de Jorge Barboza de Melo e de Eliane Leite de Souza Melo; e ela natural desta cidade, filha de Roberto Luiz da Paixão e de Santina Evangelista da Paixão, residentes e domiciliados à Avenida Jânio da Silva Quadros, 164, Jardim Eldorado, Santa Isabel-SP.CARLOS EDUARDO DA SILVA e GABRIELLE AZIAH CASINO, ele brasileiro, natural de Arujá--SP, filho de Luiz Carlos Barbosa da Silva e de Regina Celia Gonçalves da Silva; e ela de nacionalidade americana, filha de Tonia Lee Casino, residentes e domiciliados à Rua Maestro Avelino Alvim Pinto, 13 de Maio, Santa Isabel-SP.

    Água. Sabendo usar, não vai faltar.

    VENDE-SE IMÓVEL - MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO, ARUJÁ, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E ÁLVARES MACHADO SP

    Licitação SABESP CSS 02805/20 - Alienação de Imóveis nos municípios de São Paulo, Arujá, São José dos Campos e Álvares Machado – SP (5 Lotes) - Lote1: Rua Mamoré, 296, Bom Retiro, município de São Paulo, SP; Lote 2: Rua Sebastião Pereira, lote 8, com Av. Hans Ossamu Suzuki, lote 7, Arujamérica, município de Arujá, SP; Lote 3: Rua Frediano Bianchi, 22, Vila Cesar, município de São José dos Campos, SP; Lote 4: Rua Antonio Bortoluzzi ao lado do nº 221, Centro, município de Álvares Machado, SP; Lote 5: Rua Manoel Quirino de Mattos, 1729, esquina com Rua Ângelo Bunioto, Sapopemba, município de São Paulo. Edital completo disponível p/ download a partir de 19/10/20, mediante obtenção de senha no acesso “Cadastro de Fornecedores”. Informações: via site, e-mail [email protected] ou tel (11) 3388-6377. Informações sobre obtenção de senha e “download” pelo tel. (11) 3388-6812/6724. A1ª sessão pública realizada dia 04/12/20- foi deserta. 2ª sessão pública: O envio das “Propostas” ocorrerá a partir da 00h00 (zero hora) do dia 02/03/21 até às 09h00 do dia 03/03/21 - www.sabesp.com.br/fornecedores. As 09h00 será dado início a Sessão Pública. SP 23/12/20 (CPI). A Diretoria.

    Roberto Saraiva de Alencar, brasileiro, casado, natural de São Paulo-SP, residente e domiciliado na cidade de Igaratá-SP, deixa sua esposa Guilhermina e seus três filhos: Flávia, Ricardo e Cláudia.

    José Américo da Silva, brasileiro, casado, natural de Buíque-PE, residente e domiciliado na cidade de Igaratá-SP, deixa sua esposa Rita e seus quatro fi-lhos: Ivo, Ivonete, Ilza e Ivaldete.

    Ana de Oliveira Xavier, brasileira, viúva, natural de Pedralva-MG, residente e domiciliada em Igaratá-SP, deixa 12 filhos: Inês, Ana Maria, Tereza, Mário, Otací-lio, Neusa, João, Lúcia, Benedito, Rita, Renato, Célia.

    CONTRATA-SE Motoboy com motocicleta própria. Necessário experi-ência e bons conhecimentos da região. Enviar currículo para o Jornal Ouvidor pelo WhatsApp 011 979650001

    FERREIRINHA ELETRICISTA Residencial, predial & industrial. Atendemos toda a região. Pronto atendimento - WhatsApp: 011 97194-7685.

    VISTA VERDE Vendo lote 320m² declive c/ escritura. 100mil à vista. Ñ aceito troca. Renan: 1196480-4504.

    COMPRO E VENDO Compro, vendo, troco carros até 10 mil em bom estado, doc. ok. Pg à vista. Zap: 11998628950

    VENDE-SE Chácara 1000m² c/ piscina 290mil à vista e sobradinho 80m² na cidade 80mil. TR:11971988769.

    PRECISA - SE Serralheiro oficial e meio oficial. Whatsapp: (11) 93482-5582.

    OPORTUNIDADE Casa 3 qtos sala cozinha garagem 2 vagas Próx Styllus VL 300mil. TR: 11998932224/11998649519.

    VENDO TERRENO 321mt² s/ benfeitorias docs ok próx à Santa Casa. Ac pela R Mario Mendes de Camargo ao lado cs 575. Es-critura registrada VL 85.000,00. Tr c/ proprietário Jorge Nunes 12996229797 wpp

    ALUGA-SE APTO Novo, Centro, Atrás do Fórum, 2 dorm, sala/coz, WC e sacada, c/ lav. 97202-5079/97172-3236.

    VENDO TERRENO Pq Santa Tereza. VL do meio lote 70mil. TR: 11 97340-4531.

    VENDO CASA Casa nova. 2qtos sala cozinha garagem. Jd Eldorado 210mil ac/ f. bancário. TR: 46578499

    ALUGA-SE 1 casa de 3 cômodos e outra de 4 cômodos, luz separa-da. Fone: 4657-5518. Cel: 1194260-3374.

    VENDO APTO 2qtos sala coz 2vagas. Mogi atrás Shop 270mil quitado ou 170mil passa dívida ac auto. 973404531

    ALUGA-SE Alugo casa pequena, quarto/ cozinha/ banheiro e lavan-deria. Centro. TR: 9.7289.6277.

  • Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021 5

    Bruno [email protected]

    Cidades cancelam carnavalAté agora, Santa Isabel foi a primeira da região a decla-

    rar o cancelamento oficial de qualquer atividade que promo-

    va público e aglomeração no carnaval 2021. Estado cance-

    lou feriados carnavalescos

    Em reunião do Consórcio de Desen-volvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) a maioria das cidades da re-gião optaram pela suspensão dos pontos facultativos do carnaval previstos para os dias 15 e 16 de fevereiro. A medida visa evitar aglomerações afim de conter o avanço da Covid-19. Ontem o governador João Doria anunciou adesão à medida e recomendou que os demais municípios do estado façam o mesmo.

    “Estamos cancelando os pontos facul-tativos dos próximos dias 15 e 16, sendo assim, não teremos feriado de carnaval em todo o estado. Essa é a recomendação do Centro de Contingência para, com isso, manter sob controle a expansão da pandemia”, afirmou Doria. Com a medi-da repartições públicas, assim como os

    postos de saúde e comércios devem fun-cionar normalmente.

    Das cidades que compõem o Conde-mat, Santa Isabel foi uma das que decidiu manter o calendário normal, porém em reunião do Conselho Municipal de Saúde, ocorrida nesta semana, a secretária da Pasta, Rosa Ravazzi informou que o mu-nicípio não irá promover nenhuma festi-vidade presencial: “Podemos até fazer al-guma apresentação online por meio da secretaria de Cultura, mas isso ainda está em discussão. Não vamos realizar nenhu-

    ma atividade com público e com nossos fiscais vamos coibir qualquer festa parti-cular que possa infringir as determinações de segurança contra a Covid-19”, disse.

    Cerca de 12 visitadores sanitários, além de agentes de controle de vetor, fiscais sani-tários e do Meio Ambiente do município devem participar desta operação: “A ação visa autuar qualquer aglomeração e para isso, faremos primeiro uma abordagem edu-cativa de conscientização em seguida uma notificação, mas se as irregularidades per-sistirem aí sim o município poderá intervir

    através de alguma multa”, explicou Rosa. O presidente do CONDEMAT, e prefei-

    to de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, justificou que a medida de suspender os pontos facul-tativos vem de encontro com os cancela-mentos das festas carnavalescas em grande parte do Brasil: “Tomamos essa medida numa tentativa de evitar que a população viaje para outras regiões e participe de aglo-merações, o que poderia agravar a situação da pandemia na nossa região que já está com a taxa de ocupação em leitos de UTI muito elevada e registra uma alta acelerada nos novos casos de Coronavírus”, disse.

    Para o Condemat, além de manter os serviços públicos, a decisão também cola-bora para a continuidade da vacinação contra a Covid-19 e beneficia comércios e empresas com o funcionamento das ativi-dades durante os dois dias.

    Arujá e Igaratá ainda não definiram qual será a estratégia adotada para promo-ção ou não do carnaval e se suspenderá o ponto facultativo assim como fará o esta-do. O secretário estadual de Desenvolvi-mento Regional, Marco Vinholi, disse que as prefeituras têm autonomia para to-mar a decisão sobre os festejos carnava-lescos, mas orientou que sigam a reco-mendação do governo estadual.

  • 6 Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021

    Foto: AIPMI

    Bruno [email protected]

    MARCELO FERNANDES MADRUGA, Torna público que requereu na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrope-cuário SEMADA o ALVA-RÁ AMBIENTAL de supres-são de vegetação para construção de Residência Unifamiliar à Rua Tamanduá, Lote 04, Quadra 72 do Resi-dencial Terras Altas, municí-pio de Santa Isabel – SP.

    Ana Paula De Oliveira da Silva, torna público que re-quereu na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvol-vimento Agropecuário SE-MADA ao Alvará Ambien-tal para uma Residência Unifamiliar Assobradada a Rua Sabiá, Bairro Ouro Fino, quadra 24 lote 15, Re-sidencial Terras Altas.

    SOLIN INDUSTRIA E COMÉR-CIO DE ARTEFATOS DE CI-MENTO LTDA-ME Torna público que requereu na Secretaria Munici-pal de Meio Ambiente e Desenvol-vimento Agropecuário SEMADA a Renovação de Licença de Operação de 2021 para FABRICAÇÃO DE ARTEFATOS DE CIMENTO PARA USO NA CONSTRUÇÃO) por um prazo legal de 5 anos, à RO-DOVIA PRESIDENTE DUTRA, KM 195, S.Nº, BAIRRO CACHO-EIRA SANTA ISABEL SP.

    Igaratá recebe respiradores de última geração

    Para auxiliar pacientes de Covid-19, o Minis-tério da Saúde enviou

    dois equipamentos modernos que podem

    salvar vidas

    A Secretaria da Saúde de Igaratá recebeu ontem, 29/01, dois respira-dores portáteis de última geração. Cada equipamento custa cerca de R$40 mil. A conquista é parte da in-tervenção do Deputado Federal Márcio Alvino (PL) que atendeu ao pedido de seus colegas de partido, sobretudo o Prefeito Elzo de Souza.

    Essenciais para a manutenção da vida, os respiradores são utiliza-dos principalmente em casos de re-moção de pacientes com crise res-piratória que podem ser causadas

    pelo novo Coronavírus, ou em ra-zão de algum trauma, infarto, der-rame cerebral ou acidentes.

    “Os respiradores já estão prepara-dos para o atendimento e certamente oferecem mais segurança aos pacien-tes que necessitam deste recurso”, co-

    memora a secretária de Saúde, Ta-tiany Oliveira.

    Na próxima semana, o Jornal Ouvidor entrevista a secretária de Saúde de Igaratá, o vídeo será trans-mitido em nosso canal oficial no Youtube. Acompanhe.

    Justiça autoriza retorno das aulas presenciais

    Depois de liminar acatar pedido de Sindicatos dos

    Professores e suspender a retomada das aulas presencias em todo o

    estado, Governo recorre e justiça volta atrás, mas deixa decisão nas mãos

    das famílias

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) derrubou ontem, 29/01, liminar que determinava a suspensão das aulas presenciais nas redes estadual, municipal e institui-ções particulares. Na quinta-feira, 28, Juíza do TJSP havia determina-do que enquanto o estado estiver nas fases vermelha e laranja, consi-deradas de maior restrição do Plano São Paulo, atividades presenciais estariam proibidas.

    Ao conceder a nova decisão, a Justiça atendeu a um pedido do go-verno de São Paulo e possibilitou que as aulas presenciais sejam per-mitidas no estado mesmo nas fases de maior agravamento da pandemia.

    A maioria das cidades paulistas estão na fase laranja, incluindo a Capital e a Grande São Paulo, da qual Arujá e Santa Isabel fazem parte. Seis regiões estão na fase vermelha, entre elas o Vale do Pa-raíba, ao qual pertence Igaratá.

    Ainda segue valendo a medida em que a partir das 20h até às 6h todas as regiões do estado entram em fase vermelha. Aos finais de semana e feriados essa determinação vale em todo o período.

    A ação que derrubava a volta às aulas presenciais tinha sido movida pela Fepesp, Apeoesp, CPP e Afu-se, organizações que representam a classe dos professores no estado. A Juíza Simone Gomes Rodrigues Caroseti, da 3º Vara da Fazenda Pú-blica do TJSP, entendeu que as au-las presenciais não deveriam ser retomadas em nenhum município do estado enquanto estes estiverem nas fases laranja ou vermelha: “A situação atual da crise sanitária não justifica a reabertura das escolas, principalmente nas áreas que estão em classificações mais restritivas”, pontuou a Juíza.

    Na decisão, mais recente expe-dida ontem pelo Presidente do Tri-

    bunal de Justiça de São Paulo, Ge-raldo Francisco Pinheiro Franco, o magistrado entendeu que embora as aulas possam voltar presencialmen-te a partir da próxima semana, ain-da assim caberá às famílias decidi-rem se as crianças devem ir presencialmente às aulas ou não.

    O governo do Estado disse que, todas as mais de 5,1 mil escolas estaduais estão preparadas para a volta segura das aulas: “Destina-mos mais de R$700 milhões para a compra de insumos, como másca-ras e álcool em gel. Nossa priori-dade se manterá em garantir a se-gurança e saúde de nossos estudantes e servidores, além do direito a educação”, completou.

    Assim as aulas estão autoriza-das a retornar já a partir do dia 1º de fevereiro nas instituições particula-res e na rede municipal e no dia 8 do mesmo mês, podem voltar nas escolas estaduais.

    Padrões mortaisMuitas vozes atuais protestam pelo

    fim dos padrões estéticos, que afetam a todos, principalmente mulheres. Conde-nar um conceito é mais fácil e indolor: culpamos o padrão, o patriarcado, a vai-dade feminina, a mídia, as redes sociais.

    Mas, apesar de todas essas abstrações terem grande influência, o que realmen-te mata são profissionais negligentes so-mados a pessoas em uma busca inconsequente pela beleza.

    E foi essa combinação mortal que tirou a vida de uma jo-vem influencer de 26 anos, mãe, que passou por complicações depois de uma cirurgia de lipoaspiração e não resistiu.

    Psicologicamente, o ser humano tem tendência em agrupar e padronizar, e ele faz isso com tudo: processos de trabalho, comportamentos, forma de se vestir e estética.

    Padronizar, para o cérebro, é uma maneira de unificar um seguimento, e assim ele se sente mais confortável para agir diante daquele parâmetro. Para nossa mente, fazer isso é real-mente importante e representa uma maneira de se proteger.

    É por isso que quando alguém quebra um padrão, existe um desconforto por parte de muita gente. Imagine você em um restaurante, e de repente entra uma mulher de lingerie e um homem de cueca. Quebra de padrão! As pessoas comentam, ficam assustadas, outras riem, e pode ser até que alguém fique extremamente indignado. Apesar das diferentes reações, uma coisa é fato: todos os cérebros conhecedores dos padrões irão responder àquele estímulo.

    O que podemos fazer então, já que os padrões sempre estarão lá?

    Viver, apesar deles. Dentro dos milhares de padrões que existem na sociedade, há um elemento ainda intocado, que re-siste firmemente e que a psicologia adora estudar: a individua-lidade humana.

    Um padrão pode ser destruído, mas logo surgirão outros e outros. Mas nossa individualidade sempre estará lá, e não po-demos deixá-la emudecer por conta de regras sociais.

    Calar nossa identidade nos faz esquecer de quem somos, do quanto de beleza existe em nós, de nossos valores, e de tudo o que representamos para além de um corpo físico.

    Muitas garotas e garotos por aí têm deixado sua identidade de lado para se encaixar, e isso tem matado muita gente.

    Ninguém poderá sobreviver afogando a própria identidade.Calar-se demais também mata.

    Psicóloga Camila Britto Mais textos em @papo_de_psicologia

  • Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021 7

    Érica Alcâ[email protected]

    Saiba como acionara Defesa Civil

    Pancadas de chuva e alaga-mentos, entenda quando e

    como acionar a Defesa Civil da sua cidade

    Ouvidoria, Guarda-Municipal, 190, 193, afinal, você já sabe quem deve chamar em caso de emergência?

    Após uma série de transtornos provocados pelas chuvas de verão, a Prefeitura de Arujá criou um Núcleo de Prevenção de Desastres e Transtornos Causados pela Chuva. O secretá-rio municipal de Segurança Washington Luís Beolchi Adami responde pela Defesa Civil arujaense, mas o Núcleo é composto de diver-sos colaboradores do poder executivo e legis-lativo que, em 90 dias, deve concluir uma aná-lise identificando áreas de risco e apontando

    ações de prevenção específicas.Em Santa Isabel, o secretário de Serviços

    Municipais Carlos Eduardo Barbosa Souza Bento responde pela Defesa Civil.

    Compete à Defesa Civil:Prevenção: apontar as medidas que devem

    ser adotadas a fim de evitar ocorrências de de-sastres ou a preparação da população;

    Socorro: age no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida;

    Assistencial: auxilia na criação de abrigos, alimentação e atenção médica às vítimas e de-sabrigados;

    Recuperativa: quando investimentos são feitos para a recuperação das condições de vida existentes antes desastre, no mais curto espaço de tempo possível.

    Na próxima terça-feira, dia 02/02, às 14h, o Jornal Ouvidor entrevista o secretário de Segu-rança de Arujá, Washington Luís, acompanhe em nossas redes.

  • 8 Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021Página Digial

    Especialistas orientam sobrevazamento de dados pessoais

    Na semana passada, um vazamento de dados pessoais expôs informações de 220 milhões de brasileiros, segundo o DFNDR Lab, laboratório de pesquisa de segurança da PSafe. De acordo com a empresa, foram expostos nomes completos, datas de nasci-mento, CPF, além de dados de 104 milhões de veículos e de 40 milhões de empresas. De acordo com a jurista e mestre em Direi-to Penal, Jacqueline Valles, esses dados seriam mais que suficientes para um gol-pista tentar obter um cartão de crédito, em-préstimos, realizar aberturas de empresas, entre outros delitos.

    Oficialmente, a origem do problema ainda não é exata, mas o Procon-SP noti-ficou a Serasa Experian pedindo explica-ções sobre o problema. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Código de Defesa do Consumidor (CDC) preveem sanções para esse tipo de ocorrência. A Serasa nega o vazamento, mas o fato sus-cita novamente a questão das fraudes no ambiente virtual.

    A jurista Jacqueline Valles afirma que o vazamento de dados é um problema anti-go. “Daqui para a frente, entretanto, com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção

    de Dados), esses vazamentos terão que ser evitados a qualquer custo pelas empresas, sob pena de pesadas sanções já previstas na lei”, explica. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em 18/9/2020 para disciplinar as regras sobre o tratamento e armazenamento de dados pessoais, restabelecer ao titular desses da-dos o controle de suas informações e prote-ger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade. As sanções previstas pode-rão ser aplicadas a partir de agosto.

    “Os dados pessoais de todos já foram expostos de alguma forma”, concorda Alexandre Hogata, CEO da empresa Ci-bertech, especialista em tecnologia da in-formação, mas que, há um ano, passou a trabalhar na implementação das diretrizes da LGPD nas empresas. “Não há ninguém cujos dados pessoais não tenham ido para a chamada Deep Web, por isso, a LGPD apareceu para ser uma poderosa aliada contra esse problema, pois impede que um site faça qualquer armazenagem de dados pessoais sem autorização do usuá-rio”, acrescenta.

    A Deep Web, “internet profunda”, em tradução livre, é uma área da internet que

    fica “escondida” e tem pouca regulamen-tação, não pode ser acessada por meio de pesquisas em buscadores, como o Google ou Bing e não é acessada digitando um endereço em um navegador comum.

    O que fazer ao descobrir que seus dados foram vazados

    “Quando uma pessoa descobre que seus dados foram vazados é preciso fa-zer um boletim de ocorrência eletrôni-co, porque desta clonagem pode surgir uma empresa, um financiamento, entre outras situações, forjadas através dos dados pessoais indevidamente obtidos por terceiros. O BO é uma forma de aju-dar a comprovar, caso necessário, que você não foi o autor”, orienta a jurista Jacqueline Valles.

    Para evitar fornecer dados pessoais ao realizar uma transação pela internet, o es-pecialista Alexandre Hogata orienta: “Antes de comprar via web em um site que você não conhece, pesquise tudo o que puder, investigue, se convença de que o endereço realmente é ilibado. Aliás, o Procon-SP tem uma lista chamada ‘Evite esses sites’, que pode ser uma excelente fonte de informação para evitar o risco de

    ter os dados vazados”.Sobre a maneira de pagar via web, se

    através de cartão de crédito, débito ou bo-leto bancário, Hogata afirma que, para evitar vazamento de dados, nenhuma de-las faz muita diferença: “A forma de pa-gamento não vai minimizar perder dados pessoais pela internet. O que ajuda, como disse, é pesquisar muito quando o site é desconhecido. Nos mais famosos, a prote-ção aos dados já está sendo realizada de forma acelerada, para evitar as sanções da LGPD. Em todo o caso, eu sugiro o paga-mento via PIX, quando o site oferecer essa possibilidade”, complementa.

    Com a repercussão do mega vazamen-to, também surge a dúvida sobre a necessi-dade de contratar um advogado quando uma pessoa fica sabendo de algum golpe em que seus dados foram utilizados de for-ma fraudulenta. A jurista orienta: “A con-tratação de advogado é necessária quando, por exemplo, um golpista realiza um em-préstimo ou aluga um imóvel utilizando os dados da vítima. Caso ao contrário, não há uma ação confirmada, repito que o registro de um boletim de ocorrência online é a me-lhor opção”, finaliza Valles.

    Bruno [email protected]

    Cresamu na berlindaO contrato entre Santa Isabel

    e o Cresamu está sob análise, mas o descontentamento com os serviços prestados, podem pesar na decisão do Governo

    de romper definitivamente

    Atraso no atendimento de ocorrên-cias, sobrecarga em cima dos socorristas do município, pagamentos desordenados são só alguns dos muitos problemas pon-tuados em reunião, ocorrida na quinta--feira, 28/01, do Conselho Municipal de Saúde sobre os serviços do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (CRESAMU) em Santa Isabel. O Prefeito Dr. Carlos Chin-chilla, que esteve presente na reunião, declarou que não descarta a possibilida-de de romper o contrato.

    “O Cresamu nunca foi um desejo meu, sempre alertei a antiga gestão, com o meu conhecimento técnico de que, não era a melhor opção para Santa Isabel naquele momento aderir a este consórcio, mas fui voto vencido”, disse o Prefeito.

    O descontentamento de Chinchilla com o Cresamu já vem inclusive sobre uma possível dívida trabalhista que a em-presa Pró-Saúde, que administrava o con-sórcio deixou aos seus colaboradores: “Querem empurrar essa dívida aos muni-cípios que fazem parte do consórcio, mas nós não vamos assumir essa responsabili-dade. Estou revisando ponto a ponto do contrato e se houver necessidade reinci-dir, o faremos”, disse.

    Santa Isabel assinou contrato com o Cresamu em maio de 2018. Trata-se de um consórcio que administra as unidades do SAMU de cidades do Alto Tietê como Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Arujá.

    A central de regulação do Cresamu fica em Mogi, e é para lá que vão as cha-madas de emergência destes municípios. A central então encaminha estes pedidos para as bases do SAMU de cada cidade.

    “Das 20 chamadas que tivemos registra-das em dezembro, 18 foram atendidas pelos nossos socorristas, ou seja, paga-mos por um serviço que não supre as nossas necessidades e cuja regulação de referência não condiz com a nossa reali-dade”, pontuou o Prefeito, acrescentan-do: “A administração passada assinou com o Consórcio alegando uma econo-micidade de mais R$40 mil mês com fo-lha de pagamento de horas extras, pagas aos nossos socorristas, mas essa econo-mia foi para o espaço”.

    Cada município paga um valor mensal ao Cresamu pelo trabalho prestado. Santa Isabel pagava, em 2018, R$94,1 mil. Atu-almente esse valor é de R$133.451,69.

    Em nota o Cresamu informou que está disposto a sentar-se com o governo municipal e Conselheiros afim de ouvir as queixas e reclamações e encontrar soluções imediatas: “Estamos impossi-bilitados de nos manifestar pelo total desconhecimento de quaisquer aponta-mentos ora instados e sem anuência do Município consorciado. Iremos marcar como o município e sim estamos dis-postos a ouvir as queixas e reclama-ções”, finaliza a nota.

  • Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021 9Página Digial

    Prefeituras que descumprem Plano SP ficam na mira do Ministério Público

    Secretaria de Desenvolvimen-to Regional está notificando

    municípios que afrouxam re-gras; Prefeitos ficam sob risco

    de sanções na Justiça

    As notificações administrativas da Se-cretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado às Prefeituras que descumprem o Plano São Paulo estão mo-tivando intervenções do MP (Ministério Público) para que a estratégia de enfrenta-mento ao coronavírus seja seguida à risca. O Estado reforça que as medidas são im-prescindíveis para conter a pandemia em

    todas as regiões.Neste mês, a pasta já notificou 16 Prefei-

    turas. Os ofícios foram enviados aos gestores públicos de Agudos, Aparecida, Araçoiaba da Serra, Bauru, Cachoeira Paulista, Campi-nas, Guaratinguetá, Lins, Nova Odessa, Ou-rinhos, Piedade, Piratininga, Redenção da Serra, Roseira, São Sebastião e Taubaté.

    “O Governo do Estado espera que os municípios respeitem o Plano São Paulo para conter o avanço de casos e mortes pelo coronavírus. O momento é delicado, conforme amplamente divulgado nos últi-mos dias. Salvar vidas depende da res-ponsabilidade de todos os órgãos e agen-tes públicos. Não podemos aceitar

    desobediência à reclassificação, sobretu-do em regiões que apresentam índices in-discutivelmente preocupantes”, afirmou o Secretário Marco Vinholi.

    Segundo jurisprudência definida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em abril de 2020, as medidas sanitárias, epidemio-lógicas e administrativas definidas pelos Governos de Estado devem ser suplemen-tadas pelas Prefeituras. Ou seja, os muni-cípios têm autonomia para ampliar as res-trições definidas pelos Estados, mas não para suprimi-las parcial ou totalmente.

    A análise de eventuais divergências é de incumbência do MP. As iniciativas das Promotorias são majoritariamente favorá-

    veis ao cumprimento do Plano São Paulo. Nesta semana, o Procurador-Geral de Jus-tiça Mário Luiz Sarrubbo divulgou uma recomendação aos prefeitos paulistas para que acatem as decisões do Governo do Estado dentro do Plano São Paulo, sob pena de medidas judiciais cabíveis.

    Os casos de descumprimento também vêm sendo noticiados pela imprensa. Nos últimos dias, o MP já intimou as Prefeitu-ras de Araçariguama, Bauru, Laranjal Paulista, Piedade, Ourinhos, Sorocaba, Votorantim e Taubaté, entre outras. Em caso de desobediência, os gestores públi-cos ficam sujeitos a punições determina-das pelo Poder Judiciário.

    São Paulo entrega mais 1,8 milhão de doses da vacina do Butantan para o Brasil

    Deste total, 410 mil doses vão ficar no Estado para dar

    continuidade à campanha de imunização, que já ultra-passou a marca de 333 mil

    pessoas vacinadas

    O Governo de São Paulo liberou nesta sexta-feira (29) novo lote com 1,8 milhão de doses da vacina contra o novo corona-vírus desenvolvida pelo Instituto Butan-tan em parceria com a biofarmacêutica Sinovac Life Sciences, completando cro-nograma estabelecido com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Minis-tério da Saúde, que previa a entrega de 8,7 milhões de vacinas até 31 de janeiro.

    Do total liberado nesta sexta-feira, cer-ca de 410 mil doses foram destinadas ao Centro de Distribuição e Logística da Se-cretaria da Saúde de São Paulo, seguindo

    critério de proporcionalidade e equidade do SUS (Sistema Único de Saúde).

    “Com esse novo lote, São Paulo vai conseguir imunizar especificamente o público-alvo da sua primeira fase de vaci-nação, trabalhadores de saúde, os profis-sionais e aqueles que atuam em hospitais públicos do estado de São Paulo, indíge-nas, quilombolas e idosos residentes em asilos”, disse o Governador João Doria, na coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

    Todas as doses deste novo lote desti-nado ao Ministério da Saúde foram enva-sadas, rotuladas e embaladas no Butantan a partir de matéria-prima enviada da Chi-na, e passaram por rigorosa inspeção de controle de qualidade.

    Para o próximo dia 3 de fevereiro, quarta-feira, é esperada a entrega de uma nova remessa de 5.400 litros de IFA (In-sumo Farmacêutico Ativo) vindos da fá-

    brica da Sinovac para envase no Butan-tan, o que permitirá a produção de mais 8,6 milhões de doses da vacina, aproxi-madamente. Outros 5.600 litros estão em fase avançada de liberação.

    Processo de envaseA fábrica, com área produtiva de 1.880

    metros quadrados, possui atualmente cer-ca de 370 profissionais, dos quais 120 fo-ram contratados em janeiro para reforçar a produção da vacina contra o novo coro-navírus. A capacidade de envase diário planejado para a vacina contra a CO-VID-19 é de até um milhão de doses.

    O primeiro passo, a partir do recebi-mento da matéria-prima, é armazená-la em câmara fria e contêiner de aço inox. A partir disso, o contêiner é encaminhado para a sala de tanques para transferência do composto para a bolsa de agitação e, daí, para o tanque pulmão, onde ocorre o processo de envase.

    Durante o processo de envase os frascos-ampola são lavados e esterili-zados por meio de ar seco quente, pas-sam automaticamente para a entrada da máquina envasadora e, por meio de es-teiras automáticas, são posicionados nas agulhas que despejam o produto dentro dos frascos via bomba dosado-ra. Os frascos-ampola já com o produto são entregues pela esteira automática à Recravadora, para recebimento do selo de alumínio.

    Uma terceira fase é a inspeção visual manual, rotulagem e checagem dos rótu-los e, por fim, embalagem dos frascos--ampola. Por último, após o conteúdo en-vasado, são feitos testes de qualidade por amostragem, incluindo aspecto, pH, volu-me extraível, volume médio, teor de alu-mínio, teste de vedação, osmolalidade, identidade, conteúdo antigênico, toxicida-de, esterilidade e endotoxina.

    Dentista falsa em ArujáDenúncia de exercício ilegal

    da profissão ocorreu nesta semana, a mulher confessou

    que não tinha diploma

    Na quarta-feira, 27/01, a Polícia Civil de Arujá abriu u inquérito para investigar as atividades de uma mulher de 25 anos

    que fazia atendimento odontológico na ci-dade, com diversos tratamentos.

    A jovem não tem registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO), mas ti-nha consultório fixo no Bairro Jd. Planal-to e divulgava seus serviços nas redes so-ciais. Acionada pelo Conselho Regional de Odontologia, que receberá a denúncia, a Polícia Civil imediatamente entrou em

    ação. Na sala de espera havia pacientes, alguns há três meses se consultavam com a dentista, sem saber que a mesma não ti-nha registro.

    A falsa dentista confessou aos investi-gadores que não concluiu o curso de odontologia. Materiais e equipamentos que comprovam que ela fazia o exercício ilegal da profissão foram apreendidos e

    ela foi levada para a Delegacia de Polícia, onde foi indiciada com base no artigo 282 do Código Penal.

    O Conselho Regional de Odontologia (CRO) recomenda que, antes de contratar um profissional, o cidadão procure se ele está cadastrado no Conselho Federal de Odontologia no endereço eletrônico: www.website.cfo.org.br

  • 10 Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021Página Digial

  • Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021 11Página Digial

    Érica Alcâ[email protected]

    Áries 21-3 a 20-4 – En-quanto continuarem as dis-cussões e brigas em torno

    de recursos e possibilidades, ninguém poderá se considerar livre o suficiente para tomar decisões que encaminhem a novos e maiores empreendimentos. A liberdade é impagável.

    Touro 21-4 a 20-5 – Ainda que haja pessoas que mere-çam sua raiva, pois toma-

    ram atitudes ofensivas e não voltaram atrás, mesmo assim será importante lembrar que elas são pessoas que, como você podem errar, mas também conser-tar os erros cometidos.

    Gêmeos 21-5 a 20-6 – As coisas se tornaram insupe-ráveis momentaneamente, mas como seus planos fi-

    caram desbaratados, a sensação resul-tante é de que esta condição veio para ficar. Pense melhor: você já viveu isso no passado, e tudo já foi superado.

    Câncer 21-6 a 21-7 – Dar-se ares de importân-cia nunca será o mesmo

    que conquistar verdadeiro valor a par-tir de atitudes nobres e obras qualifi-cadas. A cultura legitimou o fingimen-to de tudo, mas assim mesmo é que andam as coisas.

    Leão 22-7 a 22-8 – As coi-sas atingiram o ponto do in-suportável, e como passou tempo demais sem nada efi-

    ciente ter sido feito para consertar os er-ros, a raiva emerge legítima do fundo da alma, clamando por soluções que, talvez, sejam impossíveis obter.

    Virgem 23-8 a 22-9 – Sua alma consegue reconhecer com clareza tudo o que

    tem que ser mudado, mesmo o que você não gostaria de mudar. Ante um panorama desse tamanho e importân-cia, o melhor a fazer é despreocupar-se e confiar.

    Libra 23-9 a 22-10 – As tendências raramente são percebidas pela maioria,

    mas apenas pelas pessoas com a alma devidamente antenada, que decifram grandes situações em pequenos deta-lhes. Agora que está consciente, faça bom uso das informações!

    Escorpião 23-10 a 21-11 – A insegurança não seria ruim, se fosse alimentada

    por reflexões e questionamentos. Con-tudo, a insegurança atual é alimentada pela certeza de que, para continuar na trilha feliz, será necessário mudar os relacionamentos.

    Sagitário 22-11 a 21- 12 – Erros e acertos misturaram--se na mesma fórmula, che-

    gando a ponto de confundir-se entre si, A partir de agora, só o silêncio será eficiente para fazer com que as coisas retomem um mínimo de clareza. Prefi-ra sempre o silêncio!

    Capricórnio 22-12 a 20-1 –Buscam-se culpados para legitimar o desejo de ocu-

    par o lugar de vítimas. É assim que se perpetua um jogo social que, à medida que o tempo passa, faz com que tudo se complique que mais ainda, e nada de solução para ninguém.

    Aquário 21-1 a 19-2 – A torpeza não se conserta com uma torpeza maior

    ainda. De tanto acumularem-se, os er-ros agora causam raiva inesperada, porém, há de se tomar sumo cuidado para que uma situação assim, excep-cional, não se transforme em rotina.

    Peixes 20-2 a 20-3 – Aqueles que se colocam numa posição superior

    estão lá para dar o exemplo de como de como se fazem melhor as coisas, como se presta serviço mais eficiente. Quan-do isso não é assim, a cultura dota re-gras subvertidas e pervertidas.

    Tendência para 2021:Decote nas Costas

    Sensualidade e leveza para toda mulher

    Peças com decote nas costas evidenciam a sensualidade da mulher de uma forma menos ób-via, por isso, essas peças fazem sucesso em qualquer estação.

    No dia a dia opte por decotes que respeitem também o seu es-tilo, assim você encaixa a ten-dência do decote nas costas ao conforto e a sua personalidade.

    Dicas para vocêacertar na escolha

    O Sutiã – Peças com decote nas costas pedem liberdade! Por isso, o ideal é não ter ne-nhuma peça bloqueando a re-gião, mas se você não se sente confortável sem a lingerie, opte pelos sutiãs adesivos que co-brem apenas os seios.

    Vale ficar de olho naqueles

    modelos de lingerie com di-versas opções de decote, em que você pode deixar as costas à mostra, sem que as tiras fi-quem aparentes.

    Por outro lado, você também pode criar compo-sições criativas e usar a peça deco-tada por cima de uma blusinha jus-ta e mais básica! Ou, ainda, usar um sutiã de renda com as costas trabalha-das para comple-mentar o visual.

    Lembre-se que não existe certo e errado, tudo é questão de compor as tendências ao seu estilo e perso-nalidade.

  • 12 Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021Página Digial

    Esporte em evidência

    Falta de recurso, de incentivo e de reco-nhecimento tudo isso começou a ficar no passado, foi isso que disseram os atletas ho-menageados na última quinta-feira, 28/01.

    O Prefeito de Santa Isabel Dr. Carlos Chinchilla, ao lado da vice Teresinha Ar-quiteta, promoveu um encontro com atle-tas de diferentes modalidades para anun-

    ciar que eles podem contar com o poder público, “Uma cidade deve reconhecer seus talentos”, disseram.

    Receberam a homenagem os represen-tantes dos times NumGuentu e Bayern, o primeiro foi vice-campeão paulista de fut7 série C e o segundo vice-campeão paulista fut7 série D.

    Do planeta das duas rodas, Leandro Silva foi vice-campeão paulista de enduro 2020 e Rafael Godoi se destacou como campeão copa paulista MTB XCO sub 40 de 2020.

    Foram discursos emocionados tanto do prefeito quanto da vice que ouviram atentamente cada homenageado contar o

    seu ciclo de desafios que muitas vezes, so-zinhos, conseguiram ultrapassar para al-cançar tantas vitórias.

    Projetos futuros virão e o Jornal Ouvi-dor se comprometeu a conversar com os atletas em nossos programas de entrevis-ta. A partir de fevereiro tem mais esporte na rede do Ouvidor, companhe!

    Bayern - vice campeão paulista fut7 série D Leandro Silva - vice campeão paulista de enduro 2020

    NumGuentu - vice campeão paulista de fut7 série C Rafael Godoi, campeão copa paulista MTB XCO sub 40 de 2020

  • Jornal Ouvidor - Sábado / 30 de Janeiro de 2021 13

    Multa por aglomeraçãoem Arujá pode ultrapassar R$10 mil

    A decisão foi tomada pelo Comitê Co-vid-19 e assinada pelo Prefeito Dr. Luis Ca-margo que salientou o dever público de ze-lar pela saúde de todos os cidadãos. “Encerramos a semana com todos os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocu-pados, em razão disso peço, encarecidamen-te, que evitem qualquer tipo de aglomeração

    na cidade, inclusive nesse final de semana”, apelou o prefeito.

    O secretário municipal de Segurança, Washington Luis Beolchi Adami, ressal-ta que a fiscalização será intensificada em todos os comércios, serviços e áreas da cidade.

    “Os eventos culturais ou esportivos es-tão todos proibidos. A Guarda Civil Munici-pal (GCM) irá, a princípio, fazer a orienta-ção. Se houver desobediência, poderá autuar a pessoa jurídica ou física, que for responsá-vel pela aglomeração, em R$2.677,22. Na reincidência, o valor será em dobro e, caso persista, será aumentado em até quatro ve-zes”, alertou.

    O Secretário esclarece que os comer-ciantes dos trailers da Av. Amazonas podem atender presencialmente até as 20h, e após esse horário e nos finais de semana, somente poderão trabalhar até às 22h no sistema de-livery ou take away, jamais permitindo o acúmulo de pessoas.

    Segundo a assessoria de imprensa, o De-creto N° 7.599 que adequa Arujá ao Plano São Paulo está disponível no site da prefei-tura (no link http://prefeituradearuja.sp.gov.br/cti/atos/ )

    A Prefeitura detalha que Arujá está na fase laranja, conforme a reclassificação do governo estadual, das 6h às 20h e, após esse horário e nos finais de semana está na fase

    vermelha, quando somente os serviços es-senciais podem funcionar e de entrega de comida via delivery, drive thru ou sistema take away ou take out (em que o cliente pode pegar o produto e consumir fora do es-tabelecimento).

    Na fase vermelha está proibido o funcio-namento de bares, adegas e locais que pos-sam gerar qualquer acúmulo de pessoas, em qualquer horário em todo o final de semana e feriados.

    Já durante a fase laranja (de segunda a sexta-feira), bares, restaurantes, lanchonetes e comércios que vendem alimentos podem atender clientes para consumo em seu inte-rior com capacidade permitida de até 40%.

    Com 100% dos leitos de UTI ocupados, Decreto Municipal

    de Arujá estabelece multa a partir de R$2.677,22 para

    quem promover aglomeração