Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja...

112
100 DIAS DE ORAÇÃO Sou igreja , sou promessa! Eu Pr Sou com 21/06 - 28/09/2019 IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA

Transcript of Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja...

Page 1: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

1

1 0 0 D I A S D E O R A Ç Ã O

Sou igreja, sou promessa!

Eu

PrSou

com

Fé2 1 / 0 6 - 2 8 / 0 9 / 2 0 1 9

I G R E J A A DV E N T I S TA D A

PROMESSA

Page 2: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

2

EXPEDIENTETextos:

Alan Pereira RochaAmadilson Soares de Paula

Eleilton William de Souza FreitasEliane Salvador Corrêa da Silva

Eudoxiana Canto MeloGilberto Fernandes Coelho

Jailton Sousa SilvaJosé Wilbert Magalhães

Luis Cesar Galvão CamargoMateus Almeida da Silva

Revisão dos textos:

Editora Longarina

Capa e projeto gráfico:

Mendes Guimarães Propaganda

Fale conosco:

Rua Boa Vista, 314 – 6º Andar – Conj. A Centro – São Paulo, SP – CEP 01014-000

Tel. (11) 2955-5141 – GEVC

www.vozdoceneculo.com.br

Page 3: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

3

OBJETIVOO projeto “100 dias de oração” é uma ação planejada pela liderança geral da Igreja Adventista da Promessa para acontecer nos quatros anos da gestão 2016/2019. Consiste em um período de consagração para toda a igreja, com algumas atividades devocionais programadas, tais como: leitura bíblica, jejum, orações individuais e coletivas, vigílias, cultos no templo e nos lares, oração de madrugada e outros. A principal intenção é incentivar a busca pelo avivamento espiritual e também levar os membros a entender e cumprir sua missão enquanto oram. Desejamos que, no final de cada um desses períodos, encontremos a igreja renovada pelo Espírito Santo, mais encorajada à oração e às demais práticas devocionais, mais sedenta pela presença de Deus, mais disposta ao serviço a Deus no dia a dia, mais ciente de sua missão, de seus dons, mais dedicada nos relacionamentos. Queremos ver também mais manifestação de dons espirituais na igreja, mais comunhão e solidariedade entre os irmãos. Com este objetivo e estas intenções em mente, neste último ano do projeto, refletiremos, de forma mais específica, nas experiências e nas orações dos Heróis da Fé. Vamos meditar e orar em torno da jornada espiritual de Abraão, Jacó, Moisés, Raabe, Samuel, Davi, Elias, Jeremias, Daniel, Ester, Neemias, Maria, Paulo e João. Sabemos que

“tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar” (Rm 15.4)

e, certamente, há muito que aprender com os homens e as mulheres que deixaram suas marcas e tiveram suas histórias registradas na Bíblia. Seguramente, este período de reflexão e oração será um tempo abençoador para a Igreja do Senhor.

Page 4: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

4

INFORMAÇÕES GERAIS1. Neste ano, o programa de “Consagração dos 100 dias de oração” será desenvolvido por toda a igreja, no período de 21 de junho a 28 de setembro, tendo como tema: “Orando com os heróis da fé”.

2. Este livreto que você tem em mãos é um roteiro de atividades para este período, contendo textos bíblicos para leitura direcionada, reflexões e motivos de oração para todos os 100 dias.

3. Várias atividades coletivas serão realizadas pela igreja neste período de consagração, contudo, este roteiro pode e deve ser usado para direcionar o seu momento de oração pessoal e diário, portanto, você pode usá-lo como seu devocionário.

4. Sugerimos que os cultos propostos no projeto tenham a seguinte ordem:

• Início com um hino ou cântico, referente ao tema do dia indicado no roteiro. • Leitura bíblica. • Oração. • Cânticos de louvor a Deus. • Mensagem de acordo com o tema do dia indicado no roteiro. • Intercessões objetivas e de acordo os motivos de oração indicados para cada dia. • Oração em conjunto.

5. Convocamos todos os ordenados promessistas (pastores, presbíteros, diáconos e diaconisas) para um jejum especial, nas últimas quartas-feiras de cada mês, durante o período de oração (26/06, 24/07, 28/08 e 25/09), tendo como propósito o fortalecimento do corpo ministerial da Igreja Adventista da Promessa.

6. No mês de setembro, aos sábados, teremos uma série de sermões missionários para serem pregados em todas as igrejas.

7. As atividades e os programas devocionais propostos neste roteiro são colocados aqui a título de sugestão, portanto, podem ser adaptados pela liderança local.

Page 5: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

5

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE OS 100

DIAS DE ORAÇÃO

1. Culto de Oração no Templo

“Bendizei ao Senhor, todos vós, servos do Senhor que assistis de noite na casa do Senhor” (Sl 134.1).

O culto deverá ser iniciado às 20h e os diretores poderão seguir as diretrizes temáticas especificadas neste roteiro para realizá-lo.

2. Culto de Oração nos Lares

“E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e anunciar a Jesus, o Cristo” (At 5.42).

Deverão ser definidos os lares onde serão realizados os cultos. Os irmãos se reunirão nos lugares mais próximos de suas casas. Os que morarem em lugares distantes poderão orar em suas próprias casas (conferir, neste programa, a sugestão de liturgia e observar a orientação indicada para as reflexões bíblicas e intercessões objetivas, referentes a cada dia da semana de consagração).

3. Culto Doméstico (oração em família)

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa” (Dt 6.6-7a).

A família deverá se reunir para orar de acordo com o conteúdo deste roteiro. Isso pode acontecer no período noturno ou quando a família conseguir se reunir naquele dia.

4. Jejum Coletivo

“Promulgai um santo jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, todos os moradores desta terra, para a Casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor” (Jl 1.14).

Page 6: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

6

O jejum deverá ser realizado por toda a igreja e acontecerá duas vezes durante os 100 dias de oração. O dia do jejum é definido de acordo com a letra inicial do nome dos participantes:

Domingo: A, B, CSegunda: D, E, FTerça: G, H, I, JQuarta: K, L, MQuinta: N, O, P, QSexta: R, S, T, USábado: V, W, X, Y, Z

Orientações básicas para o jejum (Mt 6.16-18)

Início:• Alimentar-se antes de iniciar;• Ler a Palavra de Deus;• Orar pelos objetivos das semanas de oração;• Adorar a Deus com hinos ou cânticos;• Meditar sobre a Palavra e o poder de Deus.

Encerramento:• Procurar um lugar tranquilo; • Ler a Palavra de Deus;• Orar novamente pelos objetivos das semanas de oração;• Agradecer e louvar a Deus pela conclusão da consagração;• Voltar a alimentar-se; de preferência, com líquido; em seguida, ingerir alimento sólido.

Objetivos Espirituais do Jejum• O jejum não deve ser praticado como um sacrifício a fim de obtermos bênçãos de Deus, porque elas já nos são garantidas pela cruz de Cristo. Devemos jejuar para que os nossos corpos estejam colocados sob a total dependência do Senhor e possam ser alimentados pelo pão espiritual (Mt 4.4; Jo 6.3; Rm 12.25). O princípio é este: enquanto o estômago descansa, o espírito é alimentado e fortalecido por Deus. Jesus, após jejuar quarenta dias, venceu o diabo, que se afastou dele (Mt 4.1-11).

5. Jejum de Consagrados/Ordenados

“Então, apregoei ali um jejum (...) para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso” (Ed 8.21).

Page 7: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

7

Todos os pastores, presbíteros, missionários, obreiros, diáconos e diaconisas promessistas estão convocados a fazerem um jejum, nas últimas quartas-feiras de cada mês, durante o período dos 100 dias (26/06, 24/07, 28/08 e 25/09), tendo como propósito o fortalecimento do corpo ministerial da Igreja Adventista da Promessa.

6. Oração na Madrugada

“Eu, porém, SENHOR, clamo a ti, e de madrugada te envio a minha oração” (Sl 88.13).

Oração na Madrugada é a oração pessoal realizada em casa, às 3h da manhã, ou em outro horário mais propício na madrugada. Esta atividade será desenvolvida em algumas semanas, durante este período de consagração.

7. Vigília de Oração

“Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lc 21.36).

A Vigília é uma atividade de oração tradicional entre os promessistas. Começa por volta das 22h e continua através da madrugada até a manhã seguinte. É um dos momentos mais apropriados para a oração, de forma coletiva ou individual, quando se pode buscar o batismo no Espírito Santo e os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização fica a critério da direção do evento.

8. Relógio de Oração

“De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz” (Sl 55.17).

Sugerimos que, em um sábado, seja realizado um Relógio de Oração, de 10 horas (das 8h às 18h), com um culto ao pôr do sol, como fechamento. Devem ser organizados dez grupos com os membros da igreja, e cada grupo deve ser responsabilizado por uma hora de oração, seguindo a leitura bíblica, o tema e motivos de oração do dia.

Page 8: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

8

9. Momento de Oração no Culto Matutino

“Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã o teu amor leal”(Sl 92.1-2).

Consiste em reservar um espaço no programa do sábado de manhã para toda a igreja orar em conjunto, conforme o tema e os motivos de oração do dia. 10. Momento de Oração no Culto Noturno

“Venham! Bendigam ao Senhor todos vocês, servos do Senhor, vocês, que servem de noite na casa do Senhor” (Sl 134.1).

Consiste em realizar um momento de oração no culto de domingo conforme o tema e os motivos de intercessão do dia.

Page 9: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

9

CALENDÁRIO SUGERIDO

• 21/06CULTO DE ABERTURA - Oração no Templo

• 23/06 a 29/06Semana 1 - ORANDO COM ABRAÃO (Cultos de oração nos lares)

• 26/06Jejum dos consagrados/ordenados(pastores, presbíteros, diáconos e diaconisas)

• 29/06Relógio de Oração

• 30/06 a 06/07Semana 2 - ORANDO COM JACÓ (Oração na madrugada)

• 07/07 a 13/07Semana 3 - ORANDO COM MOISÉS (Jejum coletivo)

• 14/07 a 20/07Semana 4 - ORANDO COM RAABE (Cultos de oração no templo)

• 21/07 a 27/07Semana 5 - ORANDO COM SAMUEL(Culto doméstico / oração em família)

• 24/07Jejum dos consagrados/ordenados(pastores, presbíteros, diáconos e diaconisas)

• 28/07 a 03/08Semana 6 - ORANDO COM DAVI (Oração na madrugada)

• 04/08 a 10/08Semana 7 - ORANDO COM ELIAS (Cultos de oração nos lares)

• 11/08 a 17/08Semana 8 - ORANDO COM JEREMIAS(Cultos de oração no templo)

Page 10: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

10

• 18/08 a 24/08Semana 9 - ORANDO COM DANIEL(Culto doméstico / oração em família)

• 24/08Relógio de Oração

• 25/08 a 31/08Semana 10 - ORANDO COM ESTER (Oração na madrugada)

• 28/08Jejum dos consagrados/ordenados(pastores, presbíteros, diáconos e diaconisas)

• 01/09 a 07/09Semana 11 - ORANDO COM NEEMIAS(Cultos de oração no templo)

• 08/09 a 14/09Semana 12 - ORANDO COM MARIA (Cultos de oração nos lares)

• 15/09 a 21/09Semana 13 - ORANDO COM PAULO (Jejum coletivo)

• 22/09 a 28/09Semana 14 - ORANDO COM JOÃO (Cultos de oração no templo)

• 25/09Jejum dos consagrados/ordenados(pastores, presbíteros, diáconos e diaconisas)

• 28/09CULTO DE ENCERRAMENTO - Vigília de oração

• OBSERVAÇÃO: Em todos os sábados e domingos do projeto, realizar um momento de oração no culto.

Page 11: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

11

Abertura

CONVITEA ORAR COM

OS HERÓIS

Page 12: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

12

1º DIA - 21/06 - Sexta-feira:CULTO DE ABERTURA - ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Eles eram iguais a nósLeitura bíblica: Romanos 15.4 e Tiago 5.13-18

Reflexão

Hoje iniciamos um período de 100 dias de oração, cujos devocionais são baseados nas experiências e nas orações dos heróis da fé. Paulo disse que “tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar” (Rm 15.4) e, certamente, há muito o que aprender com os homens e as mulheres que deixaram suas marcas e tiveram suas histórias registradas na Bíblia. É oportuno ressaltar que eles eram pessoas simples, seres humanos iguais a nós, mas, que viveram coisas extraordinárias. Na cultura moderna, quando falamos em heróis, logo pensamos em pessoas com habilidades físicas especiais e capacidades sobre-humanas. Os heróis da fé não eram assim. Ao falar do grande profeta Elias, por exemplo, a Bíblia diz que ele “era humano como nós” (Tg 5.17), porém, viu e fez proezas através da oração e da fé. Assim sendo, o que aconteceu com Elias e com os demais, também pode acontecer conosco. Então, aprendamos com os heróis da fé.

Motivos de oração

- Ore para que Deus nos abençoe no projeto dos 100 dias de oração deste ano, que seja um tempo de avivamento e de crescimento espiritual para todo promessista.- Ore para que, neste período de oração, possamos realmente aprender mais com os heróis da fé e seguir o exemplo deles na nossa vida. - Ore pelo Brasil, pedindo que o Senhor intervenha na crise política e econômica pela qual passamos, a fim de que haja melhoras em nosso país e na vida de seus cidadãos.

Page 13: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

13

2º DIA - 22/06 - Sábado:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: É fundamental ter fé!Leitura bíblica: Hebreus 11.1-2,6,35b-38

Reflexão

A Bíblia é categórica ao afirmar que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Para nos servir de exemplo, Hebreus 11 nos apresenta uma grande lista de homens e mulheres que fizeram a diferença na vida através da fé em Deus. Mas afinal, o que é fé? Muitos a confundem com “pensamento positivo”, outros a resumem simplesmente a “acreditar em milagres”. Porém, neste capítulo, vemos que a fé está ligada, em primeiro lugar, a acreditar em Deus de tal modo que possa ser traduzida em esperança, deixando-nos seguros quanto ao futuro. Em segundo lugar, fé é acreditar tanto em Deus que isso se torna sinônimo de confiança e nos consegue manter seguros diante do invisível e do imponderável. Em terceiro lugar, fé em Hebreus 11 é acreditar tanto em Deus que isso se transforma em fidelidade, ou seja, agimos em conformidade com aquilo que esperamos e confiamos. Ter essa fé dos heróis da Bíblia é fundamental sim! Todos nós estamos sendo convidados a conhecer esse tipo de fé e colocá-lo em prática nesses 100 dias de oração.

Motivos de oração

- Peça a Deus que ele nos abençoe nestes 100 dias de oração que estamos começando e nos ajude a cumprir, fielmente, este propósito. Assim, buscaremos ao Senhor todos dias.- Ore para que o Espírito desenvolva em nós esta fé dos heróis citados na Bíblia. Que tenhamos esse tipo de fé genuína, ligada à esperança, à confiança e à fidelidade. - Neste ano, teremos eleições na IAP para a definição das lideranças da Convenção Geral e das Convenções Regionais. Ore para que o Senhor conduza o povo promessista neste processo. Continue orando por este propósito, durante os 100 dias de oração.

Page 14: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

14

Semana 1

ORANDO COM ABRAÃO

3º DIA - 23/06 - Domingo:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: Alcançado pela graçaLeitura bíblica: Josué 24.2-4 e Romanos 4.1-3

Reflexão

O que Deus viu em Abraão? Ele era perfeito? Será que havia nele virtudes, qualidades e atitudes, tão acima da média, que atraíram a atenção do Senhor para ele? Pois bem, a leitura bíblica de hoje mostra que Abraão era idólatra assim como eram seus conterrâneos e sua família. Era um pecador e Deus foi afável com ele ao escolhê-lo para os seus propósitos. Abraão não tinha méritos, contudo, ele foi alvo da bondade do Senhor e alcançado por sua graça. O diferencial dele foi acreditar em Deus e caminhar pela fé. Paulo diz que “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça” (Rm 4.3). Do mesmo modo que o Senhor escolheu e chamou Abraão, ele faz conosco. Nós também somos alcançados pela graça e devemos seguir o exemplo do patriarca e viver pela fé.

Motivos de oração

- Ore e agradeça por você ter sido alcançado pela graça de Deus, assim como ocorreu com o patriarca Abraão. - Peça para que a fé de Abraão seja desenvolvida em nós. A fé que o fez capaz de acreditar em Deus e deixar todo o embaraço para caminhar com ele. - Ore também pela Diretoria Geral da Igreja Adventista Promessa. Que o Senhor abençoe seus membros, usando poderosamente cada um deles na condução da igreja de Cristo.

Page 15: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

15

4º DIA - 24/06 - Segunda-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: Chamado para ser bênçãoLeitura bíblica: Gênesis 12.1-4

Reflexão

O chamado de Abraão é missionário. Se você deseja entender Gênesis 12 corretamente, faça uma leitura atenta dos onze capítulos anteriores, quando vemos o ser humano sendo criado para a glória de Deus. No entanto, o homem desobedece e se rebela contra o seu Criador, o que traz graves consequências. Em Gênesis 11, vemos o auge dessa rebelião e seus resultados: a Torre de Babel e a dispersão dos povos para longe do Criador. Mas Deus ama a humanidade e quer salvá-la. Abraão é a resposta de Deus para esse contexto. Ele não deveria ser um fim em mesmo, mas deveria viver em benefício desses povos dispersos. Deus lhe diz: “Tu serás uma bênção” e “Em ti serão benditos todos os povos”. Abraão foi chamado para ser luz para as nações!

Motivos de oração

- Ore em favor de sua igreja local, pedindo que Deus a faça entender que, assim como Abraão foi chamado para ser resposta de Deus àquele contexto, ela também é chamada e colocada naquela cidade, naquele bairro, para ser resposta de Deus para aquele lugar. - Peça a Deus para que todos nós, promessistas, tenhamos a consciência de que o chamado de Abraão é também o nosso, e que sejamos bênção na vida daqueles que nos cercam. - Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Bahia, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 16: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

16

5º DIA - 25/06 - Terça-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: Ande na minha presençaLeitura bíblica: Gênesis 17.1-5

Reflexão

Abraão não era perfeito, mas, pela graça, foi chamado por Deus para uma jornada de aprendizado, de crescimento espiritual e de amadurecimento na fé. Abraão andou com Deus, assim como Enoque e Noé andaram (Gn 5:22-23; Gn 6:9). Andar com Deus é discipulado, é ter comunhão com Ele, e é, sobretudo, procurar viver de uma forma que esteja em conformidade com a Sua vontade. Em Gênesis 17, Deus está confirmando o chamado de Abraão, recordando as promessas e renovando a aliança; e para viver tudo que Deus tinha planejado, Abraão devia andar segundo a vontade do Senhor e buscar ser íntegro (Gn 17:1). Era assim que se tornaria um exemplo e seria o “pai da fé” e a “luz para as nações”. Este era o caminho para que, através dele, as famílias fossem abençoadas (Gn 18:18-19). Este exemplo é um convite para também andarmos com Deus.

Motivos de oração

- Ore para que aprendamos a andar com Deus assim como Abraão andava no discipulado da fé, na comunhão espiritual e em conformidade com sua santa vontade. - Clame para que o Espírito Santo nos ajudar andar na presença do Senhor e sermos íntegros, pois assim seremos luz para as pessoas e meio de bênção para elas.- Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Baixo-Amazonas (igrejas da região oeste do estado do Pará), pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 17: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

17

6º DIA - 26/06 - Quarta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO /

JEJUM DOS CONSAGRADOS/ORDENADOS(PASTORES, PRESBÍTEROS, DIÁCONOS E DIACONISAS)

Tema do dia: Deus em visita a nossa casa Leitura bíblica: Gênesis 18.1-16

Reflexão

Imagine se um dia alguém batesse em sua porta ou tocasse a sua campainha, e quando você fosse atender, lá está o próprio Deus que veio visitar a sua casa. Foi isso que aconteceu com Abraão e Sara em Gênesis 18. O Deus trino da Bíblia visitou a casa do patriarca e de sua esposa, e se revelou a eles na forma de três anjos (Gn 18.2-3). Abraão o adorou, convidou-o para entrar e fizeram uma refeição juntos. Deus veio, pessoalmente, e trouxe uma maravilhosa notícia ao casal de amigos. Sara ficaria grávida e Abraão seria pai. Detalhe: eles já estavam bem velhos. Quando Sara ouviu, não conseguiu segurar a risada, pois aquilo parecia uma brincadeira. Mas ao casal foi perguntado: “Existe alguma coisa impossível para o Senhor?” (Gn 18.14). Que o Criador também visite as nossas casas, revelando a nós seus planos e nos trazendo boas notícias!

Motivos de oração

- Ore para que Deus visite sua casa hoje e lhe revele os planos que ele tem para sua família. Que ele lhe traga bênçãos e boas notícias, assim como fez com Abraão e Sara. - Coloque diante do Senhor situações complicadas que estão ocorrendo em sua casa e que carecem de milagres. Faça isso acreditando que nada é impossível para Deus. - Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Ceará, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que eles atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 18: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

18

7º DIA - 27/06 - Quinta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: Intercedendo por salvaçãoLeitura bíblica: Gênesis 18.20-33

Reflexão

Deus e Abraão eram amigos (Is 41.8). O Senhor contava os seus intentos para o patriarca (Gn 18.17). Quando Deus lhe diz que o pecado de Sodoma e Gomorra era grave demais e que iria destruir aquelas duas cidades é uma das situações que pode ser citada como um exemplo. Ao ouvir esta terrível notícia, Abraão ficou preocupado e se compadeceu dos moradores dali. Assim, o pai da fé assumiu o papel de intercessor. O texto afirma que ele permaneceu diante de Deus e aproximando disse-lhe: “Exterminarás o justo com o ímpio?” (Gn 18.22-23). Na sequência deste capítulo, vemos uma longa conversa entre Deus e Abraão. O patriarca intercede por aquelas pessoas; enquanto o Senhor vai lhe convencendo que não há justos naquelas cidades. Aqui aprendemos mais uma lição com este homem: precisamos ter um coração compassivo que interceda pela salvação das pessoas.

Motivos de oração

- Ore e peça que Deus seja seu amigo assim como foi de Abraão e que você tenha um relacionamento profundo com ele. Ouça sua voz e ande em sua presença.- Interceda por amigos, familiares, vizinhos, colegas do trabalho etc., que ainda não entregaram suas vidas a Cristo, clame pela salvação delas como fez Abraão. - Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Distrito Federal, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 19: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

19

8º DIA - 28/06 - Sexta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: Quando a fé é provadaLeitura bíblica: Gênesis 22.6-14

Reflexão

Abraão não se tornou o modelo de fé do dia para noite. Seu caráter foi sendo moldado nos vários anos de comunhão com Deus no discipulado. Sua amizade com Deus foi sendo construída paulatinamente (Is 41.8). Sua fé foi aumentando ao longo de sua caminhada espiritual. Nesta caminhada de aprendizado, o patriarca passou por testes e falhou diversas vezes. Contudo, ao chegar em Gênesis 22, o vemos com um caráter pronto e com uma fé madura. Assim, chegou o dia da prova final para ele receber o diploma de “herói da fé”. A Bíblia diz que Deus fez um pedido terrível a Abraão: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para região de Moriá. Sacrifique-o ali...” (Gn 22.2). Sem questionar, no outro dia bem cedo, ele foi fazer o que Deus lhe pediu (Gn 22.3-4). Sua fé era tão grande ao ponto de acreditar que, mesmo que seu filho morresse, Deus o ressuscitaria (Gn 22.5). Sabemos o final desta história: o Senhor não deixou que Isaque perecesse e Abraão foi aprovado no teste.

Motivos de oração

- Ore para que o Espírito Santo desenvolva em nós uma fé madura e um caráter aprovado, como vemos em Abraão. - Clame o desenvolvimento de nossa confiança em Deus, de tal forma que sejamos capazes de obedecer em questionar e que sejamos aprovados quando nossa fé for provada.- Ore também pelos nossos irmãos das igrejas da Convenção Geral e seus líderes, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 20: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

20

9º DIA - 29/06 - Sábado:RELÓGIO DE ORAÇÃO

Tema do dia: Abraão, o pai da féLeitura bíblica: Gálatas 3.6-7 e Hebreus 11.8-19

Reflexão

Embora seja o pai dos israelitas segundo a carne, Abraão é também o pai espiritual de todos aqueles que creem em Jesus Cristo (Mt 3.9; Jo 8.33; At 13.26; Rm 4.11; Gl 3.7,29). Seu nome está presente na galeria dos heróis da fé por causa de seu legado espiritual (Hb 11.8-19). Na Bíblia, em alguns momentos, Deus é chamado de “o Deus de Abraão” (Mt 22.32; At 7.32). A fé de Abraão é o modelo de fé que devemos ter, e Paulo nos diz que devemos considerar e seguir o seu exemplo (Rm 4.3-11; Gl 3.6). A história deste patriarca nos incentiva a desenvolver um relacionamento profundo com Deus, a cumprir a nossa vocação missional, a confiar nas promessas divinas e a viver pela fé. Sigamos o exemplo de nosso pai, Abraão.

Motivos de oração- Ore para que você consiga seguir o exemplo de Abraão, o pai da fé, desenvolver um relacionamento profundo com Deus, confiar nas suas promessas e a viver pela fé. - Ore para que você cumpra a vocação missionária de todo cristão, que é a herdada de Abraão. Peça para que Deus use sua vida para ser bênção na vida de outros. - Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Goiás, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 21: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

21

Semana 2

ORANDO COM JACÓ10º DIA - 30/06 - Domingo:

ORAÇÃO NA MADRUGADA / MOMENTO DE ORAÇÃONO CULTO NOTURNO

Tema do dia: O usurpador de bênçãos Leitura bíblica: Gênesis 25.29-34; 27.6-29

Reflexão

Gênesis 25 e 27 poderiam ser intitulados “A saga de dois irmãos”, pois temos a história dos dois filhos de Isaque: os gêmeos Esaú e Jacó. Nessas narrativas, vemos a mão de Deus trabalhando para realizar seu plano soberano para o povo escolhido. Deus faz cumprir seus propósitos, apesar das limitações e falhas dos seres humanos envolvidos. Dos dois irmãos, Jacó é o escolhido de Deus, para que, por meio dele, as promessas feitas a Abraão se realizassem. Aqui vemos mais uma vez a graça divina se manifestando, pois, o Senhor o escolheu apesar de seus pecados. Nesta parte do livro de Gênesis são expostas algumas ações censuráveis de Jacó: ele “roubou” a bênção da primogenitura de Esaú e enganou Isaque, seu pai, para que fosse o abençoado. Apesar disso, o Senhor se aproximou dele, querendo moldar o seu caráter e transformar a sua história. De Jacó destaca-se, como virtude, a atitude de reconhecer os seus erros e desejar ser transformado. Na santificação, era persistente. Falhava, mas não desistia de continuar tentando acertar. Neste sentido, ele foi realmente um lutador.

Motivos de oração

- Agradeça ao Pai por ele ter nos escolhido e estar realizando em nós os seus planos, ainda que sejamos limitados e pecadores. - Ore para que Deus molde nosso caráter e transforme nossa história. E, assim como foi com Jacó, reconheçamos nossos erros e desejemos ser transformados. Que o Senhor nos faça ser persistentes na santificação e não desistamos de lutar contra o pecado. - Ore pelos nossos irmãos da Convenção Litoral e Leste Paulista, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 22: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

22

11º DIA - 01/07 - Segunda-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: Um encontro com Deus Leitura bíblica: Gênesis 28.10-16

Reflexão

Um sono. Um sonho e um despertar cheio de esperança. Assim Jacó vivenciou uma experiência inesquecível, em que reconheceu o oráculo celestial através do sinal impresso por Deus em sua mente durante uma noite de sono. O relato é que, certa vez, em meio às suas andanças, Jacó parou para pernoitar e fez de uma pedra, seu travesseiro. Ali sonhou com a escada que ligava a terra ao céu e nela anjos desciam e subiam. Do lado da escada, o Senhor apareceu, apresentou-se a Jacó e lhe fez lindas promessas. Com este sonho, um canal de comunicação estava se abrindo. Um relacionamento estava começando. Ao acordar, Jacó reconheceu que obteve mais do que poderia esperar, era mais do que merecia. Batizou aquele lugar de “Betel”, pois ali teve um encontro com Deus, um encontro que mudou sua vida. Assim como aconteceu com este herói da fé, quando nos encontramos com Deus – de maneira poderosa e, às vezes, dramática –, ele sempre estará pronto para revelar sua misericórdia e nos levar para o centro da sua vontade.

Motivos de oração

- Ore para que você tenha experiências espirituais com Deus como ocorreu com Jacó, e que o Senhor se revele a você diariamente. - Agradeça a Deus por ele, também, ter aberto um canal de comunicação conosco através da vida devocional e da oração. Peça para que ele continue falando conosco e nos conduzindo para o centro de sua vontade. - Ore pelos nossos irmãos da Convenção Mato-Grossense, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 23: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

23

12º DIA - 02/07 - Terça-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: Um voto de fidelidade Leitura bíblica: Gênesis 28.20-22

Reflexão

Em Gênesis 28, há claramente um contraste entre a promessa de Deus e o voto feito por Jacó. A promessa de Deus é sublime, incondicional e, exclusivamente, centrada no próprio Deus: “...eu sou o Senhor Deus... eu te darei... estarei com você”. Já o voto de Jacó é interesseiro, condicional e centrado no homem: “...se Deus estiver comigo; ...cuidar de mim; ...prover-me comida”. Em seu voto, Jacó só serviria a Deus e daria os dízimos, se antes fosse abençoado. Quanta petulância! Surpreendentemente, devido ao seu amor gracioso, Deus não se irou diante de um voto tão imaturo e antropocêntrico como o de Jacó, nem abandonou o falho patriarca. Prova disto é que, na Bíblia, é chamado de Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Contudo, diferente de Jacó, façamos um compromisso de fidelidade com Deus sem apresentar condições.

Motivos de oração

- Ore a Deus para que ele nos dê uma fé madura a ponto de sermos fiéis a ele independente das circunstâncias que nos cercam. - Clame ao Senhor para que o Espírito Santo lhe ajude a ser fiel em tudo, inclusive nos dízimos e ofertas; e lhe ajude a cumprir os votos de fidelidade feitos a Deus.- Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Mineira, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 24: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

24

13º DIA - 03/07 - Quarta-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA /

CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Oração por livramento Leitura bíblica: Gênesis 32.3-12

Reflexão

Deus não abençoou Jacó por causa do caráter de Jacó. Deus abençoou Jacó por causa do caráter de Deus, que é amoroso e misericordioso. A isso nós chamamos “graça” ou “favor imerecido”. Quando chegamos em Gênesis 32, encontramos Jacó bem mais maduro na fé, um homem transformado por Deus, que teve seu caráter moldado durante a caminhada espiritual. Agora chegou a hora de encarar o seu passado e acertar as coisas com Esaú, o irmão que ele enganou. Por isso, Jacó faz uma oração pedindo livramento e proteção de Deus. Aliás, uma bela oração. Pela primeira vez, ele reconheceu que não merecia o favor de Deus e disse: “Não sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo... livra-me, rogo-te” (Gn 32.9-11). Eis o exemplo de oração que cura o nosso caráter e nos faz experimentar a bondade diária de Deus em nossa vida.

Motivos de oração

- Clame ao Senhor para que ele lhe dê sempre humildade para reconhecer que você não merece o favor dele experimentado em sua vida. Peça para ele livrar sua casa de todo perigo. - Ore a Deus para que ele molde seu caráter e lhe dê a maturidade necessária para que você consiga acertar as coisas que precisam ser acertadas em sua vida. - Clame em favor dos nossos irmãos da Missão Meio-Norte (igrejas no Maranhão, Tocantins e Piauí), pela diretoria e demais lideranças dessa missão, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 25: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

25

14º DIA - 04/07 – Quinta-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: Lutando com Deus Leitura bíblica: Gênesis 32.24-32

Reflexão

Gênesis 32:24-32 narra a experiência mais profunda que Jacó teve com Deus. A caminho de se encontrar com seu irmão Esaú, ele se detém para orar pedindo proteção. Jacó estava ali em seu momento devocional, à sós com Deus, quando, de repente, apareceu um homem misterioso que começou a lutar com ele. Aquele homem era uma manifestação do próprio Deus. Jacó lutou com Deus. O local da experiência passou a ser chamado de Peniel. A bênção para Jacó estava lá, mas ele teve que lutar por ela. Peniel é lugar onde os sonhos são restaurados. Peniel é lugar onde se recebe nova identidade e novos rumos. Naquele dia, ele recebeu um novo nome. Deixou de se chamar Jacó, que significa o “usurpador”, para se chamar Israel, isto é “homem que luta com Deus”. A razão apresentada para essa mudança é que ele “lutou com Deus e com os homens e venceu” (Gn 32.28). O Senhor fez de Jacó um guerreiro, um vencedor, um príncipe. Deus mudou sua história. A vida dele nunca mais foi a mesma depois daquela experiência extraordinária.

Motivos de oração

- Peça que Deus lhe ajude a entrar em batalhas espirituais e vencê-las na oração. E que você tenha experiências extraordinárias através da vida de oração, assim como ocorreu com Jacó.- Ore para que Deus lhe dê forças para vencer as lutas diárias contra o pecado, crendo em Cristo, você é mais do que vencedor.- Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Nordeste Oriental (igrejas em Pernambuco, Paraíba e Bahia), pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 26: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

26

15º DIA - 05/07 – Sexta-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: Superando as desavenças Leitura bíblica: Gênesis 33.1-4

Reflexão

Os ressentimentos entre Jacó e Esaú foram superados no caminho, assim como, no caminho, Israel viu Deus face a face. É na jornada espiritual que amadurecemos e que as experiências de fé acontecem. Neste episódio da vida de Jacó, podemos ver nele um homem sábio, que preparou antecipadamente o terreno para que o encontro com Esaú fosse o menos traumático possível. O caráter amadurecido deste herói da fé é facilmente percebido na sua iniciativa de ir na direção de seu irmão ferido. Ele queria reparar o erro do passado, buscar reconciliação e superar as desavenças entre eles. O encontro foi magnífico e libertador para ambos. Ele nos deixa uma lição de humildade, de contrição e de muita fé no Deus que pode curar “os de corações quebrantados e cuidar de suas feridas” (Sl 147.3). Motivos de oração

- Ore para que Deus cure as feridas de sua alma, que ele trate todo trauma do passado e nos ajude a acertar aquilo que precisa ser acertado em nossas vidas.- Ore para que Deus limpe todo ressentimento do seu coração, que ele lhe dê força para perdoar e pedir perdão. Que ele nos ajude a ir na direção daqueles que ofendemos para superar as desavenças.- Aproveite para orar pelos nossos irmãos da Convenção Noroeste Paulista, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 27: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

27

16º DIA - 06/07 – Sábado:ORAÇÃO NA MADRUGADA /

MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: Com a família em Betel Leitura bíblica: Gênesis 35.1-7

Reflexão

Betel foi lugar em que Jacó teve seu primeiro encontro real com Deus (Gn 28.10-19). É o lugar em que o relacionamento com o Senhor começou. É o lugar do primeiro amor. Houve um momento na vida de Jacó em que ele precisou voltar para lá. Com sua família, Jacó estava vivendo próximo da cidade de Siquém e ali todos se viram envolvidos em situações de violência, conflito e perigo. Contudo, ouviu-se uma ordem que trouxe alívio para Jacó e todos que o acompanhavam “Levanta-te e suba a Betel”. Deus os estava tirando de um lugar que representava vergonha e ultraje, para levá-los a um lugar mais confortável. Contudo, era necessário que se livrassem dos deuses estranhos e de tudo que representasse idolatria. Naquele instante, Betel representava um recomeço para aquela família na presença de Deus. Naquele lugar um altar foi erguido e a aliança foi renovada.

Motivos de oração

- Ore para que nossa família seja abençoada por Deus e que ele mostre aquilo que está errado e precisa ser corrigido nela. - Ore para que Deus nos conceda a graça de voltarmos com nossa família a “Betel”, ou seja, recomeçar, ter altar concertado e aliança renovada, sempre que necessário. - Clame também pelos nossos irmãos da Convenção Norte (o leste e o sul do Pará e o Amapá), pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 28: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

28

Semana 3

ORANDO COM MOISÉS

17º DIA - 07/07 - Domingo:JEJUM COLETIVO /

MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: Gerando um herói da fé Leitura bíblica: Hebreus 11.23-28

Reflexão

É impressionante a fé de Joquebede, a mãe de Moisés. Ela, juntamente com o marido, fez tudo para livrar seu filho da morte e protegê-lo das influências do Egito. Correu risco de morte para salvar o menino. Fez tudo com muita confiança no poder do Deus de Israel. Não é sem motivos que Moisés se tornou um herói da fé. O homem que foi usado por Deus para tirar o povo de Israel do Egito, abrir o Mar Vermelho, tirar água da rocha e fazer muitos outros milagres, começou sendo influenciado por um pai e uma mãe fiéis a Deus e cheios de fé. Por causa da fé dos seus pais em sua infância, Moisés já adulto teve fé para escolher o caminho da eternidade ao invés dos prazeres transitórios do pecado. Se você é pai ou mãe, saiba que detém uma grande responsabilidade de orar continuamente pela proteção de seus filhos, bem como transmitir-lhes sua fé em Cristo (Hb 11.23-24).

Motivos de oração

- Ore para que Deus nos ajude a influenciar nossos filhos e as novas gerações, que a fé em Deus seja gerada neles, a mesma que estava presente na vida de Moisés e seus pais. - Peça ao Senhor para que nossos filhos e jovens tenham fé para escolher o caminho da eternidade ao invés dos prazeres transitórios do pecado.- Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Oeste Paulista, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 29: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

29

18º DIA - 08/07 - Segunda-feira:JEJUM COLETIVO

Tema do dia: Chamado em meio às chamas Leitura bíblica: Êxodo 3.2-8

Reflexão

A manifestação do fogo santo de Deus na sarça atraiu a atenção de Moisés (Ex 3.2), que foi chamado e advertido para ter reverência em sua presença (vs. 4-5). Em seguida, o Senhor que ouve o clamor e conhece a aflição de seu povo, lhe revela que havia descido do céu para libertar seu povo e conduzi-lo a uma terra segura e próspera (vs. 7-8). Jesus desceu dos céus e habitou entre nós para nos purificar do pecado, chamando-nos à salvação. Ele nos trouxe libertação por sua obra na cruz quando ainda éramos escravos do pecado (Rm 6.10,17) e nos comissionou para o ministério da reconciliação. Somos embaixadores de Cristo no mundo. Hoje, assim como foi com Moisés no passado, temos uma missão a realizar e para a qual o Espírito Santo nos capacitou. Moisés foi chamado em meio às chamas para tirar as pessoas do Egito; nós somos chamados debaixo do fogo do Pentecoste para tirarmos pessoas do reino das trevas.

Motivos de oração

- Ore para que a manifestação poderosa do Senhor seja percebida por todos nós, tanto na individualidade em nosso dia a dia, como na coletividade em nossos encontros semanais no templo. Que o Senhor continue falando às nossas igrejas locais, conduzindo-as para cumprirem a sua missão.- Ore para que Deus desperte em nós a consciência a que todos somos chamados e capacitados pelo Espírito Santo para libertar pessoas do reino das trevas.- Clame também pelos nossos irmãos da Convenção Paranaense, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 30: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

30

19º DIA - 09/07 - Terça-feira:JEJUM COLETIVO

Tema do dia: Não apenas ore, marche! Leitura bíblica: Êxodo 14.15-18

Reflexão

Deus quer que Moisés entenda que, apesar da oração ser uma das principais práticas de uma vida piedosa que glorifica ao Senhor – e todo crente precisa orar para se desenvolver espiritualmente –, orar apenas não é suficiente. Deus estava agindo e continuaria mostrando sua soberania sobre as adversidades (v.17-18), mas Moisés e o povo também deveriam agir (v. 16). Quando oramos e não agimos, falhamos terrivelmente. Por exemplo: é importante orarmos pela salvação dos perdidos? Com certeza! Mas orar somente é suficiente? Claro que não! Precisamos equilibrar oração e ação. Ambos são vitais! No texto de Êxodo 14, Moisés insistia em ficar orando sem agir diante do Mar Vermelho. Mas Deus lhe disse: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante” (Ex 14.15). Aprendamos com Moisés sobre a importância da proatividade movida pela fé. Portanto, não apenas ore, marche! Motivos de oração

- Ore a Deus para que sua maneira de agir seja a resposta à necessidade de alguém ou de alguma situação que necessite de ação imediata.- Ore pela igreja onde você congrega, para que ela seja despertada à prática da oração e das boas ações. E que todos nós tenhamos uma fé proativa! - Clame também pelos nossos irmãos da Convenção Paulista, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 31: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

31

20º DIA - 10/07 - Quarta-feira:JEJUM COLETIVO / CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: O cântico de Moisés Leitura bíblica: Êxodo 15.1-19 e Apocalipse 15.3

Reflexão

Após o Senhor triunfar gloriosamente sobre os egípcios (Ex 14.30), a reação de Moisés e dos israelitas resgatados não podia ser diferente: eles entoaram um cântico de vitória! Este cântico será também entoado por todos os filhos de Deus, de todas as épocas e nações no céu, por ocasião da volta de Jesus. É fato que o plano de redenção já está garantido. Fomos comprados pelo sangue de Cristo, por isso caminhamos em vitória, sendo transformados de glória em glória, sermos mais e mais parecidos com o nosso Senhor (2 Cor 3.18). Portanto, entoemos a canção da vitória, desde já, para glorificarmos ao Rei vencedor, nosso Libertador. A ele, a glória o tempo todo!

Motivos de oração

- Ore ao Senhor pela equipe de liturgia em sua comunidade local, para que o culto sempre seja uma resposta à glória de Deus. - Clame a Deus para que continuemos firmes na fé até o dia da volta de Cristo, para que neste glorioso dia possamos cantar o cântico de Moisés. - Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Paulistana, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 32: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

32

21º DIA - 11/07 - Quinta-feira:JEJUM COLETIVO

Tema do dia: Intimidade com Deus Leitura bíblica: Êxodo 33.7-11

Reflexão

A intimidade de Moisés com Deus era algo extraordinário: “O Senhor fala com Moisés como quem fala com um amigo” (Ex 33.11a). Este era um privilégio exclusivo dele por ser ter sido escolhido por Deus, não por suas qualidades. Todavia, Jesus também disse aos seus discípulos: “Agora vocês são meus amigos, pois eu lhes disse tudo o que o Pai me disse” (Jo 15.15b). Nós também podemos viver esta intimidade com Deus se desejarmos. Isso se torna possível obedecendo às palavras de Jesus e andando com ele (Jo 15.14). Você está disposto a seguir a vontade de Cristo e andar com ele? Em Jesus podemos ver a face de Deus, pois nele o Pai é revelado (Jo 14.9b). Siga-o e desfrute desse privilégio da comunhão.

Motivos de oração

- Peça ao Senhor que nos ajude a desenvolver amizade e comunhão com ele, assim como Moisés desenvolveu. E que possamos ouvir a voz do Espírito Santo e falar-lhe com intimidade.- Ore para que assim como Moisés tinha a Tenda do Encontro, um lugar reservado para estar a sós com Deus, que também tenhamos um lugar em nossa agenda diária para a comunhão com o Senhor. Que Deus nos ajude a ter uma vida devocional e um relacionamento profundo com ele. - Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Paulistana Leste, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 33: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

33

22º DIA - 12/07 - Sexta-feira:JEJUM COLETIVO

Tema do dia: O valor da intercessão Leitura bíblica: Êxodo 32.11-14

Reflexão

Quando o povo adorou ao bezerro de ouro (Ex 32.7), a ira de Deus se ascendeu contra o povo e logo iria destruí-lo (Ex 32.9). Mas após Moisés interceder pelo povo, “o Senhor se arrependeu da calamidade terrível que havia ameaçado enviar sobre seu povo” (Ex 32.14). Com o herói da fé conhecemos um pouco sobre a importância da intercessão. A igreja de Cristo por compor um reino sacerdotal (1 Pe 2.9) precisa assumir o seu papel de intercessora e agir como “ponte” entre Deus e as pessoas que não o conhecem. A igreja precisa clamar pelos pecadores assim como fez Moisés. Jesus também nos deu autoridade para intercedermos uns pelos outros por cura de enfermidades, por perdão de pecados, por ânimo espiritual, por crescimento na fé (Tg 5.13-18; Jo 20.23). Portanto, interceda mais!

Motivos de oração

- Interceda a Deus pela cura de alguém que está enfermo, em nome do Senhor Jesus.- Peça a Deus que nos ajude a entender a importância da intercessão e a assumir nosso papel de intercessores diante de Deus em favor das pessoas que ainda não conhecem a Cristo.- Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Rio de Janeiro e Espírito Santo, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 34: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

34

23º DIA - 13/07 - Sábado:JEJUM COLETIVO /

MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: Sabedoria para viver Leitura bíblica: Salmo 90.1-12

Reflexão

A oração feita por Moisés no Salmo 90 é uma aula de sabedoria prática. Além de reconhecer a suprema sabedoria de Deus ao longo das gerações, ele declara que: “Antes que os montes nascessem, antes que se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2). Tal declaração já é um grande sinal de sabedoria, mas Moisés desejava mais, por isso pede: “Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que a vivamos com sabedoria” (Sl 90.12). Ao que você tem se apegado: a coisas efêmeras ou ao que é eterno? Precisamos da sabedoria divina para valorizar o que de fato tem valor e durabilidade. Não desperdice tempo com meras formalidades, apegue-se ao essencial e viva com sabedoria!

Motivos de oração

- Peça a Deus que nos dê sabedoria para viver, que saibamos fazer as escolhas certas, que priorizemos o que realmente importa e vivamos de maneira que agrade a Deus. - Ore pelo seu pastor e demais líderes da igreja, pedindo a Deus que sejam cheios da sabedoria que vem do alto e que conduzam o rebanho como o Espírito Santo deseja.- Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Rio Grande do Sul, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 35: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

35

Semana 4

ORANDO COM RAABE

24º DIA - 14/07 – Domingo:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: Uma anfitriã improvávelLeitura bíblica: Josué 2.1-7

Reflexão

Para cumprir seus planos e propósitos, Deus pode usar pessoas e situações improváveis. Para conquistar a fortaleza de Jericó, por exemplo, o Senhor usou uma mulher improvável, uma prostituta chamada Raabe. Para muitos, uma mulher desprezível; para Deus, uma peça importante para a execução dos seus desígnios. Corajosamente, ela acolheu e escondeu os dois espiões enviados por Josué à cidade. Com tal atitude, protegendo os israelitas em sua casa, Raabe demonstrou seu temor e sua fé nos propósitos divinos. Confiemos sempre em Deus que cumpre as suas promessas de modo surpreendente.

Motivos de Oração

- Ore para que Deus cumpra em nós, e por meio de nós, os seus planos e propósitos, ainda que não mereçamos.- Ore pedindo que, apesar de nossas falhas, Deus use nossas casas como lugar dele. Que Deus cure, salve e liberte vidas, através dos cultos, do pequeno grupo ou do grupo de estudo bíblico.- Clame também pelos nossos irmãos da Convenção Rondoacre (Rondônia e Acre), pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 36: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

36

25º DIA - 15/07 – Segunda-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Aproveitando as oportunidadesLeitura bíblica: Josué 2.8-13

Reflexão

Deus sempre oferece oportunidades para que sejamos salvos. Ele coloca pessoas em nosso caminho para nos ajudar. Raabe sabia que aqueles espiões eram homens de Deus, e, também sabia dos poderosos feitos do Senhor em favor do seu povo no Egito. Por isso, sem perder tempo, antes que os homens dormissem, Raabe subiu ao terraço onde eles estavam e suplicou por sua vida. Ela sabia que Jericó estava entregue nas mãos de Deus e, por isso, aproveitou a oportunidade para se render ao Senhor e suplicar o seu favor. Como Raabe, não percamos a oportunidade e clamemos por salvação.

Motivos de Oração

- Peça ao Senhor que tenhamos sabedoria para aproveitar bem as oportunidades que ele nos dá na vida: de sermos usados para abençoar outras vidas; para evangelizar alguém; de vivermos milagres etc.- Ore a Deus para que, apesar de nossas falhas e limitações, ele nos use como agentes de salvação e instrumentos de manifestação de glória no mundo.- Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Seal (Sergipe e Alagoas), pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 37: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

37

26º DIA - 16/07 – Terça-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Interceda por sua famíliaLeitura bíblica: Josué 2.12-13

Reflexão

Por meio da intercessão de uma pessoa, Deus pode salvar uma família inteira. Isso é o que aprendemos com Raabe. Ela não suplicou apenas por sua vida, mas pediu aos homens: “Livrem-nos da morte!” (v. 13b). Este foi o seu desesperado clamor. Daí, podemos aprender dois importantes ensinos. O primeiro é que o juízo divino é iminente. A morte virá para todos! O segundo é que podemos ser livres da morte ao invocarmos o nome do Senhor. Devemos nos compadecer dos perdidos pecadores, especialmente dos nossos familiares e amigos. Clamemos a Deus pela salvação da nossa família!

Motivos de Oração

- Interceda por sua família, pedindo em favor de todos os seus familiares que ainda não entregaram sua vida a Cristo para que sejam libertos e salvos.- Ore pelos membros de sua família que estão enfermos ou enfrentando algum problema sério, peça que o Senhor opere um milagre.- Ore também pelos nossos irmãos da Convenção Sul (Região metropolitana de Curitiba e outras cidades do Paraná e Santa Catarina), pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 38: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

38

27º DIA - 17/07 – Quarta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Tenha uma fé proativaLeitura bíblica: Tiago 2.25-26

Reflexão

“A fé sem obras está morta”, diz a Palavra de Deus (Tg 2.26b). Para corroborar essa verdade, Tiago apresenta o exemplo de Raabe que acolheu os dois espiões em sua casa e os ajudou a escapar da perseguição dos soldados do rei de Jericó. Raabe foi proativa ao planejar a rota de fuga dos homens de Deus por um caminho contrário ao dos perseguidores. Ou seja, ela demonstrou sua capacidade em resolver um problema de modo rápido e criativo. Tal atitude provou sua fé em Deus de maneira prática. Raabe não apenas creu, ela agiu. Façamos isso: demonstremos nossa fé em Jesus por meio das boas obras e atitudes práticas.

Motivos de Oração

- Ore a Deus para que ele nos dê sabedoria ao lidarmos com os problemas do dia a dia, e consigamos pela fé ter atitudes práticas para solucionar esses problemas.- Peça a Deus para que você consiga agir como Raabe, que não apenas intercedeu pela salvação de sua família, mas também agiu em prol disso. Que Deus lhe ajude a não apenas orar para que seus familiares sejam salvos, mas também lhe dê ousadia para evangelizá-los.- Clame também pelos nossos irmãos da Convenção Sul-mato-grossense, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 39: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

39

28º DIA - 18/07 – Quinta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Quando a fé é recompensadaLeitura bíblica: Josué 6.22-25

Reflexão

Deus é fiel para cumprir suas promessas. O juízo divino veio sobre Jericó, mas Raabe e sua família ficaram livres da destruição. O Senhor cumpriu o que prometera à mulher, poupando-lhe da morte. Aquela que recebeu os homens de Deus, recebeu de Deus o seu favor. Saiba que o Senhor sempre recompensará aqueles que o adoram e o servem de todo o coração, “porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos” (Hb 6.10). Deus recompensa os seus e o faz com base na sua eterna fidelidade.

Motivos de Oração

- Ore a Deus em gratidão por sua maravilhosa graça e pelas bênçãos recebidas da sua poderosa mão como fruto de suas promessas.- Peça a Deus para que você não desista de obedecer a Palavra e de acreditar nas promessas divinas para sua vida, sabendo que o Senhor recompensa aqueles que têm fé nele.- Clame também pelos nossos irmãos da Convenção Amazônica, pela diretoria regional e demais lideranças dessa convenção, para que atuem na obra do Senhor sob orientação divina.

Page 40: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

40

29º DIA - 19/07 – Sexta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Deus muda a sua históriaLeitura bíblica: Mateus 1.5

Reflexão

Deus é poderoso para transformar vidas e mudar histórias. Lembra de Raabe, a personagem das nossas reflexões da semana? Uma prostituta pagã que não pertencia ao povo de Deus, mas que, graciosamente, foi escolhida e acolhida pelo Senhor entre o seu povo. Vivendo entre os israelitas, Raabe tornou-se a trisavó de Davi, o famoso rei de Israel. Deste modo, a cananeia foi agraciada por Deus ao ser uma das poucas mulheres listadas na genealogia de Jesus (Mt 1.5). Perceba como Deus transformou a vida de Raabe e escreveu-lhe uma nova história. Acredite: Deus também pode mudar a sua vida!

Motivos de Oração

- Ore em favor das pessoas que estamos evangelizando e dos novos convertidos para que tenham suas vidas transformadas e restauradas pelo poderoso evangelho de Cristo. Que Deus nos dê a oportunidade de contar muitas histórias de transformação em nossa igreja.- Ore para que Deus transforme nossa história, mudando aquilo que precisa ser mudado em nossas vidas, famílias e igrejas. - Ore também pelo Ministério de Música e Artes (Demap), a fim de que desenvolva suas atividades na área de música e artes com muita sabedoria concedida por Deus.

Page 41: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

41

30º DIA - 20/07 - Sábado:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: Raabe, uma heroína da féLeitura bíblica: Hebreus 11.31

Reflexão

Heróis agem com coragem e bravura em benefício de causas alheias. Foi o que fez Raabe ao arriscar sua vida em favor dos espiões nas terras de Jericó. O detalhe é que ela foi reconhecida pelo Senhor como uma heroína não somente pelo ato de bravura, mas, especialmente, por sua fé. Seu gesto de bondade e ousadia foi motivado por sua confiança em Deus. Raabe agiu pela fé! Desta forma, além de ser listada na genealogia de Cristo, seu nome também foi incluído entre os grandes heróis da Bíblia (Hb 11.31). Pela fé tudo é possível, inclusive sermos justificados e transformados por Deus. A história de transformação de Raabe é extraordinária. Motivo pelo qual teve o grande privilégio de ter seu nome registrado na galeria da fé.

Motivos de Oração

- Siga o exemplo de fé de Raabe, ore em favor da salvação de seus filhos, peça a proteção de Deus sobre seus familiares e as bênçãos do Senhor sobre sua casa.- Ore para que o Senhor nos livre em meio a essa geração incrédula e que, na semelhança de Raabe, sejamos espiritualmente ousados e façamos aquilo que cabe a nós na direção de Deus, como um ato de fé. Que nossa oração fortaleça a nossa fé, dando-nos coragem para agir.- Clame também em favor do MVP (Ministério de Vida Pastoral), responsável pelo cuidado de nossos pastores e missionárias. Ore para que este ministério seja poderosamente usado por Deus, através de seus projetos e ações.

Page 42: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

42

Semana 5

ORANDO COM SAMUEL

31º DIA - 21/07 – Domingo:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: O fruto de uma oração Leitura bíblica: 1 Samuel 1.20

Reflexão

Ana era uma judia sobre quem pesava o vexame de não poder gerar filhos, em uma sociedade que considerava amaldiçoada toda mulher estéril. Ela já havia orado muitas vezes e pedido um filho, mas sua oração parecia não ter fruto. Um dia, clamou ao Senhor, com toda a tristeza de sua alma. Desta vez, percebeu-se agraciada por Deus. Sua alegria se expandiu, quando carregou o fruto de sua oração em seus braços. A esse fruto, ela deu o nome de Samuel. Se você, tantas e tantas vezes, já falou com Deus sobre algo que lhe traz tristeza, e parece que ele cerrou os céus, não esmoreça, porque ele está trabalhando muito mais que você, regando o seu pomar, fazendo você crescer, para, no devido tempo, colocar o fruto de sua oração nos seus braços.

Motivos de oração

- Peça a Deus perseverança, para continuar confiando no cuidado dele, mesmo que você não veja os frutos de suas orações.- Ore por aqueles que estão passando por longos períodos de tribulação, para que não esmoreçam.- Ore também em favor do MCA - Ministério Crianças e Adolescentes (Dijap Geral), para que seja sempre orientado e conduzido por Deus, na realização de projetos voltados às crianças e aos adolescentes.

Page 43: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

43

32º DIA - 22/07 - Segunda-feira:CULTO DOMÉSTICO (ORAÇÃO EM FAMÍLIA)

Tema do dia: Uma criança admirávelLeitura bíblica: 1 Samuel 2.17-18, 22-26

Reflexão

O que Deus faz é sempre bem-feito. Era o que Ana pensava, a cada ano em que ia visitar seu filho em Siló e o via saudável e inteligente. Através de Samuel, o Deus de Israel conduziria seu povo de volta para si e o livraria de seus líderes perversos. Samuel era um menino em cuja vida os dons divinos já se manifestavam desde cedo. Ele não era o presente de Deus apenas para seus pais, mas para todo o seu povo. Assim é cada bênção, cada fruto da oração: não apenas para você, mas também para quem o cerca, para a nação, para o mundo. Ana entendeu isso e devolveu seu filho ao Senhor. Você também tem devolvido seus bens, seus dons, seus filhos, sua vida a Deus, para que o mundo seja tocado pela presença dele?

Motivos de oração

- Peça a Deus que lhe dê um coração pronto a repartir todas as dádivas que ele lhe concede e que o use para abençoar as pessoas. - Ore pelas nossas crianças, para que aprendam a amar a Deus e sejam usadas por ele.- Interceda também pelo Cetap (Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa), a fim de que seja usado por Deus no crescimento e no desenvolvimento teológico dos cristãos promessistas.

Page 44: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

44

33º DIA - 23/07 - Terça-feira:CULTO DOMÉSTICO (ORAÇÃO EM FAMÍLIA)

Tema do dia: Em diálogo com DeusLeitura bíblica: 1 Samuel 3.1-10

Reflexão

Samuel era um menino especial, que, desde muito novinho, já desenvolvia seus dons. Acontece que, apesar disso, ele ainda não conhecia, de fato, o Senhor, porque não ouvia a sua voz. Mas, certa noite, a voz de Deus se revelou a ele. Samuel conheceu, então, os propósitos de Deus em relação ao seu povo. Foi só a partir daí que aquele menino cheio de dons se tornou um porta-voz do Senhor; isso porque a autoridade para proferir a Palavra de Deus vem de conhecê-lo intimamente, abrir o coração para ouvir a sua voz e deixar-se tocar e moldar pela sua presença e pelo poder da sua Palavra. Muito mais que encher você de dons, Deus quer que você o conheça, quer a liberdade para agir em você, quer torná-lo seu porta-voz, quer ser seu parceiro de vida.

Motivos de oração

- Peça ao Senhor que desperte em seu coração o desejo de buscá-lo mais e conhecê-lo mais.- Ore pela igreja, para que busque mais a presença de Deus e tenha mais conhecimento da Palavra.- Clame também em prol do Ministério de Mulheres (Fesofap), para que, mediante orientação e capacitação divina, desenvolva suas atividades junto às mulheres promessistas.

Page 45: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

45

34º DIA - 24/07 - Quarta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO /

JEJUM DOS CONSAGRADOS/ORDENADOS(PASTORES, PRESBÍTEROS, DIÁCONOS E DIACONISAS)

Tema do dia: O menino que Deus usavaLeitura bíblica: 1 Samuel 3.11-21

Reflexão

O menino crescia na companhia de Deus, pois ele se revelava com frequência. Deus confirmava tudo que Samuel dizia. A presença divina na vida de Samuel era o respaldo para as suas palavras e a fonte de sua autoridade diante do povo. Os israelitas podiam, agora, dizer: “Deus está entre nós!”. Quem fala e age pelo Espírito Santo não precisa provar que é usado por Deus, pois o próprio Espírito testifica aos outros que a palavra vem dele e que o exemplo de vida é fruto da comunhão com o Senhor. Que, através da palavra que você proferir e de seu exemplo de vida, as pessoas ao seu redor possam dizer: “Deus está entre nós!”.

Motivos de oração

- Peça a Deus que use você para falar e viver de modo que as pessoas sejam tocadas pela presença dele.- Ore pela igreja brasileira, para que se comprometa com o verdadeiro evangelho, de modo que, através dela, nossa nação possa perceber a presença de Deus.- Ore também pelo Ministério de Jovens (Fumap), para que, por meio da orientação e da capacitação espiritual, desenvolva suas atividades junto aos jovens promessistas.

Page 46: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

46

35º DIA - 25/07 - Quinta-feira:CULTO DOMÉSTICO (ORAÇÃO EM FAMÍLIA)

Tema do dia: Convite ao arrependimento Leitura do dia: 1 Samuel 7.1-6

Reflexão

É necessário ter autoridade divina para confrontar um povo. Foi com essa autoridade que Samuel convocou Israel ao arrependimento: “Voltem-se para o Senhor e livrem-se dos deuses estrangeiros”. Como resultado, os israelitas voltaram-se para o Senhor. Samuel não temia perder a admiração e o respeito do povo, porque sabia que a Palavra de Deus não volta vazia. Você também pode falar com autoridade, mas lembre-se de que ela precisa ser usada com mansidão para o bem das pessoas, e que é o Senhor quem as convence. Então, aconselhe, confronte em amor e convide ao arrependimento aqueles que você ama, sem medo de perder admiradores e seguidores, porque o Deus que lhe deu autoridade sustentará a palavra que sair da sua boca.

Motivos de oração

- Peça a Deus autoridade para falar em amor àqueles que precisam de seu conselho e de sua correção, para que vidas sejam levadas ao arrependimento, através de suas palavras.- Ore pelos pastores, para que Deus os use com autoridade nas pregações, nos aconselhamentos e nas suas atuações. Ore também pelos líderes de ministérios e de pequenos grupos neste mesmo sentido. - Clame ainda pela Junta de Missões e por seus colaboradores, para que sejam usados por Deus na realização dos projetos de proclamação dentro e fora do Brasil.

Page 47: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

47

36º DIA - 26/07 - Sexta-feira:CULTO DOMÉSTICO (ORAÇÃO EM FAMÍLIA)

Tema do dia: Buscando orientação de Deus Leitura bíblica: 1 Samuel 8.4-9

Reflexão

Com idade avançada, Samuel perdera o encanto aos olhos do povo e não conseguia transmitir sua integridade aos seus filhos. “Dá-nos um rei”, pediram os líderes. Em outras palavras, disseram: “Não te queremos mais”. Sentindo-se rejeitado, Samuel buscou orientação de Deus. O que fora feito de todo respeito com que fora tratado? “Atenda-lhes, pois é a mim que rejeitam”, respondeu o Senhor; “você continua meu profeta, e é por sua voz que responderei a esse povo rebelde”. O que as pessoas pensam de você não muda o que Deus pensa a seu respeito. Assim, quando perceber que perdeu o encanto aos olhos de quem o admirava, olhe para o Senhor, busque a opinião dele, que é a mais importante. Ele lhe dirá: “Para mim, nada mudou! Você ainda é meu filho amado e, por sua voz e sua vida, continuarei a lhe falar”.

Motivos de oração

- Ore pelos nossos anciãos, para que, ao invés de se sentirem descartados pela igreja e pela sociedade, se sintam amados e acolhidos.- Ore pela igreja, para que ela volte sua atenção aos idosos e a todos que precisam sentir-se incluídos e acolhidos pela comunidade de fé.- Clame também pelo crescimento espiritual e numérico da Igreja Adventista da Promessa; que mais pessoas sejam despertadas para a evangelização.

Page 48: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

48

37º DIA - 27/07 - Sábado:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: O poder da intercessão Leitura bíblica: 1 Samuel 12.18-25

Reflexão

A reação de Samuel à rejeição dos israelitas foi a intercessão. Ele pediu a Deus trovões e chuva para que o povo fosse conduzido ao arrependimento, e o Senhor o ouviu, provando que ele permaneceria profeta, até o fim de seus dias. Samuel poderia ter pedido a Deus que castigasse aquele povo rebelde, mas, ao invés disso, pediu o arrependimento daqueles filhos que ele havia conduzido até ali. Intercessão é a vitória do amor sobre a indiferença e o rancor. Por isso, se você sofreu rejeições, se alguém o feriu, é hora de lutar para que o amor vença. Interceda por essa pessoa, peça ao Senhor que a transforme, para que ela conheça o amor com que ele a ama.

Motivos de oração

- Peça ao Senhor que lhe dê mais disposição para interceder pelas pessoas que você ama e por aqueles que lhe feriram.- Ore em favor daqueles que têm dificuldade para perdoar, para que o Senhor os faça transbordar de amor, a ponto de poderem interceder por seus ofensores.- Clame ainda pela implantação e desenvolvimento dos pequenos grupos na IAP, a fim de que, por meio deles, a comunhão e a proclamação sejam atuantes e determinantes no crescimento das igrejas locais.

Page 49: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

49

Semana 6

ORANDO COM DAVI

38º DIA - 28/07 - Domingo:ORAÇÃO NA MADRUGADA /

MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: Deus vê além da aparênciaLeitura bíblica: 1 Samuel 16.7-13 e Atos 13.22

Reflexão

O profeta Samuel é enviado por Deus a Belém para identificar e ungir o novo rei de Israel. A missão de Samuel não seria simples, sobretudo porque a recomendação divina era que não se usassem critérios humanos na escolha. Davi não tinha perfil de rei. Quando Samuel pede a Jessé para reunir seus filhos, Davi sequer é chamado por seu pai. Contudo, Deus conhecia o coração do jovem pastor. Ninguém acreditava nele, mas o Senhor, sendo conhecedor dos corações, sabia que Davi era a pessoa certa. O olhar clínico divino vai além daquilo que os homens podem enxergar. Os crentes em Jesus precisam acreditar que o destino de suas vidas não depende de como os homens os enxergam. Há um propósito de Deus, independentemente daquilo que as pessoas pensam ou falam. Deus vê o coração!

Motivos de oração

- Ore a Deus para que sua fé não se sustente na maneira como os outros lhe vêm, mas sim na forma como Deus vê seu coração.- Ore ao Senhor pela liderança da sua igreja local para que ela seja guiada pelo Espírito de Deus quando precisar discernir pessoas ou situações.- Aproveite também para pedir a Deus que haja, em cada de nós, mais compreensão do evangelho de Cristo e mais comprometimento com o Cristo do evangelho.

Page 50: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

50

39º DIA - 29/07 - Segunda-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: As verdadeiras armas de DaviLeitura bíblica: 1 Samuel 17.37-45

Reflexão

Davi, embora tivesse sido escolhido rei, ainda não era reconhecido como tal. Apesar disso, sua fé permanecia inabalável. Diante do desafio proposto por Golias ao exército hebreu, Davi foi o único que se colocou à disposição para o combate. Suas experiências com Deus lhe davam segurança suficiente para acreditar que o Senhor estaria consigo naquela nova batalha. Ao se deparar com o poderoso Golias, Davi não se apresenta com armadura, espada ou lança. Suas armas eram espirituais. O jovem pastor tinha certeza de que Deus não lhe decepcionaria. Com uma pequena pedra atirada de uma funda, o guerreiro filisteu foi derrotado. Os enfretamentos da vida precisam ser encarados da maneira certa. As armas das lutas de um crente não são humanas (2 Cor 10.4; Ef 6.10-13). Nossos inimigos são derrotados quando nos apegamos na força que vem de Deus.

Motivos de oração- Ore a Deus para que você não se desespere diante dos grandes desafios da vida, pois não há nada mais poderoso que o Senhor.- Ore para que você saiba reagir corretamente diante dos grandes desafios da vida, confiando unicamente na força que vem de Deus para ser vitorioso em todas as situações.- Clame também pelo Ministério de Ensino da IAP (DEC), para que sempre desenvolva as Lições Bíblicas e suas demais atividades, respaldado pela Palavra de Deus e pela capacitação do Espírito Santo.

Page 51: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

51

40º DIA - 30/07 - Terça-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: Tenha Deus como pastorLeitura bíblica: Salmo 23.1

Reflexão

A experiência pastoral de Davi ajudou-o a refletir sobre o cuidado que Deus tinha pela sua vida. Assim como um pastor guia, alimenta e protege as ovelhas que estão sob sua responsabilidade, Deus faz o mesmo por aqueles que pertencem ao seu rebanho. Ter o Senhor como pastor, além de ser um privilégio, é uma garantia que todas as necessidades serão supridas (Fp 4.19). Ser apascentando por Deus é uma bênção. Os crentes em Jesus precisam se submeter à vontade divina para que esse pastoreio seja uma realidade em suas vidas. Quando deixamos Deus nos pastorear, nosso coração descansa na certeza que o Todo-Poderoso está cuidando de nós.

Motivos de oração- Ore para que Deus seja seu pastor, tenha total domínio sobre sua vida, e que você desenvolva um relacionamento pessoal e profundo com ele.- Peça ao Senhor que o ajude a manter-se confiante e certo de que ele suprirá todas as suas necessidades.- Clame ainda pela IAP, para que, mediante a graça e a capacitação divina, consiga desempenhar projetos e ações através do Ministério da Família que visem à orientação e ao fortalecimento familiar.

Page 52: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

52

41º DIA - 31/07 - Quarta-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA /

CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Confie, entregue e descanseLeitura bíblica: Salmo 37.3-7

Reflexão

Acreditar que as coisas irão melhor nem sempre é fácil. Ver o mundo desabando e as coisas piorando podem nos provocar desespero. Todavia, Davi, no Salmo 37, apresenta um tipo de comportamento digno de ser imitado em dias difíceis. A recomendação davídica é continuar obedecendo a Deus mesmo quando as impiedades pareçam impunes. Segundo Davi, a obediência é uma prova de confiança em Deus. Quando se permanece obediente à Palavra, independentemente dos resultados, Deus é exaltado não pelo que faz mas sim pelo que Ele é. Essa postura faz o crente obediente entregar a Deus as suas crises e descansar na certeza de que Ele fará o melhor para sua vida. Os servos de Cristo precisam compreender que vale a pena confiar em Deus e se manter fiel aos seus mandamentos. Mantendo essa comunhão espiritual, poderemos entregar tudo o que nos aflige ao Senhor e esperar que o mais Ele fará.

Motivos de oração

- Ore a Deus pedindo forças para continuar fiel à sua Palavra em todas as circunstâncias.- Peça a Deus que o ajude a descansar o seu coração nele, mesmo quando vier a enfermidade, o desemprego, as frustrações e outras tristezas provocadas pela vida. Que o Senhor lhe ajude a vencer a ansiedade!- Clame ao Senhor para que haja mais batismos no Espírito Santo entre nós, e que possamos ver mais e mais as manifestações dos dons espirituais para o cumprimento da missão.

Page 53: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

53

42º DIA - 01/08 - Quinta-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: Quem confessa, alcança perdãoLeitura bíblica: Salmo 51.1-19

Reflexão

Provavelmente, o Salmo 51 tenha sido escrito logo depois do Profeta Natan repreender Davi pelos pecados de adultério com Bate-Seba e assassinato de Urias (2 Sm 12.1-13). Diante da fala profética, o coração de Davi se despedaça. Ele reconhece que precisava se arrepender do mal que havia causado. No salmo, versículos 2 e 3, o rei de Israel usa os termos “meu” e “minha” para se referir ao pecado e transgressão que cometera. Davi não põe a culpa do seu pecado em Deus, no Diabo, em Bate-Seba ou em Urias. Ele sabia que para ser perdoado precisava assumir a responsabilidade de seus erros. Comumente somos tentados a culpar os outros pelas nossas falhas. Os crentes em Jesus precisam ser humildes para confessar seus pecados. Sem confissão jamais se alcança misericórdia (Pv 28.13).

Motivos de oração

- Ore para que Deus produza humildade e sinceridade no seu coração e que jamais os pecados cometidos deixem de ser devidamente confessados.- Ore para que o Senhor não lhe deixe cair quando vierem as tentações, e que Deus lhe dê sabedoria para identificar as situações de perigo de queda.- Aproveite também para orar em favor dos empresários da igreja, para que continuem contando com as bênçãos de Deus sobre seus empreendimentos e, ao mesmo tempo, demonstrando generosidade para com a obra do Senhor.

Page 54: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

54

43º DIA - 02/08 - Sexta-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: A cura para o deprimidoLeitura bíblica: Salmo 63.1-11

Reflexão

Cansaço, insônia e medo. Esses sintomas podem ser percebidos na oração do Salmo 63. Esse cenário costuma se repetir na vida de pessoas deprimidas. O sentimento é de uma terra seca que necessita urgentemente de água. Apesar dessa situação hostil, Davi declara que buscaria a Deus intensamente. O salmista tinha a consciência de que a cura para suas emoções seria encontrada em Deus, pois sua graça é melhor que a vida (Sl 63.3). Ninguém está imune às crises emocionais. Perdas e frustrações podem causar dores na alma de qualquer pessoa, inclusive dos cristãos. Todavia, o Salmo 63 nos ensina que há esperança em Deus. O Senhor sabe como lidar com nossos abatimentos. Nele, a cura emocional é uma realidade. Nos dias que a alma estiver abatida busquemos ao Senhor e ele trará cura para o nosso coração.

Motivos de oração

- Ore para que a alegria proporcionada por Deus jamais seja arrancada de seu coração e clame por todas as pessoas que estão sofrendo com depressão e outras doenças emocionais.- Peça a Deus que lhe ajude a ter maturidade diante das perdas, cansaços e frustrações, a fim de que seu coração esteja protegido das doenças emocionais.- Ore por todos os dizimistas e ofertantes da Igreja Adventista da Promessa, que tenham sempre as bênçãos do Senhor na área financeira. Que o Senhor também desperte aqueles que não têm conseguido ser fiéis nas contribuições.

Page 55: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

55

44º DIA - 03/08 - Sábado:ORAÇÃO NA MADRUGADA /

MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: Sonda-me ó DeusLeitura bíblica: Salmo 139.1-6, 23-24

Reflexão

O Salmo 139 é uma oração corajosa. Nela, Davi pede a Deus que visite suas intenções. O salmista tinha noção da onisciência divina. Nada passa desapercebido diante dos olhos do Senhor. Apesar dessa certeza, Davi entendia que sua vida espiritual precisava do crivo do Espírito Santo. Ele não queria ser um homem meramente aprovado pelo povo. Seu desejo era agradar a Deus. O propósito de Davi era servir ao Criador sem qualquer tipo de fingimento. Por essa razão, Davi pede a Deus que veja se há nele algum caminho mau e o guie pelo caminho eterno ( Sl 139.24). A vida com Cristo jamais deve ser teatral. Deus não quer ser louvado apenas com palavras (Is 29.13). Ele deseja que o amemos de todo o coração (Mt 22.37). Como crentes em Jesus, precisamos deixar que o Espírito explore nosso interior e arranque de nós qualquer fagulha de hipocrisia. Deus merece ser adorado em espírito e em verdade (Jo 4.24).

Motivos de oração

- Ore corajosamente como Davi, pedindo ao Senhor que visite nossas intenções a ponto de corrigir nossos pecados mesmo quando eles estiverem escondidos.- Peça a Deus que lhe ajude ter uma vida espiritualmente sincera e desprovida de qualquer tipo de hipocrisia.- Interceda também por todos os promessistas, a fim de que tenham cada vez mais a consciência de sua vocação missional e se vejam como missionários no mundo.

Page 56: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

56

Semana 7

ORANDO COM ELIAS

45º DIA - 04/08 - Domingo:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: Dependendo do Senhor Leitura bíblica: 1 Reis 17.1-6

Reflexão

Elias foi um dos grandes profetas das Escrituras. Ele é exemplo de alguém que dependeu de Deus. Confrontou corajosamente o rei Acabe, um dos piores monarcas de Israel (1 Rs 16.30-31). Em uma época em que todos se curvavam a Baal, o deus das chuvas, ele se colocou na presença de Deus pedindo para que não chovesse. E assim aconteceu. Depois disso, se escondeu e foi sustentado milagrosamente pelo Senhor, de uma forma incomum: “os corvos lhe traziam pão e carne”. Nós, também, devemos depender de Deus em todas as situações, mesmo vivendo em ambientes onde as pessoas são hostis à vontade dele. Confiemos: ele estará conosco para nos sustentar! Motivos de Oração

- Ore para o Senhor nos ajudar a dependermos sempre dele. E que Deus nos auxilie a eliminar do nosso coração todos os opositores e rivais da sua vontade. - Agradeça a Deus pelo sustento recebido, reconhecendo que tudo o que temos vem das suas bondosas mãos. - Clame também pela obra de Deus na Argentina, para que, por meio dela, muitas vidas sejam conduzidas aos pés de Jesus, e que os missionários, pastores, líderes e membros tenham sabedoria, ousadia e autoridade espiritual para continuar a obra.

Page 57: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

57

46º DIA - 05/08 - Segunda-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: Lidando com a escassez Leitura bíblica: 1 Reis 17.7-24

Reflexão

Nenhum servo de Deus está livre de enfrentar períodos de escassez. Elias estava junto ao ribeiro de Querite, obedecendo ao Senhor, e o ribeiro secou. Depois, foi até Sidom, para ser sustentado por uma viúva, obedecendo ao Senhor, e a mulher só tinha um punhado de farinha e azeite. Por fim, quando tudo parecia bem, o filho da viúva morreu. Como Elias enfrentou estas situações? Ele nunca deixou de crer na Palavra do Senhor nem deixar de confiar no cuidado dele. Diante da escassez, descansemos em Deus e em sua Palavra. Por mais amargas que sejam as tribulações, por mais distante que a esperança possa parecer, busquemos o cuidado de Deus! Motivos de Oração

- Ore para que o Senhor nunca nos deixe esquecer a sua vontade, mesmo em momentos de escassez extrema.- Ore por todas as famílias das pessoas que conhecemos que, no presente, enfrentam períodos de extrema tribulação e escassez, que o Senhor as ajude! Clame para o Senhor manifestar o milagre da multiplicação e da provisão em nossa casa e nossa família.- Ore pela IAP em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para que, por meio dela, muitas vidas sejam conduzidas a Jesus. Peça a Deus que abençoe os missionários que ali trabalham.

Page 58: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

58

47º DIA - 06/08 - Terça-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: O desafio do carmelo Leitura bíblica: 1 Reis 18.20-39

Reflexão

Elias, o profeta do Deus, desafiou os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, da seguinte maneira: dois bezerros deveriam ser trazidos para serem oferecidos em holocausto sobre a lenha, um por Elias e outro pelos profetas de Baal. Contudo, ninguém poderia colocar fogo na lenha. Ambos deveriam clamar, cada um a seu deus: o que respondesse por meio do fogo seria considerado o Deus verdadeiro. Obviamente, Baal não respondeu. Ele não era um deus real. O Deus verdadeiro, o Deus de Elias, respondeu com fogo! Toda vez que dependermos de algo que não seja o Deus verdadeiro, e a eles dedicarmos a vida, quando clamarmos aos tais, só haverá silêncio. Só o Senhor é Deus! Motivos de Oração

- Ore para que Deus não deixe nenhum falso deus, como poder, posição, bens materiais, carreira profissional etc., tome o lugar dele em nossa vida.- Ore reconhecendo que só o Senhor é Deus e que nossa vida pertence a ele e a mais ninguém. Não titubearemos entre dois senhores! - Ore ainda em prol da obra de Deus no Chile, para que o Senhor consolide o trabalho pastoral em Santiago, que atue na revitalização da igreja em Nacimiento e na continuidade dos trabalhos em Santa Fé e Curanilahue.

Page 59: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

59

48º DIA - 07/08 - Quarta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: O clamor que traz a chuva Leitura bíblica: 1 Reis 18.41-45

Reflexão

Os adoradores de Baal acreditavam que ele era o deus que trazia chuva e colheitas fartas. Contudo, já fazia três anos e meio que não chovia em Israel, de acordo com o que profetizou Elias. É óbvio que Baal não era capaz de fazer chover novamente e acabar com a longa seca e estiagem. Ele não era um deus real. Depois de derrotar os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, Elias orou ao Senhor sete vezes para que mandasse chuva novamente sobre a terra. E Deus o atendeu! Com o rosto em terra, o profeta de Deus foi insistente em sua oração. O Deus a quem servimos é real. Ele ouve oração. Com o rosto em terra, perseveremos em oração diante de nossas demandas! Motivos de Oração

- Peça a Deus para nos ajudar a não esmorecer em nossas orações, para sermos perseverantes. - Ore por aquelas pessoas que estão precisando de uma intervenção urgente e milagrosa de Deus em suas vidas: uma cura, um emprego, um livramento de familiares etc.- Clamemos também em favor da obra de Deus em Letícia, na Colômbia, para que Deus dê sabedoria à liderança da IAP ali atuante.

Page 60: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

60

49º DIA - 08/08 - Quinta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: A caverna da depressão Leitura bíblica: 1 Reis 19.1-10

Reflexão

Elias experimentou um colapso emocional. Estava fisicamente exausto. Depois de duas grandes experiências (derrotando os profetas de Baal e a resposta à sua oração por chuva), frente à ameaça de Jezabel, Elias fugiu para o deserto e buscou abrigo em uma caverna. Isolou-se de todos e quis morrer. Estava deprimido consigo mesmo e com o seu trabalho. Entrou em um caminho terrível de autopiedade. Nenhum servo de Deus está livre de passar experiências frustrantes como a de Elias, de querer abandonar tudo e até a própria vida. Ele chegou ao “fundo do poço”. Contudo, mesmo nestes momentos, de maneira paciente, Deus continua cuidando de nós e não nos abandona. Motivos de Oração

- Suplique ao Senhor em favor daquelas pessoas que estão enfrentando dilemas emocionais, tais como depressão, transtorno de ansiedade e fobias. - Peça ao Senhor para não nos deixar esquecer dos propósitos dele em nossas vidas mesmo quando nos sentimos fatigados e desanimados. - Ore ainda pela obra de Deus em Santa Ana, El Salvador, para que continue firme e constante, no intuito de alcançar muitas vidas para Cristo.

Page 61: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

61

50º DIA - 09/08 - Sexta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: Quero porção dobrada Leitura bíblica: 2 Reis 2.9-11

Reflexão

Ao longo do tempo, Elias preparou Eliseu para ser seu sucessor e, antes de ser elevado ao céu sem ver a morte, o mesmo lhe fez um último pedido: “Que haja porção dobrada do seu espírito sobre mim”. Não é um pedido para receber o dobro do Espírito Santo ou para ter um ministério duas vezes maior que o de Elias. À luz de Deuteronômio 21.15-17 ele deseja ser o sucessor legítimo, seu herdeiro, para continuar seu trabalho. Não está em voga os bens de Elias, pois ele não tinha nada, mas o dobro das suas disposições interiores. Eliseu queria ter a mesma coragem e fidelidade de seu mentor. Deus o atendeu, pois, suas motivações eram puras. Se as nossas motivações forem honestas, não precisamos ter medo de pedir grandes coisas para Deus! Motivos de Oração

- Que Deus nos capacite poderosamente para vivermos essas grandes coisas que ele tem para nós no trabalho da missão e no resgate de vidas para ele.- Peça a Deus disposição para servir mais ao Senhor e oremos por todos aqueles que estão envolvidos em cargos de liderança em nossas igrejas locais. - Clame também pela obra de Deus nos Estados Unidos da América, através dos grupos de irmãos da IAP espalhados naquele país, para que continuem, por meio da proclamação da Palavra de Cristo, alcançando muitas vidas para o reino de Deus.

Page 62: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

62

51º DIA - 10/08 - Sábado:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: Ser humano igual a nósLeitura bíblica: Tiago 5.17-18

Reflexão

Quem conhece a história do profeta Elias sabe que Deus fez coisas extraordinárias por meio da vida dele. Por isso mesmo, ao escrever a carta que leva seu nome, Tiago encoraja os cristãos à prática da oração, utilizando o exemplo do profeta. Ele diz que Elias era “humano e frágil como nós”. Não era perfeito. Suas falhas, entretanto, não foram empecilho para Deus usá-lo. Qual seu segredo? Sua confiança de que Deus podia atendê-lo o levava a “orar com insistência”. A oração não era o último recurso na vida dele, quando todo o restante falhava, mas o primeiro. Servimos o mesmo Deus de Elias. Ele pode fazer coisas extraordinárias por meio da nossa vida! Creia e busque-o! Motivos de Oração

- Ore para que o Senhor nos ajude a enxergar e reconhecer as nossas fragilidades e a depositar nele a nossa confiança, sempre.- Peça ao Senhor que nos use e faça coisas extraordinárias por meio da nossa vida para que o nome dele seja glorificado! - Oremos também pela IAP em Madri, na Espanha, para que o Senhor consolide, a cada dia, a fé dos irmãos promessistas e que, por meio destes, salve muitas pessoas. Ore também pelos parceiros missionários deste projeto.

Page 63: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

63

Semana 8

ORANDO COM JEREMIAS

52º DIA - 11/08 - Domingo:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: O chamado de Jeremias Leitura bíblica: Jeremias 1.4-8

Reflexão

O profeta Jeremias foi chamado por Deus para desenvolver seu ministério no reino do Sul (Judá). No início, foi relutante, mas cumpriu fielmente seu chamado, confrontando líderes e exortando o povo ao arrependimento. Deus estava com ele (v.8). Ainda hoje, Deus continua chamando pessoas para realizar obras específicas. Aliás, todo povo de Deus é chamado para servi-lo por meio dos dons que recebeu. Se Deus lhe chamou para algo, faça o seu melhor, para que o nome dele seja glorificado. Não tenha dúvidas de que ele estará contigo e lhe ajudará no cumprimento da missão. E mesmo que não tenha ouvido a voz do Senhor, de maneira audível, para um chamado específico, aproveite todas as oportunidades de serviço que lhe aparecem para servir ao Senhor. Motivos de Oração

- Ore para que o Senhor nos ajude a encarar os desafios que temos nos ministérios e lugares onde fomos chamados para servi-lo;- Ore para que o Senhor mostre, com clareza, àqueles que ainda não sabem qual seu dom espiritual, em qual área ou ministério específico devem servir a Deus. - Ore ainda pela IAP em Setúbal, Portugal, a fim de que, por meio do trabalho da liderança promessista ali presente, a fé de todos os irmãos seja sempre fortalecida e muitas almas se rendam a Cristo.

Page 64: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

64

53º DIA - 12/08 - Segunda-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Mensagens de alertaLeitura bíblica: Jeremias 4.1-4

Reflexão

Com a ajuda de Jeremias, Deus exortou seu povo ao arrependimento, por várias vezes. Durante o reinado dos últimos cinco reis de Judá, o profeta levantou sua voz corajosamente. Ele pregou por cerca de quarenta anos a um povo duro de coração. A nação não quis dar ouvido às suas pregações e nem se arrepender dos seus pecados. Por isso mesmo, o cativeiro Babilônico foi inevitável. Você conhece alguém que esteja a um passo do abismo por causa do pecado? Gente do seu convívio, que você ama, e tomou um caminho oposto à vontade de Deus? Que tal pedir para que Deus tenha misericórdia delas e que use você para alertá-las? Quem sabe o coração delas se volta para Deus! Motivos de Oração

- Ore por nossos amigos e familiares que estão iludidos por falsos deuses, seguindo seu próprio caminho, e vivendo longe da vontade Deus; - Orepara que o Senhor continue levantando pessoas como Jeremias, para denunciar o pecado e conclamar pessoas a se arrependerem! - Suplique pela obra de Deus na Guatemala, para que seja fortalecida, por meio do trabalho da liderança promessista ali atuante, e que cresça cada vez mais.

Page 65: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

65

54º DIA - 13/08 - Terça-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Vá à casa do oleiro Leitura bíblica: Jeremias 18.1-6

Reflexão

Na casa do oleiro, Deus fala com seu servo, o profeta Jeremias. Lá, ele pôde observar atentamente o trabalho do artista habilidoso. O vaso que ele estava fazendo não ficou do seu agrado, então, ele o refez moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. A lição era clara: Deus poderia agir com seu povo como o oleiro agia com o barro: “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel”. O exílio babilônico seria a maneira de Deus “refazer” a nação para que ela aprendesse a obedecer novamente. Deus pode usar as aflições para nos moldar de acordo com a sua vontade, para que sejamos um vaso do seu agrado. Motivos de Oração

- Ore para que Deus nos ajude a crescer por meio das provações e aflições que passamos; que elas possam nos ajudar a amadurecer. - Reconheça a soberania de Deus sobre a nossa vida e sobre todas as coisas e ore para que ele nos “molde” de acordo com a sua vontade, nem que isso signifique empregar medidas dolorosas. - Aproveite esta ocasião para orar pela igreja na Índia, para que Deus consolide a frente de trabalho missionário no Nepal, usando a liderança da IAP ali atuante.

Page 66: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

66

55º DIA - 14/08 - Quarta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Os planos e as orações Leitura bíblica: Jeremias 29.10-13

ReflexãoPor causa da desobediência, o povo de Deus foi levado cativo para a Babilônia. Pouco tempo depois, Jeremias enviou uma carta de encorajamento aos exilados. O cativeiro duraria setenta anos, mas eles não precisam se desesperar, pois Deus não os havia esquecido. Ele tinha planos de paz e de um bom futuro para a nação. Eles teriam a chance de começar de novo. Quando buscassem ao Senhor, o encontrariam! É uma bênção saber que, mesmo a despeito dos nossos pecados e da disciplina que possamos enfrentar, Deus não desiste do seu povo. Se nos arrependermos e o buscarmos de todo coração, ele pode começar de novo conosco; ele pode reescrever nossa história! Motivos de Oração- Ore por aquelas pessoas que estão desanimadas, sem perspectivas para o futuro, pensando em “jogar a toalha”, para que reaprendam a confiar em Deus. - Ore para que o Senhor nos ajude a buscá-lo de todo o coração e a confiarmos no cuidado dele, mesmo em tempos de crise.- Ore também em favor da obra de Deus em Moçambique, para que Deus continue consolidando os projetos, levantando mais colaboradores e trazendo muitas almas aos pés de Cristo.

Page 67: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

67

56º DIA - 15/08 - Quinta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Promessas de restauraçãoLeitura bíblica: Jeremias 33.1-7

Reflexão

Foi difícil para aquela geração de judeus ver a cidade de Jerusalém destruída pelos exércitos babilônicos. Contudo, a cidade seria novamente reedificada. O povo de Deus tinha o grande desafio de crer nas suas promessas de restauração, mesmo vivendo dias difíceis: “eu curarei esta cidade e o seu povo e novamente lhe darei saúde”, disse o Senhor. É difícil ver aquilo que lutamos para construir, e que temos certo apreço, ruir diante dos nossos olhos. No caso do povo de Judá, isso se deu por conta da desobediência. Mas, confiemos que por piores que sejam as catástrofes, Deus pode reorganizar todas as coisas! Clamemos a ele por socorro e humilhemo-nos debaixo de sua forte mão!

Motivos de Oração- Ore por aquelas pessoas que estão precisando da restauração de Deus em alguma área de sua vida, tais como a financeira, familiar, saúde, profissional etc. - Ore para que o Senhor nos ajude a reconhecer o nosso pecado em todo o tempo e, especialmente, quando estivermos sendo disciplinados por conta destes (apesar de sofrimento não ser sinônimo de pecado pessoal, às vezes, Deus nos disciplina por conta de nossa desobediência e dureza de coração). - Clame também em prol da obra de Deus na Nigéria, para que, por meio dela, os irmãos promessistas ali sejam fortalecidos e muitas almas tenham um encontro com Cristo e se rendam a ele.

Page 68: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

68

57º DIA - 16/08 - Sexta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Lamentos e esperançaLeitura bíblica: Lamentações 3.19-25

Reflexão

No livro das Lamentações, Jeremias escreve um triste cântico de lamento por conta do que aconteceu com Jerusalém. A cidade foi arrasada. O templo destruído. O povo levado cativo. Por onde se olhava, via-se apenas miséria e destruição. Todavia, em meio ao caos um grito de esperança invadiu o coração e a mente do profeta. Ele lembrou-se das misericórdias do Senhor, que “não têm fim”. O amor de Deus por seu povo é impressionante e incansável. Suas misericórdias renovam-se diariamente! Isso faz com que o profeta tenha esperança! Nem tudo estava perdido. Deus é fiel e cumpre suas promessas de restauração futura. Você confia em todas as promessas de Deus, mesmo frente a dias sombrios? Mesmo diante do caos? Motivos de Oração

- Louve a Deus por suas constantes misericórdias a pessoas miseráveis e pecadoras como nós; elas são a causa de não sermos consumidos. - Ore para que Deus não nos deixe esquecer suas promessas de restauração futura, com a vinda de Cristo, quando tudo parecer estar desmoronando diante de nós. - Clame também pela obra de Deus no Paraguai, para que siga avançando, rompendo as barreiras e as dificuldades.

Page 69: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

69

58º DIA - 17/08 - Sábado:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: Deus cumpre as promessasLeitura bíblica: Jeremias 25.11-13 e Daniel 9.2-3

Reflexão

Jeremias anunciou que o povo de Judá serviria a Babilônia por setenta anos em razão dos seus pecados e que, ao final deste período, Deus faria ao menos duas coisas: 1) castigaria o rei da Babilônia e sua nação (Jr 25.11-12); 2) traria o seu povo de volta para casa (Jr 29.10) e restauraria completamente a nação, fazendo uma nova aliança (Jr 30-31). Pois bem, quase setenta anos depois que estas palavras foram escritas, o império babilônico caiu diante dos Medos e dos Persas. Daniel entendeu que este acontecimento era o cumprimento da promessa! E Deus faria mais: ele também levaria seu povo de volta para casa. Pode confiar, Deus sempre cumpre o que promete. Precisamos aprender a confiar em sua Palavra e aguardar o tempo dele. Motivos de Oração

- Ore para que o Senhor nos ajude a confiar nas promessas dele presentes em sua Palavra e entendê-las corretamente por meio do estudo sério das Escrituras. - Louve a Deus por sua fidelidade; por sempre cumprir o que diz; por ser um Deus em quem podemos confiar! - Ore, ainda, em favor da obra de Deus no Peru, para que tenha êxito na salvação de vidas e no fortalecimento dos irmãos promessistas.

Page 70: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

70

Semana 9

ORANDO COM DANIEL

59º DIA - 18/08 - Domingo:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: Ousadia de ser diferente Leitura Bíblica: Daniel 1.7-9

Reflexão

Daniel e seus três amigos – Hananias, Misael e Azarias – eram hebreus levados cativos para a Babilônia por Nabucodonosor em 605 a.C. Em terra estranha, expostos a um contexto cultural com o qual não estavam acostumados, como: hábitos alimentares e comportamentais, costumes, religião, arte etc., optaram de forma consciente e espontânea a adotarem uma dieta vegetariana à base de legumes e água, com vistas a não se contaminarem com os manjares do rei. Mesmo contrariando a ordem do soberano, foram ousados, e ao cabo de 10 dias não só a aparência dos quatro era melhor, como também sua inteligência. A Babilônia tentou mudar a identidade, os hábitos e a fé desses quatro jovens, mas eles tiveram a ousadia de serem diferentes. Eles não cederam às propostas da Babilônia e se mantiveram fiéis ao Senhor. A exemplo desses quatro servos de Deus, o cristão deve ser ousado para demonstrar sua fé onde quer que esteja.

Motivos de oração

- Ore a Deus e peça ousadia para conservar sua fé em seu ambiente de trabalho, em sua escola ou faculdade, em sua vizinhança ou roda de amizades, não negando o nome de Jesus, nem seus princípios de vida.- Peça a ajuda do Espírito Santo para não se isolar, nem se omitir diante de oportunidades, visando honrar o nome de Deus e a proclamação do evangelho.- Ore também em favor da obra de Deus em Barra do Quaraí/RS e Bella Unión, no Uruguai, para que o Senhor continue usando a sua igreja na propagação do evangelho.

Page 71: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

71

60º DIA - 19/08 - Segunda-feira:CULTO DOMÉSTICO (ORAÇÃO EM FAMÍLIA)

Tema do dia: O Deus que revela mistériosLeitura Bíblica: Daniel 2.17-19

Reflexão

Um dos atributos intransferíveis de Deus é a onisciência – aquele que possui todo o conhecimento, toda a ciência. Daniel cria em Deus e tinha convicção plena de que a ele pertencia essa prerrogativa. Após os sábios falharem ao serem inquiridos pelo rei a respeito do significado de seu sonho, foi promulgada a morte de todos eles, incluindo Daniel e seus três amigos. Ao tomar conhecimento dessa ordem, Daniel se apresenta ao rei e pede-lhe tempo para dar a interpretação. Imediatamente, convoca seus amigos a orar e a pedir misericórdia a Deus. A oração foi ouvida e, em uma visão noturna, Deus revelou o mistério a Daniel, dando-lhe a interpretação do sonho. Se existe alguma dúvida ou inquietação existencial obscura em sua vida, creia e busque a Deus com confiança, pois ele pode lhe esclarecer.

Motivos de oração

- Ao longo da história bíblica encontramos exemplos de Deus falando ao homem através de sonhos. Trata-se de uma experiência pessoal e extraordinária com Deus. Você pode desejar, orar e pedir a ele para lhe esclarecer sobre algo especial através do sonho. Ore neste sentido.- Peça percepção ao Espírito Santo para identificar a voz de Deus, pois ele pode revelar algo a você ou à igreja por outros meios, como: profecia, sermão público, aconselhamento, uma abordagem ocasional despretensiosa etc.- Suplique também em favor do Projeto de Inclusão, coordenado pela Junta de Missões, que, por meio dele, muitas vidas sejam alcançadas para Cristo.

Page 72: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

72

61º DIA - 20/08 - Terça-feira:CULTO DOMÉSTICO (ORAÇÃO EM FAMÍLIA)

Tema do dia: A marca da integridadeLeitura Bíblica: Daniel 6.3-5

Reflexão

A palavra integridade, diz respeito ao caráter daquilo a que não falta nenhuma das suas partes; é retidão, honradez, pureza intata. A sabedoria dada por Deus a Daniel levou o rei a pensar em constituí-lo sobre todo o reino, o que fez despertar ciúmes nos líderes da Babilônia a ponto de eles procurarem alguma falha, algum defeito, algum deslize na sua conduta pessoal, mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma, porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa. Com esse comportamento e estilo de vida, deixou-nos esse belíssimo legado de fé em terra estranha. Dentre as virtudes que você possui, que a integridade seja uma delas para a glória de Deus.

Motivos de oração

- Durante a vida, o ser humano ganha e perde muitas coisas. Ore a Deus para que você tenha vida incorruptível e nunca perca sua integridade, a exemplo de Daniel.- Clame a Deus pela igreja a fim de que ela conserve de igual modo sua integridade, e jamais a negocie por qualquer vantagem temporal.- Suplique também pelo Projeto de Capelania Prisional da IAP, para que Deus abençoe a liderança desse projeto, na assistência dos mais de mil e quinhentos detentos.

Page 73: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

73

62º DIA - 21/08 - Quarta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: A vida devocional de DanielLeitura Bíblica: Daniel 6.10

Reflexão

Daniel nos dá o exemplo de um homem que mantinha comunhão com Deus. Ao saber que o rei Dario havia assinado a escritura determinando veneração exclusiva a ele por trinta dias, Daniel, em sua casa, dirigiu-se a seu quarto cujas janelas abertas apontavam para Jerusalém, e ali orava três vezes ao dia, sem se importar se seria visto por alguém ou não. O texto destaca que esse era um costume de Daniel e não somente em razão do decreto do rei, prova de que ele tinha uma vida devocional ativa com Deus. É interessante pensar no fato de que esse herói da fé preferiu morrer a deixar de orar. Inspire-se em Daniel e desenvolva uma vida devocional pessoal e familiar com Deus, para vencer os desafios que se apresentam.

Motivos de oração

- Pesquisas revelam que o tempo empregado pelos cristãos, em oração, tem diminuído gradativamente. Peça ao Espírito Santo para despertar o desejo de orar por mais tempo e por mais vezes durante o dia, não para cumprir tabela, mas para desenvolver intimidade com Deus.- Ore a Deus por encorajamento e despertamento espiritual para você, sua família e para a igreja enfrentar e vencer os desafios internos e externos.- Clame também em favor do projeto missionário em Juazeiro do Norte, para que, por meio dele, a igreja de Cristo venha a ser fortalecida e alcance muitas vidas para o reino.

Page 74: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

74

63º DIA - 22/08 - Quinta-feira:CULTO DOMÉSTICO (ORAÇÃO EM FAMÍLIA)

Tema do dia: Uma oração de confissãoLeitura Bíblica: Daniel 9.1-5

Reflexão

Um ingrediente indispensável à oração a Deus é a fé, pois, sem ela é impossível alguém se aproximar dele. A oração precisa conter reconhecimento da santidade e paternidade divinas, louvor, adoração, rendição, gratidão e petição. Além desse conteúdo, não pode faltar a prática da confissão, uma vez que ela é imperiosa e bíblica (Pv 28.13). Diante do castigo imposto por Deus a seu povo, previamente avisado pelos profetas, Daniel exercitou a prática da confissão não apenas em seu nome, mas de todo o povo, esperando na misericórdia divina. Expôs a Deus pecados cometidos, iniquidades, rebeldias, distanciamento dos mandamentos e omissão. Como cristão, resgate e intensifique a prática da confissão a Deus e desfrute de seus benefícios (Sl 51.17).

Motivos de oração

- Peça ao Espírito Santo para despertar a consciência de pecado em todas as suas manifestações, e coragem para exercitar a prática da confissão a Deus, diariamente, com temor e tremor.- Suplique por quebrantamento e coragem para desenvolver o mesmo exercício da confissão de forma pessoal. Aproveite este momento para confessar os seus pecados a Deus.- Clame também em favor do projeto missionário com as comunidades ribeirinhas, na Floresta Amazônica, para que alcance muitas vidas para o reino de Deus.

Page 75: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

75

64º DIA - 23/08 - Sexta-feira:CULTO DOMÉSTICO (ORAÇÃO EM FAMÍLIA)

Tema do dia: Sede insaciável por DeusLeitura Bíblica: Daniel 10.2-3

Reflexão

Se viver experiências diretas com Deus é algo inigualável e inesquecível – e na verdade é –, elas não faltaram a Daniel. Uma delas, ao receber uma das revelações de Deus, iniciou um período de 21 dias de jejum, prática que despertou sua sede espiritual e o fez conectar-se mais diretamente com Deus. Findo esse período, Deus se revelou a ele de forma extraordinária (Dn 10.5-10), ocasião em que deu sequência às suas revelações a seu servo. Em Daniel 10, este herói da fé já tinha uns 85 anos de idade e ainda queria ter mais experiências e revelações de Deus. Ele queria mais, porque tinha uma sede incansável por Deus. A sensação de sede nos leva às fontes das águas. A sensação de sede de Deus nos leva ao jejum, à oração e à santificação de nossas vidas. Assim, somos saciados de sua presença. Amém!

Motivos de oração

- Quando nosso corpo adoece, a sensação de fome e de sede são mascaradas pela doença. O mesmo acontece quando adoecemos espiritualmente, ou seja, nossa fome e sede de Deus são mascaradas. Ore pedindo cura espiritual a Deus, clame por um avivamento.- Peça ao Espírito Santo para despertar essa sede insaciável de Deus, como fez com Daniel e a exemplo do salmista no Salmo 42.- Suplique, ainda, por todos os enfermos para que seja manifestada a cura da parte de Deus.

Page 76: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

76

65º DIA - 24/08 - Sábado:RELÓGIO DE ORAÇÃO

Tema do dia: Garantias dadas por DeusLeitura Bíblica: Daniel 12.2-3, 13

Reflexão

A história humana, após a queda, em suas múltiplas relações, foi marcada por lutas de sobrevivência e de conquistas, sem nenhuma garantia de sucesso. Já a história do homem com Deus, após o pecado, seja em sua relação com ele ou com o próximo, sempre foi marcada por promessas divinas. As garantias de proteção, cuidado, provisão, livramento e vitórias, faziam parte integrante das revelações dadas a ele e serviram de combustível para a sua perseverança até o fim. O tempo passou, a história não é mais de Daniel e de seus amigos na Babilônia, mas é a sua história, e ela é recheada de promessas e de garantias para você, sua família e para a igreja. Creia e prossiga até o fim. Amém!

Motivos de oração

- Ore a Deus para que mesmo em meio às adversidades e incertezas da vida, você se apoie nas garantias dadas por Deus, em sua Palavra.- Peça ao Espírito Santo para lhe dar paciência e perseverança, sem vacilar, até que as promessas de Deus se cumpram em sua vida.- Aproveite para orar em favor dos professores da Escola Bíblica, para que ministrem o ensino bíblico com zelo e sabedoria, e que os alunos sejam atraídos pela Palavra, na ação do Espírito Santo.

Page 77: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

77

Semana 10

ORANDO COM ESTER

66º DIA - 25/08 - Domingo:ORAÇÃO NA MADRUGADA /

MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: De órfã à rainhaLeitura bíblica: Ester 2.5-9, 17

Reflexão

É importante destacarmos que Ester era judia – e uma estrangeira em uma terra estranha (Et 2.6) –, e também órfã, sendo criada por seu tio Mardoqueu (v. 7), também judeu. Claramente falando, nenhuma probabilidade de se tornar uma rainha na Pérsia. Portanto, contra toda probabilidade, Deus que controla toda a história de seu povo, mostra que para ele as coisas improváveis se tornam prováveis e o impossível se torna possível, pois o Todo-Poderoso ama e cuida de seu povo. Deus cumpre seus propósitos na vida de pessoas simples que, por meio de sua graça, ele escolhe. Por isso, Ester foi de órfã à rainha da Pérsia. Não esqueçamos jamais que, quando entregamos nossa vida aos cuidados do Pai, corremos o risco de vivermos o impossível.

Motivos de oração

- Ore para que sua igreja local veja o Senhor mudando histórias de vida que passam por ela. - Peça também para que você viva experiências com o Pai e perceba que ele está no controle de sua vida, transformando sua história.- Interceda ao Senhor em favor de todos aqueles que estão enfrentando dificuldades financeiras ou que estão desempregados.

Page 78: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

78

67º DIA - 26/08 - Segunda-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: Um decreto de morteLeitura bíblica: Ester 3.9-13; 9.1-3

Reflexão

O povo judeu estava sendo ameaçado por um homem completamente astuto e diabólico. Além de armar contra o povo de Deus, ele também financiaria esta terrível crueldade (v. 9). A morte estava decretada, o anel real selou o pacto. Como revogar algo assinado pelo rei? Quem teria esse poder? Nem mesmo o rei, só o Rei dos reis. E foi exatamente isso que aconteceu, o clamor a Deus fez com que o decreto se voltasse contra os inimigos do povo de Deus. Quando clamamos, quando buscamos o socorro àquele que governa e tem poder sobre todas as coisas, podemos contemplar e celebrar o agir de Deus que nos dá vida abundante (Jo 10.10b).

Motivos de oração

- Ore ao Senhor para que sua igreja local não desfaleça diante de um plano diabólico, mas clame com fé ao Deus Todo-Poderoso e experimente livramentos extraordinários.- Peça também para que você possa ter fé diante de uma situação adversa e não se desespere, mas confie naquele que pode todas as coisas.- Nesta ocasião, aproveite para orar por nossos filhos pequenos e pelas crianças da igreja, para que cresçam no caminho do Senhor e aprendam a amar e temer a Deus.

Page 79: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

79

68º DIA - 27/08 - Terça-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: Convocação para o jejumLeitura bíblica: Ester 4.15-17

Reflexão

Embora o livro de Ester não cite uma única vez o nome de Deus, o livro todo é cheio da presença de Deus. Diante daquela situação de ameaça e de risco iminente ao povo judeu, Ester conseguiu entender o propósito divino de tirá-la de sua humilde casa e colocá-la em um palácio, com todas as mordomias de rainha. Deus não estava cuidando apenas dela, mas de todo seu povo. Como uma boa judia e serva de Deus, a atitude de Ester não foi outra senão convocar um jejum para todo o povo judeu. Essa prática era muito comum entre eles em tempos difíceis (Ed 8.21-23) e está intimamente ligada à oração. Ainda podemos usar essa prática devocional para nos aproximarmos mais de Deus e de seus propósitos.

Motivos de oração

- Ore ao Senhor para que sua igreja local continue praticando o exercício devocional do jejum que é tão relevante ainda em nossos dias.- Peça também para que você esteja ciente de que o jejum tem o propósito de saciarmos a nossa fome de Deus, portanto, é preciso praticá-lo.- Ore pelo seu pastor. Interceda em favor do trabalho pastoral na igreja local, para que seja cada vez mais atuante e pautado na Palavra de Deus.

Page 80: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

80

69º DIA - 28/08 - Quarta-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA /

CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO /JEJUM DOS CONSAGRADOS/ORDENADOS

(PASTORES, PRESBÍTEROS, DIÁCONOS E DIACONISAS)

Tema do dia: A sabedoria de EsterLeitura bíblica: Ester 5.1-4

Reflexão

As mulheres dos tempos bíblicos muitas vezes são vistas como o “sexo frágil” em um mundo de homens fortes e guerreiros. Contudo, Deus levantou mulheres como Ester, com uma força admirável. Deus opera por meio de ações sábias. Primeiro o jejum; agora, era hora de agradar o coração do rei, e Ester, não só o agradou, mas obteve de seus lábios a promessa da metade do reino. Essa mulher aproveitou a oportunidade com muita sabedoria para ajudar seu povo. Quando usamos as oportunidades que o Senhor nos dá com sabedoria, temos a certeza de que ele nos responderá de forma gloriosa. Não é sem sentido que o apóstolo Tiago nos incentiva a pedir sabedoria a Deus. Todos nós precisamos desta virtude espiritual.

Motivos de oração

- Ore para que sua igreja local aproveite cada oportunidade com muita sabedoria, para que o nome do Senhor seja glorificado. - Peça para que o Senhor lhe dê sabedoria para toda e qualquer situação, para que você viva os milagres de Deus.- Clame agora também em favor dos idosos da igreja, para que o Senhor os conserve em saúde e os use para servir as pessoas, por meio de seus conselhos advindos da experiência de vida; que eles não percam o ânimo de servir a Deus.

Page 81: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

81

70º DIA - 29/08 - Quinta-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: Deus muda suas vestesLeitura bíblica: Ester 4.1-4; 6.9-11

Reflexão

Na Antiguidade, era uma grande honra vestir o manto do rei, pois simbolizava favor especial (1 Sm 18.4). Nos textos citados acima está um homem que vestiu pano de saco e se cobriu com cinzas por conta de sua angústia (uma atitude comum ao povo de Deus em momentos difíceis). Fez isso ao saber que todo seu povo seria destruído. Por outro lado, vemos o mesmo homem recebendo honras sem nenhuma pretensão. Este homem é Mordecai. Deus mudou suas vestes, Deus mostrou que as suas boas obras foram vistas por ele. Trocar as vestes de tristeza por vestes de louvor é algo que só Deus pode fazer em nós, portanto, vale a pena nos entregar por completo e com toda confiança em nosso Deus.

Motivos de oração

- Ore ao Senhor para que sua igreja local possa ver a cada culto o Senhor trocando as vestes daqueles que estão cansados e sobrecarregados, tristes por vestes de alívio e alegria. Clame para que na sua igreja as pessoas sejam realmente transformadas, libertadas e curadas.- Peça para que o Senhor lhe ajude a viver a cada dia com vestes de alegria e que consiga transmitir essa alegria a todos que estejam ao seu redor.- Clame ao Senhor para que haja em cada uma de nossas igrejas, um genuíno e forte amor entre os irmãos, para que o mundo veja Cristo em nós.

Page 82: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

82

71º DIA - 30/08 - Sexta-feira:ORAÇÃO NA MADRUGADA

Tema do dia: Fazendo a própria forcaLeitura bíblica: Ester 5.12-14; 7.9 -10

Reflexão

O ódio e a amargura tomaram conta do coração de Hamã, de tal forma, que o mesmo nem pôde desfrutar do banquete preparado pela rainha. Hebreus 12.13 exorta que cuidemos para que a raiz de amargura não nos prive da graça, de desfrutar coisas boas. Contudo, foi exatamente isso que aconteceu com Hamã, a ponto de aceitar a sugestão de construir a forca para Mardoqueu. A Bíblia alerta: “Quem cava uma armadilha, nela acabará caindo...” (Pv 26.27a). Hamã viveu isso na pele, sua fúria o levou à ruína. Lembremos que podemos até sofrer injustiças, mas Deus estará conosco em todo tempo e aqueles que as cometeram, cedo ou tarde pagarão o preço. Fujamos do caminho de Hamã e sigamos o conselho de Paulo que nos diz que devemos nos livrar de toda inveja e malícia, e que é fundamental exercitar o perdão.

Motivos de oração

- Ore ao Senhor para que em sua igreja local reine o amor de Cristo e que ninguém aja por partidarismo, ódio e amargura querendo machucar outro irmão, mas que haja unidade, comunhão e harmonia entre o povo de Deus.- Peça para que o Senhor lhe ajude a exercitar o perdão e não deixar que a ira e a amargura dominem seu coração. Procure não agir com as próprias mãos. Entregue tudo nas mãos do Pai, pois, do contrário, você estará “fazendo sua própria forca”. - Peça também a Deus que capacite todos os promessistas e as igrejas a impactarem a sociedade onde estão inseridos, por meio de ações sociais, prática de justiça e testemunho de caráter santo que glorifiquem a Deus.

Page 83: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

83

72º DIA - 31/08 - Sábado:ORAÇÃO NA MADRUGADA /

MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: A oração muda editosLeitura bíblica: Ester 8.1-8

Reflexão

Embora não devamos fazer as coisas para Deus, ou sermos fiéis em troca de recompensas, Deus que é infinitamente bondoso, sempre abençoa e recompensa aqueles que optam por servi-lo e buscá-lo de todo coração. É interessante quando lemos o versículo 8 que diz que nenhum decreto ou edito do rei, depois de selado com seu anel, poderia ser revogado, nem mesmo pelo próprio rei. O que mais impressiona nesse texto e nos leva a glorificar e entender mais uma vez que “Deus está no controle de nossa história” é que o edito que ordenava o extermínio do povo judeu foi revogado e, melhor ainda, foi feito outro que honrou o povo de Deus. Sempre há benefícios quando confiamos em Deus (Sl 125.1).

Motivos de oração

- Clame a Deus para que ele intervenha em situações em sua igreja ou família que precisam de um milagre, crendo que o Senhor pode “mudar editos”, pode realizar o impossível.- Peça para que o Senhor levante, em nosso meio, mulheres de fé e de oração assim como foi Ester, e que através da oração e do trabalho delas Deus realize coisas extraordinárias. - Clame a Deus por nossos jovens para que eles não desistam, nem desviem da fé cristã e que eles tenham experiências extraordinárias com Espírito Santo e um relacionamento profundo com Cristo.

Page 84: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

84

Semana 11

ORANDO COM NEEMIAS

73º DIA - 01/09 - Domingo:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: Coração de intercessorLeitura bíblica: Neemias 1.3-4

Reflexão

Já havia se passado alguns anos desde que a primeira leva de judeus tinha voltado do cativeiro para Jerusalém. Neemias, que permaneceu na Pérsia como funcionário da corte, imaginava que as coisas em Jerusalém estavam bem, que os seus compatriotas estavam felizes e prósperos na cidade de Davi. Contudo, ao receber a visita de alguns homens vindos de Judá, ele foi avisado que os sobreviventes do cativeiro estavam passando por grande sofrimento e humilhação; e que a cidade continuava dessolada, pois os muros continuavam derrubados e suas portas destruídas pelo fogo. Diante disto, qual foi a reação de Neemias? Atente-se às suas palavras: “... sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus” (Ne 1.4). Este herói da fé se compadeceu com situação difícil de seus irmãos e se pôs a orar confessando os pecados dos israelitas e pedindo que o Senhor mudasse aquela situação (Ne 1.5-11). Neemias tinha um coração de intercessor.

Motivos de oração

- Ore ao Senhor para que em sua igreja local sejam levantadas pessoas com o coração de intercessor, peça também para você tenha um coração sensível aos sofrimentos dos outros.- Apresente diante de Deus situações complicadas em sua vida, família, trabalho ou igreja, e clame para que o Senhor faça um milagre e mude essa situação.- Ore também por todos os líderes dos ministérios locais, para sejam usados poderosamente pelo Espírito Santo; que tenham sabedoria e estratégias espirituais para a realização da obra de Deus.

Page 85: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

85

74º DIA - 02/09 - Segunda-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: A bondosa mão de DeusLeitura bíblica: Neemias 2.1-8

Reflexão

Após orar pedindo que o Senhor mudasse a situação de Jerusalém e de seus irmãos, Neemias aguardou pela resposta. Certo dia, enquanto fazia seu trabalho na corte, o rei percebeu a sua tristeza e lhe perguntou o que estava acontecendo. Este era o momento certo para Neemias agir. Ele contou a razão de sua tristeza ao rei, que imediatamente lhe disse: “O que você gostaria de me pedir?” (Ne 2.4). Então, ali, diante do rei Artaxerxes, Neemias fez uma oração relâmpago pedindo sabedoria para saber o que falar, e, em seguida, pediu permissão para ir até Judá e reconstruir Jerusalém. O rei não apenas lhe deu permissão, mas também lhe ofereceu todos os recursos necessários para aquela grande empreitada. É maravilhoso saber que Deus fez Artaxerxes se preocupar com Neemias. Qual o segredo do sucesso de Neemias para conseguir todas essas coisas com o rei? Ele mesmo responde: “A bondosa mão de Deus estava sobre mim” (Ne 2.8). Que essa bondosa mão também esteja sobre você e sua família e sobre a igreja que você congrega.

Motivos de oração

- Peça ao Senhor que você tenha sabedoria para resolver os problemas e tenha discernimento para saber a hora certa de agir e quais as palavras certas a dizer; e que você tenha paciência para esperar a resposta de Deus, como fez Neemias.- Ore para que essa bondosa mão de Deus também esteja sobre você e sua família e sobre a igreja que você congrega, trazendo as bênçãos necessárias.- Ore em favor dos pais e das mães, para tenham sabedoria para educar seus filhos nos caminhos do Senhor. Que os mesmos entendam a importância do diálogo no desenvolvimento espiritual e moral dos filhos.

Page 86: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

86

75º DIA - 03/09 - Terça-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: O desafio da reconstruçãoLeitura bíblica: Neemias 2.17

Reflexão

Quando chegou à Jerusalém, a primeira atitude de Neemias foi observar os muros da cidade e dimensionar o tamanho do desafio. Fez isso durante três dias. Neste período, ele não contou nada a ninguém daquilo que estava em seu coração. Conversava apenas com Deus. Esse tempo foi necessário para o descanso da viagem, mas também para reflexão e planejamento. Além de ser imenso o desafio, era, ainda, preciso convencer os judeus a trabalhar naquela reconstrução. Ele tinha os recursos materiais, mas ainda precisava dos recursos humanos. Assim, Neemias convidou para uma reunião os sacerdotes, os nobres, os oficiais e todos os que podiam ajudar a realizar aquela grande obra, e, assim, expôs a situação desafiadora, mostrou a possibilidade de solução e pediu o apoio, dizendo: “Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante” (Ne 2.17b). Aquele grande líder mostrou que se todos se envolvessem e cada um fizesse a sua parte, fácil e rapidamente venceriam o desafio. Diante disto, todos responderam: “Sim, vamos começar a reconstrução!” (Ne 2.18b).

Motivos de oração

- Ore ao Senhor pelos nossos pastores e líderes, para que tenham autoridade e sabedoria para liderarem o povo de Deus e as estratégias corretas para vencer os desafios.- Ore por sua igreja local, para que todos os membros se envolvam e cada um faça a sua parte na obra de reconstrução que o Senhor está realizando em nosso meio. - Aproveite e ore em favor dos nossos adolescentes, a fim de que encontrem paz em Deus diante das mudanças naturais experimentadas nessa fase da vida, gerando, muitas vezes, insegurança.

Page 87: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

87

76º DIA - 04/09 - Quarta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Lidando com a oposiçãoLeitura bíblica: Neemias 4.1-4

Reflexão

Ao iniciarem a reconstrução dos muros de Jerusalém, não faltou gente para criticar e tentar desanimar Neemias e os judeus, dizendo que eles não teriam sucesso naquela obra. Entre estes opositores ao projeto, dois nomes se destacam: Sambalate e Tobias. Estes, movidos por inveja e raiva, disseram muitas coisas para desanimá-los, chegaram a dizer o seguinte: “Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe!”. Contudo, ao perceberem que as críticas não estavam dando resultado, começaram a ameaçar a integridade física dos trabalhadores. Como foi que eles lidaram com aquela oposição? Primeiro com oração, pois eles colocavam diante do Senhor aquela situação (Ne 4.4-5). Segundo com perseverança, pois sabendo que Deus estava com eles, não davam ouvidos aos críticos (Ne 4.6-7). Terceiro com vigilância, pois ao perceber que os críticos eram desleais e traiçoeiros, e que buscavam uma forma de atingi-los, então redobraram o cuidado para não dar lugar ao inimigo (Ne 4.8-14).

Motivos de oração

- Ore ao Senhor para que sua igreja local tenha discernimento espiritual para perceber a oposição de Satanás à obra de Deus e que os membros da igreja não desaminem frente às dificuldades enfrentadas.- Peça também para que o Senhor lhe dê sabedoria para lidar com as críticas sem esmorecer e que você aprenda a lidar com a oposição, espiritual ou humana, com oração, perseverança e vigilância.- Ore em favor dos estudantes e universitários, para que sejam abençoados na vida acadêmica, mantenham-se firmes na fé e galguem êxito na vida profissional.

Page 88: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

88

77º DIA - 05/09 - Quinta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Mantendo o foco na missãoLeitura bíblica: Neemias 6.3-4, 14-15

Reflexão

Os muros já estavam prontos, faltando apenas colocar as portas no lugar para que a obra estivesse completa, mas, Sambalate e Tobias ainda não tinham desistido de fazer Neemias e os judeus pararem. Tinham usado as críticas, mas isso não surtiu efeitos. Fizeram ameaças, mas eles só se motivaram ainda mais. Agora a dupla estava dando a sua cartada final, ao tentar tirar o líder do foco. Convidaram Neemias para um encontro “amigável” para conversar com ele. Isso parecia ser uma ótima oportunidade de trégua para o conflito, mas, na verdade, era uma grande armadilha. A resposta que este herói da fé deu diante desta proposta, foi magnífica: “Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?” (Ne 6.3). Ele e seus liderados mantiveram o foco e, com a bênção de Deus, concluíram a reconstrução dos muros em 53 dias (Ne 6.15). Essa história traz uma importante lição para vida cristã: nosso adversário tenta de todas as formas nos distrair e tirar o nosso foco da missão. Não podemos cair na tentação e nos distrairmos. Sigamos o exemplo de Neemias.

Motivos de oração

- Peça a Deus que nos dê discernimento para enxergarmos as armadilhas de Satanás, que nos quer tirar da presença do Senhor através do pecado. Ore para que o Senhor nos traga livramento.- Clame ao Senhor para que sua igreja local mantenha o foco na missão de salvar vidas, e que ela resista à tentação de se distrair com o ativismo, o conforto, o autocentralismo etc., que a faz se afastar de seu verdadeiro propósito.- Aproveite para orar e pedir as bênçãos do Senhor sobre todas as famílias da IAP, a fim de que sejam fortalecidas na graça e no amor de Cristo.

Page 89: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

89

78º DIA 06/09 - Sexta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Avivados pela PalavraLeitura bíblica: Neemias 8.1-9

Reflexão

Após reconstruírem os muros de Jerusalém e reorganizarem politicamente a cidade, agora era necessária uma reforma espiritual. Este tipo de reforma não ocorre sem Bíblia. Por isso, Neemias, com a ajuda de Esdras, levou o povo a ler e estudar a Palavra de Deus em um grande culto que aconteceu em uma praça pública. Fizeram isso da manhã até o meio dia e algo extraordinário aconteceu: todos aqueles que ouviam a leitura e a explicação das Escrituras foram impactados pela presença de Deus, tomaram consciência de seus pecados e se sentiam bastante tocados. O texto diz que “todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei” (Ne 8.9). Naquele dia, houve confissões de pecados, mudanças de vidas e despertamento espiritual. Enfim, eles foram avivados pela Palavra. Nós também precisamos de avivamento nos dias atuais, e cremos que a leitura e o apego ao estudo da Bíblia têm um papel importante nisto.

Motivos de oração

- Peça para que você nunca perca o prazer em ler e estudar a Bíblia e que isso faça parte de sua vida devocional diária.- Clame ao Senhor para que sejamos avivados pela Palavra, que venha sobre nós um grande avivamento em nossos dias.- Clame também em favor da implantação da mentalidade de ministérios na igreja local. Ore também por todos os ministérios de sua igreja local.

Page 90: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

90

79º DIA - 07/09 - Sábado:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: Confessando os pecadosLeitura bíblica: Neemias 9.1-3

Reflexão

Não basta ter o conhecimento bíblico do que é pecado, nem mesmo é suficiente saber nominar os nossos pecados pessoais, é preciso também confessá-los a Deus e mudar de atitude. Depois de experimentarem um despertamento espiritual por influência da Palavra de Deus – fazendo-os perceber suas falhas –, os israelitas se reuniram novamente para orar, jejuar e se humilhar diante do Senhor. Nesta reunião, leram e estudaram a Bíblia outra vez e ali dedicaram várias horas confessando os seus pecados e adorando a Deus (Ne 9.2-3). No Novo Testamento, o apóstolo João diz que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele [Deus] é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.9). Portanto, assim como fizeram os israelitas na época de Neemias, confessemos os nossos pecados para que sejamos perdoados pelo Senhor. A prática da confissão é um sinal de avivamento em nossa vida.

Motivos de oração

- Confesse ao Senhor, neste momento, os seus pecados, com a certeza de que ele é fiel e justo para perdoar suas falhas e lhe purificar de toda injustiça.- Ore para que Deus nos traga um despertamento espiritual que nos ajude a romper com toda forma de pecado que nos afasta dele. Que o Senhor nos liberte de todo tipo de acomodação e de conformação com pecado!- Aproveite e ore também pelos nossos irmãos promessistas que estão em Angola (África) e pelos planos da Junta de Missões em plantar uma igreja neste país. Peça ao Senhor que levante um missionário para esta obra.

Page 91: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

91

Semana 12

ORANDO COM MARIA

80º DIA - 08/09 - Domingo:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: Uma mulher agraciada Leitura bíblica: Lucas 1.26-30

Reflexão

Deus nos favorece e nos usa como instrumentos da sua vontade. Isso aconteceu com Maria, uma jovem simples e humilde que vivia na pequena aldeia de Nazaré. Ela estava noiva de José, carpinteiro que também pertencia à mesma aldeia. Sua vida mudou drasticamente ao ser visitada pelo anjo Gabriel, o qual lhe trouxe a seguinte mensagem: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!” (Lc 1.28b). O termo “agraciada” tem o sentido de “favorecida”. Dentre todas as mulheres da criação, ela foi escolhida e favorecida por Deus para hospedar, em seu ventre, o Salvador do mundo. Ser escolhido e chamado por Deus para uma missão, por mais desafiadora que seja, não é um demérito, mas um privilégio. Estejamos dispostos quando ele nos recrutar.

Motivos de oração- Ore a Deus com o propósito de receber dele a capacitação para ser usada em sua obra. Manifeste, nessa oração, a sua dependência do Senhor, reconhecendo suas próprias limitações. - Peça a Deus que capacite e use os cristãos que congregam com você. Manifeste, nessa oração, o desejo de que haja na igreja em que você congrega forte disposição para servir à missão. - Aproveite para orar também por todos os presbíteros da igreja, a fim de que sejam corajosos e cheios do Espírito Santo, e que eles façam o melhor que puderem em favor do reino de Deus.

Page 92: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

92

81º DIA - 09/09 - Segunda-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: Nada é impossível para Deus Leitura bíblica: Lucas 1.31-37

Reflexão

Jamais devemos duvidar do poder de Deus, ainda que em circunstâncias extremamente improváveis. O texto de Lucas 1.31-37 narra a promessa divina de dois milagres. O primeiro deles é a gravidez de Maria – sendo que ela era virgem. Essa gestação só seria possível, de acordo com o anjo, do seguinte modo: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra” (v. 35a). O segundo milagre envolve a gravidez de Isabel que, além de ter idade avançada, era estéril (v.36). Maria e Isabel viveram o milagre de Deus em suas vidas. De maneiras distintas, e isso pode ocorrer conosco também. Essa narrativa de Lucas sugere que diante de Deus não há obstáculo insuperável. Afinal, o que é impossível para o Senhor? Nada! – afirma o médico escritor (v. 37).

Motivos de oração

- Agradeça ao Senhor em oração por algum milagre que ele tenha proporcionado em favor de uma pessoa da sua família ou da igreja em que você congrega. - Apresente ao Senhor em oração, uma pessoa que esteja passando por uma situação difícil em alguma área de sua vida, e suplique o milagre de Deus em favor dela. - Suplique também pela família do pastor: esposa e filhos. Peça, em favor do equilíbrio espiritual, emocional e financeiro nessa família, para que seja referência altamente positiva de fé e integridade para o rebanho de Cristo.

Page 93: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

93

82º DIA - 10/09 - Terça-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: Uma admirável disposição Leitura bíblica: Lucas 1.38

Reflexão

A fuga não é a atitude correta àqueles que recebem grandes responsabilidades da parte de Deus. Quando somos chamados pelo Senhor para executar uma missão, podemos ter algumas reações: fuga, autonegação, recusa e, como ocorreu no caso de Maria, a submissão: [...] “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra” (Lc 1.38). Ela sabia do peso que era assumir uma gravidez sem estar definitivamente casada; imaginava quão desafiador seria ser a mãe do Messias há muito aguardado. Contudo, a disposição dela estava em ser obediente ao comando divino. Deus lhe apontou o caminho e ela simplesmente o seguiu. Façamos da atitude dessa serva de Deus a nossa e procuremos estar no centro da vontade de Deus. Esse é o melhor lugar para estar.

Motivos de oração

- Peça a Deus que o ajude a ter a mesma disposição e submissão que houve em Maria. Que você seja sensível à voz do Espírito Santo e esteja disponível a fazer a vontade de Deus.- Peça a Deus que lhe oriente quanto à área de atuação na qual você deve atuar no serviço da igreja dele, a fim de que seus dons sejam aproveitados da melhor maneira possível. - Clame ao Senhor também pelos cantores, músicos e instrumentistas, para que, por meio de suas habilidades musicais, glorifiquem a Deus e conduzam as pessoas à adoração, por meio do louvor.

Page 94: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

94

83º DIA - 11/09 - Quarta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: O cântico de gratidão Leitura bíblica: Lucas 1.46-55

Reflexão

O ato de agradecer a Deus é uma atitude que merece ser cultivada diariamente. Após ouvir as promessas transmitidas pelo anjo sobre o nascimento de Jesus, e as palavras de bênção da boca de Isabel, Maria não se conteve e louvou ao Senhor em gratidão. Em seu cântico, ela traz à memória: os grandes feitos do Senhor por sua vida: “atentou para a humildade da sua serva” (Lc 1.48); a misericórdia dele aos tementes: “a sua misericórdia estende-se aos que o temem” (v. 50); o julgamento dos soberbos: “dispersou os que são soberbos” (v. 51); a assistência aos famintos: “encheu de coisas boas os famintos” (v. 53); a fidelidade às suas promessas: “ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia” (v. 54). Por qual de seus feitos poderosos iremos agradecer ao Senhor no dia de hoje? Reflita.

Motivos de oração

- Ore e agradeça a Deus por ter enviado o seu Filho Jesus com o propósito de nos salvar por meio da sua morte. - Agradeça a Deus por alguma bênção especial que dele tenhamos recebido recentemente. - Suplique a Deus em favor dos alunos do Cetap e pelos futuros alunos do seminário interno. E que Deus desperte, nos corações de muitos jovens, o chamado para o ministério pastoral.

Page 95: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

95

84º DIA - 12/09 - Quinta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: A confiança de Maria Leitura bíblica: João 2.3-5

Reflexão

Confiar em Jesus é acreditar que em quaisquer circunstâncias ele pode resolver os problemas da maneira e no tempo que lhe compete. Em uma festa de casamento em Caná da Galileia, Maria detectou um problema e o comunicou a Jesus: “Eles não têm mais vinho” (Jo 2.3). A resposta dele: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou” (v. 4). Noutras palavras, Jesus quis dizer: “Deixe que eu siga o meu próprio curso”. Maria compreendeu as palavras do Mestre e demonstrou fé em seu poder ao orientar os serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar” (v. 5). À sua maneira e em seu tempo, Jesus operou o milagre da transformação da água em vinho (v. 6-11). Portanto, confie em Jesus. Não tente apressá-lo, deixe-o seguir o seu curso e, no final, tudo dará certo.

Motivos de oração

- Ore em favor do fortalecimento do amor entre os casais da igreja, a fim de que haja nesses casamentos a presença de Jesus e a alegria sempre renovada. - Clame para que Deus traga restauração e cura para os casamentos e as famílias da igreja. - Aproveite para orar em favor do crescimento e do desenvolvimento da Escola Bíblica em todas as IAPs, para que nosso povo tenha cada vez mais sede de estudar a Palavra de Deus.

Page 96: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

96

85º DIA - 13/09 - Sexta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NOS LARES

Tema do dia: Amor que não abandona Leitura bíblica: João 19.25-27

Reflexão

O amor autêntico une as pessoas quando as circunstâncias se lhes tornam desfavoráveis. Nos últimos instantes de Jesus, antes de sua morte, ele se encontrava quase solitário. A maioria dos seus discípulos o havia abandonado. Contudo, estavam ali, perto da cruz, os que ficaram. Dá para contar nos dedos da mão o número destes: “Maria, sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Cleopas, e Maria Madalena” (Jo 19.25). O discípulo amado também “não arredou o pé” dali. Quem ama, não abandona. Maria não abandonou o filho a quem amava e este cuidou de providenciar a ela, o amparo, pondo-a aos cuidados do discípulo amado (v. 26,27). Chorar com os que choram é um ato de amor. Procure estar perto de quem precisa.

Motivos de oração

- Ore para que você ame Jesus de tal modo que nunca o abandone e que você seja fiel até nos momentos de tribulação e dificuldades.- Ore por todas as mães da igreja, para que Deus dê a elas sabedoria e perseverança para cuidar dos seus filhos com esse amor que não abandona, igual ao que Maria tinha por Jesus. - Aproveite esta ocasião para orar em prol da estabilidade financeira das convenções regionais da IAP, para que, mesmo em meio a essa crise no país, possam cumprir suas funções com eficácia para a glória de Deus.

Page 97: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

97

86º DIA - 14/09 - Sábado:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: A discípula perseverante Leitura bíblica: Atos 1.14

Reflexão

O discípulo de Jesus não desiste, não volta atrás. Ao se comprometer com Cristo, ele persiste até o fim. Após ressuscitar, Jesus ordenou à sua igreja: “... Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei” (At 1.4). E assim foi feito. Enquanto esperavam, os discípulos e as mulheres, dentre as quais estava Maria, mãe de Jesus, perseveraram em oração (v. 14). E assim eles fizeram até que o Espírito Santo foi derramado sobre eles no dia de Pentecostes (At 2.1-4). Valeu a pena perseverar. Maria, a discípula perseverante, sabia disso. E nós, temos a mesma certeza? Perseveremos em aguardar as promessas de Deus, pois elas sempre se cumprem.

Motivos de oração

- Ore em favor daqueles irmãos que, desanimados, se mostram propensos a desistirem de Jesus. Que o Senhor os ajude a recuperar o ânimo e a ser perseverantes. - Se você ainda não é batizado(a) no Espírito, peça hoje a Deus. Clame para que Jesus batize muita gente no Espírito Santo. Que sejamos discípulos perseverantes, igual a Maria, para continuarmos buscando até que o Espírito Santo venha sobre nós. - Aproveite e clame para que os pastores sejam usados por Deus estrategicamente, na implantação de pequenos grupos nas igrejas locais, e que o Senhor dê sabedoria às diretorias das convenções regionais na implantação desse trabalho.

Page 98: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

98

Semana 13

ORANDO COM PAULO

87º DIA - 15/09 - Domingo:JEJUM COLETIVO /

MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: Um encontro transformador Leitura bíblica: Atos 9.1-6

Reflexão

Em um encontro pessoal com Jesus, as pessoas mudam radicalmente de vida. Foi assim que Saulo, ferrenho perseguidor da igreja, se tornou um forte defensor e propagador do evangelho de Cristo no mundo. Ao se aproximar da cidade de Damasco, Saulo esperava se deparar com algum cristão para que pudesse trancafiá-lo na prisão, contudo, quem lhe apareceu foi o Senhor dos cristãos, Jesus, que lhe disse: “Eu sou Jesus, a quem você persegue” (At 9.5). A partir desse encontro, Saulo creu em Jesus e passou a servi-lo. A sua mente foi transformada e ele passou a enxergar a vida sob a ótica do evangelho. Se você já passou pela experiência de ser transformado por Jesus, propague o amor dele às pessoas. Muitos precisam desse encontro.

Motivos de oração

- Peça ao Senhor que nos liberte de conceitos, tradições e costumes humanos que nos afastam do conhecimento do verdadeiro evangelho de Cristo. Que realmente tenhamos um encontro com Jesus e conheçamos quem ele é de fato.- Ore para que Deus faça de você um missionário assim como ele fez com Paulo de Tarso, e que seja usado por ele para salvação de vidas.- Suplique também ao Senhor por um avivamento, para que a igreja de Cristo seja tomada pelo desejo de orar e para que haja oração fervorosa, unânime e incessante.

Page 99: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

99

88º DIA - 16/09 - Segunda-feira:JEJUM COLETIVO

Tema do dia: O Espírito Santo no comando Leitura bíblica: Atos 13.1-3

Reflexão

É o Espírito Santo quem comanda a missão e os missionários. Saulo não se tornou um missionário por acaso. Ele foi chamado e separado pelo Espírito Santo para atuar na obra missionária: “... disse o Espírito Santo: ‘Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado’” (At 13.2). Saulo, também chamado Paulo (v. 9), não mais comandava a própria vida. Uma vez que se propôs a servir a Cristo, ele logo percebeu que só poderia caminhar na direção apontada pelo Espírito. E assim ele o fez (v. 3). Do mesmo modo, se somos servos de Cristo, já não devemos agir por conta própria, mas pelo direcionamento do Espírito Santo. Ele está no comando da nossa vida.

Motivos de oração

- Peça perdão a Deus pelas vezes em que tomamos nossas decisões, ignorando a vontade de Deus e sem buscar a orientação do Espírito Santo. - Ore em favor da igreja de Cristo, para que ela possa caminhar na condução do Espírito Santo e fazer a vontade dele em seus projetos e ações. Que tenhamos sensibilidade à voz do Espírito Santo! - Ore também em favor de avivamento espiritual para que traga a realização de milagres divinos, no seio de cada uma de nossas igrejas locais.

Page 100: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

100

89º DIA - 17/09 - Terça-feira:JEJUM COLETIVO

Tema do dia: Oração por batismo no Espírito Leitura bíblica: Atos 19.1-6

Reflexão

O batismo no Espírito Santo é uma dádiva concedida à igreja. Logo, cabe a ela buscar em oração esse presente divino. O apóstolo Paulo estava ciente de que o batismo de arrependimento que os discípulos da igreja de Éfeso haviam recebido, conquanto fosse importante e essencial, não era o único batismo à disposição daqueles irmãos. Então, Paulo orou impondo as mãos sobre os cristãos ali presentes: “veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas e a profetizar” (At 9.6). O Espírito Santo não cessou de batizar os crentes em nossos dias, mas talvez, os cristãos tenham buscado menos por esse revestimento de poder. Longe disso, oremos por batismo no Espírito Santo de modo constante.

Motivos de oração

- Suplique para que o Senhor traga à sua igreja um avivamento que envolva, dentre outros aspectos importantes, uma busca contínua por batismo no Espírito Santo. - Peça ao Senhor que batize a sua igreja com o Espírito Santo, e ajude os membros do corpo de Cristo a compreender a importância dessa dádiva. - Ore em favor das mulheres promessistas: filhas, esposas e mães de família, para que tenham sabedoria e sejam cheias do Espírito.

Page 101: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

101

90º DIA - 18/09 - Quarta-feira:JEJUM COLETIVO / CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Interceda pelo seu pastor Leitura bíblica: Romanos 15.30-33 e Colossenses 4.3-4

Reflexão

Um pastor, por mais experiente e sábio que seja, precisa de grande suporte espiritual diário em seu ministério, que lhe é proporcionado por meio da oração. Não à toa, Paulo pede às igrejas que se unam em oração a seu favor (Rm 15.30; Cl 4.3). Tanto aos crentes de Roma quanto aos de Colossos, Paulo não sugere que orem para que ele adquira benefícios materiais e financeiros para usufruto próprio, mas pelo êxito de seu ministério. Se o ministério de Paulo desse certo, a obra de Deus seria beneficiada. O pastor depende do poder de Deus. O seu ministério é alvo de constantes ataques malignos, por isso, ele também precisa de ajuda. Ore por seu pastor. Suplique a Deus em favor dele e de sua família. Una-se a ele dessa maneira.

Motivos de oração

- Ore a Deus em favor de todos os pastores e de suas famílias para que suportem as pressões impostas ao ministério que lhes foi confiado por Deus. - Ore a Deus em favor do pastor de sua igreja local da qual você faz parte a fim de que cumpra fielmente a missão a ele confiada por Deus. Em sua oração, suplique também em favor da família do pastor, para que continue sendo bênção para o seu ministério. - Aproveite também para orar em favor dos homens promessistas, que são filhos, maridos, pais de família, para que tenham sabedoria e sejam cheios do Espírito.

Page 102: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

102

91º DIA - 19/09 - Quinta-feira:JEJUM COLETIVO

Tema do dia: Orando pela a igreja local Leitura bíblica: Efésios 1.17-19; 3.14-21

Reflexão

A igreja de Cristo não é autossuficiente como o é seu Senhor. Por mais que ela seja “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (1 Pe 2.9a), é, ao mesmo tempo, frágil e depende. A igreja precisa de sólido suporte espiritual para continuar trilhando rumo aos propósitos divinos. Sabendo disso, Paulo ora pela igreja de Éfeso a fim de que ela obtenha “espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele” [de Deus] (Ef 1.17). Isso não é tudo. Paulo também ora para que esta igreja tenha esperança (v. 18), fortalecimento pelo Espírito (3.16), e amor (v. 17). O apóstolo nos ensina, com sua atitude, que não devemos esquecer de orar pela igreja de Cristo na terra. A igreja da qual somos membros precisa da nossa intercessão.

Motivos de oração

- Ore para que Deus abençoe a sua igreja local, que ela seja munida de poder do Espírito para cumprir sua missão no mundo, se torne cada vez mais apta a fazer a diferença na comunidade em que está inserida.- Ore pelo crescimento espiritual da igreja que você congrega, para que os membros dela sejam cheios do Espírito, fervorosos e atuantes. - Aproveite para orar também por todos os diáconos e diaconisas da igreja, a fim de que sejam corajosos e cheios do Espírito Santo, e que eles façam o melhor que puderem em favor do reino de Deus.

Page 103: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

103

92º DIA - 20/09 - Sexta-feira:JEJUM COLETIVO

Tema do dia: A cura para os ansiosos Leitura bíblica: Filipenses 4.6-9

Reflexão

A confiança em Deus é uma arma poderosa no combate à ansiedade. O ansioso se mostra nervoso, com medo, apreensivo e preocupado. As circunstâncias negativas que o envolve o dominam. Antes que essas tensões se tornem em desconfiança, Paulo sugere uma busca a Deus pela oração, súplicas e ações de graças (Fp 6.4). É quando confiamos em Deus e o buscamos que passamos a viver em verdadeira paz, pois ele “guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (v. 7). A fé em Deus nos torna capazes de desviar o foco das preocupações, ocupando nossos pensamentos naquilo que é excelente e digno de louvor (v. 8). Em um mundo em que a ansiedade assombra muita gente, confiar em Deus é o nosso melhor escape.

Motivos de oração

- Ore em favor das pessoas que sofrem de distúrbios por causa da ansiedade, a fim de que encontrem em Deus a paz para a vida. - Ore em favor dos nossos irmãos em Cristo, para que tenham sua fé fortalecida em Deus, adquirindo, dessa maneira, condições espirituais para combater a ansiedade. - Aproveite esta ocasião para orar em favor de todos os ministérios regionais, para que o Espírito Santo dê estratégias para que possam apoiar os ministérios das igrejas locais.

Page 104: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

104

93º DIA - 21/09 - Sábado:JEJUM COLETIVO /

MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO MATUTINO

Tema do dia: Dediquem-se à oração Leitura bíblica: Colossenses 4.2 e 1 Tessalonicenses 5.16-19

Reflexão A oração, segundo o parecer bíblico, é um hábito necessário que exige dedicação por parte de quem o pratica. O desejo do apóstolo Paulo para os cristãos de seu tempo era exatamente esse: “Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos” (Cl 4.2). De acordo com a orientação do apóstolo, a oração deve ser constante. Não se pode orar esporadicamente e esperar um avivamento. Não se pode plantar pouco e ficar na expectativa de uma colheita abundante. Logo, é importante que invistamos mais do nosso tempo na oração. Ela nos ajuda a aprofundar a nossa comunhão com Deus. Você acha que a sua vida de oração está a contento? Se não, o que você fará para mudar essa realidade? Pense a respeito e aja o quanto antes.

Motivos de oração

- Faça, nesse momento de oração, um propósito, diante de Deus, de melhorar o seu hábito de orar, tornando-o mais constante. Que o Senhor nos desperte para a importância da oração! - Peça a Deus sabedoria para que possamos priorizar, da melhor maneira, a prática da oração em nosso dia a dia. Que tenhamos essa prática devocional em nossa vida!- Rogue também ao Pai um avivamento que proporcione aos cristãos promessistas muitos batismos no Espírito Santo.

Page 105: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

105

Semana 14

ORANDO COM JOÃO

94º DIA - 22/09 - Domingo:MOMENTO DE ORAÇÃO NO CULTO NOTURNO

Tema do dia: Temperamento transformado Leitura bíblica: Marcos 3.17 e Lucas 9.54

Reflexão

Um pecador pode ir até Jesus como está, mas não permanecerá da mesma maneira. Quando nos dispomos a seguir Jesus, também nos comprometemos a mudanças de mente, atitude, caráter e temperamento. João e Tiago foram apelidados de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”. E isso não foi por acaso. Ambos eram conhecidos por seu temperamento forte e explosivo. Eles não tinham problema em desejar e invocar que fogo do céu caísse e consumisse seus opositores (Lc 9.54). Mas Jesus lhes ensinou a agir apenas pelo amor (v. 55). Assim, João, o filho do trovão, se tornou discípulo amado (Jo 19:26). Se o seu temperamento lhe instiga a ofender o seu próximo, peça a ajuda do Senhor para haja uma mudança nesse sentido.

Motivos de oração

- Peça ao Senhor perdão por suas atitudes e palavras que, por conta de um descontrole temperamental, proporciona mal-estar a alguém. - Peça ao Espírito Santo para transformar o temperamento de quem precisa, moldando-o a fim de que, por meio de nossas palavras e atitudes, glorifiquemos ao Senhor. - Suplique também pelos vizinhos da igreja e por todas as pessoas que moram em volta do templo, para que sejam alcançados pelo evangelho e tenham um encontro com Cristo. Que o Senhor nos dê estratégia para alcançá-los!

Page 106: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

106

95º DIA - 23/09 - Segunda-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Proximidade com o Mestre Leitura bíblica: João 13.23; 19.26; 21.7

Reflexão

Como discípulos de Jesus, amados por ele, podemos cultivar com o nosso Salvador uma relação de intimidade. Muitos se propõem a seguir Jesus, mas de longe, sem se envolver muito com ele. Estes oram de vez em quando, não congregam com assiduidade e, raramente pregam o evangelho. Mas João não era um tipo comum de discípulo. Ele era conhecido como “o discípulo a quem Jesus amava”. Obviamente, Jesus amava a todos os discípulos, contudo, é com João que ele parece ter um companheirismo mais íntimo. Mesmo no dia da crucificação de Jesus, João não o abandonou (Jo 19.26). Priorizemos, portanto, a busca por uma relação de intimidade com Jesus por meio de uma vida devocional, regada, dentre outras coisas, pela oração e leitura da Palavra.

Motivos de oração

- Ore para que haja, nos membros do corpo de Cristo, um comprometimento na busca por uma relação íntima com o Senhor, por meio de uma vida devocional mais intensa. - Peça ao Senhor que nos ajude a compreender o quão importante é viver mais próximos de Cristo, dedicando a ele a nossa vida. - Ore também pelo crescimento numérico da IAP, que muitas vidas sejam alcançadas por meio da pregação realizada pelos promessistas.

Page 107: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

107

96º DIA - 24/09 - Terça-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: A prática da oração na vida Leitura bíblica: Atos 3.1

Reflexão

Quando a oração se torna prioridade para nós, não buscamos justificativas a fim de ignorá-la. Orar é falar com Deus e isso é necessário. Quando oramos somos mais fortalecidos no Senhor. João era um homem de oração e, ao contrário de muitos que fogem de orar, ele foi ao templo justamente na hora da oração (At 3.1). E porque a oração era primordial em sua vida, Ele, juntamente Pedro, foram usados por Deus para curar o homem aleijado em frente à porta do templo chamada Formosa (v. 2). Qual é a sua “hora da oração”? Você já criou o hábito de orar diariamente, fazendo dessa prática uma prioridade? Se não, comece a fazê-lo. Eduque-se a esse importante hábito diário.

Motivos de oração

- Ore em favor da intensificação da prática da oração em nosso lar. Peça a Deus que nos dê sabedoria para que façamos dessa prática um projeto de vida. - Ore em favor da intensificação da prática da oração na igreja em que congregamos. Peça ao Senhor que instigue a liderança a promover ações que conduzam a essa prática espiritual. - Interceda também para que Deus nos proporcione a manifestação dos dons espirituais, para que cada promessista tenha consciência de seus dons espirituais e os use para a edificação da igreja e o cumprimento da missão.

Page 108: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

108

97º DIA - 25/09 - Quarta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO /

JEJUM DOS CONSAGRADOS/ORDENADOS(PASTORES, PRESBÍTEROS, DIÁCONOS E DIACONISAS)

Tema do dia: A importância da confissão Leitura bíblica: 1 João 1.7-10

Reflexão

Somos pecadores, ainda que redimidos pela morte de Cristo. Isso significa que estamos sujeitos a falhas, que podem ser aplacadas com a confissão, cuja prática é um passo importante para o perdão. O apóstolo João ensina essa verdade aos cristãos do primeiro século e a nós: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados...” (1 Jo 1.9). Se quisermos andar na luz, não podemos mentir; os nossos pecados devem ser admitidos diante de Deus. Dele ninguém pode esconder coisa alguma, mas ele determina que admitamos o erro em arrependimento, a fim de obtermos a cura e o perdão. Confesse, diante do Senhor, a sua culpa. Tal atitude mostra que você anseia pelo perdão de Cristo. Sim, ele lhe purificará.

Motivos de oração

- Nessa oração, confesse os seus pecados diante do Senhor e peça-lhe o perdão. - Ore para que a igreja de Cristo sempre leve a sério a prática da confissão, reconhecendo suas limitações e o poder de Jesus para perdoar. - Nesta ocasião, ore também pelas finanças dos crentes em Jesus. Que o Senhor continue a derramar suas bênçãos sobre os dizimistas e ofertantes!

Page 109: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

109

98º DIA - 26/09 - Quinta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Orações que Deus atende Leitura bíblica: 1 João 5.14-15

Reflexão

Deus nos ouve e nos responde quando a ele oramos, desde que o conteúdo de nossa súplica atenda à sua vontade, esteja em sintonia com ela. Esse ensinamento do apóstolo João nos faz refletir que, se há orações que Deus atende, isto é, aquelas que expressam a vontade dele, há também orações que Deus despreza (Tg 4.3). João aprendeu com Jesus o que agora está ensinando à igreja (Mt 6.9-15). A oração é uma disciplina que deve ser aprendida e praticada do jeito certo. Mas além de ser feita em acordo com a vontade divina, a oração exige fé: “... sabemos que temos o que dele pedimos” (1 Jo 5.15). Quando orar, assegure-se de que a vontade de Deus esteja sendo levada em conta e que a sua confiança no Senhor esteja firme.

Motivos de oração

- Ore ao Senhor pedindo-lhe orientação para que saiba orar do modo correto. Que sua oração tenha sintonia com a vontade de Deus! - Ore ao Senhor pedindo-lhe que nos ajude a praticar a oração com fé, estando certos de que Deus nos ouve e nos responde à sua maneira e no seu tempo. - Clame também ao Senhor em favor dos anfitriões dos Pequenos Grupos (aqueles que recebem os PG’s em suas casas), para que seus lares sejam um lugar de bênçãos e que mais pessoas se envolvam nesse importante projeto e cedam suas casas.

Page 110: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

110

99º DIA - 27/09 - Sexta-feira:CULTO DE ORAÇÃO NO TEMPLO

Tema do dia: Quando os santos oram Leitura bíblica: Apocalipse 8.4-6

Reflexão

Em meio ao caos mais profundo, que culmina com a perseguição à igreja, o clamor dos santos pela vinda do reino de Deus e pela manifestação do julgamento divino sobre os opressores, é ouvida pelo Senhor. Na narração da visão do sétimo selo, as orações dos santos sobem à presença de Deus e provocam o juízo divino (Ap 8.4-5). Mesmo em meio às tribulações e à dor, o clamor dos santos não é em vão. João mostra que Deus não abandona os seus ainda que os ímpios não vejam essa possibilidade. Tem você clamado a Deus pela manifestação do seu reino e da sua justiça? Tem você crido que há esperança apesar do caos? Se sua resposta é positiva, continue a orar e a crer no agir de Deus. Certamente, ele ouve quando os santos oram. Coisas extraordinárias acontecem quando a igreja se coloca de joelho. As grandes intervenções de Deus na história ocorreram em resposta às orações de seu povo. Portanto, oremos!

Motivos de oração

- Ore para que o Senhor faça a igreja entender o poder que há no ato de orar e que ela tenha consciência das intervenções divinas e dos milagres que acontecem quando ela se clama. - Ore por um avivamento em nossos dias que traga à igreja mais desejo de buscar o Senhor e que a igreja seja despertada para a oração. - Aproveite também para orar pelos líderes dos Pequenos Grupos, para que sejam usados por Deus para ensinar com criatividade e que o Senhor levante mais pessoas para essa importante obra.

Page 111: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

111

100º DIA - 28/09 - Sábado:CULTO DE ENCERRAMENTO - VÍGILIA DE ORAÇÃO

Tema do dia: Anseio pela volta de Jesus Leitura bíblica: Apocalipse 22.17,20

Reflexão

Há coisas pelas quais vale a pena esperar e a volta de Jesus é a mais importante de todas. O livro de Apocalipse não poderia terminar de um jeito melhor. Os últimos versículos de seu último capítulo expressam o anseio do apóstolo João pelo retorno de seu Mestre. Sabia ele que o exílio em Patmos e as tribulações dessa vida não se comparam com o evento da volta de Jesus. Portanto, o desejo do Espírito e da noiva é que ele venha (Ap 22.17). A promessa que Jesus fez é que ele virá (v. 20). Ele não vai demorar: “Sim, venho em breve”, ratifica o próprio Cristo. Portanto, aguarde por esse dia em que os santos se regozijarão ao ouvirem Jesus chamando-lhes para si; em que o pecado não mais se fará presente em nossa história e a morte já não terá poder sobre nós.

Motivos de oração

- Ore para que igreja não perca o anseio pela volta de Jesus. Ore para que Deus nos ajude a esperar a vinda de seu Filho com amor, vigilância e perseverança. - Neste último dia deste projeto de oração, agradeça ao Senhor por termos conseguido cumprir esse propósito de orar durante esses 100 dias. Agradeça também pelos milagres ocorridos e as orações atendidas neste período. - Ore também para que mesmo após estes 100 dias de oração, Deus continue abençoando a igreja, para que ela se mantenha empenhada e envolvida na prática da oração.

Page 112: Fé - portaliap.org§ão-1.pdfe os dons espirituais. A vigília poderá ser programada pela igreja local ou em conjunto com outras igrejas do mesmo distrito. O lugar para a sua realização

112

I G R E J A A DV E N T I S TA D A

PROMESSAp o r t a l i a p . o r g

@ p o r t a l i a p

@ p o r t a l i a p

/p o r t a l i a p

Sou igreja, sou promessa!

Eu

PrSou