FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO...

16
FACULDADE UNA DE CONTAGEM FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES. PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES. MODAL AÉREO MODAL AÉREO ALUNOS: CAMILA PIRES ALUNOS: CAMILA PIRES ETIENE MENDES ETIENE MENDES EVERTON LUIS ALVES EVERTON LUIS ALVES FÁBIO AUGUSTO FÁBIO AUGUSTO JONATHAN SILVESTRE JONATHAN SILVESTRE LEONARDO C. LEONARDO C. MONICA ANDRADE MONICA ANDRADE

Transcript of FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO...

Page 1: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

FACULDADE UNA DE CONTAGEMFACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICALOGÍSTICA

PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES.PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES.

MODAL AÉREOMODAL AÉREO

ALUNOS: CAMILA PIRES ALUNOS: CAMILA PIRES ETIENE MENDESETIENE MENDES

EVERTON LUIS ALVES EVERTON LUIS ALVES FÁBIO AUGUSTO FÁBIO AUGUSTO

JONATHAN SILVESTREJONATHAN SILVESTRE LEONARDO C.LEONARDO C.

MONICA ANDRADEMONICA ANDRADE

Page 2: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

Após a segunda guerra mundial a aviação Após a segunda guerra mundial a aviação de uma forma geral assistiu a um grande de uma forma geral assistiu a um grande desenvolvimento,transformando o avião desenvolvimento,transformando o avião num dos principais meios de transporte de num dos principais meios de transporte de passageiros e cargas.passageiros e cargas.

O transporte aéreo foi o que mais O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da relação entre contribuiu para a redução da relação entre distância e tempo, ao percorrer distância e tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas.rapidamente distâncias longas.

Page 3: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

O transporte aéreo está sendo utilizado O transporte aéreo está sendo utilizado por um número cada vez maior de por um número cada vez maior de embarcadores apesar das taxas de frete embarcadores apesar das taxas de frete aéreo excederem as do rodoviário em aéreo excederem as do rodoviário em mais de duas vezes, e as do ferroviário mais de duas vezes, e as do ferroviário por mais de dezesseis vezes.por mais de dezesseis vezes.

O atrativo é a sua velocidade O atrativo é a sua velocidade incomparável entre origem e destino, incomparável entre origem e destino, principalmente em longas distâncias.principalmente em longas distâncias.

É o transporte adequado para É o transporte adequado para mercadorias de pequenos volumes, alto mercadorias de pequenos volumes, alto valor agregado ou com urgência na valor agregado ou com urgência na entrega.entrega.

Page 4: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

ÓRGÃOS REGULADORESÓRGÃOS REGULADORES

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA: MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA: É o responsável máximo pela É o responsável máximo pela navegação aérea e aeroportos do país.navegação aérea e aeroportos do país.

ANAC- Agência Nacional de Aviação Civil:ANAC- Agência Nacional de Aviação Civil:

Departamento ligado ao ministério da Departamento ligado ao ministério da Aeronáutica, controla aviação nacional e Aeronáutica, controla aviação nacional e internacional no país seguindo as normas internacional no país seguindo as normas internacionais dos acordos da aviação civil internacionais dos acordos da aviação civil internacional.internacional.

Page 5: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

INFRAERO: INFRAERO:

Empresa ligada ao ministério da Empresa ligada ao ministério da Aeronáutica responsável pela Aeronáutica responsável pela administração e construção de aeroportos administração e construção de aeroportos no Brasil, controla os armazéns de cargas no Brasil, controla os armazéns de cargas nas exportações e importações nos nas exportações e importações nos terminais aeroportuários brasileiros e terminais aeroportuários brasileiros e terminais de passageiros.terminais de passageiros.

Page 6: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

VANTAGENSVANTAGENS

É o mais rápido para transportar É o mais rápido para transportar passageiros e cargas a médias e grandes passageiros e cargas a médias e grandes distâncias.distâncias.

Não necessita de embalagens mais Não necessita de embalagens mais reforçadas.reforçadas.

Geralmente os aeroportos estão Geralmente os aeroportos estão localizados próximos aos centros de localizados próximos aos centros de produção tanto industrial quanto agrícola.produção tanto industrial quanto agrícola.

Page 7: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

Possibilita a redução de estoques nas Possibilita a redução de estoques nas organizações.organizações.

Favorece o sistema de produção Just in Favorece o sistema de produção Just in Time.Time.

É um dos mais seguros e cômodos.É um dos mais seguros e cômodos.

É o mais adequado para o transporte de É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor agregado e mercadorias de alto valor agregado e perecíveis.perecíveis.

Page 8: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

DESVANTAGENSDESVANTAGENS

Menor capacidade de carga em relação Menor capacidade de carga em relação aos modais ferroviário e marítimo.aos modais ferroviário e marítimo.

Valor do frete mais elevado em relação Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.aos outros modais.

Poluição sonora nas áreas circundantes Poluição sonora nas áreas circundantes aos aeroportos.aos aeroportos.

Elevado consumo de combustível.Elevado consumo de combustível.Dependência das condições climáticas.Dependência das condições climáticas.

Page 9: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

FRETEFRETE

O frete para o transporte de cargas aéreas O frete para o transporte de cargas aéreas é o mais elevado correspondente aos é o mais elevado correspondente aos outros modais. Em compensação o tempo outros modais. Em compensação o tempo de deslocamento porta a porta pode ser de deslocamento porta a porta pode ser bastante reduzido, abrindo um mercado bastante reduzido, abrindo um mercado específico para essa modalidade.específico para essa modalidade.

Page 10: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

AERONAVESAERONAVES

ALL Cargo ou FULL Cargo- Cargueiro: ALL Cargo ou FULL Cargo- Cargueiro: São aeronaves específicas, configuradas São aeronaves específicas, configuradas apenas para o transporte de cargas.apenas para o transporte de cargas.

COMBI- Misto: São aeronaves utilizadas COMBI- Misto: São aeronaves utilizadas para o transporte conjunto de passageiros para o transporte conjunto de passageiros e cargas.e cargas.

FULL PAX- Aviões de passageiros: São FULL PAX- Aviões de passageiros: São aeronaves de uso exclusivo de aeronaves de uso exclusivo de passageiros. passageiros.

Page 11: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

ALL CargoALL Cargo

Do Boeing 737 (15t/93m³) ao Antonov Do Boeing 737 (15t/93m³) ao Antonov 124/100 (115t/770m³).124/100 (115t/770m³).

Page 12: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

COMBICOMBI

Boeing 747 (30t/180m³) ou MD 11 Boeing 747 (30t/180m³) ou MD 11 (60t/400m³).(60t/400m³).

Page 13: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

FULL PAXFULL PAX

Do Fokker 100 (1,2t/7m³) ao Boeing 747 Do Fokker 100 (1,2t/7m³) ao Boeing 747 (14t/90m³).(14t/90m³).

Page 14: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

Cenário MundialCenário Mundial

2% de toda a carga mundial são 2% de toda a carga mundial são transportados pelo modal aéreo, transportados pelo modal aéreo, representando cerca de 40% em valor representando cerca de 40% em valor agregado.agregado.

Page 15: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

Cenário brasileiroCenário brasileiro

No ano de 2009 o Brasil transportou No ano de 2009 o Brasil transportou 1,53% das cargas aéreas mundiais, o que 1,53% das cargas aéreas mundiais, o que representa aproximadamente 1.115.000 representa aproximadamente 1.115.000 toneladas.toneladas.

Page 16: FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DE.

REFERÊNCIASREFERÊNCIAS

MASCARENHAS, G. MASCARENHAS, G. Apostila e material do Curso de Logística no Apostila e material do Curso de Logística no Comércio ExteriorComércio Exterior (Administrador de Empresas com habilitação em (Administrador de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Comércio Exterior, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, certificado Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, certificado em Estratégia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em Estratégia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, certificado em Ética pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com certificado em Ética pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Universidade da Califórnia, Consultor e Professor de Comércio a Universidade da Califórnia, Consultor e Professor de Comércio Exterior e Negócios Internacionais.Exterior e Negócios Internacionais.

http://www.infraero.com.br/index.php/br/estatistica-dos-aeroportos.html

www.cursosnainternet.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_a%C3%A9reo http://www.intranews.com.br/interna.php?url=geral_mostrar&id=252 http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?

option=com_content&view=article&id=1335 http://www.fiesp.com.br/download/logistica/aereo.pdf http://www.blogdorogerio.com.br/?p=112