FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.

10
FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA

Transcript of FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.

Page 1: FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.

FAIXA 13 DO CD“ENCANTARIAS DO SUL”

ROLAGEM AUTOMÁTICA

Page 2: FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Page 3: FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.

Vagaram por muitos locais,para nenhum, o sinal sagrado.Colorido pelo verde de pinheirais,surge o lugar, por Ela, indicado.

Page 4: FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Page 5: FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Page 6: FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.

A seguir o texto “A Lenda de Soledade” traz algumas considerações sobre a mesma.Caso interesse, é só utilizar o “ratinho”

IMAGENSSITES:

arroioaraca.blogspot.com;bortoluzzi.com.br;

caravanacaminhodafe.blogspot.com;floresculturamix.com;

ligueiinformacoes.com.br;maosdepai.org;

sumidoiro.wordpress.com; versarehoteiss.com.br; evozsoledadense.com.br.

Page 7: FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.

Essa lenda está relacionada à origem do que é hoje o município de Soledade do estado do Rio Grande do Sul.

Pequeno município ao norte do estado conhecido como “a capital das pedras preciosas”. Sua população não atinge os 40.000 habitantes e têm os seguintes outros municípios como limites: ao norte, Ibirapuitã e Victor Graeff; a leste, Arvorezinha; ao sul, Barros Cassal; e a oeste, Espumoso.

Segundo a lenda, há muitos e muitos anos, nos idos de 1820, grupo de mineiros vagava numa caravana de carroças puxadas a boi, entre o Planalto e a Serra do Rio Grande do Sul.

O grupo, do qual fazia parte famílias completas, vinha impelido pela coragem e pela fé em busca de novas terras e tinha a intenção de fundar uma vila.

Page 8: FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.

Entretanto, em todos havia o sentimento de que o local só poderia ser escolhido por Nossa Senhora. Além disso, como gratidão à indicação, ergueriam capela à Nossa Senhora no local escolhido.

Demonstravam sua fé com a entrega de seu destino a Nossa Senhora, cuja sagrada imagem traziam em uma das carroças, inclusive com um pequeno altar.

Assim, foram vários os locais que acamparam, armaram o altar, passaram alguns dias e partiram, após reconhecerem, que Nossa Senhora não lhes indicara aquele lugar, como sendo o de sua escolha. Cheios de fé continuavam sua busca, até que um dia encontraram um local, onde o clima era seco e ameno, com água em abundância, colorido pelo verde de pastagens, pinheirais e matas. Encantados, decidiram acampar. Passaram mais dias que de costume. Entretanto, como das outras vezes, não reconheceram nenhum sinal sobre a escolha de Nossa Senhora e, então, desarmaram o pequeno altar, recarregaram tudo para as carroças e partiram.

Page 9: FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.

Mal haviam iniciado a caminhada o eixo da carroça, que transportava a imagem de Nossa Senhora quebrou. Retiraram o altar e a imagem da Santa, descarregaram tudo e, para facilitar o conserto, desatrelaram os bois que puxavam a carroça. Consertaram o eixo, mas tiveram que esperar um bom tempo, antes de recarregar a carroça, pois os bois haviam se afastados do local. Após encontrarem e atrelarem os bois, recarregaram a carroça e acomodaram a imagem da Santa e o pequeno altar.

Mal iniciaram a segunda tentativa de partir, o eixo da mesma carroça quebra outra vez. Compreenderam, que o sumiço dos bois e a quebra do eixo por duas vezes eram o sinal da vontade de Nossa Senhora, de que escolhera ali o local, onde deveriam viver. Então, ali, naquele chão sagrado, ao mesmo tempo em que construíram os primeiros abrigos, para suas acomodações provisórias, ergueram a capelinha a Nossa Senhora.

Page 10: FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.

Como o local era muito tranquilo e solitário, a capelinha recebeu o nome de Nossa Senhora da Solidão. Com esforço, trabalho, coragem e fé aquele grupo de mineiros ergueu ranchos, galpões e estâncias, tudo sob as bênçãos da Santa, tornando próspera Soledade, a terra escolhida por Ela própria. Mais tarde o nome Solidão, foi substituído por Soledade, município que leva seu nome, e tem como padroeira Nossa Senhora da Soledade. FONTESSITES:lendas-gauchas.radar-rs.com.br;riogrande.com.br; ewikipedia.org