FAMA & TV PÁGINA 08 - Destak.pt · desenhar para Saramago Privados recusam fazer cirurgias após...

24
Segunda-feira 24 Setembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1884 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa Lisboa e Alentejo fustigados pelas chuvas fortes DESPORTO PÁGINA 06 Benfica volta a empatar em Coimbra e questiona desempenho do árbitro ARTE & LAZER PÁGINA 07 Conversa sobre ilustração e literatura explica como desenhar para Saramago Privados recusam fazer cirurgias após cortes estatais Nova tabela de preços motivou recusa. Secretário de Estado garante que ninguém ficará prejudicado. Denúncia de leitor sobre rua perto de creche: «perigo para a saúde» PUB GRANDE LISBOA PÁGINA 02 ACTUALIDADE PÁGINA 04 ACTUALIDADE PÁGINA 03 Exportações de ouro subiram 75% este ano ACTUALIDADE PÁGINA 05 FAMA & TV PÁGINA 08 PUB SUPLEMENTO ESPECIAL UPSUP O GRANDE DIA Foi ontem que quatro mil pessoas se reuniram em Carcavelos para correr os 10 Km entre Carcavelos e a Baía de Cascais, naquela que foi a 5.ª edição da CORRIDA DA LINHA. ‘Avenida Brasil’ no ar SIC estreia novela da Globo vista por 8 em cada 10 brasileiros. VASCO VARELA

Transcript of FAMA & TV PÁGINA 08 - Destak.pt · desenhar para Saramago Privados recusam fazer cirurgias após...

Segunda-feira 24 Setembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1884 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

Lisboa e Alentejo fustigados pelas chuvas fortes

DESPORTO PÁGINA 06 Benfica volta a empatar em Coimbra e questiona desempenho do árbitro

ARTE & LAZER PÁGINA 07

Conversa sobre ilustração e literatura explica como desenhar para Saramago

Privados recusam fazer cirurgias após cortes estataisNova tabela de preços motivou recusa. Secretário de Estado garante que ninguém ficará prejudicado.

Denúncia de leitor sobre rua perto de creche: «perigo para a saúde»

PUB

GRANDE LISBOA PÁGINA 02

ACTUALIDADE PÁGINA 04

ACTUALIDADE PÁGINA 03

Exportações de ouro subiram 75% este ano

ACTUALIDADE PÁGINA 05

FAMA & TV PÁGINA 08

PUB

SUPLEMENTO ESPECIAL UPSUP

O GRANDE DIA Foi ontem que quatro mil pessoas se reuniram em Carcavelos para correr os 10 Km entre Carcavelos e a Baía de Cascais, naquela que foi a 5.ª edição da CORRIDA DA LINHA.

‘Avenida Brasil’ no arSIC estreia novela da Globo vista por 8 em cada 10 brasileiros.

VASCO VARELA

2ª Feira · 24 de Setembro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

Casa da Paz vai ter novo edifício

O edifício do mira-douro da Luneta dos

Quartéis, no Parque Flores-tal de Monsanto vai ser alvo de obras de requalifi-cação, a partir de Novem-bro, para albergar a Casa da Paz da União Budista Portuguesa (UBP). O pro-jecto de requalificação é apresentado amanhã no Auditório Espaço Monsan-to e já foi aprovado pela Câmara Municipal de Lis-boa. Os custos estão esti-mados em cerca de 350 mil euros.

REQUALIFICAÇÃO

PUB

Lapa aceita donativos para apoiar famílias

A Junta de Freguesia da Lapa implemen-

tou o Projecto Zero Des-perdício, apoiando dezenas de famílias mais carencia-das com refeições e outros bens alimentares. Atenta às necessidades destas famílias, a Junta realiza a campanha “Da Lapa para a Lapa” a partir desta se-gunda-feira e até dia 28 de Setembro, com o objectivo de recolher os alimentos em que se tem sentido maior falta no apoio às famílias carenciadas, como o azeite e o leite. Quem queira contribuir pode fazê-lo na Rua das Trinas, 131, entre as 9h e as 18h.

SOLIDARIEDADE

Alimentos recolhidos para ajudar quem precisa

DR

Enfermeiros exigem resposta

O Sindicato dos En-fermeiros Portugue-

ses volta a denunciar que o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental não está a pagar aos enfermeiros com Con-trato Individual de Traba-lho pelo Decreto Lei 62/79, que determina a forma de pagamento das horas nocturnas, suplementares, fins-de-semana, feriados. O Sindicato sente-se ignora-do, exige uma resposta e lembra que tem uma acção judicial para garantir as «horas de qualidade».

LISBOA OCIDENTAL

Leitor do Destak descreve situação «nojenta» em rua na Venda Nova, com um jardim cheio de buracos, lixo e cheiros em zona perto de uma creche. As suas denúncias para [email protected].

DENÚNCIA DO DIA

Denúncia de «saúde pública» e «ratos»

Na Idade Média uma das maiores fontes de doenças era a falta de higiene, muitas vezes ligada ao lixo que era atirado pela janela. Um leitor do Destak residente na Venda Nova, Amadora, enviou-nos uma denúncia a fazer lembrar esses tempos antigos e de qualidade de vida muita deteriorada. Na Rua Teodoro da Costa, o leitor descreve um verda-deiro «nojo», com «buracos no jardim onde facilmente pode cair uma criança, ratos mortos e vivos por toda a parte, pessoas que se despojam do lixo pelas janelas». Outra das situações obser-vadas pelo nosso leitor diz respeito a alguns residentes «que criam pombos e os soltam pela rua, muitos

deles doentes e a espalhar doenças». A descrição continua, com o leitor que preferiu manter-se anó-nimo a falar de «ruas imun-das de cheiro nauseabundo onde nunca se viu qualquer limpeza de via pública». Outra das preocupações diz respeito à creche que fica ao lado do jardim, numa zona onde «rataza-nas entram nas casas». Sobre o munícipio da Amadora, «após sucessivas reclamações por escrito e telefonemas, limita-se a indicar que a desratização já foi pedida, mas que a empresa que a faz está muito ocupada». O Destak tentou contactar a Câmara da Amadora sobre este assunto, mas não conseguiu obter resposta do munícipio.

LISBOA

Nova carreira da TST direita para o Marquês A TST - Transportes Sul do Tejo dá início no dia 26 de Setem-bro à carreira 169 que faz a

ligação entre Santa Marta do Pinhal e o Marquês de Pom-bal. Disponível todos os dias, a nova carreira permite fazer a ligação direta entre a margem sul – mais concretamente, a zona de Corroios – e o centro da cidade de Lisboa. Para dar a conhecer a carreira, a TST disponibiliza o serviço grátis, de 26 a 30 de Setembro.

COMÉRCIO

Feira de Artesanato no Picoas Plaza Vai realizar-se uma vez mais a Feira de Artesanato Urbano no Picoas Plaza, de 2.ª a 6.ª feira, até ao dia 5 de Outubro. Este certame que se realizará no piso zero e um, do centro comercial, face ao crescente número de expositores que enchem o espaço, é o resul-tado do trabalho realizado na promoção do evento. A todos os visitantes que apresenta-rem o flyer é oferecido um desconto de 5%.

PARQUE EDUARDO VII

Casa da Moeda com loja como outlet A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) acaba de inaugurar uma loja no centro de Lisboa, junto ao Parque Eduardo VII. O novo espaço vai funcionar como livraria de oportunidades, com livros manuseados e com uma selecção de livros novos, e terá também um espaço dedicado à venda de objectos medalhísticos com desconto.

MUSEU DA ELECTRICIDADE

Glam promove desfile final de acção scouting Esta noite, às 21h00, o Museu da Electricidade, em Belém, acolhe o Desfile Final da

Acção de Scouting promo-vida pela agência em Bairros Sociais da Grande Lisboa mas também de outros ponto do País. Foram seleccionados os melhores de cada bairro e hoje sobem à passerelle 10 homens, 10 mulheres e 16 crianças. O evento conta com a actuação de alguns grupos de dança e cantores dos bairros visitados. Patrícia Bull e Rui Unas são os apresentadores de serviço.

10 SEGUNDOS

Assalto a ouro Dois homens armados

assaltaram sábado uma loja de compra e venda de ouro na Quinta do Anjo, Palmela.

2ª Feira · 24 de Setembro de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

uma moradora que teve de re-ceber assistência hospitalar.

A chuva e o vento fortes também provocaram dezenas de inundações em vias públi-cas, habitações e estabeleci-mentos comerciais nos distri-tos de Évora, Beja, Portalegre e Setúbal. Só na região de Beja, os bombeiros registaram 24 inundações e no concelho de Monforte confirmou-se um pequeno incêndio, no gasodu-to que faz o transporte de gás para a região.

Mau tempo é para continuar As previsões do Instituto de Meteorologia para os próxi-mos dias apontam para a con-tinuação de mau tempo, com alternância entre tempo de sol e aguaceiros, por vezes fortes, explicou à TSF a meteorolo-gista Ângela Lourenço. Há a possibilidade de ocorrência de trovoada e agitação marítima de uma forma geral para todo o litoral oeste, com ondulação a atingir os 4 ou 5 metros.

O Regimento de Sapa-dores Bombeiros de Lis-

boa recebeu na madrugada de ontem mais de 60 pedidos de ajuda devido a inundações causadas pela chuva forte que caiu durante a noite. Houve ainda registo da queda do re-vestimento de um tecto sobre

INUNDAÇÕES Mau tempo que afectou capital e Alentejo deve continuar

60 pedidos de ajuda só na grande LisboaAguaceiros devem continuar até quinta e há probabilidade de trovoada e ondulação marítima até 5 metros.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

MANUEL SALVADO

Inundações afectam sobretudo Grande Lisboa e distritos do Alentejo

PUB

GNR multa quase 600 condutores durante seis dias

Quase 900 conduto-res foram multados

pela GNR na operação ‘An-jo da Guarda’ que decorreu entre segunda-feira e sába-do para sensibilizar para o uso do cinto, cadeiras de re-tenção e uso indevido de te-lemóvel. Durante seis dias foram fiscalizados mais de 26 mil condutores e detec-tados 488 sem cinto e 344 a conduzir ao telemóvel.

‘ANJO DA GUARDA’

Militares da GNR fiscalizaram mais de 26 mil condutores

NUNO FERNANDES VEIGA

Combustíveis devem baixar até três cêntimos

O preço dos combus-tíveis volta a descer

hoje, sendo a queda mais acentuada na gasolina, com uma redução de três cênti-mos por litro, e menos evi-dente no caso do gasóleo. Estas descidas são um re-flexo das cotações nos mer-cados internacionais onde o preço médio do gasóleo e da gasolina teve a maior queda em três meses.

GASOLINA

Descida deve ser menos acentuada no caso do gasóleo

LUSA

2ª Feira · 24 de Setembro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 04

Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, reforça que a reacção vai ser só uma: «ope-rar, operar, operar». Até por-que, acrescenta, «se o Estado pede a nossa colaboração através de um programa para ajudar as pessoas, cá estamos para ajudar». Isto apesar de reconhecer que «o preço é muito baixo», sendo algumas descidas na ordem dos 20%.

Recorde-se que, em Dezem-bro de 2011, encontravam-se à espera de uma cirurgia 16 657 doentes.

O aumento da procura nos hospitais privados tem cres-

cido ao ritmo de 10% ao ano, referiu o presidente da Asso-ciação dos Hospitais Privados. Subida que se justifica, em parte, com o aumento das taxas moderadoras no sector público. Segundo Teófilo Leite, cerca de 50 hospitais privados «já estão saturados e a precisar de fazer obras de expansão».

«Ninguém deixará de ser operado se precisar.» As

palavras, proferidas pelo secre-tário de Estado da Saúde, Fer-nando Leal da Costa, servem de garantia para os utentes, de-pois do anúncio dos hospitais privados que se recusam a rea-lizar as cirurgias que custam mais do que o Estado paga. Uma recusa que, alertou a Associação Portuguesa dos Hospitais Privados (APHP), vai significar um aumento nas listas de espera.

A publicação da nova tabe-la de preços das cirurgias adi-cionais forçou a decisão, expli-ca à agência Lusa Teófilo Leite, presidente da APHP, que argumenta que «algumas ci-rurgias deixam de ter qualquer viabilidade para serem presta-das no privado». Mas para Fer-nando Leal da Costa, não há dú-vidas que «o sector privado e o sector social saberão adaptar--se e responder ao que são as possibilidades do Estado por-tuguês em termos de paga-mento». De resto, as Misericór-dias já asseguraram que a res-posta à descida dos preços vai fazer-se... aumentando o núme-ro de cirurgias.

SAÚDE Hospitais privados justificam-se com nova tabela praticada pelo Estado

Privados recusam cirurgias depois de corte nos preços

Subida de 10% na procura de privados

Secretário de Estado garante cirurgias para todos. Misericórdias dizem que vão operar mais.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

BRUNO COLAÇO

Redução no pagamento feito pelo Estado chegou, no caso de algumas cirurgias, aos 20%

«A sorte não nos acom-panha», lamentou ontem

o presidente da Associação de Empresários do Algarve, que não escondia a preocupação com o impacto social do incên-dio que destruiu as sete gran-des superfícies do Retail Park de Portimão. Preocupação par-tilhada pela coordenadora do Algarve do Sindicato dos Tra-balhadores do Comércio, Es-critórios e Serviços de Portu-gal (CESP), que teme pelo fu-turo dos cerca de 400 trabalha-dores do Retail Park, apesar de A devastação foi quase total no espaço do Retail Park de Portimão

FOGO

Incêndio destrói Retail Park de Portimãoalguns terem recebido a «indi-cação» de que seriam coloca-dos noutras lojas dos grupos.

Sete grandes superfícies do Retail Park de Portimão – De-cathlon, AKI, Staples, Rádio Popular, DeBorla, Moviflor e Continente – ficaram ontem completamente destruídas na sequência de um incêndio que deflagrou pelas 02h36. As cha-mas só não atingiram uma oficina de mecânica automó-vel, a zona da restauração e uma estação de abastecimen-to de combustível.

VASCO CÉLIO/LUSA

Listas de espera vão aumentar, garante porta-voz dos hospitais privados

Ambientalistas acreditam ser possível reduzir poluição

A Quercus acredita que Portugal tem «via-

bilidade económica e tecno-lógica» para uma trajectó-ria de baixo carbono e capa-cidade para reduzir em pelo menos 70% as emissões de gases até 2050, quando comparando com 1990. De-pois de uma análise do Ro-teiro Nacional de Baixo Car-bono 2050, cuja consulta pública terminou a 15 de Se-tembro, a Quercus concluiu que o País deve fixar uma meta global de aumento das emissões de 20% ou menos para 2020, para antecipar o caminho para uma econo-mia de baixo carbono.

AMBIENTE

Parceiros sociais vão procurar a fórmula mágica

Depois do Conselho de Estado de sexta-

-feira, parece assente que o Governo vai recuar no au-mento da Taxa Social Úni-ca em sete pontos percen-tuais para os trabalhado-res. Isso deverá ser assu-mido na reunião de concer-tação social que hoje tem lugar, onde Passos Coelho vai pedir alternativas a es-sa medida (reter o subsídio de Natal dos trabalhadores privados é hipótese), as quais não só terão de ga-rantir receita mas também de estimular a economia e a criação de emprego.

CONCERTAÇÃO SOCIAL

NATÁLIA FERRAZ/CM

Passos Coelho disse estar disponível para rever TSU

JOSE COELHO/LUSA

Quercus acredita numa redução de emissões de 70%

Foram quase 50 dias ininterrup-tos a sugar o que há de melhor na paisagem nor-

tenha. Sempre com Vila do Conde, a paixão das pai-xões, como praça-forte de acolhimento, incursões por Oliveira do Hospital, Seia, Póvoa de Varzim, Porto, Viana do Castelo e Caminha deram expressão de encanto visual e saúde aní-mica numa longa estada. E gente, sempre gente, gente de que a gente que se sente gente nos faz tornar mais gente, melhor gente. De regresso a Lisboa, o sen-timento melancólico até fazia sentido. Dissipou-se? Não tanto, mas um novo ritmo e outras sensações concorreram para o aligei-rar. E outra gente, sempre gente, mais gente capaz até de fascinar a gente. Como foi gostoso almoçar com o Eusébio e o Simões, jantar com o Manuel Fernandes e o Oceano, participar no casamento do Paulo de Carvalho. Como foi gostoso rever gente amiga, gente que faz parte da vida da gente. E outra gente, gente bonita, gente com arejo, gente com ideias. Gente que sente, que prende. De passagem por Setúbal, um imperativo. Visitar o Zeca, o grande José Afonso, sepultado no Sado. Inspira-dor, motivante, para mais numa altura em que o País parece afundado numa bárbara prostração nacio-nal. E recordar temas, de génio criativo, cuja actuali-dade recrudesceu. «Traz outro amigo tam-bém», disse a mim próprio. Foi no decurso de uma semana carregada de epi-sódios coloridos, de leal e fraterna humanização. Com gente, sempre gente. Gente com histórico no mundo da gente, outra gente passível de fazer parte do universo da gente. «Poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores; mas enlouquece-ria se morressem todos os meus amigos». Mesmo, Vinícius? Eu acho mesmo que sim.

HORA BOLAS

Humanizar

*COMENTADOR DESPORTIVO

JOÃO MALHEIRO*

Actualidade · www.Destak.pt · 052ª Feira · 24 de Setembro de 2012

PUB

NO

GLOBOPAQUISTÃO

Ministro dá 77 mil euros a quem matar realizador de filme ofensivo para o Islão. O go-verno do Paquistão já condenou

as declarações do ministro dos caminhos-de-ferro e demarcou- -se desta recompensa. Entretan-to, mantêm-se os protestos no mundo islâmico contra o vídeo

de autoria norte-americana que ofende o profeta Maomé. No sábado, milhares de pessoas manifestaram-se na Nigéria e ontem no Bangladesh.

INDONÉSIA

Autoridades detêm nove suspeitos de terrorismo que estavam na posse de explosivos. Segundo a polícia indonésia, os

nove indivíduos são alegada-mente membros de um grupo suspeito de planear ataques suicidas contra as forças de segurança e do governo.

Macedo garante que Portugal tem ‘cigarras’ a mais

O ministro da Admi-nistração Interna re-

feriu ontem, no âmbito de uma inauguração em Vou-zela, onde foi recebido de-baixo de assobios, que Por-tugal «não pode continuar um país de muitas cigarras e poucas formigas». Miguel Macedo aproveitou a oca-sião para enaltecer ainda o «esforço do povo» portu-guês para ultrapassar a actual crise económica.

AUSTERIDADE

Só nos primeiros sete meses deste ano, Portu-

gal exportou mais de 455,9 milhões de euros em ouro. Um valor que, comparando com igual período do ano passado, aumentou mais de 75%, ou se-ja, 201 milhões de euros. O que significa que, contas feitas, do aumento de 2193 milhões de euros nas exportações portu-guesas, que tanto tem dado que falar, quase um décimo (9,15%) deve-se ao crescimen-to das vendas de ouro.

Os números foram apre-sentados pelo Instituto Nacio-nal de Estatística e citados pe-la agência Lusa, e podem ser justificados pela subida da co-tação deste metal precioso, o que o tornou muito apetecido em todos os mercados – dados do Banco de Portugal confir-mam que o preço do ouro nos mercados internacionais quin-tuplicou nos últimos 10 anos.

ECONOMIA Um décimo do aumento das exportações deve-se à venda de ouro

Passámos de 33,4 milhões exportados em 2008 para um valor estimado de 800 milhões este ano.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

milhões de euros em bens, um valor bem acima (mais 2193 milhões) do que aque-le que foi registado em igual período do ano passado.

2007

Seguro contra a privatização da Caixa Geral

O secretário-geral do PS, António José Se-

guro, disse ontem, em Sou-re, que «há fronteiras que não podem ser ultrapassa-das», ao reafirmar a sua oposição à eventual priva-tização da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Seguro já havia dito ao primeiro- -ministro que se avançar com a privatização terá o PS e a grande maioria dos portugueses pela frente.

BANCA

Instalações do SEF do Porto em risco de ruir

O presidente do Sin-dicato da Carreira de

Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) denun-cia as condições de degra-dação em que se encon-tram instalações do SEF no Porto, apontando o «risco de ruína parcial». «A de-gradação é tal que põe em causa a segurança física de utentes e funcionários», acrescenta Acácio Pereira.

SINDICATO

2008 2009 2010 2011 2012

800*

Exportações de ouro subiram 75% este ano

519

216,4

102

33,46,9

Valor das exportações nacionais nos últimos anos

A saída do País deste ma-terial tem seguido, de resto, a tendência do aumento desde 2008, ano em que as expor-tações de ouro dispararam, tendo atingido os 33,4 milhões de euros. Bem distante, no entanto, do valor que poderá vir a ser atingido até ao fim de 2012: se tudo se mantiver, as exportações devem ascender a 800 milhões de euros.

Ao todo, Portugal exportou, no decorrer deste ano, 26 914

= 50 milhões euros

* Valor estimado

2ª Feira · 24 de Setembro de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Ricardo Rodrigo Galo Reiner Hélder Cabral Flávio Ferreira Makelele Bruno China Cleyton Marinho (João Dias, 52’ ) Wilson Eduardo (Edinho, 83’) Salim Cissé (Ogu, 73’ ) Técnico: Pedro Emanuel

Artur Moraes Maxi Pereira Ezequiel Garay Jardel Melgarejo Matic’ Enzo Pérez (Aimar, 65’) Bruno César (Nolito, 46’) Salvio Óscar Cardozo Rodrigo (Lima, 75’) Técnico: Jorge Jesus

Disciplina: Amarelos: M. Pereira (25’), J. Dias (55’), Melgarejo (55’), Reiner (62’), Garay (69’), Ogu (77’) Vermelhos: Galo (49’). Golos: Cissé (26’), Cardozo (51’), W. Eduardo (70’), Lima (86’)

Estádio Cidade de Coimbra Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

Um Cardozo perdulário e com embirração pelos

ferros, um árbitro de “sopro fácil” no apito – três golos de penálti – e um golaço de Lima já no final (quando os estudan-tes já jogavam com 10) deram um empate em Coimbra que beneficia o FC Porto, que é agora líder isolado.

Jorge Jesus voltou ao sis-tema de dois avançados e o Benfica teve tudo para mar-car na 1ª parte, mas não o fez e o feitiço virou-se contra o feiticeiro. Tudo começou por Cardozo, que aos 3’ atirou à barra; aos 5’ Rodrigo rematou

LIGA Benfica sem pontaria é travado por dois penáltis em Coimbra e perde ‘comboio’ da liderança

Coimbra empata águia

Lima estreou-se a marcar nas águias com um ‘tiro’ que só deu o empate. Benfica a dois pontos do FCP.

JOÃO TOMÉ [email protected]

LUSA

ao poste. Depois de novo des-perdício de Cardozo, Maxi fez falta sobre Makeléle (fica a dú-vida se dentro ou fora da área) e Cissé marcou. Antes do inter-valo, Cardozo rematou para defesa de Ricardo e do poste.

A entrada de Nolito para o lugar do desinspirado Bruno César, na 2ª parte, culminou em penálti e na expulsão de Galo – é a 3ª jornada em que o Benfica joga com mais um. Je-sus, ajoelhado à chuva, rezou e Cardozo não falhou o empa-te. Mas foi sol de pouca dura: num penálti mal assinalado de Garay sobre Cabral, Wilson

Benfica volta a não passar pela 2.ª época no ‘exame’ de Coimbra e contesta os dois penáltis ‘estudantis’

O belga Philippe Gil-bert sagrou-se ontem

em Valkenburg (Holanda) campeão do mundo de ci-clismo, numa prova em que Rui Costa foi 11º, obtendo o melhor resultado de sem-pre de um ciclista portu-guês – Acácio da Silva tinha sido 14º em 1983. André Cardoso chegou em 30º, a 17 segundos, Sérgio Pau-linho foi 71º, enquanto Bru-no Pires foi um dos desis-tentes, vítima de queda.

CICLISMO

Rui Costa brilha nos Mundiais de Estrada

Numa corrida mar-cada por dois Safety

Cars, o alemão Sebastian Vettel venceu o GP de Singapura, Jenson Button (McLaren) foi 2º e Fernan-do Alonso (Ferrari) com-pletou o pódio, mas foi o espanhol quem mais teve a ganhar: passou a ser o 3º piloto com mais pódios da F1 e a desistência de Lewis Hamilton dá-lhe uma lide-rança no Mundial com 29 pontos de vantagem.

FÓRMULA 1

Vettel vence mas Alonso mais líder em Singapura

«O que se passou hoje aqui foi uma vergonha. Dois penáltis mal marcados...» JORGE JESUS TREINADOR DO BENFICA

Sistema de luz em Vallecas foi sabotado e obrigou a adiar jogo

EPA

Sabotagem obriga Real a ficar mais um dia a 11 do Barcelona

Após a vitória tardia do Barcelona com

o Granada, ontem o Real Madrid queria voltar às vitórias, mas uma sabota-gem no sistema de luz do estádio do Rayo Vallecano (com cabos cortados) obri-ga a equipa de Mourinho a ficar pelo menos mais um dia (joga hoje) a 11 pontos do Barça. Caricato.

Em Inglaterra, o Man. City não foi além de um em-pate caseiro com o Arsenal (1-1) e quem sorriu foram o líder Chelsea (venceu o Stoke, 1-0) e o Man. United (bateu o Liverpool por 1-2), com menos um ponto que os londrinos. O Tottenham

LIGAS ESTRANGEIRAS

de Villas-Boas esteve a perder com QPR, mas deu a volta ao marcador (2-1) e já é 8º. Em Itália, Milan e Inter perderam – o Milan já é 15º da Serie A – e a Juve mantém-se líder isolada, seguida de Nápoles, Lazio e Sampdoria.

LIGAS PORTUGUESAS

Total Casa Fora

CLUBE P J V E D GM GS J V E D GM GS J V E D GM GS

1 FC Porto 10 4 3 1 0 11 2 2 2 0 0 8 0 2 1 1 0 3 2

2 Benfica 8 4 2 2 0 12 4 2 1 1 0 5 2 2 1 1 0 7 2

3 Sp. Braga 7 4 2 1 1 9 6 2 2 0 0 7 2 2 0 1 1 2 4

4 P. Ferreira 6 4 1 3 0 7 5 2 1 1 0 3 1 2 0 2 0 4 4

5 V. Guimarães 5 4 1 2 1 3 6 2 0 2 0 2 2 2 1 0 1 1 4

6 Marítimo 5 3 1 2 0 2 1 2 0 2 0 1 1 1 1 0 0 1 0

7 V. Setúbal 5 4 1 2 1 3 7 2 1 0 1 1 5 2 0 2 0 2 2

8 Moreirense 5 4 1 2 1 5 4 2 1 0 1 3 2 2 0 2 0 2 2

9 Académica 4 4 0 4 0 6 6 2 0 2 0 3 3 2 0 2 0 3 3

10 Olhanense 4 4 1 1 2 5 6 2 1 0 1 4 4 2 0 1 1 1 2

11 Rio Ave 4 4 1 1 2 2 5 2 0 1 1 0 1 2 1 0 1 2 4

12 Gil Vicente 3 3 0 3 0 0 0 2 0 2 0 0 0 1 0 1 0 0 0

13 Estoril 2 3 0 2 1 4 5 1 0 1 0 1 1 2 0 1 1 3 4

14 Sporting 2 3 0 2 1 1 2 1 0 0 1 0 1 2 0 2 0 1 1

15 Nacional 2 4 0 2 2 6 11 2 0 2 0 5 5 2 0 0 2 1 6

16 Beira-Mar 2 4 0 2 2 5 11 2 0 2 0 4 4 2 0 0 2 1 7

CLASSIFICAÇÃO LIGA CLASSIFICAÇÃO LIGA II Total CLUBE P J V E D GM GS 1 Belenenses 18 7 6 0 1 11 8 2 Oliveirense 16 7 5 1 1 10 4 3 Sporting B 16 7 5 1 1 12 7 4 Benfica B 14 7 4 2 1 19 8 5 Penafiel 13 7 4 1 2 9 8 6 Arouca 12 7 3 3 1 12 7 7 Tondela 12 7 3 3 1 11 8 8 Leixões 11 6 3 2 1 6 4 9 Portimonense 11 7 3 2 2 10 9 10 U. Madeira 11 7 3 2 2 6 6 11 Desp. Aves 10 7 2 4 1 5 4 12 Marítimo B 9 7 3 0 4 9 7 13 Trofense 9 7 2 3 2 6 7 14 V. Guimarães B 6 7 1 3 3 3 5 15 Sp. Covilhã 6 7 1 3 3 4 7 16 FC Porto B 6 7 1 3 3 5 9 17 Santa Clara 6 6 1 3 2 5 7 18 Atlético 6 7 2 0 5 5 11 19 Naval 5 7 1 2 4 4 9 20 Sp. Braga B 4 7 0 4 3 6 9 21 Freamunde 2 7 0 2 5 5 12 22 Feirense 2 7 0 2 5 5 12

RESULTADOS 4.ª JORNADA

MOREIRENSE 0-1 V. GUIMARÃES

FC PORTO 4-0 BEIRA-MAR

V. SETÚBAL 1-0 OLHANENSE

NACIONAL 3-3 P. FERREIRA

SP. BRAGA 4-1 RIO AVE

ACADÉMICA 2-2 BENFICA

ESTORIL 19H00 MARÍTIMO

SPORTING 20H15 GIL VICENTE*

*SPORT TV

5.ª JORNADA

P. FERREIRA 28/09 BENFICA*

V. GUIMARÃES 28/09 SP. BRAGA*

SPORTING 29/09 ESTORIL*

RIO AVE 29/09 FC PORTO*

BEIRA-MAR 30/09 V. SETÚBAL

OLHANENSE 30/09 NACIONAL

GIL VICENTE 30/09 MOREIRENSE

MARÍTIMO 30/09 ACADÉMICA*

*SPORT TV

RESULTADOS 7.ª JORNADA DESP. AVES 0-2 BENFICA B U. MADEIRA 0-1 BELENENSES OLIVEIRENSE 1-0 FREAMUNDE ATLÉTICO 2-1 MARÍTIMO B PORTIMONENSE 0-0 SANTA CLARA LEIXÕES 1-1 SP. BRAGA B V. GUIMARÃES B 0-1 FC PORTO B TONDELA 3-1 NAVAL PENAFIEL 2-1 FEIRENSE SPORTING B 1-1 TROFENSE SP. COVILHÃ 1-1 AROUCA

3 golos Rodrigo BENFICA 3 golos Edinho ACADÉMICA 3 golos Jackson FC PORTO 2 golos Ruben Micael SP. BRAGA

4 golos Cardozo BENFICA

MELHORES GOLEADORES

8.ª JORNADA PENAFIEL 30/09 U. MADEIRA BELENENSES 30/09 TONDELA BENFICA B 30/09 LEIXÕES NAVAL 30/09 DESP. AVES MARÍTIMO B 30/09 PORTIMONENSE AROUCA 30/09 ATLÉTICO TROFENSE 30/09 SP. COVILHÃ FREAMUNDE 30/09 SPORTING B FC PORTO B 30/09 PENAFIEL SANTA CLARA 30/09 OLIVEIRENSE SP. BRAGA B 30/09 V. GUIMARÃES B

Eduardo voltou a dar vanta-gem aos estudantes. O Benfi-ca, com mais um, só conseguiu o empate, graças a um ‘tiro’ de Lima. As águias estão agora a dois pontos do FC Porto.

Apesar de ainda não ter co-nhecido o sabor da vitória na

Liga em 3 jornadas, o técnico leonino desmentiu várias das notícias de desentendimentos, garantindo que «a equipa está unida e coesa» e as vitórias vão começar a aparecer já hoje (20h15 – Sport TV), em Alva-lade, frente ao Gil Vicente. Sá Pinto desvaloriza o «ataque pessoal» que sentiu e quer sair do 14.º posto actual na Liga.

Sá Pinto contra ataques injustos

ACADÉMICA 2 - 2 BENFICA

2ª Feira · 24 de Setembro de 2012 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

No 35º aniversário de Never Mind The

Bollocks, Here’s The Sex Pistols, o grupo reedita o aclamado e controverso disco, em quatro formatos. O primeiro CD é o original, remasterizado. O segundo CD, incluído nas edições especiais, traz uma se-lecção de temas ao vivo (11 em Estocolmo e três em Penzance).

35.º ANIVERSÁRIO

Sex Pistols reeditados

Manuel Estrada é autor de um conjunto de capas

e ilustrações de livros de José Saramago, e vai ser o prota-gonista da tarde de hoje na Fundação com o mesmo no-me. A partir das 18h30, a sede na Casa dos Bicos recebe uma conversa em torno do tema Desenhar Livros com José Saramago. Para esta sessão, foram também convidados dois de-signers portugueses: Jorge Silva (silvadesigners), que tem

CULTURA Participe numa conversa sobre ilustrações e literatura

Como desenhar livros com José SaramagoA Casa dos Bicos recebe hoje, a partir das 18h30, um evento em torno do Prémio Nobel da Literatura.

FILIPA ESTRELA [email protected]

cooperado com a Fundação, e Rui Garrido, autor da re-cente linha das capas dos livros de José Saramago e responsável gráfico do Grupo Leya. Ambos os participantes foram galardoados com vá-rios prémios de design gráfico.

----- Tome nota L o c a l

Fundação José Sara-mago - Ca-sa dos Bi-cos (Rua dos Baca-lhoeiros, 10, em Lis-boa)

Tel. 21 8802040

josesara-mago.org

CD POR FILIPA ESTRELA

Babel Mumford & Sons Island/COOP

Depois de um concerto fora de série no Optimus Alive, um dos maiores nomes da nova vaga de folk inglesa volta aos discos. Os Mumford & Sons regressam com o muito aguardado sucessor de Sigh no More (2009), que é um sucesso de vendas, com mais de 8 milhões de cópias vendidas. Com produção de Marcus Dravs, Babel é um álbum optimista, irrequieto e livre. A receita inclui ingredientes que prometem contagiar de alegria quem ouvir as músicas, tanto em disco como em palco. A edição especial inclui três temas inéditos.

¡Uno!

Green Day Farol

É hoje lançado o primeiro disco da anunciada trilogia dos Green Day, editada em três fases. Este disco é composto por 12 temas, incluindo os singles Oh Love e Kill The DJ.

British Lion Steve Harris Emi

O baixista, principal compositor e fundador da banda, Steve Harris, edita pela primeira vez um álbum a solo, e traz-nos 10 temas rock.

Push and Shove

No Doubt Universal

Depois de 11 anos de espera, o grupo de Gwen Stefani regressa com um disco explosivo cheio de um pop e rock que contamina mesmo quem não é fã assumido.

Cerne Filipe Pinto Farol

O vencedor do Ídolos assina autoria, arranjos, produção e interpretação de todos os temas deste disco de estreia. O single de avanço é Insónia.

PUB

Manuel Rebelo, dos Tetvocal, estreia-se a

solo com o álbum de origi-nais Voice ‘n’Drum. Ao dis-co segue-se uma box expe-rience, que inclui workshop de canto e exercícios. Gra-vado a uma só voz, este tra-balho pode ser adquirido em vocalemotion.com ou por venda directa, por 11 euros (1 euro é oferecido à Fundação Liga).

MANUEL REBELO

Novo disco de originais

Os LMFAO anuncia-ram o fim. Depois de

quatro anos de vendas im-paráveis e uma massa uni-versal de público juvenil, o duo de tio e sobrinho que actuou várias vezes em Portugal este ano, confir-mou numa entrevista a se-paração. Os elementos pre-tendem seguir carreiras se-paradas e invocam a satu-ração do formato.

ANÚNCIO

O fim para os LMFAO

Mika desvenda-nos a origem do amor

Este mês fica marcado pelo regresso de Mika

aos álbuns de originais. Mui-to aguardado pelos fãs, The Origin of Love promete ser diferente dos anteriores, em parte pelos métodos de gra-vaçao e produção e pela su-per equipa na produção e composição. Celebrate é o primeiro cartão-de-visita do disco. O tema foi produzido

NOVO ÁLBUM

por Nick Littlemore e escri-to pelo próprio Mika em par-ceria com o rapper Pharell Williams, que também dá voz ao tema. Entre os convidados encontramos ainda nomes como William Orbit ou Benny Benassi. Com mais de 8 milhões de discos vendidos, Mika regressa hoje com um trabalho sobre tolerância e loucuras por amor.

‘The Origin of Love’ disponível nos formatos standard e deluxe

DR

2ª Feira · 24 de Setembro de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

são alguns dos trunfos desta novela urbana. O certo é que 8 em cada 10 brasileiros acom-panham fervorosamente a his-tória. Ora segundo os mais recentes dados demográficos, o Brasil tem mais de 190 milhões de habitantes...

No centro da acção está a dondoca Carminha (Adriana Esteves), casada com Tony Ra-mos. Quando este morre, a má da fita abandona no meio da rua a enteada pequena. Nina (Débora Falabella) é esta me-nina-guerreira que regressa à casa patriarcal, como empre-gada, sem que a madrasta se dê conta. Entretanto Carminha casa com Tufão (Murilo Bení-cio) mas mantém a rédea cur-ta ao amante Max (Marcello Novaes). Cauã Reymond é Jorginho, filho adoptivo de Car-minho e totalmente apaixona-do por Nina. Tudo se passa no ficcionado bairro Divino.

Na novela que substi-tui O Astro, no horá-

rio das 23h15 da SIC, prati-camente não há persona-gens “puras”: há os vilões por natureza e aqueles a quem a dureza da vida obrigou a “abrir a pestana”. Muita sede de vingança move Avenida Brasil, a no-va trama de João Emanuel Carneiro.

O enredo rendilhado, um elenco de se lhe tirar o chapéu e o recurso a uma estética cinematográfica

REDE GLOBO ‘Avenida Brasil’ estreia esta noite na SIC

Nesta história até os bons são mauzinhos. Débora Falabella é a heroína. Adriana Esteves a vilã.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

CRED

ITO

XXX

XXX

Cozinheira cega vence ‘Masterchef’

Portugal não tem sido imune à febre dos con-

cursos gastronómicos, verda-deiros papa-audiências graças à pressão criativa vivida pelos concorrentes. Porém, quando a terceira edição de Master-chef USA chegar aos ecrãs na-cionais, este género de forma-to atingirá o seu clímax e os es-pectadores mal acreditarão naquilo que estão a ver.

É que na terceira tempora-da do programa conduzido por Gordon Ramsay (também um dos 3 júris de serviço) sagrou-se vencedora uma cozinheira amadora cega. Isso mesmo, leu bem. Chama-se Christine Ha e há 5 anos, de-

3.ª EDIÇÃO NOS EUA

vido uma doença rara chama-da neouromielite, perdeu 90% da capacidade de visão.

No concurso, Christine teve uma assistente para a orientar no estúdio, mas foi sempre ela quem preparou todos os ingredientes e provou todos os condimentos. Usava luvas até aos cotovelos para evitar queimaduras, termó-metros para carne que falam e fogões em braille. O seu jei-to para a cozinha era tal que conseguiu emocionar o irascí-vel Gordon Ramsay. «Estás a brincar comigo! Tu és mesmo cega?», questionou-se às tan-tas o chef celebridade. Agora a celebridade-sensação é esta jovem de 33 anos, que está a tirar um mestrado em Escri-ta Criativa e tem um blogue denominado The Blind Cook, onde conta as suas aventuras na cozinha. Na conta bancária tem 190 mil euros.

Um dos seus segredos é ter o olfacto bastante apurado

DR

BROADWAY

Scarlett faz papel que foi de Liz Taylor

Scarlett Johansson regressa à Broadway em Janeiro de 2013, para dar vida a Maggie, persona-gem do clássico Gata em Telhado de Zinco Quente imortalizada no grande ecrã por Elizabeth Taylor. A actriz recebera em 2010 o prémio Tony (o maior troféu teatral) pela sua estreia em Quarto com Vista Sobre a Cidade.

COMERCIAL

Markl estreia nova rubrica radiofónica Nuno Markl estreia hoje uma nova rubrica na Rádio Comercial. Gran-diosa História Universal das Traquitanas pretende ser «uma celebração cómica do engenho humano». A rubrica passa às 08h50 e às 09h50. As duas edições diárias podem estar ou não rela-cionadas. A canção-gené-rico é de David Fonseca.

BRASIL

Xuxa é uma das 50 pessoas mais sexy A apresentadora Xuxa, de 49 anos, foi eleita pela revista brasileira Isto é Gente uma das 50 perso-nalidades mais sexy de 2012. Da lista composta por 25 homens e 25 mu-lheres constam ainda figu-ras como Cauã Reymond, Juliana Paes e Jesus Luz.

Já nasceu! A actriz Joana Solnado e o chef Nuno Queiroz Ribeiro já foram pais pela 1.ª vez. A

bebé chama-se Flor.

10 SEGUNDOS

DIA 24, RTP2, 23H30

HERBERTO HELDER

Oportunidade para conhecer a vida e obra deste poeta nascido na Madeira em 1930, que correu mundo e exerceu os mais incríveis ofícios.

DIA 25, RTP1, 23H00

VOO SOBRE A TERRA

Série de 6 episódios da BBC, que nos leva numa viagem inspiradora às maravilhas naturais, através dos olhos das aves migratórias.

DIA 26, SPORT TV1, 21H00

TROFÉU BERNABÉU

O Real Madrid recebe o Millionarios, um dos clubes mais populares da Colômbia no âmbito do Troféu Santiago Bernabéu. Cristiano marcará?

GRELHA PRINCIPAL

8 em cada 10 brasileiros vê esta novela

FERNANDO COSTA

32.47melhor tempo em minutos para os 10 Km

18.000 garrafas de água distribuídas durante a prova

920 horas estimadas para a organização do evento

80 técnicos e colaboradores da organização envolvidos

40 promotores e voluntários

a corrida em imagensTRALALÁ TRALALÁ

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

2ª Feira · 24 de Setembro de 2012Suplemento · www.Destak.pt · 06

Famosos com o DestakPROMOVERAM A CORRIDA E AVENTURARAM-SE A CORRER

2ª Feira · 24 de Setembro de 2012Suplemento · www.Destak.pt · 10

A campanha da Corrida foi dinamizada por personagens públicas que se quiseram associar ao evento. Raquel Strada, Carla Rocha, José Coimbra e Nilton, João Pina e Isabel Figueira deram a cara pela Corrida e, alguns deles, atreveram-se mesmo a correr os 10 Km. Mas ontem, não houve ninguém que não merecesse destaque.

Raquel Strada cortou a meta, com um sorri-

so divertido. É verdade que só se tinha aventurado à ca-minhada dos 3 km, do Esto-ril a Cascais, mas chegou ao fim, e promete que para o ano vai tratar da preparação para fazer a corrida dos 10 km. Orgulha-se de ser uma das madrinhas da Corrida do Destak, mas confessa que não é uma desportista de fun-do, embora faça questão de passear e fazer exercício fí-sico. E foi com uma enorme simpatia que passou o resto da manhã na Baía de Cascais,

SARA SAVEDRA E SÍLVIA DOS SANTOS

PROMETEM VOLTAR

169 Metros de lonas

entre os alongamentos pro-movidos pelo Holmes Place, e a leitura do Especial Des-tak Corrida da Linha. Pelo meio-dia, já apurados os resultados finais, entregou os prémios aos vencedores, esses sim verdadeiros atle-tas de se lhes tirar o chapéu, na cerimónia “presidida”

pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, o vereador do Desporto, e a directora do Destak.

Já Carla Rocha e José Coimbra, do Café da Manhã da RFM, decidiram que os 10 km não podiam ficar para amanhã. «Na própria manhã decidimos que se é para de-safios, então vamos para a corrida» e lá foram para a partida em Carcavelos. Mas 10 são o dobro dos 5 a que estão habituados, e que cor-rem duas vezes por semana, por isso aos 5 km «saíram da zona de conforto», e passa-ram a um passo mais calmo. Mas aos 7 km, mais propria-mente no Estoril, já não

aguentavam mais e decidi-ram apanhar o comboio, co-mo conta Carla Rocha, às gargalhadas. Mas gostaram tanto que prometem que para o ano voltam. Quanto à aventura garantem que é tema do Café da Manhã de hoje. Vamos ouvir.

Prometeu e cumpriu Susana Henriques, ex-con-corrente do Peso Pesado, foi, feitas as contas, a mais determinada de todos. O ano passado fez a caminha-da dos 3 kme prometeu ao Destak que voltaria para os 10 km. E este ano lá estava, muito mais magra, confir-mando que segue as suas

promessas em todos os campos. E cortou a meta, feliz, por ter cumprido mais um objectivo.

Cascais e o desporto Para Carlos Carreiras, esta prova aposta «no fomento da actividade física. E ter todas estas pessoas a participar é muito positivo». Também ele não é um principiante nestas lides, onde participa já há dois anos, numa corrida que tem cinco. «A Corrida do Destak já é uma tradição em Cascais, nesta Baía que considero a mais bonita do mundo.» Satisfeito por ver a praça em frente à Câmara cheia de gente, está certo que «demonstra a cada vez maior sensibilização das pessoas pela prática da actividade fí-sica». Depois, aproveitou pa-ra visitar a Feira do Despor-to, que muitos dos atletas aproveitaram para conhecer.

Carla Rocha lançou-se nos 10 Km, mas apanhou o comboio aos 7 Km, no Estoril, conta a rir

VASCO VARELA JOÃO FERRÃO

15 mil Flyers de divulgação distribuídos ao longo do último mês

10 mil Especiais Destak distribuídos por atletas e família

PUB

a corrida em imagensTRALALÁ TRALALÁ

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

2ª Feira · 24 de Setembro de 2012Suplemento · www.Destak.pt · 06

4 mil participantesNA 5.ª EDIÇÃO DA CORRIDA DA LINHA DESTAK

2ª Feira · 24 de Setembro de 2012Suplemento · www.Destak.pt · 12

A quinta edição desta iniciativa ocorreu na Avenida Marginal, de Carcavelos até Cascais. A meta era a Baía de Cascais, e, apesar de o tempo não ajudar, não deixou de ser palco de um domingo muito saudável e animado. A prova dos 10 km e a caminhada dos 3 km reuniram cerca de 4 mil pessoas.

E os mais bem classificados foram...CLASSIFICAÇÃO GERAL FEMININO 1.º ANABELA GOMES 2.º LILIANA ALEXANDRE 3.º LUCILIA SOARES MASCULINO 1.º ARTUR SANTIAGO 2.º LUIS LIMA 3.º NUNO CARDOSO EQUIPAS 1.º NUCLEOEIRAS SPORTZONE 2.º AM ATIBÁ 3.º CR LEÕES PORTO SALVO CLASSIFICAÇÃO POR ESCALÃO FEMININO • SÉNIOR 1.º ANABELA GOMES 2.º LILIANA ALEXANDRE 3.º MÓNICA MOREIRAS FEMININO • VETERANA I 1.º ALEXANDRA LAMAS 2.º CARLA MARTINS 3.º JOCELINE ANTUNES FEMININO • VETERANA II 1.º LUCÍLIA SOARES 2.º MARIA LUCAS 3.º MARIA FRIAS FEMININO • VETERANA III 1.º Mª ORLETE MENDES 2.º ROSÁRIO ROSA 3.º ISABEL LINO MASCULINO • JÚNIOR 1.º JOÃO BERTOLO 2.º ALEXANDRE SERRANO 3.º PEDRO GOMES MASCULINO • SÉNIOR 1.º NUNO CARDOSO 2.º TELMO SILVA 3.º PEDRO NOGUEIRA MASCULINO • VETERANO I 1.º BENEK MORAIS 2.º DAVID FERNANDES 3.º RICARDO PEREIRA MASCULINO • VETERANO II 1.º ARTUR SANTIAGO 2.º LUIS LIMA 3.º JOÃO MARQUES MASCULINO • VETERANO III 1.º ANTÓNIO MANETA 2.º PAULO ROLA 3.º LUIS DIAS MASCULINO • VETERANO IV 1.º ALEXANDRE SOARES 2.º JOÃO GOMES 3.º JOSÉ HEITOR MASCULINO • VETERANO V 1.º JOÃO SOARES 2.º LICÍNIO PEREIRA 3.º ORLANDO SILVA MASCULINO • VETERANO VI 1.º AUGUSTO PIRES 2.º JOAQUIM ALVES 3.º RUI LOPES

duas opções culminavam no mesmo local de chegada, como hábito, na Baía de Cascais. A adesão era determinada con-soante as características e ob-jectivos de cada um e nos 3 km viam-se mais famílias; o certo é que ambos os circuitos tive-ram participantes mais que su-ficientes para tornar a manhã de domingo animada e saudá-vel. Importa referir que os re-sultados obtidos poderão ser vistos pormenorizadamente no nosso site www.destak.pt/-corridadalinha.

A 5ª edição da Corrida da Linha do Destak reuniu

este domingo cerca de 4 mil participantes, sendo esta uma iniciativa que tem vindo a cres-cer, e na qual a adesão é a pa-lavra de ordem para muitos. Sozinhos, com amigos, família, ou em equipas, a corrida foi vi-vida por milhares de partici-pantes dos mais diversos locais do país. A opção poderia ser fei-ta pela corrida dos 10 km, que se iniciou às 10h00 em Carca-velos; ou apenas correr ou ca-minhar os 3 km, sendo que as

SÍLVIA DOS SANTOS

3 km

jectivo. Acompanhada do seu filho e alguns colegas de tra-balho, Anabela respondia com sorrisos a quem a congratula-va pelo primeiro prémio, no entanto, admite que foi devi-do aos seus treinos diários que a força não lhe faltou para cumprir esta prova.

A corrida que celebra o 11º aniversário do Des-

tak encheu a avenida Margi-nal com cerca de 4 mil cami-solas vermelhas e brancas. Os atletas foram chegando e o burburinho foi aumentan-do até as 10h00, hora que soou o apito de início da corrida. Os mais competitivos lideravam a multidão que os seguia, e os mais preguiçosos deixavam-se ficar para trás em convívio. Artur Santiago, uma cara já conhecida pelo Destak, que obteve o primeiro lugar no pó-dio na edição de 2010, decidiu manter a sua posição vencen-do mais uma vez a prova des-ta 5ª Edição, no escalão Vete-rano I. Ao seu lado no topo do pódio, mas feminino, estava Anabela Gomes, de 33 anos, pela primeira vez vencedora de uma corrida. Esta atleta amadora não escondeu a feli-cidade ao alcançar o seu ob-

SARA SAVEDRA

10 km

Foi com sorrisos que os atletas da corrida dos 10 km chegaram à sua meta em Cascais

Não é nada fácil! São precisos esforço e determinação para correr os 10 km entre Carcavelos e a meta

Nos 3 km correm, ou caminham, sobretudo famílias, muitas das quais repetentes na Corrida da Linha

A Baía de Cascais foi palco de uma manhã de domingo saudável e muito animada

FERNANDO COSTA

VASCO VARELA

PUB

A Corrida em imagensOS MELHORES MOMENTOS PARA GUARDAR NA MEMÓRIA

Cada atleta tinha a sua história, algumas de coragem e determinação. Ou um detalhe que o tornava único, como o Palhaço e a filha que fizeram os 3 Km, ou as duas senhoras que inscrevem também os cães. À medida que se foram concentrando na praça em frente da Baía de Cascais, para os alongamentos “comandados” pelo Holmes Place, os jornalistas do Destak foram procurando conhecê-los. Aqui ficam alguns dos seus relatos.

Todos os atletas tiveram direito, no fim da corrida, a uns merecidos alongamentos. As pessoas aderiram a esta forma de descontrair e esticar os músculos depois do esforço físico praticado

Chegar à meta foi objectivo cumprido para todos; seguiu-se o convívio, após um saudável início de dia Pai e filha Palhaços animaram o caminho do Estoril à Baía Muitos utilizaram o comboio para cheg

2ª Feira · 24 de Setembro de 2012Suplemento · www.Destak.pt · 14

FERNANDO COSTA

JOÃO FERRÃOFERNANDO COSTA

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

gar e partir da Corrida da Linha Destak Artur Santiago foi o 1.º concorrente a chegar à meta dos 10 km, depois de já ter vencido a Corrida em 2010 Carlos e Gonçalo participam em cerca de 13 corridas por ano

A escalada era irresistível para os mais novosSamuel participa a 2.ª vez e é atleta de trampolimOs cães Storma e Sparks participam pela 2.ª vez nesta prova, na companhia das donas Lídia e Maria João

Uma encenação voluntária e divertida, de quem já respirou fundo depois de uma corrida longa

Suplemento · www.Destak.pt · 152ª Feira · 24 de Setembro de 2012

FERNANDO COSTA FERNANDO COSTA

JOÃO FERRÃOJOÃO FERRÃO

JOÃO FERRÃOFERNANDO COSTAVASCO VARELA

PUB

Classificados · www.Destak.pt · 18 2ª Feira · 24 de Setembro de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 192ª Feira · 24 de Setembro de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 20 2ª Feira · 24 de Setembro de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 212ª Feira · 24 de Setembro de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 22 2ª Feira · 24 de Setembro de 2012

2ª Feira · 24 de Setembro de 2012 · 23

Leitor www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

CARTAS DO LEITOR

Inocência muçulmana Eles não gostam de escritores como Salman Rushdie, de cari-caturistas de Maomé nem de cineastas como Theo Van Gogh. Ofendem-se com a liber-dade de expressão e o pensa-mento crítico próprios de uma democracia de outras latitudes, mas não direccionam a sua ira para os líderes religiosos que transformam a sua religião em extremismo ao humilhar a mu-lher e os homossexuais, que incentivam o incesto e a poliga-mia. Não se revoltam contra o miserável atraso civilizacional que estão votados, contra os “corajosos bombistas de Deus” que massacram inocentes do seu próprio povo. Não admi-tem nos seus países outras confissões religiosas a não ser a sua, mas vêm para o Ociden-te tentar impor as suas leis e costumes, à procura do míni-mo pretexto para acender o rastilho da selvajaria. Deixem a inocência muçulmana de lado e mostrem que querem ser integrados numa sociedade multicultural moderna.

Emanuel Caetano

O nosso futuro

Exmo Sr. Presidente da Repú-blica, dirijo-me a si como cida-dão preocupado. É avassalador ver o PSD a desperdiçar um momento histórico do nosso país, em que há um consenso político e social, para salvação da Nação. Se, num primeiro momento de emergência, é mais fácil lançar impostos so-bre os privados, o Governo de-veria ter imediatamente toma-do medidas para acabar com os gastos perdulários do sector empresarial do Estado.

[...] É obsceno que famílias percam as casas e que agrega-dos familiares não tenham fon-tes de rendimento, em virtude do desemprego, quando se au-ferem rendimentos milionários no sector empresarial do Esta-do.

[...] Não há necessidade de ciclos repetidos de depressão e austeridade, tendo mar, agri-cultura mediterrânica, bons in-vestigadores e empreendedo-res. O que falta a este povo é uma estrutura produtiva orien-tada para a produtividade. A cultura do desenrasca e das estruturas produtivas orienta-das para o benefício das cúpu-las hierárquicas é a ruína deste país. [...] Embora não tenha-mos um país com um regime presidencialista puro, Sr. Presi-dente, o nosso futuro está nas suas mãos. Recesvindo

BRAGA

AMANHÃ 15º MÍNIMA

19º MÁXIMA

HOJE 14º MÍNIMA

19º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 14º MÍNIMA

20º MÁXIMA

AMANHÃ 14º MÍNIMA

20º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 15º MÍNIMA

24º MÁXIMA

AMANHÃ 12º MÍNIMA

23º MÁXIMA

FARO

HOJE 17º MÍNIMA

25º MÁXIMA

AMANHÃ 16º MÍNIMA

24º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 15º MÍNIMA

22º MÁXIMA

AMANHÃ 14º MÍNIMA

23º MÁXIMA

PORTO

HOJE 14º MÍNIMA

20º MÁXIMA

AMANHÃ 15º MÍNIMA

19º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE***

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Características gerais de uma pessoa. Peque-na argola com que se enfeitam os dedos. 2. Designativa de afirmação (interj.). Corda de reboque. Unidade de medida agrária equivalente ao decâmetro quadrado. 3. Caminhava. Carne sem osso nem gordura. Lamento. 4. Vestuário rústico feito de peles de ovelha ou carneiro, ainda com a lã. 5. Grace-jar. Transtornado do juízo. 6. Utensílio em forma de cone in-vertido, com um tubo no vértice, que serve para envasilhar ou transvasar líquidos. Tratamento dado às freiras. 7. Evolar-se. O bagaço de que se faz a água-pé. 8. Palpitar. 9. Planta liliácea da China. Inflexibilidade. A si mesmo. 10. Rijeza (fig.). Monar-ca. Contr. da prep. de com o art. indef. um. 11. Rasoura. Peixe pércida Verticais: 1. Portanto. Divertir-se na festa. 2. Pessoa ou coisa de género feminino de que se fala. Bebida alcoólica, proveniente da destilação do melaço. Levanta. 3. Mulher acu-sada de um crime. Coisa que serve para advertência. Aqueles. 4. Reduzir a farinha. 5. Cada um dos artigos de uma exposição escrita. Ganir. 6. Lobo grande. Governar. 7. Penhor. Planta gra-mínea que nasce entre o trigo e o danifica. 8. Inventariar. 9. Contr. da prep. em com o art. def. a. Fugir alucinadamente. Contr. da prep. de com o art. def. a. 10. Início de uma nova ordem de coisas. Contr. da forma apocopada da prep. com com o art. def. a (pop.). O meridiano. 11. O que lê. Demónio

CRUZADAS Horizontais: 1. Perfil, Anel. 2. Olé, Toa, Are. 3. Ia, Febra, Ai. 4. Samarra. 5. Rir, Zaruco. 6. Funil, Soror. 7. Emanar, Lia. 8. Latejar. 9. Ti, Rigor, Se. 10. Aço, Rei,

Dum. 11. Rasa, Robalo

Verticais: 1. Pois, Festar. 2. Ela, Rum, Iça. 3. Ré, Sinal, Os. 4. Farinar. 5. Item, Latir.

6. Lobaz, Reger. 7. Arras, Joio. 8. Arrolar. 9. Na, Aurir, Da. 10. Era, Coa, Sul.

11. Leitor, Demo

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: António Garcia, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Re-dacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamen-to Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santa-na (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Ba-rata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pin-to; DIRECTOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Por-to: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Aze-vedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefo-ne: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

PUB