Familia sacramentina, n9 - Portugues

32

description

 

Transcript of Familia sacramentina, n9 - Portugues

Page 1: Familia sacramentina, n9 - Portugues
Page 2: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Pala

vrado Provincial

Advento: a presença de Deus no mundo já chegou

O Reino de Deus está entre vós (Lc 17, 21)

A pergunta do fariseu: quando vem o Reino de Deus? (cf. Lc 17, 20) Jesus responde: “O Reino de Deus está entre vós”; é, sem dúvida, um ponto de partida rico para entender o sentido do adven-to. Isso porque, a melhor tradução para “advento” não é “espera”, como poderias supor, mas “presen-ça”(Ratzinger).

Advento, do latim adventus, significa chega-da, que por sua vez pode ser traduzido por Parusia, do grego parousia, que significa “presença”. Por-tanto, o tempo litúrgico do advento quer dizer “pre-sença começada”. Na antiguidade o termo adven-tus era usado para designar a presença de um rei ou senhor, ou também do Deus ao qual se presta culto

Page 3: Familia sacramentina, n9 - Portugues

e que presenteia seus fiéis no tempo de sua parusia. Ou seja, o Advento significa a presença começada do próprio Deus.

De fato, celebramos o Reino de Deus entre nós, e as luzes que acendemos a cada domingo na coroa do Advento iluminam as noites es-curas de nossas dúvidas e ao mesmo tempo nos enche da certeza conso-ladora de que «a luz do mundo» já foi acesa na noite escura de Belém e transformou a noite do pecado humano na noite santa do perdão divino.

Contudo, nessa “presença começada” há também um germe de “espera”; contudo, há um conteúdo de presença nessa espera; no mes-mo sentido da definição de fé que Paulo dá aos Hebreus: “fé é um modo de possuir desde agora o que se espera”.

No advento já possuímos o que esperamos, e isso inunda nossa existência de uma grande festa e de desejo de ser fiel e comprometido com o Reino que já está entre nós. Portanto, “A noite vai muito avança-da e já se aproxima o dia. Despojemo-nos, pois, das obras das trevas e vistamos as armas da luz”.

Nossa Província de Guadalupe renova sua aliança com o Deus da presença. E, nesse tempo de advento, faz memórias dos acontecimentos deste ano 2013 que está terminando e celebra a presença da novidade absoluta de Deus, sempre nova, que nos empurra para as festas do natal do Senhor, e com este, o nascimento de um novo ano, 2014.

Enchemos nossos pulmões com o novo hálito do Espírito e reno-vemos nossas esperanças que, como disse o profeta, nossa esperança é Cristo Jesus.

Feliz celebração do Advento e boas festas de fim de ano.

Pe. Francisco Junior DeOliveira Marques, SSSSuperior Provincial

Page 4: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Not

ícia

sSacramentinas154 Anos de Fundaçãoda Agregação do Santíssimo Sacramento

Page 5: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Sacramentinas154 Anos de Fundaçãoda Agregação do Santíssimo Sacramento

17 DE NOVEMBRO DE 1854 Uma longa e bonita história para celebrar!

Desde o início e ao longo de seu ministério, o apostolado de padre Eymard associou leigos à sua obra através da Agregação do Santíssimo Sacramento. A noção de Agregação Eucarística data da fundação da Congregação. Quando de seu primeiro encontro com Pio IX, em 20 de dezembro de 1858, Pe. Eymard obteve do papa indulgências em favor dos leigos agre-gados. Pouco tempo depois, em abril de 1859, na fo-lha que imprime sobre a Sociedade do Santíssimo Sa-cramento, menciona a Agregação, estabelecendo uma dupla exigência: tomar parte no exercício da adoração ao Santíssimo Sacramento e participar, com zelo, do serviço do culto ao Santíssimo Sacramento. A partir de então, envia cartas da agregação para as pessoas que ele dirige. Na verdade a Agregação se estruturou com abertura da 2ª comunidade em Marselha. Duran-te oito dias que se seguiram, Pe. Eymard realizou pre-gações, a participação dos fiéis era animadora .

Ao término das pregações de Pe. Eymard, em 17 de novembro de 1859, a Agregação foi instituída

Page 6: Familia sacramentina, n9 - Portugues

canonicamente na diocese de Marselha. Cente-nas de fiéis, e depois milhares, se inscreveram sucessivamente. A partir daí, a Agregação se estendeu a todas as comunidades dos Religio-sos e das Servas do Santíssimo Sacramento.

As comunidades de leigos sacramenti-nos e demais ramos da Agregação , na Provín-cia Nossa Senhora de Guadalupe, conscientes desta graça de Deus celebraram com muita alegria e reconhecem: nós não temos apenas uma história para recordar e narrar, nós somos parte desta grande e linda história que mudou os rumos das nossas vidas e vamos continuar a construir, à luz da Eucaristia, como povo eleito de Deus e testemunhando com nossas vidas a Eucaristia que celebramos e vivemos, nos pas-sos de Pe. Eymard.

Page 7: Familia sacramentina, n9 - Portugues
Page 8: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Caríssimos Religiosos, Religiosas, Lei-gos e Leigas Sacramentinos.

No período de 31 a 07 de novembro a Pro-víncia Nossa Senhora de Guadalupe, formada pela missão presente no Brasil, Argentina e Chi-le realizou sua primeira Assembleia Provincial após a Unificação entre as ex-províncias: Santa Cruz (Brasil) e Imaculada Virgem (Argentina-Chile), este encontro familiar e institucional re-alizou-se no bairro da Tijuca, Centro de Espiri-tualidade Cabriniano, no Rio de Janeiro.

Momentos vividos através da liturgia: Celebrações Eucarísticas, Laudes, Vésperas e Adoração ao Ssmo. Sacramento, com a parti-cipação dos Cenáculos: São Benedito e Ssma. Trindade em Fortaleza (CE), Coração Eucarísti-co em Caratinga (MG), Santuário de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Sra. da Boa Viagem em Belo Horizonte (MG), Basílica de Santa Ifi-gênia em São Paulo (SP), Santuário Nacional de Adoração no Rio de Janeiro (RJ), Basílica do Ssmo. Sacramento em Buenos Aires, Nossa Senhora do Ssmo. Sacramento em San Martin, Paróquia do Ssmo. Sacramento em Rosário (Ar-gentina) e Santuário do Ssmo. Sacramento em Santiago (Chile).

1ª Assembleia Província N. Sra. de Guadalupe

Page 9: Familia sacramentina, n9 - Portugues
Page 10: Familia sacramentina, n9 - Portugues

A presença foi enriquecida com a visita do Superior Geral – Pe. Eugênio Barbosa Martins, SSS e o Conselheiro para a América Latina e Euro-pa - Pe. Giulio Macali, SSS, além dos convidados: Servas do Ssmo. Sacramento, Servitium Christi, Leigos SSS e noviços que muito contribuíram com o bom andamento da assembleia seja através das reflexões, seja através da liturgia, bem como, da amizade que foi manifestada a todos os membros.

Os frutos da 1ª Assembleia da Província Nossa Sra. de Guadalupe se evidenciam no pedido vindo do Capítulo Geral que é o de “ Reacender a paixão pela missão eucarística” em nossos cenácu-los, através das exortações pelo Superior Geral e Provincial os religiosos foram convidados a reve-rem seus testemunhos diante de uma sociedade que muito exige por fidelidade aos votos, bem como, a coerência com o Evangelho de Jesus Cristo.

Ao voltar para a Jerusalém de cada cenácu-lo os religiosos tem em si a responsabilidade de prepararem o segundo Capítulo desta nova provín-cia no Cone Sul que se realizará no período de 07 a 14 de agosto de 2014, na cidade de Cachoeira do Campo- MG, tempo de renovação e abertura aos apelos do Espírito de Deus para uma maior vi-vência e manifestação do carisma confiado a estes homens que disseram um sim ao Apóstolo da Eu-caristia - São Pedro Julião Eymard.

A todos, o desejo crescente de sabedoria, discernimento e paz de espirito para uma boa vi-vência da Graça de Deus.

Pe. Jackson Frota, SSSVigário Provincial

Page 11: Familia sacramentina, n9 - Portugues

O Conselho Provincial foi recomposto. Foram eleitos: o Vigário do Pro-vincial e dois Conselheiros. Assim temos:

Pe. Francisco Marques, SSS – Superior Provincial;Pe. Jackson Frota, SSS – Vigário Provincial;Pe. Hernaldo Farias, SSS – Ecônomo Provincial;Pe. Rafael Cáceres, SSS – Conselheiro Provincial;Pe. Bartolomeu Bravo, SSS – Conselheiro Provincial.

Comissões de Governo

Comissão Comunidade Fraterna: Pe. Rafael Cáceres, SSS.Comissão Comunidade Orante: Pe. Bartolomeu Bravo, SSS.

Not

ícia

s do

Gov

erno

Prov

ínci

a N

. S. d

e G

uada

lupe

Page 12: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Comissão Comunidade Servidora: Pe. Jackson Frota, SSS.Comissão Econômico-Administrativa: Pe. Hernaldo Farias, SSS.Secretario Provincial: Pe. Bartolomeu Bravo, SSS.

Agregação, segundo “Projeto de Vida”, o diretor é o Superior Provin-cial (PV 24). Na Província, temos atualmente três expressões, com seus respectivos diretores: Obras Primeiras (Adoração) Diretor Provincial – Ir. Gilton de Holanda, SSS | Associação Leigos e Leigas Sacramentinos – Diretor Provincial – Pe. Marcelo Carlos, SSS; Juventude Eucarística: Diretor Provincial – Pe. Marcelo Cervetti, SSS.

Buenos AiresBasílica do Smo. Sacramento(Escolasticado)

Pe. Renivaldo (ADM, S, D)Pe. Marcelo Luis (E)Pe. Bevilacqua (V)Pe. Biale (R)Pe. Alejandro (R)

RosárioSmo. Sacramento

Pe. Carlos G. (S, E)Pe. Gleidson (ADM.)Pe. Edmundo (R)

San MartinSan Martin(Pré-Noviciado)

Ir. Gilton (Coor., ES)Pe. Francisco Jr. (ADM.)Ir. Cristian (E)Pe. Daniel(V)Pe. Pavani (V)

A se

rviç

o do

s no

ssos

cená

culo

s

Page 13: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Abreviações

S Superior LocalCoor Coordenador LocalP PárocoPR Pároco ReitorADM Administrador ParoquialV VigárioE Ecônomo LocalaM Mestre de NoviçosDE Diretor EspiritualD Diretor do EscolasticadoES Escolas SacramentinasR Religioso

Buenos AiresBasílica do Smo. Sacramento(Escolasticado)

Pe. Renivaldo (ADM, S, D)Pe. Marcelo Luis (E)Pe. Bevilacqua (V)Pe. Biale (R)Pe. Alejandro (R)

RosárioSmo. Sacramento

Pe. Carlos G. (S, E)Pe. Gleidson (ADM.)Pe. Edmundo (R)

San MartinSan Martin(Pré-Noviciado)

Ir. Gilton (Coor., ES)Pe. Francisco Jr. (ADM.)Ir. Cristian (E)Pe. Daniel(V)Pe. Pavani (V)

Belo HorizonteBoa Viagem(Pré-Noviciado)

Pe. Hernaldo (S, E)Pe. Marcelo (PR, F)Pe. Jesus (V)Pe. Bravo (V)Pe. Gerardus (R)Ir. João Coelho (R)

CaratingaCor. Euc. de J.

Pe. André (S)Pe. Vittorio (PR,E)Pe. Gilberto (V)

FortalezaS. Benedito

Pe. Magalhães (S)Pe. Jackson (PR, E)Pe. Mateus (V)

FortalezaSma. Trindade

Pe. Ruy (PR, S)Diac. Rocha (E)Pe. Teodoro (V)

São PauloSta. Ifigénia

Pe. Ismael (P, S, E)Pe. João Batista (V)Ir. Francisco (R)

Sete Lagoas(Noviciado)

Pe. Toninho (S, M)Pe. Raimundo (R, E)Pe. Juan Enrique (DE)

Rio de JaneiroSant’Ana

Pe. Laudares (PR, E)Pe. Egidio (S)Pe. Anizio (V)Pe. Edison (R)Pe. Nelson (R)

SantiagoSmo. Sacramento

Pe. Rafael (ADM, S, E)Pe. Leopoldo (V)Pe. Julian (V)

Page 14: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Pré-Noviciado

Entrarão no Aspirando em 2014 Belo Horizonte: Gláucio, Genivaldo e Filipe.

Foram aprovados para o Postulando 2014, pelo Superior Provincial, segundo apresentação do Formador, os aspirantes Alexandro e José Ju-nior. E, depois de consulta ao Conselho, foi aprovado ao noviciado Joel Fernandes. Sua entrada será no dia 06 de janeiro de 2013.

Noviciado

Os noviços Haroldo, Eduardo e Carlos foram aprovados para a primeira profissão. A celebração será no Noviciado, Sete Lagoas, no dia 22 de dezembro de 2013, às 18h

Escolasticado

Ir. Franklin foi aprovado para renovação de seus votos e fará comuni-dade com os neo-professos Haroldo, Carlos e Eduardo. Pe. Bevilacqua, SSS foi delegado pelo Superior Provincial para receber a renovação de Ir. Franklin, aos 9 de dezembro de 2013. Ir. Christian Retamales, SSS foi aprovado para a ordenação diaconal (Celebração prevista: 11 de maio de 2014) e retiro de preparação (31|Mar à 06|Abr 2014).Ir. Márcio, depois de um longo processo de discernimento, deixou a Congregação.

FormaçãoInicial | Continuada

Page 15: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Religiosos | Presbíteros em processo de entrada na Con-gregação

Depois de um sério discernimento, Pe. Francisco Sinvaldo, SC deixou o processo de mudança de instituto e retornou a sua Congregação de origem, Ordem de Santa Cruz. Formação continuada

Padre Juan Enrique terá um tempo de adaptação e estudo da língua por-tuguesa no primeiro semestre de 2014. No segundo semestre iniciará, no Instituto Santo Tomás de Aquino, Belo Horizonte | Brasil (2014), o curso de “Direção Espiritual”.Estamos estudando a aprovação de um curso na Universidade Padre Hurtado, Santiago de Chile, sobre “Acompanhamento psico-espiritu-al”, ao Padre Leopoldo Jimenez.

Page 16: Familia sacramentina, n9 - Portugues

“Se alguém vem a mim e não põe em segundo lugar, seu pai, sua mãe, sua mulher e filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,26).

Fim de ano é um período natural de fazer “balanços”. Olhar para o ano que está prestes a terminar e ver o que foi fei-to, o que se deixou de fazer, os sorrisos dados e também as lágrimas derramadas. Momento também de agradecer a Jesus Eucarístico por este primeiro ano de no-viciado pelas experiências, vivências e convivências que marcaram nossa traje-tória ao longo deste ano.

Partindo da nossa vivência diária, podemos dizer em primeiro lugar desde a dimensão fraterna, que nossas relações interpessoais em diferentes tipos de ati-vidades intra - extras (passeios comu-

Experiência de noviciado

2013

Page 17: Familia sacramentina, n9 - Portugues

nitário, visitas às famílias próximas, participação na JMJ, Assembleia Provincial, passeio a Chapada do Norte, a experiência do Novinter, par-tilhas em torno da mesa, festas de aniversário, encontro com as madri-nhas e padrinhos SSS, etc), foram ricas experiências de conhecimento mútuo e vivência dos valores cristãos.

Em segundo lugar, vivenciando a dimensão servidora, tivemos a oportunidade de participar de alguns grupos pastorais como acom-panhamento à formação dos leigos SSS , Pastoral Vocacional , Leitura Orante da palavra de Deus, adoração com a juventude e formação de Ministros Extraordinários da Eucaristia , também as nossas tarefas diá-rias, executando trabalhos manuais no jardim e limpeza interna da casa. Elemento muito importante em nossa caminhada foram as formações semanais, abordando diferentes temáticas relacionadas à Congregação e a Igreja. Esse tipo de atividade, sem dúvida, nos enriqueceu no campo intelectual e humano, e irão nos ajudar a oferecer um melhor serviço ao povo de Deus, não só para o presente, mas também para o futuro.

Em última análise, a dimensão orante, que é o fundamento da ex-periência do noviciado, está sendo marcada por momentos de adoração comunitária, oração pessoal, participação na Eucaristia diária, Liturgia das Horas e meditação do rosário juntamente com a comunidade em prol das vocações, vem ajudando em nosso discernimento para bem vivermos esta opção à vida religiosa.

Fim de ano... além de ser um período de olharmos para trás, tam-bém é tempo de olharmos para o futuro. Sonhar novos sonhos, planejar e tentar ser diferente naquilo que precisa ser mudado.

É também tempo de decisão: se o ano que está por vir será dife-rente, só depende de nós.

Que São Pedro Julião Eymard nos ajude a perseverar neste cami-nho eucarístico por ele deixado.

Um feliz natal e um ano novo cheio de bênçãos e realizações. São os nossos mais sinceros votos.

Noviciado Nossa Senhora de Guadalupe

Page 18: Familia sacramentina, n9 - Portugues
Page 19: Familia sacramentina, n9 - Portugues
Page 20: Familia sacramentina, n9 - Portugues
Page 21: Familia sacramentina, n9 - Portugues
Page 22: Familia sacramentina, n9 - Portugues

A Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, no centro de Fortaleza, agora emana vida. A transformação aconteceu gra-ças a algumas latas de tinta e braços com vontade de trans-formar. Com a ênfase das cores, agora a igreja, de 112 anos, parece convidar à visita todos que passam pela Praça José de Alencar.

A substituição da cor branca por tons de amarelo acon-teceu em uma ação do projeto Tudo de Cor Para Você, das Tintas Coral, em parceria com as empresas Acal Materiais de Construção e CMM Engenharia. A igreja com a fachada re-novada foi entregue oficialmente à comunidade na manhã do dia 15 de dezembro, com a presença da presidente da Acal, Marlene Cabral, do Presidente da CMM Engenharia, Artur Albuquerque, do Secretário Regional da Prefeitura de Forta-leza, Régis Dias, além de contar com a presença do sanfonei-ro e padrinho do projeto Waldonys Menezes.

Segundo o pároco da igreja, Pe. Jackson Frota, o local não passava por uma intervenção como esta há 38 anos. “É a realização de um sonho. A igreja é um ícone, um templo his-tórico-cultural da cidade que tem o maior acervo de batismo e casamento da região e acolhe todas as pessoas que passam pelo centro da cidade”, destacou.

Agora, segundo Pe. Jackson, SSS, a comunidade se prepara para alcançar mais uma etapa deste sonho: a pintura interna do templo.

O evento foi encerrado com uma Celebração Eucarís-tica, presidida por Pe. Jackson, SSS, e concelebrada por Pe. Magalhães Duque, SSS, com a participação de muitos cola-boradores da Paróquia São Benedito e outros tantos frequen-tadores da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio.

Pintura da Igreja de N. Sra. do Patrocíonio

Page 23: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Pintura da Igreja de N. Sra. do Patrocíonio

Page 24: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Espi

ritua

lidad

eSacramentina

Page 25: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Sacramentina

“Como é santo aquele que vos chamou, tor-nai-vos santos, também vós, em todo o vosso pro-ceder. Pois está na Escritura: Sede santos, porque eu sou santo.” 1Pd 1,15-16

Vivemos as alegrias no final do ano de 2012 da festa dos 50 anos do reconhecimento canônico da Santidade de nosso Santo Fundador São Pe-dro Julião Eymard. O título dado a ele expressa profundamente seu amor e missão que brotaram da Eucaristia: APÓSTOLO EMIENTE DA EU-CARISTIA. Somos agradecidos, como Família Eymardiana, por este grande Dom recebido do Pai e confirmado pela Igreja.

Fazer parte desta Família nos empenha a percorrer a mesma trilha de santidade feita pelo nosso Fundador. Somos chamados a viver e a tes-

São Pedro Julião Eymard, 51 anos de canonização

modelo de santidade para a

família eymardiana

Page 26: Familia sacramentina, n9 - Portugues
Page 27: Familia sacramentina, n9 - Portugues

temunhar a Eucaristia. Isto é, viver o Cristo em nós, testemunhá-lo primeiramente com nossa vida e anunciá-lo, conforme São Paulo nos orienta: “oportuna e inoportunamente”.

O versículo citado como inspiração no início desta mensagem é um programa de vida de santi-dade. Recordando a primeira página das Escritu-ras Sagradas lemos que fomos criados a imagem e semelhança do Criador. O Criador é a plenitude da Santidade e suas características como Santo se manifestam na potência do seu amor, na sua fecun-didade em gerar vida, na sua misericórdia em re-cuperar e salvar vidas. Assim sendo, podemos aco-lher como desafio constante esta chamada para que sejamos santos, pois a fonte de nossa origem assim o é. Está em nós esta capacidade doada pelo Cria-dor. Desenvolver esta capacidade é nosso exercí-cio constante de vida. E como o mesmo versículo acentua, isto se dá em todo o nosso proceder.

Como pessoas eucarísticas, temos o alimen-to diário para irmos conformando nossa vida à vida do Cristo e assim deixarmos que Ele passe a viver em nós, em todo o nosso proceder. São Pedro Julião Eymard é assim para nós o modelo concreto deste caminho de santidade. Acolheu o chamado do Pai para ser santo e em todo o seu proceder, ma-nifestou esta santidade com opções e gestos pro-fundamente eucarísticos, revelando o Cristo que atuava em sua vida.

Acolhamos com alegria este caminho que neste tempo nos é proposto pelo Pai.

Pe. Eugênio Barbosa Martins, SSSSuperior geral

Page 28: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Men

sage

mSacramentina

É Natal no interior de quem adora e acolhe o mistério de Deus que se dá a nós. As atitudes, os valores, os sonhos, os sentimentos, os projetos Dele, tornam-se realizados dentro de nós. Assimilamos Jesus para fazê-lo crescer e existir em nossas vidas. É Natal quando acontece a Eucaris-tia de Jesus em você. Levanta-te e re-veste-te de Luz, pois Ele abre os nos-sos olhos para que transformemos a realidade sombria que vivemos, reconheça a extraordinária ação de Deus que se fez homem para trans-formar a sua história, “eis que vem o Senhor com seu poder e iluminará os olhos de seus servos”.O Natal lança luzes e questionamen-tos sobre o nosso modo de ser e de viver o Evangelho em meio às reali-dades que interpelam a nossa cons-ciência e prática cristãs e eclesiais. Jesus Cristo, que assumiu a humani-dade com suas fragilidades, limites e pecados e a redimiu, nos convida a seguir os seus passos. O Natal se torna uma realidade con-creta em nossa vida quando somos capazes de sair do nosso pequeno mundo e irmos ao encontro do mun-

Page 29: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Sacramentina

do maior, o de cada pessoa que precisa de nossos gestos de atenção e de nosso carinho.Celebremos o Natal com gestos de partilha, proclamando a presença de Jesus Salvador, reconhecendo e afirmando o valor da dignidade da pes-soa, participando da vida da comunidade e comprometendo-nos com a construção do reino eucarístico de Cristo, com nosso verdadeiro teste-munho de vida eucarística, e, só assim, estaremos respondendo melhor ao amor de Deus presente no Verbo que se fez carne e habita entre nós, fortalecendo nossas esperanças para o Ano Novo.Coordenação Provincial da Associação Leigos e Leigas Sacramentinos

Em cada

Eucaristia

é Natal…

Page 30: Familia sacramentina, n9 - Portugues
Page 31: Familia sacramentina, n9 - Portugues
Page 32: Familia sacramentina, n9 - Portugues

Organização Geral: P. Francisco Junior, SSS.Organização: Adriana Bertoldo; Viviane Dutra.

Correção Ortográfica: Fabiana Rabelo.Projeto e Diagramação: Jaison Sudário

Contato: (31) 3213.8288 - [email protected]