Ferramentas de fixação

3
FERRAMENTAS DE CORTE (Noções Gerais de Fixação no Torno) FIXAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE CORTE NO TORNO As ferramentas de corte podem ser presas no torno de duas formas: Diretamente no porta-ferramentas do carro superior (fig. 1); por meio de suporte de ferramenta que, por sua vez, é fixado no porta-ferramentas (fig. 2). Fig. 1 Fig. 2 Tipos mais comuns de porta-ferramentas As figuras 3, 4 e 5 apresentam os tipos mais comuns de porta-ferramentas de carro superior. Fig. 3 - tipo poste Fig. 4 - tipo brida Fig. 5 - Tipo castelo

Transcript of Ferramentas de fixação

Page 1: Ferramentas de fixação

FERRAMENTAS DE CORTE (Noções Gerais de Fixação no Torno) FIXAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE CORTE NO TORNO As ferramentas de corte podem ser presas no torno de duas formas:

• Diretamente no porta-ferramentas do carro superior (fig. 1); por meio de suporte de ferramenta que, por sua vez, é fixado no porta-ferramentas (fig. 2).

Fig. 1 Fig. 2

Tipos mais comuns de porta-ferramentas As figuras 3, 4 e 5 apresentam os tipos mais comuns de porta-ferramentas de carro superior.

Fig. 3 - tipo poste Fig. 4 - tipo brida

Fig. 5 - Tipo castelo

Page 2: Ferramentas de fixação

Cuidados a observar na fixação Empregue um ou mais calços de aço, para obter a altura desejada da ferramenta (fig. 6).

Fig. 6

A altura da ferramenta deve ficar na altura do centro da contraponta (fig. 7). Os ângulos a e b devem ser conservados (fig. 8), quando do se fixam as ferramentas nos diferentes tipos de por ta-ferramentas.

Fig. 8

O valor do ângulo formado pela aresta de corte da ferramenta com a superfície a cortar da peça e variável conforme a operação. Assim: Em operação de desbastar O ângulo pode variar de 300 ate 90° conforme a rigidez do material (fig. 9). Quanto mais rígido o material, menor será o ângulo.

Fig. 9

Page 3: Ferramentas de fixação

Em operação de facear O ângulo pode variar de 0° a 5° (fig. 10)

E necessário que a ferramenta sobressaia somente o necessário do porta-ferra menta, para que seja fixada rigidamente (figs. 11 e 12),

Observe se a placa de aperto esta paralela a base, para que haja completo contato entre sua base Inferior e a face superior da ferramenta (fig. 13).