Ficha de Leitura - Dom Quixite

4
1 PLEMENTO D PLEME PLEMENTO DE ATIVIDADES UPLE PLEMENTO DE PLEMENTO DE SUPLEMENTO ENTO D ENTO D ENTO DE ATIVIDADES ENTO DE ATIVIDADES DE ATIVIDA DE ATIVIDADES DE ATIVIDADES NTO NTO DE ATIVIDADES DE ATIVIDADES DE ATIVIDADES DE ATIVIDADES DES DES DES DES IVIDAD E ATIVIDADES E ATIVIDADES E ATIVIDA E ATIVIDA E ATIVIDA E ATIVIDA ATIVIDADES LEMENTO LEMENTO NTO DE NTO DE NTO DE NTO DE ATIVIDAD ATIVIDAD ADES ADES ADES ADES ENTO ENTO ENTO ENTO E ATIVIDA E ATIVIDA E ATIVIDA E ATIVIDA E ATIVIDA E ATIVIDA E ATIVIDA PLEMEN PLEME PLEME PLEME PLEME SUP SUP ENTO D ENTO D ENTO D ENTO D ENTO DE ATIVIDAD ENTO DE ATIVIDAD ENTO DE ATIVIDAD ENTO DE ATIVIDAD PLEMEN PLEMEN PLEMEN PLEMEN DE ATIVID DE ATIVID DE ATIVID DE ATIVID DE ATIVID DE ATIVID DE ATIVID E ATIVIDAD E ATIVIDAD E ATIVIDAD E ATIVIDAD E ATIVIDAD E ATIVIDAD E ATIVIDAD SUPLEMENTO DE ATIVIDADES TÍTULO: DOM QUIXOTE COLEÇÃO: LITERATURA MUNDIAL EM QUADRINHOS AUTOR: CERVANTES ROTEIRO: BIRA DANTAS DESENHOS: BIRA DANTAS NÚMERO DE PÁGINAS: 88 MEUS DADOS: Nome: ___________________________________________________________________________________ Escola: ___________________________________________________________________________________ Professor/a: ___________________________________ Nº:_____________ Série: ______________________ UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS 1. O primeiro quadrinho da história já nos dá algumas pistas sobre o espaço em que ocorrerão muitas das aventuras de nosso herói. Procure descrever: a. onde se passa a história, em que país. b . como é o cenário.

Transcript of Ficha de Leitura - Dom Quixite

Page 1: Ficha de Leitura - Dom Quixite

1

sUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividades

sUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTode aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividades

de aTividadessUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesaTividadessUplemenToaTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesaTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadesaTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadesaTividadessUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTode aTividadessUplemenToaTividadessUplemenTode aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesaTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTode aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTode aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividadesde aTividadessUplemenTo de aTividadessUplemenTosUplemenTo de aTividades

sUplemenTo de aTividades

TÍTULO: DOM QUIXOTE

COLEÇÃO: LITERATURA MUNDIAL EM QUADRINHOS

AUTOR: CERVANTES

ROTEIRO: BIRA DANTAS

DESENHOS: BIRA DANTAS

NÚMERO DE PÁGINAS: 88

meUs dados:

Nome: ___________________________________________________________________________________

Escola: ___________________________________________________________________________________

Professor/a: ___________________________________ Nº:_____________ Série: ______________________

Uma HisTÓria em QUadrinHos

1. O primeiro quadrinho da história já nos dá algumas pistas sobre o espaço em que ocorrerão muitas das aventuras de nosso herói. Procure descrever:

a. onde se passa a história, em que país.

b. como é o cenário.

Page 2: Ficha de Leitura - Dom Quixite

2

TexTo e conTexTo

c. como são os personagens e suas vestimentas.

2. Nas primeiras páginas, personagens e cenário foram pintados de azul. Por quê?

3. No quarto quadrinho da página 21, Dom Quixote está procurando os livros que ficavam em sua biblioteca. Por que o ilustrador desenhou-o com quatro braços?

4. No segundo quadrinho da página 26, Dom Quixote aparece com duas faces: uma voltada para frente e outra para trás. Por quê?

5. Que elementos sugerem que a história se refere a um passado remoto?

6. E quanto à linguagem, pode-se dizer que ela é característica desse período?

Page 3: Ficha de Leitura - Dom Quixite

3

7. Todo herói das aventuras dos livros de cavalaria apaixona-se por uma linda donzela, a quem dedica todos os grandes feitos e por quem suporta todas as dores e castigos.

a. Como era realmente a “donzela” por quem Dom Quixote suspirava?

b. Como Dom Quixote a via?

8. Nem bem parte para a primeira aventura e Dom Quixote já fala sobre quais são as suas funções, as suas missões. Quais são elas?

9. Dom Quixote e Sancho Pança são grandes amigos, apesar de todas as diferenças que há entre eles. Quais são essas diferenças?

10. Na página 23, Dom Quixote enfrenta os “gigantes desaforados” (os moinhos de vento).

a) Por que Dom Quixote parte para o ataque, apesar da advertência do amigo?

b) Que explicação Dom Quixote dá ao perceber que está realmente diante de moinhos de vento?

11. No final, já cansado de tantas aventuras e maltratado fisicamente, Dom Quixote diz que pretende mudar de profissão. O que ele fará a partir de então?

12. Qual a sua opinião sobre o final da história, o destino de nosso herói?

Page 4: Ficha de Leitura - Dom Quixite

4

13. Agora é a sua vez! Que tal inventar mais uma situação engraçada para o nosso herói e seu fiel escudeiro? Imagine uma trapalhada em que Dom Quixote poderia se meter. Lembre-se bem da maneira de falar e de agir dele, pense nas reações de Sancho Pança. Mãos à obra! Faça como Cervantes, escreva um capítulo com esses incríveis personagens.

14. As histórias de cavalaria – gênero literário em prosa que fez muito sucesso na Espanha e em Portugal no século XVI – tiveram em Dom Quixote um fiel seguidor. Em grupos, façam uma pesquisa sobre esse gênero literário e respondam às questões:

a. Como são os heróis dessas aventuras?

b. Como nascem esses heróis?

c. Como os heróis tratam as suas amadas?

d. Onde se passam as histórias de cavalaria?

e. Que seres sobrenaturais aparecem nessas histórias?

15. Em Um pouco da vida de Miguel de Cervantes, você viu que nosso escritor participou e feriu-se gravemente na Batalha Naval de Lepanto. Com a ajuda de seu professor de História, procure descobrir:

a. onde ocorreu o confronto.

b. por que ele ocorreu.

c. quem participou desse conflito.

d. quem saiu vitorioso.

e. o que essa vitória significou.

16. Nos quadrinhos das páginas 56 e 57, Dom Quixote enfrenta um leão que estava sendo levado ao rei. Mais uma vez, com a ajuda de seu professor de História, procure saber que rei era esse, como ele governou a Espanha durante esse período, e qual era a situação econômica e social do país.

escreva você Também

aTividades complemenTares