Ficha Diagnóstica-8ano

6
Agrupamento de Escolas GIL VICENTE Ano Lectivo de 2010/2011 Ficha de Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa – 8.º ano TEXTO EXTO RICARDO RICARDO 1 Tinha já passado um mês desde o dia do acidente. Um mês que parecera um ano ao Ricardo. Voltara para casa sem ponta de ânimo que o ajudasse a ganhar forças para recuperar. Não voltaria tão cedo à escola, pelo menos enquanto precisasse da humilhante cadeira de rodas. Ninguém o veria naquele estado - pássaro sem asas, sem esperança. 5 1 0 O fisioterapeuta que ia agora lá a casa era um homem cheio de vigor e boa disposição. Contudo, por mais que se esforçasse, não conseguia ainda a colaboração indispensável do paciente. Ralhava- lhe vezes sem conta, chamando-o à realidade, mas era como falar para um muro impenetrável. O Ricardo nem lhe respondia, apenas fechava os olhos e divagava, para se ausentar do presente e viajar para o mais longe possível. Odiava também as sessões de fisioterapia na clínica, onde só encontrava gente pela metade, como ele próprio dizia, uma espécie de câmara de horrores. A família telefonava a saber notícias, mas ele não atendia chamadas de ninguém. A própria Mafalda tinha ligado três vezes sem que ele se tivesse dignado responder. 1 5 Estava só e era assim que queria ficar, agora que nada mais lhe restava. Vivia de sonhos e pesadelos, sem ousar passar por qualquer espelho da casa; na verdade, partira até o espelho do hall, atirando-lhe um jarro de flores pesado como chumbo. E proibiu os pais de o mandarem consertar. Agora, no seu lugar, via-se um quadro, que a mãe se apressara a comprar sem fazer ondas. Mas mesmo o quadro fora, no entender de Ricardo, mal escolhido. Tratava-se de uma paisagem marítima, com um veleiro sobranceiro a Ficha de Avaliação Diagnóstica Página 1 Antes de começares a responder, não te esqueças de ler com atenção o texto e as perguntas que te são colocadas. Responde com frases completas e presta atenção à ortografia e à pontuação. Revê todas as respostas antes de entregares a tua ficha de avaliação. Nome: ______________________________________________________________N.º:

Transcript of Ficha Diagnóstica-8ano

Page 1: Ficha Diagnóstica-8ano

Agrupamento de Escolas GIL VICENTE

Ano Lectivo de 2010/2011

Ficha de Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa – 8.º ano

Trabalho

TTEXTOEXTO

RICARDORICARDO1 Tinha já passado um mês desde o dia do acidente. Um mês que parecera um ano ao Ricardo.

Voltara para casa sem ponta de ânimo que o ajudasse a ganhar forças para recuperar.Não voltaria tão cedo à escola, pelo menos enquanto precisasse da humilhante cadeira de

rodas. Ninguém o veria naquele estado - pássaro sem asas, sem esperança. 5

10

O fisioterapeuta que ia agora lá a casa era um homem cheio de vigor e boa disposição. Contudo, por mais que se esforçasse, não conseguia ainda a colaboração indispensável do paciente. Ralhava-lhe vezes sem conta, chamando-o à realidade, mas era como falar para um muro impenetrável. O Ricardo nem lhe respondia, apenas fechava os olhos e divagava, para se ausentar do presente e viajar para o mais longe possível. Odiava também as sessões de fisioterapia na clínica, onde só encontrava gente pela metade, como ele próprio dizia, uma espécie de câmara de horrores.

A família telefonava a saber notícias, mas ele não atendia chamadas de ninguém. A própria Mafalda tinha ligado três vezes sem que ele se tivesse dignado responder.

15

Estava só e era assim que queria ficar, agora que nada mais lhe restava. Vivia de sonhos e pesadelos, sem ousar passar por qualquer espelho da casa; na verdade, partira até o espelho do hall, atirando-lhe um jarro de flores pesado como chumbo. E proibiu os pais de o mandarem consertar. Agora, no seu lugar, via-se um quadro, que a mãe se apressara a comprar sem fazer ondas. Mas mesmo o quadro fora, no entender de Ricardo, mal escolhido. Tratava-se de uma paisagem marítima, com um veleiro sobranceiro a conquistar o mar.

20Os dias eram longos e as noites ainda maiores. Se não fosse a sua poderosa discoteca privada,

não poderia sobreviver. Ninguém ousava contrariá-lo, nem mesmo o pai. O pai... O Ricardo sabia que havia uma conversa suspensa à sua espera, certamente para recriminá-lo das imprudências que cometera. Sabia também que não perdia pela demora, o pai estava só a aguardar algumas melhoras no seu estado de saúde. Bem podia esperar...

25Naquele dia quando o terapeuta saiu, a irmã mais nova bateu à porta do quarto e, como não

ouvisse resposta, rodou a maçaneta e entrou em bicos de pé - Ricardo - chamou-o - estás a dormir? – Hã?! Que é que foi? Ah, és tu, Verinha... 'Tou

cansado, percebes? - Fiz um desenho para ti - e estendeu a folha ao irmão, sorrindo de bochechas rosadas. O Ricardo olhou a folha sem atenção e pousou-a logo de seguida na mesa-de-cabeceira.

30 -'Tá giro. Obrigado - agradeceu em voz baixa, virando a cadeira de rodas para a parede.

Maria Teresa Maia Gonzalez, Ricardo, o radical.

Ficha de Avaliação Diagnóstica Página 1

Antes de começares a responder, não te esqueças de ler com atenção o texto e as perguntas que te são colocadas.

Responde com frases completas e presta atenção à ortografia e à pontuação.Revê todas as respostas antes de entregares a tua ficha de avaliação.

Nome: ______________________________________________________________N.º: ________T.ª: ________

Page 2: Ficha Diagnóstica-8ano

Grupo I – Interpretação

1. Indica a afirmação correcta, transcrevendo a letra correspondente.

1.1. Ricardo voltara para casa …A alegreB animadoC tristeD desanimado

1.2. O fisioterapeuta era um homem…

A frio e maldisposto.B caloroso e engraçado.C vigoroso e bem-disposto.D arrogante e impertinente.

1.3. Quando a Mafalda telefonou, Ricardo…A respondeu com melancolia.B foi digno e atendeu o telefonema. C não lhe retribuiu os telefonemas.D mandou dizer que não estava.

1.4. A poderosa discoteca privada do Ricardo era…A na cave.B a sua colecção de discos.C um local privado.D muito famosa.

1.5. Indica as afirmações verdadeiras e as falsas. Regista-as na folha de exercício.

Afirmações V FA Tinha já passado um mês desde o dia do acidente.B A família não telefonava a saber notícias. C A irmã ofereceu um CD ao Ricardo.

2. A palavra sublinhada na frase transcrita refere-se a quem?«…certamente para recriminá-lo das imprudências que cometera.» (linha 21)

3. Identifica a personagem principal do texto.

4. Da lista que se segue, escolhe três adjectivos que caracterizem o Ricardo: revoltado paciente desanimado conversadorsimpático triste alegre angustiado

5. Ricardo partira o espelho do hall. Porque terá tido esta atitude? Justifica com expressões do texto.

Ficha de Avaliação Diagnóstica Página 2

Page 3: Ficha Diagnóstica-8ano

5.1. Também não gostou do quadro que fora lá colocado. Porquê?

6. Para ultrapassar o seu desânimo, Ricardo refugiava-se em quê?

7. Explica o sentido da seguinte frase: «Ninguém o veria naquele estado - pássaro sem asas, sem esperança (...)» (linha4)

8. Volta a ler o terceiro parágrafo e atenta nas linhas 9 e 10. Ricardo considerava as pessoas portadoras de deficiência motora como “gente pela metade”. Concordas com o seu ponto de vista? Escreve um texto entre 30 e 50 palavras onde manifestes a tua opinião.

Grupo II – Funcionamento da Língua

9. Identifica as formas verbais das frases seguintes e indica os modos e os tempos verbais de cada uma delas.

«Tinha já passado um mês desde o dia do acidente. Um mês que parecera um ano ao Ricardo. (…) Não voltaria tão cedo à escola, pelo menos enquanto precisasse da humilhante cadeira de rodas.»

10. Indica a que classes e subclasses pertencem as palavras da frase que se segue: «Antigamente, o Ricardo era um rapaz alegre.»

11. Agora, faz a análise sintáctica da frase. «Antigamente, o Ricardo era um rapaz alegre.»

12. Identifica as frases simples e as frases complexas.

a) O Ricardo teve um acidente e ficou incapacitado.

b) O Ricardo estava desanimado porque estava numa cadeira de rodas.

c) A irmã deu-lhe um desenho, mas ele ignorou-o.

d) Estranhamente, na manhã do acidente, Ricardo acordou com um pressentimento horrível.

12.1. Divide em orações as frases a) e b) e classifica cada uma delas.

a) O Ricardo teve um acidente e ficou incapacitado.

b) O Ricardo estava desanimado porque estava numa cadeira de rodas.

13. Identifica o tipo de conjugação presente na frase.

A irmã fez um desenho e deu-o ao Ricardo.

14. Substitui os elementos sublinhados pelo respectivo pronome.

Ficha de Avaliação Diagnóstica Página 3

Page 4: Ficha Diagnóstica-8ano

a) A irmã fez um desenho para oferecer ao irmão.b) O Ricardo não atendia chamadas.c) Em breve, o Ricardo deixará a cadeira de rodas .

Grupo III – Produção Textual

Ricardo recebera um presente da irmã. Certamente, também tu já recebeste um presente que te tocou especialmente. Num texto entre 100 e 150 palavras, conta-nos as tuas reacções perante esse presente. (Aproveita este espaço para o rascunho)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GrupoGrupo I (50%) Grupo II (30%) III

(20%)Total

Item 1 2 3 4 5 5.1 6 7 8 9 10 11 12 12.1 13 14 PT100%

Cotação 10 3 3 3 7 7 3 7 7 5 5 5 4 6 2 3 20

A professora,

Ficha de Avaliação Diagnóstica Página 4

COTAÇÃOCOTAÇÃO