Ficha formativa sobre a Cultura do Salão

7
ESCOLA SECUNDARIA ARTISTICA ANTÓNIO ARROIO FICHA FORMATIVA SOBRE A CULTURA DO SALÃO Ano Lectivo 2010/2011 12º Ano Professora: Cesaltina Pedro 1. Consulta a página 56 e 57 do manual. a) Indica três acontecimentos políticos que influenciaram o deflagrar da Revolução Francesa. b) Refere a situação económica e social da França nas vésperas da Revolução Francesa. c) Identifica o movimento filosófico que contribuiu para a mudança das mentalidades no século XVIII. d) Indica o nome dos seus principais representantes. e) Refere a importância da Tomada da Bastilha e da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão. f) Enumera 3 acontecimentos que no início da Revolução Francesa tenham sido decisivos para o avançar do processo revolucionário. 2. A partir dos elementos da página 57 e do documento da página 58 elabora um pequeno texto sobre o percurso político de Napoleão Bonaparte. 2.1. Identifica o acontecimento que pôs fim ao percurso político deste estadista. 2.2. Portugal também se viu envolvido na política expansionista de Napoleão. Retira da cronologia o acontecimento que demonstra este facto. 2.3. A partir da derrota de Napoleão, alguns países europeus redefiniram o mapa político da Europa. Que nome foi dado a este acontecimento. 3. O século XVIII é justamente considerado o período das grandes revoluções. Justifica. 4. Ordena cronologicamente os seguintes acontecimentos: a) Tomada da Bastilha; b) Declaração da Independência dos EUA; c)Império Napoleónico; d) Proclamação da

description

Ficha formativa sobre a Cultura do Salão

Transcript of Ficha formativa sobre a Cultura do Salão

Page 1: Ficha formativa sobre a Cultura do Salão

ESCOLA SECUNDARIA ARTISTICA ANTÓNIO ARROIOFICHA FORMATIVA SOBRE A CULTURA DO SALÃOAno Lectivo 2010/2011 12º Ano Professora: Cesaltina Pedro

1. Consulta a página 56 e 57 do manual.

a) Indica três acontecimentos políticos que influenciaram o deflagrar da Revolução Francesa.

b) Refere a situação económica e social da França nas vésperas da Revolução Francesa.

c) Identifica o movimento filosófico que contribuiu para a mudança das mentalidades no século XVIII.

d) Indica o nome dos seus principais representantes.e) Refere a importância da Tomada da Bastilha e da Declaração de

Direitos do Homem e do Cidadão.f) Enumera 3 acontecimentos que no início da Revolução Francesa

tenham sido decisivos para o avançar do processo revolucionário.

2. A partir dos elementos da página 57 e do documento da página 58 elabora um pequeno texto sobre o percurso político de Napoleão Bonaparte.

2.1. Identifica o acontecimento que pôs fim ao percurso político deste estadista.

2.2. Portugal também se viu envolvido na política expansionista de Napoleão.Retira da cronologia o acontecimento que demonstra este facto.

2.3. A partir da derrota de Napoleão, alguns países europeus redefiniram o mapa político da Europa.Que nome foi dado a este acontecimento.

3. O século XVIII é justamente considerado o período das grandes revoluções. Justifica.

4. Ordena cronologicamente os seguintes acontecimentos:

a) Tomada da Bastilha; b) Declaração da Independência dos EUA; c)Império Napoleónico; d) Proclamação da Assembleia Nacional Constituinte; e) Período do Directório em França; f) Morte de Luís XVI e de Maria Antonieta; g)Terramoto de Lisboa; h)Contrato Social;

i)Batalha de Waterloo; j) Morte de Luís XV; l) Coroação de Napoleão Bonaparte; j) O Congresso de Viena .

5 . Faz corresponder às palavras - 1. ANTIGO REGIME; 2. REVOLUÇÃO FRANCESA; 3. SÉCULO DAS LUZES, as seguintes afirmações:

a) “ O Estado Sou Eu”; b) “ Há apenas uma lei que pela sua natureza exige o consentimento unânime, é o pacto social”; c) “ Que é o 3º Estado? Que papel desempenhou até agora na ordem política?

Page 2: Ficha formativa sobre a Cultura do Salão

Nenhum”; d) “ O dia 14 de Julho é o dia nacional da França”; e) “ Os Homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”; f) “ Num sistema de voto censitário, só podem votar e consequentemente, ser eleitos , os cidadãos que tenham determinado rendimento mínimo anual”; g) A Sociedade de finais do século XVIII, era uma sociedade de Ordens”.

6. “A espécie humana deve melhorar, quer pelas novas descobertas nas ciências e nas artes, quer por progressos nos princípios de conduta de moral prática, quer pelo aperfeiçoamento real das faculdades intelectuais, morais e físicas (…). Há que chegar portanto esse momento em que o sol alumiará sobre a terra homens livres, que só reconhecem como senhora a razão”.

Condorcet, “ Quadros dos progressos do espírito humano”

6.1. Identifica, a partir do texto, alguns dos princípios mais importantes do Iluminismo.

6.2. Consulta a página 62 do manual, e refere os principais precursores do Iluminismo.

6.3. Refere o contributo de cada um deles para as ideias iluministas.

6.4. Indica os meios de divulgação das ideias iluministas.

7. “ Não há liberdade se o poder de julgar não está separado do poder legislativo e do poder executivo. Se ele estivesse junto ao poder legislativo, o poder sobre a vida dos cidadãos seria arbitrário porque o juiz seria o legislador. Se estivesse junto ao executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor”. Montesquieu, “ Do espírito das leis”

7.1. Identifica o princípio iluminista defendido no texto.7.2. Faz um comentário crítico sobre o texto.

8. “ Há apenas uma lei que pela sua natureza exige o consentimento unanime , é o pacto social: porque é o acto mais voluntário do mundo. Todo o homem, nascendo livre e senhor de si próprio, não pode ser submetido sem o seu consentimento”.

Rousseau, “ O Contrato Social”

8.1. Rousseau foi um dos mais destacados filósofos iluministas. Indica as suas teorias sobre política e educação.

Page 3: Ficha formativa sobre a Cultura do Salão

8.2. Explica o conceito de “ Contrato Social”; “ Soberania Popular”; “Separação de poderes”; “ Direito Natural”.

8.3. Refere a importância do pensamento de Rousseau para a sua época e posteridade.

8.4. Em que época da França Revolucionária o seu pensamento político foi posto em prática? Justifica.

( Nota: esta matéria foi explorada na aula através da análise de uma ficha sobre a vida e obra de Rousseau).

9. O pensamento dos filósofos das luzes, foi determinante para a elaboração da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.

9.1. Identifica os princípios mais importantes desta declaração.9.2. Refere onde, quando e por quem foi elaborada.9.3. Qual a importância deste documento para o seu tempo e

posteridade.9.4. Refere o nome de uma outra declaração de direitos que tomou

como referência a de 1789.

( Nota: estas questões foram trabalhadas na aula através da análise do documento).

10. Observa a figura 6, da página 61 do manual. A imagem representa Madame de Pompadour.Refere quais as razões que fazem dela o exemplo da mulher culta do século XVIII. (Página 60)

11.Elabora um texto sobre o ambiente dos salões na segunda metade do século XVIII.(Onde surgiram; quem os frequentava; o que neles se discutia; como eram decorados) Página 60 .

12. Indica ostras mulheres cultas que se tenham distinguido neste

período.

13.Caracteriza a arquitectura civil e religiosa do Rococó.( características dos edifícios, elementos decorativos, materiais, decoração de interiores).

14.Justifica a frase: “ A arte do rococó era sobretudo uma arte ornamental que se afastou de toda a ordem, regularidade e simetria, e se aplicou a toda a decoração de interiores.

15. Indica três características da escultura do rococó.

Page 4: Ficha formativa sobre a Cultura do Salão

16.Observa as imagens das páginas 69, 70 e 71 do teu manual.

16.1. Caracteriza a pintura do Rococó quanto: ao tema; composição técnica e formal.

16.2. Identifica os principais pintores deste período e as obras mais significativas.

17. Indica três características do Rococó em Portugal.

18. Refere a contribuição mais original do rococó português.

19. Caracteriza a “ Talha Gorda”. (onde se manifestou; influências; motivos decorativos; edifícios mais representativos; arquitecto que mais se distuinguiu).

20. Indica as influências da talha existente na Sacristia do Convento da Madre de Deus em Lisboa e na Biblioteca do Convento de Mafra.

21. Caracteriza o rococó brasileiro. ( Página 79)

22. Identifica os factores que originaram o interesse pelo estilo neoclássico.

23. Explica as razões da rápida assimilação do modelo clássico nas Ilhas Britânicas.

24.Em França o Neoclassicismo teve em Laugier e Soufflot os primeiros protagonistas de uma nova estética. Explica a importância de ambos para a formulação desta linguagem na arquitectura.

25. Estabelece a correspondência entre a coluna A e a Coluna B.

COLUNA A COLUNA B

1.Soufflot a) Revolução Francesa2.Boucher b) Precursor do Iluminismo3.Jean-Jacques Rousseau c) “O Baloiço”4. Isacc Newton d) Absolutismo Real5. Tomada da Bastilha e) Porcelana Biscuit6. Luís XIV f) “ A Odalisca”7. Rococó g) Contrato Social8.Talha Gorda h) Panteão de Paris9.Real Fábrica de Sévres i) Igreja de S. Madalena, Falperra.10. Madame de Pompadour j) Materiais fingidos

Page 5: Ficha formativa sobre a Cultura do Salão

11.Robespierre l) Regime do Terror 12. Montesquieu m) Protectora das Artes e Letras 13. Napoleão Bonaparte n) Espírito das Leis 14. Sala do trono de Queluz o) Talha de influência francesa

BOM TRABALHO!

( É conveniente irem respondendo às questões atempadamente a fim de se irem preparando para o teste.)

Professora: Cesaltina