Ficha Informativa Teoria Da Cor

8
A COR As cores fazem parte integrante do mundo que nos rodeia, desde as cores presentes na natureza até aos objectos que utilizamos ou as roupas que vestimos. As cores fazem parte integrante do mundo que nos rodeia, desde as cores presentes na natureza até aos objectos que utilizámos ou as roupas que vestimos. Desde sempre o homem procurou representar a cor nas suas criações. Utilizava tintas que extraía de plantas, minerais e animais. Pintava e decorava os espaços onde vivia, os objectos que usava, as suas roupas, etc. Falar de cor é também falar de luz. A cor é fortemente influenciada pela luz e sem luz não há cor. Tomemos como exemplo o arco-íris que resulta da decomposição da luz branca (luz do sol). Quando atravessa as gotículas da chuva surgem as sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A Cor é uma sensação visual quando existe luz. A Cor dá-nos sensações de frescura e calor. A Cor também nos dá sensações de alegria e tristeza conforme o nosso estado de espírito e cultura de um povo. Nos nossos dias encontramos uma grande variedade de tintas obtidas a partir de produtos naturais e químicos à base de óleos e água.

Transcript of Ficha Informativa Teoria Da Cor

Page 1: Ficha Informativa Teoria Da Cor

A COR

As cores fazem parte integrante do mundo que nos rodeia, desde as cores presentes na natureza até aos objectos que utilizamos ou as roupas que vestimos.

As cores fazem parte integrante do mundo que nos rodeia, desde as cores presentes na natureza até aos objectos que utilizámos ou as roupas que vestimos.

Desde sempre o homem procurou representar a cor nas suas criações. Utilizava tintas que extraía de plantas, minerais e animais. Pintava e decorava os espaços onde vivia, os objectos que usava, as suas roupas, etc.

Falar de cor é também falar de luz. A cor é fortemente influenciada pela luz e sem luz não há cor.

Tomemos como exemplo o arco-íris que resulta da decomposição da luz branca (luz do sol). Quando atravessa as gotículas da chuva surgem as sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

A Cor é uma sensação visual quando existe luz.

A Cor dá-nos sensações de frescura e calor.

A Cor também nos dá sensações de alegria e tristeza conforme o nosso estado de espírito e cultura de um povo.

Nos nossos dias encontramos uma grande variedade de tintas obtidas a partir de produtos naturais e químicos à base de óleos e água.

Só podemos perceber as cores na presença da Luz. Sem a luz, os nossos olhos não conseguem captar as cores. A luz branca é formada pela reunião de numerosas radiações coloridas que podem ser separadas. A cor é o resultado do reflexo da luz que não é absorvida por um pigmento. Dessa forma, podemos estudar as cores sob duas teorias que estão directamente relacionadas, embora pareçam opostas: a COR-LUZ e a COR-PIGMENTO.

Page 2: Ficha Informativa Teoria Da Cor

COR-LUZ

Cor-luz ou colorido, é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca, ou seja, a cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz, que pode ser decomposta em muitas cores, concluindo-se que a luz branca contem todas as cores. Isaac Newton fez surpreendentes descobertas sobre a luz e as cores.

COR-PIGMENTO

Cor-pigmento é a substância material que, conforme a sua natureza, absorve refracta e reflecte os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. É a qualidade da luz reflectida que determina a sua denominação. O que faz com que chamemos um corpo de verde é a sua capacidade de absorver quase todos os raios da luz branca incidente, reflectindo-nos apenas as tonalidades verdes. Essa mistura de cor-pigmento é chamada de síntese subtractiva, por ser oposta a mistura aditiva que acontece com a cor-luz. Isto significa que, se na cor-luz o branco é a reunião de todas as cores, na cor-pigmento, o preto é a mistura de todas as cores. Cada teoria encaixa-se e está correcta num contexto: a cor-luz refere-se às luzes, enquanto a cor-pigmento é referente às tintas e pigmentos.

COR É VIDA

As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e tendem, assim, a produzir vários juízos e sentimentos. Aparentemente, damos um peso às cores. Na realidade, olhando para cada cor damos um valor-peso, mas é somente um peso psicológico.A cor, elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece uma atenção especial. É um componente com grande influência no dia a dia de uma pessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto.Através da combinação de diferentes cores descobrimos efeitos surpreendentes. A cor exerce ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir.

A cor é vista: impressiona a retina. A cor é sentida: provoca emoção. A cor é construtiva, pois tendo um significado próprio, possui valor de símbolo,

podendo assim, construir uma linguagem que comunique uma idéia, que pode ser de leveza, alegria, sobriedade, etc.

CORES PRIMÁRIAS

São cores que parecem ter luz própria e que não se obtêm por mistura de outras. São obtidas directamente da Natureza (Pigmentos).

É misturando as cores primárias que se obtêm todas as outras cores.

AMARELO MAGENTAAZUL CIANO

Page 3: Ficha Informativa Teoria Da Cor

CÍRCULO CROMÁTICO

Existem diversas formas de representação do círculo cromático, todas elas válidas, fornecendo-nos informações acerca das cores primárias e secundárias, e em alguns casos das terciárias e intermédias.

CORES SECUNDÁRIAS

As cores secundárias são cores que se obtém misturando duas primárias.

CORES COMPLEMENTARES

Cores complementares são cores que se encontram diametralmente opostas no círculo cromático.

São cores que fazem um grande contraste entre si.

Page 4: Ficha Informativa Teoria Da Cor

CORES ANÁLOGAS

Cores análogas são as que aparecem lado-a-lado no disco de cores.

São análogas porque há nelas uma mesma cor básica.

Por exemplo o amarelo-ouro e o laranja –avermelhado têm em comum a cor laranja.

São usadas para dar a sensação de uniformidade. As composições de cores análogas são consideradas elegantes, e podem ser equilibradas com uma cor complementar.

TOM

Refere-se à maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e essas graduações são chamadas escalas tonais. Para se obter escalas tonais mais claras acrescenta-se branco.

CORES NEUTRAS

São chamadas cores neutras, o branco, o preto e os cinzentos. Misturando o branco com o preto, gradualmente, obtemos uma gama de cinzentos.

As variações da cor têm o nome de:tom mais claro – quando se adiciona BRANCO.tom mais escuro – quando se adiciona PRETO.

Recordamos que segundo a teoria da cor-luz o branco é a mistura de todas as cores e o preto a ausência de cor. Segundo a teoria da cor-pigmento, o preto é a cor resultante da mistura de todas as outras.

CORES CONTRASTANTES

Page 5: Ficha Informativa Teoria Da Cor

São cores que, quando usadas próximas umas das outras, produzem uma sensação de choque. As cores contrastantes são directamente opostas no disco das cores. Assim, a cor que mais contrasta com o vermelho é o ciano; o mesmo acontece com o azul e o amarelo; e com o magenta e verde. Se a cor é primária, contrasta sempre com a secundária e vice-versa. O resultado estético dessas combinações nem sempre é satisfatório, a não ser que haja interesse em explorar o choque visual produzido por elas. Quanto mais fortes forem, maior será esse impacto.

CONTRASTES DE LIMITE

A cor central é uma mistura das duas cores laterais. Observe que a faixa central é clareada por cada uma das duas outras cores, mas do lado oposto.

CORES FRIAS E QUENTES

A cor influencia o estado de espírito e transmite sensações diferentes às pessoas.

Se pensarmos no calor, associamo-lo ao vermelho, laranja e amarelo, que são cores quentes.

Quando pensamos na água, na chuva ou nas grandes extensões florestais, temos uma sensação de frescura e associamo-la ao azul e ao verde, que são cores frias.

SIMBOLOGIA DAS CORES

A cor pode assumir determinadas simbologias de acordo com o significado que se lhe atribuir. Por exemplo, é frequente ouvir dizer “a fome é negra” e que o verde é a cor da esperança. A

Eis um exemplo da cor preta para destacar as demais

Page 6: Ficha Informativa Teoria Da Cor

cor assume também diferentes significados conforme a função que desempenha (ex.: os semáforos), ou a cultura dos povos.

SIMBOLOGIA DAS CORES - AS CORES E AS FASES DA VIDA

Força, euforia, alegria, confiança, aventura e criatividade.

Estimulante, alerta, esperança, luz, calor, sol, atrevimento e precaução.

Dinamismo, energia, revolta, calor, raiva, calor, paixão energia, urgência, sangue, amor.

Bem-estar, paz, saúde, equilíbrio, natureza, harmonia, segurança, esperança, amizade, frescura e imaturidade.

Viagem, verdade, intelectualidade, advertência.

Fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, realeza, inteligência, inspiração, sogisticação, excesso, sofrimento.

Estima, valor, dignidade.

Pensamento, melancolia.

Frio, céu, água, moral, elegância, rigor, seriedade, tristeza, honestidade.

Morte, noite, medo, desconhecido, depressão, mistério, tristeza, formalidade, elegância, pessimismo.

Neutralidade, ambiguidade, apatia, dúvida, monotonia, sombrio.

Inocência, pureza, luz, virgindade, tranquilidade, vazio, paz.

Page 7: Ficha Informativa Teoria Da Cor