Ficha nº 9 ergonomia e antropometria

1
[email protected] ERGONOMIA – érgon = trabalho; nómus = uso/costume, isto é: relação entre algo (uma “coisa”, um objeto) e a sua função. ANTROPOMETRIA – ánthropos = homem; métron = medida, isto é: relação entre as “coisas” e o homem, tendo em conta as suas medidas (dimensão, volume, etc.) COMO CONSTRUÍMOS “O MUNDO”... Desde a Pré-História que o Homem se tem preocupado em construir artefactos que se adaptem à sua dimensão, relacionando as formas destes às funções para que são destinados. A evolução das soluções tecnológicas para a construção desses artefactos foi determinante para a sua progressiva adaptabilidade à condição humana. Tais “objetos” tendem a relacionar-se entre si de uma forma tão surpreendente, que facilitam sem dúvida a nossa compreensão e o relacionamento que temos com o mundo. Adaptados à dimensão do Homem segundo o princípio da ANTROPOMETRIA, a crescente sofisticação dos objetos deve-se ao esforço de designers industriais. O aparecimento do conceito de design interessa-nos enquanto transformação desses objetos em “múltiplos”, que beneficiam toda uma civilização com manifestas preocupações estéticas. Na verdade, a estética anda cada vez mais ao lado da funcionalidade (a ética). Relógio astronómico em Praga, República Checa. FICHA 9 EDUCAÇÃO VISUAL ERGONOMIA E ANTROPOMETRIA Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci

Transcript of Ficha nº 9 ergonomia e antropometria

Page 1: Ficha nº 9 ergonomia e antropometria

[email protected]

ERGONOMIA – érgon = trabalho; nómus = uso/costume, isto é: relação entre algo (uma “coisa”, um objeto) e a sua função. ANTROPOMETRIA – ánthropos = homem; métron = medida, isto é: relação entre as “coisas” e o homem, tendo em conta as suas medidas (dimensão, volume, etc.)

COMO CONSTRUÍMOS “O MUNDO”...

Desde a Pré-História que o Homem se tem preocupado em construir artefactos que se adaptem à sua dimensão, relacionando as formas destes às funções para que são destinados.

A evolução das soluções tecnológicas para a construção desses artefactos foi determinante para a sua progressiva adaptabilidade à condição humana. Tais “objetos” tendem a relacionar-se entre si de uma forma tão surpreendente, que facilitam sem dúvida a nossa compreensão e o relacionamento que temos com o mundo.

Adaptados à dimensão do Homem segundo o princípio da ANTROPOMETRIA, a crescente sofisticação dos objetos deve-se ao esforço de designers industriais. O aparecimento do conceito de design interessa-nos enquanto transformação desses objetos em “múltiplos”, que beneficiam toda uma civilização com manifestas preocupações estéticas. Na verdade, a estética anda cada vez mais ao lado da funcionalidade (a ética).

Relógio astronómico em Praga, República Checa.

FICHA

9 ED

UC

ÃO

VIS

UA

L

ERGONOMIA E ANTROPOMETRIA

Ho

mem

Vit

ruvi

ano

de

Leo

nar

do

Da

Vin

ci