FICHAMENTO-O que é psicologia social(LANE)

2
O que é psicologia social – coleção primeiros passos Silva Lane. INTRODUÇÃO 1. O enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. 2. A Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade. 3. A grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere no processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive. 4. Influência histórica-social - se faz sentir, primordialmente, pela aquisição da linguagem. Como ? As palavras, através dos significados atribuídos por um grupo social, por uma cultura, determinam uma visão de mundo, um sistema de valores e, conseqüentemente, ações, sentimentos e emoções decorrentes. 5. Emoções também sofrem influências sociais. (visão de mundo que adquirimos através dos significados das palavras) 6. A história do grupo ao qual o indivíduo pertence que dirá o que é reforçador ou o que é punitivo. COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS 1. Ao nascer precisamos do outro. 2. Participamos de vários grupos circunstancias ou esporádicos no decorrer da vida (creche, escola, família, lazer...)

Transcript of FICHAMENTO-O que é psicologia social(LANE)

Page 1: FICHAMENTO-O que é psicologia social(LANE)

O que é psicologia social – coleção primeiros passos

Silva Lane.

INTRODUÇÃO

1. O enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente.

2. A Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade.

3. A grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere no processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive.

4. Influência histórica-social - se faz sentir, primordialmente, pela aquisição da linguagem. Como ? As palavras, através dos significados atribuídos por um grupo social, por uma cultura, determinam uma visão de mundo, um sistema de valores e, conseqüentemente, ações, sentimentos e emoções decorrentes.

5. Emoções também sofrem influências sociais. (visão de mundo que adquirimos através dos significados das palavras)

6. A história do grupo ao qual o indivíduo pertence que dirá o que é reforçador ou o que é punitivo.

COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS

1. Ao nascer precisamos do outro.2. Participamos de vários grupos circunstancias ou esporádicos no decorrer da vida

(creche, escola, família, lazer...)3. Existem leis/regras que institucionalizam comportamentos que garantem a

manutenção do grupo social (relação pais x filhos)4. Individualidade x Normas grupais – até onde vai a individualidade ? (querer livre

porém limitado)5. O viver em grupos permite o confronto entre as pessoas e cada um vai construindo

o seu "eu" neste processo de interação, através de constatações de diferenças e semelhanças entre nós e os outros. É neste processo que desenvolvemos a individualidade, a nossa identidade social e a consciência-de-si-mesmo.

IDENTIDADE SOCIAL

1. Quem é você ?

Page 2: FICHAMENTO-O que é psicologia social(LANE)

2. Características que foram sendo apreendidas nas relações grupais; sejam familiares e/ou de amigos, através do desempenho de papéis diversificados.

CONSCIÊNCIA DE SI

1. Os papéis que desempenhamos atendem, basicamente, à manutenção das relações sociais representadas, no nível psicológico, pelas expectativas e normas que os outros envolvidos esperam sejam cumpridas.

2. São as condições sociais decorrentes da produção da vida material que determinam os papéis e a nossa identidade social.

3. A consciência de si poderá alterar a identidade social, na medida em que, dentro dos grupos que nos definem, questionamos os papéis quanto à sua determinação e funções históricas e, na medida em que os membros do grupo se identifiquem entre si quanto a esta determinação e constatem as relações de dominação que reproduzem uns sobre os outros, é que o grupo poderá se tornar agente de mudanças sociais.

4.