FiloSofia

2
Nosso curso começou com uma reflexão sobre o fato de que atualmente vivemos uma espécie de "Era científico- tecnológica", o que Granger chamava de Idade da Ciência. Nosso modo de vida contemporâneo é em larga medida fruto dos avanços da ciência. Todavia, grandes poderes envolvem também grandes responsabilidades. Com efeito, há novas questões de cunho ético, relativas às aplicações tecnológicas, que precisam ser consideradas. A seguir fizemos a distinção entre o "contexto da descoberta" e o "contexto da justificação". O contexto da descoberta envolve toda a constelação de fatores psicológicos, sociológicos, políticos e econômicos que de alguma maneira influenciam a pesquisa propriamente dita. Já o contexto da justificação envolve aqueles fatores de natureza lógica e metodológica que garantem a fidedignidade do conhecimento adquirido. Ciência significa conhecer de maneira tal que sabemos as reais causas dos fenômenos. Na terceira unidade discutimos duas visões sobre como justificar o conhecimento científico. De um lado, há o verificacionismo, segundo o qual as teorias científicas são confirmadas pela experimentação. De outro lado, há o falsificacionismo, segundo o qual o mais importante é que o conhecimento científico seja falseável, isto é, esteja sempre aberto ao exame crítico. Esse assunto, na realidade, é um dos pontos centrais da noção de método científico. Ocorre que a ciência, como visto na última leitura, não é uma atividade que se desenvolve independente do meio social em que está inserida. As forças do mercado e a geopolítica, por exemplo, condicionam como a atividade científica se desenvolve. Com isso, acabamos voltando aos problemas mencionados no ínicio do curso. Vivemos uma "Era científico-tecnológica" condicionada por interesses os mais diversos, os quais não pertencem exclusivamente ao contexto da justificação (ao método científico propriamente dito, digamos assim).

description

Questões

Transcript of FiloSofia

Nosso curso comeou com uma reflexo sobre o fato de que atualmente vivemos uma espcie de "Era cientfico-tecnolgica", o que Granger chamava de Idade da Cincia. Nosso modo de vida contemporneo em larga medida fruto dos avanos da cincia. Todavia, grandes poderes envolvem tambm grandes responsabilidades. Com efeito, h novas questes de cunho tico, relativas s aplicaes tecnolgicas, que precisam ser consideradas.A seguir fizemos a distino entre o "contexto da descoberta" e o "contexto da justificao". O contexto da descoberta envolve toda a constelao de fatores psicolgicos, sociolgicos, polticos e econmicos que de alguma maneira influenciam a pesquisa propriamente dita. J o contexto da justificao envolve aqueles fatores de natureza lgica e metodolgica que garantem a fidedignidade do conhecimento adquirido. Cincia significa conhecer de maneira tal que sabemos as reais causas dos fenmenos.Na terceira unidade discutimos duas vises sobre como justificar o conhecimento cientfico. De um lado, h o verificacionismo, segundo o qual as teorias cientficas so confirmadas pela experimentao. De outro lado, h o falsificacionismo, segundo o qual o mais importante que o conhecimento cientfico seja falsevel, isto , esteja sempre aberto ao exame crtico. Esse assunto, na realidade, um dos pontos centrais da noo de mtodo cientfico.Ocorre que a cincia, como visto na ltima leitura, no uma atividade que se desenvolve independente do meio social em que est inserida. As foras do mercado e a geopoltica, por exemplo, condicionamcomoa atividade cientfica se desenvolve. Com isso, acabamos voltando aos problemas mencionados no nicio do curso. Vivemos uma "Era cientfico-tecnolgica" condicionada por interesses os mais diversos, os quais no pertencem exclusivamente ao contexto da justificao (ao mtodo cientfico propriamente dito, digamos assim).Com base nas reflexes desenvolvidas no curso e nos textos estudados, vocs devero no dia da Avaliao Presencial (04/07/15), responder as seguintes perguntas (com at 30 linhas para cada pergunta).

1) Qual a principal diferena entre o mtodo proposto pelo positivistas lgicos e o mtodo proposto por Karl Popper? Como essa diferena repercute na questo da demarcao sobre o que (e o que no ) cincia? (Consultar o texto French_cap4)2) De que maneira(s) os fatores sociais podem determinar a atividade cientfica? (Consultar o texto French_cap9).Nessa tarefas voces devem realizar o experimentos e entregar um relatrio tcnico do experimento que dever conter os seguintes itens: 1) Introduo: breve contextualizao terica sobre a aula proposta. 2) Objetivos: o que dever ser realizado na prtica. O objetivo deve ser objetivo !!!!