FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de...

26
FINALIDADE FINALIDADE DA DA COMISSÃO DE JOVENS COMISSÃO DE JOVENS

Transcript of FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de...

Page 1: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

FINALIDADE FINALIDADE

DA DA

COMISSÃO DE JOVENSCOMISSÃO DE JOVENS

Page 2: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENSFINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS

O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias é exclusivo das Conferências

Page 3: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

Portanto para efeito de análise podemos

dividir o trabalho das CJ’s em dois

aspectos:

Page 4: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENSFINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS

a) ASPECTO QUANTITATIVO: Estão incluídas, aqui as atividades que a Comissão executará visando aumentar o número dos jovens vicentinos na sua área de atuação. Em outras palavras, RECRUTAMENTO.RECRUTAMENTO.

b) ASPECTO QUALITATIVO: Evidentemente não basta despertar no jovem a vocação para o trabalho de caridade e trazê-lo para SSVP. Uma vez como vicentino é preciso orientá-lo no seu trabalho com o assistido: transmitir-lhe informações sobre os fundamentos, objetivos e características da Sociedade, da Espiritualidade Vicentina e, principalmente, orientá-lo, assiti-lo na sua vida de SANTIFICAÇÃO.SANTIFICAÇÃO. Em outras palavras: FORMAÇÃO CRISTÃ E VICENTINA.FORMAÇÃO CRISTÃ E VICENTINA.

Page 5: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

O art. 54 nos diz que o O art. 54 nos diz que o jovem deve participar da jovem deve participar da

vida da SSVP. vida da SSVP.

E vida da Sociedade significa:E vida da Sociedade significa:

Page 6: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO

DA DA

COMISSÃO DE JOVENSCOMISSÃO DE JOVENS

Page 7: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

As Comissões de Jovens se designam como:

Comissão Nacional de Jovens do CNBComissão de Jovens do Conselho Metropolitano de ...

Comissão de Jovens do Cons. Central de ....

Comissão de Jovens do Conselho Particular de ....

Page 8: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

DIVISÃODIVISÃO

DASDAS

REGIÕESREGIÕES

Page 9: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.
Page 10: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

O Coordenador da CJ tem que ser Confrade(Consócia) ativo(a), o mais identificado com o trabalho junto à juventude, sem se levar em conta a questão de idade;

Como primeiro e importante passo o coordenador deverá ser antes empossado como vogal do Conselho, para depois então, organizar sua CJ.

O cargo de Coordenador da CJ é

““CARGO DE CONFIANÇA DOCARGO DE CONFIANÇA DOPRESIDENTE DO CONSELHO”PRESIDENTE DO CONSELHO”

Page 11: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

TÉCNICAS OPERACIONAIS

Page 12: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

a) Ativar o movimento de juventude na área de seu Conselho Particular;

b) Incentivar e auxiliar a fundação de Conferências na Paróquia, estabelecimentos de ensino de trabalho, Obras Unidas ou qualquer ambiente próprio;

c) Promover o recrutamento de jovens através de: Torneios Esportivos, Retiros, Encontros, Caminhadas, Maratonas, Gincanas, Festivais de Música, Concursos de Poesia, Cursos, Atividades Recreativas e Culturais diversas;

d) Encaminhar os jovens para novas conferências ou reforçar as já existentes;

Page 13: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

e) Acompanhar a formação cristã e vicentina dos jovens através de: Terços, Horas Santas, Retiros Espirituais, Romarias, Vigílias, Seminários, Congressos, Assembléias, Manhãs ou Tarde de Formação, Cursos de Evangelização, Correntes de Oração e outras atividades que favoreçam esse crescimento da espiritualidade religiosa e vicentina da juventude;

f) Animar os jovens que atuam nas Conferências à participação ativa na vida da SSVP;

g) Incentivar e acompanhar a participação dos jovens na Escola de Caridade Antônio Frederico Ozanam;

Page 14: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

h) Visitar constantemente as Conferências de sua área de atuação;

i) Preencher e enviar o Relatório Anual de Atividades para a Comissão de Jovens do Conselho Central;

j) Buscar constantemente a integração e intercâmbio com o clero, as demais Pastorais Jovens e os Movimentos da Comunidade;

k) Desenvolver atividades para o estreitamento dos laços de amizade entre as conferências.

Page 15: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

a) Ativar o Movimento de Juventude na área de seu Conselho Central;

b) Assistir a Comissão de Jovens dos Conselhos Particulares;

c) Promover as Comissões de Jovens dos Conselhos particulares que não as possuem, e apoiar os Conselhos Particulares na fundação de Conferências nas cidades ou localidades onde não existe ainda o movimento vicentino;

d) Promover atividades na área de sua atuação, tais como Encontros e outros Cursos de Formação para lideranças;

Page 16: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

e) Visitar as Comissões de Jovens dos Conselhos Particulares e participar de suas atividades quando solicitadas;

f) Elaborar Relatório de Atividades do Movimento da Juventude na sua área de atuação, o qual será apresentado até o dia 30/Maio do ano seguinte à Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano;

g) Auxiliar na fundação e formação das Escolas de Caridade Antônio Frederico Ozanam em sua área de atuação;

Page 17: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

h) Cuidar da manutenção das Comissões de Jovens dos Conselhos Particulares já existentes;

i) Realizar um Encontro Anual para as Comissões de Jovens dos Conselhos Particulares.

Page 18: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

a) Realizar Encontro Anual com as Comissões de Jovens dos Conselhos Centrais, convidando os Presidentes a participarem;

b) Reuniões Setoriais com os Coordenadores de Comissões de Jovens dos Conselhos Centrais, trimestralmente, podendo ser por prazo maior ou menor, dependendo de cada Região;

c) Assistir as Comissões de Jovens dos Conselhos Centrais, participando de suas atividades e em visitas regulares durante o ano;

d) Preparar o Coordenador de Comissão de Jovens para desenvolver melhor seu trabalho;

Page 19: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

e) Elaborar por escrito informações e instruções recebidas, bem como transmitir novas orientações às Comissões de Jovens dos Conselhos Centrais, inclusive as atividades a realizar;

f) Elaborar Relatórios Anuais de Atividades, remetendo-a Comissão de Jovens, através do Coordenador da Região;

g) Cuidar da manutenção das Comissão de Jovens dos Conselhos Centrais já existentes;

h) Auxiliar a formação de Comissão de Jovens nos Conselhos Centrais.

Page 20: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

a) Fomentar o espírito de comunhão com a CJ do Conselho Geral em Paris, através dos meios de comunicação possíveis e de eventos;

b) As Reuniões ordinárias da Comissão Nacional serão realizadas semestralmente, podendo ser convocadas, reuniões Extraordinárias em qualquer tempo pelo seu coordenador, com aprovação do Presidente do CNB;

c) Promover atividades de âmbito Nacional ou Regional para os jovens vicentinos tais como encontros, retiros, curso, assembléias, atividades recreativas etc;

Page 21: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

d)Visitar as CJ's dos Conselhos Metropolitanos e participar de suas atividades, quando solicitada;

e)Elaborar o relatório das atividades do movimento de juventude vicentina em todo o Território Nacional, com cópia para a CJ do Conselho Geral, e dar a devida divulgação;

f)Realizar anualmente o encontro Nacional de Jovens Coordenadores das CJ's dos CM's;

g)Buscar sempre a unidade em sua área, promovendo atividades tais que, criem entre as CJ's de Conselhos Metropolitanos um verdadeiro clima de amizade.

Page 22: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTOTÉCNICAS DE PLANEJAMENTO

RECRUTAMENTO

FORMAÇÃO

• FORMAÇÃO CRISTÃFORMAÇÃO CRISTÃ

• FORMAÇÃO VICENTINAFORMAÇÃO VICENTINA

Page 23: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

TÉCNICASTÉCNICAS

DE DE

PROMOÇÃO DE EVENTOSPROMOÇÃO DE EVENTOS

Page 24: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

1ª FASE: CRIATIVIDADE1ª FASE: CRIATIVIDADE 1.1 MOTIVAÇÃO ...1.1 MOTIVAÇÃO ...

1.2 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E CRITÉRIOS1.2 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E CRITÉRIOSEstes critérios podem ser:Estes critérios podem ser:

A) Número de participantes: ...A) Número de participantes: ...

B) Local de realização do evento: ...B) Local de realização do evento: ...

1.3 ATIVIDADES DESEJADAS1.3 ATIVIDADES DESEJADAS

Page 25: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

2ª FASE: PLANEJAMENTO2ª FASE: PLANEJAMENTO 2.1 - VERIFICAÇÃO DOS MEIOS DISPONÍVEIS2.1 - VERIFICAÇÃO DOS MEIOS DISPONÍVEIS

A) TEMPOA) TEMPO

B) AS INSTALAÇÕESB) AS INSTALAÇÕES

C) RECURSOS HUMANOSC) RECURSOS HUMANOS

D) RECURSOS FINANCEIROSD) RECURSOS FINANCEIROS

2.2 - BUSCA DE INFORMAÇÕES2.2 - BUSCA DE INFORMAÇÕES

2.3 - DEFINIÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES2.3 - DEFINIÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES

2.4 - DIVULGAÇÃO2.4 - DIVULGAÇÃO

2.5 - 2.5 - DIVISÃO E ACOMPANHAMENTO DAS TAREFASDIVISÃO E ACOMPANHAMENTO DAS TAREFAS

Page 26: FINALIDADEDA COMISSÃO DE JOVENS FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS O Trabalho das CJ’s é de coordenação e planejamento. O trabalho de assistência às famílias.

3ª FASE: A EXECUÇÃO DO EVENTO3ª FASE: A EXECUÇÃO DO EVENTO

4ª FASE: AVALIAÇÃO4ª FASE: AVALIAÇÃO