Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis...

15
Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS

Transcript of Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis...

Page 1: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea:

Formação e Transformação

Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS

Page 2: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

descompasso entre intenções democráticas e as estruturas

anti -democráticas

contradição entre o crescimento econômico e o declínio social:

concentração e exclusão.

Page 3: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

Nos últimos dez anos o Brasil reduziu de forma contínua a desigualdade social.

Mesmo com o crescimento econômico, o Brasil é um dos 12 países mais

desiguais do mundo

Comunicado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), n°155, 2012

Page 4: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

Aparato punitivo do Estado contra as reivindicações da sociedade

Falta Brasil para os brasileiros

Trazer para a luz um novo Estado, que vive nos porões

Page 5: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

DESAFIOS

Transições Nutricional Morbidade (ciclos de vida) Atividade física Uso de tempo livre Comportamento

Mas também melhorias em Atenção à saúde Educação /acesso a informação Água/esgoto ...

Prevenir a obesidade

Page 6: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

Os primeiros 1.000 dias podem afetar nossa saúde

para sempre

+ 270 dias (gestação)+ 365 dias (1º ano de vida)+ 365 dias (2º ano de vida)-------------------------------1.000 dias

Hipótese de Barker: Como os primeiros 1.000 dias podem afetar nossa saúde para sempre

Page 7: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

Hipótese de Barker: Como os primeiros 1.000 dias podem afetar nossa saúde para sempre

Mensagens importantes:

O risco de nascimento prematuro e baixo peso para a idade gestacional aumenta nas mulheres mais jovens e nas mais idosas, sendo menor para as mulheres que tem filhos dos 25 aos 30 anos. O maior risco entre as mulheres jovens é possivelmente explicado pela condição sócio-econômica: mulheres pobres tem filhos mais jovens e o risco é dado pela pobreza e pela idade.

Políticas de Saúde que foquem na redução da desigualdade social terão um maior impacto na diminuição dos fatores de risco perinatais da população que as Políticas de Saúde que foquem na prevenção da gravidez na adolescência.

Devido aos fatores de confusão sócio-econômicos, o risco de nascimento prematuro ou com baixo peso para a idade gestacional entre as mulheres com mais idade é ainda maior do que parece.

– Mulheres/casais que atrasam sua primeira gestação deveriam ser bem informados sobre as potenciais consequências disso.

Fonte: Lawlor D A et al. Mechanisms underlying the associations of maternal age with adverse perinatal outcomes: a sibling study of 264 695 Danish women and their firstborn offspring. Int. J. Epidemiol. 2011;40:1205-1214

Idade Materna e risco de baixo peso para a idade gestacional

Page 8: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

Hipótese de Barker: Como os primeiros 1.000 dias podem afetar nossa saúde para sempre

The Barker Theory [homepage]. New insights into ending chronic disease. [acessado em 06 out. 2011]. Disponível em http://www.thebarkertheory.org/heart.php

Osteoporose Bebês pequenos têm menor massa óssea e isto

persiste ao longo de suas vidas Tem também alteração em dois hormônios que

influenciam a massa óssea: cortisol e hormônio do crescimento.

Estas alterações levam a uma menor reserva de massa óssea e a mais rápida perda desta com a idade: os ossos ficam fracos.

Bebês com baixo peso tendem a ter menos músculos ao longo da vida.

Page 9: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

Hipótese de Barker: Como os primeiros 1.000 dias podem afetar nossa saúde para sempre

The Barker Theory [homepage]. New insights into ending chronic disease. [acessado em 06 out. 2011]. Disponível em http://www.thebarkertheory.org/heart.php

Quanto mais magra uma criança é aos 2 anos maior o risco de diabetes na vida adulta: • estas crianças

tendem a um efeito rebote, ganhando mais peso precocemente.

Diabetes tipo II e Obesidade

Page 10: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.
Page 11: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

Resolução CNS 350/ 2005

Regulação pelo Estado; a necessidade de democratizar a educação superior;

a necessidade de formar profissionais voltados para o Sistema Único de Saúde;

necessidade de estabelecer projetos políticos pedagógicos compatíveis com a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais;

Critérios de regulação da abertura e reconhecimento de novos cursos da área da saúde:

• necessidades sociais• projeto político-pedagógico coerente • relevância social do curso

Page 12: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

Resolução CNS nº 44, de 03 de março de 1993Trata da eliminação do termo PARMÉDICO e a substituição do mesmo para PROFISSIONAL DE SAÚDE, inclusive o médico,

Resolução CNS Nº 463, de 12 de dezembro de 2012Incorpora a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF (CIF) no SUS e na Saúde Suplementar- funcionalidade e a incapacidade humana em todos os ciclos de vida, para pessoas com

ou sem deficiência- transição epidemiológica, que se configura pelo aumento da expectativa de vida e

inversão da pirâmide populacional e consequente aumento das doenças crônicas não transmissíveis

- Resolução no 54.21/2001, da OMS

A CIF será utilizada no SUS: • Medir resultados • Coletar e registrar dados • Ferramenta clínica, pedagógica• dar visibilidade e avaliar os processos de trabalho • desenvolver políticas• gerar informações padronizadas em saúde e indicadores de saúde referentes à

funcionalidade humana.

Page 13: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

RESOLUÇÃO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE CNS Nº 463, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012.

Normatiza a oferta da acupuntura, em seu formato multiprofissional, incluindo os profissionais de nível superior que prestam serviço à assistência suplementar com especialidade em Acupuntura, reconhecida pelos seus respectivos Conselhos Federais (Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Cirurgiões Dentistas, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Farmacêuticos, Psicólogos e Nutricionistas)

Portaria MS nº 971, de 3 de maio de 2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.o Medicina Tradicional Chinesa - Acupunturao Homeopatiao Plantas Medicinais e Fitoterapiao Termalismo - Crenoterapiao Medicina Antroposófica

Page 14: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

MOÇÃO

RECOMENDAÇÃO Nº 15, DE 07 DE AGOSTO DE 2013

Apoio ao Programa Mais médicos, mas:• Aprovar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular de 10% das Receitas Brutas da • União para a saúde.• Plano de Cargos, salários e carreiras para todas as profissões de saúde como

estratégia eficaz de provimento e fixação de profissionais de saúde em todo pais, no SUS;

• Diretrizes Curriculares para formação no SUS• Ampliar a participação das entidades dos profissionais nas negociações acerca da • revalidação dos diplomas de profissionais de saúde formados no exterior• gestão publica da saúde no Brasil e o fortalecimento do setor publico• manutenção dos vetos presidenciais à Lei do Ato medico• Monitoramento da qualidade contínua do trabalho dos profissionais de saúde por • meio de estratégias e metodologias diversificadas como a utilização do cartão SUS• Participação dos Conselhos de Saúde no acompanhamento dos programas

relacionados ao trabalho na saúde.

Page 15: Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade Contemporânea: Formação e Transformação Clovis Boufleur, representante titular da CNBB no CNS.

http://conselho.saude.gov.br

ContatosFone: (61) 3315-2150 / 3315-2151 / 3315-3566Fax: (61) 3315-2414 / 3315-2472e-mail: [email protected]ço: Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Anexo B. Sala 104B.Brasília-DF, CEP:70.058-900