Flora is 0001

download Flora is 0001

of 30

Transcript of Flora is 0001

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    1/30

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    2/30

    umaria

    A ~resenta~ao..................................... 9Historia e filosofia do Dr. Edward Bach....... ...... ....... .... 13

    Introducao.i.. 23

    Como atuam os florais.................................... 25

    A compreensao e a escolha dos florais apropriados...... 27

    Preparo e uso dos florais 29

    Formulas para 0 sucesso 35Formulas para atrair novos relacionamentos....... ...... ... 47Formulas para romper relacionamentos 55Formulas para romper velhos habitos 63Formulas para estimular 0 aprendizado 73Formulas para avaliacoes, provas ou exames 81Formulas para viagens 85Formulas para alergias, resfriados e gripes 89Formulas para a energia................................................ 97

    7

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    3/30

    8 F LO RAIS D E B AC H

    F6rmulas para a depressao.............. 103F6rmulas para vencer 109F6rmulas para a Tensao Pre-Menstrual. 115F6rmulas para a medita

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    4/30

    10 F LO RA IS D E B AC H A P R E S E N T A ~ A o

    e se espalhou por todo 0 territ6rio brasileiro, originando urnmovimento inusitado ate para os que deram continuidade aobra do Dr. Edward Bach em seus paises de origem. Naoexiste, em nenhuma parte do mundo, algo que se compareao que aqui se desenvolve.

    Durante os ultimos cinco ou seis anos, 0 material hu-mana comprometido com a terapia a base de essenciasflorais, assim como as publicacoes, foram crescendo e semultiplicando, passando por varias fases, ora de grande har-monia e interesse, ora de controversias e duvidas, mas nofim deixando urn saldo absolutamente compensador.

    , Contamos com os livros de autores estrangeiros sobre 0sistema de Bach, alern dos escritos originais do seu criador.Dispomos de trabalhos de colegas e amigos brasileiros de di-ferentes areas de atividade aqui no Brasil, que, ainda assim,se ocupam do sistema floral Ingles.

    Em novembro de 1993, em Aguas de Lindoia, Sao Paulo,entramos em contato com mais uma fonte de conhecimentoinspirada pelas essencias de Bach: a doutora em medicina na-turalistajessica Bear, de Las Vegas, EUA. Coube a n6s a hon-ra e 0 privilegio de acompanha-la em sua estada no pais, por_ocasiao de urn congresso e urn workshop em Sao Paulo.Apesar de ter passado quase despercebida pelo publico quecompareceu ao evento em Aguas de Lindoia, a Dra. jessicaBear impressionou profundamente algumas pessoas, que elamesma identificou como "os escolhidos".

    Ate entao, seu trabalho era completamente desconheci-do para a maioria de n6s que ha anos Iidavamos com os flo-rais de Bach. No en tanto , 0 impacto nos "eleitos" foi taogrande, que, de imediato, nos comprometemos a apreende-10 e repassa-lo aos interessados. Pessoalmente, creio que aDra. jessica Bear apresenta a mais adequada esquematiza

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    5/30

    I _ l ~ _ F L O RA IS D E B AC H

    profunda compreensao. A exemplo de Edward B~ch, ~laf~~-damenta a utilizacao pratica das flores em preceitos filosofi-cos e doutrinarios conhecidos ha milenios sob a egide deJesus Cristo.Em seus textos, ela deixa transparecer uma natureza aomesmo tempo energica e inspirada, profundamente espiri-tualizada e tambern pratica, de modo a termos em seu traba-lho a chance de compreender a verdadeira competencia dosistema floral Ingles, assim como a maneira de utiliza-lo am-plamente na vida pratica.

    Dr. Wagner Bellucco

    J-Gstoria e Filosofiado Dr. Edward Bach

    "Que possamos ter sempre nocoracao a gratidao pelo Criador,que, em toda Sua gloria, colocou as ervasnos campos para a nossa cura." - Edward Bach

    Desde a infancia, Bach sempre nutriu urn grande amorpela natureza. Intuitivamente, ele sabia que ela era fonte devida e de cura. Ele acreditava tambern que 0 toque era capazde curar.

    A cornpaixao pela humanidade e 0 amor irrestrito pelanatureza eram suas maiores motivacoes; mal sabia de queambas amadureceriam e se fundiriam numa unica meta.Desse ponto de vista, poder-se-ia dizer que seu destino ja es-tava tracado.

    Bach costumava atribuir 0 inicio da sua carreira em me-dicina ao fato de the faltar vocacao para os negocios. Na 1 0-ja da familia, ele era simplesmente incapaz de cobrar daclientela. 0 pai decidiu que era melhor investir em seus es-tudos e encarninha-lo para a faculdade - antes que ele aca-basse por doar 0 proprio estabelecimento.

    POI-em,mesmo tendo conquistado varies titulos na pro-fissao medica, Bach viu-se insatisfeito com os resultados al-cancados pela medicina e pelos seus procedimentos experi-mentais.

    Buscando umamedicina que nao causasse dor, ele esta-va sempre as voltas com estudos, pesquisas e indagacoes. Foi

    13

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    6/30

    I 14 F L O RA I S D E B A C H

    assim que descobriu os sete nosodios, especie de bacterias in-testinais usadas como vacina para prevenir docncas cronicas.

    A utilizacao de bacterias no tratamento da enfermidadecronica logrou grande exito , conquistando reconhecimentopara Bach. E foi justamente a descoberta dos nosodios quelhe proporcionou 0 primeiro vislumbre de que as diferentespersonalidades das bacterias pareciam estar relacionadas asdiferentes personalidades dos pacientes.

    Bach ficou surpreso e atonito a medida que monitoravao grau de recuperacao dos pacientes com base em sua perso-nalidade.Atentou para sinais de mudanca e atitudes de recupera-cao; observou cuidadosamente a maneira como cada pacien-te se comportava, assumindo ou nao 0 controle da propriavida, e como lidava com conflitos internos.

    Ele passava muitas horas na ala hospitalar, estudando eanalisando os pacientes. Comecon entao a perceber que apersonalidade e a postura pessoal do indivtduo pareciam de-semp-enhar um papel mais decisivo em sua recuperacao doque 0 tratamento medico recebido para os problemas fisicos.Havia pacientes que, a despeito de tomarem os mesmos me-dicamentos que os demais, simplesmente nao faziam pro-gressos. 0 fato chamou-lhe a atencao, levando-o a se ques-tionar e aprofundar suas pesquisas. Ele acabou por inferirque a personalidade e as atitudes desses pacientes deviam es-tar refreando 0 processo de recuperacao e a cura.

    Em essencia, Bach concluiu que a doenca era conse-quencia de um conflito entre a alma, a mente e 0 corpo. Seessa premiss a fosse comprovada, as metodologias medicasou corporais nunca iriarn - nem poderiam - acabar com-pletamente com a doenca, nem dentro nem fora do corpo.o conceito de que a doenca resultava de um conflito en-tre a alma, a mente e 0 corpo era algo muito sofisticado na-

    H I S T O R I A E F I L O S O F I A D O D R . E D W AR D B A C H~~ __ ~ __ ~~~"~~~~~~~~"~~~1.5 Iquela epoca. Todavia, Bach acreditava que, se 0 conflito fos-se detectado e superado, podia-se prevenir a doenca antesque ela se manifestasse no nivel fisico.

    Esse conflito tinha origem em dois erros primordiais -dois pecados contra a vida e a unidade. Um era a desarrno-nia entre a alma e a personalidade; 0 outro, a crueldade ou ainjustica para com as outras pessoas. Bach percebeu que 0conflito, em suma, tinha origem no egoismo (no ego).

    As causas fundamentais da enfermidade e da docnca saoas imperfeicoes mentais-emocionais: orgulho, crueldade,odio, narcisismo, ignorancia, instabilidade e cobica, entreoutras. Sao essas imperfeicoes a verdadeira raiz da enferrni-dlade e da doerica. Um modo de se direcionar interiormentepara a cura e vcltar-se para aqueles que necessitam de cuida-los e atencao; e esquecer as proprias necessidades e in teres-

    5 nesse empenho.Embora a primeira vista a doenca parecesse cruel, Bach

    '1julgava benefica para 0 paciente. Ele achava que era possi-v 1purificar devidamente a alma do seu problema e, a partirdai, aprender as verdadeiras licoes da vida.o fato de a dadiva da vida ainda pulsar no individuo de-nionstrava que a alma estava no comando e que, portanto,1 '1 nao havia perdido a esperan

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    7/30

    16 F L O RA IS D E B A CH

    origem do problema. E entao, como 0 paciente dava-se porsatisfeito porque a chamada doenca fora "curada", a verdadei-ra origem desta passava despercebida; posteriormente, elatornava a se manifestar, como antes ou sob outra aparencia.

    Na opiniao de Bach, os medicos do futuro estariamaptos a auxiliar 0 paciente num processo de autoconheci-mento e, depois, a apontar os conflitos fundamentais respon-saveis pela sua doenca. (Aqui, eu gostaria de enfatizar que 0verdadeiro significado e traducao da palavra doutor, em la-tim, e "professor-instrutor da vida".) Ao se ministrarem taisremedies, ajudamos 0 corpo a ganhar forca e isso ajudara aserenar a mente. Portanto, proporcionaremos paz e harrno-nia a pessoa como um todo.Em decorrencia da sua crescente frustracao com a cien-cia medica e da sua conviccao de que a medicina deveria sermais natural e manter-se nos limites da natureza, em 1930Bach retornou a terra que tanto amava, longe da cidade. La,seus estudos levaram-no a descoberta das essencias florais.

    No decorrer das pesquisas e estudos sobre 0 hist6rico,a pratica e os USGS dos florais e de suas essencias, ele consta-tou que desde tempos imemoriais se empregavam flores comprop6sitos medicinais, no tratamento das mais diversas en-fermidades.Ele estudou grandes nomes da cura , em especialHahnernann, fundador da medicina homeopatica. Assim co-mo Bach, Hahnemann havia percebido que, ao analisar apostura mental-emocional dos pacientes perante a vida e 0meio ambiente, era capaz de descobrir urn corolario diretopara suas doencas. Bach respeitava 0 fundador da medicinahorneopatica por ele haver procurado a resposta as pergun-tas sobre a cura da doenca nas ervas do campo, que nao 56curariam 0 corpo, como .tambern atuariam de modo positivono animo e no pensamento dos pacientes.

    H IS T O RI A E F I L O S O FI A D O D R . E D W A RD B A CH 17

    Dando-se conta de que as enfermidades se originavamnum plano acima do fisico e que a busca materialista (cobi-ca e amor egofsta) tinha um apelo muito forte, Bach acredi-tava que a maioria dos pacientes estava perdida no plano ff-sica porque perdera de vista a verdade. Depois de estudar ahomeopatia (definida como "lei dos sernelhantes" ou "0 se-melhante cura 0 sernelhante"), ele concluiu que a horneopa-tia limitava-se a permitir que 0 paciente voltasse a "saudenormal ou homeostase".

    A seu ver, isso ainda deixava a desejar, pois nao elevavao individuo a um nivel superior de vida, apenas the prop or-cionava um sentimento de neutralidade ou, em outras pala-vras, um "grau zero de enfermidade", Nesse estado de neu-tralidade, a.evolucao pessoal do ser humano continuaria emretrocesso.

    Assim, definir os florais de Bach como rernedios ho-meopaticos e valido ate certo ponto. As essencias florais saopreparadas segundo 0 metoda homeopatico, ou seja, sao"potencializadas na diluicao"; entretanto, surtem efeitos"opostos na acao". Partindo da premiss a de que a homeopa-tia baseia-se na "lei dos semelhantes" ou "0 semelhante cu-ra 0 sernelhante", vejamos um exemplo. No caso de um en-venenamento por arsenico, seria prescrito ao paciente umrsenico horneopatico, a fim de ajudar 0 organismo a elimi-

    nar 0veneno. Esse procedimento, porern, 56 faz trazer 0 cor-t 0 de volta ao "grau zero de enfermidade". Os florais, porutro lado, substituem a imperfeicao (negatividade) pela vir-

    tude, fazendo 0 corpo passar a um elevado estado de existen-ia. Como ja foi dito, a homeopatia consiste em "sernelhan-

    t s em acao", ao passo que os florais sao "opostos em acao",O u ainda: a lei dQS semelhantes versus a virtu de em substi-tuicao a imperfeicao (negatividade).

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    8/30

    18 F L O RA IS D E B AC H

    o intuito de Bach era de que 0 ser humano assimilasseconhecimento suficiente a respeito dos florais para ter a seualcance urn metodo simples de auto-ajuda, que fosse util tam-bern a familiares e amigos. Ele dizia: "Detecte no paciente 0conflito mental ainda nao resolvido, de-lhe 0 floral indicadopara superar seu conflito e transrnita-lhe toda esperanca e en-corajamento que puder. A virtude interior do paciente se en-carregara, por si 50, do resto. [... J Trate a causa, nao 0 efeito".

    Mais tarde, suas pesquisas abordariam urn fato conhe-cido por poucos. Nas gera~oes anteriores, era costume culti-var urn herbario para tratar 05 familiares com urn metodo na- .tural. Esse conceito de arsenal de ervas ou botica caseiras fezBach perceber que 05 florais teriam exito garantido. Ele tam-bern percebia, claramente, a funcao dos 38 florais que haviadesenvolvido e aperfeicoado - ele encontrara urn metodode cura simplificado para a humanidade, que servia tanto agente do campo como a da cidade.

    1nfelizmente, por forca da ciencia medica, a populacaofoi persuadida a abandonar a cura natural pelas ervas emprol da saturacao quimica do sistema (com a prescricao dedrogas legalizadas), que jamais proporcionara uma cura du-radoura.As essencias florais de Bach nao sao toxicas nem criamdependencia - 0 usuario nao corre 0 risco de ingerir umasuperdose, nem mesmo se torna-las a intervalos de cinco mi-nutos. Trata-se de uma caracteristica bastante diferenciado-ra com relacao a maio ria das drogas prescritas, estas comuma longa lista de efeitos colaterais nocivos devido ao seualto teor toxico.

    Bach apreciava particularmente a simplicidade dos flo-rais e sua facil aplicacao por profissionais ou leigos. Alemdisso, trata-se de medicamentos capazes de incrementar eacelerar 0 tratamento em suas diversas situacoes.

    . /'H I S T O R I A E F I L O S O F IA D O D R . E D W A R D B A C H 19

    Na qualidade de consultora, eu acredito que os florais deBach sejarn de grande utilidade para complementarterapiascomo a terapia corporal, a massoterapia, a psicanalise e a Ci7nesiologia, e para usa em qualquer disciplina profissional.

    Por meio da observacao de pacientes, tanto seus quantode outros medicos, e do incansavel acompanhamento hospi-talar, Bach constatou que a experiencia de ajudar outraspes-soas era, com raras excecoes, urn dos maiores prazerese esti-mulos da vida. Em outras palavras, as pessoas naturalmentegostavam de ajudar umas as outras. Na visao dele, com os flo-rais, qualquer urn podia ter a mao urn instrumento simples eeficaz para ajudar 0 proximo, sem necessidade de ser enfer-meiro, medico ou pro fissional da area de saude. 56 era preci-so ter conhecimento das flores e capacidade para se cornuni-car. Isso habilitaria a pessoa a facilitar a cura de familiares eamigos e, assim, promover amplamente a saude e 0bern-es-tar no mundo, com a vantagem de nao provo car efeitos cola-terais adversos. Em consequencia, ela nao teria de se preocu-par caso urn floral supostamente "errado" fosse tornado. 05florais trazem a tona a virtu de do paciente - e acho que -le-varia urn born tempo para se ter uma superdose de virtude ...

    Ao se aprofundar no assunto, Bach descobriu que exis-tern tres mveis basicos no reino vegetal:

    " Plantas venenosas. Incluern a Belladonna e outras plantasnoturnas.

    " Vegetais. 0 alimento que ingerimos, incluindo 05 graos, assementes oleaginosas, os legumes e as frutas.

    Flores com propriedades terapeuticas. Plantas que tern 0poder de elevar 0 nivel de vida.

    A grande preocupacao de Bach era a de que 05 pacien-tes reconhecessem e eliminassem todas as formas de confli-

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    9/30

    20 F LO R A IS D E B A C H

    to mental. Ele escreveu que e 0 conflito mental-emocion~lque requer atencao prioritaria. Da mesma f~r~a, ~ ne~~ssa-rio estudar os mecanismos emocionais dos disturb lOShSlCOS,em vez de mascarar a enfermidade com drogas.

    Isso se deve ao fato de a mente ser urn "sintoma-guia",de longe, muito rna is delicado, sensivel e intuitivo do que 0corpo denso. Bach recomendava, portanto, que se obs~rvas-se e se tomasse consciencia do conflito mental-ernocionai,dois procedimentos fundamentais para a selecao do floralrnais indicado.E evidente que os efeitos dos conflitos mentais geramdesequihbrio entre a Natureza e a Alma (0 ego_),ocasionandoo desequihbrio do corpo. Este deve ser mantido em ~an~~-nia universal para 0 rnais perfeito bem-estar de c~d~ ~n.dlvl-duo. Bach insistia que se atentasse aos sintomas mlCIal~ destress ou conflito. Por exemplo, suponhamos que um~cn~~-ca volte para casa depois da escola e sua mae perceba mnnn-vamente que ha algo de errado com ela. A mae nao sabe aocerto qual e 0 problema e pergunta-lhe como se serite, se es-ta tudo bern, como foram as coisas na escola. 0 melhor a fa-zer, entao, e identificar e tratar 0 problema 0 quanta antes,ministrando 0floral adequado. Depois, resta esperar e, talvez,cuidar de uma gripe, de urn resfriado ou de algo rna is grave.

    Com 0 devido questionamento, invariavelmente se ~he-ga a causa. No exemplo dado, e muito provavel que a cnan-ca tivesse enfrentado algum problema na escola. Mas, em ca-so de duvida, recorre-se ao Rescue Remedy. Frequentemente,s6 e preciso aliviar 0 stress da crianca, para ~vitar reacoes ne-gativas mais tarde. Quanto rnais cedo for ministrado 0 floral,rna is rapida sera a recuperacao. ,

    Ao observar as correlacoes e a evolucao (ou caractens-ticas) de uma doenca, constatei, por experiencia pr6pria,que 0 conflito mental-emocional da inicio ao ciclo - 0 que

    /H IS T O R I A E F I L O SO F IA D O D R . E D W A RD B A C H 21 Ivai ao encontro da teoria do Dr. Bach. Isso, por sua vez, pro-voca uma injec,;ao de toxinas emocionais na corrente sangui-nea e pro move 0 desequilibrio quimico do sistema.

    Numa reacao em cadeia, 0desequilibrio bioquimico po-de comprometer 0 equilibrio do sistema eletrico e do siste-ma fisico. Dai resulta a enfermidade ou, no minimo, algumsintoma fisico a ela relacionado.

    Bach notou que ate urn mero resfriado tern urn caraterunico, individual. 0 resfriado ou qualquer outra enfermida-de, portanto, nao poderia ser tratado de modo eficaz comuma pilula de formulac,;ao generica nem com urn metodo deacao generalizada prescrito pela medicina convencional.Assim, se a causa da doenca era individual, ela deveria rece-ber tratamento individualizado, para se chegar a resultadosmais favoraveis e duradouros.IEemplificando, a pessoa doente pode reagir da seguinte forma:I. Se ela tern urn temperamento irritadico, fica nervosa a toa,

    queixa-se do barulho, do frio, do calor e assim por dian-te, escolha Vervain * ou Beech.

    2. Se permanece quieta e retraida, prefere isolar-se e lidar so-zinha com a enfermidade, Water Violet" ou Clematis* tal-vez sejam os florais indicados.

    j, Se sente necessidade de atencao, deseja companhia, querque se compadec;:am dela, confortando-a e enchendo-a demimos, pode ser recomendavel 0 usa de Chicory*,Heather ou Star of Bethlehem.

    Esse e s6 urn exemplo de como a mais simples enfermi-III1 pode ser emocionalmente complexa. Volto a frisar queII 0 tratamos os males clinicos; nosso interesse nao eo distur-1 1 1 0 lisico, mas, sim, a pessoa e as atitudes que ela tern. Comop i ( oniza a homeopatia, "trate 0 paciente, nao a doenca".

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    10/30

    F L O R A I S D E B A C H22

    Ou, como dizia 0 Dr. Bach, "Detecte no pa~ien.te 0 con-Ilito mental ainda nao resolvido, de-lhe 0 floral mdicado pa-ra superar seu conllito e transmita-l~e toda esperanca e en-cora' amento que puder, e a virtude interior do paClent~ seJ . . d t ( 1 Trate a pessoa, nao aencarregani, por si so, 0 res o. .,.doenca; trate a causa, nao 0 efeito".

    9ntrodu

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    11/30

    24 F L O RA I S D E B A C H

    As flores trazem a luz a forca e 0vigor necessaries pararomper com maus habitos, esvaziando-nos de todas as rna-goas e fracassos do passado e do presente. Muitas vezes osflorais triunfam quando todos os outros recursos falharam.

    Os florais de Bach sao particularmente uteis e valorososquando temos urn longo dia pela frente e pressentimos queele sera desgastante. Basta tomar os florais apropriados antesdo amanhecer e ao longo do dia. 1550 assegurara a energia eo vigor adequados emocional e fisica~ente, para suportar esuperar 0 stress de urn dia estafante. (E claro que para algu-mas pessoas todos os dias podem parecer assim.)

    Os florais de Bach podem ser urn maravilhoso recursopara os que fizeram seu mapa astral ou biorritrno, e que sa-bern de anternao que poderao estar sujeitos a algumas in-fluencias negativas. Essa inforrnacao interior permite que te-nham tempo para se preparar e municiar-se dos florai~adequados, protegendo-se de rransforrnacoes iminentes. (Emelhor a precaucao do que a constatacao tardia.) Os floraisrevertem as atitudes negativas, surtindo urn efeito do tipo:"Travessia para a Liberdade'' - como fez Moises no Egito.

    Este livro con tern algumas das ideias que pudemos tra-zer a luz. Mas esse campo e ilimitado e esta aberto para no-vas introspeccoes, conceitos e observacoes.

    Gmo Atuam OS Florais

    Em cada individuo, estao presentes as doze personali-dades basicas, muitas delas em estado latente. Agora, no en-tanto, podemos optar por catalisa-las e acentua-las, de mo-do que nao se restrinjam a esse numero, mas se expandam,abrangendo as virtudes de todos os 38 florais.

    Na natureza, as flores guardam a semente que perpe-tna a vida - 0 processo combustivo at encerrado, a quechamarnos vida. As flores, voltando-se para 0 ceu, retratamseu dom de reunir 0 Sol e a Terra. Elas tern 0 dom de pro-J)iciar e promover a cornunicacao entre 0Eu Inferior e 0 ili-mitado poder, conhecimento e sabedoria do Eu Superior. Amedida que 0 Eu Inferior se sintoniza com 0 Eu Superior,sua manifestacao no plano ftsico tambem e discernivel. Osdois entao podem tornar-se Urn, salvo se houver uma cisaocausada por uma injustica cometida, urn pensamento nega-Mvoou stress.

    Como os florais sao capazes de manter aberto 0 canal deornunicacao entre 0 Eu Inferior e 0 Eu Superior, com elesstarnos mais preparados para lidar com os grandes e peque-

    11105 desafios da vida. E ficarnos, assim, aptos a alcancarmaier exito pessoal ou profissional.

    25

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    12/30

    26 F L O R A IS D E B A C H

    Na realidade, OS florais nao mudam as suuacces da vi-da, mas alteram nossa perspectiva e corrigem nossa atitude.Todavia, quando adotamos uma postura positiva, encarandoa vida de uma perspective mais ampla e flexivel, a neganvopode ser facilmente convertido em positivo. Milagres aeon-tecem - e atitude e fundamental.G ro ss o m od o, os florais teoricamente funcionam porquerevertem os movimentos direcionais negativos da psique, ex-pondo-os ao movimento contnlrio, ou seja, positivo. De im-cio, a mudanca positiva nao costuma ser percebida devido aoexcesso de energia armazenada. Nesse caso, cada dose dosflorais reduzira a negatividade ate neutraliza-Ia. Com a con-tinuidade do tratamento , os atributos positivos se farao per-ceber: a "assinatura", ou estrutura molecular da flor, deter-minara a "atitude positiva" peculiar a essencia floral. Essepadrao e infundido em suspensao em cada urn dos florais..

    Nao tenho palavras para expressar 0 amor e a respeltoque dedico a essas dadivas da natureza. E concordo plena-mente com 0Dr. Bach quando diz:

    "Que possamos ter sempre no coracao a gratidao peloCriador, que, em toda Sua gloria, colocou as ervas nos cam-pos para a nossa cura".

    a Comprecnsao e a Escolhados Florais Apropriados

    Relacionamos a seguir apenas algumas sugestoes decornbinacoes florais em Iormulacoes espectficas. Incluimosdescricoes sintetizadas para esclarecer a razao pela qual ca-da essencia floral foi escolhida para fazer parte da formula.Para mais inforrnacoes sobre os usos dos florais, sugiro os li-vros 0 Poder dos Florais de Bach e Aplicac;oes Praticas dosF lorais d e B ach (ver Bibliografia).

    Apos selecionar a cornbinacao desejada, leia cuidadosa-mente sobre os florais sugeridos. Eles podem nao preencheruas necessidades mornentaneas. Selecione apenas os floraisque sejarn prioritarios no momento. Sugerimos nao cornbi-

    nar mais do que seis essencias por vez numa formula. As ve-% 5 convern atribuir urn valor a cada floral, numa escala de 1I10, para simplificar a escolha.

    Os florais com urn asterisco (*) foram chamados peloI r. Bach de Os Doze Curadores, par serem as primeiras, encias originais. Esses primeiros florais tern urn significa-

    d muito importante, pois se correlacionam com os doze ti-po s de personali~ade basicos.

    Quando a vida se torna estressante, e essa personalida-t I ( ' que inicialmente ira se desequilibrar e sair do controle.

    27

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    13/30

    28 F L O RA IS D E B A CH

    Portanto, e imperativo que urn dos florais identif~cado~ comurn asterisco seja incluido na f6rmula. Isso esta exphcadocom mais detalhes no livro 0 P od er d os F lo rais de Bach.

    ~reparo e Usa dos Florais

    " Tenha cuidado para nao tocar a ponta do conta-gotas dovidro; os florais sao muito sensiveis e podem ser facilmenteoontaminados, absarvendo as vibracoes da pessaa.o conta-gatas e os frascos podem ser reutilizados de-pois de serem fervidos durante vinte minutes.

    Proteja os florais da luz solar e da exposicao ao calor e2l.0 frio. Conserve-os longe de aparelhos de raios X, dos for-arn:ose microondas, de computadores e de todo dispositivode alto poder eletromagnetico.o poder dos florais e ampliado e ativado quando se agi-ta 0 frasco vigorosamente (excitacao molecular). Essa agita-~ao (sucussao) do frasco deve ser feita na vertical, da mesmamaneira como flui a energia no nosso corpo. A agitacao ho-rizontal provoca uma vibracao negativa. Esse procedimentose aplica a todos os metodos de preparacao sugeridos a se-gruir,ou seja, ao frasco de estoque, ao de diluicao e ao borri-fadar.

    Tome 0 floral direto do frasco de estoque, destilando deduas a quatro gotas sob a lingua e mantendo 0 floral na bo-ca por alguns segundos antes de engolir. Uma alternativa ecolocar quatro gotas do floral num copo com agua e beber a

    29

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    14/30

    d - ua na boca durante al-cada cinco minutos, manten 0 a agd tes de engolir.guns segun as an _ 1 _ for possivel ou a pessoa es-Se a administra

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    15/30

    I 32 F L D R A IS D E B A C H .

    soal, preparadapara esse acontecimento em particular. A co-leta e a ingestao de lagrimas constitui urn velho metodo ho-meopatico de direcionamento das ernocoes. As lagrimas con-tern uma imagem holografica completa das lernbrancasdolorosas, como ter sido vitima de violencia ou sofrer de urnIsentimento de culpa pela perda de urn ente querido. Essemetodo tern sido extremamente eficaz na cura de padroespre-prograrnados muito arraigados e recorrentes. Tambem eespecialmente util no processo de cura da crianca interior.

    Concluindo, nao existe nenhum metodo impr6prio ouincorreto na utilizacao dos florais de Bach. Tarnbern nao erealmente necessario fazer a con tagem exata do numero degotas. As sugestoes apresentadas aqui estao de acordo comos metodos de diluicao aceitos e servem meramente comoparametro. No entanto, as quantias mencionadas provaramser eficazes. Siga a sua intuicao a respeito da dosagem.Lernbre-se de que os florais de Bach nao tern efeitos colate-rais ou toxicos. Aprecie e reverencie as essencias, pois elasconstituem verdadeiras "dadivas de Deus".

    Que a virtude possa estar com voce.

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    16/30

    FORMULAS PARA 0

    WILD OAT WILD ROSE VINECLEMATIS* " GENTIAN* LARCHCENTAURY* MIMULUS* ELMOAK RED CHESTNUT ASPENIMPATIENS* WILLOW ROCK ROSPPINE CHESTNUT BUD '3 CHERRY PLUMHORNBEAM SCLERANTHUS* HONEYSUCKLEBE'ECH 3 SWEET CHESTNUT

    Lembre-se, escolha somente os remedies florais queatendam as suas necessidades mais prernentes. Nao combi-ne mais do que seis essencias por vez. Se possivel, inclua naf6rmula urn dos florais marcados com urn asterisco (*),

    Wild OatWild Oat e fundamental quando se esta a procura de urn

    IlOVO emprego. Essa essencia ajuda a abrir portas para novasnportunidades. Ela transcende a confusao da vontade e che-) . I 1 i l aoprop6sito exclusivo da Alma. A vontade, que nosorienta para a sua meta, nao nos da uma tregua enquanto naoronquistamcs a posicao ou a situacao almejada na vida.

    Wild Oat tambern e indicado nos casos em que a pessoa111dlentificousua vocacao, mas ainda nao chegou aosuces-D, Essa essencia faz com que surjam mais oportunidades

    profissionais na vida dela.35

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    17/30

    Wild Oat apoia e acelera a escolha predeterminada docampo de atuacao da Alma, direcionando seu prop6sito pa-ra a Luz e promovendo uma uniao harmoniosa entre os an-seios da Alma, do Eu Inferior e do Eu Superior.

    Wild RoseWild Rose aumenta 0 nosso carisma e magnetismo.

    Tambern da vazao a uma personalidade alegre, inocente enao-ameac;adora. Os clientes sentem-se seguros ao se apro-ximar de vended ores com esse tipo de personalidade, e issopode fazer com que as oportunidades de venda aumentem.

    VineVine incrementa a capacidade de lideranca, ao estimu-

    lar 0 potencial inato e latente da soberania. Essa essencia fazcom que a pessoa inspire 0 respeito de todos.

    Revigorado por Vine, voce podera equiparar-se a figu-ras conhecidas pelo espirito de lideranca, e as pessoas "sen-tirao" em voce esse mesmo espirito, quer queira quer naoqueira. Voce tern apenas uma chance para causar uma pri-meira impressao Iavoravel, portanto, tome Vine. Lernbre-sede que urn verdadeiro hder sempre respeita outro hder. Amulher, num mundo masculine, deve almejar obter respeitoe atencao pelas suas pr6prias realizacoes.

    Sugerimos Vine quando voce for procurar urn novo em-prego, especialmente se estiver almejando urn cargo de ge-rencia ou uma posicao de lideranca. Ao fazer uma apresen-tacao diante de seus superiores, Vine Iara com que voceconsiga a atencao e orespeito do grupo, pelas suas opinioes.

    F O R M U L A S P A R A 0 S U C E S S O 37 I

    Clematis*o floral Clematis" se destina a pessoa que tern 0 costu-

    me de adiar as coisas. Aquela que anda arrastando os pes, pre-ferindo ficar sentada e sonhar acordada com seus objetivos.

    A personalidade Clematis* tern de perceber que mesmoos sonhos requerem urn certo empenho para serem realiza-dos. Clematis" estimula a produtividade que materializa asgrandes ideias dos sonhadores. Tente nao se apaixonar porurn scnhador, mas, se isso acontecer, de a ele a essenciaClematis".

    Gentian*A personalidade Gentian * duvida de suas proprias ca-

    pacidades. Ela desiste facilmente e desanima diante do me-nor obstaculo, recusando-se a ten tar novamente. Gentian*evita que ela caia no derrotisrno, na armadilha da duvidacom relacao a si mesma. Nao ha lugar para duvida quando ameta e alcancar 0 sucesso. Como diz 0 autor de The Myst icalC ity o f G od, "Nao se deixe importunar pelas duvidas!"

    Gentian * e indica do para as ocasioes em que os neg6ciosvao devagar ou ocorre urn contra tempo. Por exernplo, quan-do uma transacao e cancelada, adiada, enfrenta impedimen-tos legais ou se estende devido a demora de urn documento.

    Nao deixe que 0 seu mundo venha abaixo. TomeGentian*.

    LarchLarch aumenta a confianca e, dessa maneira, reedifica a

    'I!lt0-estima. Ele estimula a confianca necessaria para nos. ndidatarmos a Urn novo emprego ou para pedirmos urnll'Ulmento de salario. Precisamos de autoconfianca para ex-

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    18/30

    F L O R A I S D E B A C H

    pressar nossas ideias durante urn encontro de negocios, napresenc;a dos nossos superiores. , .

    Larch aumenta a auto-estima da pessoa fraca e timida,para que ela tenha confianca em si mesma e coragem de cor-rer riscos. 0 sucesso e atingido quando se aprende com oserr os e fracassos. Larch infunde confianca para que ela vejao fracasso como parte do processo de exito.

    Larch e decisivo para a pessoa que nao se fixa num em-prego ou tern dificuldade para voltar ao trabalho apos umaausencia prolongada.

    Centaury*o tipo de personalidade Centaury* e 0 que procuraagradar as pessoas, sendo por isso facilmente explorado. EI.econstitui um.alvo facil, pois tern grande dificuldade para di-zer "Nao",o tipo Centaury* nao defende seus proprios interesses.Por exemplo, e passado para tras numa promocao, colocadoem turnos indesejaveis ou encarregado de fazer 0 "servicesujo".

    o floral Centaury* estimula a vontade necessaria paraque a pessoa defina e mantenha sua posicao, exija 0 que lhee de direito e tenha forca para dizer "Nao", quando nao querdesempenhar uma tarefa desagradavel.

    Mirnulus*Mimulus* e indicado para os casos de medo do sucesso,

    do fracasso, das pessoas, etc. 0 tipo envergonhado e timidode Mimulus* tem grande dificuldade para agir num mundocruel e bruto. Trata-se de uma pessoa meiga e compasslVa,que raramente escolhe trabalhos que the deem notorie-

    F OR MU LA S P AR A 0 S UC ES SO39 I

    dade, .mas deseja enormemente ser reconhecida pelas suasconqurstas.

    Elm, . Elm e 0 floral para quem se sente sobrecarregado. Ele ellldlcado para as ocasioes em que temos trabalho demais; emqu~ metade dos nossos funcionarios ou colegas de trabalhosta afastada do trabalho por motivo de doenc;a; em que es-

    tarnos na epoca rna is atarefada do ano e assim por diante.Tome Elm quando se sentir sobrecarregado e deprimi-

    do e a vida pareca estar levando a melhor. A maior virtudede Elm e a capacidade que ele tern de fazer com que nos con-entremos numa coisa de c~~. Prime;:Q urn projeto e fi-

    11aizado, em seguida outro, sernq u e fiquemos oprimidos pe-I a enormidade. da tarefa.ak. Oak an:eniza a batalha do dia-a-dia, a luta para chegar

    (\0 fim do meso Oak se destina aos "batalhadores", muitas ve-5 bem-sucedidos, mas que pagarn urn prec;o alto pelo su-o 550, desgastando-se alern dos limites. 0 tipo Oak assume

    cargas muito pesadas, dizendo: "Tenho que dar conta de tu-I" "Odo- ou ever acima de tudo".A pessoa bem-sucedida e confiante nao lura, mas adota

    t postura "olhai os Iirios do campo, eIes nao tecem ... ".(L mbre-se de que os tubaroes sao atrafdos pelos anima is' , I L l estao se debatendo. Existem tubaroes na vida real, queIHlalmente irao atacar uma presa facil.)Ver Oak nas formulas para a energia.

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    19/30

    I 40 F LO R AI S D E B A C H

    Red ChestnutA pessoa que necessita de Red Chestnut e aquela que es-

    ta sempre preocupada, pensando no pior. Esse tipo tera difi-culdade para triunfar num negocio, pois vive se lamentandoe se preocupando com cada pequeno detalhe. "E se tal coisaacontecer?" "E se nao vendermos 0 suficiente?", "E se naoestivermos preparados para tal coisa?"o tipo Red Chestnut tern imagens mentais negativas mui-to vividas. Lembre-se de que a im~~eais,pois criar e pensar em movimento. Podemos eliminar essa ati-tude rapidamente. (Ela e especialmente destrutiva para as pes-soas mais proximas e queridas, seja em casa ou no trabalho.)

    Devemos considerar 0 uso de Red Chestnut quandoprocuramos urn emprego, quando estamos cercados de du-vidas do tipo "E se eu nao conseguir?" ou "E se eu conse-guir?", e temos noites de insonia preocupantes.o tipo Red Chestnut so pensa no pior e esta semprecriando obstaculos. As nossas atitudes e pensamentos devemser positivos e otimistas, se quisermos alcancar 0 sucesso.Esse tipo de personalidade tern muitas duvidas com relacaoa si mesmo e se preocupa ao extremo, receando ate mesmoprocurar urn emprego ..

    AspenAspen e especialmente benefice para a pessoa que fica

    apreensiva e apavorada antes de entrevistas, por nao saber 0que a espera. Ela tern a sensacao de "frio na barriga", tam-bern muito comum no primeiro dia de trabalho num novoemprego. Aspen e recomendado para quem se sente perse-guido injustamente no trabalho por urn colega ou pelo che-fe, ou quando uma sensacao desconhecida se avulta, fazen-do-o acreditar que seu emprego corre perigo.

    F O R M U LA S P AR A 0 S U C ES SO 41

    Impatiens*A essencia Impatiens" diminui a ansiedade. 0 tipo

    Impatiens" costuma ficar ansioso especialmente quando fi-ca impaciente. Por exemplo, enquanto espera 0 fechamentode urn negocio, 0 recebimento de urn cheque ou 0 resultadode uma entrevista de emprego.

    Impatiens" promove a paciencia. Quem quer urn ven-dedor impaciente, que force a situacao?

    Willow. 0 tipo Willow esta sempre reclamando, com pena de si

    !esmo, e dizendo que os negocios van mal ou se ressentin-[0 do sucesso de outra pessoa. Ele se sente menosprezado;acha que esta recebendo 0 menor quinhao.

    : E precise que esse tipo de pessoa se livre imediatamen-t do sentimento de que "e urn coitado". Lernbre-se de quen o s criamos ou destruimos com 0 poder do nosso pensa-

    nto. 0 verdadeiro sucesso na vida jamais sera alcancadoIt que se tenha uma atitude livre de negativismo e ressenti-In, nto.

    Rock Rose*Selecione Rock Rose* ao sentir terror ou panico diante

    tit' uma entrevista para urn novo emprego. Essa essencia e pa-I I S ocasioes em que sentimos urn medo "mortal". RockI () * promove a coragem intrepida, necessaria para se pedir1 ( 1 1 1 umento ao patrao ou fazer uma entrevista de emprego.

    As palavras-chaves dessa essencia sao TERROR eI' NKO.

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    20/30

    I 42 F LO RAIS D E B AC H

    Pineo tipo Pine e urn realizador que jamais se satisfaz com

    suas conquistas na vida. Esta sempre se punindo e se critican-do. Acha que nao e born 0 bastante. Como resultado, temosuma pessoa que nao respeita a si propria e que se coloca abai-xo de todos. Esta sempre se desculpando, constantemente sedesvalorizando e sempre imaginando por que os outros naoa respeitam. 0 sucesso e uma consequencia do respeito quese tern por si mesmo.

    Para se alcancar 0 sucesso, a prioridade numero urn e 0respeito por si. Se 0 tipo Pine nao achar que e uma pessoa im-portante e valorosa, as outras pessoas tambern nao acharao.

    Alem da falta de respeito por si mesmo, 0 tipo Pine tam-bern mostra uma atitude derrotista. Acha que nao merece 0melhor e que nao tern valor. Sente-se como que satisfeitoquando tern urn golpe de azar ou se defrontar com situacoesadversas, pois acha que merece uma punicao.

    Pine e especialmente util quando a pessoa esta se sentin-do "imprestavel", alguem sem nenhum merecimento ou valor.

    Chestnut BudChestnut Bud rompe 0 circulo vicioso da "rna sorte",

    quando a pessoa parece estar "presa num atoleiro", corneten-do sempre os mesmos erros.

    Chestnut Bud e otimo para 0 aprendizado e a com-preensao de novas procedimentos. Isso fica muito claro nu-rna pessoa que parece lenta, a quem tern os que ensinar denovo 0 mesmo procedimento todos os dias. Por exemplo,as primeiras licoes no cornputador ou as novas regras nosnegocios.Chestnut Bud aumenta a atencao. Nos negocios, a aten-cao e essencial para reconhecermos uma boa oportunidade,

    F O RM U LA S P AR A O S UC E SS O 43

    especialmente se nao somos muito perspicazes e deixamospassar as chances de prosperar.

    A pessoa Chestnut Bud se maldiz dizendo: "Fiz de no-vo! Eu sabia que seria uma boa oportunidade de negocio. PorGjI'Ueao mergulhei de cabeca"!".

    Cherry PlumCherry Plum e especialmente indica do para vendedo-

    res. Ajuda-os a manter 0 controle sobre a conversa, quandoestao com urn cliente. Sabe-se que aquele que perde 0 con-trole da conversa perde a venda.

    HornbeamHornbeam confere 0 esnmulo ftsico e mental necessa-

    rio para se pular da cama e enfrentar 0 dia.o tipo Hornbeam sofre 0 tempo todo com uma sensacaol e cansaco e fadiga, como se alguma parte de sua vida neces-itasse de urn fortalecimento, em particular sua disposicao

    mental. Muitas vezes esse cansaco e acompanhado da perdal e interesse pelo trabalho ou por uma relutancia em cumprirH S obrigacocs profissionais. Obviamente, essa atitude mentall1egativa e rna is acentuada quando os negocios vao mal. Nessec so, a ajuda de Hornbeam e inestimavel.

    cleranthus*Scleranthus* facilita as tomadas de decisao. Por exem-

    pls, a decisao sobre uma mudanca de emprego ou sobre fu-t uras aquisicoes, quer sejam grandes ou pequenas.Scleranthus* ajuda a pessoa a tomar decisoes rapidas eprecisas, necessarias para 0 sucesso nos negocios. Uma deci-

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    21/30

    44 F LO RAIS D E B AC H

    sao nip ida e certeira pode evitar que se perca importantesoportunidades de negocio, postas em risco por uma atitudehesitante. (Esse tipo de atitude pode causar fadiga e exaus-tao. Por isso, veja as formulas para a energia.) lsso e 0 quesepara os homens dos meninos e os bem-sucedidos dos fra-cassados. Se voce costuma perder muitas oportunidades porindecisao ou hesitacao, tome Scleranthus*.

    Essa essen cia tambern pode ser usada para ajudar a pes-soa a escolher uma entre duas ou mais oportunidades de tra-balho. Tambem e indicada para quem esteja passando pela"crise dos trinta", com uma disposicao do tipo "0 que eu youser quando crescer?" ou que esteja em busca de uma linhade conduta mais satisfatoria para a alma. (Ver Wild Oat.)

    HoneysuckleHoneysuckle e para a pessoa que durante um certo tem-

    po foi bem-sucedida, mas que parece ter perdido momenta-neamente 0 "tino"; que esta presa ao passado e sempre se re-porta as antigas vitorias nos negocios,

    Honeysuckle revigora a forca de carater dessa pessoa eestimula 0 interesse dela pelo momenta presente, combaten-do a estagnacao de viver no passado e aumentando a con-fianca que ela tern na sua capacidade de ter exito hoje.

    BeechBeech cria uma atitude positiva, otimista, nao-critica,

    tao necessaria ao sucesso e a prosperidade.A atitude negativa de Beech se evidencia no individuo

    excessivamente critico, perfeccionista e que reclama muito,preocupado com a perfeicao e 0 bem-estar alheios, quandodeveria estar mais atento ao seu proprio crescimento pessoaL

    F OR MU LAS P AR A 0 S UC ES SO ---,-~.Sweet Chestnut

    Sweet Chestnut proteurabalho 11 S ge contra uma derrocada total nocao sem' ~dme weer Chestnut quando se sentir numa situa-'r sal a, numa transa

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    22/30

    fORMULAS PARA

    WILD OAT WILD ROSE CERATO*CHESTNUT BUD SWEET CHESTNUT ROCK WATERGORSE MUSTARD IMPATIENS*BEECH VERVAIN * AGRIMONY*MIMULUS* WHITE CHESTNUT HONEYSUCKLERESCUE REMEDY LARCH PINE

    HEATHER

    Wild OatWild Oat propicia novas oportunidades, sejam elas no

    mbito pessoal ou nos negocios. Se 0 seu maior interesse eIravar urn relacionamento com alguem especial, esta essen-c ia direciona e canaliza as energias de sua vida para atrair es-

    1 \ pessoa. Wild Oat abre novas portas.

    Wild RoseWild Rose tern a capacidade de tornar as pessoas mais

    untentes por estarem vivas. Ele cria uma alegria e uma Ieli-dade infantis, aliviando as responsabilidades emocionais e

    1 1 pressoes da vida adulta.Wild Rose atrai mais relacionamentos, pois faz com que

    p .ssoa seria, realista demais ou pessimista passe a ser maisIllsitti'Vae feliz. A seriedade pertence ao Ego, a felicidade ao

    pfrito.Wild Rose confere a capacidade de aproximar e atrair.pessoas que 0 conhecerem se sentirao mais a vontade

    47

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    23/30

    48 F LO R A IS D E B AC H

    conversando com voce e sentirao prazer com a sua compa-nhia.o floral Wild Rose diminui 0 sentimento de apatia queresulta da crenca de que a pessoa certa para voce nao existe.Se, durante algum tempo, voce buscou urn relacionamentoespecial, muito provavelmente ja viveu, ate certo ponto, es-se estado de resignacao.

    Wild Rose desperta voce e 0 conecta com 0 Esptrito in-terior. De algum modo, quando estamos felizes, a busca paraquele parceiro especial nao nos parece mais tao importan-teoSimplesmente confiamos mais no Esptrito e vivemos empaz, seguros, acreditando que a pessoa especial apareceraquando estiver pronta.

    Wild Rose torna as pessoas rnais amorosas.

    Cerato*Cerato* e perfeito para a pessoa que costuma agir como

    tola, que entra de cabeca nos relacionamentos ou deixa quetirem vanta gem dela, travando relacionamentos com tiposdominadores e manipuladores.

    Cerato* se destina as mulheres que se apaixonam de-mais. Esse tipo de pessoa e facilmente desviado dos cami-nhos que tracou para si, desistindo dos estudos ou dos ami-gos por causa do amor. E do tipo que fica boba de amor.Chestnut Bud

    Chestnut Bud muda velhos habitos, tais como namorarou casar rnais de uma vez com 0mesmo tipo de pessoa. Naoha merito algum em se fazer algo errado ainda que feito commuito ardor. 0 melhar mesmo e mudar e fazer a coisa certacom menos esforco.

    F O R M U L AS P A R A A TR A IR N O V O S R E L AC IO N AM E N T O S 49 I

    Chestnu t Bud aumenta a consciencia para que aprenda-mos com as licoes do passado e facamos a coisa certa ja daprimeira vez.

    weet ChestnutSweet Chestnut ajuda a pessoa a manter 0nivel de ener-na por mais tempo, para urn ato amoroso rnais agradavel.

    RockWaterRock Water suaviza a pessoa muito seria, obstinada,

    'xcessivamente frugal, aferrada ao seu modo de ser; aquela queII nde a ser muito inflexivel e presa a regras, teorias e valoresmprovados. Nao e agradavel estar com uma pessoa que1 1 . 0 se curva na vida. As pessoas sao feitas de carne e ossa eolipo Rock Water se esquece da ternura e da cornpreensao.

    As pessoas necessitam de cuidado e cornpreensao. Essasqualidades sao essenciais para uma relacao de carinho bern-icedida. Uma pessoa compreensiva e prestimosa sera mais

    IItraente que uma polida estatua de pedra, que pode ser urn('oru~riopara os olhos, mas com quem e impossivel conviver.

    Rock Water e particularmente indica do para a pessoaque, no trabalho, faz 0 tipo executivo durao. Infelizmente,(H a atitude nao funciona em casa. Essa essencia suavizara aL'Ht"apac,;axtern a rigida, expondo a pessoa amorosa que seIl'otege por tras dela. Rock Water faz com que a pessoa pas-l' a "fluir" com a vida.

    Essa essencia tambern e indicada para 0 fanatico religio-n, cuja vida e pautada par regras.

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    24/30

    F LO R AIS D E B AC HI 50

    GorseA pessoa Gorse e um retrato vivo da desesperan

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    25/30

    52 F LO RA IS D E B AC H

    Heathero floral Heather acalma 0 torvelinho de ernocoes des en-

    freadas, ocasionadas pelas discussoes durante urn processode divorcio ou de separacao.o tipo Heather precisa falar menos de si proprio. Falarsem parar cansa a paciencia de qualquer urn, afastando aspessoas e diminuindo a possibilidade de urn novo relaciona-mento.

    Mimulus*Mimulus* da mais coragem especialmente ao tipo timi-

    do e envergonhado, que tern medo das pessoas, do fracassoou da rejeicao, 0 que faz com que ele nao se arrisque em na-da. Temos que pedir para receber, pois os outros nao podemler nossa mente. Declare-se.

    White ChestnutWhite Chestnut aquieta a mente quando estamos absor-

    tos em pensamentos relacionados a urn "novo amor" ou en-saiando 0 que dizer antes de nos declararmos.

    Honeysuckleo tipo Honeysuckle esta sempre se lembrando de seus

    antigos relacionamentos. Honeysuckle ajuda a pessoa a apre-ciar 0 momenta presente. A vida esta logo adiante, nao nopass ado. ,

    Novos amigos ou pretendentes nao estarao muito inte-ressados em ouvir conversas sobre velhos relacionamentos.Voce nao estara agradando ao agir dessa maneira; com certe-za, esse nao e urn dos melhores assuntos para uma conversa.

    F O RM U LA S P AR A A TR AIR N O Va S R E LA CIO N AM E NT O S 53

    Rescue Remedyo Rescue Remedy e uma necessidade no primeiro en-

    contro, pois diminui 0 nervosismo npico dessas ocasioes

    larchLarch traz confianca para se marcar urn encontro com

    a]guem. E preciso pedir para receber.

    PinePine propicia 0 respeito por si mesmo. Voce precisa se

    I' speitar se busca urn relacionamento com alguern que 0 res-I' ite.o tipo Pine esta sempre se desculpando, dizendo que sen-t muito, mesmo quando nao se trata de uma falha dele. Eleja-maisse sente born 0ba:stante. 56 podemos atrair 0que demons-teamos externamente. 0 tipo Pine frequenternente atraip ssoas que, como ele, so travam relacionamentos abusivos.

    Ver Pine nas formulas para 0 sucesso.

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    26/30

    FORMULAS PARA

    WATER VIOLET* STAR OF BETHLEHEM CERATO* 1HEATHER 1 CHICORY* CENTAURY*MIMULUS* WALNUT AGRIMONY* 2. _HONEYSUCKLE WILLOW HOLLYSCLERANTHUS* CHERRY PLUM RESCUE REMEDYWILD ROSE ELM WHITE CHESTNUT'CRAB APPLE

    Water Violet*Water Violet" libera a tristeza, a magoa, 0pesar. Embora

    II magoa seja urn processo necessario quando se perde urn ser1I1111.adou se passa por urn divorcio ou separacao, e importan-It que esse tipo de sentimento seja liberado e dissolvido.

    A magoa deve ser trabalhada. Nao se pode ignora-la ou!'Hperar que ela passe naturalmente. Ela fica entranhada den-11'0das celulas, queimando e corroendo por toda a vida.

    Water Violet* e capaz de liberar e dissolver a magoa,11 1 smo que ela tenha sido guardada ou ocultada duranteII I ito tempo.

    A magoa e trazida a tona por meio das lagrimas. (Ver 0IIIHulo sobre os florais reativos.)

    tar of BethlehemStar of Bethlehem suaviza 0 trauma causado pela perda

    I' um ente querido, seja por morte ou por divorcio.55

    56 F LO RA IS D E B AC H ,6 ~M U LA S P AR A R O M PE R R E LA CI ON AM E NT O S 57

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    27/30

    Star of Bethlehem e urn floral que proporciona consolo,especialmente durante aquelas interrninaveis noites de soli-dao, quando a dor parece insuportavel. Tome algumas gotasdesse floral e braces consoladores 0 envolverao e acalentaraoa noite toda, assegurando urn sono repousante e tranquilo.

    Durma segurando 0 frasco dessa essencia, pois isso lhedara conforto durante a noite toda.

    Cerato*A ingenuidade e a palavra-chave para 0 tipo Cerato*.

    Essa personalidade e facilmente explorada e coagida pelaspessoas dominadoras.

    Cerato* estimula a coragem emocional e a energia. Apersonalidade Cerate" precisa de mais vigor para se ver livrede urn parceiro dominador.

    Cerato* cria uma atitude imperturbavel, que ajuda 0 in-divtduo a comunicar suas decisoes. Mas cuidado! Os mani-puladores van prometer as estrelas. Dirac que nao iran maismentir, beber, tomar drogas ou maltratar voce. La no fundo,o tipo Cerate" sabe que 0 que esta ouvindo nao e verdade.Se cair de novo nessas historias, mais uma vez sera feito debobo.Cerato* e a essencia indicada sempre que a pessoa estase deixando vitimizar por causa do amor. Todo mundo ja sesentiu "bobo de arnor" alguma vez na vida.

    Cerato* eo floral perfeito para as "rnulheres que amamdernais''.

    Heathero floral Heather lib e ra a pessoa que vive num torveli-nho de emocoes obsessivas. Ele proporciona urn desliga-

    mente emocional saudavel, especialmente ao longo dos pro-t' 5S0S de divorcio ou separacao.o tipo Heather e predominantemente do sexo femini-I O. Fala demais com todo 0 mundo. _I:.?l~J.k,"?~_?~"..d~2.gra

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    28/30

    58 F LO R A IS D E B AC H

    nidade. Infelizmente paga urn pre

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    29/30

    60 F LO RAIS D E B AC H

    WillowWillow dissolve 0 ressentimento. Os ressentimentos

    causados por relacionamentos passados precis am ser eli~i-nados. Do contrario, eles se alojam dentro das celulas, vm-do a tona quando antigos condicionamentos emocionais saoacionados.

    Willow dissolve suavemente os ressentimentos do pas-sa do e do presente, permitindo que 0 relacionamento se-guinte comece sem excesso de bagagem; nesse caso, os ve-lhos ressentimentos.

    Ver 0 capitulo sobre os florais reativos.

    HollyHolly lib era a raiva e outras emocoes negativas. Quan~o

    se rompe urn relacionamento, frequentemen.t~ surge ,~Ultaraiva e outras emocoes negativas. A raiva, 0 ciume, 0 OdIO,ahumilhacao e outras emocoes negativas as vezes acompanhamo processo de divorcio. Assim, evite tudo isso tomando Hollydurante todo 0 processo e tambern depois, quando 0 tra~mae a magoa ja tiverem passado. A raiva deve ser tratada e elimi-nada antes que se inicie urn novo relacionamento.

    A pessoa encolerizada esta, na verdade, expressando anecessidade que sente de ser mais amada. A rarva chama aatencao das outras pessoas e qualquer aten

  • 8/6/2019 Flora is 0001

    30/30

    I 62

    que nao ha nada que possa fazer para salvar 0casamento. (VerWild Rose nas formulas para atrair novos relacionamentos.)

    ElmElm alivia a sensacao de peso causada pela separacao epor todas as complicacoes que a acompanham, inc1uindo apartilha de bens, a custodia dos filhos e todas as outras mu-dancas e adaptacoes constrangedoras e deprimentes queacompanham essas situac,;oes.Elm ensina que podemos conquistar "qualquer coisa aseu tempo", se mantivermos uma perspectiva apropriada.

    White ChestnutWhite Chestnut alivia os pensamentos que teimam em

    nao sair da mente e.os argumentos mentais que surgem nasidas ao forum, no mterrogatorio dos advogados durante osacordos, etc. Essas coisas perturbam a vida, a concentracaoeo sono.

    Crab AppleCrab Apple livra 0 corpo do acumulo de toxinas erno-

    cionais, geradas durante as intensas discussoes do divorcio.o Dr. Bach sugeria Crab Apple sempre que houvesse umadiscussao em familia. Podemos borrifar 0 ambiente comCrab Apple, limpando qualquer resquicio de ernocoes nega-tivas. Para quem esta vivendo uma separacao desgastante, su-gerimos a leitura do capitulo sobre depressao.

    fORMULAS PARA

    CHESTNUT BUD c ; CRAB APPLE MIMULUS*WALNUT AGRIMONY* Z CHERRY PLUMCLEMATIS* CENTAURY* IMPATIENS*CHICORY* MUSTARD OAKGENTIAN * SWEET CHESTNUT WILLOW_CERATO* 4 -- HOLLY PINEl'ilEATHER 4 GORSE WILD ROSE

    Chestnut Bud, Chestnut Bud rompe habitos de qualquer tipo: fumar,tlJrl:iJ!eru beber demais, ou qualquer padrao que venha a se

    lorlJ1l.arrn habito.o floral Chestnut Bud eleva 0mvel de consciencia aju-lundo a pessoa a aprender com os erros que comete na vidaI II' que eles nao sejam repetidos. '

    rab AppleEssa essen cia floral ajuda 0 organismo a liberar toxi-

    ~I S provenientes do uso de substancias toxicas tais comorogas e alcool ou do abuso de alimentos nocivos entreI o acucar. 0 acumulo deve ser reduzido e as toxinas eli-lnadas. '

    63