Flora da madeira

12
Floresta Laurissilva Escola Básica 2 e 3 ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade Ano Lectivo 2010/2011

description

livro com informação sobre as flores da floresta laurissilva

Transcript of Flora da madeira

Page 1: Flora da madeira

Floresta Laurissilva

Escola Básica 2 e 3 ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade

Ano Lectivo 2010/2011

Page 2: Flora da madeira

Saião ou Ensaião

São plantas de folha carnuda, sem caule ou com caule muito curto, que normalmente vive apenas dois anos, conhecida genericamente por Saião ou Ensaião. Na Primavera e no início do Verão as hastes de flores amarelas emergem do centro das rosetas de folhas que chegam a ter 30 cm de diâmetro. Este Ensaião endémico da Madeira vive agarrado a paredes rochosas com boa exposição solar. No Parque Ecológico pode ser observado desde as escarpas sobranceiras à Levada dos Tornos, até às proximidades do Pico do Areeiro.

2

Page 3: Flora da madeira

Hortelã de Cabra, Hortelã de Burro ou Mente Castro

Planta herbácea e subarbustiva, vivaz e bastante frequente no Parque Ecológico, ostenta as suas flores rosa esbranquiçadas durante o Verão. As folhas são aromáticas e a sua infusão funciona como excelente digestivo. Provoca igualmente bons resultados como calmante e antiespasmódica. Há quem afirme que também cura enfermidades do fígado e combate a hipertensão.

3

Page 4: Flora da madeira

Feto Redondo

É um feto pequeno, natural da Madeira, Canárias, Cabo Verde e África Ocidental, com folhas ligeiramente coriáceas e arredondado-reniformes. As páginas inferiores das folhas (frondes) têm esporângios dispostos regularmente ao longo das margens, lembrando o caseado do bordado da Madeira. Este feto com forma singular pode ser observado em pequenos núcleos nos taludes de materiais piroclásticos sobranceiros à Levada dos Tornos.

4

Page 5: Flora da madeira

Doiradinha

As suas flores com cinco pétalas amarelo-douradas, brilhantes e muito atractivas, surgem na Primavera em inflorescências corimbosas. Indígena da Madeira, Açores e Canárias, esta planta herbácea vivaz habita nos ambientes húmidos da Laurissilva onde ostenta folhas basais que chegam as 30 cm de largura. No Parque Ecológico também pode ser observada nas fissuras das rochas de maior altitude, mas com as folhas mais pequenas e mais coriáceas.

5

Page 6: Flora da madeira

Estreleira ou Malmequeres

Distribuição e Habitat: Subespécie endémica da Madeira que habita falésias rochosas da Ponta de São Lourenço.

Descrição: Arbusto que atinge 80 cm de altura, de folhas suculentas e flores brancas e amarelas.

Estatuto de Conservação e Ameaças: De acordo com o Conselho da Europa esta espécie é rara e estritamente protegida.

Observações: Época de floração de Março a Junho.

6

Page 7: Flora da madeira

Orquídea

Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Aspara gale, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, excepto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Meritoriamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.

7

Page 8: Flora da madeira

Estrelícia

CARACTERÍSTICAS:Também conhecida como ave-do-paraíso, por seu formato nos fazer lembrar uma vivaz e colorida ave, é uma herbácea que pode chegar a um metro e meio de altura, capaz de produzir flores, 5 a 8 ao mesmo tempo por muda, durante todo o ano, desde que cultivada sob luz solar intensa.Essa planta, no seu conjunto, produz um efeito exótico, muito elegante e extremamente belo.

BELEZA E ELEGÂNCIA:Pela sua beleza e elegância, porque dificilmente suas folhas e pétalas correm o risco de ser danificadas por motivos ambientais, e também porque oferecem muita facilidade no cultivo:As estrelícias são muito procuradas para composições de arranjos de flores e decorações de ambientes externos e internos.

8

Page 9: Flora da madeira

Echium nervosum (Massaroco)

Arbusto semelhante no porte e na folhagem.Existe nas zonas baixas da Madeira, até cerca de 300 metros, do Porto Santo e, também, das Desertas, sendo endémica deste arquipélago.

Sendo parte integrante de comunidades de vegetação xerófila, nomeadamente o zambujal madeirense e respectivas comunidades de substituição. A sua madeira foi utilizada para a criação de embutidos.

9

Page 10: Flora da madeira

Dracaena draco (Dragoeiro)

Page 11: Flora da madeira

Árvore muito curiosa, porque o seu porte faz lembrar o das palmeiras, podendo atingir mais de 15 metros. Tem um tronco cilíndrico muito direito, depois ramificando-se, com os ramos partindo todos da mesma altura.

Árvore que pode ultrapassar os 15 m de altura, de tronco robusto de material fibroso facilmente putrescível, de contorno irregular com até 5 m de diâmetro, com ramificação umbeliforme. Ritidoma de cor acinzentada, marcado por cicatrizes foliares e em geral fortemente fendilhado e com extensas porções secas e soltas.

Erva do Coelho10

Page 12: Flora da madeira

Pequeno arbusto endémico da Madeira e do Porto Santo, vivaz, com caules ramosos, que podem atingir mais de um metro. As folhas são cobertas de um tomento esbranquiçado. As flores surgem de Maio a Julho.

Apresenta-se como um arbusto perene de caules ramificados, que pode chegar aos 1,5 metros de altura.

Apresenta folhas ovado-cordiformes a ovado-triangulares de 5-12 centímetros, pubescentes na página superior e densamente branco-tomentosas na página inferior.

Bibliografia:http://plantassubarbustivasdalaurissilva.blogspot.co

m/2008/05/saio-ou-ensaio.html

http://ilhadamadeira.weblog.com.pt/arquivo/cat_flores_da_madeira.ht

11

12