Flores

27
Trabalho realizado pelo 6ºA Língua Portuguesa O Rapaz de Bronze Eco- escolas Prosepe

description

Eco escolas - o Rapaz de bronze

Transcript of Flores

Page 2: Flores

TRABALHO DE ARTICULAÇÃO

Língua Portuguesa / Eco-

escolas e Prosepe

6ºA

Trabalho realizado pelo 6ºA

Page 3: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

Após a leitura e análise do livro “0 Rapaz de Bronze” a docente de Língua Portuguesa sugeriu aos alunos que efectuassem pesquisas sobre as flores , plantas e árvores mencionadas na obra estabelecendo assim parcerias com os projectos mencionados, uma vez que um dos temas do ano é a Floresta.

Page 7: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

AvencaNome vulgar: AvencaNome científico: Adiantum

Propriedades/Características: Medicinal Propriedades diuréticas, sedativas, anti-inflamatório e expectorantes. Boa coadjuvante no tratamento de tosses, catarros, afecções bronquiais e rouquidão. Cosmética: O chá de avenca é excelente para lavagem e higiene do couro cabeludo, combatendo os males que atacam os cabelos.

Família: PteridaceaeOriginaria: Estados Unidos, Brasil, México e Antilhas

Page 8: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

•Uso caseiro •Uso culinário •Uso mágico

Curiosidades: ocorrem diversas variedades e forma hortícolas, uma das quais com folhas variegatas.O nome científico, Adiantum, deriva do grego 'adiantos' que significa 'que não se molha', pois as gotas de chuva deslizam sobre as folhas da avenca, sem molhá-las.

As Avencas preferem geralmente locais ricos em humus, húmidos, e com escoamento de água, variando de terrenos planos a paredes de rocha.

A maior diversidade de espécies encontra-se nos Andes - América do Sul. Também existe muita diversidade na Ásia com cerca de 40 espécies na China

Utilização:

Page 9: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

FLOR DE MUGUET

Page 10: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

.

Flor do MuguetNome Vulgar: Flor do Muguet ou Lliri de MaioNome Cientifico: Convallaria majalisEspécie: Convallaria majalisFamília: RuscaceaeOriginária: Hemisfério NorteCaracterísticas: Chega a atingir 20 cm de altura. As raízes são finas e o rizoma é longo. As folhas só são duas, de formaoval-lanceolada, de 2 a 4 cm de comprimento. Floresce na primavera.Cada planta faz entre 5 e 15 flores brancas aromáticas.O fruto é muito utilizada em jardinaria e como planta medicinal (para doenças do coração).Curiosidade: segundo a tradição cristã, simboliza as lágrimas da Virgem Maria, daí que esta flor também se chama lágrimas de Nossa Senhora.

Page 11: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

Tília

Page 12: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

Nome vulgar: Tília Prateada

Nome Cientifico: Tília Tomentosa

Espécie: Tília

Família: Tiliaceae

Origem: Sudoeste da Ásia e Península Balcânica

Propriedades: A tília serve para fazer chá. Tem uma boa madeira para artesanato e as suas flores são usadas para calmantes, …

Curiosidades: O chá da tília é calmante. É muito relaxante e é indicado em casos de febre.

A árvore em si tem uma sombra

fresca!

Page 13: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

Gira

ssol

Page 14: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

Nome vulgar: girassol

Nome cientifico: Helianthus Annus

Espécie: AsteraceaeFamília: Asteraceae

Originária: Estados Unidos Da AméricaPropriedades/características: ajuda acelerar o processo de cicatrização de feridas e amachucados e combater doenças da garganta e pulmonares.

São ricos em omega-6 possui 900 géneros

Page 15: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

MIMOSA

Page 17: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

FETO

Page 18: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

Nome vulgar: Fetos

Nome científico: Pteridium aquilinum

Descrição do feto: Espécie herbácia que surge espontaneamente e em grande quantidade por todo o território. A sua presença é indicadora de solos de boa qualidade.

Page 20: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

Nome vulgar: Gladíolo

Nome científico: Gladíolus L.

Espécie: Forma de espada, por conta da forma do seu caule.

Originário: África do Sul.

Família: Iridaceae.

Curiosidades: Símbolo de sinceridade está associado aos gladiadores. O gladíolo necessita de rega frequente, o solo deve ser mantido sempre húmido.

Propriedades/características: Planta herbácea bulbosa, com folhas alongadas e lanceoladas, nervuras paralelinérveas e cobertas com cutícula cerosa. Caule em forma de cormo (bulbo sólido), onde se formam as raízes.

Page 21: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

CARVALHO

Page 22: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

Nome vulgar: Carvalho

Nome científico: Querqus

Família: Fagaceae

Esta planta é originária da Península Ibérica e do Norte de África continental,Marrocos e Argélia.Características:Folhas: São árvores de folha caduca, folhas lombadas e têm uma cor verde forte.Casca: casca acinzentada Fruto: tem um fruto chamado bolotas ou glandes.É uma árvore muito alta podendo atingir os 25 metros.

Curiosidades:A infusão do pó da casca alivia as diarreias, disenteria e dispepsia. Gargarejada, combate as infecções da boca e garganta. Em uso externo, trata problemas vaginais e hemorróidas. Usada também em banhos oculares e como loção para peles irritadas.

Page 24: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

Nome vulgar: Glicínias ou lilases

Nome científico: Wisteria sinensis

Originaria: ÁsiaCuriosidadesPlanta vigorosa e lenhosa, a glicínia produz belos cachos de flores nas colorações brancas, lilás ou rosadas. São três as espécies disponíveis: Wisteria sinensis, Wisteria floribunda ou multijuga Wisteria macrostachya. A espécie Wisteria sinensis, nativa da China, apresenta cachos de flores com tamanho que não ultrapassa 30 cm. Já a Wisteria floribunda produz cachos floridos que podem atingir até 45 cm.A glicínia reproduz-se bem e floresce rapidamente por meio de estacas de galho.A planta necessita de sol directo para se desenvolver bem e florir bastante. Um cuidado especial: as glicínias necessitam de boas regas, principalmente nos períodos de crescimento e floração.

Significa: Ternura, beleza e amizade

Page 26: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

A urze é um arbusto muito ramoso, direito, que pode medir até 1,5 m, ou um pouco mais alta, com ramos jovens que formam uma copa, folhas lineares, obtusas, de 3,5 a 6 mm.

Têm um pé de folha muito curto, engrossado na base.As flores formam hacecilos apertados na terminação das ramas, em número de 4 a 8, com um pedúnculo muito curto, todas viradas para o mesmo lado e um

Page 27: Flores

Trabalho realizado pelo 6ºA

Floração: Na Primavera e no Verão começando nas localidades quente, logo em Fevereiro, em certas regiões encontram-se em flor quase todo o ano.

Da raiz obtém-se a melhor madeira para confeccionar cachimbo, e um excelente carvão. Planta bastante abundante e utilizada como lenha.As suas flores são mito utilizadas pelas abelhas.

Dá-se em florestas com bastante luz.

Suportam intensos frio