folha

40
COM EVENTO NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA, 06 DE SETEMBRO, NO CLUBE CRUZEIRO, FOLHA CELEBRA OS MELHORES MOMENTOS E A TRAJETÓRIA DE SUCESSO DO ÚNICO BISSEMANAL DA REGIÃO. PÁGINA 05 Folha celebra 15 anos com Jantar Dançante CANTOR do hit “Ai se eu te pego”, durante apresentação que durou cerca de duas horas, sacudiu o público presente no Pavilhão da Expovale, em Braço do Norte, na última sexta-feira. Página 04 Conheça o processo da notícia ENCARTE ESPECIAL Crescimento e o futuro da Folha Relembre momentos históricos Empresas contam suas histórias INESQUECÍVEL É HORA DE COMEMORAR Região do Alto Vale do Rio Tubarão - Quinta-feira, 06 de setembro de 2012 | Ano XVI | Edição 930 EDIÇÃO BISSEMANAL R$ 2,50

description

folhadovale

Transcript of folha

COM EVENTO NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA, 06 DE SETEMBRO, NO CLUBE CRUZEIRO, FOLHA CELEBRA OS MELHORES MOMENTOS E A TRAJETÓRIA DE SUCESSO DO ÚNICO BISSEMANAL DA REGIÃO. PÁGINA 05

Folha celebra 15 anoscom Jantar Dançante

CANTOR do hit “Ai se eu te pego”, durante apresentação que durou cerca de duas horas, sacudiu o público presente no Pavilhão da Expovale, em Braço do Norte, na última sexta-feira. Página 04

Conheça o processo da notícia

ENCARTE ESPECIAL

Crescimento e o futuro da Folha

Relembre momentos históricos

Empresas contam suas histórias

INESQUECÍVEL

É HORA DE COMEMORAR

Região do Alto Vale do Rio Tubarão - Quinta-feira, 06 de setembro de 2012 | Ano XVI | Edição 930 EDIÇÃO BISSEMANAL R$ 2,50

Santo do dia 06 de setembro

Hoje, celebramos a memória deste Magno (Grande) de Cristo: São Gregório I. Nascido em Roma no ano 540, numa família nobre que muito o motivou à vida pú-blica.

Gregório (cujo nome signifi ca “vigilante”), chegou a ser um ótimo prefeito de Roma, pois era desapegado dos próprios interesses devido sua constante renúncia de si mesmo. Atingido pela graça de Deus, São Gregório chegou a vender tudo o que tinha para auxiliar os pobres e a Igreja.

São Bento exercia forte infl u-ência na vida de Gregório, por isso, além de ajudar a construir muitos mosteiros, entrou para a vida religiosa do “Ora et Labora”.

Homem certo, no lugar certo, este foi Gregório que era alguém de senso de dever, de medida e dignidade. Além da intensa vida interior, bem percebida quando escreveu sobre o ‘ideal do pas-tor’:” O verdadeiro pastor das almas é puro em seu pensamento. Sabe aproximar-se de todos, com verdadeira caridade. Eleva-se aci-ma de todos pela contemplação de Deus.”

São Gregório Magno

Somos pessoas em busca de significados, ainda que não resolvemos nada. Mas,

devemos continuar tentando. Sem querer ou querendo, so-mos nós que fazemos nossos destinos. A palavra destino, não sei sua origem, mas deve ter al-guma correlação com a palavra: Destinatário. Destinatário essa palavra quando usamos esta-mos enviando alguma coisa a alguém com objetivo. Ou seja, somos assediados por muitas solicitações, pois, grande é a intromissão em nossas vidas. Muitas coisas nos atraem, os ritmos são acelerados.

O que, aliás, torna a vida in-teressante? É preciso muita

al ienação para não sentir o desconforto que reina em nossa sociedade e na nossa cultura. Somos uma geração que está demasiadamente tomando mui-tos remédios depressivos, para tentar controlar o tamanho da nossa tristeza. Remédio para depressão é um comprimido que quer dar sentido a uma vida que talvez esteja sem sentido. Então, conhecimento interior é o me-lhor comprimido que podemos tomar. A vida de cada um deve ser um instrumento primeiro.

Desânimo e tristeza estão se instalando. Expressões como: estou muito triste, cansei, não acho mais sentido pra nada, ocupam grande espaço em nos-

so meio. Além disso, não acho que tudo tenha piorado, que os tempos de hoje são piores do que antigamente. Penso sim que estamos vivendo um momento muito rico, de muitas possibili-dades e disponibilidades, de me-lhores salários, de uma melhor compreensão dos fatos. Estamos sim mais inteligentes. Se pensar-mos melhor, são poucas pessoas que vivem na miséria.

Nossa vida melhorou, nossa qualidade de vida está ficando cada vez melhor. Por que con-tinuamos tristes, deprimidos? Existem muitos fatores para a tristeza, não quero dizer aqui que devamos ficar felizes vinte e quatro horas por dia. Penso que

é sim também nossa obrigação fazer com que nossa vida fique melhor, com menos choros e reclamações. Podemos apren-der a ser um pouco mais legais, aprender um pouco mais o que dizem os sábios e aplaudir quem se dispõe a fazer coisas boas.

Superados os desafios mais chatos, todos temos a oportu-nidade de sermos felizes, não é preciso enganar aos outros e nem a nós mesmo, não é preciso torturar ou explorar alguém para nos sairmos bem nessa caminha-da. Vamos olhar para o lado bom da vida em vez de reclamar da mulher, do homem, vamos tentar entender o pai a mãe, em vez de nos enchermos de suspeitas...

A vida com mais simplicidades

OpiniãoBN, 06 de setembro

2012

02 Página

Psicólogo CRP 12/05587 [email protected]

Robson Kindermann. Sombrio

Independência do Brasil

06 de setembro

Dia do Alfaiate

Ofi cialização da letra do Hino Nacional

07 de setembro

Dia Ofi cial da Farmácia Dia da Amazônia

05 de setembro

E-mail: [email protected]

Luiz Antônio Brescianini

Eis que 15 anos se passaram! Tudo é muito rápido, chega a assustar! E quando paramos

para pensar um pouco, se o caminho foi bem trilhado, as recordações e as lembranças são muitas e valiosas. Não poderia falar dos 15 anos da Folha sem lembrar-me do amigo e saudoso Farias, a relação de todos os dias com a entrega do jornal, especialmente nas sextas feiras, quando trazia, sorridente, os jornais. Foram anos e anos. Outro que tem uma dedicação especial é o Antonio Faust, o “Kulinha”. Que participação! Acompanha o esporte de nossa região com amor e zelo, pois entende o valor do mesmo na saúde e na formação do caráter dos seus praticantes. Enfi m, a

toda a equipe, os atuais e todos que já passaram e escreveram com brilhantis-mo a vida e a história deste jornal. Ao Fernando Freitas, o retrato mais real é vermos o Luiz Fernando, já maior que o pai, que nasceu praticamente junto ao jornal e hoje vive juntamente. Cresceu, desenvolveu e já faz as suas coberturas. São 15 anos de erros e acertos, faz parte, pois a vida é assim. Também a homena-gem ao Carlos Angulski, fundamental e importante ao lado de outros baluartes que iniciaram este projeto. A todos que nos incentivaram, o nosso muito obri-gado, as desculpas pelos equívocos e falhas. A intenção sempre foi no intuito de acertar. Parabéns a toda a equipe! Valeu e vem muito mais pela frente.

O Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína. Os estudos são do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas, da Universidade Fe-deral de São Paulo. Foram ouvidas 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do país. O Brasil representa 20% do consumo mundial do crack. A co-caína fumada, o crack e o oxi já foi usada pelo menos uma vez por 2,6 milhões de brasileiros. Os resultados são do estu-do, que têm o nome de Levantamento Nacional de Álcool e Drogas.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fe-tag) pode recorrer à Justiça para que pequenos criadores de aves e suínos recebam milho adquirido em vendas a balcão e que já pagaram pelo produto há mais de 60 dias. Não chegam os problemas e ainda calote à vista?

A temperatura vai subindo e as acu-sações e ataques vão aumentando em nossa Comarca. É a reta final de cam-panha. Como já estou na região desde 1993, acompanhei diversos pleitos e tenho amigos em todos os flancos e em todas as cidades, gostaria que os candidatos refletissem bem sobre as ações a serem assumidas. O tempo passa, as feridas cicatrizam, mas sem-pre ficam as marcas. O amanhã a Deus pertence e podemos ajudar que seja melhor. Uma eleição é somente mais um fato em nossas vidas, portanto não é fato final, aliás, já tirou a vida de muitas pessoas pelo destempero de outras. Vamos realizar neste final de campanha um pleito inteligente, e que as propostas de governo, não as finan-ceiras, sejam o tema para o debate e a busca do voto.

Campeão

E o milho?

Eleições

Folha

Esta foi a comitiva braçonortense que participou do 10º Seminário Internacional de suinocul-tura, no Guarujá, em São Paulo, promoção da Agroceres Pick: Aldo Meurer e Lene Kuerten Meurer, Roni e Helenize Meurer, Valdirio e Délci Heidemann, Irineu e Vanda Heidemann, Valmor e Nega Cechinel, Vanderlei e Katia Cechinel e ainda as jovens Renata e Carla Ce-chinel. Foto da chegada no Aeroporto Hercílio Luz, todos com cara de querer mais, já com saudades do evento.

Na foto

Página 03Rafael Matos

e-mail: [email protected]

BN, 06 de setembro de

2012

03 Página

tosm.br

Apesar da queda na inadimplência, endividamento está crescendo 20% ao ano. Setenta por cento das

famílias brasileiras têm dívidas no cartão de crédito. Carnês aparecem como o se-gundo principal tipo de pendência entre os brasileiros endividados. Estes são apenas alguns exemplos de notícias que têm sido divulgadas ultimamente sobre a economia que afeta diretamente o cidadão.

Embalados pela estabilidade econômi-ca, os brasileiros estão gastando mais, consumindo mais e, por consequência, se endividando ainda mais. O problema afeta famílias de todas as classes sociais, mas,

obviamente, quem tem um salário melhor e possibilidade de mais crédito acaba tendo as maiores dívidas. O dinheiro parece que nunca é sufi ciente.

Em geral, nos faltam noções de econo-mia doméstica e até mesmo uma educação financeira para saber administrar um salário e as despesas de uma família. A matemática básica diz que não dá para gastar mais do que se ganha. Mas muita gente soma aos seus recursos os limites dos cheques bancários e dos cartões de créditos que são tão acessíveis. Dessa forma fi ca difícil fechar a conta e mais difícil ainda é retomar o equilíbrio depois de alguns meses

de pagamentos de juros altíssimos.Quem está com as contas em dia é claro

que está tranquilo, mas, a médio prazo, uma economia formada por empresários e famílias endividadas pode afetar a todos. Os avisos estão sendo dados a toda hora e vêm de todos os cantos do mundo.

O cidadão em geral é bombardeado com campanhas de incentivo ao consumo. É muito difícil resistir, mas se passarmos a dar mais valor para princípios sociais básicos como a educação a gente aprende a gastar certo e a viver bem. Livre de dívidas e preocupações fi nanceiras até o sono fi ca melhor.

Educação econômicaCinquenta e cinco anos separam

o candidato mais idoso e o mais jovem de Tubarão nas eleições de 2012. O taxista Harilton Cardoso, 75 anos, é natural de Tubarão e disputa o cargo de vereador pelo PRP. Pelos registros do TRE, em 1982 disputou uma eleição pela primeira vez. Já o estudante He-ron Colonetti, de 20 anos, disputa o cargo de vereador pelo PSD, também pela primeira vez.

Experiência e renovação

Os candidatos a prefeito de Tuba-rão voltam a participar de debate na Unisul TV no próximo domingo, 09 de setembro. Será o segundo dos três encontros acertados entre a emissora e coordenações de campa-nha. Carlos Stüpp (PSDB), Edinho

Bez (PMDB), Olavio Falchetti (PT) e Pepê Collaço (PSD) estarão frente a frente a partir das 21 horas. O programa pode ser acompanhado pelo Canal 4 Tubarão, Canal 22 TVCabo, Canal 26 Laguna e Rádio Bandeirantes 1090 AM.

Há 10 anos na Folha

Propostas de cada um - Em Braço do Norte os candidatos a prefeito competem em tudo em busca do voto. Até no tamanho da proposta de governo registrada no TRE há disputa para quem consegue escrever mais. Ademir Matos (PMDB) registrou uma proposta com 31 páginas. Já Vânio Uliano (PP) registrou proposta com sete páginas. Não se pode dizer que os candidatos não incentivam a leitura!

Charge do JBguedes

Foto: Anderson Paes

Há 10 anos na FolhaA edição 285 da Folha, de 06 de setembro de 2002 destacava as seguintes manchetes:GP recebe obras esta semanaOAB entrega sala para advo-gadosBN se destaca nas categorias de baseContador entra em coma ao realizar cirurgia

Sozinho na telaO debate programado entre os candidatos a prefeito de

Imaruí não aconteceu. Manoel Viana (PT) alegou compro-missos de agenda inadiáveis e Amarildo Souza (PSD) fi cou sozinho no estúdio para uma entrevista. Aproveitou para explicar e contar o seu lado da história, temas polêmicos como a construção da penitenciária industrial, a nucleação das escolas e ainda alfi netar o adversário ausente.

11, 15, 45, 55...

O Assessor do deputado estadual Joares Ponticelli e coordenador regional do PP, Laércio Menegaz, é um destes exemplos. Esteve presente em todos os qua-tro debates realizados pela Unisul TV até agora, mas ainda não repetiu o núme-ro. Em Tubarão o PP está

coligado com o PMDB (15), Imbituba com o PSDB (45), em Jaguaruna é cabeça de chapa (11) e em Imaruí está coligado com o PSD (55). O próprio Menegaz concorda que esta confusão atinge o eleitor e, “sem reforma eleitoral, vamos continuar assim”, lamenta.

www.folhaojornal.com.br

GeralBN, 06 de setembro de 2012 www.folhaojornal.com.br04

Em show, Michel Teló canta e encanta fãs da região

Cantor do hit “Ai se eu te pego”, durante apresentação que durou cerca de duas horas, sacudiu o público presente no Pavilhão da Expovale na última sexta-feira

Mais um show para entrar para a histó-ria foi realizada na noite de sexta-feira, 31 de agosto, em Braço do Norte. O público se encantou, na noite de sexta-feira, 31 de agosto, com o músico que conquistou o Brasil e o mundo: Michel Teló.

Esbanjando alegria e simpatia, o can-tor do hit “Ai se eu te pego”, Michel Teló, subiu no palco do Pavilhão da Expovale por volta da 1h30min de sábado, para o delírio dos fãs.

Antes disso, o músico atendeu a im-prensa e revelou o seu encantamento com a hospitalidade Michel agradeceu o carinho dos fãs. “Lembro que há uns sete anos, quando eu ainda fazia parte do Tradição, estive em Gravatal e as pessoas daqui nos receberam muito bem. Novamente sinto esse carinho e só tenho a agradecer esse povo lindo, que gosta da minha música e abraçou a minha carreira solo. Santa Catarina é um estado maravilhoso e eu amo demais o povo daqui”, declarou Michel, minutos antes de subir no palco.

O músico ganhou, novamente, as paradas de sucesso com o novo hit, esse em parceria com o Sorriso Maroto. A nova música, “É nóis faze Parapapá”, já está na boca dos fãs e o público comprovou que o sucesso já caiu no gosto dos fãs da re-gião. No entanto, Michel deixou no ar que um possível novo sucesso pode pintar como o som do verão. “Acho muito cedo para apostar nessa nossa música como

o hit do verão, porque ainda falta muito tempo, mas sei que o pessoal já está can-tando a mil por hora”, completa o cantor.

De acordo com Djalma Marcelino, um dos organizadores do evento, o show foi cercado pelo sucesso que já era esperado antes mesmo de ele acontecer. “O públi-co compareceu e, com certeza, não se arrependeu do que viu. As expectativas

foram superadas e mais uma vez foi pos-sível trazer a Braço do Norte um grande show nacional”, declara Djalma.

MICHEL Teló cantou seus principais hits durante show em Braço do Norte

Confira na Folha Online o vídeo do show de Michel Teló

Geral BN, 06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br 05

ContabilizandoTire suas dúvidas: (48) 3658 3948 / (48) 3658 [email protected] - Baggio Contabilidade, Rua Gov. Jorge Lacerda, Nº1333, 1º andar, Centro - Braço do Norte

Por Aline Patricio Ferreira [email protected]

A Instrução Normativa SIT nº 99, de 23.08.2012, publicada no DOU de 24.08.2012 e retifi cada no DOU de 30.08.2012, dispõe sobre a fi scalização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS e das Contribuições Sociais - CS instituídas pela Lei Complementar nº 110, de 29.06.2001.Cabe à Secretaria de Inspeção do Trabalho - SIT defi nir os projetos nos quais deve ser obrigatória, em todas as ações fi scais, a in-clusão dos atributos relacionados à verifi cação de regularidade dos recolhimentos do FGTS, das CS e da formalização do vínculo de em-prego nas ordens de serviço - OS.O período mínimo a ser fi scalizado deve ter como início e término, respectivamente, a primeira com-petência não inspecionada e a penúltima competência exigível, defi nida por ocasião do encerra-mento da ação fi scal, facultando-se ao Auditor Fiscal do Trabalho - AFT atingir até a última.Se durante a ação fi scal o AFT constatar indício de débito não notificado, a fiscalização deve retroagir a outros períodos, para fi ns de levantamento de débito.O AFT deve notifi car o emprega-dor, por meio de Notifi cação para Apresentação de Documentos - NAD, para apresentar livros e documentos necessários ao desenvolvimento da ação fi scal, inclusive a apresentação em mídia e formatos acessíveis à fi scalização, arquivos digitais, em meio magnético ou eletrônico, quando mantidos pelo empre-gador e quando entender serem necessários ao exercício de suas atribuições legais.O AFT deve observar o critério da dupla visita para a lavratura de autos de infração, na forma do art. 627 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, do art. 6º, § 3º, da Lei nº 7.855, de 24.10.1989, e do art. 55, § 1º, da Lei Complementar nº 123, de 14.12.2006, não se apli-cando este critério para a emissão das notifi cações de débito.Em caso de fi scalização de em-pregador que adote controle único e centralizado de documentos sujeitos à inspeção do trabalho, a instrução normativa sob comento determina regras diferenciadas.O AFT pode examinar livros contá-beis, fi scais e outros documentos de suporte à escrituração das empresas, assim como apreender documentos, arquivos digitais, materiais, livros e assemelhados, para a verifi cação da existência de fraudes e irregularidades, mediante termo lavrado de acordo com a Instrução Normativa nº 89, de 02.03.2011.

Do Procedimento de Verifi cação do RecolhimentoO AFT deve verifi car o recolhimen-

to do FGTS e da CS incidentes so-bre a remuneração paga ou devida aos trabalhadores, nos seguintes percentuais, estabelecidos em lei:I - FGTS, à alíquota de 8%;II - Contribuição Social prevista no art. 2º da LC nº 110, de 2001, à alíquota de 0,5%.Na verifi cação do recolhimento do FGTS, o AFT deve observar ainda os seguintes percentuais:a) nos contratos de aprendizagem previstos no art. 428 da CLT, o percentual de 2%;b) no período de fevereiro de 1998 a janeiro de 2003, o percentual de 2% a 8% nos contratos por prazo determinado instituídos pela Lei nº 9601, de 21.01.1998.A norma sob comento ainda trata da Identifi cação da Base de Cál-culo, orientando quais verbas inte-gram a remuneração dos trabalha-dores e quais não a integram; da Forma e Prazo do Recolhimento; do FGTS e da Contribuição Social na Rescisão ou na Extinção do Contrato de Trabalho; entre outros.Ao constatar irregularidade, o AFT deve proceder ao levantamento do débito, individualizado por empregado, e emitir a notifi cação respectiva para que o empregador recolha a importância devida.Ao constatar ser irregular o for-necimento de mão de obra, atri-buindo-se ao tomador do serviço a responsabilidade pelo vínculo empregatício dos trabalhadores, o AFT deve expedir a notifi cação de débito de FGTS e CS contra o tomador.Os depósitos de FGTS e CS eventualmente realizados pelo prestador de serviços, decorren-tes dos contratos de trabalho de terceirização, devem ser abatidos do débito apurado.A IN dispõe também dos procedi-mentos da fi scalização em Grupos Econômicos, em Órgãos Públicos, Frente a Confissões de Dívida na Caixa Econômica Federal, e procedimentos Especiais.Considera-se não quitado o FGTS pago diretamente ao empregado, à exceção dos pagamentos efetu-ados até 15 de fevereiro de 1998, relativos ao mês da rescisão, ao imediatamente anterior e à inde-nização compensatória.A apresentação de Certifi cado de Regularidade do FGTS - CRF pelo empregador não inibe o levanta-mento e a emissão da notifi cação de débito.Por fi m, o AFT deve emitir Noti-fi cação de Débito do Fundo de Garantia e da Contribuição Social - NDFC, quando for constatado débito por falta de recolhimento ou recolhimento a menor do FGTS e das contribuições sociais.Esta Instrução Normativa entra em vigor em 10 de setembro de 2012 e revoga a Instrução Normativa SIT nº 84, de 13.07.2010.

Fundo de garantia do tempo de serviço - regras de fiscalização

Informe publicitário

Telefone: (48) 3658 3948

Folha comemora 15 anos de história nesta quinta

Com jantar dançante na noite desta quinta-feira, 06 de setembro, no Clube Cruzeiro, Folha celebra a história do jornal

É hora de comemorar. Nesta quinta-feira, 06 de setembro, a Folha está em festa e cele-bra os 15 anos de história do único jornal bissemanal da região. Para celebrar a data, a Folha reúne amigos e convi-dados em um jantar dançante no Clube Cruzeiro, em Braço do Norte, a partir das 21 horas.

O evento terá a animação da Banda Megatons, que tem entre os seus integran-tes o músico Giovanne, que encantou o Brasil com uma apresentação com o seu acor-deom e ganhou o direito, através de uma promoção do Fantástico, de conhecer o ex-Beatle Paul McCartney, durante o show que fez em Florianópolis. Com um reper-tório eclético e diversifi cado, a banda tubaronense promete agitar o público presente. O jantar será servido pelo reco-nhecido Restaurante Souza, de Grão-Pará, o mesmo que serve, com maestria e sabor inigualável, o Top de Mídia, também promovido pela Folha.

De acordo com a gerente comercia da Folha, Márcia Della Giustina Matos, cerca de 200 casais são esperados no jantar dançante. Ainda durante o evento, os presen-tes irão concorrer a presentes oferecidos pela Folha, pois serão sorteados um Tablet e uma TV 32 polegadas para dois sortudos.

Aqueles que ainda não adquiriram os ingressos para o jantar, mas não querem deixar de participar desta comemoração, ainda dá tem-po. Os ingressos estão sendo vendidos na sede da Folha. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3658 4555.

Bailarinos abrilhantam o eventoOs casais que prestigiarem o jantar

dançante em comemoração aos 15 anos da Folha ainda terão a oportunidade de apreciar duas apresentações de dança, ambas do Stúdio de Dança Raquel Pereira, de Braço do Norte. O grupo Juvenil, que já contabiliza várias premiações e que no último fi nal de semana participou do Santa

Catarina Dança, em Florianópolis, com três apresentações e que trouxe um título, irá apresentar a coreografi a “De um jeito dife-rente”. 16 bailarinos prometem fazer bonito na abertura do jantar. Em seguida, o casal Raquel Pereira e Ramon Vieira, ambos bai-larinos, apresentam um número de bolero para inspirar os casais presentes no evento.

JOVENS bailarinas se apresentam nesta noite, durante o jantar dançante da Folha

Café da Folha ESPECIALE-mail: [email protected], 06 de

setembro de 2012

06 Página

Por Suellen Souza

Publicação bissemanal Edição com tiragem de 4.020 exem-plares e circulação nas cidades de Braço do Norte, São Ludgero, Orleans, Rio Fortuna, Gravatal, Santa Rosa de Lima, Grão-Pará, Armazém e Tubarão - Santa Catarina.

Fernando Freitas (Registro - SC 01435-JP)

Diretor Geral jornalista responsável

[email protected]

Folha do [email protected]

Redaçã[email protected]

Departamento [email protected]

Departamento [email protected]

Registro [email protected]

[email protected]

Fone/Fax (48) 3658 4555

ENDEREÇO:Rua Frederico Kuerten, no 53

Centro | Braço do NorteSanta Catarina | CEP 88.750-000

EXPEDIENTE www.folhaojornal.com.br

Com Estener Soratto de vice, Stüpp utilizará a experiência que adquiriu durante os oito anos como prefeito para administrar a Cidade Azul

Stüpp deseja continuar o trabalho iniciado no ExecutivoPor que vocês deci-

diram se candidatar ao Executivo municipal?

Stüpp - Eu já governei a cidade de Tubarão por oito anos e consegui promover uma série de obras e ações que contribuíram muito para o desenvolvimento da cidade. Volto a disputar a prefeitura, juntamente com o jovem Estener So-ratto, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho sério e profissional que já implantamos na prefeitura quando lá estivemos. Prin-cipalmente porque nossa cidade está vivendo um grande momento, graças às obras de infraestrutura que começam a ganhar corpo, como a duplicação da BR 101, o aeropor to regional, o porto de Imbi-tuba.

Qual a área que hoje esta carente de atenção no seu município?

Stüpp e Estener - Pre-tendemos atuar em cinco áreas prioritárias: Saúde, E d u ca çã o, Açã o S o c i a l, Segurança e Geração de Emprego e Renda. O admi-nistrador que fizer bem fei-to nessas cinco áreas será um vencedor e é assim que queremos ser lembrados pelo povo.

Em que pasta vocês pretendem investir mais caso forem eleitos?

Stüpp e Estener - A po-pulação de Tubarão precisa de oportunidades. Vamos implantar o programa San-to de Casa Aqui Faz Milagre 2. Com ele investiremos no incentivo ao empresário local, criando novos nú-cleos de empreendedores, programas de crédito, in-cubadoras tecnológicas e capacitação de mão de obra.

O s o rç a m e nt o s d o s municípios são reduzi-dos, não é possível fazer grandes obras só com recursos próprios. Como

vocês pretendem garan-tir o dinheiro para os investimentos que pre-tendem fazer em suas cidades?

Stüpp e Estener - Quan-do assumi a prefeitura em 2001 o orçamento de Tu-barão era de R$ 24 milhões ano, hoje gira em torno de R$ 150 milhões. Se com aquele orçamento reduzi-do já conseguimos fazer a cidade dar um salto de desenvolvimento, acredito que agora faremos muito mais. Não ficaremos, no entanto, apenas com o orçamento próprio, busca-remos junto aos governos estaduais e federais, com projetos inovadores, recur-sos extras para adminis-trarmos Tubarão.

Por que a população de sua cidade deve lhes

escolher para comandar o município?

Stüpp e Estener - Por-que dos quatro candidatos que existem, eu sou o único que a população já conhe-ce. Eu já fui testado e apro-vado pelos tubaronenses. Quando saí do governo de Tubarão , eu tinha mais de 80% de aprovação. Fiz um governo sério e competen-te. Por isso, acredito que eu mereço voltar à prefeitura do nosso município.

Stüpp, uma das ques-tões que ganhou grande proporção recentemente foi a que trata da falta de certidões negativas da prefeitura de Tubarão durante o seu mandato. Como você está tratando esta situação e o que tem para falar disto?

Stüpp - Em meu gover-

no, como prefeito, fiz di-versos convênios com os governos estadual e fede-ral. Fiz empréstimos para obras e todos foram pagos. Nunca tive problemas com cer tidões negativas. No governo do prefeito Ma-noel Ber toncini, que me sucedeu, também vários convênios foram realiza-dos e obras com recursos estaduais e federais estão sendo feitos no municí-pio. Estão aí a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, a Arena Multiuso, construção de escolas e postos de saúde. Tudo isso exigiu a apresentação das negativas e a prefeitura as teve, tanto que as obras es-tão em pleno andamento. Há um pouco de exagero e motivação política nessa questão.

Conheça os candidatos

Pepê Collaço e Edson

Stüpp e Sorato

Candidato a prefeito Felippe Luiz Collaço, o Pepê (PSD), 34 anos, é casado com Bruna Brunel Alves Collaço e advogado especialista em direito público. Em 12 anos de atuação políti-ca, exerceu dois mandatos de vereador. Foi presidente da Câ-mara, vice-prefeito e é prefeito de Tubarão. Filho de Luiz José Collaço e Irene Botega Collaço. Pepê Collaço perdeu a mãe logo após a primeira eleição para vereador. Na Presidência da Câmara, Pepê Collaço, implementou uma série de medidas que resultaram na economia do dinheiro público. Agora, na Prefeitura, com coragem e determinação, realiza um novo governo: trabalho sério pra Tubarão crescer.

Já o vice-prefeito Edson Fogaça (PPS), 53 anos, dedicou a vida para cuidar das pessoas que mais precisam. Casado com Noilda Fogaça, tem três fi lhos: Eduardo, Jonatha e Gisele, uma nora, Alane e uma neta, Laura. Presidiu por duas vezes o Rotary Clube de Tubarão, fez parte da diretoria da Combemtu desde 1998 e esteve na presidência por mais de quatro anos, onde intensifi cou o Programa Adolescente Aprendiz. Com experiência na área administrativa, tem atuação em ações sociais voluntárias que benefi ciam famílias que precisam do apoio de entidades como a Apae, Abrigo dos Velhinhos, de Tubarão, entre outras. Esta experiência vai garantir a huma-nização do governo da cidade.

O candidato a prefeito de Tubarão, Carlos José Stüpp (PSDB), 51 anos, é casado com Vera Lúcia Campos Stüpp e tem três fi lhos: Carla, Carlos Júnior e Caroline. Foi um dos fun-dadores da Associação dos Jovens Empresários de Tubarão, presidente da CDL de Tubarão, da Federação das CDLs de Santa Catarina e da Confederação Nacional de Dirigentes Lo-jistas. É membro do Rotary Club de Tubarão Sul, foi presidente do Comitê da Bacia do Rio Tubarão e do Conselho Curador da Unisul. Foi prefeito de Tubarão em dois mandatos. Recebeu título de Prefeito Amigo da Criança da ABRINQ, o Prêmio Pre-feito Empreendedor do SEBRAE e o prêmio Tucano de Ouro, como o melhor prefeito do PSDB do Brasil. Foi candidato a Deputado Estadual em 2008 obtendo mais de 23 mil votos.

Já o candidato a vice-prefeito, Estener Soratto da Silva Jú-nior (PSDB), 35 anos, é casado com Graziele De Souza Soratto da Silva, com quem tem o fi lho Manoel. É formado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí, com especializações em Processo Civil e Direito Notarial e Registral. É fi lho do ex-prefeito de Tubarão Estener Soratto da Silva e Marilza Rosalba Raulino da Silva. Atua profi ssionalmente no escritório Corrêa & Soratto Advogados Associados. Foi secretário municipal de Indústria e Comércio e Secretário de Gestão Municipal no governo do prefeito Manoel Bertoncini.

Especial EleiçõesChegou a hora de ouvir as propostas e conhecer um pouco

melhor a história dos candidatos que disputam a prefeitura de Tubarão. Diferente do que vimos até agora, a Cidade Azul tem quatro candidato na disputa da prefeitura. Stüpp, Pepê Collaço, Edinho Bez e Olávio Falchetti. Como são quatro candidatos, as entrevistas serão feiras em duas etapas. Nesta semana participaram o ex-prefeito Carlos Stüpp com o seu vice Estener Soratto e o atual prefeito Pepê Collaço com o seu vice Edson Fogaça. Os postulantes responderam perguntas elaboradas pela jornalista Suellen Souza e expuseram os seus projetos para o futuro da Cidade Azul, que você, leitor, confere ao lado. Na próxima semana serão expostas as entrevistas de Olávio Falchetti e Edinho Bez.

EX-PREFEITO Carlos Stüpp disputa a eleição com o jovem Estener Soratto de vice.Candidatos unem a experiência com a renovação

ELEIÇÕES 2012www.folhaojornal.com.br

BN, 06 de setembro de 2012 07

Atual prefeito de Tubarão, que tem Edson Fogaça como vice, quer fazer a receita da Cidade aumentar, para que o desenvolvimento aconteça

Pepê quer fazer Tubarão crescer e se desenvolver

Por que vocês decidiram se candidatar ao Executivo municipal?

Pepê - Porque acredito que Tubarão vai passar nos próximos anos por um grande momento de crescimento. Depois de tantos anos de descaso da BR-101, que travou o desenvolvimento eco-nômico de uma região, Tubarão, por ser cidade polo sentiu isso. Eu acredito que chegou o momento da cidade e nós temos a capaci-dade plena e competência para fazer um bom trabalho. Com os pés no chão, sem prometer algo que não pode ser cumprido, mas para fazer um governo para discutir e realizar as questões bá-sicas da cidade, que é o que está precisando Tubarão. Também queremos preparar a cidade para que, no futuro, sejamos um mu-nicípio rico e capacitado para dar qualidade de vida à nossa gente, principalmente para os jovens. Eu acredito que dentro desse princí-pio, dentro dessa lógica, a gente vai poder fazer um bom trabalho.

Qual a área que hoje está carente de atenção no seu município?

Pepê e Edson - Tubarão, por ter uma receita com falta de empreendedorismo nos últimos anos, e pelo impacto negativo do desenvolvimento econômico da região, fi cou carente em muitos serviços. Precisamos melhorar a saúde, apesar de em termos de estrutura física ser uma das melhores do Estado, mas nós precisamos humanizar mais a saúde. Ter mais médicos, mais remédios. O trabalho do poder público tem que ser mais efi-ciente. Na educação, temos que qualifi car. Com a qualifi cação do professor, implantar uma escola integral, colocar mais creches na cidade. Investir em atividades que fomentem o empreendedo-rismo e partir para qualifi cação de mão de obra. Preparar a cida-de para que possa receber novas empresas e que as empresas da-qui cresçam. O nosso objetivo é aumentar a receita do município, fazer com que o município arre-cade como arrecada as grandes cidades do Estado. Dessa forma

vamos poder fazer as obras que o cidadão anseia. Para isso tem que fomentar o empreendedo-rismo, qualifi car a mão de obra e criar pequenos eixos industriais, incentivando para que o parque industrial da Tractebel vire reali-dade. Eu acredito que desta for-ma a cidade seja transformada em quatro anos.

Em que pasta vocês preten-dem investir mais, caso forem eleitos?

Pepê e Edson - Saúde e Social, pois temos que atingir o cidadão mais carente, para fazer com que Tubarão cresça de maneira igualitária. Que a gente possa fazer com que o serviço público atinja o cidadão que precisa e fomentar o empreendedorismo. Toco muito nisso porque preci-samos gerar riqueza e aumentar receita para dar a resposta para o cidadão que espera uma respos-ta da gente. Porque hoje a cidade está acanhada e ao fazer isso nós vamos conseguir cumprir com as obrigações.

Por que a população de sua cidade deve lhe escolher para comandar o município?

Pepê - Porque nós estamos apresentando um modelo dife-rente de tudo quanto é gestor que já passou pelo município. O nosso plano de governo é dife-renciado dos outros porque eu

acredito que Tubarão não está na hora de prometer questões que são impossíveis de fazer. Está na hora de discutirmos questões básicas da cidade e prepará-la ela para esse crescimento que vai acontecer. Estamos trabalhando e mostrando nosso plano de trabalho de forma muito séria e transparente, aquilo que pode e como pode ser feito e não colocar um plano de governo é pé no chão e consciente daquilo que pode ser feito. A nossa proposta é de seriedade e transparência para o cidadão naquilo que pode ser feito. Se formos eleitos, nós podemos fazer um baita de um governo, um governo dife-renciado que apresente muitas soluções que há décadas não é feito na cidade de Tubarão. Eu me preparei muito para ser o prefeito da cidade e me sinto apto para fazer um governo de quatro anos, eu e o Edson. Para transformar essa cidade de ma-neira consciente.

Pepê, o que mudou na sua visão, como gestor público, após você assumir o coman-do da prefeitura de Tubarão?

Pepê - Ser prefeito não é uma tarefa fácil. Principalmente por-que peguei a prefeitura num período eleitoral. Tive que tomar atitudes que não agradaram grupos na cidade. Estou sofrendo

perseguições por isso. Quando pediram a minha impugnação por causa de uma besteira de facebook, pediram porque rastre-aram a minha vida, mas não en-contraram nada que manchasse a minha carreira política, a mi-nha vida pública. Mas, mesmo sendo uma tarefa difícil, eu me sinto apto para governar a cida-de. Nós estamos mostrando um modelo diferenciado, de redução da folha, de redução de gastos e nos pegamos uma prefeitura em uma situação difícil mas nós já estamos colocando ela nós eixos. O próximo prefeito, que eu espero que seja eu, vai pegar uma prefeitura muito diferente da que eu peguei. Eu sei que o meu período é curto, nesse final de mandado, espero ter quatro anos e sei que não vou apresentar grandes obras para a população, mas, vou continuar muitas obras que eram do prefeito Manoel, como a arena, o pronto atendi-mento e como algumas creches que estavam em construção. Mas, independente de eu não apresentar grandes obras, eu quero apresentar um volume de trabalho, cuidar das pequenas coisas da cidade. Preparar bem as contas públicas para que a prefeitura esteja em dia e tenha um bom atendimento. Organizar a cidade.

PEPÊ e Edson pretendem investir na saúde e humanizar o atendimento no setor

Aglaie Botega Possamai

Seu direito em [email protected]

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) con-firmou a extinção de execução do Banco do Brasil contra um pisci-cultor de Mato Grosso que teve seu empre-endimento fi nanciado destruído por fortes chuvas. Os ministros entenderam que a falta de cobertura da apólice de seguro caracteriza negligência do banco, o que libera o devedor da obrigação contratual.

No STJ, o recurso era do Banco do Bra-sil. O relator, minis-tro Sidnei Beneti, ini-cialmente entendeu que não haveria de-soneração do devedor.

Porém, após os vo-tos-vista dos minis-tros Massami Uyeda, Nancy Andrighi e Pau-lo de Tarso Sanseveri-no, o relator reviu seu entendimento. Para os magistrados, a respon-sabilidade da institui-ção consistiu na não inclusão, no seguro, da cobertura de alguns bens relacionados com o fi nanciamento, dani-ficados pelo caso for-tuito ou de força maior.

O fenômeno aconte-ceu em 1998 – aqui-lo que o Tribunal de Justiça de Mato Gros-so (TJMT) , ao ju l -gar o caso, chamou de “grande e jamais vista quantidade de chuva” na região em que se localizavam as instalações do projeto de piscicultura, obje-to do financiamento.

A ocorrência de uma tromba d’água fez rom-per uma barragem que danificou o empreen-d imento , causando a perda da produção pronta para o abate.

O projeto teve apoio financeiro do Fundo Constitucional de Fi-

nanciamento do Cen-tro-Oeste (FCO). Em razão do não pagamen-to de parte das parce-las, o banco executou a cédula de crédito ru-ral que documenta-va o financiamento.

O produtor apre-s e n t o u e m b a r -g o s d o d e v e d o r .

Em primeiro grau, o juiz declarou que o produtor “não responde pelos prejuízos advin-dos do fato” (chuvas) e extinguiu a obrigação. Segundo o artigo 393 do Código Civil, “o devedor não responde pelos pre-juízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamen-te não se houver por eles responsabilizado”.

O banco apelou, mas o TJMT entendeu que, no caso, diante das pe-culiaridades do contra-to fi rmado pelas partes (empréstimo concedido com recursos do FCO), não houve riscos para a instituição fi nancei-ra. Assim, o produtor não poderia ser punido “se o projeto foi invia-bilizado em razão da ocorrência de um com-provado caso fortuito”.

Ao julgar o recurso, a Terceira Turma obser-vou que o TJMT con-cluiu que o banco não teve o cuidado de fazer constar no contrato de seguro a cobertura de prejuízo que por-ventura pudesse advir do projeto fi nanciado.

C o m e s t e e n t e n -dimento o STJ abre as portas para que os consumidores que tenham sofrido pre-juízos em seus negó-cios, decorrentes de caso fortuito ou força maior, onde o banco não tenha realizado seguro no contrato, possam pedir a extin-ção de suas obrigações.

Negligência do banco que não segurou produção contra perda por caso fortuito extingue execução

GeralBN, 06 de setembro de 201208 www.folhaojornal.com.br

Em SRL, 48 famílias ganharão novas casas Contrato assinado na última sexta-feira beneficia famílias santarosalimenses que moram na área rural do município

Uma parceria entre Prefeitura de Santa Rosa de Lima, Caixa Econômica Federal e Companhia de Habitação de Santa Catarina (Cohab) contem-plou a assinatura de contratos para a construção de 48 casas populares, benefi ciando 48 famílias dentro do Programa Municipal de Habitação de Interesse Social. O contrato de parce-ria foi assinado na manhã da última sexta-feira, 31 de agosto, na Capital da Agroecologia.

Nesta primeira etapa foram con-templados os moradores da área rural do município. Os recursos são provenientes do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Cada benefi ciário receberá uma casa no valor de R$ 25 mil, totalizando R$ 1,2 milhão de investimentos em habitação, além da contrapartida do governo municipal.

De acordo com a superintendente da Cohab, Maria Darci Motta, o défi cit habitacional rural é muito alto, mas o momento é importante para resolver. É a primeira vez que o agricultor po-derá receber uma assistência total, para resolver todas as suas necessi-dade e fi car no campo. “Estamos, em nome do nosso governador Raimun-do Colombo, trazendo a parceria do

Governo Federal e contamos com a parceria importante do município e seus técnicos para concretizar este sonho da casa própria. A Cohab já assumiu o compromisso de, além das 48 famílias que contratamos, nos dispusemos a atender os demais gru-pos que ainda estão providenciando seus documentos, e também já ofe-recemos ao município para atender às pessoas com renda familiar mais alta. Todos que precisam de moradia poderão receber recursos e realizar o grande sonho da casa própria”, decla-ra Maria Darci.

Para se enquadrar neste progra-ma, Santa Rosa de Lima executou audiências públicas e contou com a criação do conselho de habitação, seu Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, que está em vigor desde 2011. “Este plano, muito bem elaborado, traça o perfi l da habita-ção de interesse social do município, com ele poderemos zerar o défi cit habitacional aqui na Capital da Agro-ecologia, permitindo que nossa gente permaneça no campo. Moramos em um paraíso e dar condições dignas de moradia é o mínimo que podemos fa-zer aos santarosalimenses”, menciona o prefeito Celso Heidemann.

Novo grupo é liberadoApós ser assinado o contrato para a construção de

48 casas em Santa Rosa de Lima, na última sexta-feira, a Caixa Econômica Federal anunciou esta semana mais um grupo de habitação rural para a Capital da Agroe-

cologia. Serão liberadas as construção de mais 20 a 25 casas para os moradores da área rural. Os interessados devem procurar a assistente social Graziele Fernandes ou o secretário de agricultura Sebastião Vanderlinde.

CONTRATO foi assinado na última sexta-feira, em Santa Rosa de Lima

Publicidade BN, 06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br 09

GeralBN, 06 de setembro de 2012 www.folhaojornal.com.br10

E-mail: [email protected]: Wilson Schimidt (Feijão)

Canal Aberto Santa Rosa de Lima

A Folha completa 15 anos. Participei apenas nos últi-mos três anos dessa jornada de construção e conquista de credibilidade, de penetração e de repercussão em toda a região. Quem fez mais nessa duradoura trajetória – e, inclusive, abriu este canal para Santa Rosa de Lima – foi o Odair Baumann. Nesse momento, cabe mais uma vez uma lembrança ao sempre colaborador desse jornal.

É para comemorar!

Longevidade

Em harmonia com a postura da Folha, esta coluna de opinião procura ser chapa de várias cores. É chapa bran-ca, sim. Não por ter uma postura ofi cial ou de situação, mas por defender relações entre pessoas e instituições que sejam baseadas na paz. É chapa verde pois afi rma uma postura de sustentabilidade e defesa do meio ambiente. É chapa vermelha pois luta por uma sociedade igualitária e solidária. E é chapa de várias cores e etnias e de vários segmentos sociais pois busca combater, com um teclado de computador e este espaço nobre, em favor da cidadania de cada santarosalimense e de cada brasileiro e brasileira.

Por isso, essa coluna, ouve-se, é aguardada a cada se-mana em SRL. Por isso, ela desagrada àqueles que ainda vivem politicamente por praticar, a cada dia e em cada gesto, a sabotagem à cidadania verdadeira. Por isso, tal-vez, ela irrite homens políticos que não querem a forma-ção e a existência de pessoas que entendam plenamente seus direitos e deveres, que exercitem plenamente uma postura cívica e de relacionamento com a “coisa pública”.

Sintonia

*Nº 170/2012, da Prefeitura, encaminhando o Projeto de Lei Nº 58/2012, que dispõe sobre a aprovação de projeto de desmem-bramento de imóvel urbano. Depois de lido foi encaminhado às Comissões de Constituição e Finanças e de Agricultura, Obras e Viação.*Nº 171/2012, da Prefeitura, encaminhando as Portarias de Nº 312 a 331 do corrente ano. Convite da 36ª Gerencia Regional de Educação (Gered), para participação da IV Feira de Ciências e Tec-nologias Sustentáveis da Educação Básica, no dia 13 de setembro de 2012, com abertura às 09 horas, no Ginásio de Esportes João Batista Alberton.

Ofícios

Para a Ordem do Dia o senhor presidente colocou em discussão o Projeto de Lei Nº 51/2012, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei orçamentária do exercício de 2013. Depois de alguns comentários foi aprovado, por unanimidade, com as emendas modificativa Nº 02/2012 e supressiva Nº 01/2012.

* Nº 53/2012, que dispõe sobre a aprovação de projeto de des-membramento de imóvel urbano. Depois de alguns comentários foi aprovado, por unanimidade.

*Nº 54/2012, que dispõe sobre a alteração de Lei Municipal Nº 1.822/2012. Depois de alguns comentários foi aprovado, por unanimidade.

*Projeto de Lei Complementar Nº 006/2012, que autoriza o chefe do Executivo Municipal a firmar acordo judicial com o Wilson Fuchter. Depois de alguns comentários foi aprovado, por unanimidade.

*Projeto de Lei de Origem Legislativa Nº 03/2012, que declara de utilidade pública, no âmbito municipal, a Associação dos Amigos do Museu Uberto Bruning Schlickmann. Depois de alguns comentários foi aprovado, por unanimidade.

Projetos aprovados em segunda votaçãoConvidou os presentes a prestigiarem o jantar dançante que será

realizado na comunidade de Serrinha neste sábado, 08 de setembro, e a feijoada da Associação Inverga também no sábado, no CTG Beira Rio, e Almoço Festivo no Bairro Dona Jordina. Almoço e torneio de bocha na comunidade de Rio Pinheiros Baixo no domingo, 09 de setembro.

Sílvio Fuchter (PSD)

Disse ter fi cado chateado com tudo que aconteceu na última ses-são. Disse que o legislativo não é lugar de politicagem e sim interesse da população em discutir projetos. Chamou várias vezes o prefeito de incompetente. Perguntou por que com tantas obras inaugura da rodoviária não foi inaugurada. Disse que para ser vereador tem que se tornar promotor para julgar tantas irregularidades. Comentou que o processo administrativo está parado devido a pessoas nas esferas maior que impedem que o mesmo seja julgado. Nada mais havendo a tratar o senhor presidente agradeceu a presença de todos, decla-rando encerrada a presente reunião, e para constar, eu, Pedro João da Silva, secretário, lavrei a presente ata, que vai devidamente assinada por mim, pelo presidente e demais edis que assim o desejarem. São Ludgero, 03 de setembro de 2012.

José Morgan Mattei, “Caca Povão” (PMDB)

Requerimento

Vamos participar desse momento festivo, junto com o jornalista Fernando Freitas, com nossa editora Suellen Souza, todo o pessoal da redação, colunistas, colaborado-res e, felizmente, muitos e muitos leitores, assinantes e anunciantes. E, como se diz em aniversários, vamos nos preparar para construir a festa “do dobro”, ou seja, aquela dos 30 anos! Que está logo ali...

Folha e Vale em festa

No momento em que se comemora a data da Indepen-dência, é importante fazer uma refl exão sobre o processo eleitoral em curso e seus refl exos sobre nosso futuro co-mum. Cuidado com promessas genéricas, sem conteúdo e metas, sem possibilidades de realização. Solicitem aos prometedores que detalhem os custos das maravilhas que prometem e que demonstrem a viabilidade do que anunciam como “realização” a partir de 2013. Os que falam pelas candidaturas gaguejarão. As candidaturas que não conseguem falar por si mesmas continuarão cabisbaixas e silenciosas.

Sete de setembro

Para viver esse tempo, um jornal regional precisa estar colado na realidade local, e, ao mesmo tempo, pensar glo-balmente, ter um olhar estratégico e visão para o futuro. Não pode se colar, assim, a interesses menores e táticas políticas de grupos que, geralmente, miram o umbigo e o curto prazo. O jornal tem que fi rmar e mostrar indepen-dência. A Folha fez isso. Não custa lembrar que, nesses 15 anos, aconteceram pelo menos sete pleitos eleitorais. Nos municípios foram quatro eleições e quatro gestões. Ou seja, enquanto a Folha segue fi rme, muitos homens políticos fi caram pelo caminho e muitos periódicos nas-ceram e morreram; foram descartáveis e descartados.

Concerto reúne mais de mil espectadores em Armazém

Coral Vozes do Sul e amigos encantaram a Cidade Amiga e região, por cerca de duas horas, na noite de sábado, 1º de setembro

A noite do último sábado, 1º de setem-bro, vai fi car na história de Armazém. Por cerca de duas horas, o Salão Paroquial São Pedro fi cou tomado pelo som das vozes dos integrantes do Coral Vozes do Sul. Sob o tema “Raízes”, mais de mil pessoas ouvi-ram as mais belas canções apresentadas durante o segundo evento realizado na Cidade Amiga.

Com a participação do grupo Raízes da Sanfona, de acordo com o coralista Emanuela Silva, o Coral Vozes do Sul levou emoção e trouxe à tona os mais belos sen-timentos da plateia que escutava e assistia atenta ao Concerto. “A apresentação fi cará para a história do Coral. Passamos por momentos lindos que até nós, coralistas, nos emocionamos”, conta Emanuela. De acordo com cantora, mais de 60 coralistas participaram do Concerto. “Algumas de nossas músicas, assim como fi zemos em nossas apresentações, podemos possi-bilitar que espectadores prestigiassem encenações sobre a melodia que estamos cantando. Tudo fi cou como esperávamos, de acordo com a orientação do maestro Robson Medeiros Vicente”, fala a coralista.

Ao todo, fi zeram parte do repertório

do 2º Concerto cerca de 20 músicas. “Contamos também com a apresentação da jornalista Maria Goreth. Além disso, o radialista e armazenense Julio Lopes também declamou a música Cabocla Tereza. O Concerto superou nossa ex-pectativa de público. Agradecemos a todos os amantes da boa música que nos prestigiaram durante a apresentação”, ressalta Emanuela.

Além do sucesso do Concerto, o Coral Vozes do Sul tem ainda mais motivos para comemorar. Na última semana, a equipe foi classifi cada para participar do Festival Internacional de Corais que acontece em Criciúma, em novembro. “O Festival conta-rá com a participação de corais de todas as regiões do Brasil e internacionais. Estamos muitos felizes e, certamente, será um dia de mais alegrias”, destaca a coralista.

MÚSICAS sertanejas antigas e outras foram apresentadas durante o Concerto, realizado pelo Coral Vozes do Sul, em Armazém

*Nº 15/2012, de autoria do vereador José Morgan Mattei, que solici-ta junto a Prefeitura Municipal os Relatórios de empenhos, liquidações e pagamentos, bem como as cópias das notas fi scais referentes às despesas contraídas com os eventos realizados para a comemoração do cinquentenário de emancipação Político-Administrativa do Muni-cípio de São Ludgero/SC; cópia do processo licitatório e do contrato fi rmado para a construção da Ponte Foz do Rio Pinheiros, inclusive eventuais termos aditivos contratuais realizados e cópia dos proces-sos licitatórios para a aquisição de medicamentos para o exercício fi nanceiro de 2012. O requerimento foi aprovado por unanimidade. Foi apresentado pelo senhor Presidente o Balancete Simplifi cado da Câmara Municipal referente ao mês de julho do corrente ano.

Como disse o Palanque Eletrônico do DC, esse “merece troféu” pelo slogan de campanha. Trata-se do “Negão da Borracharia”, candidato a vereador em Joinville. Na eleição passada o borracheiro tinha o bordão: “O Negão não vai deixar furo”. E na desse ano: “De Câmara eu entendo”. Se for mesmo desse jeito, estamos precisando de borracheiros por aqui.

Frases da semana

Geral BN, 06 de setembro de 2012 11

Por: Daiane Fernandes E-mail: [email protected]

Muito bem!

Depois de ver a pista da rodovia SC-438 ceder, próximo à rótula de acesso ao Centro, o superintendente do Deinfra, Lourival Pizzolo, afi rma que vai pedir agilidade para a entidade em Florianópolis para que, o quanto antes, o projeto para drenagem do local seja colocado em prática.

Que feio!

Quando muito se fala em preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e da água, o desperdício é um alerta. Na tarde de terça-feira, 04 de setembro, na Rua Maria Madalena Prá, em Termas, um cano estourado deixou, por várias horas, água jorrando sem controle. À noite ainda era possível ver o descaso. O problema aconteceu devido a uma troca de postes, que acabou perfurando um cano.

Para comemorar a nova “roupagem” da Concha Acústica, na Praça dos Direitos Humanos, bandas Katarina, Platones, Padiola, entre outros, fazem a alegria na tarde deste domingo, 09 de setembro. O evento é aberto ao público e promete reunir quem gosta de música ao ar livre.

Neste sábado, 08 de setembro, a Família Grasso reúne suas gerações para celebrar a união. O oitavo encontro acontece a partir das 20 horas, no Salão Comunitário de Gravatal e promete reunir mais de 500 pessoas, todos descendentes do italiano Estevão Grasso.

Depois de ver começar a obra da revitalização da Avenida Pedro Zappelini e a do sanemento bá-sico, tudo somente este ano, a comunidade do São Roque também assistirão o início do tão sonhado asfaltamento. O que mais chama a atenção, neste momento, não são as obras em si, mas o período em que elas estão sendo iniciadas.

Assim como nos demais municípios da região, Gravatal está tomada por placas, bandeiras e demais indicativos que mostram a simpatia dos votantes por seus candidatos, para as eleições em outubro.De agora em diante, a disputa fi ca ainda mais acirrada e os famosos santinhos tomam conta das caixas de correio, embaixo de portas e demais locais possíveis que se possa deixar. Porém, vale lembrar, que ruas sujas com as propagandas dos candidatos não dá voto e ainda deixa a cidade com cara de desleixo. Pense nisso, candidato! Fale sobre suas propostas.

Cansados de ver tantas vidas serem ceifadas e vários acidentes acontecerem, moradores e comer-ciantes das imediações da rodovia SC-438, próximos ao Posto Esso, organizam para esta quinta-feira, 06 de setembro, uma mobilização na via. A mobilização deve acontecer por volta das 17 horas. O motivo é chamar a atenção das autoridades para que provi-denciem lombadas para o local, garantindo, assim, mais segurança.

Incentivo

Família Grasso

Obras

Campanhas eleitorais

Paralisação

Porto GravatáEm evento, José Nei convida Guga para conhecer BN

Após a abertura do Congresso Estadual das Apaes, em Joinville, ma última segunda-feira, deputado José Nei Ascari convidou Guga para conhecer a cidade natal do pai do tenista

O deputado José Nei Ascari participou na noite de segunda-feira, 03 de setembro, em Join-ville, da abertura ofi cial do XIV Congresso Estadual das Apaes de Santa Catarina. No mesmo evento estava o maior tenista do Brasil, o catarinense Guga Kuerten, que tem raízes em Braço do Norte, que é a terra natal do seu pai. A solenidade, realizada no Centreventos Cau Hansen, reuniu milhares de pessoas de escolas especiais de todo o estado.

Paralelamente ao evento prin-cipal, serão realizados também o V Fórum de Autodefensores e o I Encontro de Presidentes de APAES do Estado. Na condição de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assem-bleia, o deputado falou sobre a importância do evento para a sociedade catarinense. “Este evento grandioso confi rma o ní-

vel de organização do segmento liderado pela Federação das Apaes e também a importância de a sociedade trabalhar para a inclusão das pessoas com defi -ciência”, falou.

Entre os objetivos do encontro está a refl exão sobre a prática pedagógica inclusiva da pessoa com defi ciência intelectual e a organização de planejamento curricular básico para as ações pedagógicas das Apaes de Santa Catarina. Além disso, os eventos principal e paralelos pretendem promover o intercâmbio entre os profissionais das Apaes e oportunizar espaço para partici-pação dos autodefensores.

O deputado, que representa a região de Braço do Norte e o sul catarinense na Assembleia, aproveitou a oportunidade para convidar Guga, que, assim como ele, é um grande defensor das Apaes, para conhecer Braço do Norte.

Rio Bonito ganha academia

A empresa responsável pela construção do contra-piso, onde será instalada a Academia ao Ar Livre na comunidade de Rio Boni-to, em Braço do Norte, re-alizou na terça-feira, 04 de setembro, concretagem de onde serão instalados os equipamentos de gi-nástica.

As Academias estão sendo instaladas em di-ferentes pontos da cidade e oferecem gratuitamen-te aos braçonortenses a oportunidade de realiza-rem atividades físicas e de lazer. Ao todo, seis bairros receberam os equipamen-tos nesta oportunidade, entre eles, União, Nossa Senhora de Fátima, Vila Nova, Travessão e São Francisco de Assis.

JOSÉ Nei e Guga são grandes defensores das Apaes em Santa Catarina

GeralBN, 06 de setembro de 2012 www.folhaojornal.com.br12

Máquina a todo vapor na obra da PCH Capivari, da Cerbranorte

Há pouco mais de 40 dias, empresa responsável pela retomada da obra da usina da Cerbranorte trabalha para deixar PCH pronta até o final de 2013

Após estruturar o canteiro de obras, a empresa contratada para a retomada da construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Capivari, em São Marti-nho, mostra que quer cumprir os prazos e concluir a obra para o funcionamento da usina até final de 2013. O cronograma seguido foi apresentado em parceria entre a Urbano Agroin-dústria e a Cooperativa de Eletrifi cação de Braço do Norte (Cerbranorte).

Os trabalhos reiniciaram há cerca de 40 dias. Nesta semana, duas equipes trabalhavam em pontos diferentes da PCH. A pri-meira é responsável por erguer a barragem de 30 metros de altura, com previsão de alagar 51 hectares de terra. A outra, trabalha na limpeza do túnel, por onde a água chegará às tur-binas para geração de energia.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Odair Diogo, a programação é exe-cutar a parte bruta da obra, para depois encarar o que é

minucioso. Porém, ele afi rma que esta etapa é uma das mais complicadas. “Tudo na obra foi bem planejado e organizado. Estamos ansiosos e ao mesmo tempo assustados, pois espe-rávamos encontrar um tipo de rocha para trabalhar e nos deparamos com outra. Esta, é necessário maior cautela em função do risco e o trabalho é mais cuidadoso e consequen-temente vagaroso”, explica o engenheiro.

Quanto à limpeza do túnel de mais de 1,3 mil metros, o

engenheiro afi rma que é uma das etapas mais importantes, onde estão cerca de 60, dos 120 trabalhadores que constante-mente trabalham na constru-ção da PCH. “A limpeza precisa ser minuciosa, pois serve para identifi carmos os pontos onde será necessária a aplicação de concreto. Do contrário, perde-mos em geração de energia, pois a água terá barreiras e, quando em funcionamento, uma rocha poderá se despren-der e danificar uma turbina”, adverte o engenheiro.

Cronograma deve ser seguido

Apesar dos entraves, o engenheiro respon-sável pela obra, Odair Diogo, informa que a obra está dois dias fora do cronograma, mas que se o tempo permane-cer estável, em 15 dias consegue recuperar. “A parte mais complica-da, que era o túnel, está pronta e bem feita. Com isso, acreditamos que as próximas etapas sigam o cronograma estipulado há quase um ano”, des-taca o engenheiro.

O trabalhos seguem sob olhares atentos do diretor presidente da Urbano Agroindústria Ltda, Jaime Franzner. Uma vez por semana, ele visita a obra. Um dos motivos é o investimento de R$ 50 milhões pre-vistos até a conclusão. O outro é a ansiedade. “Conhecíamos apenas o projeto e é bom ver seu andamento. Sonhamos juntos com a Cerbranor-te em executar esta obra e estamos maravilhados com a proporção”, enfati-za o empresário.

Jaime diz que preten-de cobrar o cronograma e colocar a PCH em fun-cionamento até o final do próximo ano, como também comercializar a energia no início de 2014. “Estamos a todo vapor e agora começa a acelerar o ritmo. Parece difícil, mas acreditamos que o prazo será cum-prido”, pontua o empre-sário.

O presidente da Cer-branorte, Antônio da Silva, o “Toninho”, diz es-tar feliz com a obra. “Em pouco tempo à frente da cooperativa consegui-mos um ótimo parceiro para realizar um antigo sonho. Está mais próximo o nosso objetivo de gerar energia de qualidade e benefi ciar o associado”, observa o presidente.

MÁQUINAS trabalham a todo vapor para deixar PCH Capivari pronta

Foto: Wagner Silva/O Visor

Em São Ludgero...Por: Luiz Fernando Verginio E-mail: [email protected]

Centenário

Festival de danças

Maristelma Fornaza e Walteu Pacheco

Mais uma vez nosso município está em festa, com as comemorações do centenário da Escola de Educação Básica São Ludgero, que durante os anos recebeu outras denominações como Escola Santa Ana e Colégio Estadual São Ludgero. Fundado no início do século passado, a unidade de ensino também serviu de internato até 1985, considerado referência em educação e recebendo alunos dos quatro cantos de Santa Catarina. Tive o privilégio de me formar no ensino fundamental e médio da instituição, onde mais que alfabetização, recebi uma boa formação para enfrentar os desafi os que a vida traz. Nesse momento tão especial todos nós, alunos, professores e pais, só podemos agradecer e dizer que são 100 anos de boa educação e formação para vida. Parabéns.

Comandantes das Polícias Militar e Civil, respectivamente, chegaram sem fazer barulho e juntos realizam um excelente trabalho, sem dei-xar que os bandidos se criem em nosso município.

Frase:

“A dança tem valor cultural forte e há 10 anos era algo concorridíssimo. Hoje está meio abandonada”, Mirian Schlickmann, secretária municipal de administração e ex-secretária da Educação de Santa Catarina, comentando a falta de interesse dos governos municipais e escolas em participar dos festivais de dança.

O município de São Martinho foi sede da etapa microrregional do festival de Danças de Santa Catarina organizada pela 36ª Secretaria Desenvolvimento Regional (SDR), realizado no último sábado, 1º de setembro. São Ludgero esteve presente com quatro grupos que representaram as escolas - Escola de Educação Básica São Ludgero, Centro Educacional Professor Henrique Buss e Escola de Educação Básica Bom Retiro. Conquistando o segundo lugar na categoria mirim e o primeiro e terceiro lugares na categoria juvenil. Os resultados provam o resgate da cultura artística em nosso município, já que a dança sempre se destacou desde os primeiros colonizadores. O fato triste foi a falta de divulgação, pois boa parte das pessoas não sabiam do festival, e apoio das prefeituras de cidades vizinhas, que se negaram a fornecer ônibus para levar as crianças até São Martinho.

Publicidade BN, 06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br 13

GeralBN, 06 setembro de 2012 www.folhaojornal.com.br14

Por: Gilberto Uliano AntunesDestaques de Armazém

Vários motivos nos levam a votar em um deter-minado candidato: tem o voto gratidão, aquele onde o candidato é motorista de ambulância e os “pacientes” que foram transportados por ele têm obrigação de apoiá-lo. Tem o voto cifrão, aquele trocado por dinheiro. Voto em cima do muro, onde o eleitor fica neutro até ver quem vai lhe dar alguma coisa. Tem o voto emprego... Ou vota ou perde o emprego. Mas, o voto mais usado é o voto vingança: o sujeito vota sempre no candidato que é contra um desafeto seu. Ah, também tem o voto consciente, mas este está meio em desuso.

Nada melhor em um domingo do que almoçar fora com a família. Principalmente nestas festas de interior com aqueles almoços coloniais. Uma beleza. É aquele empurra-empurra, é fila para entrar, fila para banheiro, é político fungando em seu cangote. E na hora de se servir você pega outra fila quilométrica. E a fila não anda. Na sua frente geralmente tem aquele chato que fica dizendo: “Nossa como você está velho” ou pior “tais vivo ainda?”. A compensação é que às vezes tem uma morena daquelas atrás de você. Daí a fila anda e aparece a esposa ao lado para pegar sopa. Ah, que felicidade estes almoços de domingo. Segunda-feira.... Graças a Deus...

- “Papai, o que é voto consciente?” Pergunta meio de supetão minha filha Sofia de sete anos. “Bom... Voto consciente é quando você vota em quem realmente gosta, em quem a sua consciên-cia mandar”. “Mas a mana falou que voto cons-ciente é aquele que o papai mandar votar senão tu corta a mesada”. “Ah, Sofia dá, um tempo”....

Quero esclarecer aos meus eleitores que os comentários escritos para esta coluna são obser-vações do cotidiano das pessoas e que visam uma leitura divertida e sem a pretensão de magoar ninguém. Mas que, de uma forma ou outra, con-forme sua interpretação, sirva para uma maior reflexão em relação ao nosso comportamento perante a sociedade.

Os votantes

Domingos

Voto consciente

Ficção

O ronco dos motores fez a cabeça dos orleanenses du-rante a comemoração do ani-versário da Cidade das Colinas. Depois de sediar a 5ª Confra-ternização de Motociclistas, Or-leans abriu as portas, durante o último fi nal de semana, para a primeira edição da Copa Kart. A competição marcou os 99 anos de emancipação político-administrativa do município.

Ao todo, de acordo com o organizador da Copa Kart, promovida pelo Jeep Clube de Orleans, Rogério Malacarne, foram mais de 70 pilotos inscri-tos. “Recebemos competidores de Santa Catarina, de nossa região, e até mesmo do estado vizinho Rio Grande do Sul, para enobrecer ainda mais o nosso evento”, destaca o organizador.

A ideia de fazer a primeira Copa Kart em Orleans surgiu com a equipe do Jeep Clu-be. “Gostamos de esportes

diferenciados e o Kart é um deles. Por isso, nossa meta era divulgar ainda mais esta modalidade e mostrar para os orleanenses e região como é uma atividade que conquista

cada vez mais adeptos”, analisa Rogério.

Durante todo o fi nal de se-mana, a Praça Celso Ramos e demais ruas aos arredores da Igreja Matriz Santa Otília

fi caram tomadas pelos espec-tadores do evento. “Contamos também com treinos livres, além de disponibilizar alguns karts para que as pessoas pudessem sentir o gosto de como é praticar este esporte tão gratifi cante”, ressalta Ro-gério e completa que para o próximo ano, o Jeep Clube estuda fazer a segunda edição da Copa Kart em Orleans.

“Agradecemos a toda or-ganização envolvida, Polícia Militar, Corpo de Bombei-ros e demais entidades que contribuíram para o sucesso deste evento. Como também o apoio do Kart Clube de Braço do Norte, de Criciúma e Araranguá. Todos foram de extrema importância para que tudo transcorresse como esperávamos. Agora vamos aguardar pela segunda edi-ção, no próximo ano”, comple-ta Rogério.

PAIXÃO pelo automobilismo levou competidores e expectadores para o centro de Orleans durante todo o final de semana, durante a Copa Kart

Copa Kart leva adrenalina para a Cidade das ColinasCompetição aconteceu entre sexta-feira e domingo, 31 de agosto e 02 de setembro,

na Cidade das Colinas, durante comemoração dos 99 anos do município

BN, 06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br 15GeralPor: Késsia Meurer [email protected]

Circulando: RF

Aos trabalhos da Secretaria de Saúde no projeto “Agos-to do Homem”. A boa participação dos moradores, tanto em consultas e na palestra, surpreendeu os profi ssionais da saúde, que almejam exercer a ideia daqui para frente.

Ao descarte de lixo em terrenos baldios. Muito se vê algumas pessoas que jogam entulhos, materiais eletrôni-cos e orgânicos em locais inapropriados. Os prejudicados são os próprios moradores e fi ca o lamento, pois se cada um cuidasse do seu, muita coisa poderia ser aproveitada.

Alles Gut !

Alles Schlecht !

Agora é ofi cial. A creche modelo passa a ser ocupada na próxima segunda-feira, 10 de setembro. Para o Centro de Educação Infantil Cantinho da Criança serão remaneja-dos os alunos desde o berçário até a turma de três anos. Uma reunião nesta semana defi niu os detalhes para que as atividades pedagógicas se iniciem tranquilamente.

Creche modelo

A diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Rio Fortuna foi empossada na noite de quarta-feira. Agora, ofi cialmente, a diretoria do Conseg fi ca a cargo de Lissandro Schuelter, tendo como vice-presidente Wirzio Bechtold e como secretária Sintia Milena Boeing. Já a Diretoria Social e de Assuntos Comunitários é de respon-sabilidade de Ivone Heidemann Koch, Genésio Morais, Fitos Boeing e Cesário Bloemer. Empossados também como parte da diretoria de Políticas Anti Drogas Maria da Silva Morais e Laureci Bloemer. E, por fi m, comissão de Ética e Disciplina fi ca sob gerência de Gilberto Corrêa Darela, Lorimar Mohr e Eduardo Schueroff .

Posse Conseg

A atacante riofortunense Ketlen Wiggers, que defen-deu recentemente a Seleção Feminina sub-20 no Japão, está de folga. Desde a última semana ela está na casa da família, aproveitando para descansar, além de rever os parentes e amigos. Ketlen, que joga no Vitória, de Pernambuco, está confi ante, mesmo com a eliminação da Seleção. Sempre bem recebida, ganha o apoio e carinho de todos que acreditam em seu potencial.

Neste fi nal de semana acontece o almoço dançante em prol dos idosos. Com comida típica e animação do conjunto KD, o domingo promete reunir muita gente no Centro Pastoral São Marcos. A venda dos ingressos já confere boa participação da comunidade, que não mede esforços e participa ativamente de eventos benefi centes. Quem ainda não adquiriu o ingresso, pode comprar com a diretoria do clube de idosos.

Ketlen Wiggers

Festa dos idosos

Nesta sexta-feira, 07 de setembro, ocorre o tradicional desfi le cívico. Alunos das redes municipal e estadual, profi ssionais da saúde, conselho tutelar, cavaleiros e ci-clistas irão pelas ruas centrais de Rio Fortuna marchar, guiados pela fanfarra do município. O ato solene inicia-se às 08h30min, com apresentação da banda municipal de São Martinho em frente ao Ginásio Municipal Aloísio Willemann. Em caso de chuva, o desfi le será transferido para o sábado de manhã. Um ato de patriotismo, pois já são 190 anos da Independência do Brasil, um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, já que marca o fi m do domínio português e a conquista da autonomia política.

Desfile Cívico

53 candidatos disputam o Legislativo de Orleans

Com três chapas ao Executivo e três renúncias, Cidade das Colinas terá 11 vagas à disposição para vereança. Sete vereadores disputam reeleição

A busca pelos votos nas urnas no dia 07 de outubro, em Orleans, conta com 53 candidatos na disputa pelas 11 vagas na Câmara de Vere-adores. A lista ainda contava com mais três pleiteantes, porém, estes desistiram de seguir na concorrência. Ainda destes, sete atuais verea-dores seguem em busca da reeleição.

Ao Executivo, três chapas estão deferidas pela Justiça Eleitoral. Com a Coligação “Orleans Mais Feliz”, está o candidato a prefeito Valmir Bratti (PP) junto ao vice Emer-son Baggio, o “Meso” (PMDB). Na Coligação houve apenas uma renúncia de candidato a vereador. Valdemir Furlan, o “Neca Furlan” (PSDB) não é mais postulante a uma cadei-ra na Casa do Povo. Ao todo, buscam uma vaga na Câmara de Vereadores pela Coligação 13 candidatos. Ainda aparece na lista de renúncia Maria de Lourdes Madalena Camilo (PMDB).

Já pela Coligação “Agora Sim. Juntos por Orleans” se-gue na disputa como can-didato a prefeito Marco An-tonio Bertoncini Cascaes, o “Dr Marco” (PSD). Ao seu lado, como vice, está o atual vice-prefeito de Orleans, José Carlos Librelato, o “Lussa”, também do PSD. Pela vere-ança são 16 postulantes. A Coligação conta apenas com a renúncia de Cimara Furlan Redivo (DEM).

A terceira chapa ao Execu-tivo tem o candidato a pre-feito Celso de Oliveira Souza, o “Professor Celso (PDT), e como vice, José Hamilton Veran Bussolo, o “Dr Hamil-ton” (PDT).

Em busca da reeleição, para manter a cadeira no Legislati-vo, seguem no páreo o atual presidente da Câmara de Ve-readores de Orleans, Antonio Dias André, o “Geada” (PMDB); Berenice Bernardo Durante, a “Nice” (PP); Clésio de Oliveira, o “Clesio Cabelinho” (PSD); João Francisco Tezza, o “Dão” (PSD); Mario Coan (PSDB); Osvaldo Cruzetta, o “Vá” (PP), e Pedro João Orben (PMDB).

SaúdeBN, 06 de setembro de 2012 www.folhaojornal.com.br16

Doenças na terceira idade – Diabetes

Informe publicitário

Luciane Michels MicheletoFarmacêuticaRossana RedivoAcadêmica de farmácia

O Diabetes é uma síndro-me metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela ma-nutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glico-se e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue de forma per-manente. Por isso, aos primeiros sinais procure um endocrinologista.

Tipos

DIABETES é causado pela falta de insulina

De acordo com a acadêmica do curso de farmácia, Rossana Redivo, e a farmacêutica, Luciane Michels Micheleto, da Drogaria e Manipulação Boa Vista os sintomas de diabetes são:

Prevenção

Tipo 1: causado pela destruição das célu-las produtoras de in-sulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produ-zem esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com

diabetes. Geralmente ocorre até os 35 anos de idade.

Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de def ic iência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes. São pessoas geralmente com mais

de 35 anos, com fato-res agravantes como hipertensão arterial, obesidade, sedentaris-mo entre outros fatores metabólicos.

Diabetes gestacional: ocorre durante a ges-tação. E pode persistir após o parto, ocasio-nando o diabetes tipo 2.

Diabetes tipo 1:• vontade de urinar diversas vezes;• fome frequente;• sede constante;• perda de peso;• fraqueza;• fadiga;• nervosismo;• mudanças de humor;• náusea e vômito.

Diabetes tipo 2:• infecções frequentes;• alteração visual (visão embaçada);• dificuldade na cicatrização de feridas;• formigamento nos pés e furúnculos.

Pacientes com história fa-miliar de diabetes devem ser orientados a:

• Manter o peso normal;• Não fumar;• Controlar a pressão arterial;• Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas;• Praticar atividade física regular;• Ter acompanhamento mé-dico periódico.

BN, 06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br 17Publicidade

PolíciaBN, 06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br18

Violência doméstica

Cobrando a conta

Os casos de violência contra a mulher têm se tornado mais frequentes e brutais. Depois do caso de uma mulher que teve as costas queimadas com banha quente em Lauro Müller, agora o caso mais recente aconteceu em Criciúma, a ocorrência foi registrada no bairro Renascer. A mulher de 29 anos deu entrada no hospital com diversas queimaduras pelo corpo, principalmente na região das costas. Ela relatou que o companheiro, que tem 36 anos, jogou algum líquido infl amável em suas costas e depois ateou fogo. O casal morava junto há cerca de sete meses.

Um homem de 36 anos foi preso por furto de veículo em Lauro Müller. Ele estava em posse de Corsa, placas de Itajaí. Ele bem que tentou explicar aos policiais os motivos de estar com o carro. Ele disse que pegou o carro pois o ex-patrão não tinha realizado o pagamento por serviços prestados em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Itajaí.

Pinguim (Veroni Henrique) [email protected]

Numa fria

Briga políticaAo se aproximar as eleições, alguns eleitores

mais fervorosos começam a fi car com os nervos à fl or da pele. No distrito de Pindotiba, em Orleans, foi só um partidário resolver trocar de sigla que já recebeu algumas ameaças e, por fi m, teve a casa invadida e alguns móveis foram danifi cados. Ao que parece, a busca pelo voto em algumas cidades, até o dia da eleição, vai deixar de ser amigável, vai ser à base da livre e espontânea obrigação.

Lua de melMinutos depois de dizer o “eu aceito”, um casal

de Nova York, nos Estados Unidos, precisou correr atrás de um jovem de 18 anos, convidado da festa de casamento. Omar Santiago tentou roubar a caixa de dinheiro que os noivos haviam recebido de presente.

O suspeito era namorado da sobrinha do noivo. Ele foi fl agrado por funcionários do clube onde acontecia a festa, mexendo no armário onde estava a caixa de dinheiro. O noivo e outros seis convida-dos conseguiram recuperar o dinheiro, mas não sem antes dar “uma lição” no suspeito.

Buraco deixa trânsito em meia pista em GravatalIncidente ocorreu por volta das 16 horas de domingo, 02 de setembro, no KM 200 da

rodovia SC-438, próximo à rótula de entrada do Centro Quem passava pela rodovia

SC-438, em Gravatal, próximo à rótula de entrada do Centro, no último domingo, 02 de se-tembro, se deparou com um uma cratera na rodovia. Por volta das 16, um buraco na via pública deixou o trânsito em meia pista, no Km 200. A rodovia ficou interditada até segunda-feira, 02 de se-tembro.

De acordo com o superin-tendente regional do Depar-tamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra), Lourival Pizzolo, o buraco possuía dois metros de profundidade e cerca de um metro diâmetro. “Ficamos sabendo do ocorri-do ainda no domingo e pe-dimos o auxílio da Polícia Ro-doviária de Gravatal (PMRv) para orientar os motoristas e cuidar da sinalização para que não ocorresse nenhum acidente”, informa o superin-tendente.

O fl uxo normal foi reativa-do na terça-feira, 04 de se-tembro, após a rodovia passar por reparos realizados pelo Deinfra. “Colocamos um ma-terial provisório para garan-

tir que não ocorra nenhum acidente e o trânsito seja retomado tranquilamente”, informa Lourival e acrescenta que a pista cedeu devido a uma tubulação entupida, que fez com que uma cratera se abrisse bem no meio da pista.

O problema, de acordo com o superintendente, já era esperado. “Devido a esta

tubulação entupida, já sofre-mos também com o alaga-mento de um terreno e parte de uma rua que ficam às margens da rodovia. Estamos com o projeto para drenagem pronto, mas dependemos de Florianópolis para resolver o problema. Com esta situação ocorrida no fi nal de semana, vamos pedir mais rapidez

para resolver a questão”, des-taca Lourival.

O assunto já foi destaque na Folha em algumas repor-tagens que falavam sobre o alagamento que impedia o trânsito na rua secundária à rodovia e deixava uma família ilhada, devido a água acu-mulada, principalmente nos períodos de chuva intensa.

PARTE da pista cedeu e o fluxo teve que ser transferido para meia pista, próximo à rótula de acesso ao Centro de Gravatal

Jovem taxista de Braço do Norte morre em colisão

Luan Kettullin Gotera, 24 anos, morreu na madrugada deste sábado, 1º de setembro, após acidente de trânsito registrado na SC-438. Outras quatro pessoas ficaram feridas

Uma braçonortense per-deu a vida na madrugada de sábado, 1º de setembro. Luan Kettullin Gotera, 24 anos, faleceu por volta das 5h20min, na rodovia SC-438, vítima de um acidente de trânsito, no KM 192, no bairro Alto Travessão, em Braço do Norte, próximo a garapeira. Kettulin, como era conheci-da, trabalhava como taxista na Capital da Moldura.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária de Gra-vatal (PMRv), Kettullin era caroneira de um Palio We-ekend, com placa HMS-0946, de Gravatal, conduzido por André Freitas de Souza, 26

anos. “Pelo que observamos o Palio seguia no sentido Braço do Norte, quando foi atingido pelo Astra com

placa MEG-6071, de Braço do Norte”, conta um patrulheiro.

A colisão frontal deixou ainda mais quatro pessoas

feridas. O motorista do Astra, Wagner Lima Honorato e outros dois passageiros do Palio, Genison Luiz Siberino e Mislei da Silva Torres, todos encaminhados ao Hospital Santa Teresinha (HST) com ferimentos leves. Já o gra-vatalense André, condutor do Palio, foi conduzido ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Tuba-rão e até o fechamento desta edição seguia internado na unidade de saúde, mas não corria risco de morte. Kettu-lin deixa três fi lhos. Ambos os veículos envolvidos na colisão fi caram praticamente destruídos.

KETTULLIN (detalhe) era caroneira do Palio Wekeend e não resistiu aos ferimentos provocados durante a batida

HomicídioUm jovem de 18 anos foi assassinado com três

tiros no início da tarde de domingo, em Criciúma. O homicídio foi registrado no Bairro Maria Céu. Conforme o site Clicatribuna, este foi o 34º homi-cídio deste ano em Criciúma. Segundo a Polícia Militar, Gerley Francioni, já tinha diversas pas-sagens criminais. A suspeita da motivação é de acerto de contas ou vingança envolvendo a crimi-nalidade. Segundo informações de testemunhas à polícia, o jovem assassinado foi visto minutos antes conversando com dois homens em uma moto, que fugiram após o caroneiro ter efetuado os disparos, que acertaram peito, nuca e perna direita.

Conforme a PM, a vítima é bastante conhecida por seus antecedentes.

Geral BN, 06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br 19

Por: Ênio Zanelatto Bagio E-mail: [email protected]

Notícias de Grão-Pará

Para os alunos e militares que nesta sexta-feira, 07 de Setembro, irão desfi lar em honra à nossa pátria, come-morando 190 anos da Independência do Brasil. Parabéns!

Aplausos

Para a corrupção no país. Estão virando rotina os escân-dalos envolvendo políticos ou nomeados, principalmente em nível federal. Mas, será que isto não ocorre em nível estadual e municipal também? Caso saiba, denuncie, não compactue com uma minoria que denigre a imagem brasi-leira e não deixa o país crescer. Cadeia para os corruptos!

Vaias

Coisa certa

Abertura

Parece novela mexicana, pois toda semana ocorre um novo capítulo, mas, começou a deslanchar. Falo da pavimentação da Rua Nereu Ramos, em Grão-Pará. A empresa vencedora da licitação terceirizou a colocação do esgoto pluvial e a contratada colocou os primeiros metros de tubulação muito próximos à superfície, alegando que a máquina não conseguiria cavar mais fundo, devido a uma manta de cascalho. Porém, moradores se reuniram com o prefeito e acordaram que se não fosse refeita a colocação, embargariam a obra. Ficou decidido que a prefeitura iria escavar com máquinas próprias. Iniciou a retirada dos tubos e cavou o local. Isso prova que a empresa ganhadora da licitação, a A. Mendes, fez corpo mole frente a um obs-táculo que iria deixar a obra com problemas para escoar a água da chuva. Esperamos que os trabalhos ocorram com rapidez, pois foi assinado entre prefeitura e empresa um aditivo com valor signifi cativo. Moradores, comerciantes e a população esperam ansiosos pela conclusão da obra.

Agora vai

A Rua Nereu Ramos está sendo asfaltada, receberá calçadas padronizadas e fi cará revitalizada. O Samae co-locou a rede que irá captar o esgoto sanitário. Para tanto, alguns moradores já estão se adequando à separação do esgoto sanitário e pluvial. Foi o que fez Marcos Donizete Dacorégio Marcon, que contratou os serviços profi ssio-nais de Alzirino Silvestre Pedroso, o “Arzo”, para deixar sua residência pronta para separar o esgoto sanitário e pluvial. Segundo Alzirino, este é um processo trabalhoso, mas necessário, pois, no futuro, o morador não precisará danifi car a calçada. Com certeza este é o caminho!

As escolas de Grão-Pará realizaram a abertura da se-mana da pátria na segunda-feira, 03. Os alunos cantaram o Hino Nacional e marcharam pela Rua Álvaro de Oliveira Souza. Na manhã desta sexta-feira, 07, acontece o desfi le.

CELULAR foi encontrado junto com J. em sua casa, após ser furtado em locadora de vídeo em Braço do Norte

Homem é preso após furto de celularJ.L.M.M. foi preso na tarde de segunda-feira, após ser flagrado com aparelho celular

A ação criminosa de um homem na tarde da última se-gunda-feira, 03 de setembro, terminou em prisão. J.L.M.M. foi detido após ser fl agrado furtando um celular de dentro de uma locadora de DVDs, no Centro de Braço do Norte. O furto aconteceu por volta das 15 horas e foi registrado pelas câmeras de videomonitora-mento interno do estabeleci-mento comercial.

De acordo com o chefe do setor de investigação da De-legacia de Polícia de Braço do Norte, Alexandre Martimiano,

J. furtou um smartphone no momento em que o aten-dente saiu do caixa. “Ele apro-veitou a distração e colocou o celular dentro da calça. O autor é velho conhecido no meio policial por diversos crimes, entre eles, furto, posse de drogas, estelionato (golpe do troco), entre outros”, fala Alexandre.

J. foi encontrado com o aparelho em sua casa, encami-nhado à Delegacia de Polícia e posteriormente conduzido para o Presídio Regional de Tubarão.

Jovem leva dois tiros em abordagem policial Pablo Rodrigues Monteiro, 24 anos, foi alvejado na cabeça e no peito após ser abordado e

tentar atropelar policial em São Ludgero, na noite de terça-feira, 04 de setembro

Uma ação de combate ao tráfi co de drogas resultou em um jovem baleado em São Ludgero na noite de terça-feira, 04 de setembro. Pablo Rodrigues Monteiro, 24 anos, morador da co-munidade de São Basílio, em Braço do Norte, levou dois tiros, por volta das 20h30min, após tentar atro-pelar um policial civil.

De acordo com o chefe do setor de investigação da Delegacia de Polícia de Braço do Norte, Alexandre Martimiano, Pablo vinha de Tubarão com drogas que seriam entregues na Capital da Moldura. “Já vínhamos monitorando o mesmo há algum tempo e na noite de terça-feira, acompanhamos seus passos até chegar em São Ludgero, onde pro-vavelmente faria parte da entrega da droga”, comenta Alexandre.

Quando chegaram a São Ludgero, Pablo desconfi ou que estivesse sendo segui-do e tentou fugir, porém foi interceptado pela polícia. “Paramos o nosso carro em frente ao do jovem. Desci do veículo, me identifi quei e pedi que descesse. No en-tanto, numa nova tentativa

de fuga, o rapaz tentou jogar o carro em cima de mim. Para impedi-lo, foram feitos quatro disparos”, explica o investigador.

Pablo foi encaminhado ao Hospital Santa Teresinha (HST) e transferido na ma-drugada desta quarta-feira, 05, para o Hospital Nossa Se-

nhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, onde, até o fechamento desta edição, seguia internado em estado grave e com risco de morte. “Nosso objetivo é combater o crime e em casos de risco contra a nossa própria vida, nos defender. Foi isso que houve”, diz Alexandre.

Pablo segue com escolta policialInternado no Hospital Nossa

Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, o jovem de Braço do Norte responderá pelo crime de tráfico de drogas e tentativa de homicídio. “Todas as provas foram apresentadas à Justiça e o pedido de prisão em fl agrante expedido. Agora vamos aguardar a posição do Ministério Público”, explica o

delegado da Comarca de Braço do Norte, Leonardo Valente, e com-pleta que o jovem está sob escolta policial na unidade de saúde.

Outras duas pessoas que estavam no carro com Pablo, um Kadet, con-fi rmaram, de acordo com a polícia, que o jovem alvejado tentou jogar o carro em cima do policial civil. “Diante da circunstância, ele tinha

que ser contido. Somos treinados desta forma. Felizmente o nosso policial está com vida e torcemos para que o Pablo também se recu-pere. Tudo foi em defesa pessoal. Se o bandido enfrenta a polícia, nós temos que nos defender, pois estamos aqui para combater o crime”, fala o delegado Francisco Ribeiro Soares.

APÓS tentativa de atropelar policial civil, Pablo teve o carro alvejado por quatro vezes, quando dois tiros o atingiram

GeralBN, 06 de setembro de 2012 www.folhaojornal.com.br20

Em meio à comemoração, fi éis relembram construção de igreja

Uma história construída com muitas mãos. Assim pode ser defi nida a trajetória de cons-trução da Igreja Matriz Nosso Senhor do Bom Fim, de Braço do Norte. A comunidade católica da paróquia está em festa a partir de amanhã, sexta-feira, 07 de setembro, e os braçonorten-ses aproveitam para relembrar a trajetória e ver erguida, na Praça Padre Rö er, um dos mais belos templos religiosos da região.

Ao longo de seus 88 anos, Ester Oliveira Be-cker, com riqueza de detalhes, um sorriso e dis-posição, relembra que os carros de bois foram os grandes aliados para deixar a Igreja Matriz de Braço do Norte de pé. “Tudo começou em 1931, quando surgiu vontade de colocar em prática o projeto para a construção da Igreja. Os donos de carros de bois foram recrutados para participar, assim como toda a comunidade”, conta a braçonortense moradora da comuni-dade Lado da União.

O deslocamento de tijolos para a obra, de São Ludgero para Braço do Norte, era feito pela comunidade, que se dividiu em turmas. “Quando era a nossa vez, o papai colocava um cobertor em cima do carro de boi e seguíamos para ajudá-lo. Tinha cerca de seis anos e lembro como se fosse hoje. Saíamos sempre na madru-gada”, fala Ester.

A braçonortense conta que para chegar até o outro lado do rio, já que na época não tinha

ainda a ponte que liga o bairro Lado da União ao Centro de Braço do Norte, eles colocavam o carro de boi em cima de uma balsa até chegar à outra margem do rio Braço do Norte. “De lá, durante um dia, buscávamos os tijolos e entregávamos na Igreja Matriz”, afi rma Ester.

No carregamento, cada carro de boi que seguia para a cidade vizinha trazia na bagagem mais ou menos 200 tijolos.

Salvato Volpato, 89 anos, também relembra da trajetória, para ver o imponente templo erguido no Centro de Braço do Norte. “Os car-ros de bois e as mãos da comunidade foram de extrema importância. Todos trabalhavam unidos para ajudar e ver a nossa igreja pronta. Além de buscar os tijolos em São Ludgero, trazí-amos também pedras do outro lado do rio para colocar no alicerce da Igreja. Foram tempos de muito trabalho, mas que nos dão satisfação de fazer parte desta história”, destaca Salvato.

De acordo com o padre Lenoir Steneir Be-cker, a pedra fundamental para a construção da igreja foi fundada em 07 de setembro de 1930 e, sempre em etapas, o templo foi construído, sempre com a ajuda da comunidade, que teve fundamental importância nas obras e na realização da igreja. O próximo passo é a troca dos sinos atuais por dois de bronze. Para isso, novamente, a comunidade é convidada a dar a sua colaboração.

Braçonortenses recordam a trajetória e participação da comunidade, da Capital da Moldura na construção da Igreja Nosso Senhor do Bom Fim

ESTER, que participou da construção da Igreja Matriz, se enche de orgulho de ver como a união da comunidade deu certo

Festa movimenta BNNesta sexta-feira, 07 de setembro, inicia

mais uma edição da tradicional Festa de Nosso Senhor do Bom Fim. No primeiro dia de comemoração, a programação inicia-se com a missa Nosso Senhor do Bom Fim e as crianças, a partir das 19 horas, seguida da abertura ofi cial com show e bandas promovido pela Rádio Verde Vale.

No sábado a festa contará com o pro-grama O Entrevistão, a partir das 11 horas, na Praça Padre Roer. À noite a comemora-ção segue com missa da juventude, a par-tir das 19 horas. Já às 20h15min acontece a Loteria de Pedestres e às 21h30min, o show com bandas na Praça. No último dia da festa, domingo, haverá a santa missa, com início às 10 horas. A celebração ho-menageará crianças que foram batizadas na Igreja Matriz, casais que formalizaram a união na sede da paróquia, entre outros. Logo após, haverá o tradicional almoço e a partir das 14 horas, o show com Odir Macedo e convidados. Durante a festa, no Salão Paroquial, acontece uma Mostra de Fotos, com imagens que resgatam a his-tória de Braço do Norte e da Igreja Matriz.

Geral BN,06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br 21

Desfi les marcam 190 anos de Independência do Brasil São Ludgero antecipou comemoração e realizou desfile no último domingo. Demais municípios celebram a Independência nesta sexta-feira

Há 190 anos, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro I declarou que o Brasil seria independente. Desde en-tão, no dia 07 de setembro, o país celebra a data espe-cial. Ao som de tambores, alunos uniformizados e amor à Pátria, a sexta-feira será marcada pelos desfi-les cívicos na região. Dos noves municípios de nossa abrangência, apenas São Ludgero já prestou a sua homenagem.

Por volta das 9h15min, depois de ouvir home -nagens e cantar os Hinos Nacional, da Bandeira e de São Ludgero, escola e entidades do município comemoraram a Indepen-dência do Brasil, no último domingo, 02 de setembro. A data antecipou a come-moração oficial que acon-tece na sexta-feira, 07 de setembro.

Cinco escolas das re -des estadual e municipal, junto aos alunos da Asso-ciação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) desfilaram pela Avenida Monsenhor Frederico Tom-brock. A Banda Municipal

comandou os mais de mil alunos que fizeram bonito na manhã ensolarada em São Ludgero.

Em Gravatal, o desfile inicia-se às 8 horas desta sexta-feira, 07 de setem-bro. Escolas das redes mu-nicipal e estadual, além dos Centros de Educação Infantil (CEI), junto com entidades, mostram o amor a Pátria. Os pelotões, de acordo com a Secretaria de Educação, vão destacar os projetos trabalhados du-rante o primeiro semestre letivo. O desfile acontecerá na Rua Engenheiro Annes Gualberto, saindo em fren-te ao Salão Comunitário de Gravatal até a prefeitura.

Em Tubarão, o desfile cívico de 7 de Setembro também tem início às 8 horas, com a solenidade de hasteamento das bandei-ras. A primeira instituição a desfilar, a 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infan-taria de Tubarão, entra na avenida às 8h30min, dando largada às comemorações do Dia da Independên-cia. O desfile segue no sentido Oficinas/Centro,

com a concentração nas imediações do supermer-cado Althoff e a dispersão ocorre na Praça 7, na altura da agência do banco Bra-desco.

Já às 8h30min de sexta,

será a vez de Armazém e Rio Fortuna mostrarem toda a civilidade em come-moração à Independência do Brasil. Com tema tam-bém voltado aos projetos desenvolvidos nas escolas,

os alunos da Cidade Amiga, em pelotões, saem da Rua Monsenhor Francisco Gies-berts seguindo pela Rua 19 de Outubro, na Praça Dois Corações. Já Rio Fortuna, contará com pelotões que

destacam o Combate às Drogas e as Olimpíadas, entre outros temas, com saída marcada em frente do Ginásio Municipal Alo-ísio Willemann e segue pelas ruas do município.

Braço do Norte, Grão-Pará, Orleans e Santa Rosa de Lima desfilam a partir das 9 horas

Previsão indica sol e calor para o 7 de Setembro

Braço do Norte, Grão-Pará, Santa Rosa de Lima e Orleans saem para o desfile em comemoração dos 190 anos de Independência do Brasil a partir das das 09 horas.

Na Capital da Moldura, o desfile cívico acontece na Rua Nereu Ra-mos, com início próximo à oficina Wolfor e término na rótula da Rua Getúlio Vargas. De acordo com a Secretaria de Educação do municí-pio, as escolas e entidades ficaram livres para escolher qual tema será apresentado durante o desfile.

Já em Grão-Pará, o desfile conta-rá com temas de histórias infantis, destacados pelas séries iniciais do ensino fundamental, bem

como pelos Centros de Educação Infantil (CEIs). Além disso, o des-file que acontece na Rua Nereu Ramos contará com a presença da rainha e princesas da Festa de São João, com início marcado para as 9 horas. Da mesma forma será em Santa Rosa de Lima e Orleans. Na Cidade das Colinas, o desfile ressalta os 99 anos de emanci-pação político-administrativa do município, assim como em Santa Rosa de Lima, que comemora seu cinquentenário. Na Capital da Agroecologia o desfile inicia-se em frente à prefeitura e segue até o Centro Educacional Santa Rosa de Lima.

Para os municípios que prestam homenagem à Pátria nesta sexta-feira, 07 de setembro, a previsão do tempo é das melhores. Com sol logo no início do dia, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas no Estado, a sexta-feira será de muito calor. “Teremos um dia com tempo

aberto e ensolarado. Os termômetros podem chegar à marca dos 33 graus, temperatura típica para a primavera que se aproxima. Ao contrário do ano passado, em que a chuva e o frio foram presentes nos desfiles da região, esta sexta-feira irá contribuir para uma bela homenagem”, fala o metereologista Marcio Sônego.

EM São Ludgero, homenagem aos 190 anos de Independência do Brasil aconteceu no último domingo, 02 de setembro

Tráfego na ponte de São José deve ser liberado em 30 dias

Um dos sonhos mais anti-gos da comunidade de São José, em Braço do Norte, está prestes a se tornar realidade. A ponte que une as duas mar-gens do rio Braço do Norte, que corta a localidade, deve ser liberada para o trânsito daqui a 30 dias, tempo neces-sário para a cura do cimento.

De acordo com o secretário de Planejamento, André Lean-

dro Richter, no último sábado, 1º de setembro, foi realizada a concretagem da pista de rolagem da ponte. “Esse é um passo fundamental. São poucos dias que separam a comunidade da realização de um sonho de mais de 20 anos”, menciona Richter.

O próximo passo para a obra é a execução da concre-tagem do guarda corpo, pin-

tura e aterro das cabeceiras, então a ponte estará pronta para ser inaugurada.

A execução da ponte, que tem pouco mais de 75 metros de comprimento, por quatro metros de largura, conta com um investimento de cerca de R$ 500 mil. A previsão é que no início de outubro a ponte seja entregue para a comu-nidade.

DURANTE todo sábado, ponte foi concretada e agora é necessário esperar a cura do cimento

BN,06 de setembro de

2012

22 Página

E-mail: [email protected]

Raul Sartori

CHEGOU o dia de comemorar os 15 anos da Folha. Na noite desta quinta-feira, 06, casais da região se reúnem para celebrar o aniversário do jornal. O evento, que já tem a presença confirmada do presidente da CDL Wilson Tenfen e sua esposa Rosita, acontece a partir das 21 horas, no Clube Cruzeiro, em Braço do Norte.

ÚltimasNotícias desse quilate causam depres-são em Concórdia, o berço da Sadia e Transbrasil. Semana passada o Tribu-

nal Regional do Trabalho de Brasília decidiu que a Sadia não responde por dívidas trabalhistas da

falida Transbrasil. Esqueletos estavam saltando para fora do armário toda hora. A decisão sepul-ta uma antiga polêmica sobre a “fraternidade” fi nanceira, societária e outras das duas, que já pertenceram ao mesmo grupo econômico.

Herança

Faça-se a devida justiça. Como nas outras edições, o programa “A Fazenda”, da Rede Record, conseguiu ser o mesmo lixo televisi-vo, só que em audiência menor, do inigualável “Big Brother Brasil”.

Chapecó é a atual capi-tal dos eventos em Santa Catarina. Até sexta-feira aconteceu a Mercomó-veis, maior feira do setor moveleiro do Estado, que recebeu mais de 20 mil visitantes e gerou negócios estimados em R$ 200 mi-lhões. De 26 a 28 de setem-bro, na Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação, deverá receber 12 mil visitantes entre estudantes, professores, gestores de educação e pesquisadores.

A ideia que se tinha é que a Zona de Processamento de Exportação de Imbituba – a que foi sem nunca ter sido, apesar dos milhões in-vestidos – estava mais que morta e sepultada. Mas eis que semana passada o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) apelou ao governo fe-deral que instale rapidamente 24 ZPEs, dentre elas a catarinense. O Brasil aderiu a tal regime há 25 anos, mas até agora nenhuma saiu do papel.

Trevas

O Tribunal Regional Fe-deral da 4ª Região (RS-SC) via levar para a 7ª Semana Nacional da Conciliação, de 7 a 14 de setembro, sua experiência na solução de conflitos sem judicializa-ção. Um de seus exemplos de composição é a criação do Parque Nacional das Araucárias, nos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, em Santa Cata-rina. A reserva, criada por decreto em 2005 com 12.841 hectares, era ocupada por diversas propriedades que teriam que ser desocupadas. Entretanto, em outubro de 2010, o decreto caducou e não tinham sido realizadas as vistorias nos imóveis. A passagem do prazo levou os proprietários locais a ajuizarem ação contra a de-sapropriação, alegando que o parque não tinha mais base legal para existir. Através da conciliação, se conseguiu a anuência dos proprietários litigantes para a realização de vistorias, e sob mediação de um juiz compuseram um acordo.

Boa prática

As 12 mil agroindústrias fa-miliares catarinenses – todas pequenas e muitas na zona rural – estão passando por situação crítica. Além de não haver uma legislação especifica no Estado (outros 17 a tem), há uma absurda carga tributária e um exército de interessados em tirar-lhe o es-casso lucro, quando existe. Para vender uma abobrinha elas têm que se submeter à fi scalização, e suas absurdas taxas, de vários conselhos de regulamentação profissional, como de Medicina Veterinária e Química (os dois fazendo quase sempre a mesma coisa) e Engenharia, sem contar as do Inmetro e Cidasc. Esta última cobra absurdos R$ 1.300 para permitir o funcionamento de pequenas empresas, antes mesmo de abrir. E aí vêm estes mesmos governos gananciosos com o blá-blá-blá de que é preciso manter o homem no campo.

Aves de rapina

A inacreditável dimen-são da destruição promo-vida por 10 adolescentes, na semana passada, no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Tubarão, põe mais dúvidas ainda na ca-pacidade de resolutibilida-de, em todos os sentidos, deste tipo de instituição.

Leão Lobo BN, 06 de setembro de

2012

23 Página

Rapidinhas

Até terça-feira e um beijo a vocês. Dignidade Já!

Vanessa Lóes, mu-lher de Thiago Lacer-da, que está na nova temporada de “Ma-lhação”, revelou que a sua relação com os fo-tógrafos que circulam pelo Rio de Janeiro em busca de fl agran-tes dos famosos, não é a melhor possível. A atriz garante que entende a curiosidade das pessoas, mas tem

que haver um limite, pois quer ir à praia sem se preocupar com a depilação ou se está com o biquíni fora do lugar. Vanessa es-quece que o assédio só acontece quando está acompanhada pelo maridão, caso contrário, não pre-cisará se preocupar, pois com certeza, não será notada.

Mulher de galã tem problemas com fotógrafos

Atriz faz a fi la andarr

Acompanhada por uma fi gurinista da Rede Globo, Glória Pires foi vista circulando por um recém-inaugurado shopping em São Paulo. A estrela es-tava fazendo uma pesquisa de roupas para Roberta Leone, sua personagem

no “remake” de “Guerra dos Sexos”, uma bem-sucedida empresária de moda esportiva. Glorinha já escolheu várias peças, que serão usadas duran-te os capítulos da história de Silvio de Abreu.

Minha pulguinha, que circula pelos bastidores das gravações de “Cheias de Charme”, me garante que Humberto Carrão, o Elano da trama, está vivendo um romance com sua colega de elenco, Chandelly Braz, que vive a Brunessa na história. Por enquanto, o galã e a atriz, que, recentemente, terminou o relacionamento com Emiliano Dávila, o Lúcio de “Avenida Brasil”, fogem do assunto. O tempo é o senhor da razão

Estrela escolhendo roupas para nova personagem

Galã pegando colega do elenco

Tainá Mül ler, a Liara de “Cheias de Charme”, foi fl agrada aos beijos com Diego Cristian Schliemann, um dos assistentes de direção da novela, durante uma festa no Rio de Janeiro. A atriz, que há alguns meses atrás terminou um relacionamento de seis anos com o ator Júlio Andrade, que viveu o mordomo Arturzinho em “Pas-sione”, já avisou que não faz declarações sobre a sua vida par-ticular e se recusa a revelar se a fila andou.

Débora Secco está aguardando Joelma e Chimbinha retornarem de uma excursão com a banda “Calypso”, para iniciar o seu laboratório com o casal, já que vive-rá a cantora no cinema. Com o título provisório de “Isto é Calypso”, as fi lmagens começarão em janeiro de 2013, com di-reção de Caco de Souza.

Meu amigo Silvio de Abreu revelou que não se assusta com o sucesso de “Cheias de “Charme”, já que o “remake” de “Guerra dos Sexos”, de sua autoria, ocupará essa faixa de horário. Segundo o novelista, é até melhor a sua his-tória ir ao ar após uma novela como essa, pois a audiência já está alta. Ele afi rma que ruim é quando a antecessora fracassou e você tem a necessidade de recupe-rar o que foi perdido. Palavras de quem sabe o que está falando.

Querendo fi car com o Adauto

Juliano Cazarré, o Adauto de “Avenida Brasil”, revelou que após Murici (Eliane Giar-dini), mesmo estando com ele, ter umas recaídas com Leleco (Marcos Caruso), passou a re-ceber solidariedade do público feminino, porém, com segun-das intenções. Recentemen-te, o galã andava pela rua, quando foi abordado por uma mulher, que fez questão de declarar, que se a Murici não lhe quer mais, ela fi cava com ele sem pensar duas vezes. Em nome do Adauto, Juliano agradeceu a preferência.

Bastante bronzeado, Caio Castro está de volta ao Brasil, defi nitivamente, após vários meses rodando pelo mundo. A temporada de férias do galã, longe das novelas desde

que interpretou o José Antenor em “Fina Estampa”, deverá continuar, pois, ainda, não foi chamado para nenhum novo trabalho na Rede Globo.

WagnerRibeiro

Fones: (48) 3657-0347 / 9625-4058E-mail: [email protected]

Site: www.wagnerribeiro.com.brBN, 06 de setembro de

2012

24 Página

Parabéns Folha, 15 anos de sucesso

Qual roupa usar? Make-up Certa

A Folha conseguiu se impor como o melhor jornal da re-gião, pela sua isenção, pelo

seu equilíbrio, pela busca da verdade e pela sua credibilidade. Evidente-mente, isso é resultado de um traba-lho de uma equipe competente e de-dicada, e, sobretudo, com um enorme

compromisso da empresa para com o futuro da região. Eu vejo que a Folha já fez bastante, mas entendo que ain-da contribuirá muito mais para que o futuro seja ainda melhor.É uma empresa que merece nosso re-conhecimento, não só pela qualidade dos profi ssionais que a representam,

como também pelo relevante papel que tem desempenhado nestes últimos 15 anos, ao oferecer à popu-lação informações confi áveis, atuais e oportunas. Parabéns a todos os profi ssionais que fazem e que fi ze-ram da Folha o grande veículo de comunicação.

Eventos mais informais então abuse do espor-te fino, deixe o jeans a aposte em um vestido de comprimento na altura do joelho e um salto meia pata que te trará conforto e elegância. Saia e blusa também são válidas, mas com tecidos apropriados, escolha acessórios em tons mais neutros para não cha-mar tanta atenção como bolsa pequena com alguns detalhes. Para saber mais sobre dicas de como se vestir acesse Revista Estilo e escolha várias peças do site para você combinar. Saiba escolher a roupa certa para arrasar em todas as ocasiões sem perder a sua peculiaridade sejam elas formais ou informais.

Para eventos informais abuse nos olhos esfu-mados. Está bem em alta, nada de olho colorido seja moderna e entre no ritmo Smokeyeye (Bla-ck). Para realçar ainda mais sua beleza acredite nos cílios postiços, fi cam poderosos e seu olhar ainda mais fatal. Para você não se perder em o que passar na boca entre no embalo de fi nal de inverno com batons vinhos e vermelhos, isso vai dar mais credibilidade e sensualidade a sua make–up. Vai fi car ainda mais irresistível. CIRCULANDO

QUERO deixar um grande beijo a Lais Eing, que nesta segunda iniciou seu curso de Design na Ufsc, em Florianópolis. Tenho a certeza de que se tornará uma ótima profissional. Sucesso!

PARABÉNS ao olheiro das celebridades, Bruwin de Oliveira ,pelo seu aniversário. Que DEUS te ilumine sempre e que o sucesso esteja sempre contigo.

TÁ NA MODAE-mail: [email protected]

Cristiane Ferreira BN, 06 de setembro de

2012

25 Página

Convites para Festas: como se vestirQuando chega um convite para uma festa algumas pessoas fi cam superpreo-cupadas, pois não sabem exatamente o que signifi ca cada um dos códigos de vestimenta. A ideia, em principio, é tornar mais fácil a escolha de peças para o look, mas em muitos casos somente faz difi cultar tudo. Veja dicas de como decifrar alguns códigos de vestimenta de festas e arrase.

Mas sabe que além de bem vestida nada melhor do que uma super produção. A maquiagem é fundamental e deve estar perfeita. A escolha da roupa, sapatos, bolsa e acessórios são essenciais, mas ela é indispensável para qualquer mulher se sentir linda e arrasar na pro-dução para uma festa. A maquiagem para festa precisa ser sofi sticada e valorizar os traços do rosto. Cada ocasião pede uma maquiagem diferente. A Jucimara arrasa na maquiagem, tem todos os produtos de melhor qualidade no Salão Espaço Mulher, localizado na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Educandário Municipal.

Quando recebemos um convite para ir a uma festa, o que vem logo à cabeça é escolher o tipo de roupa e penteado para estar de acordo com o gênero. Não é preciso usar penteados antigos para ir a uma festa como esta, o essencial é caprichar no visual no sentido elegante da coisa. Existem penteados muito modernos que arrasam em uma festa neste estilo. É preciso ver os modelos mais adequados ao seu estilo de pele e rosto. A roupa que vai usar na festa também infl uencia muito no tipo de penteado que se deve usar. No Salão Espaço Mulher, a Juliana arrasa em seus penteados e disponibiliza das melhores técnicas e os melhores produtos para você abalar em uma festa.

AS lindas amigas Ju, Lais e Dai, em um momento com o ídolo Zico.

FELIZ Aniversário ao meu lindo afilhado Kim, que no dia 07 de setembro comemora três aninhos. Quem deseja são seus padrinhos Mari, Cris e Cleiton e Cleber.

Também conhecido como tenue de ville e esporte fi no, o traje passeio é um meio termo, não é tão solto como o passeio e nem tão formal quanto a gala. O Esporte Fino é mais liberado, mas existe certa formalida-de nesse traje.

Para os homens o traje não exige terno e gravata juntos, com mon-tagens separadas a produção fi ca interessante. As calças podem até ser jeans (prefi ra os bem escuro), valem se acompanhadas de camisa social. Aqui pode camisas com listras fi nas e xadrez pequeno, também pode camisa de manga longa dobra-da, há quem use camiseta branca lisa com paletó por cima. As produções podem ou não conter gravatas, prefi ra as mais divertidas. Os cintos já devem ser mais sociais, em preto ou marrom. Sapatos de couro com bicos arredondados são os ideais.

Para as mulheres que capricham mais no visual, é um traje que permite além dos vestidos, o uso de calças e saias, as pantalonas e saias mais descontraídas, como as de cintura alta. Túnicas, tailleurs de calça ou saia com blazer. Vestidos são sempre bem vindos, mas dessa vez os tecidos mais nobres entram em cena. Você pode ir de calça social e com uma blusinha bacana, mas aí tem que ser com cara de festa e tecidos nobres. O traje não exige tanta formalidade nos vestidos e permite comprimentos menores. Sapatos e sandá-lias de salto médio a alto, e hoje em dia sapatilhas são permitidas, bolsas com ar de festa médias e maquiagem arrasam visual.

Elegância é tudo aquilo que é belo. E a Letícia Jóias e Acessórios, que está comemorando seu aniversário, convida a todos para participar de um delicioso coquetel, onde serão apresentadas as novas e belas peças para a próxima estação. Haverá sorteio de mimos para as pessoas presentes, entre eles maxicolares, cintos, óculos. Vale a pena prestigiar esse evento que acontece na terça-feira, 11 de setembro, das 16h às 22 horas.

Nova coleção

Traje Esporte Chique ou Esporte Fino

Maquiagem Maquiagem

Cabelo

- Os homens devem vestir sem dúvida o smoking. O ideal é usar a cor preta com gra-vata borboleta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz. - Para as damas a noite é para fazer sucesso. Vestidos longos, com bainha abaixo do torno-zelo, talvez até uma discreta cauda. Decotes, aberturas, transparências e brilhos podem ser usados. Salto alto, carteira pequena ou de metal. Joias, estolas e echarpes aqui têm seu lugar.

Se o convite diz que a festa vai ser de gala, black-tie ou traje a rigor, se prepare para uma noite de muito glamour.

E-mail: [email protected]

BN, 06 de setembro de

2012

26 Página

EntretenimentoRolando na internet

Resposta da edição de terça-feira

Palavras cruzadas

Piadas

Após dois mandatos, Monroe “Eagle” Cole (Gene Hackman), o presidente dos Estados Unidos com maior índice de aceitação (85%), resolveu se aposentar da vida pública, só planejando quanto vai ganhar em cada discurso ou qual edi-tor lhe pagará mais pela sua biografi a.

Assista: Uma Eleição Muito Atrapalhada

— Chefe, eu queria que o senhor me liberas-se amanhã de manhã. É por causa da minha mulher. Ela quer que eu vá buscar a mãe dela pra passar o fi m de semana lá em casa.— Olha, tem muita coisa pra fazer aqui no escritório e eu não vou poder liberar você amanhã.— Obrigado, chefe. Eu sabia que podia con-tar com o senhor.

Buscar a sogra

Uma mulher atraente está no seu carro à es-pera do semáforo abrir, quando um homem para o carro ao lado dela na outra faixa, olha para ela e baixa o vidro da janela do carro. Pensando que ele ia dizer-lhe alguma coisa, ela também abre a sua janela. O homem olha para ela e diz:— A senhora também peidou?

O galo olha para a galinha e diz:— Giselda! Estou muito desconfi ada daquela sua amizade com o papagaio!— Relaxa, meu amor! — eu e o Lôro somos só bons amigos!— Ah é? — disse ele, aumentando o tom de voz — Pois se aparecer mais um ovo verde aqui você vira frango!

No semáforo

Galinha Fiel!

Frases e pensamentosO insucesso é apenas uma oportunidade para recome-

çar de novo com mais inteligência.

Veja mais fotos em www.alphaideal.com.br

Os alunos do 1º ao 9º ano tiveram a oportunidade de assistir à peça teatral “Minha História” da Cia de Teatro e Mímica Eagle, de Florianópolis, que tratou de temas

como : Bullying, Família, Amizade e Educação.

? !! ?O que é, o que é?

O que é que nasce no rio, vive no rio, morre no rio, mas nem sempre está molhado?

O que é, o que é, a mãe é verde, a filha é encarnada, a mãe é mansa e a filha é danada?

O carioca

Pimenta

O l d 1 9 oportunidade de9 iae

Globo – 17:45 h Record – 20:30 h Globo – 21:00 h

Orelha afirma não ser o autor do grafi te, mas Mathias não acredita. Leandro acredi-ta que Orelha não seja o grafi -teiro misterioso. Marcela pede para falar com Nando. Mario recebe a informação de que o casarão será vendido e quase beija Alice. Morgana não acei-ta que Nando divida o casarão com Marcela e Gil. Leandro informa que os alunos que não apresentarem o trabalho ganharão nota zero. Marcela vê Fatinha se insinuar para o professor de robótica. Dinho garante a Orelha que des-cobrirá quem é o grafiteiro misterioso. Dinho pede para Ju passar a noite com ele no colégio para descobrir quem está grafi tando, mas ela recu-sa. Lia apoia Orelha e decide ir para o colégio à noite inves-tigar, sem que ninguém saiba. Lia se assusta ao encontrar Dinho no colégio.

Miguel e Lucy discutem. O Zimmer fi ca irritado ao saber que sua irmã foi visitada por Binho. João e Penélope fi cam em clima de romance. Eva continua preocupada com a festa de Alice. Roberta implica com Eva. Vicente e Becky jan-tam. O professor tenta fazer corpo mole para ir à festa de Alice. Alice recebe uma cesta de café da manhã de Franco. Alice fi ca na expectativa com o presente de Pedro. Vitória fi ca irritada ao achar que não tem roupa para ir à festa de Alice. Eva prepara a casa para a festa.

Tufão se enfurece com os questionamentos da família. Janaína repreende Zezé por fazer fofoca dos patrões. Max passa a noite com Begônia. Tufão vai à casa de Jorginho e Nina se esconde. Muricy, Le-leco, Adauto, Ivana e Janaína questionam sobre a vida de Tufão e Ágata intervém. Be-gônia fl agra Max vasculhando suas coisas. Jorginho marca um encontro com Nina na casa de Lucinda. Cadinho procura Muricy.

Tufão pede Nina em casa-mento. Ivana acusa a cozinhei-ra de tentar seduzir os homens da família, e Jorginho tenta defender a namorada. Janaí-na incentiva Nina a aceitar o pedido de Tufão. Carminha e Max combinam um golpe. Iva-na é hostil com Nina. Olenka comenta com Silas sobre o arquiteto que está investindo em Monalisa. Suelen fi ca com Leandro. Janaína fl agra Max falando com Nina.

Carminha ofende Nina. Max coloca Ivana contra Nina. Car-minha percebe o mal-estar de Jorginho ao falar sobre o que Tufão sente por Nina. Tessália discute com Leleco. Olenka questiona Adauto sobre o trau-ma que o fez parar de jogar futebol. Leandro e Roni deixam Suelen sozinha. Jorginho tenta convencer Tufão a esquecer Nina. Carminha orienta Max a seduzir Begônia. Alexia briga com Cadinho. Pilar afi rma que conseguirá um emprego. Leleco conta para Muricy que Tufão está apaixonado por Nina.

A emissora não disponibi-lizou o capítulo.

Amanhã, sexta-feira (07/09)

Sábado (08/09)

Os convidados fi cam na ex-pectativa com o discurso de Pedro. Alice fi ca frustrada com o presente de Pedro. Ofélia dá conselhos e tenta mudar o jeito de Artur. Binho vai até a casa de Franco. Alice desfaz o presente de Pedro e se mostra decepcionada. Ela diz que es-perava um anel de compromis-so e rasga o vestido. Pedro fi ca envergonhado com a atitude de Alice e segura o choro. Roberta tenta conversar com Alice. Pe-dro e Diego conversam sobre a reação de Alice.

A emissora não disponibi-lizou o capítulo.

Malhação não é exibido aos sábados.

Globo – 18 h

Dimas pede perdão a Ro-drigo. Fernando destrata Regina. Rodrigo revela para Teresa os responsáveis por seu sequestro. Gracinha tem uma ideia para se casar com Pedro e pede ajuda a Jair, Carmem, Valéria e Jacira. Ao ver o quadro do farol da mansão de Rodrigo, Fernando lembra de sua vida passada com Miriam e tem um surto. Priscila afi rma a Laura que ela e Gil são apaixonados um pelo o outro. Jáqui e Henrique se beijam. Laís e Marlene se reconciliam. Valéria declara seu amor por Josué. Laura e Gil ficam juntos. Rodrigo leva Angélica para a mansão. Gabi e Cris implicam com Zilda pelo tratamento que dá a Francisco. Depois de mais uma sessão de regressão, Miriam acredita que pode ser Elisa Neves. Melissa exige que seu advogado a liberte da cadeia. Dimas se arrepende de seus crimes. Fernando sequestra Miriam.

A emissora não disponibili-zou o capítulo.

A emissora não disponibili-zou o capítulo.

Globo – 19:15 h

Penha descobre que foi injusta com Gilson. Cida par-ticipa de um desfi le. Fabian reclama com Inácio por ter saído com suas fãs. Chayene fala para Socorro não contar a ninguém que cantará com ela no show de Luan Santa-na. Penha leva Patrick para a aula de surf e encontra Gilson novamente. Socorro ouve Chayene dizer que não vai deixá-la cantar no show. Fabian vai para São Paulo e diz que Inácio usará um ponto eletrônico.

Tom cobra explicações de Inácio. Gilson e Penha se beijam. Chayene fi ca nervosa quando Eloy comenta que procurou a ex-cantora da Leite de Cobra para conversar sobre seu passado. Fabian orienta Simone a usar o ponto eletrônico durante o jantar de Inácio com Scarlet. Rosário vai com Sidney para o jantar de Inácio/Fabian e Scarlet. Gilson conversa com Samuel e descarta a possibilidade de reatar com Lygia.

Chayene afirma que Eloy ajudou Rejane a acabar com sua voz e Socorro fi ca alivia-da. Inácio foge de Scarlet. Rosário resolve ir ao quarto de Inácio/Fabian e não gosta de ver Scarlet. Kleiton comenta com Penha que a campanha para que as Empreguetes se reúnam novamente está cada vez maior. Penha recebe uma ligação de Gilson no momento em que fala com Lygia.

O f

Hoje, quinta-feira (06/09) Hoje, quinta-feira (06/09)

C i h f d NiHoje, quinta-feira (06/09) Hoje, quinta-feira (06/09)Hoje, quinta-feira (06/09)

Amanhã, sexta-feira (07/09) T fã f

p pAmanhã, sexta-feira (07/09) Amanhã, sexta-feira (07/09)

Sábado (08/09) Sábado (08/09)

T fã d NiSábado (08/09)

Sábado (08/09)

Amanhã, sexta-feira (07/09)

NovelaOs resumos dos capítulos das novelas são de responsabilidade de cada emissora e os dias em que as cenas vão ao ar estão sujeitos a mudanças em virtude da reedição dos capítulos.

BN, 06 setembro de

2012

27 Página

Cinema ESPAÇO FAROL DE CINEMA3631 5100 | Tubarão

Sala 01

Programação de 07/09 a 13/09/2012

Sala 04

OS MERCENÁRIOS 2 DE VOLTA À AÇÃO - LegendadoCom o brutal assassinato de Tool em uma missão. Seus companhei-ros decidem então vingá-lo, mas também precisam resgatar a fi lha de Tool, que partiu na própria missão de vingança.

Horários: 14h40 – 17h – 19h20 – 21h40

Sala 02

ABRAHAM LINCOLN 3D: CAÇA-DOR DE VAMPIROS - Legendado Depois da morte de sua mãe, causa-da por uma criatura sobrenatural, o presidente Abraham Lincoln passa a caçar vampiros e seus aliados.

Horários: 14h20 – 16h30 – 18h50 – 21h20

Sala 03

O VINGADOR DO FUTURO- Dublado Bem vindos ao Rekall, a companhia que pode transfor-mar seus sonhos em memórias reais. Para um operário chamado Douglas Quaid, apesar de ter uma bela esposa a quem ama, as palavras “viagem mental” soam como férias perfeitas de sua vida frustrante – memórias reais de uma vida como um super espião podem ser exatamente o que ele precisa. Mas quando o procedimento dá errado, Quaid se torna um homem procurado.

Horários: 15h30 – 21H00

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE - DubladoHorário: 18h

TOTAMENTE INOCENTES – Exibição digital Sátira de fi lmes consagrados do cinema nacional, como Cidade de Deus e Tropa de Elite. A comunidade do DDC está em guerra. O branquelo Do Morro e o travesti Diaba Loira disputam o poder na comunidade. Alheio a isso, Da Fé acredita que precisa se tornar o chefe do morro para conquistar o amor de Gildinha, sua musa. Tudo piora quando o atrapalhado repórter Vanderlei forja uma capa que vai dar o que falar.

Horários: 14h30 – 16h50 – 19h10 – 21h30

BN, 06 de setembro de

2012

28 Página

Quem for curtir o feriadão no Rosa Norte a paradisíaca praia tem centenas de pousadas e festas maravilhosas. O pico mais badalado da praia sem dúvida é Mar Del Rosa, que apresenta uma grande festa na sexta-feira, com Live Delu (House e Vocal Live) e Leozinho e Parcionic e ainda Luccas Zacca. Já no sábado a casa apresenta Dh Shark (Hip House) e Projeto Pheno Mena com Nicole Baldwin e Karine Larre e DJ Kauê.

MUKISHOW Por: Clóvis Willian dos Santos Email: [email protected]

Assistam ao quadro Mukishow dentro do programa REC aos sábados, às 13h30min, e domingos às 17 horas. Pela Unisul TV

canal 4 VHF (região de Tubarão); 26 UHF (Laguna e Região).

Giovana Bianchini ao lado de José Pickler, em estado de plena felicidade.

A Polícia Civil realizou em Julho a Operação Osiris que acabou derrubando uma rede de tráfi co de drogas na região (Orleans, Lauro Muller, Içara e Rincão). O Minis-tério Público de Santa Catarina apresentou denúncia contra 26 pessoas envolvidas com o tráfi co, das quais 19 encontram-se presas no Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Além de tráfi co, seis foram denunciados pelo crime de corrupção de menores, que foram utilizados na prática do narcotráfi co.

Operação Osires

Mais um Feriadão na-cional que certamente vai congestionar a BR-101. De Porto Alegre, Rio e São Paulo os turistas devem vir em peso para as praias da Garopaba, Ferrugem, Rosa, Imbituba, Laguna, Farol, Galheta, Jaguaruna e Camacho. O pessoal da região também vai para

estes destinos e a fi la vai se tornar inevitável, portanto, paciência e cautela, pois chegar e voltar são e salvo certamente é seu objetivo. Evite beber antes de dirigir, e leve água porque mui-tos trechos você vai fi car parado na BR. Deixe para beber lá no hotel, na casa e na festa.

FeriadãoSe você vai para praia, la-

goa ou piscina, não esqueça se dos cuidados com a água. Nada de beber antes de mer-gulhar, nem comer e se jogar na água, evite ir no fundo e vigie sempre as crianças e os idosos. Se for à praia observe as bandeiras indicativas e se for vermelha prefi ra fi car alerta. Procure saber se o lu-gar tem buracos ou se aquela área é de repuxe. Nestes fe-riados geralmente ocorrem muitos afogamentos e tudo por motivos banais e simples, porque as pessoas se esque-cem de pequenos detalhes de segurança! Aproveite a fol-ga, mas lembre-se que a vida deve continuar depois dela!

Feriadão II

A Serra do Rio do Rastro, tão pertinho de nós e que deslumbra turistas do mundo inteiro, está participando de um concurso e lidera o ranking dos 14 locais mais surpreendentes do mundo. Com 284 curvas no seus 10 quilômetros de extensão, logo ali em Lauro Muller, a Serra é linda, de noite e de dia. Para participar da votação http://listas.20minutos.es/lista/ranking-de-las-14-carreteras-mas-asombrosas-del-mundo-338069/

ConcursoO tradicional desfile de 07 de

setembro deve ser aproveitado pelas organizações civis para fazer protestos dos mais diversos temas. Os políticos também não vão perder a chance de mostrar como anda seu prestígio entre os eleitores e tam-bém aproveitam para alcançar os eleitores que ainda não decidiram em quem votar. Os tradicionais colé-gios com alunos darão o brilho má-gico pelas avenidas da região afora. Este ano os desfi lem prometem...

ManifestaçõesDepois do estrondoso sucesso

do Frejat, a Hangar, em Tubarão, traz no próximo dia 15 o show com o fenômeno dos anos 80, o grupo RPM com sua formação ori-ginal. Sucessos como Rádio Pirata, Olhar 43 e muitos outros vão ser cantados em coro com a melhor geração. A casa tem camarotes nos mezaninos e área vip, em frente ao palco, e pista. Outras informações pelos telefones (48) 3632-0800 e (48) 9663-0909.

RPM

RosaQuem não for esticar para muito longe

e vai curtir por aqui mesmo a sempre agitada Recanto abre sua casa no sábado, 08, para o show nacional do grupo Doce Encontro, com lançamento do seu DVD: “Bem me Quer”. Além dos grupos locais que fazem a maior festa com a galera: Fissura e Piração. O DJ Jeff agita a pista com seus convidados.

Recanto

Nesta sexta-feira a festa continua forte no Barrakos Bar em Rio Fortuna. A balada começa já às 17 horas com o grupo Piração, Djs Residentes e Dj Vitor Costa. Os ingres-sos custam R$ 20.

Rio Fortuna

O buchicho entre as socialites de Tubarão está grande. Tudo por-que uma senhora conhecida teria sido pega com a mão na carteira de outra dentro de uma loja. O fato é que a interpretação da cena, ao ser vista pela câmera de vigilância que gravou o acontecido é uma,

mas a senhora justifi cou que pegou a carteira para ver de quem era. As fofoqueiras espalharam a notícia por todos os cantos. Um fato comum que aconteceu em Tubarão, mas que poderia acontecer em Braço do Norte, Jaguaruna, Criciúma. Enfi m, em qualquer lugar.

Cleptomania?

A linda modelo Joelma Rabello em pose pra tirar o fôlego dos leitores da coluna neste feriadão.

Na paradisíaca praia do Farol, em Laguna, o Boikago apresenta na sexta-feira show nacional com Nós Na Aldeia, famosa banda de reggae que canta a música “Reggae na Casa Amarela”. As mulheres entram na faixa. Já no sábado tem DJ Buci e DJ Cup70 com show da rapaziada do Surf Trio, também com elas entrando na faixa. Vale a pena!

Farol

A grande Bali Hai da Garopaba também reabre suas portas neste feriadão com festa com DJ Gui Boratto e DJ Rick Rian.

Garopaba

BN, 06 de setembro de

2012

29 PáginaEvidência

Por: Marli Sombrio Email: [email protected] beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla” (David Hume)

O Rotary Clube de Braço do Norte possui diversas caixinhas personalizadas, espalhadas por vários es-tabelecimentos comerciais da cidade, arrecadando, a cada dois meses, valores significativos que são repas-sados integralmente para

entidades sociais de Braço do Norte. Ao longo desses cinco anos de campanha, já foram agraciadas diversas entidades. Agora a entidade beneficiada será a Pastoral da Criança. Ao Rotary, para-béns, com certeza colherão bons resultados.

Troco da Bondade Realizado

Feliz e realizado o empresário Djalma Marcelino ao lado de sua esposa Jadna e o simpático cantor Michel Teló. Aproveito ainda

para parabenizar a Jadna pela passagem do seu aniversário, que aconteceu na última segunda-feira. Parabéns em dobro!

Sobem ao altar neste sábado, 08 de setembro, o casal Deisi

e Deivid. Felicidades!

O casamento dos sonhos, realizado pela Hiperativa FM, no último

sábado, 1º de setembro, oportunizou ao casal Laiane e Rodrigo viver um momento de plena felicidade ao lado de familiares e convidados especiais! Parabéns a todos os organizadores e apoiadores deste sonho! Ao casal querido muitas felicidades!

A Associação de Apoio à Criança e ao Adoles-cente do Município de Braço do Norte (Asacad) realiza uma Assembleia Geral, no dia 20 de setembro de 2012, às 19 horas, em sua sede social. Na oportunidade serão tratadas a prestação de contas da atual diretoria, apresenta-ção do relatório de atividades nos últimos três anos, eleição e posse da nova dire-toria. Você, que gosta de se dedicar ao pró-ximo, participe, forta-leça este projeto que transforma sorrisos em oportunidades.

Assembleia

Parabéns

Simpatia

Emoção Felicidades

Casamento

Jantar FolhaA família Nutri Meurer, de Grão-Pará está em festa com aniver-

sário do sócio-proprietário Evandro Meurer, nessa sexta, 07 de setembro. Felicidades!

Felicidades ao casal Josy e Diego que

neste mês comemora 14 anos de uma feliz união. O momento é de comemoração pe-las conquistas e pelos bons momentos vivi-dos a dois. Parabéns!

Sempre linda e simpática Adria Esmeraldino Felipe Weber, ao lado do seu esposo Antonio Luiz Weber, comemora mais um

ano de vida neste dia 07 de setembro. Sucesso sempre!

Chegou o grande momento de contabilizar e agradecer. Nesta noite, 06 de setembro, o Clube Cruzeiro será palco da comemoração dos 15 anos da Folha. O evento acon-tece a partir da 21h e uma deliciosa janta, servida pelo Restaurante Souza, e a boa música da Banda Megatons prometem marcar a noite. Meus parabéns a toda equipe Folha, vocês fazem a diferença nesta história de sucesso.

ClassificadosBN, 06 de setembro de 2012 www.folhaojornal.com.br30

FUNERÁRIADESPACHANTEANTENAS PARABÓLICAS AUTO ELÉTRICAFUNERÁRIA DO ZEZINHOBernardo Locks, 159 Fones 3658 2121 / 9996-3015

DESPACHANTE SÃO CRISTÓVÃOTEODORO B. SCHILICK. Nº 886 - FONE 3658 4350

MARCINHO ANTENAS (INSTALAÇÃO E CONSERTO) R. 7 de Setembro, 797 - 3658 3745 / 9996-5844

SILVA AUTO - CAR RUA TEODORO SCHILICKMANN FONE 3658 2226

AUTO ELÉTRICA ZÉ DA BATERIA- TRAVESSA A. CLAUDIO 21- FONE (48) 3658 2571

AUTO ELÉTRICA

Aluga-se um galpão, na rua Jorge Lacerda 1086. Contato: 36584677. _______________________________________Vende-se ou troca-se por casa na praia um sítio de 6 hectares, pronto para plantação irrigada. Contendo uma casa, e dois açudes. Próximo à estrada geral, com documentação em dias (escritura). Tratar com Mauro: 9900-5072._______________________________________Vende-se casa de dois pisos em Termas do Gravatal, em frente a rodovia, próxima a delegacia de policia, terreno com 800 metros quadrados. Contato: 9907-7909_______________________________________Vendo Apartamento de dois dormitórios, semi-mobiliado, em Termas do Gravatal. Solar das Águas. Fone 88212498 c/ Ana Paula._______________________________________Vendo casa de alvenaria com laje, com 240m². Terreno 26 x 36, contendo uma suíte, dois dor-ms., sala, copa, cozinha, bwc social, área de serviços e garagem. Possui uma edícula com despensa e área de festas com churrasqueira. Localizado no Bairro Santo Antônio, Joinville. R$ 650mil. Aceita chácara ou sítio com casa de menor valor nas cidades de Itoupavazinho, Indaial, Rodeio, Apiúna, Ibirama, Lontras, Ascurra e Rio dos Cedros como parte de pagamento. Contato 47-99640141 – Mário._______________________________________Apartamento 03 dormitórios, sendo 01 suite com closet e armário sob medida, banheiro social, ampla sala de estar/jantar, cozinha com armários embutidos, área de serviço, de-pendência de empregada completa e 01 vaga de garagem. Área privativa 111,00 metros

quadrados. Localizado no Centro de Criciúma. Vendo ou troco por imóvel em Florianópolis. R$ 180.000,00 Fone: (48) 9974 2181._______________________________________Vende-se uma loja completa ou troca por car-ro ou moto. Contato: 9922-2434/3658-4907._______________________________________Vendo galpão contendo 264m², pé direito 6 metros, contendo escritório e banheiro. Localizado na Rua Verino Fortuna Coan 1201, Braço do Norte. Contato 47-99640141 ou 38013335. Mário._______________________________________Vende-se uma casa mista na praia de Jagua-runa contendo, 4 quartos, sendo uma suíte, um banheiro, garagem para dois carros toda murada, área de serviço e despensa. A 80 metros da praia. Valor a combinar. Contato: 9677-9081/3658-8221._______________________________________Vende-se uma casa mista medindo 10 x 8 contendo 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área externa, com edícula de material medindo 5,5 x 9 contendo área de serviço, churrasqueira e 2 vagas de garagem, lote me-dindo 14 x 30 totalmente murado, localizado no bairro Rio Bonito próximo a construção da nova creche municipal. Valor a combinar. Contato Guilherme Fone: 048-3658-6655 / 8811-7834._______________________________________Vende-se casa de alvenaria, em Garopaba-Camacho com, três quartos sala, BWC copa cozinha, garagem área de serviço, varanda e churrasqueira. Área total construída 141 metros quadrados. Contato: (48) 8400-4608_______________________________________Vende-se apartamento com três quartos, sala, cozinha, banheiro social, banheiro da suíte, área de serviço, churrasqueira e uma vaga de garagem. Próximo ao Uniformaxiel. Valor

R$160.000.00. Aceitasse proposta. Tratar pelo telefone 96004518._______________________________________Vendo ou troco lindo apartamento em Orleans por ap. em Floripa. Com 53m, garagem, ele-vador, prédio novo ao lado do Hospital. Ótima localização. Valor de 130.000,00. Interessados tratar 9979-7720._______________________________________Vende-se dois apartamento no bairro Nossa Senhora de Fátima, 2 dormitórios, 1 sala, 1 cozinha, área de serviço, 1 banheiro e garagem. Contato: 9600-4518._______________________________________Vende-se uma casa próximo ao cemitério. Casa de material, com três quartos, dois banheiros, cozinha, sala e área de serviço. Vende-se ou troca-se por lote, valor a combi-nar. Contato: 99878468_______________________________________Vende-se Apartamento com 02 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem e elevador. Pré-dio novo ao lado do hospital de Orleans. Valor R$ 150,000.00. Contato: 99797720._______________________________________Vende-se um apartamento no mar grosso, 03 quartos, 02 banheiros, 01 sala, sacada cozinha garagem, área de serviço e mobília completa, valor: 230.000. Contato: (48) 3658-2315._______________________________________Vende-se casa na em Braço do Norte, na rua Padre Jacó Luiz Neidel, bairro São Francisco. Telefone: 9986-1581/9665-1863._______________________________________Vende-se uma casa no Sertão do Rio Bonito, próximo ao Posto Pra. Casa com três quartos, banheiro, cozinha, sala, área se serviço e ga-ragem.Valor a combinar. Contato: 96037748._______________________________________Vende-se uma casa mista com 4 quartos, 2 banheiros, sala, cozinha embutida, área

de serviço e garagem. Próximo ao mercado São Jorge, em Termas do Gravatal. Contato: 9665-1515.

Vende-se 2 lotes, no Travessão 800 metros. Contato: 99211048._______________________________________Vende-se 06 hectares de terra, em Rio Otilia / Rio Fortuna. Contato: (48) 8423-5121_______________________________________Vendo um terreno de 13 hectares com uma casa de 100 m², duas estufas, um galpão, e um trator completo. No Avistozo. Fone: 3658-8539_______________________________________Vendo lote murado com rede de esgoto, água encanada e rua calçada, 12 por 24, com casa de madeira de 64m², Bela Vista 2, Gravatal. Valor R$ 40 mil reais. Fone : 99263915 ou 36482343._______________________________________Vende terreno próprio para loteamen-to, ou área industrial, com 8.4 hec, em Orleans ao lado da Librelato. Telefone 99930272/99041080._______________________________________Vende ou troca sítio no Lado da União, com casa, paiol de estufa e eucalipto nos fundos. Tratar pelo telefone 96554240 com Santos Antonio.

Procuro um lote de até 50 mil reais com escritura, no Rio Bonito ou em São Ludgero. Fone: 9928-4160.

_______________________________________Terreno em área industrial com 63.420,93m², plano, limpo sem mata nativa,sem restrições com Ibama e Fatma; possui 02 galpões com área priv. de 1550,00m². Preço sob consulta.Tel (48) 9986.5559.Lucia corretora de imóveis Creci 7098.______________________________________Vende-se lote no Sertão do Rio Bonito, 600 metros do futuro hospital. Contato 9169-8664/3658-4806.

Vende-se um Peugout 307 Feline, ano 2009, completo. Aceita carro de menor valor. Contato: 9919-5114.______________________________________Vende-se um carro, Corsa 2006, completo. Contato: 99211048______________________________________Vende-se um carro, Citroem X Sara Picasso, top de linha, controle de som no volante, cor grafi te. Valor: 22.000.00. aceita caroo mais barato. Contato: 99293986.______________________________________Procuro F-1000 no valor máximo de R$18.000.00. Que aceitem em troca uma pampa ano 94 e uma bis ano 2003. Ambas em perfeito estado de conservação e restante à combinar. Contato: 9125-7840______________________________________Vende-se uma Honda Biz 125, ano mode-lo-2010, 8.000km-cor rosa. Valor : 5.000.00 a vista. Contato: 9168-4011 ou 3658-4530.______________________________________Vende-se um Corsa Classic Life Ano 2009, direção hidráulica, 4 portas, cor bege, único dono. Contato: 9977-4111/ 3658-6768.

______________________________________Procuro F-1000 cabine simples, carroceria de lata que esteja em bom estado de con-servação, valor máximo 18 mil reais. Dou em troca uma Pampa, uma Biz 2003 e o restante a combinar. Fone: 91257840.______________________________________Vendo ou troco Parati, ano 2009 prata, completa. Tratar pelo (48) 9987-0027 falar com Lesinho. ______________________________________Vende-se um caminhão Volvo/ V M 23 240, ano/modelo 2005, cor branca, com baú frigorífi co. Em perfeito estado. Valor: 105.000,00. Contato: 99740266( Clóvis). Ou: 84040803 (Divo).______________________________________Vende-se um trailer equipado para lanches. Valor a combinar pelo telefone 96679815. ______________________________________Vende-se uma Honda Bis 125 ES azul ano, 2006 ( com partida). Valor a combinar: (48) 9976-5694.______________________________________Vende-se Polo Classic, ano 99, cor cinza, completo incluindo GNV. Valor acombinar- 3658-7121 . _____________________________________ Vende-se uma combi GNV, ano 2005 valor a combinar. Contato; 9996-9656______________________________________Vende-se Montana prata, ano 2007. Ligar para 9604-8118.______________________________________Vende-se Corsa Sedam Classic, ano 2004, 1.6, gasolina. Semi-novo sem ar condicionado. Carro lacrado. Contato: 3652-1138.______________________________________Vende-se um Ford Ka R$ 13.250,00. Com 69 mil km de uso, branco, 2006, aceita bis em troca. Contato 9644-1813.

______________________________________Vende-se um Ford Ka R$ 13.250,00. Com 69 mil km de uso, branco, 2006, aceita bis em troca. Contato 9644-1813._______________________________________Vende-se um gol quadrado, ano 1996, cor cinza. Contato: 9631-7677

Vende-se 2 fi lmadoras Tec Pix Hd 18. Valor: R$ 1800,00. Contato: 8478-8953. Aluga-se um galpão. Contato: 36584677._______________________________________Vende-se ar condicionado cônsul 7.500 BTU’s, em perfeito estado 300,00 R$, e uma cônsul de 10.000 BTU’s quente e frio por R$ 200,00. Fone: 8461-9685._______________________________________Vende-se lan house, completa, com sete com-putadores, mobília, cadeiras giratórias, balcão de atendimento, cabeamento completo e equipamentos. Valor R$7.000,00. Contato: 9945-3434 (Rodrigo)._______________________________________Vende-se uma esteira Atlética, em bom estado de conservação, valor a combinar.Contato: 3658-3241 ou 9930-7600. _______________________________________Vende-se uma sala comercial, atrás da água da serra. Valor a combinar. Contato: 9600-4518._______________________________________Vende-se duas Tekpix, HDO 18 modelo 2012 nova. Contato: (48) 8478-8953. Falar com Gilvanio Souza._______________________________________Vende-se uma antena internet, R$ 150,00, mais antena celular amplifi cadora de sinal celular R$ 50,00. Fone: 8461-9685.

_______________________________________Vende-se máquina injetora de plástico, marca Orint IHP 2000H1115, ano 1997, 590 gramas de injeção, em ótimo estado _______________________________________Vende-se fresadora CNC, marca Sulink, ano 2004, curso de mesa de 100X500X600, em ótimo estado de conservação. Contato: (48) 9974-0154._______________________________________ A Fernando Volpato Academia, esta disponi-bilizando vaga para instrutor, de musculação. ( Preferência formado ou concluído Bacharel) em educação física e auxiliar, fi nanceiro. Contato: (48) 3658-6684_______________________________________Vende-se uma porta de garagem, estilo alça-pão medida 3,15 metros de altura. Contato: 3658-3241 ou 9930-7600_______________________________________Empresa de Termas do Gravatal contrata:Cargo; Agente de Certifi cação Digital, neces-sário conhecimento de informática, ser maior de 18 anos. Cargo: Técnico em mecânicoRequisitos; Experiência em torno, solda e corte com plasma manual, experiência comprovada, em C.T. Mandar currículo com foto para: [email protected]

E-mail: [email protected]

S O AC I LCaro

Leitor BN, 06 de setembro de

2012

31 Página

Touro 21/04 a 20/05Amor: Para os que não tiverem parceiro, há a possibilidade de se apaixonarem. Que o Amor seja uma constante na sua vida!Saúde: Cuidado com a alimentação e os esforços.Dinheiro: Dia muito favorável no setor profi ssional.

Virgem 23/08 a 22/09Amor: Possível discussão. O seu bem-estar depende da forma como encara os problemas. Saúde: Não cometa excessos na alimentação. Dinheiro: Sem preocupações no campo fi nanceiro.

Capricórnio 22/12 a 20/01Amor: Se desconfi a de algo, fale abertamente. Dê tempo ao tempo e acredite que é possível ser feliz. Saúde: Imponha um pouco mais de disciplina alimentar a si próprio. Dinheiro: Deve ter mais atenção com a forma como gere as suas economias.

Leão 22/07 a 22/08 Amor: Poderá reencontrar alguém que amou no passado. Pro-cure viver mais intensamente o presente. Saúde: Procure não viver obcecado com a sua forma física. Relaxe, pois está em ótima forma. Dinheiro: Afi gura-se alguma instabilidade fi nanceira.

Sagitário 22/11 a 21/12Amor: Não seja egoísta, pense nos sentimentos da pessoa que tem a seu lado. Urgente é ser feliz, sorria! Saúde: Seja mais positivo e não tenha a mania de doenças. Dinheiro: Poderá ver frutos de investimentos que julgava perdidos.

Áries 21/03 a 20/04Amor: Vida familiar muito gratifi cante. Cultive a alegria no seu coração e ela dará frutos de Paz. Saúde: Dê mais atenção à sua saúde.Dinheiro: A criatividade vai acompanhá-lo ao longo de todo o dia.

Libra 23/09 a 22/10Amor: As suas constantes mudanças de humor poderão trazer alguns problemas. Saúde: Conjuntura favorável neste setor.Dinheiro: Procure não tomar nenhuma decisão sem antes analisar os prós e os contras.

Aquário 21/01 a 19/02Amor: Controle o ciúme. Que o amor esteja sempre no seu coração!Saúde: Poderá sofrer um grande descontrole nervoso. Dinheiro: O seu esforço e a sua dedicação ao trabalho serão apreciados.

Gêmeos 21/05 a 20/06Amor: A sua cara-metade poderá precisar desabafar. Abra o seu coração e partilhe. Saúde: Muito favorável, aproveite e pratique exercício físico. Dinheiro: Notará que o seu esforço a nível de trabalho será recompensado.

Peixes 20/02 a 20/03Amor: Resolva assuntos pendentes. Cultive o relacionamento interpessoal e verá que obterá benefícios. Saúde: Evite fi car em locais fechados. Dinheiro: Habitue-se a defi nir prioridades.

Escorpião 23/10 a 21/11Amor: Se está apaixonado não se acanhe e dê o primeiro passo. A sua felicidade depende de você! Saúde: Invista mais na sua beleza. Dinheiro: Cuidado com os gastos.

Câncer 21/06 a 21/07Amor: Faça um passeio romântico com a pessoa amada. A vida é uma surpresa, divirta-se! Saúde: Dia de grande desgaste mental.Dinheiro: Invista na sua formação profi ssional.

Horóscopo do final de semana

uma semana. Lembramos que não serão válidas reservas por telefone. Este espaço é destinado para homenagens de aniversário, casamentos, formaturas e batizados. Não sâo aceitas homenagens de dias especiais: Dia das mães, pais, namorados, e aniversário de empresa.

A Folha do Vale cobra de seus assinantes a inclusão de fotos nesta página. São R$ 5 dentro de seu padrão normal. Os destaques da semana serão cobrados R$20,00 para assinantes, e R$30,00 para não assinantes. As fotos deverão ser entregues na redação com antecedência mínima de

Parabéns a Lorival War-meling Matias pela passagem do seu aniver-sário hoje, 06 de setembro. Uma data espe-cial para você e que também nos deixa muito alegre por saber que você está fe-liz. Muitas Feli-cidades! Home-nagem de toda sua família.

Parabens a prin-cesinha Luisa Soethe Della Giustina, que ontem quarta-feira, dia 05 de setembro com-pletou seus 05 aninhos de vida. “Que os anjos te protegem e te guardem”. A ho-menagem é de seus pais, padri-nhos, avós e em especial de sua irmã Thayla.

Completa mais um aniversário hoje, 06 de se-tembro, Elizéia Bomfim. Hoje é dia de festa, é um dia em que Deus colocou no mundo uma pessoa mui-to especial. Você! Que a pequena Lívia venha come-morar os próximos aniversários junto com a gente. Feli-cidades! Homena-gem de sua amiga Angela.

C o m p l e t o u mais um ano de vida, on-tem, 05 de setembro, o empresário sãoludgerense Hélio da Silva. Recebe home-nagem dos fi lhos Danieli e Daniel, da esposa Néia e de todos os amigos e cola-boradores da Moto Silva!

Parabéns a Pedro Henrique Buss Ro-drigues, que comemora amanhã, dia 07 de setembro, mais um ano de vida. Que Deus continue iluminando seus cami-nhos. Homenagem de sua mamãe Leda.

Felicidades a Raquel W a r m e -ling, que hoje, 06 de setembro, está com-pletando mais um aniversá-rio. Para-béns supe-respecial de sua fa-mília.

Parabéns ao casal Volney Simiano e Edilamar de Oliveira Simiano, que no próximo sábado, 08 de setembro, comemoram 22 anos de feliz matrimônio. Recebem o carinho de seus fi lhos Jéssica e Éric e de toda a família. “Amamos muito vocês”.

Comemorou mais um ano de vida nesse dia 31 de agosto Marcos Rezende. “Parabéns”. Homenagem de seus pais Ka-tia e Odair e sua irmã Kamily.

Parabéns ao pequeno Ramon, que no último dia 18 de agosto recebeu o dom do batismo. Recebe o carinho de sua mãe e de toda a família.

Parabéns a Albertina e Rogério, que come-moraram no dia 03 setembro juntos mais um ano de vida. Feliz aniversário”. São os votos de toda a família, em especial, da Raquel, Maria Eduarda e Leandro.

BN, 06 de setembro de

2012

32 Página Papo Jovem

E-mail: [email protected]

Raquel Pereira

Quinta-feira, 06/09- Jantar Dançante 15 Anos Folha, no Clube Cruzeiro, em Braço do Norte.- Circuito Skol Facul, na Hangar Eventos, em Tubarão.- Special For Holiday, no Céu da Boca em Tubarão.Sexta-Feira, 07/09 - Costelaço do Pauli-nho, na VignaMazon, em Urussanga.- Birthday Party, no Zu-las Music Live, em Ter-mas do Gravatal.

Sábado, 08/09- 9ª Feijoada do Inverga, no CTG, em São Lud-gero.- Sertanejo na Pista, na Kabbun Green Space, em Araranguá.- Reabertura Bali Hai, em Garopaba, Piçarras e Porto Belo.- Show Nacional Grupo Doce Encontro, na Re-canto Club, em Gravatal.Domingo, 09/09- Feijoada da MIB, no Ginásio de Travessão, em Braço do Norte.

Lembre-se: se beber, não dirija! Cuide da sua vida e de outras pessoas!

Agenda do final de semanaFesta em Honra a Nosso Senhor do Bom Fim

Hoje começa a Festa na Paróquia de Braço do Norte. O evento se estende até dia 09 de setembro, domingo. Serão muitas atrações e shows. No domingo acontece o tradicional almo-ço. É imperdível.

Mais um anjinho a caminhoHoje quero desejar um superparabéns ao lindo casal Camila e Mar-

cello que no último sábado descobriou que a família vai aumentar. Desejo muita saúde e felicidade nessa fase mágica! Que esse bebê traga ainda mais felicidade para a vida de vocês!

SC DANÇANo último sábado, 1º de

setembro, Braço do Norte foi muito bem representada através da Dança nos Pal-cos da Capital. O Grupo de Dança Raquel Pereira fez três lindas apresentações, emocionando e envolvendo a todos que assistiam. O resultado de todo o esforço e dedicação veio através do troféu de 3º lugar recebi-do. Lágrimas de emoção e sorrisos de alegria fi zeram parte deste lindo espetá-culo. Aproveito este espaço para fazer alguns agrade-cimentos. À minha equipe de apoio, que esteve ao meu lado a cada minuto. Muito obrigado por fazer parte

de tudo que aconteceu. Aos meus lindos e amados bailarinos, que com toda a dedicação e esforço fi ze-ram lindas apresentações, trazendo pra casa mais uma conquista. Continuem assim, vocês já sabem o caminho, companheirismo acima de tudo. Somos uma família unida pela dança! E aos familiares e amigos que acompanharam cada passo dessa linda caminhada em busca de realização. Muito Obrigado por acreditarem e confiarem em meu tra-balho. Serei eternamente grata por cada olhar, abraço e palavras de carinho rece-bidas. Parabéns, bailarinos!

SucessoParabéns a Djalma Produções por mais este grandioso evento em nossa região. Braço

do Norte foi sede do supershow do cantor Michel Teló, que arrastou uma multidão para o Pavilhão da Expovale. Sucesso!

JANTAR DANÇANTEÉ hoje, galera! A Folha comemo-

ra seu aniversário de 15 anos em grande estilo! O Jantar Dançante acontece no Clube Cruzeiro, em Braço do Norte, e tem início às 21h. A atração principal é a Banda Megatons, mas a noite será cheia de surpresas. Nos vemos lá!

Esporte BN, 06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br 33

Em jogo de líderes, Tigre empata com o Vitória

Empate em 2 a 2 mantém a diferença de três pontos entre o líder Vitória e o segundo colocado, o Criciúma, na Série B do Brasileirão

O jogo foi eletrizante, principal-mente no primeiro tempo em que ocorreram todos os gols do jogo. Ao todo quatro gols foram marcados, dois para cada lado. Lucas e Zé Carlos fi zeram pelo lado do Tigre e Elton e William pelo Vitória.

O empate agradou a ambas as equi-pes que disputam a ponta da tabela. Com 49 pontos o time baiano é líder

isolado seguido pelo Criciúma com 46. Os dois times são virtuais candida-tos ao acesso à elite em 2013, visto que o primeiro time fora do G4, o Joinville, tem apenas 38 pontos até agora.

A partida pode ser uma prévia de um provável encontro no Brasileirão de 2013. Muito bem estruturadas em campo, com futebol consistente e sempre em busca do resultado posi-tivo, as duas equipes se equilibraram durante todo o jogo. E o resultado não poderia ter sido diferente, para

equipes tão parecidas. O goleador Zé Carlos mantém a média e marcou mais um gol, se consolidando na arti-lharia isolada da competição.

Na próxima rodada o Tigre vai rece-ber o América Mineiro, no Heriberto Hulse. A busca por pontos para as-segurar um lugar na série A continua e o resultado dos jogos dentro de casa serão de especial importância para alcançar essa meta. O jogo será realizado dia 08, próximo sábado, às 16 horas.

João Maurício G. Câ[email protected]

FORA de casa, Criciúma conseguiu arrancar um empate contra o líder

Joinville e Avaí tropeçam e caem na tabela do Brasileirão

Na Ressacada, a torcida mos-trou que não acredita muito no time e compareceu em pe-queno número para apoiar no jogo desta terça-feira contra o América-RN. E parece que a tor-cida acertou. A equipe mostrou força, vontade, garra e determi-nação, porém, faltou pontaria e bola na rede. Pior, sobrou falhas na defesa que deixaram que o time nordestino saísse de Flo-rianópolis com um pontinho na bagagem. O jogo começou a mil por hora e parecia que o Avaí iria decidir logo a partida. Até os cinco minutos a pressão azurra para cima do visitante era uma constante, porém, foi dar apenas uma chance ao América para que a defesa se confundisse e, de ca-beça, o adversário marcasse um gol e jogasse uma caixa d’água fria nas pretensões avaianas. Menos pior que a equipe não se perturbou em campo e conse-

guiu logo em seguida igualar no placar, para mais um pouco de tempo conseguir virar a partida. O tempo inicial terminou de bem para o time da casa, 2 a 1. A segunda etapa começou como a primeira, com o Avaí numa busca incessante do terceiro gol. Opor-tunidades não faltaram. Faltou, sim, competência aos atacantes, e o gol esperado pela torcida não saiu. Mas saiu o gol do Amé-rica numa falha coletiva do meio campo e defesa, aos 19 minutos da etapa fi nal. Correria atrás do placar para tentar os três pontos que lhe deixaria bem próximo das equipes que estão no G4, não faltou ao Leão da Ilha. Mas, não foi desta vez que os deuses azuis compareceram na Ressacada e o jogo acabou mesmo num melancólico empate, que serviu apenas ao visitante. Com 34 pontos conquistados, e na oitava posição, o time da Ressacada viu

os adversários subirem na tabela e se distanciarem. Agora são seis pontos atrás do Goiás, primeiro time dentro do G4. Em Campinas, São Paulo, o Joinville enfrentou o Guarani atrás de pontos para se manter dentro do G4 que habita há algumas rodadas. O time lutou enquanto deu e conseguiu sair na frente do placar com Ricardi-nho, mas deu bobeira e deixou o Bugre virar o placar para 2 a 1. O resultado, combinado com os das outras partidas, tirou o time da cidade das Flores do G4, apa-recendo agora na quinta posição. Com 38 pontos o JEC perdeu a posição para o Goiás que possui 40. A próxima rodada aponta os dois como adversários. O jogo ocorrerá na arena Joinville, casa do JEC, dia 08, sábado próximo. No primeiro turno, na Ressacada, deu Joinville. O Avaí busca revan-che neste jogo e quer os pontos cedidos na partida anterior.

Nestor Lodetti se licencia da presidência do Figueira

Alegando problemas pessoais e de saúde, o presidente do Figueirense, Nestor Lodetti, pediu, na última segun-da-feira, 03 de setembro, ao Conselho Deliberativo do Clube licença pelo prazo de 30 dias para tratar de assuntos pessoais e de saúde.

O imbróglio envolvendo os parceiros do clube parece que afetou a saúde do presidente. A dificuldade em acertar as arestas, discussões infindáveis sobre os direitos contratuais da parceira Aliance e o quase afastamento do empresá-rio Eduardo Uran, responsável pela contratação dos principais atletas do clube, foram os fiéis dessa balança que acabou com o pedido de afastamento de Lodetti, é bem verdade.

Decisão essa que ainda vai gerar muita discussão na mídia e entre os torcedores. A vinda de Márcio Goiano, apoiado pelo então presidente, que foi o responsável pela sua demissão ano passado, foi um ponto positivo para que as águas se acalmem pelo lado do Scarpelli.

O empresário Odorico Durieux, atual

vice, que assumirá a encrenca até o retorno de Lodetti, já deixou claro que não tem tempo para assumir definiti-vamente esse compromisso. O retorno de Nestor Lodetti, porém, é uma dúvida que será desfeita apenas depois de transcorrido o prazo de sua licença. Até lá, o campeonato continua e a nova diretoria tentará tirar o time da atual situação, a lanterna do campeonato brasileiro.

LODETTI passou a presidência para o primeiro vice-presidente Odorico Durieux

EsporteBN, 06 de setembro de 2012 www.folhaojornal.com.br34

Orleans faz 2 a 1 contra Armazém pela Liga AdescJogando em casa, meninos da Cidade das Colinas venceram no Sub-11 e 13 e foram derrotados pelos garotos da Cidade Amiga no Sub-15

As futuras gerações do futsal de Orleans e Armazém estiveram em quadra no último sábado, 1o de setem-bro, no Ginásio Homero de Miranda Gomes, na Cidade das Colinas, para cumprir compromissos válidos pela 10ª rodada do Campeonato das Categorias Inferiores Masculina – CIM – promo-vido pela Liga Desportiva Adesc – LDA.

A jornada de três partidas começou com o desafi o pela categoria Sub-11 e Orleans levou a melhor vencendo por 6 a 3.

No Sub-13 nova goleada dos comandados de Felipe Boneti por 8 a 1. Com 5min de jogo Orleans vencia por 2 a 0, com Lian e Ramon. Depois dos gols sofridos Ar-mazém equilibrou as ações,

mas era Orleans que criava as melhores chances de ampliar; no fi nal da primeira etapa Ramires limpou dois marcadores invadiu a área e bateu na saída do goleiro para fazer o terceiro.

Na segunda etapa os me-ninos de Orleans manti-veram a mesma pegada e começou o show particular do camisa 10 Felipe Oliveira. Com 1min, numa cobrança de falta, Gabriel rolou para Felipe acertar o ângulo do goleiro armazenense. Três minutos depois, num contra-ataque rápido que começou com o goleiro orleanense lançando com as mãos na área adversária, Felipe do-minou, deu um drible des-concertante no marcador e no goleiro e com gol vazio só empurrou para a rede

fazendo o quinto. Pouco depois, em jogada

de ataque de Orleans, num bate-rebate Ramires pegou o rebote e fez 6 x 0. Aos 9min Armazém fez o de honra; após chute forte na entrada da área, o goleiro defendeu parcialmente com os pés e a bola sobrou para Mauricio, com gol vazio, empurrar para as redes. Na cobrança do centro, Ramires recebeu a bola na direita e bateu em gol, surpreendendo o golei-ro adversário para fazer o sé-timo. E fi nalizando a goleada e show de Felipe, aos 13min, ele recebeu lançamento pela direita, driblou o goleiro e fez o oitavo.

Fechando o confronto, pelo Sub-15, Armazém tirou um pouco do prejuízo baten-do os orleanenses por 6 a 3. EQUIPE Sub-13 de Orleans segue se recuperando na competição

Alto Rio Fortuna surpreende e fi ca com título do Meio Rural

Com uma grande festa terminou na última sexta-feira mais uma edição do campeonato de futsal do meio rural de Rio Fortuna. A quadra do Salão Comu-nitário da comunidade de Barra do Rio Chapéu foi o palco da disputa da rodada fi nal e consagrou a equipe do Alto Rio Fortuna, que surpreendeu a equipe da casa, a Barrinha, e levantou pela primeira vez o caneco da competição.

O público, que compa-receu em bom número

para prestigiar as partidas finais, começou vendo o time do Rio Café mandar no jogo e com facilidade vencer a SER Capoeirão por 6 x 2 e com isso fi car com a terceira colocação.

No jogo fi nal, foi a tor-cida da Barrinha quem primeiro soltou o grito de gol e foram duas vezes; só que a torcida do Alto Rio Fortuna, que tinha o reforço dos outros torce-dores presentes no Salão Comunitário, não parava de incentivar e levou seu

time à virada. Mas, faltando poucos segundos para o término do tempo normal, veio o empate que provo-cou a disputa do título nas penalidades; mais tranqui-lo e de franco atirador, o Alto Rio Fortuna foi melhor e venceu por 4 x 3 para de-lírio do seu torcedor.

O Meio Rural de Rio For-tuna teve como goleiro menos vazado o Romaico, da Barrinha, com 17 gols sofridos, e Bruno, do Rio dos Bugres, foi o artilheiro com 11 gols marcados.

Cornetas e Meninos da Vila jogam pela liderança Cornetas soma seis pontos na tabela de classificação e o Meninos da Vila quatro. Rodada terá ainda mais três jogos neste sábado no ginásio da entidade

A terceira rodada do 5º Campeonato de Futsal In-terno da Associação Atlética Plaszom tem um confronto de invictos logo na abertura, neste sábado, às 18h30min; de um lado da quadra estará o Cornetas, atual campeão e com duas vitórias nas pri-meiras rodadas e do outro o Meninos da Vila, que na sua primeira participação na competição, além da empol-gação, vem de uma vitória e um empate. Quem vencer pode terminar como líder isolado.

Mas não é só liderança que estará em jogo; existe também a necessidade de reação, caso de Los Pernas e Diamante Azul, no segundo jogo da noite. Depois da der-

rota na estreia para o Meni-nos da Vila e folga no último sábado, o Los Pernas busca primeira vitória, mesmo ob-jetivo do Diamante Azul, que vem de dois empates.

A rodada terá ainda mais dois jogos; num confronto que promete muitas emo-ções, Força Bruta x Milan buscam os três pontos que podem colocá-los nas pri-meiras posições; e fechando a rodada, para Os foras x Prata da Casa a palavra de ordem é reabilitação, pois ambas vêm de derrotas.

Resultados da 2ª rodada A segunda rodada do in-

terno de futsal da Plaszom foi realizada no último sábado e começou com o Meninos

da Vila saindo na frente, mas cedeu o empate em 3 x 3; no jogo seguinte, o Prata da Casa teve forças para se-gurar o Cornetas até o fi nal da primeira etapa, quando o jogo esteve empatado em 3 x 3, mas depois a força do atual campeão prevaleceu e o Cornetas fechou em 7 x 3.

Outro que saiu em van-tagem, mas não teve como segurar o placar foi o Os Fo-ras; na velocidade da dupla Alcione e Julinho, o Milan venceu por 5 x 3; e por últi-mo, o estreante Força Bruta conseguiu uma boa vitória sobre a GDM 4 x 1, graças também à grande atuação goleiro Anchieta, que só foi vazado numa cobrança de penalidade.

DIAMANTE Azul busca primeira vitória no futsal da Plaszom

ALTO Rio Fortuna, campeão do Meio Rural de Rio Fortuna 2012

Esporte BN, 06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br 35

Corujão invicto

Na última sexta-feira saíram os classificados para as semifinais da Taça Cegero. O Corujão entrou em quadra precisando apenas de um empate para se classificar, já o Art’s Paladar tinha que vencer. Um jogo equilibrado onde os passes errados foram determinantes para o resultado. O Art’s jogou muito e merecia um resultado melhor, mas em jogo decisivo não se pode entregar gols de bandeja para o adversário. Corujão foi desta-que durante toda a primeira fase, apenas confirmou essa superioridade.

De tirar o fôlego

Não consegui uma frase que pudesse descrever o jogo entre Supermercado Medeiros e Bela Vista. Foram muitos gols, belos lances, reclamações e muita tensão. O Medeiros teve o goleiro Val expulso no início da partida e o Beto assumiu a função. Em uma situação dessas a torcida espera muitas chances de gol, mas o Bela Vista viu o Medeiros dominar e levar o jogo para a prorrogação. Depois que o Bela Vista esqueceu a arbitragem e focou no jogo, o resultado foi diferente. Afinal, o Medeiros estava sem reservas e não conse-guiu segurar o ataque adversário por muito tempo. Resultado: um jogo eletrizante e uma classificação maiúscula do Bela Vista!

Semifi nais I

Sugaosso e Bela Vista disputam a primeira vaga para as finais. O Suga, vice-campeão de 2011, tem como ponto forte o entrosamento. Já o Bela Vista, depois de uma campanha pífia em 2011, vem embalado com as últimas vitórias. Mesmo o Sugaosso fazendo uma campanha melhor na primeira fase, a vaga está aberta, pois o Bela Vista vem com tudo em busca dessa classifi-cação. O jogo decisivo acontece na próxima sexta-feira e vale a pena conferir!

Semifi nais II

Bar Menegasso e Corujão fazem o confronto dos invictos. Atual bicampeão, o Bar Menegasso está em busca da sua quarta final consecutiva. O Corujão, sensação em 2011, vai lutar com unhas e dentes para conseguir essa classificação. Os dois melhores times da competição prometem uma final antecipada. Mais um jogo para “testar o coração”.

Expulsões

O alto número de expulsões de técnicos vem cha-mando atenção nessa Taça Cegero. Na última sexta, dos quatro times que jogaram, três tiveram os técnicos expulsos. Fato esse, que acaba prejudicando as equi-pes em quadra. Vamos conter o nervosismo, afinal, influencia os jogadores em quadra.

Meus pitacos Por: Ariana Cargnin e-mail: [email protected]

Nos acréscimos...

- O Willian (Art’s Paladar) estreou há pouco tempo na função de técnico e já conseguiu um recorde de expulsões.

- O Art’s pode ter perdido, mas o Anselmo deu um drible à la Falcão.

- Rodrigo Hoffmann estava impossível; teve caneta, lençol e sem contar os gols que ele fez. Jogou muito!

- Nada como uma provocação, em forma de crítica, para colocar fogo nas semifinais.

- A torcida do Bar Menegasso promete invadir o ginásio. Querem mais uma final!

Galátikus perde em casa e vê vaga na fi nal se distanciar

Agora time vai ter que vencer o Indaial com uma diferença de dois gols para decidir nas penalidades; em Armazém deu empate no primeiro jogo

O sonho de chegar à pri-meira final na Copa dos Campeões Municipais fi cou mais distante do Galátikus depois do resultado do jogo de ida das semifi nais. Jogan-do em casa, a equipe repre-sentante do município de Braço do Norte caiu diante do Indaial por 1 x 3 e agora terá que vencer na casa do adversário pela mesma diferença de gols para levar a decisão da vaga às pena-lidades. Na outra semifi nal, Nossa Senhora Aparecida e Barrinha empataram em 2 x 2 e quem vencer em Rio Fortuna estará classifi cado.

Mesmo o Indaial criando as melhores oportunidades de abrir o marcador no Es-tádio Jacinto Antonio Perin no último domingo, quem balançou a rede primeiro foi o Galátikus e foi num golaço do meia Binho. O volante Reco cobrou falta no segun-do pau, o zagueiro Maicon cabeceou para o meio da área e Binho, de costa para o gol, usou o recurso da bici-cleta para fazer 1 x 0, placar do primeiro tempo.

Aos 9min da segunda eta-pa, o atacante Marquinhos recebeu na área e na hora que ia girar foi seguro pelo zagueiro Panga; pênalti, que o atacante Rael foi para cobrança e mandou no can-

to direito do goleiro Poico, que caiu para o esquerdo, fazendo 1 x 1. Aos 13min, a zaga do Galátikus bobeou novamente e Rael passou entre dois zagueiros e chu-tou por baixo das pernas de Poico para virar para o Indaial.

Golpe fatalAtrás no marcador o re-

presentante de Braço do Norte começou a usar as bolas aéreas para buscar o empate e teve algumas boas oportunidades, mas aos 45min veio o golpe fatal. O Galátikus tinha uma falta a favor e a zaga foi para área adversária; Binho cobrou e

na cabeçada de Papagaio o goleiro Cri fez ótima defesa e foi rápido para puxar o contra-ataque; o atacante Marquinhos recebeu na área e chutou, Poico defen-deu e a sobra caiu nova-mente no pé do atacante, que cortou para a esquerda e bateu para fazer 3 x 1.

Empate em ArmazémO confronto do represen-

tante de Armazém contra o de Rio Fortuna no Estádio Paulo Wensing terminou na igualdade. Depois de um primeiro tempo sem aber-tura da contagem, o meia Adavilson fez 1 x 0 para o Nossa Senhora Aparecida;

na cobrança de escanteio feita por Caco, Aldir subiu para desviar de cabeça e empatar para o Barrinha.

Depois de três tentativas de cruzamento, a bola so-brou na risca da área para Leandrinho, que pegou de primeira e recolocou os do-nos da casa em vantagem; mas aos 47min, depois da defesa afastar da área uma cobrança de escanteio no-vamente feita por Caco, Mauro Junior recolocou na área, a defesa voltou a rebater e o meia Maicon Laguna ajeitou no peito e bateu de esquerda para em-patar novamente a partida, fechando o placar em 2 x 2.

BEM marcado, Papagaio pouco pode fazer para ajudar o Galátikus

Jogos da volta serão no sábado à noite

A direção da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, organizadora da Copa dos Cam-peões Municipais, atendendo indicação dos dirigentes das equipes mandantes dos jogos da volta, marcou as duas partidas para sábado a noite, as 20h.

No Estádio da SER Municipal, Barrinha x Nossa Senhora Aparecida se enfrentam e o vencedor segue para a fi nal; em caso de novo empate a defi nição vai acontecer em cobrança de penalidades. E no Estádio da Seri, em Pouso Alto, Gravatal, o Indaial receberá o Galátikus e se classifi cará até com uma derrota por um gol de diferença; o Galátikus precisa vencer por dois gols de saldo para levar a decisão da vaga as pena-lidades e por três gols para se classifi car no tempo normal. GOLEIRO Cri é segurança na meta do Indaial

EsporteBN, 06 de setembro de 2012 www.folhaojornal.com.br36

Tubaronenses brilham nos Joguinhos e no AbsolutoNadadores de Tubarão disputaram duas competições em quatro dias e somaram 28 medalhas, sendo onze de ouro

Jovens promessas da na-tação tubaronense enfren-taram uma maratona nos últimos dias. Nos dias 30 e 31 de agosto 16 nadadores, en-tre 12 e 17 anos, encararam o frio da serra catarinense e representaram a cidade nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que tiveram a modalidade de natação disputada na cidade La-ges, apesar da cidade sede ser em Curitibanos. E sem tempo para descansar, nos dias 1 e 2 de setembro, os nadadores desceram a serra e junto com outros atletas tubaronenses disputaram no complexo aquático da Unisul, em Palhoça, o Cam-peonato Catarinense Ab-soluto - troféu Fernando Scherer.

Por coincidência, nas duas competições, os nadadores conquistaram 14 meda-lhas cada. Nos Joguinhos foram cinco de ouro, oito de prata e uma de bronze, resultado que deu a Tuba-rão o vice-campeonato nas duas categorias, masculino e feminino e no Absoluto

foram seis ouro, cinco prata e três bronze, ficando na terceira colocação geral do campeonato.

Destaques nos Jogui-nhos

No Joguinhos, no lado masculino, Thales Amorim e Vinicius Volpato fizeram a dobradinha Tubaronense

no pódio dos 50m, 100m e 200m livre, ficando Thales com os três ouros e que-brando os três recordes da competição e Vinicius com as três pratas. Os dois atletas ainda conquistaram mais duas pratas nos revezamen-tos 4x100m livre e 4x100m Medley junto com os atletas Vitor Muller e Cassiano Be-

nedetti. No lado feminino Fernanda Schmitz Delgado conquistou ouro nos 50m e 100m livre e também bateu o recordes nestas duas pro-vas, ela ainda conquistou prata nos 100m costas e nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley junto com as nadadoras Caroline de Souza, Esther Garcia e

Emillin Fernandes que tam-bém levou bronze nos 100m peito.

Destaques no AbsolutoNo Absoluto, pela equipe

Tubaronense, subiram no pódio, Fernanda Schmitz Delgado que conquistou ouro nos 50m livre e costas e prata nos 100 costas e junto com as nadadoras

Esther Garcia, Caroline de Souza e Emillin Fernandes conquistou ouro nos reve-zamentos 4x50m livre e prata nos 4x100m livre; Emillin Fer-nandes conquistou prata nos 50m peito e bronze nos 100m peito e a nadadora de apenas 13 anos, Mariana Borges Be-cker, ganhou bronze nos 200m peito. A equipe também teve no pódio Lucas Remor que conquistou prata nos 200m peito e bronze nos 200m me-dley, Thales Amorim que con-quistou prata nos 100m livre e os duas atletas juntos com os nadadores Vinicius Volpato e Cassiano Benedetti ainda conquistaram três medalhas de ouro nos revezamentos 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley.

O técnico André Lemos valoriza a conquista e prin-cipalmente seus nadadores. "Nossos atletas estão se su-perando a cada competição, exemplo disto é que estamos com meninas de 13 e 14 anos brigando de igual para igual com nadadoras bem mais fortes e experientes", ressalta André.

MARIANA, de apenas 13 anos, desbancou nadadoras mais experientes e ficou com o bronze nos 200m peito no Absoluto em Palhoça

Esporte BN, 06 de setembro de 2012www.folhaojornal.com.br 37

Corujão e Bela Vista entram na lista de semifi nalistas em SL

Semifinalistas foram definidos na última sexta-feira e na noite de quarta-feira, 5, a bola rolou para os jogos de ida da Taça Cegero de Futsal

Depois de 21 dias sem jogar, o Bar Menegasso voltou à quadra na noite de ontem, 5, para o primei-ro jogo das semifinais da 9ª Taça Cegero de Futsal. Seu adversário, o Corujão, foi definido na última sexta-feira no Ginásio Lino Phi-lippi, quando a equipe do técnico Mores eliminou o Art´s Paladar. O Sugaosso, que definiu sua classifica-ção há 12 dias atrás, faz a outra semifinal contra o Bela Vista, que também carimbou seu passaporte na última sexta-feira num jogo dramático contra o Mercado Medeiros/Vita-laranja.

Depois da vitória no pri-meiro jogo das quartas de final o Corujão jogava pelo empate contra o Art´s Pa-ladar e mesmo assim fez 1 x 0 num passe de Antonio que o ala Joãozinho não desperdiçou; André Pe-reira aproveitou vacilo do adversário para fazer 2 x 0. No final do primeiro tempo o ala Anselmo aproveitou a bola cruzada do lado direi-to e de carrinho diminuiu.

O Art´s Paladar chegou a empatar aos 4min da segunda etapa, quando Sapo roubou a bola de André Pereira e bateu em gol para vencer o goleiro Dener. Depois do susto o Corujão reassumiu as ré-deas da partida para não mais largá-las; Derson fez 3 x 2, Joãozinho o quarto e o quinto, depois de receber

passe de André Pereira, fe-chando o placar da partida em 5 x 2.

Classificação do Bela Vista Precisando da vitória, o

Supermercado Medeiros/Vitalaranja começou des-ligado na partida contra o Bela Vista; o pivô He-verthon aproveitou falha de Beto e tocou por baixo do goleiro Val para fazer 1 x 0; eram decorridos 2min30seg e em seguida Rodrigo Hoffmann deixou tudo igual.

O lance seguinte da par-tida mudaria a história do jogo. Para impedir um gol, o goleiro Val usou as mãos fora da área e o árbitro entendeu que o lance era

para expulsão e deu o ver-melho para o goleiro. Sem goleiro reserva, o Medeiros teve que improvisar no gol; sobrou pro ala Beto a função e o garoto João Marcos, único reserva no banco, foi para o jogo.

No restante do tempo normal, surpreendente-mente, foi o Bela Vista quem parecia estar em desvantagem; a equipe ficou nervosa, o ala .. foi expulso, o técnico Caco entrou no clima e acabou também tendo que deixar a quadra e o Medeiros foi comandando o placar.

Em cobrança de falta direta, Rodrigo Hoffman fez 2 x 1 e no passe de Mário, Heverthon bateu cruzado e empatou em 2 x

2; novamente Hoffmann, agora de bico, acertou uma bomba no ângulo do go-leiro Djonathan para fazer um golaço e no rebote do chute de João Marcos, He-merson fez 4 x 2. Faltando 44seg Felipe descontou para o Bela Vista, fechando o placar do tempo normal em 4 x 3 Medeiros.

ProrrogaçãoO esforço empregado

pelo Medeiros para vencer o tempo regulamentar pesou na prorrogação; mais inteiros fisicamente, o Bela Vista fez 1 x 0 com Felipe nos primeiros 5min e 2 x 0 com o pivô Lu nos 5min finais; os dois gols saíram em passes do fixo Andrezinho.

Finalistas da Taça Cegero serão conhecidos hoje

A bola rolou na última quarta-feira nos jogos de ida das semifi nais da Taça Cegero de Futsal e já nes-ta sexta-feira será conhe-cido quem vai decidir o título da competição, que será realizado em dois jogos, com o primeiro acontecendo no dia 14 de setembro, uma sexta-feira e o segundo no dia 22 de setembro, sábado.

Bar Menegasso x Co-rujão se enfrentaram na quarta, dia 5, e voltam à

quadra hoje a noite, as 19h45min para o con-fronto que vai definir o primeiro finalista; e as 20h45min será a vez de Sugaosso x Bela Vista de-cidirem a outra vaga.

Mesmo com as melho-res campanhas da primei-ra fase, Bar Menegasso e Sugaosso não tem van-tagem do empate hoje a noite. Se houver igualda-de em pontos no tempo normal, a decisão seguirá para as penalidades.

SEM se descuidar da marcação, o Corujão carimbou vaga nas semifinais

DEPOIS da batalha contra Medeiros, Bela Vista volta a quadra hoje a noite para decisão da vaga na final

EsporteBN, 06 de setembro de 2012 www.folhaojornal.com.br38Informe publicitário

Com o resultado do sub-15 a CME São Ludgero assumiu a vice-liderança da competição com 20 pontos e segue quatro atrás do criciúma Esporte Clube que disputa o campeonato catarinense da categoria.

Campanha

O time da CME São Ludgero voltou a campo no último sábado, 1º de setembro, para mais uma rodada do Campe-onato de Escolinhas da Liga Urussanguense de Desporto (LUD), no estádio Municipal de Nova Veneza, para enfrentar a equipe local. Na ocasião foram inaugurados os novos uniformes das equipes sub-11, 13 e 15, que foram adquiri-dos graças à Cegero, através do diretor Macxson Becker.

Novos uniformes

ResultadosCom a bola rolando,

a equipe sub-11 mais uma vez foi derrotada por 3 a 0. No sub-13 vitória sãoludgerense por 3 a 1. Já no sub-15 nova vitória dos co-mandados de Thiago Claudino por 6 a 0.

Nesse sábado, 08 de setembro, os sãoludgerenses voltam a campo. A equipe vai até Urussanga enfrentar o time local, pelas categorias sub-11, 13, 15 e 17, a partir das 8h30min.

Próximo desafio

Vôlei Iniciante de Braço do Norte vence etapa da LigaBraçonortenses venceram adversárias por 2 x 1 e ficaram com título da primeira etapa

A Liga Voleibol de Santa Catarina esteve em Braço do Norte no último sába-do, 1 de setembro, e reali-zou no Ginásio Atílio Ghisi a 1o Etapa do Campeonato de Voleibol Iniciante Femi-nino e as meninas da casa ficaram com o título.

A competição contou somente com três equi-pes, que jogaram entre si em turno único. A CME de Braço do Norte estreou contra o Geração Voleibol de São Ludgero e venceu por 2 sets 1, parciais de 24 x 26, 25 x 13 e 15 x 9, com destaque para a jogadora Tuany, da equipe da casa.

Na sequência da pro-gramação as meninas do Geração Voleibol voltaram à quadra e com atuação impecável da garota Isa-dora, superaram a equipe da Apav/Forquilhinha/Co-légio São Bento por 2 sets

0, parciais de 25 x 15 e 25 a 18. Com o resultado as sãoludgerenses ficaram no ginásio torcendo por uma derrota da equipe braço-nortense para Forquilhi-nha, pois se acontecesse, ficariam com o título.

Mas não teve jeito; Ca-mila resolveu jogar e foi o destaque na vitória das m e n i n a s d o p ro fe s s o r Charles Pinter por 2 x 1 so-bre Forquilhinha, parciais de 15 x 25, 25 x 21 e 15 x 12.

A CME de Braço do Nor-

te terminou a etapa na primeira colocação, com o Geração Voleibol em segundo e Forquilhinha em terceiro; a próxima etapa ainda não tem data e local confirmado pela organização.

EQUIPE Iniciante de Braço do Norte que venceu etapa da Liga de Santa Catarina

DME de Orleans dá largada para regional de VoleibolOito equipes começam a partir

desta quinta-feira, 6, a disputa do 1º Campeonato Aberto de Voleibol Fe-minino, competição que terá a orga-nização do Departamento Municipal de Esportes – DME – de Orleans. A abertura será às 19h30min no Giná-sio Homero de Miranda Gomes com a presença do Prefeito do município e logo em seguida a bola sobe para os três primeiros jogos.

As equipes de Orleans x Vôlei Capi-

vari de Baixo abrem o campeonato, depois jogam Forquilhinha x São Bento (Criciúma) e no encerramen-to da 1ª rodada tem Treviso x Auvo (Urussanga). Participam ainda as equipes do AVFC e a CME de Urus-sanga.

Na primeira fase os oito times estão divididos em duas chaves, jogarão entre si em turno único, os primeiros colocados seguirão direto para as semifi nais e os segundos e

terceiros colocados de cada chave se cruzam para defi nição de mais dois semifi nalistas.

Interbairros de FutsalNo último dia 4 a DME de Orleans

realizou a última reunião para tratar de mais uma edição do interbairros de futsal na categoria adulto mas-culino; quando foram confi rmadas as equipes, início do campeonato e a fórmula de disputa.

KulinhaPor: Antônio Gerald Faust E-mail: [email protected]

BN, 06 de setembro de

2012

39 Página

www.folhaojornal.com.brjj

Kulinha “Estamos chegando e se bobearem ganhamos mais este. Não te-mos nenhuma estrela no time, mas temos um conjunto de 14 anos jogando junto”, goleiro Cristian, o “Cri”, explicando o segredo do Indaial.

Rapidinhas

. No último sábado, na festa do Alemão, conversa-va com o Serginho “Menca” e o Gilmar e de repente uma confi ssão: Torço pro Avaí, eu também, eu também.

. O que era uma possibi-lidade remota está virando pesadelo. Hoje o torcedor alviverde convive com o fantasma do rebaixamento e não adianta disfarçar.

. Acontece com o Verdão o mesmo que está acontecen-do com o Peixe; são times de

um único jogador e quando eles não estão em campo a postura muda completa-mente. É o Palmeiras de Marcos Assunção e o Santos de Neymar.

. Não sei o real motivo, mas se foi opção tática, o técnico Aldair errou ao sacar o Akilson do time titular; sem ele a equipe perdeu proteção à zaga e ligação ao ataque, além do entrosamento com o Léo e o Binho.

. Complicado, mas não impossível para o Galátikus buscar a vaga no próximo sábado e os próprios jogado-res falavam sobre isso após o encerramento do jogo no último domingo.

. Prova de que o repre-sentante de BN ainda não jogou a toalha foram as declarações do presidente/jogador Ricardo e do meia Léo. O presidente lembrou do empate que o Palmeiras (GP) conseguiu e o Léo, da

força do grupo, que não desiste nunca.

. Rael, do Indaial, com três gols marcados contra o Palmeiras (GP) e mais dois sobre o Galátikus (BN), lidera a artilharia da Copa dos Campeões com cinco gols.

. O Indaial também foi quem mais balançou as redes, 9 vezes, longe do Barrinha, segundo colocado com 4 gols.

. Completadas 21 roda-

das, Corinthians e Flu-minenses foram os únicos que ainda não tiveram pênalti contra assinalados e o Cruzeiro foi quem mais teve bola a favor (6).

. Mais uma rodada de bom público na Plaszom; estão dizendo que é porque a entidade tem o presiden-te mais bonito da região. Toim!

. O bairro Bela Vista respira esporte, mas ainda não soma conquista expres-

siva em São Ludgero. Esta realidade pode mudar e os moradores já sonham com uma fi nal entre Bela Vista e Corujão, dois clubes com raízes no bairro, para a fi nal da Copa Cegero.

. O presidente PP bateu o martelo e o Grêmio vai representar Gravatal no Regional da Liga Verde Vale; Continental, Muni-cipal, SER São Ludgero e Atlético Sul (BN) também estão confi rmados.

Na próxima semana acontece o congresso técnico do Regional de Futebol da Liga Amadora Verde Vale de Futebol. Por enquanto cinco equipes estão confi rmadas e a direção da entidade trabalha para fechar com seis; o alvo é um time de Orleans.

Rafael Cordioli, Rafael Borges, Sérgio e Alexan-dre De Pieri, Rogério, Jacaré, Arnon, enfi m, muitas pessoas ligadas ao esporte vão estar nesta quinta-feira comemorando com a gente no Jantar de Aniversário da Folha.

O Pavilhão Municipal de Bocha de Braço do Norte está com a reforma concluída e à disposição dos amantes da modalidade. Na última terça-feira o pes-soal da Melhor Idade retomou a disputa do seu cam-peonato sob a supervisão do seu Zequinha.

Promessa

Rolou marmelada?

È difícil afi rmar com certeza que este ou aquele jogador vai vingar no futebol e chegar a se profi ssionalizar no esporte. Algumas variantes podem atra-palhar a caminhada de uma jovem promessa, entre elas as contusões, disciplina, apoio familiar, infl uência de empresários e outros obstáculos. Um garoto que atualmente joga pela DME de Orleans no Regional de Futsal da Liga Desportiva Adesc – LDA, na ca-tegoria Sub-13, está entre os que mais chamam atenção no momento. Ele responde pelo nome de Felipe Oliveira e vem “comendo a bola”, com passes perfeitos, colocação em quadra e ainda é artilheiro de gols bonitos. Segundo os professores João Ribeiro, o “Dão”, e Felipe Boneti, além do talento nato, o garoto é disciplinado e trilha pelo caminho certo.

Dias atrás comentei sobre o acerto de resultado entre Art´s Paladar e Supermercados Medeiros na Taça Cegero. Reper-cutiu bastante, com comentários a favor e contra; normal e da mesma forma que dei minha opinião, aceito quem acha o contrário. Durante o Microrregional disputado em Capivari de Baixo, um resultado estranho tirou Gravatal da disputa pela vaga no Regional. Favoritíssimo na partida, Capivari perdeu para Bom Retiro por 1 x 3. Conversei com o técnico Zezé, de Gravatal, e ele achou o resultado normal, opinião que o técnico Luiz Castilhos, do Guerreiro Orange, não par-tilha. Com a palavra o Michel Kappa, Mário e o Massarico, ex-Gravatal e que estavam defendendo Capivari.

Noite especialNilton Ricken, o “Alemão”, recebeu no

último sábado uma justa homenagem pela passagem dos 50 anos de vida, bem aproveitados ao lado da família e amigos. A festa recordou os bons mo-mentos vividos do nascimento, passando pela juventude, até os dias atuais, com um detalhe especial naquilo que foi e é sua paixão, o futebol. Amigos de Rio Fortuna, Braço do Norte e Orleans mar-caram presença; na programação uma “pelada”, seguida de uma gostosa janta e boas músicas. Entre os muitos presentes que recebeu, um causou emoção especial ao riofortunense: o ex-goleiro Loro, com quem também tive o prazer de jogar, entregou uma placa homenageando o aniversariante por ter marcado mais de 1.000 gols na carreira, fato que o Loro garante ser testemunha. Parabéns, Alemão!

Mata-mataTirando algumas trapalhadas

da arbitragem, a classifi cação do Corujão para semifi nal da Taça Ce-gero foi tranquila. O técnico Mores, sabendo da superioridade de sua equipe sobre o Art´s Paladar, pre-servou o fi xo Vini, pendurado com cartão amarelo, e o Antonio entrou e deu conta do recado. O Art´s, do técnico Totonho, fez o que pode, mas caiu diante de uma adversário superior tecnicamente. No segundo

jogo das quartas de fi nal teve sur-presa e muita emoção. Mesmo com a vantagem do empate, foi o Bela Vista quem começou melhor; saiu na frente, tomou gol, mas ainda jogava bem. Quando o Mercado Medeiros teve o goleiro Val expulso, improvi-sando, primeiro Rodrigo Hoffmann e depois o Beto na função, parecia que o Bela Vista conquistaria a classifi cação com facilidade; mas o que se viu foi o contrário.

Taça CegeroA cobertura que fazemos na Taça

Cegero de Futsal 2012 será prejudicada esta semana. Como a Folha circulará somente na quinta-feira em função do feriado, e com as rodadas semifi nais acontecendo na quarta e na sexta-feira, vamos informar na edição de terça-feira da próxima semana como foi a classifi -cação dos fi nalistas. Por enquanto, uma pincelada do que aconteceu nas quartas de fi nal, quando Corujão e Bela Vista conquistaram as vagas para enfrentar, respectivamente, Bar Menegasso e Sugaosso nas semifi nais.

Ficou complicadoDepois da justa derrota sofrida em casa para o Indaial,

fi cou difícil para o Galátikus buscar a classifi cação para fi nal da Copa dos Campeões Municipais. Agora a equipe do técnico Aldair vai ter que buscar uma vitória no próximo sábado à noite, no Estádio da Seri, com uma diferença mínima de dois gols para levar a decisão da vaga para as semifi nais. O Indaial, do goleiro Cri, é favorito. Na outra semifi nal, não só pelo empate, mas também pela paridade de forças, mesmo jogando em casa não vejo o Barrinha como favorito contra o Nossa Senhora Aparecida. Ficará com a vaga quem menos errar, ou contar com a inspiração de seus destaques. É jogo de detalhes.

ESTES são “craques” que entraram no Estádio da SER Florestal para disputa do jogo que homenageou a passagem do cinquentenário do Alemão

Classifi cação no sufocoInexplicavelmente o Bela Vista caiu de produção e o Mercado Medeiros,

carregado pelo maestro Rodrigo Hoffmann, tomou conta do jogo após a ex-pulsão do Val. Sem conseguir entender a situação, o Bela Vista se preocupava em reclamar e o técnico Caco acabou expulso, assim como o ala... No tempo normal, com justiça os valentes Beto, Hemerson, João Marcos, Hoffmann e Ruan (só tinha eles) conseguiram vencer e levar a decisão para a prorrogação. Só que o esforço foi demais e quando tomaram o primeiro gol no tempo extra a equipe não teve pernas para reagir. Caiu de pé, diante de um adversário que comemorou aliviado a classifi cação.

O voo do O

MoscaQuinta-feira, 06 de setembro de 2012 Charge do César

Pior que tá...

Agenda

Nota à imprensaSemana corridaA semana está corrida e curta para os candidatos a prefeito de São Ludgero. Amilton

Becker, o “Batata” (PSDB), foi à Delegacia de Polícia na tarde de terça-feira. Teve que res-ponder à policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) sobre um suposto envolvimento no caso das subvenções sociais junto ao Governo do Estado para entidades da região. Algumas associações pegaram o dinheiro e não prestaram conta de sua aplicação, devidamente. Já Volnei Weber, candidato do PMDB, depois de pisar no freio no início da campanha, corre contra o tempo para visitar o maior número de eleitores possível. Recusa convites para tudo que não seja relacionado a pedir votos. Já o prefeito Cláudio Becker (PSD), que busca a reeleição, divide o tempo entre a prefei-tura, pela manhã, e campanha nos períodos da tarde e noite. Mostra que fez muito em um ano e que pode fazer muito mais se conquistar mais quatro. A sorte está lançada.

Confirmando o que já havíamos cogitado nesta página. O Ministério Público Eleitoral apresentou representação contra os candi-datos Ademir e Charles, da coligação “Com Braço do Norte no Coração”, pela participação do sósia do cantor Tiririca no comício realizado na Praça Coronel Collaço, que caracterizaria um showmício, o que é vedado por lei. Outra ação, com pedido de direito de resposta, foi movida pela coligação “Para Braço do Norte Continuar Crescendo” contra o candidato Ade-mir, alegando que este publicou no Facebook alegação inverídica e caluniosa, pois disse que a Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública) teria sido criada para fi nanciar campanha eleitoral. A mensagem já foi excluída da rede social. Antes, porém, lida por várias pessoas.

Em Braço do Norte Vânio Uliano (PP), candi-dato à reeleição, e seu vice, Ronaldo Fornazza (DEM), realizam neste sábado corpo a corpo no comércio central do município. Aproveitam para conferir como está fi cando a obra de sinalização da Rua Jorge Lacerda, que teve o seu asfaltamento recém-concluído. Já Ademir Matos (PMDB) e seu vice, Charles Bianchini (PSD), que realizam uma pedalada neste sába-do, ainda comemoram o sucesso do comício realizado na sexta-feira no bairro São Mateus, onde apresentaram propostas do plano de governo. Nele inclui a cobrança do contrato de ação compartilhada entre a Prefeitura e a Casan, para realização do saneamento básico e distribuição de água aos bairros com maiores necessidades no município.

Vilmar Antônio Bardini, presidente do PT de Gravatal, enviou nota à imprensa informando que para manter a integridade partidária, o partido decidiu sair da administração municipal desligando-se dos cargos comissionados ocupados pelo PT. Esta medida está sendo efetivada e a secretária de Educação Raquel Marcon e o secretário de Turismo Fernando Ferreira já solicitaram saída. Em Gravatal o PT participou da coligação que elegeu Nei Fernandes prefeito em seus dois mandatos. Em junho de 2012, em convenção municipal, o partido decidiu participar de outra con-fi guração política compondo a coligação PP, PSD, PT, PPS e DEM. Com o desembarque do PT da administração, o foco do partido é envolver os correligionários na campanha a vereador de Fabrício Lorenzetti (PT) e na candidatura da coligação “Gravatal Bom Pra Todos”, com Nardo Nesi e Álvaro Júnior.

Pensamento do Bambi

Os candidatos da coligação “Agora Sim Juntos por Orleans”, Marco e Lussa (PSD) visitaram os moradores da Barra do Rio Novo, na noite de segunda-feira. Os principais pleitos dos moradores são o acesso asfáltico e uma ponte de concreto. Os candidatos afi rmaram que o plano de trabalho para os próximos quatro anos in-clui a substituição das pontes de madeira e a confecção de 20 km de asfalto. Uma ata com esses compromissos foi assinada no ato pelos dois. Já na sexta-feira a festa foi azul em Taipa, em Orleans. Centenas lotaram o salão da comunidade para ouvir

a coligação “Orleans mais Feliz”. Os candi-datos Valmir Bratti (PP) e Meso (PMDB), durante o encontro, apresentaram as pro-postas do plano de governo e ouviram as reivindicações da comunidade. Por outro lado, os candidatos Celso e Dr Hamilton (PDT), que se intitulam a renovação na política da cidade, levam no corpo a corpo com o eleitor e o questionamento de que se ambos deram certo em suas atividades profi ssionais, Celso como reitor da Uniba-ve e Hamilton como dono de uma clínica médica de respeito, porque não podem dar certo na prefeitura?

Chama a atenção em Rio Fortuna a organização e a mobilização pela candidatura de Pita e Valdeci (PMDB). O presidente do partido, o cirurgião dentista Flávio Schuelter, mostra muita capacidade de organização. É um exemplo que deve ser seguido por coordenadores de campanha. Tem tudo para fazer história neste pleito.

Organização

Promessas e projetos em Orleans

Sou doutor em bipo-laridade: Otorrino

ou Otochorando.

AutorizaçãoA moradora de Gravatal, Josi Onofre, que na semana passada recla-

mou que bandeiras de um candidato a prefeito haviam sido colocadas em frente a sua casa, pregadas numa árvore e sem a sua autorização, retifi cou a informação. Segundo ela, as bandeiras foram colocadas com autorização de uma familiar que não havia comunicado a ela. Uma questão resolvida. Agora é necessário que não se utilize as árvores para pregar material de campanha ou qualquer outro cartaz.

Mesmo com multa diária de R$ 10 mil, a Brasil Telecom já deixou transcorrer 11 dias sem cumprir a liminar da Justiça Eleitoral, que obrigou a fornecer a identifi cação do IP (Internet Protocolo) com o usuário que atacou o candidato Vânio Uliano (PP). Com isso, a multa já chega aos R$ 110 mil, isso até o fechamento desta edição.

R$ 110 mil em multa