Folha Semanal Paulo Freire 10/05

3
Cruz, 09 de maio de 2012. Uma iniciativa dos alunos do CEB Paulo Freire. Dia das mães e aniversário. Nesta semana, é o dia das mães! Mas também há outra comemoração, o aniversário de um mês do Folha Semanal Paulo Freire, então esta é uma edição especial voltada para essas duas comemorações, confira como ficamos. Briga na praça. No último dia 1º rolou briga em frente ao comércio do Fontinele, próximo a Praça dos Três Poderes. Ariane Islane. Futebol Mais uma vez Neymar, com dois belos gols, e assistência em um, o Santos venceu o Guarani por 3 a 0, e está com a mão na taça do campeonato paulista. No Rio, o Fluminence deu show no Engenhão, o Tricilor carioca goleou de virada o Bota-fogo, tirando a invencibilidade do rival. No fim de semana acontecerá a segunda fase dos campeonatos estaduais. Pela Copa do Brasil, o São Paulo tem uma tarefa difícil, terá que vencer a Ponte Preta por 2 gols de diferença. Já pelo o Palmeiras, será "fácil", um empate coloca o "verdão" nas quartas de finais. Jefferson Rodrigues. Neste último dia 01, dois alunos de nossa escola estavam nos maiores beijos e abraços na praça após a aula, a garota tem cara de "santinha" e o menino é bem "soutinho", ele fez a garota perder o transporte porque levou ela para atrás da prefeitura, depois ela e o garoto foram embora apé. Sei não, mas acho que isso deu uma encrenca daquelas. Nesta semana, as ações do grêmio foram voltadas para a apresentação do slide sobre o dia do trabalho.. Marcos Vinícius. Aniversariantes Funcionários Luzia Neuma do Nascimento. 02/05 Carla Maria da Costa. 02/05 Rosinete Maria da Costa, 16/05 Maria Fabiana Vasconcelos. 01/05. Alunos Natanael Nascimento 02/05 Gabriel da Silva 06/05 Maria Amanda 04/05 Maria Lídia 07/05 José Aristedes 02/05 Maria Fabiana 01/05 Maria Jercione 01/05 Nahiara 05/05 Maria Catiane 04/05 Marcos Vinícius 07/05 André Vasconcelos 11/05 Carlos Henrique 14/05 Ana Vitória 13/05 Antônio César 08/05 Aparecida Naeli 11/05 José Anderson 12/05 Maria Raiane 11/05 Mariane de Sousa 10/05 Carlos André 15/05 Francisca Jainy 15/05 Pedro Hemrique 14/05

Transcript of Folha Semanal Paulo Freire 10/05

Page 1: Folha Semanal Paulo Freire 10/05

Cruz,  09 de maiode 2012.

Uma inic iativa dos  alunos do CEB Paulo Freire .

Dia das mães e aniversário.

Nesta semana, é o dia das mães! Mas também há outra comemoração, o aniversário de um mês do Folha Semanal Paulo Freire, então esta é uma edição especial voltada para essas duas comemorações, confira como ficamos.

Briga na praça. No último dia 1º rolou briga em frente ao comércio do Fontinele, próximo a Praça dos Três Poderes. Ariane Islane.

Futebol Mais uma vez Neymar, com dois belos gols, e assistência em um, o Santos venceu o Guarani por 3 a 0, e está com a mão na taça do campeonato paulista. No Rio, o Fluminence deu show no Engenhão, o Tricilor carioca goleou de virada o Bota-fogo, tirando a invencibilidade do

rival. No fim de semana acontecerá a segunda fase dos campeonatos estaduais. Pela Copa do Brasil, o São Paulo tem uma tarefa difícil, terá que vencer a Ponte Preta por 2 gols de diferença. Já pelo o Palmeiras, será "fácil", um empate coloca o "verdão" nas quartas de finais. Jefferson Rodrigues.

Neste último dia 01, dois alunos de nossa escola estavam nos maiores beijos e abraços na praça após a aula, a garota tem cara de "santinha" e o menino é bem "soutinho", ele fez a garota perder o transporte porque levou ela para atrás da prefeitura, depois ela e o garoto foram embora apé. Sei não, mas acho que isso deu uma encrenca daquelas.

Nesta semana, as ações do grêmio foram voltadas para a apresentação do slide sobre o dia do trabalho.. Marcos Vinícius.

Aniversariantes

FuncionáriosLuzia Neuma do Nascimento.

02/05Carla Maria da Costa. 02/05Rosinete Maria da Costa, 16/05Maria Fabiana Vasconcelos.

01/05.

AlunosNatanael Nascimento 02/05Gabriel da Silva 06/05Maria Amanda 04/05Maria Lídia 07/05José Aristedes 02/05Maria Fabiana 01/05Maria Jercione 01/05Nahiara 05/05Maria Catiane 04/05Marcos Vinícius 07/05André Vasconcelos 11/05Carlos Henrique 14/05Ana Vitória 13/05Antônio César 08/05Aparecida Naeli 11/05José Anderson 12/05Maria Raiane 11/05Mariane de Sousa 10/05Carlos André 15/05Francisca Jainy 15/05Pedro Hemrique 14/05

Page 2: Folha Semanal Paulo Freire 10/05

Especial

Mãe Mãe, sem palavras para descrever uma pessoa tão legal, fiel, amorosa e acima de tudo, cuidadosa. Umas das pessoas mais importantes em nossas vidas, sente uma das piores dores por nós, e nesse dia tão especial queremos a homenagear. Tudo o que a gente fizer por elas é muito pouco a vista do que ela passou por todos nós, mãe é uma pessoa que temos que valorizar muito, pois mãe só tem uma e devemos todo o amor do mundo a ela. Nossa mãe é um ajo que Deus enviou pra nós e enquanto ele não a pede de volta, vamos aproveitar não é gente? Pois mãe é um tesouro, o tesouro mais precioso que todos tivemos a chance de ter ela.Rafaela Nascimento.

Dia das mães. Mãe é quem ama, cuida e dá carinho, quem está sempre ao nosso lado, escuta, nos dá conselhos, nunca nos nos abandona, nunca nos esquece e nos leva sempre no seu coração. Não existe só as mães biológicas, há também mães adotivas, algumas delas, cuidam muito bem de seus filhos, mas tem outras que não se importam, os deixam até tarde na rua, não compram roupas pra eles e não dão comida. Também há algumas mães biológicas que abandonam seus filhos recém-nascidos, mas o dia das mães está próximo e vamos juntos comemorar, parabenizando as mães, que Deus ilumine seus caminhos sempre e a cada dia elas encontrem um motivo a mais para existir. Adriana Valéria do Nascimento.

Piada Na sala de aula, a professora de Joãozinho pediu para ele dizer algo que ele fez que disse a frase "mãe só tem uma", e ele disse: - Uma dia minha mãe mandou eu pegar duas latas de refrigerante para ela, mas, só tinha uma e eu disse "mãe, só tem uma". Marcos Vinícius.

A origem do dia das mães.

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no

princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Dados históricosA mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Julia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio, embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição.

Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.

No Brasil é comemorado no segundo domingo do mês de maio. E é considerada uma data que move muito o comércio brasileiro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_M%C3%A3es

Pesquisa

Nesta semana o FSPF está completando um mês, e resolvemos fazer uma pesquisa com toda a escola, perguntando a cada pessoa se já viu o FSPF, e percebemos que aproximadamente 41% de nossa escola, já

viu o jornal, isso só em um mês.

Equipe FSPF.

Concurso de desenho e poema.

Nós, do FSPF organizamos um concurso de desenho e poema sobre o dia das mães, dois desenhos e um poema venceram, os desenhos foram o de Igor Cruz e Tiago Araújo Sousa, e o poema foi o de Maria Daiane Sousa.

Igor Cruz

Tiago Araújo Sousa

Leu

Não leu

0 200 400

Page 3: Folha Semanal Paulo Freire 10/05

PoemaMamãe

Nossa mãe é como uma fada

faz magias de montão

nossa casa é bem arrumada

com carinho e perfeição.

Suas mãos são habilidosas.

Trabalha, ensina e cozinha

nossa mãe é amorosa

é uma perfeita abelhinha.

Tudo que nossa mãe faz

é bonito e bem feitinho

está sempre preocupada

pois cuida da gente com carinho.

Nossa mãe tem a maior habilidade,

ela sempre irá nos amar

e espalhar felicidade

todo dia ao acordar.

Maria Daiane Sousa.

Marcos Vinícius dos Santos Araújo: Diretor geral, curiosidades e diversão.

Maria Daiane Sousa: Diversão e desafios.

Maria Beatriz Mendes: Pesquisa,

fofocas, produções textuais e diversões.

Francisca Bruna Nascimento: Pesquisa.

Rafaela Araújo Nascimento: Saúde e beleza, fofocas e entrevistas.

Leitícia Cristina de Vasconcelos Freitas: Saúde e beleza e Notícias.

Nicole Nascimento Fonteles: Saúde e beleza.

Marcos Roberto Vasconcelos Filho: Entrevista e esportes.

Ariane Islane da Costa: Notícias e fofocas.

Luana Érica Brandão: Curiosidades.

Maria Raiane de Sousa Silveira: Curiosidades.

Maria Marcilene Silveira: Esportes e Pesquisa.

Vitória da Silva Rodrigues: Curiosidades.

João Carlos

Nascimento: Curiosidades.

Jefferson Araújo Rodrigues: Esportes.

Laura Vasconcelos Pessoa: Desafios.

Adriana Valéria do Nascimento: Produções textuais.

Giovanna Cristina Livino: Curiosidades.

Maria Amanda Albuquerque: Notícias.

Érica Alves Silveira Nascimento: Notícias.

Nahiara Albuquerque do Nascimento.

Bruna Késsia Freitas: Notícias.

Maria Luana Pereira: Curiosidades.

Thayna Lopes de Oliveira. Produções textuais.

Participação especial: Professora Eleni: Correção

Edição nº: 05.