Fonética

10
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PÓLO UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ DISCIPLINA: FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS PROFESSOR: CYNTIA GODINHO ACADÊMICAS: ALDEMIRA DE SOUZA DIAS CLÁUDIA REGINA SOARES SILVA IOLANDA SANTOS DE SOUZA MARIA DE LOURDES SILVA FRAZÃO

Transcript of Fonética

Page 1: Fonética

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁPÓLO UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ

DISCIPLINA: FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊSPROFESSOR: CYNTIA GODINHO

ACADÊMICAS: ALDEMIRA DE SOUZA DIASCLÁUDIA REGINA SOARES SILVA

IOLANDA SANTOS DE SOUZAMARIA DE LOURDES SILVA FRAZÃO

Page 2: Fonética

CONCEITO DE FONÉTICA

É a ciência que apresenta os métodos para descrição, classificação e transcrição dos sons da fala.

Page 3: Fonética

A PRODUÇÃO DO SOM

Page 4: Fonética

DESCRIÇÃO FONÉTICA DA LATERAL PALATAL SONORA [ʎ] EM MARABÁ/PA Grande parte de estudos realizados sobre a variação

lateral palatal no português marabaense mostra a predominância da oposição da variante lateral palatal [ ʎ ] à variante semivocalizada [ j ] [ lj ]. Entretanto, esse estudo realizado sobre o falar marabaense descreve uma gama de variação mais ampla.

Page 5: Fonética

Verificamos a tendência no falar dos moradores de Marabá ao favorecimento fonético [ ʎ ] os resultados de nossa pesquisa indica que, embora os segmentos anteriores e posteriores tendam a favorecer e desfavorecer, ao mesmo tempo todas as variantes, segmento com pesos relativos e menor para [ j ] alguns índices favoráveis para variante [ lj ].

Page 6: Fonética

EXEMPLOS DOS SONS LATERAL PALATAL SONORA [ʎ]

Page 7: Fonética

MODO DE ARTICULAÇÃO LATERAL

São os sons que bloqueiam a passagem central da corrente de ar na parte anterior da cavidade oral permitindo um escape lateral (ex: vela, velha). No caso da lateral palatal, a corrente de ar passa por trás dos últimos molares, saindo por entre a parte externa dos dentes e a bochecha.

Page 8: Fonética

LUGAR DE ARTICULAÇÃO PALATAL

O som produzido com a parte central da língua contra a parte central ( mais alta) da abóbada palatina, indo até o final do palato duro.

Page 9: Fonética

PONTO DE ARTICULAÇÃO:

Este critério toma por base o ponto da cavidade bucal e que se localiza o obstáculo da corrente de ar. Conforme o ponto de articulação lateral palatal vozeada: sonoraArticulação ativa: parte média da língua; Articulação passiva: parte final do palato duro;Posição do véu palatino: levantado;Estado da glote: fechado

Page 10: Fonética

LUGAR DE ARTICULAÇÃO [lj]

palato duro véu palatino

ápice da língua