Formação docente

14
Formação docente Formação docente O professor como intelectual Maria Cristina Bortolozo de Oliveira Martins

description

Aula do dia 14/08/2010

Transcript of Formação docente

Page 1: Formação docente

Formação docenteFormação docenteO professor como intelectual

Maria Cristina Bortolozo de Oliveira Martins

Page 2: Formação docente

Trabalho = Trabalho = práxispráxisAção consciente transformadora

Page 3: Formação docente
Page 4: Formação docente

Professor pesquisadorProfessor pesquisadora partir de 1990a partir de 1990Antonio Gramsci

(início o século XX): Os intelectuais e a organização da cultura – intelectual orgânico

Brasil: Pedro Demo, Ivani Fazenda, etc.

Stenhouse (1975) – profissionalismo docente e pesquisa como base, André Giroux, Elliot entre outros

Page 5: Formação docente

Schön: ação, reflexão, depuração, Schön: ação, reflexão, depuração, ação (prática reflexiva – ação (prática reflexiva – metacognição)metacognição)O professor reflexivo: reflete acerca de as

prática, ancorado na pesquisa e na teoria.

Page 6: Formação docente

Philippe Perrenoud: Dez Philippe Perrenoud: Dez novas competências para novas competências para EnsinarEnsinar

1.Organizar e dirigir situações de aprendizagem. Conhecer os conteúdos e sua tradução em objetivos de aprendizagem. Trabalhar a partir das representações dos alunos. Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem. Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas. Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimentos.

Page 7: Formação docente

2. Administrar a progressão das aprendizagens.

Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos de ensino. Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem. Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagens, de acordo com uma abordagem formativa. Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

Page 8: Formação docente

3. Conceber e fazer ouvir os dispositivos de diferenciação.

Administrar a heterogeneidade. Abrir, ampliar a gestão de classe para além do espaço da sala de aula. Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades. Desenvolver a cooperação entre os alunos – aprendizagem colaborativa.

Page 9: Formação docente

4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.

Fomentar o desejo de aprender, explicar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver no aluno a capacidade de auto-avaliação. Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou de escola) – negociar regras. Oferecer atividades opcionais de formação. Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

Page 10: Formação docente

5. Trabalhar em equipe.

Elaborar projetos. Direção e condução de atividades grupo. Formar e renovar uma equipe pedagógica. Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais. Administrar crises ou conflitos interpessoais.

Page 11: Formação docente

6. Participar da administração escolar. Participar da elaboração do PPP. da gestão dos recursos da escola. Trabalhar com o entorno (serviços paraescolares, bairro, associações de pais, etc). Favorecer e fomentar a participação dos discentes.

7. Informar e envolver os pais. abrir canais de diálogo e participação dos pais tanto na gestão escolar como na aprendizagem dos filhos. Envolver os pais na construção dos saberes.

Page 12: Formação docente

8. Utilizar novas tecnologias. Explorar as potencialidades didáticas Comunicar-se por meio da telemática. Utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. Prevenir a violência na escola e fora dela. Lutar contra os preconceitos e as discriminações de qualquer ordem. Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina, às sanções e à apreciação da conduta. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.

Page 13: Formação docente

10. Administrar sua formação permanente.

Saber explicitar as próprias práticas. Refletir a respeito de suas competências e seu programa pessoal de formação contínua. Negociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede). Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo. Acolher a formação dos colegas e participar dela.

Page 14: Formação docente

Imagem: http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/a-importancia-formacao-continua.htm