FORMAÇÃO AVANÇADA +info medicina.ulisboa.pt/ www. … · promovendo maior competividade no...

2
www.medicina.ulisboa.pt/ MestradoNeurociencias Início das Aulas – 23 SET'15 neurociências 15 16 Curso de Mestrado IFA INSTITUTO FORMAÇÃO AVANÇADA 15 | 16 www.medicina.ulisboa.pt/ IFA Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Instituto de Formação Avançada Av. Prof. Egas Moniz 1649-028 Lisboa @: instfa @ medicina.ulisboa.pt T: 217 985 100 +info comissão científica Profª. Doutora Ana Sebastião Profª. Doutora Isabel Pavão Martins Prof. Doutor Mamede de Carvalho

Transcript of FORMAÇÃO AVANÇADA +info medicina.ulisboa.pt/ www. … · promovendo maior competividade no...

Page 1: FORMAÇÃO AVANÇADA +info medicina.ulisboa.pt/ www. … · promovendo maior competividade no mercado de trabalho académico ou empresarial. introdução A Universidade de Lisboa,

www.medicina.ulisboa.pt/MestradoNeurociencias

Início das Aulas – 23 SET'15

neurociências15|16Curso de Mestrado

IFAINSTITUTOFORMAÇÃOAVANÇADA

15|16

www.medicina.ulisboa.pt/IFA

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Instituto de Formação Avançada Av. Prof. Egas Moniz 1649-028 Lisboa

@: [email protected]

T: 217 985 100

+info

comissão científica

Profª. Doutora Ana Sebastião Profª. Doutora Isabel Pavão Martins Prof. Doutor Mamede de Carvalho

Page 2: FORMAÇÃO AVANÇADA +info medicina.ulisboa.pt/ www. … · promovendo maior competividade no mercado de trabalho académico ou empresarial. introdução A Universidade de Lisboa,

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O Mestrado em Neurociências tem como meta a promoção do conhecimento do sistema nervoso, numa abordagem multidisciplinar e de complementari-dade, através da aplicação de rigorosa metodologia científica, com o contri-buto da investigação clínica e laboratorial.

Tem por principal objetivo o estudo do sistema nervoso no seu todo, tendo em conta as suas relações com o meio interno e externo, envolvendo a per-cepção, acção, o comportamento, assim como os sistemas de homeostasia. Pretende-se que o aluno compreenda o sistema nervoso, quer no seu fun-cionamento normal, quer em situação de doença, bem como as principais tecnologias usadas para o seu conhecimento.

aquisição de competências

Este Mestrado permite a aquisição de competências em três vertentes: aqui-sição de conhecimentos em Neurociências numa perspectiva de integração dinâmica entre as disciplinas; exposição aos métodos e procedimentos da investigação, através da vivência do universo da investigação científica nos seus fundamentos clássicos, assim como nos procedimentos necessários para o seu desenvolvimento nas diversas fases; obtenção de perícia em área específica a definir pelo interessado em interacção com os docentes, promovendo maior competividade no mercado de trabalho académico ou empresarial.

introdução

A Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Medicina, confere o grau de Mestre em Neurociências, nas seguintes áreas de especialização:

a. Neurociência Básicas (electrofisiologia, neuroquímica, neurobiologia molecular);

b. Neurociências Cognitivas (memória, aprendizagem, linguagem); c. Neurofisiologia (EEG, EMG; Estimulação Magnética; Potenciais Evocados); d. Neuroanatomia e Neuroimagiologia; e. Estudos Populacionais Clínicos (investigação clínica); f. Neurociências Físicas e de Engenharia (aquisição, arquivo e

processamento de sinais biológicos. Técnicas de Diagnóstico). g. Neurociências Computacionais (modelos computacionais de neuro-

imagem funcional)

objetivos

Nos últimos anos as Neurociências têm sido matéria de grande evolução devido à introdução de tecnologias inovadoras. Os neurocientistas estão agora numa posição privilegiada para uma melhor compreensão do cérebro, quer no seu funcionamento normal, quer em situação de doença.

O Mestrado de Neurociências pretende dotar os alunos de competências para o estudo do sistema nervoso numa perspetiva integrada e abrangente, da molécula à cognição, do normal ao patológico. Este objetivo está englobado no processo mais vasto da constituição de uma espaço Europeu de ensino superior, competitivo, de elevada qualidade, e que favoreça a mobilidade e empregabilidade dos seus diplomados.

oportunidades de carreira

– Carreira de Investigação na área das Neurociências Experimentais ou das Neurociências Clínicas

– Carreira Académica

– Carreira Empresarial sempre que o conhecimento aprofundado sobre a ativi-dade de investigação em Neurociências se constituir como uma mais-valia.

destinatários e vagas

Candidatos a uma carreira de investigação experimental na área das Neuro-ciências (Neurobiologia Molecular, Electrofisiologia, Neuroquímica, Neuro-ciências Computacionais).

Candidatos interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre o sistema nervoso (Internos de especialidade de Neurologia e/ou Neuroci-rurgia, neurologistas, neurocirurgiões, psiquiatras, psicólogos, biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, terapeutas da fala, fisioterapeutas, engenheiros biomédicos).

Candidatos a uma carreira académica.

N.º de Vagas 15