Formatura - Mensagem aos pais

2
COLAÇÃO DE GRAU - COMUNICAÇÃO SOCIALCOOL MENSAGEM AOS PAIS TEMPO ESTIMADO: 4’30” LEITOR 1: A história aconteceu no longínquo ano de dois mil e onze. Em que o dólar ainda beirava um e sessenta e cinco, Oscar Niemewier era sinônimo de imortalidade e ainda esperávamos pelo hexa na Copa do Mundo do Brasil. O que era para ser um ano normal marca o início de uma etapa especial para todos aqui presentes. LEITOR 2: O climax se passa em um específico dia treze de março. Era uma manhã nublada, típica de Juiz de Fora, daquelas que começam frias e terminam muito quentes, com ou sem chuva no meio. Que fazem você levar casaco, calça, bermuda, camiseta, guarda-chuva... Tudo para não ficar a mercê do tempo. De qualquer forma, no primeiro dia de aula, acho que ninguém sabia como se vestir e as roupas seria rasgadas de qualquer maneira. LEITOR 1: Esse foi o momento em que todas as nossas narrativas se cruzam em só roteiro, que sempre teve outros protagonistas atuando nos bastidores. LEITOR 2: Um pai se despede do filha na rodoviária, carregando as malas pesadas e entregando o dinheiro do mês. “Deus te abençoe, menina!” LEITOR 1: Outra mãe dá uma carona no primeiro dia de aula. Se atrasa para o trabalho, mas deixa o filho na porta da faculdade “Mas você vai de ônibus da próxima vez!” LEITOR 2: No celular o assunto era o trote. As primeiras amizades, quantas moedas tinha recolhido e como o ketchup estragou o seu cabelo. “Filha, se sujar faz parte!” LEITOR 1: Quando chegou em casa todo sujo, careca e com as roupas cortadas a bronca foi certa. O mãe jurou que não ia limpar nada. “Vai tomar um banho!”, disse pegando a vassoura, toda orgulhosa. LEITOR 2: Histórias, tradições e quilômetros de distância separam os pais que moram com os filhos e os que ficam em

description

Utilização em eventos como colações de grau, formaturas e base para discursos.

Transcript of Formatura - Mensagem aos pais

COLAO DE GRAU - COMUNICAO SOCIALCOOLMENSAGEM AOS PAISTEMPO ESTIMADO: 430

LEITOR 1: A histria aconteceu no longnquo ano de dois mil e onze. Em que o dlar ainda beirava um e sessenta e cinco, Oscar Niemewier era sinnimo de imortalidade e ainda espervamos pelo hexa na Copa do Mundo do Brasil. O que era para ser um ano normal marca o incio de uma etapa especial para todos aqui presentes.

LEITOR 2: O climax se passa em um especfico dia treze de maro. Era uma manh nublada, tpica de Juiz de Fora, daquelas que comeam frias e terminam muito quentes, com ou sem chuva no meio. Que fazem voc levar casaco, cala, bermuda, camiseta, guarda-chuva... Tudo para no ficar a merc do tempo. De qualquer forma, no primeiro dia de aula, acho que ningum sabia como se vestir e as roupas seria rasgadas de qualquer maneira.

LEITOR 1: Esse foi o momento em que todas as nossas narrativas se cruzam em s roteiro, que sempre teve outros protagonistas atuando nos bastidores.

LEITOR 2: Um pai se despede do filha na rodoviria, carregando as malas pesadas e entregando o dinheiro do ms. Deus te abenoe, menina!

LEITOR 1: Outra me d uma carona no primeiro dia de aula. Se atrasa para o trabalho, mas deixa o filho na porta da faculdade Mas voc vai de nibus da prxima vez!

LEITOR 2: No celular o assunto era o trote. As primeiras amizades, quantas moedas tinha recolhido e como o ketchup estragou o seu cabelo. Filha, se sujar faz parte!

LEITOR 1: Quando chegou em casa todo sujo, careca e com as roupas cortadas a bronca foi certa. O me jurou que no ia limpar nada. Vai tomar um banho!, disse pegando a vassoura, toda orgulhosa.

LEITOR 2: Histrias, tradies e quilmetros de distncia separam os pais que moram com os filhos e os que ficam em outras cidades. Mas o sentimento o mesmo, se preparar para o novo junto com a pessoa mais importante que voc conhece no mundo. Sua pessoa, seu filho.

LEITOR 1: Aquele que esteve sempre distncia de um quarto vira ausncia consentida. Desencontro previsto. Saudade necessria. Comea uma obrigao boba de ter que marcar viagem e economizar para passagem. Ou ento no incomodar o filho estudando porque est terminando um trabalho, uma edio, um mergulho de rdio.

LEITOR 2: Ao mesmo tempo, cabe aos pais ser a fortaleza que o filho espera que vocs sejam. Ser o exemplo que ele sempre possa seguir. No esta a regra geral? Os desafios so compartilhados, claro, mas vamos deixa-lo seguir seu prprio caminho. No tropeando que a vida ensina?

LEITOR 1: E a vida ensina, pai e me. Principalmente, a agradecer e reconhecer todo o seu valor. Por merecimento, so vocs que deveriam subir aqui para pegar esse diploma, acima de qualquer quebra de protocolo.

LEITOR 2: Por ora, se bastar, deixamos aqui nosso sincero muito obrigado. Mais do que essa conquista, esperamos conseguir retribuir aquele olhar orgulhoso do primeiro dia de aula. O dia hoje para vocs.