Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

10
70 Fotogra fe Melh or DICAS PROFISSIONAIS 70 Fotogra fe Melh or Casamento diferente Por Livia Capeli P ara algumas pessoas, a celebração do casamento já deixou de ser, há tempos, um evento totalmente formal para dar lugar a uma ocasião que reflete o estilo de vida do casal. Atualmente, os noivos freqüentam baladas, se conhecem pela internet e têm profissões e idéias bem diferentes. Tudo isso resulta em festas muito mais descontraídas e sofisticadas, decorações alternativas e, claro, imagens com uma pitada especial de criatividade. Especializado em fotos sociais, com o foco em casamento, principalmente em book externo do Veja como fugir do lugar-comum Confira as dicas de V iníciu s Matos , um profissional que inovou em fotos de casamento e tem agradado quem busca um trabalho exclusivo

Transcript of Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

Page 1: Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

8/8/2019 Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

http://slidepdf.com/reader/full/fotografia-externadicas-pro-fission-a-is 1/970 Fotografe Melhor

DICAS PROFISSIONAIS

70 Fotografe Melhor

Casamento diferentePor Livia Capeli

Para algumas pessoas, acelebração do casamento jádeixou de ser, há tempos, um

evento totalmente formal para dar lugara uma ocasião que reflete o estilo devida do casal. Atualmente, os noivosfreqüentam baladas, se conhecem pela

internet e têm profissões e idéiasbem diferentes. Tudo isso resulta emfestas muito mais descontraídas esofisticadas, decorações alternativase, claro, imagens com uma pitadaespecial de criatividade.

Especializado em fotos sociais,com o foco em casamento,principalmente em book externo do

Veja como fugir do lugar-comumConfira as dicas de

Vinícius Matos, um

profissional que inovou

em fotos de casamento e

tem agradado quem busca

um trabalho exclusivo

Page 2: Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

8/8/2019 Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

http://slidepdf.com/reader/full/fotografia-externadicas-pro-fission-a-is 2/9Fotografe Melhor 71

Book de noivas emlocais inusitados é umadas especialidades deVinícius Matos

Page 3: Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

8/8/2019 Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

http://slidepdf.com/reader/full/fotografia-externadicas-pro-fission-a-is 3/972 Fotografe Melhor

DICAS PROFISSIONAIS

72 Fotografe Melhor

casal, o fotógrafo mineiro ViníciusMatos atua desde 2005 clicandonoivas e noivos que procuram umtrabalho fotográfico exclusivo.

Muitas das imagens que habitamo portfólio de Vinícius fogem datradicional fotografia de casamentos

 – não que deixe de fazê-las, longedisso. O fato é que ele muitas vezestira os noivos da igreja ou da festa eos fotografa em fazendas, estradas,vinícolas, avenidas movimentadas eaté dentro de estádios de futebol.É dessa forma que ele consegueretratos únicos, que buscamtraduzir a essência do universode cada casal.

Vinícius Matos mostra aquicomo é possível obter imagens paraum book de casamento de maneiracriativa. Confira as dicas.

BOOK DOS NOIVOS

O book externo é umaoportunidade para que o fotógraforetrate o casal com maior liberdade eelabore um ensaio que se aproximemais do estilo de vida dos noivos. Oresultado é glamouroso e muitas

vezes fica semelhante a um editorialde revistas de noivas e agrada nãoapenas o casal, mas a família toda.

Raramente Vinícius faz obook no dia do casamento: “comodizem que dá azar o noivo ver anoiva antes da cerimônia, só faço oensaio depois que eles retornam dalua-de-mel. Dessa forma, a tensão ea correria do dia da festa jápassaram e posso trabalhar melhoras idéias propostas previamente”.

O casal que deseja fazer as fotosem locação externa já sabe que irá

precisar se vestir com os mesmostrajes do casamento e a noivanecessitará contratar os serviços decabelo e maquiagem novamente –gastos que ficam por conta do cliente.

Quem contrata os serviços deVinícius também já tem em mente o

que quer: são casais em busca de umdiferencial e imagens que fogem dolugar-comum: “muitos chegam atémim por meio de indicação de bufês,cerimonialistas e amigos que jáfizeram fotos comigo”, diz ele, dandoa dica de que é muito importantemanter um networking eficiente (ocultivo de bons contatos para gerara indicação de novos clientes).

O fotógrafo comenta tambémque não são todos os casais queaceitam realizar as fotos compropósito diferente. Alguns se

Resgatar lugares que fazem parte da história do casal é o trabalho de Vinícus; como ele fez na foto acima, em que os noivos são praticantes detrekking e se conheceram durante uma caminhada por uma estrada como a da foto – o cachorro ajudou a tornar a imagem ainda mais graciosa

Page 4: Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

8/8/2019 Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

http://slidepdf.com/reader/full/fotografia-externadicas-pro-fission-a-is 4/9Fotografe Melhor 73

identificam muito com o trabalho.Porém, na hora “H” ficam com receiode ousar. “É preciso respeitar oslimites de cada um”, diz.

Moda em muitas cidades doBrasil, o book externo deixou deser feito por alguns fotógrafos em

lugares como São Paulo, onde ascerimônias são muito rápidas devidoao corre-corre da metrópole. Porém,Vinícius tem recebido diariamentepedidos de noivos da capitalpaulista. E para que a tradição voltea cair novamente no gosto dospaulistanos, ele está treinando umaequipe para atender esse público.

Para quem não sabe onde fazeras sessões de fotos, Vinícius dá adica: “dos lugares mais simplespodem surgir belas fotos. Para quemmora em cidades grandes e com Entre outros recursos, o fotógrafo usa lanternas comuns para iluminar as fotos de casamento

Roteiros que não estão programados também rendem boas fotos quando os noivos concordam: como esta, feita em uma plantação de alfaces

FOTOS: VINICIUS MATOS

DUTROPIA

Page 5: Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

8/8/2019 Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

http://slidepdf.com/reader/full/fotografia-externadicas-pro-fission-a-is 5/9

Dicas para um trabalho de alto nívelO fotógrafo é um prestador de

serviço que depende de todos os

outros para obter um bom resultado.Uma maquiagem malfeita podeatrapalhar e refletir muita luz, umaequipe de cerimonial desatenta podeaparecer nas fotos. É preciso estaratento a todo o planejamento doevento, pois ele agrega valor aotrabalho e previne erros.

Antes do evento, envie umquestionário para os noivos eprocure obter o máximo deinformações, como local dacerimônia e da festa, horários,nomes de familiares e principaisfornecedores, como também

informações da história dos noivos.Tudo isso servirá de base para umregistro bem mais completo edetalhado. Lembre-se de que asnoivas são detalhistas.

Procure criar vínculo e confiançacom o casal. Uma boa dica é marcaruma reunião para um briefing duassemanas antes do casamento.Poucos fotógrafos fazem, mas éuma das principais ferramentas dedesenvolvimento de relacionamentocom o cliente. Nessa reunião,dê algumas dicas ao casal quefacilite seu trabalho, tais como:

• Solicite ao noivo que evite bebidaalcoólica antes da festa. Isso alterao semblante das pessoas.

• Peça ao noivo que leve lençosde papel no bolso, pois os homenscostumam transpirar mais.

• Lembre a noiva de evitar no dia dacerimônia remédios que ela não está

acostumada a tomar.• O noivo deve levar consigo uma

caneta de bom gosto para aassinatura dos documentos. Se eleesquecer, o fotógrafo deve ter umapara emprestar.

• Sapatos novos, além de calos,podem causar quedas. Os noivosdevem usá-los pelo menos duasvezes antes do casamento.

• Procure fazer a sessão de fotosexternas em locais que tenham a ver

com os noivos ou que apresentemalguma conexão com a história docasal. Essa é uma forma de lhesgarantir um trabalho exclusivo erecheado de emoção.

• Treine uma boa equipe e nuncafotografe um casamento sozinho. Otrabalho se torna muito mais fácil e,evidentemente, mais completo.

• Carregue sempre câmeras,flashes e baterias extras.

• Evite testar equipamentos durante um

casamento. Caso algo dê errado, nãohá como repetir.

• Inclua o making of do noivo. No inícioalguns relutam, mas isso é umaferramenta estratégica para envolvermais o noivo que, normalmente, é“coadjuvante” no casamento.

74 Fotografe Melhor

DICAS PROFISSIONAIS

difícil acesso a paraísos ecológicosou locais históricos, por que nãofotografar nos centros urbanos? Issoé pouco difundido no Brasil, mas éuma antiga tradição na Europa, nosEstados Unidos e no Japão”.

FOCONOCLIENTE

Antes de decidir onde será feito oensaio em locação externa, ViníciusMatos realiza algumas reuniões eentrevistas com os noivos e elaborauma pauta para melhor execução dotrabalho. Dessa forma, ele poderealizar um resumo da história devida do casal e traçar um roteiro doslugares que podem servir comocenários para as fotos.

É preciso conhecer muito bemcada cliente para poder realizar obook de forma criativa. Por isso, ofotógrafo pede para que os noivospreencham um questionárioseparadamente. Perguntas como:profissão de cada um, qual o hobby,a forma como se conheceram, porque a escolha da data docasamento, qual a qualidade ecaracterística física que mais osatraem no parceiro e tipo de músicaque gostam, entre outras, ajudam a

criar uma boa relação com o casal epermitem que o fotógrafo proponhaalgo diferenciado.

Depois de realizar a pauta,Vinícius se reúne novamente comos noivos para acertar os últimosdetalhes e aproveitar para daralgumas dicas, o que garante quetudo ocorra bem durante acerimônia, a festa e o book externo.

“Não existe fórmula milagrosapara fazer algo diferenciado, mas

acredito que o fotógrafo deveconhecer bem o cliente e utilizar asinformações a seu favor. É simples:você só precisa saber colocar o seutrabalho dentro do contexto dahistória do casal”, revela.

LUGARES ESPECIAIS

O resultado de cada sessão éúnico e raramente se assemelha aalgum outro ensaio realizado pelofotógrafo, pois muitos casais pedempara fazer em um lugar que elesconsideram especial.

   F   O   T   O   S  :   V   I   N   I   C   I   U   S

   M   A   T   O   S

Vinícius também faz fotos tradicionais com um toque criativo usando até lente olho de peixe

Page 6: Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

8/8/2019 Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

http://slidepdf.com/reader/full/fotografia-externadicas-pro-fission-a-is 6/9Fotografe Melhor 75

É por isso que Viníciusprecisa estar preparado paratodas as situações: “quandodesconheço os locais sugeridos,procuro visitá-los antecipadamentepara verificar o melhor horárioda luz, explorar os detalhes epensar nos enquadramentos”, diz.

Foi o que aconteceu com ocasal Fernanda e Jomar Mesquitaque se conheceram em umacompanhia de dança. O lugar faziaparte da história pessoal dos noivos,por isso o fotógrafo sugeriu que asfotos fossem feitas durante umensaio da companhia. Ele aproveitou

a luz do palco como iluminaçãoprincipal e usou o flash remoto parailuminar o buquê da noiva emprimeiro plano. A foto foi feita comISO 800, abertura f/2.8, velocidadede 1/100s e objetiva 24-70 mm.

O mesmo ocorreu com o casalSilvia Coelho e Adriano Reis que são

O fotógrafo deve ficar atento às cenas, como acima em que Vinícius clicou a noiva que observava praticantes de parapente depois do ensaio

Page 7: Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

8/8/2019 Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

http://slidepdf.com/reader/full/fotografia-externadicas-pro-fission-a-is 7/976 Fotografe Melhor

freqüentadores do Festival Comida di 

Buteco , tradicional em Belo Horizonte(MG). “Sugeri que algumas fotos fossemfeitas dentro do bar Bolão, muito queridopelo casal de noivos. No final do ensaio,a noiva jogou o buquê para os clientes

que estavam no local e ainda aproveitoupara tomar uma cerveja”, diz. Para fazera foto, Vinícius usou uma objetiva 50 mmf/1.8, abertura f/1.8, 1/60s develocidade, ISO 600, sem flash.

Nem sempre as imagens estãono roteiro previsto pelo fotógrafo.Freqüentemente Vinícius sai paraum ensaio com uma idéia nacabeça, cumpre o programado e nocaminho de volta da sessão encontraum lugar bacana para as fotos,

chegando ao estúdio com umtrabalho melhor do que esperava.“Depois de fotografar os noivos

Emanuela e Ricardo Bonfim em umaescola de dança flamenca, os convideipara uma sessão pelas ruas de BeloHorizonte. Chovia muito, mas elesaceitaram na hora. O resultado foicontrastante e romântico”, lembra.

O espaço para o improviso e aliberdade de criar é grande quandose tem uma boa sintonia com o casal.Vinícius já teve a oportunidade de

fotografar noivos dentro deplantações de alface, no meio deestradas e junto com praticantesde parapente – situações que nãoestavam previstas pelo fotógrafo.

Se o casal é descontraído eaceita a proposta, o improvisoacrescenta boas imagens ao trabalho.O importante é passar confiançapara o cliente e ser criativo.

Lembre-se também de solicitaruma autorização do estabelecimento

onde for fotografar. “São poucas aspessoas que se negam a atender opedido de uma noiva, mas nunca ébom pegar ninguém de surpresa”, diz.

EQUIPAMENTO

Para garantir um clima descontraídoe espontâneo durante o book externo,o fotógrafo conta apenas com umassistente. Ele também não economizaem equipamentos fotográficos. Parauma sessão de fotos externa, Viníciuscostuma levar duas Canon, uma EOS5D e uma EOS 40D, com objetivas

Acima, o casal Fernanda e Jomar Mesquita fotografados em ensaio de companhia de dança;abaixo, Emanuela e Ricardo Bonfim passeiam pelas ruas de Belo Horizonte debaixo de chuva

±

   F   O   T   O   S  :   V   I   N   I   C   I   U   S

   M   A   T   O   S

Page 8: Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

8/8/2019 Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

http://slidepdf.com/reader/full/fotografia-externadicas-pro-fission-a-is 8/9Fotografe Melhor 77

Page 9: Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

8/8/2019 Fotografia Externa_dicas Pro Fission a Is

http://slidepdf.com/reader/full/fotografia-externadicas-pro-fission-a-is 9/978 Fotografe Melhor

70-200 mm f/2.8 com estabilizadorde imagem, 24-70 mm f/2.8, 85 mmf/1.2, 50 mm f/4, 16-35 mm f/2.8,100 mm macro e olho-de-peixe de15 mm f/2.8, além de seis cartõesde 4 GB e carteiras de memória.Para iluminação, ele ainda possui

dois flashes Canon 580EX II, luzde vídeo com bateria de 100 W ediversas lanternas comuns – técnicaque ele pretende mostrar emFotografe Técnica&Prática 3.

Esse equipamento também éusado para fotografar a cerimônia ea festa. Ele ainda conta como apoio de uma equipe de seisfotógrafos para essas ocasiões.

Como dica final, Vinícius Matoslembra que um bom profissional da

área de fotografia social deve saberse relacionar bem com todos osenvolvidos no evento. Desde adecoradora da festa até osnoivos, passando por garçons emaquiadores. Cada um influencia notrabalho do profissional, declara.

“É preciso gostar do que se faz,pois nesta profissão muitas vezesdeixa-se a família e os amigos de lado.O ramo é lucrativo quando você sededica e consegue ganhar confiançado cliente, oferecendo um trabalho dealto padrão e original”, finaliza ele. f 

Fotógrafo ministra cursosCom seis anos de carreira, Vinícius Matos, 32anos, é especialista em fotos de casamento.Nascido em Belo Horizonte (MG), ele é formadoem Administração de Empresas e especializadoem Marketing e Recursos Humanos pelaFundação Getúlio Vargas. Aos 26 anos, deixou aprofissão para se dedicar à paixão pela fotografia. Atualmente, coordena a Escola deImagem, na capital mineira, onde ministra cursos de fotos de casamento e fotografiainfantil, como também dirige a agência de fotografia La Foto, a qual já foi vencedorado Concurso Brasileiro de Álbuns de Casamento de 2007. Para saber mais sobre o

trabalho do fotógrafo, acesse os sites: escoladeimagem.com.br e lafoto.com.br.

Visitar os lugares antes do ensaio ajuda a explorar a luz e os enquadramentos, como na foto feita dentro da sala de tonéis de uma vinícola

Noiva joga buquê dentro de boteco para clientes, como sugerido por Vinícius para o ensaio

   F   O   T   O   S  :   V   I   N   I   C   I   U   S

   M   A   T   O   S