FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA)...

9
FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO

Transcript of FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA)...

Page 1: FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA) O MOVIMENTO DOS OBJETOS, AO PASSO QUE, QUANDO ESSA.

FOTOGRAFIA

OBJETOS EM MOVIMENTO

Page 2: FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA) O MOVIMENTO DOS OBJETOS, AO PASSO QUE, QUANDO ESSA.

• O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA “IMOBILIZA” (CONGELA) O MOVIMENTO DOS OBJETOS, AO PASSO QUE, QUANDO ESSA VELOCIDADE É BAIXA, A IMAGEM FICA BORRADA. O CÁLCULO DA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO PARA IMOBILIZAR UM OBJETO DEPENDE DE TRÊS FATORES: A VELOCIDADE PRÓPRIA DO OBJETO, A DISTÂNCIA ENTRE O OBJETO E A CÂMERA E O ÂNGULO DE SEU MOVIMENTO EM RELAÇÃO À LINHA DE TOMADA. A DIREÇÃO DO MOVIMENTO É O FATOR MAIS IMPORTANTE: DADA UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO BAIXA, UM OBJETO QUE SE MOVA EM DIREÇÃO À CÂMERA FORNECE UMA IMAGEM MAIS NÍTIDA DO QUE OUTRO, QUE SE MOVIMENTE PERPENDICULARMENTE À LINHA DE TOMADA.

Page 3: FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA) O MOVIMENTO DOS OBJETOS, AO PASSO QUE, QUANDO ESSA.

IMAGENS BORRADAS

• NÃO É SEMPRE QUE SE DESEJA IMOBILIZAR O MOVIMENTO DO OBJETO FOTOGRAFADO; MUITAS VEZES, A IMAGEM DE UM CARRO DE CORRIDA, DE UMA CRIANÇA BRINCANDO, OU UM CASAL DANÇANDO GANHA OUTRA APARÊNCIA SE A VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO FOR REDUZIDA, PARA PERMITIR QUE AS FORMAS APAREÇAM BORRADAS. NESSES CASOS, É IMPORTANTE TOMAR CUIDADO PARA NÃO BORRAR A FOTO INTEIRA – O QUE PODE OCORRER SE USAR VELOCIDADES MUITO BAIXAS E PERMITIR QUE A CÂMERA TREMA NO MOMENTO DA EXPOSIÇÃO. SE O OBJETO PRINCIPAL SE APRESENTA BORRADO, É IMPORTANTE QUE O FUNDO ESTEJA NÍTIDO, PARA TRANSMITIR A SENSAÇÃO DE MOVIMENTO.

Page 4: FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA) O MOVIMENTO DOS OBJETOS, AO PASSO QUE, QUANDO ESSA.

• UMA REGRA ÚTIL CONSISTE EM EMPREGAR VELOCIDADE UM PONTO ABAIXO DO QUE SERIA NECESSÁRIA PARA IMOBILIZAR O OBJETO.

MOVER A CÂMERA

• OUTRO MODO DE TRANSMITIR SENSAÇÃO DE MOVIMENTO É MANTER O OBJETO EM FOCO E BORRAR O FUNDO. O OBJETO É, ASSIM, APRESENTADO COM TODO O SEU DETALHAMENTO, ENQUANTO QUE O FUNDO BORRADO DÁ UMA FORTE IDÉIA DE VELOCIDADE COM QUE ELE ESTÁ SE DESLOCANDO.

Page 5: FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA) O MOVIMENTO DOS OBJETOS, AO PASSO QUE, QUANDO ESSA.
Page 6: FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA) O MOVIMENTO DOS OBJETOS, AO PASSO QUE, QUANDO ESSA.
Page 7: FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA) O MOVIMENTO DOS OBJETOS, AO PASSO QUE, QUANDO ESSA.
Page 8: FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA) O MOVIMENTO DOS OBJETOS, AO PASSO QUE, QUANDO ESSA.
Page 9: FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO. O EMPREGO DE UMA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO ALTA IMOBILIZA (CONGELA) O MOVIMENTO DOS OBJETOS, AO PASSO QUE, QUANDO ESSA.