FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

12
INFOUSP Edição nº 30 Janeiro a Março 2016 Conheça o coletivo feminista Loba Biobanco aprovado pelo CONEP Editorial Mensagem do Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge FOUSP comemora 115 anos de excelência no ensino Uma publicação da Faculdade de Odontologia da USP Mais uma conquista para a FOUSP PÁG. 11 Surge uma novidade! PÁG. 9 115 anos de FOUSP O evento e as atividades da Comissão PÁG. 3 Ingressantes 2016 Uma nova fase: da matrícula à semana de recepção PÁG. 6 CEPEC a todo vapor Centro de Pesquisa Clínica de portas abertas PÁG. 10 Em constante busca da excelência

Transcript of FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

Page 1: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

INFOUSPEdição nº 30

Janeiro a Março 2016

Conheça o coletivo feminista Loba

Biobanco aprovado pelo CONEP

EditorialMensagem do Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge

FOUSP comemora 115 anos de excelência no ensino

Uma publicação da Faculdade de Odontologia da USP

Mais uma conquista para a FOUSPPÁG. 11

Surge uma novidade!

PÁG. 9

115 anos de FOUSPO evento e as atividades da ComissãoPÁG. 3

Ingressantes 2016Uma nova fase: da matrícula à semana de recepçãoPÁG. 6

CEPEC a todo vaporCentro de Pesquisa Clínica de portas abertasPÁG. 10

Em constante busca da excelência

Page 2: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

Em 25 de fevereiro de 2016, foi aprova-da na Congregação a proposta da diretoria em homenagear in me-morian os Professores Edmir Matson e Mar-cio Antonio Machado de Oliveira. O espaço destinado ao Centro de Produção de Ima-gens Digitais (CPDig) receberá o nome do Prof. Edmir pelo seu passado atuante que contribuiu sobremaneira para carreira docente de inúme-ros professores na então incipiente informática e estatística nas décadas de 1970 à 1990.

O Prof. Marcio, que nos deixou ainda jovem, será homenageado in memorian com seu nome no Espaço Pró Aluno, reformado, na qual foram con-templadas 5 áreas, segundo Portaria nº 35, de 16 de março de 2016: Gestão do Congresso Univer-sitário Brasileiro de Odontologia - CUBO, Apoio Acadêmico ao alunato – Cessão de Instrumentais, Apoio aos Projetos Sociais, vinculado à Comissão de Cultura e Extensão, Sala de Informática Pró Aluno e Corredor de Espaço para Exposição.

Em tempo, no ranking publicado em 22 de mar-ço de 2016, pelo Quacquarelli Symonds – uma das principais empresas britânicas que elabora estu-dos sobre instituições de ensino e pesquisa do mundo – a Universidade de São Paulo obteve os melhores resultados. Representando uma alta de 7% na participação brasileira, com 6 faculdades entre as 50 melhores: Odontologia (9º), Agronomia (26º), Antropologia (34º), Engenharia de Minas (36º), Ar-quitetura (37º) e Veterinária (38º), entre 42 campos de conhecimento.

A USP segue como a melhor Universidade da América Latina. O curso de Odontologia da USP passou a ocupar o 9º lugar entre as 4000 institui-ções mundiais de ensino avaliadas. Em 2015 ocupa-mos o 12º lugar.

Se nós não educarmos e não procurarmos dar bons exemplos às novas gerações, pouco sobrará a elas e à humanidade. Problemas sempre existirão; assim nos mostra a história da civilização. A USP tem o dever de não perder seu foco na condução formativa acadêmica de excelência.

Não sendo uma ilha isolada, nossa centenária Fa-culdade de Odontologia, Casa Montenegro, conti-nua a navegar independentemente das dificuldades que, por ora, passa toda nação brasileira. Devemos continuar focando nos problemas menores que nos cabem resolver, contribuindo para as soluções das coisas maiores. Não podemos nos permitir impor-tar dificuldades que estão fora do nosso alcance, pois, per se, nossos problemas já nos bastam.

Ao final de 2015, foi concluído e entregue o novo espaço da Associação dos Funcionários da FOUSP, mais amplo e melhor localizado, ao lado da manu-tenção, à entrada do estacionamento, que deverá contribuir para o bom convívio.

Foi criada a Comissão de Direitos Humanos, a 2ª na USP, que vem desempenhando papel vital em nosso meio, contribuindo pela harmonia e respei-to entre todos os segmentos acadêmicos e de fun-cionários de nossa Faculdade.

A Comissão instituída para comemoração dos 115 anos de nossa Centenária Faculdade, presidida pelo Prof. Reinaldo Dias, realizou solenidade festiva ao final de 2015 onde um pequeno Baú contendo amostras da história recente e do passado da Faculdade de Odonto-logia está alocado à entrada do Serviço de Documenta-ção Odontológica (SDO) – “Nossa Biblioteca”.

A nossa querida e tradicional Biblioteca, que merece de todos nós especial atenção e carinho, sofreu pequenas, mas significativas mudanças em seu hall de entrada, resgatando uma ambientação digna de sua importância.

Neste início de 2016, (em 20 de abril) realizare-mos um resgate à memória de professores que já passaram pela nossa Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

A felicidade deve estar onde estamos, não onde imaginamos.Se não conquistada, continuemos nossa caminhada

fazendo a hora acontecer.

Se cada um pega sua parte no andor, leva-se a imagem ao altar ou,

corre-se o risco dela cair e se quebrar

2Editorial

Prof. Dr. Waldyr Antônio JorgeDiretor

Page 3: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

115 anos de realizações A FOUSP comemorou seus 115 anos em grande

estilo na noite de 17 de dezembro de 2015, fechan-do com chave de ouro essa etapa.

Para abrir o evento, foi tocado o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o Coral da FOUSP apresen-tou as músicas Quando a Morena/ Duas Cirandas (Gabriel Levy/ Folclore Pernambucano) e Roda Viva (Chico Buarque), a qual todos entoaram e aplaudiram de pé.

As autoridades presentes foram recepcionadas pelo Diretor da FOUSP, Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge: a Pró Reitora de Cultura e Extensão, Pro-fa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, o Secretário Geral da USP, Prof. Dr. Ignacio Maria Poveda Velasco, a Diretora da Escola de Enfer-magem, Profa. Dra. Maria Amélia de Campos Oliveira, o Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Prof. Dr. Adal-berto Américo Fischmann, o Superintendente de Gestão Ambiental, Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero e representando a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária, o Sr. Márcio Henrique da Silva.

O Diretor, Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge em suas primeiras palavras, agradeceu a presença de todos e, em nome do Prof. Dr. Antonio Muench, saudou todos os docentes aposentados, além de três ex diretores da casa, Prof. Dr. Mendel Abramo-wicz, da gestão 1989-1992, Prof. Dr. Carlos de Pau-la Eduardo, de 2005-2009, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, de 2009-2013, além de todos os docentes presentes. Congratulou os representantes dos alu-nos Pedro Mollo, Presidente do Centro Acadêmico e Marcelo Moreira de Jesus, Presidente da Comis-são de Permanência Estudantil, enaltecendo a im-portância da participação deles em evento de tan-

ta importância. O Diretor não deixou de agradecer e congratular também todos os funcionários desta casa, passados e presentes.

O Prof. Waldyr elucidou a importância de se res-gatar a memória no caminho para a excelência, re-lembrando o passado para comemorar o presente, no grande “ciclo virtuoso” da Faculdade. Contou um pouco da história da Casa de Montenegro, des-de a sua antiga sede, na Rua Três Rios,

relembrando personagens importantes desta trajetória, como o Prof. Dr. Benedito Montene-gro, o Prof. Dr. Edmir Matson e o Prof. Dr. Myaki Issao. O Diretor também comemorou os novos painéis no Anfiteatro, que retratam o prédio na Rua Três Rios e a entrada atual da Faculdade, no campus Butantã.

NOTÍCIAS3

Apresentação do Coral da FOUSP Foto: Júlia Moura

Prof. Dr. Reinaldo Brito e Dias, Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge e Prof. Dr. Ignacio Maria Poveda Velasco.

Foto: Julia Moura

Page 4: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

As atividades da Comissão NOTÍCIAS 4

A Professora Dou-tora Maria Arminda congratulou a casa pela cerimônia e destacou a relevân-cia da comemora-ção, bem como da FOUSP para a fun-dação da Universi-dade de São Paulo, admirando a bela

profissão do cirurgião dentista, que cuida da saúde bucal, imprescindível para o desenvolvimento do mundo em que se vive.

O Professor Doutor Reinaldo, agradeceu a to-dos os membros da comissão e à diretoria, pelo trabalho executado ao longo do ano. Ele citou as ações elaboradas pelo grupo nestes nove meses. A primeira delas foi a criação de um logotipo co-memorativo, seguida de uma exposição de painéis contando a história da FOUSP através do tempo, em cartaz no saguão superior. Também foi criado um site comemorativo para dar maior destaque às atividades desenvolvidas e nele foram inseri-das inúmeras informações.

A comissão trabalhou no resgate da história e das pessoas que participaram dela. Para tanto, foram digitalizadas e digitadas listagens de to-dos os professores e funcionários que fizeram e ainda fazem parte desta casa, bem como de to-dos os alunos de graduação, desde 1902 e de pós graduação, desde 1972.

Na página principal do site da FOUSP encon-tram-se também várias galerias de fotos, desde a primeira sede, na Rua Três Rios, até os dias atuais.

Algumas foram recuperadas em parceria com o SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas da USP), com uma digitalização de alta qualidade. Há tam-bém fotos de encontro de professores, das instala-ções da odontopediatria em 1971, além de doações de acervos pessoais, tais como do Dr. Walter Corio-lano, José Barbosa e Wilson Garone Filho. Também existem fotos atuais de todos os docentes e fun-cionários que continuam trabalhando nesta casa.

A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) também cedeu os volumes 1 e 5 da Revista XXV de Janeiro, publicadas pelo Centro Acadêmi-co, respectivamente em 1941 e 1942, que foram di-gitalizadas e estão disponíveis no site.

Além disso, a comissão conseguiu reunir em um só local vários vídeos, tais como os depoimentos de docentes gravados para o projeto “Preservação da Memória da FOUSP”, com as falas de: Antônio Adamastor Corrêa, Ney Soares de Araújo, Antonio Muench, Carlos de Paula Eduardo, José Fortunato Ferreira, Mendel Abramowicz, além das fases da construção da nova clínica odontológica, em 2006; novas salas de aula em 2008; inauguração do labo-ratório de biologia oral, em 2009; a celebração dos 110 anos da FOUSP, e um vídeo institucional grava-do em 2011.

Foram gravados também, entre os meses de setembro a novembro de 2015, depoimentos de professores relatando “O que a FOUSP represen-ta para você”. Participaram dessa atividade, os do-centes: José Fortunato Ferreira, Antonio Muench, Wilson Garone Filho, João Gualberto de Cerqueira Luz, Marcos Viana Gayotto, José Carlos Mesqui-ta de Carvalho, Carlos de Paula Eduardo, Narciso Garone Neto, João Humberto Antoniazzi, Rodney Garcia Rocha, Gilberto Marcucci, Jorge Abrão,

Exposição retratando a história da FOUSP. Foto: Júlia Moura

A Diretoria presenteou todos os convidados com uma pasta contendo a história da Casa de Montenegro, acompanhada de uma placa comemorativa.

Foto: Júlia Moura

Page 5: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

As atividades da Comissão NOTÍCIAS5

Maria Salete Nahas Pires Correa, Carlos Gil, Tet-suo Saito, Biagio Atilio Georgetti, Maria Ercília de Araújo, Dalton Luiz de Paula Ramos, Moacyr da Silva e do Diretor Waldyr Antônio Jorge.

Para que todos tivessem um fácil acesso a his-tória da Centenária Casa de Montenegro, foi ins-talado, no saguão principal, um totem interativo que reúne as informações listadas anteriormente, com uma vasta galeria de fotos.

Para finalizar, foi fechado na cerimônia, pelo Prof. Dr. Waldyr e pelo Prof. Dr. Reinaldo, o “Baú de Lembranças”, que deverá ser aberto no dia primeiro de dezembro de 2050, quando a FOUSP completará 150 anos. Nele estão: um livro de men-sagens que circulou pelos quatro cantos da casa, com recados deixados por docentes, funcionários e alunos; um jornal de grande circulação do dia 17 de dezembro de 2015; três catálogos institucionais (em inglês, português e espanhol); edições do IN-FOUSP da gestão do Prof. Dr. Waldyr Antônio Jor-ge; uma brochura impressa com todas as informa-ções constantes no totem, um exemplar do FOUSP

em números, além de todas essas informações citadas acima em midia digital.

A Comissão acredita ter resgatado grande par-te da história dessa casa, no entanto, continua disposta a receber mais informações, como fo-tos e documentos, que possam enriquecer ainda mais essa trajetória de sucesso.

Fazem parte dessa comissão de 115 anos os do-centes: Reinaldo Brito e Dias (Presidente) Flávio Eduardo Guillin Perez, Regina Tamaki, Mirian La-calle Turbino, Maria Luiza Moreira Arantes Frigé-rio, Ana Estela Haddad, Luiz Eugênio Nigro Maz-zili e Rafael Yague Ballester, além dos servidores Anna Leticia Fogaça Gomes Acquaviva, Renato Alves de Moraes, Diego Santana Zuqueto, Cátia Tiezzi dos Santos, Jonatas Pontes Dias da Silva, Rosivaldo da Silva Borges, Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro e a estagiária de comunicação Júlia Cagliari Reis de Moura.

Ao fim da cerimônia, os convidados foram pre-senteados com uma placa de acrílico comemo-rativa e uma pasta contendo as informações da Centenária Casa de Montenegro.

Totem doado pela FFO Fundação Faculdade de Odontologia

Demonstração do material a ser inserido no “Baú de memórias” o o mesmo, devidamente lacrado, exposto no Serviço de Documentação Odontológica

Page 6: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

Todos os anos a Faculdade de Odontologia pre-para uma semana inteira dedicada à recepção de seus novos alunos, contando com atividades de integração e palestras que os introduz ao ambien-te universitário. Este ano, o tema da Semana de Recepção, que aconteceu entre os dias 15 e 19 de fevereiro, foi Direitos Humanos. Visando o debate sobre trote violento e respeito aos direitos indi-viduais e coletivos dos estudantes, as entidades deixaram claro que na alegria das festividades acadêmicas não há lugar para intolerância.

Segunda-feira (15/02)Durante a abertura da Semana, em palestra or-

ganizada no Anfiteatro Myaki Issao, o Diretor da FOUSP, Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge, deu as boas vindas aos ingressantes e se declarou feliz com a disposição e bom humor de todos. Aproveitou tam-bém para aconselhá-los a se comprometerem com a graduação sem, no entanto, deixar de aproveitar a vida universitária, estando atentos ao fato de que agora “fazemos parte do mesmo barco”.

Em seguida, a Comissão de Recepção, presidida pelo Prof. Dr. André Tortamano, iniciou apresen-tação da faculdade e docentes, dando a palavra para os presidentes das comissões de Pós-Gra-duação (Profa. Dra. Márcia Martins Marques) e de Pesquisa (Prof. Dr. Paulo Francisco Cesar), que integraram os calouros no contexto da pesquisa acadêmica abordando assuntos como pré-requi-sitos para iniciação científica, linhas de pesquisa em mestrado e doutorado, entre outros assun-tos. Também foram apresentadas as comissões de Graduação (Prof. Dr. Manoel Eduardo de Lima Machado), Cultura e Extensão Universitária (Prof. Dr. Igor Studart Medeiros) e Relações Internacio-nais (Profa. Dra. Ana Cecilia Correa Aranha).

Semana de Recepção 2016 ofereceNOTÍCIAS 6

Terça-feira (16/02)A Comissão de Direitos Humanos recebe o Prof.

Dr. Marcelo Buczek Bittar, atualmente Procurador Chefe da Procuradoria Disciplinar da Universidade e também membro da Comissão de Direitos Hu-manos da USP. Considerando os últimos aconteci-mentos de violência no campus, amplamente divul-gados na mídia, fez-se necessária a criação de uma comissão permanente de Direitos Humanos, cujo objetivo é acolher os alunos que tenham sofrido qualquer tipo de agressão ou abuso, auxiliando-os e respaldando um possível processo administrati-vo contra os responsáveis pela agressão.

“Num ambiente de debate e descoberta cien-tífica, não há espaço para intolerância, seja de gênero, etnia ou ideológica”, explicou o Prof. Dr. Marcelo Bittar. Ele reforça ainda a importân-cia do comprometimento de todos perante uma postura ética e moral, agindo como cidadãos e parte da universidade.

Quarta-feira(17/02) Os ingressantes assistiram a palestra sobre o

Programa de Acolhimento Relacionado ao Uso de Álcool e Drogas (Acolhe USP), pela assistente social Grace Cristina Oliveira e o enfermeiro Rena-to Kazuhiro Ozeki. O programa está em funciona-mento desde 2012, mantido pela Divisão de Pro-moção Social da Superintendência de Assistência Social (SAS). O ambiente universitário tem sido lugar comum para o uso de algumas substâncias, em especial o álcool, nas ocasiões festivas, como a chegada de novos ingressantes. Neste contexto, é importante contar com o auxílio profissional de iniciativas como o Acolhe-USP, que conta com uma equipe interdisciplinar e especializada, garantindo sigilo e informação aos pacientes.

Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge, Diretor da FOUSP, saúda os ingressantes. Foto: Regina Santana

Prof. Dr. Marcelo Buczek Bittar , Procurador Chefe da Universidade de São Paulo. Foto: Regina Santana

Page 7: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

Semana de Recepção 2016 ofereceNOTÍCIAS7

as boas vindas aos ingressantes

GALERIA

No mesmo dia também foi feita uma visita ao Serviço de Documentação da FOUSP, em que os alunos participaram de uma dinâmica, promovida pelas bibliotecárias Vânia Martins Bueno e Glauci Elaine Damasio, na qual os grupos deveriam encon-trar no acervo livros sorteados.

Quinta-feira(18/02)Dia de atividade prática para elucidar alguns con-

ceitos de Odontologia, preparada pelo Prof.Dr. Moacyr Novelli. A tarefa, conhecida como Hands On, consistia em construir um articulador simples, espécie de simulação da mandíbula, usando ape-nas arame e as mãos, técnica que, segundo o Prof. Dr. Novelli, introduziria os alunos ao universo dos trabalhos manuais da área médica, como a orto-dontia. O próximo passo foi visitar o Laboratório Multidisciplinar II, onde os estudantes deveriam vestir avental e touca próprios para o ambiente laboratorial e dar prosseguimento à atividade.

Sexta-feira (19/02)O último dia começou com os comunicados das

entidades estudantis no Anfiteatro Myaki Issao. Foram apresentadas a Aliança Bíblica Universi-tária (ABUUSP), a Comissão de Projetos Sociais, o Congresso Universitário Brasileiro de Odonto-logia (CUBO), Comissão de Permanência, Centro Acadêmico XXV de Janeiro, Associação Atlética e, por fim, as Ligas – entidades acadêmicas organi-zadas pelos próprios alunos de graduação como forma de aperfeiçoamento de disciplinas e espe-cialização.

A Comissão de Projetos Sociais, por sua vez, mostrou a importância da presença de cirur-giões dentistas e especialistas em comunidades carentes possibilitando aos alunos de graduação colocarem em prática aquilo aprendido durante o curso, distribuindo-os em ações de promoção, prevenção e educação em saúde de acordo com

suas competências e também com o ano de graduação em que se encon-tram. Além disso, a convivência com diferentes culturas e ambientes via-biliza a troca de conhecimento e ex-periência, que não só contribui para a formação profissional, mas também para a construção de um indivíduo formador de opinião e com visão de mundo mais ampla.

Prof. Dr. Moacyr Novelli e alunos durante atividade Hands on no Laboratório Multidisciplinar.Foto: Regina Santana

Foto: Regina Santana

Page 8: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

Centro de Recursos de Aprendizado e Investigação (CRAI)

NOTÍCIAS 8

O que é o CRAI?A sigla quer dizer Centro de Recursos de Apren-

dizado e Investigação; um projeto multidisciplinar e interdepartamental que engloba desde a docu-mentação e catalogação de teses e artigos científi-cos, até a elaboração de tecnologias de uso odon-tológico em parceria com outros institutos.

A ideia de criar uma rede colaborativa surgiu ainda nos anos 1990 e baseia-se no modelo espa-nhol de integração de bibliotecas e na Declaração de Bolonha, que versa sobre o sistema de ensino superior europeu. Busca-se reunir digitalmente o conteúdo disponível dentro dos departamentos, interligando-os por área e assunto em comum, e dispô-los na forma de um banco de dados, de acordo com a tecnologia de descritores do Servi-ço de Documentação Odontológica (SDO). Assim sendo, instaurou-se uma nova proposta pedagó-gica que facilita o acesso aos diversos assuntos para que os alunos possam desenvolver projetos de maneira autônoma.

Colocando em PráticaAlém de impulsionar a curiosidade científica e

estimular o aprendizado autodidata, a ideia do CRAI é também permitir que os alunos exercitem os conhecimentos adquiridos. A atividade Hands On, por exemplo, integra a etapa experimental de implantação do CRAI e tem enfoque de estimu-lar a produção manual, habilidade necessária no ramo de próteses, entre outras áreas.

O Centro de Recursos de Aprendizado e Inves-tigação promove também o desafio “Diálogos Odontotrônicos”, elaborado a partir da parceria entre a FOUSP e o Departamento de Mecatrônica da Escola Politécnica da USP.

No desafio, os alunos de graduação preparam uma narrativa que contemple ideias inovadoras para a prática odontológica no futuro, isto é, devem inventar produtos e serviços jamais vistos antes. O dever dos futuros engenheiros mecatrônicos, por sua vez, é trazer tais produtos à realidade, cons-truindo-os a partir do texto previamente elabora-do. Tal projeto colaborativo contará com orienta-ção de docentes de ambas as unidades, podendo, ao final, ser publicado em revistas acadêmicas.

Foi o caso da aluna Maria Macario, que teve a ideia de “uma impressora 3D que construa uma prótese dentária para idosos, usando como base uma fotografia dos dentes do paciente na juven-tude”. Publicado na revista científica Mecatrone, do Departamento de Engenharia Mecatrônica, seu conto foi recebido com entusiasmo pelo alu-no Gabriel Emídio dos Santos, que construirá o aparelho nos próximos anos. Os interessados em participar podem entrar em contato com o Prof. Dr. Moacyr Novelli, coordenador do CRAI, através do email [email protected].

O espaço físico planejado para o CRAI abrangerá um centro de vivência, área molhada para ensaios, laboratórios informatizados para Teleodontologia e Sala de Impressão, esta última já localizada no Serviço de Documentação Odontológica da FOUSP.

Impressora 3D, disponível para uso acadêmico no Serviço de Documentação FOUSP.

Alunos durante atividade do Hands On, que integra um dos objetivos do CRAI. Foto: Regina Santana Fo

to: R

egin

a Sa

ntan

a

Page 9: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

NOTÍCIAS9

Agora é que são elas: Conheça o Coletivo Feminista Loba

O começo do ano letivo marca também o início de um movimento inédito na história da FOUSP. Trata-se do recém-criado Coletivo Feminista Loba, autogerido e organizado por alunas de gra-duação, cujo maior objetivo é a educação com-bativa, unindo as forças para promover debate e desconstrução do pensamento tradicional.

O mundo vive um contexto de protagonismo dos movimentos sociais, momento em que as vo-zes da minoria ganham força e diversas correntes ideológicas vão tomando forma. No ambiente universitário, onde fervilham novas ideias todos os dias, não poderia ser diferente. Desta forma, o Coletivo Feminista Loba converge com outras iniciativas que visam dar maior visibilidade aos problemas enfrentados dentro e fora da univer-sidade, surgindo também como alternativa para a representatividade no meio acadêmico, impor-tante, principalmente, num curso composto em sua maioria por mulheres.

“Quando a educação não é libertadora, o so-nho do oprimido é ser o opressor”, diz a célebre frase do grande pedagogo Paulo Freire, citada em entrevista por Andréia Fernandes, membro e uma das fundadoras do Coletivo. Segundo ela, numa sociedade patriarcal e conservadora como a que vivemos, o machismo, bem como os pre-conceitos de gênero, etnia e religião, são repro-duzidos sem que nos demos conta e é isso que normaliza certos tipos de atitudes abusivas.

“Muitas meninas se incomodam com algumas relações, mas não sabem como agir e acabam dei-xando pra lá”, completa Gabriela Nascimento, outra fundadora e companheira do Coletivo.

Neste sentido, Loba surgiu na tentativa de reunir ingressantes e veteranas do curso de Odontologia e apresentar sua vertente do feminismo por meio de assembleias e atividades culturais – nas quais os meninos também são convidados a participar.

A ideia foi bem recebida pela Diretoria da FOUSP, entidades acadêmicas e por grande parte dos alu-nos de graduação, incluindo os recém-chegados. No entanto, a organização interna, criação do es-tatuto de regimento e até o financiamento das ati-vidades é feito de forma totalmente autônoma e sem vínculos. É, inclusive, através da venda online pela página do Instagram (@LojaColetivoLoba) que o grupo arrecada fundos para a intervenção cultural sobre cinema, que está sendo planejada para os próximos meses.

Em suma, a alcateia ainda está em formação, mas já conta com o apoio de simpatizantes da causa e com a convicção de suas fundadoras de que tal iniciativa dará bons frutos. Espera-se que o movi-mento ganhe maior adesão com a entrada de no-vas alunas; desta forma, o Coletivo convida todas as mulheres da FOUSP a participarem de reuniões quinzenais, nas primeiras e terceiras quinta-feiras do mês. Mensalmente também serão realizadas di-nâmicas mistas, em que os homens podem se jun-tar para conhecer melhor a causa e aprender como mitigar atitudes abusivas no dia a dia.

As interessadas em participar ou esclarecer dú-vidas podem entrar em contato pela página do Coletivo no Facebook (Coletivo Feminista Loba).

Tenda Esotérica oferecida por integrantes do Coletivo,Andréia Fernandes e Amanda Rodrigues

Foto

: Reg

ina

Sant

ana

Apresentação durante a Semana de Recepção. Foto: Regina Santana

Page 10: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

pela Coordenadoria Científica do CEPEC-FOUSP e também do Comitê de Ética e Pesquisa. A primeira etapa do processo é o envio de email para [email protected], o qual deve conter a Proposta de Cadastro de Pesquisas On-line e protocolo anexado, especifican-do: título do projeto, nome do pesquisador principal, patrocinador/apoio, racionalização, metodologia a ser desenvolvida, entre outros critérios devidamente explicitados na ficha de inscrição.

Cabe ao Conselho Deliberativo, em conjunto com autoridades citadas, “aprovar a documentação apresentada e as condições contratuais entre as partes envolvidas na pesquisa clínica, após a avalia-ção das instâncias regulatórias aplicáveis, incluindo a distribuição dos recursos financeiros”, conforme versa seu regimento interno. Uma vez aprovado e autorizado o vínculo, o docente e sua equipe po-derão contar com toda estrutura clínica do Centro, além de suporte técnico-científico, auxílio e estí-mulo na divulgação de seus resultados.

Localizado no Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, o espaço destinado ao CEPEC compreende a Sala de Medicamento, para arma-zenamento exclusivo de produto investigacio-nal de acordo com recomendações da ANVISA; Sala de Arquivo, Sala de Esterilização, além de quatro consultórios odontológicos onde se dão os atendimentos de pacientes voluntários. Con-ta-se ainda com uma sala administrativa própria para ocasião de auditorias e monitoramento de projetos por parte das empresas.

O acesso ao restante das dependências é restri-to a docentes e pesquisadores, garantindo sigilo absoluto à propriedade intelectual.

Pesquisadores e docentes já podem contar com as atividades do Centro de Pesquisas Clínicas (CE-PEC), inaugurado no ano passado. Administrado por um Conselho Deliberativo próprio, e contando com uma Coordenadoria Científica presidida pela Profa. Dra. Mariana Minatel Braga, o CEPEC tem o objetivo de organizar as pesquisas clínicas rea-lizadas na FOUSP, captando recursos públicos ou privados para o desenvolvimento de tecnologias e materiais de uso comercial e acadêmico.

De acordo com o Prof. Dr. Cláudio Mendes Pannuti, Presidente do Conselho Deliberativo, o Centro de Pesquisas Clínicas está sendo imple-mentado desde 2010 e é um grande passo para a Faculdade de Odontologia tê-lo já em funcio-namento, uma vez que pode servir de campo de aprendizagem e aperfeiçoamento para estudan-tes e profissionais da área da Saúde; estabele-cer parceria com empresas de diversos setores, além de desenvolver tecnologias relacionadas às políticas públicas de saúde.

Pesquisas patrocinadas por empresas ou ór-gãos públicos são prioridade, mas trabalhos sem fomento também entram na gama de interesses. Atualmente, estão sendo desenvolvidas seis in-vestigações voltadas às áreas de odontopedia-tria, estomatologia clínica e periodontia, entre elas o projeto CARDEC, coordenado pelo Prof. Dr. Fausto Medeiros Mendes, que avalia o impac-to do exame radiográfico no diagnóstico e deci-são de tratamento de lesões de cárie em dentes decíduos (dentição de leite).

Qualquer docente interessado deve submeter seu trabalho a uma avaliação de mérito científico feita

NOTÍCIAS 10

Centro de Pesquisas Clínicas já está em funcionamento

Foto: Regina Santana

Instalações da Clínica de Atendimento CEPEC.Foto: Regina Santana

Page 11: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

NOTÍCIAS11

Comissão de Ética e Pesquisa aprova Biobanco FOUSP

Em parecer enviado no dia 11 de fevereiro, a Co-missão de Ética e Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde aprovou o Protocolo de Pesqui-sa referente ao Biobanco da FOUSP. Trata-se de um fato importante, uma vez que sem um Biobanco responsável pela regulamentação do uso e catalo-gação do material biológico humano, não é possível que sejam feitas as investigações.

A necessidade de criação do Biobanco é antiga, no entanto, só recentemente foram lançadas a Resolu-ção 441, de 12 de maio de 2011, e a Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012, ambas do Conselho Nacio-nal de Saúde, que versam sobre as responsabilidades técnicas e financeiras para constituição e manuten-ção do Biobanco, tornando a medida obrigatória.

Conceitualmente, é definido por “coleção organi-zada de material biológico humano e informações associadas, coletado e armazenado para fins de análises” e engloba os Bancos de Dentes, Fluídos

A XXII Reunião de Pesquisa e XIX Seminário de Iniciação Cien-tífica ocorrerão de 3 a 5 de maio de 2016. Esta edição enfocará o amadurecimento da pesquisa odontológica.

O evento contará com aula inaugural ministrada pelo Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho, Pro-fessor de Ética na Escola de Co-municações e Artes da USP, e apresentações na forma de pôs-teres e oral, o que movimentará o anfiteatro, as salas de aulas e também os corredores.

Serão três dias marcados por discussões dos trabalhos de pesquisa realizados e trocas de experiências entre professo-res, alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos.

O prazo para a inscrição dos trabalhos é até 31 de Março e será feita mediante a doação de 2 Kg de alimen-tos não perecíveis que serão doados para instituições de assistência aos necessita-dos da região, indicadas pela Universidade.

As melhores pesquisas, a serem eleitas por comissão julgadora, serão agraciadas entre seis categorias de pre-miação que abrangem estu-dantes e docentes. Esse ano também serão contempla-dos os prêmios “Prof. Flávio Fava de Moraes”, “Formiga de Ouro” e “Benedito Mon-tenegro”, destinado à nova categoria de Pós-Doutorado.

Não perca!

3, 4 e 5 de Maio de 2016

XXIII Reunião de Pesquisa e XIX Seminário de Iniciação Científica

(sangue, saliva, entre outros), Tecidos e Células, bem como os vários laboratórios que integram tais atividades. As amostras biológicas de uso acadêmi-co são doadas voluntariamente mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que autori-za a coleta e uso posterior das amostras cedidas (san-gue, dentes, DNA, etc) em pesquisas, podendo este consentimento ser retirado a qualquer momento se o doador assim o desejar.

Dessa forma, é tarefa do Biobanco não só con-trolar a entrada e saída desses materiais, como também manter o sigilo e a confidencialidade dos dados pessoais obtidos e garantir que as amostras sejam usadas de forma ética e legal.

Segundo o Prof. Dr. Décio dos Santos Pinto Jú-nior, Supervisor Técnico do Biobanco FOUSP, a Comissão de Biobancos e toda equipe envolvida trabalhou de forma rápida e eficiente para que a medida fosse implementada com sucesso.

Page 12: FOUSP comemora 115 anos - Faculdade de Odontologia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Reitor: Prof. Dr. Marco Antonio Zago. Vice Reitor: Prof. Dr. Vahan Agopyan.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA - Diretor: Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge. Vice Diretor: Prof. Dr. Giorgio de Micheli.

Assessoria de Comunicação: Anna Leticia Fogaça Gomes Acquaviva e Regina de Paulo Santana (estagiária). Tiragem: Mil exemplares

NOTÍCIAS12

Concurso Cultural Comissão de direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos da FOUSP, criada em 6 de março de 2015, promoveu um concurso cultural com objetivo incentivar os alunos de graduação a criarem banners para a Semana de Recepção 2016, a fim de debater o da questão envolvendo trotes violentos.

A divulgação dos resultados e entrega dos certificados aconteceu no segundo dia da Semana de Recepção (16/02).

As ganhadoras foram as alunas Juliana Garuba Rahhal e Pa-mela Rocha Lopes de Almeida, que receberam da coordenação o prêmio de R$600,00. Em 2º lugar, as alunas Gabriella Bueno Mari-nho e Handially dos Santos Vilela ganharam o prêmio de R$400,00; e em 3ºlugar, Caroline Bianca de Martin e Juliana Costa Veiga da Silva foram contempladas com R$300,00.

Os prêmios foram entregues pelo Presidente da Comissão, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, com apoio da FFO Fundação Faculdade de Odontologia.

Para denunciar qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos, mande email para [email protected], em que qualquer indivíduo pode utilizar em caráter de extrema confidencialidade.

Coral da FOUSP!O grupo de Canto e Coral da FOUSP está

aberto para novos membros. Os ensaios acontecem todas as segundas

feiras, sempre às 12h30, no anfiteatro Myaki Issáo.