Foz do Iguaçu - 6 à 12 de agosto de 2013 - Edição 73 - … · "a raposa para cuidar do...

16
Morte de mulher encontrada no meio do mato ainda é mistério Taxista morre em acidente de trânsito na madrugada Foz do Iguaçu - 6 à 12 de agosto de 2013 - Edição 73 - Ano 3 - R$ 1,00 Guardas municipais do policiamento comunitário de Três Lagoas apreenderam sexta-feira, por volta das 20h, um fuzil, arma de uso exclusivo das Forças Armadas. Os GM's conseguiram localizar o fuzil após denúncias fei- tas pela comunidade. Página 03 Guardas municipais apreendem fuzil na região de Três Lagoas PA do Morumbi ficou sem médico no final de semana O Pronto Atendimento do Morumbi ficou sem médico no sábado o dia inteiro. O problema foi que um plantonista faltou e a Secretaria de Saúde não tinha um plano B. Acamop reitera apoio a Zé Carlos Um taxista morreu em acidente de trânsito na madrugada de domingo. Antonio Rodrigues de Chaves, de 54 anos, transitava com veículo particular quando se envolveu em grave colisão na Avenida das Cataratas, nas proximidades do Boulevard, na Vila Yolanda. O taxista não usava cinto de segurança e teve morte instantânea ao sofrer fratura no pescoço. Página 11 Cartucho apreendido na operação Página 05 Página 08 Página 13

Transcript of Foz do Iguaçu - 6 à 12 de agosto de 2013 - Edição 73 - … · "a raposa para cuidar do...

Morte de mulher encontrada nomeio do mato ainda é mistério

Taxista morre em acidente detrânsito na madrugada

Foz do Iguaçu - 6 à 12 de agosto de 2013 - Edição 73 - Ano 3 - R$ 1,00

Pessoas com interesses escusosquerem emplacar nome ligado àsempresas de transporte para dirigiro Instituto de Transporte e Trânsito- Foztrans. A informação vazou dosbastidores do governo, onde umaala reagiu e alertou o prefeito ReniPereira sobre o perigo de entregaro instituto nas mãos de quem estádiretamente vinculado as concessi-onárias em detrimento ao interessedos usuários. Seria como colocar"a raposa para cuidar do galinhei-ro".

Guardas municipais do policiamento comunitário de TrêsLagoas apreenderam sexta-feira, por volta das 20h, umfuzil, arma de uso exclusivo das Forças Armadas. OsGM's conseguiram localizar o fuzil após denúncias fei-tas pela comunidade.

Página 03

Página 3

Guardas municipais apreendemfuzil na região de Três Lagoas

PA do Morumbi ficou semmédico no final de semana

O Pronto Atendimento do Morumbi ficou sem médico nosábado o dia inteiro. O problema foi que um plantonistafaltou e a Secretaria de Saúde não tinha um plano B.

Acam op re i t e ra apo io a Zé C a r lo s

Um taxista morreu emacidente de trânsito namadrugada de domingo.Antonio Rodrigues deChaves, de 54 anos,transitava com veículoparticular quando seenvolveu em grave colisãona Avenida das Cataratas,nas proximidades doBoulevard, na Vila Yolanda.O taxista não usava cinto desegurança e teve morteinstantânea ao sofrerfratura no pescoço. Página 11

Cartuchoapreendidona operação

Página 05

Página 08Página 13

PA sem médico

Tribuna Popular2 6 à 12 de agosto de 2013

REDAÇÃO

COMERCIAL

DiretorEnrique Alliana

Claudete Desbezel | Oscar Alliana

É uma publicação da EditoraA Fronteira do Oeste Ltda.

CNPJ - 04.640.198/0001-29 | Inscrição Municipal 30125

Telefone (45) 3029-4999 | Foz do Iguaçu / [email protected]

Os artigos assinados são de inteira responsabilidadede seus autores e não representam a opinião do jornal

Jornalista ResponsávelPedro Rodrigues da Fontoura

Jornalismo sem censura

Impressão: RCK Comunicações Ltda.

PRETO NO BRANCO

Levou o povo no bicoNAS REDES sociais

A falta de médico em uma unidade de pron-to atendimento é inadmissível. Aconteceu sába-do no PA do Morumbi. A unidade ficou o diainteiro sem médico e a chiadeira foi geral. Maisde 100 pessoas tiveram que ser levadas para aUPA. Outras foram embora sem atendimento.Vergonha! "Essa é a mudança que foi conquis-tada nas urnas. Viva ao deputado eleito paraadministrar nossa Foz"

(Antonio Marcelo dos Santos)

***"Estamos revivendo aqueles anos sombrios

da administração "Família Silva". Falta de mé-dicos, marcar consultas de madrugada nos pos-tos de saúde. Que sirva de exemplos aos eleito-res que voto tem CONSEQUÊNCIA".

(Karmem Cristina Dantas)

***Ainda sobre a falta de médico no PA Mo-

rumbi - "Chama o Luciano Alves para ver seele coloca no Tribuna da Massa".

(Marines Silva)

***"Marines Silva não vai esperando ver e ou-

vir notícias negativas da nossa prefeitura nosprogramas da Rede Massa e da rádio. Ali pare-ce ser a extensão da Secretaria de Comunicaçãoda prefeitura. Sem falar dos cargos do "Ceboli-nha", Galhardo e Cabelo que ocupam o gover-no do Reni".

(Karmem Cristina Dantas)

A primeira medida de um gestorpara superar uma crise financeira, casoem que se encontra as finanças públi-cas de Foz, como alega o prefeito ReniPereira, é cortar gastos. Uma soluçãoseria a redução da folha de pagamentodos cargos comissionados. Durantecampanha, Reni prometeu cortar pelametade o número de nomeados. Po-rém, agora eleito, o prefeito parece ter

Reforma Administrativa deReni Pereira aumenta cargosdo primeiro escalão e nãogera economia prometida

Olha a capa da Gazeta semana passada: 338 cargoscomissionados, dos quais 265 só na prefeitura

mudado de ideia, possivelmente pensando em abrigar alia-dos políticos. Na capa da Gazeta semana passada saiu di-vulgado que já são 338 cargos comissionados no serviçopúblico, sendo 265 só na prefeitura.

Parentes na prefeituraDeu na Gazeta do Povo: "Em quatro dos seis

maiores municípios do estado, figuram na relaçãode servidores comissionados parentes dos prefei-tos. Em Curitiba, Gustavo Fruet tem a irmã Eleo-nora Fruet como secretária de Finanças e a mu-

lher, Márcia Fruet, na presidência da Fundação deAção Social. O prefeito de Foz do Iguaçu, ReniPereira, também nomeou a esposa para o primeiroescalão. Em Ponta Grossa, o tio do prefeito Mar-celo Rangel ocupa a chefia de gabinete".

Chico Noroeste x Anice

Esquentou a bronca entre os vereado-res Chico Noroeste e Anice Gazzaoui.Tudo começou porque na Comissão deLegislação Anice deu parecer contrárioa uma emenda de Noroeste que a princí-pio está correta. Noroeste fez emendapara evitar que o Município fique auto-rizado a cremar à revelia restos mortaispara abrir mais vagas nos cemitérios,mas esta norma acabou prevalecendo noProjeto dos Cemitérios porque Anicebloqueou a emenda. Chico Noroeste écontra a cremação de sepultados sem au-torização da família porque isso fere osprincípios de liberdade e dignidade pre-vistos na Constituição. Anice se posici-onou a favor. Contrariada com as críti-cas, Anice fez reclamação contra Noro-este no Ministério Público. Será que elaestá podar Noroeste na Câmara já pen-sando na disputa para deputado? Que coi-sa mesquinha.

x Grade comvidro na UPA

"Tenho evitando criticar o Governo do Reni,más essa idéia dele mandar colocar grade comvidro na recepção da UPA foi demais!! Agoraos pacientes tem um baita vidro na cara na horade ser atendido!"

(Paulo Cesar Rodrigues)

***"Se for a idéia dele (prefeito) isso é a cara

da administração. Tudo isso é campanha parapróxima eleição, lógico que para o adversário.Tem coisa que não dá para entender. Tem tantacoisa para fazer aqui na cidade e ele fica comessa".

(Jandir Sotili)

***"Pior foi a espécie de catraca que coloca-

ram na portaria da Secretaria da Administra-ção, que a recepcionista liberava a entrada esaída dos usuários. A prefeitura é um local pú-blico, logo deve ter livre passagem a todos aque-les que devem frequentá-la"

(Priscilla Rodrigues)

***"Do jeito que vai, a atual administração passa-

rá este ano, o próximo (sem fazer coisa nenhuma),e os defensores do indefensável ainda dirão:"Calma,a atual gestão só está começando..."

(Omar Ellakkis)

3

Itaipu deverá ser obrigada acontinuar pagando royalties

Acamop reforça bandeira pela continuidade do ressarcimento devido aogrande impacto social provocado pela usina nos municípiosPOLÍTICA

Da redaçãoFotos: Marcos Cardoso/Assessoria

6 à 12 de agosto de 2013

A construção da usinade Itaipu foi muito impor-tante para o Brasil, mas cau-sou perdas irreparáveis paraos municípios da região,principalmente Foz do Igua-çu, a cidade-sede. O maiorproblema foi o grande im-pacto social, com aumentodas favelas e após o térmi-no da usina veio a ondacrescente de violência e os

problemas com tráfico dedrogas e contrabando. Atu-almente a Itaipu paga royal-ties como uma compensa-ção, mas o benefício temdata para se encerrar - seráem 2023. A luta agora é paraque esse ressarcimento sejapermanente.

À frente desta bandeiraestão os vereadores JoséCarlos Neves (presidente daCâmara) e Paulo Rocha quetem o apoio da Acamop -Associação de Câmaras de

Vereadores do Oeste Para-ná. Na última sexta-feira, aassociação convocou emcaráter emergencial a dire-toria para reunião de pres-tação de contas e tambémpara a discussão de algumaspautas, consideradas emer-genciais pelo presidente daentidade.

Manter o pagamento deroyalties seria o mínimo quea Itaipu pode fazer paraamenizar o drama social,especialmente em Foz. Aajuda que a Itaipu às vezesoferece, em algumas obrasda cidade, ainda pode serconsiderada como migalhasdiante da grande necessida-de do povo.

Com a obra da usina vi-eram famílias inteiras detodo o país. Muitos colonosda região também deixaramo campo e vieram se aven-turar em Foz, onde acaba-ram em invasões que se pro-liferaram pela cidade intei-ra. Outros perderam suasterras com a formação dolago. Diante desse quadro,

Paulo Rocha e Zé Carloslevantaram a discussão queganha força a cada dia.

"Tememos que a Itaipu,ao rever o tratado, pare depagar os royalties", dissePaulo Rocha. "Entendo queenquanto existir área alaga-da, tem que haver o paga-mento, lembrando que coma construção da usina, fo-ram alagadas terras produ-tivas e com isso os colonosforam obrigados a abando-nar suas propriedades, vin-do para cidade. É lógico

Acamop reitera apoio a Zé Carlosno embate contra ato de promotor

que foram indenizados, in-clusive eu conheço algunse eles me relataram que odinheiro deu apenas paracomprar uma casa sim-ples", completou o vereador.

O presidente da Câma-ra, José Carlos, falou à re-portagem que várias pautasforam debatidas na reuniãoda Acamop, como a apre-sentação da sede, apresen-tação da diretoria e as ban-deiras assumidas pela enti-dade. Disse ter trazido jun-tamente com Paulo Rocha

O vereador José Carlos das Ne-ves foi alvo no mês passado de di-vulgação sobre investigações doMinistério Público. Em uma nota dedesagravo, a ato foi avaliado peladiretoria da Acamop, como "umaexposição desmedida, negativa eprecipitada, da figura do vereadoriguaçuense. Em última análise, nãoestá coadunada com os ditames daCarta Magna que prevê a indepen-dência entre os Poderes constituí-dos, e o direito de defesa".

Para o presidente da Acamop,Amauri Ludwing , afirmou que "overeador José Carlos não se con-forma com o escracho público queo Ministério Público a ele dedicouneste caso, primeiramente gritandoseu nome à imprensa para depoisapresentar as medidas judiciais eprovas que diz ter desde logo".

Na reunião de sexta-feira, ZéCarlos destacou: "Vejo que está ha-vendo um apoio total da ACAMOPas câmaras contra os exageros queestão sendo cometidos por integran-tes do MP destes municípios, exi-gindo coisas absurdas como, por

exemplo, em Foz do Iguaçu, quepediram cópias das atas de sessõesordinárias e extraordinárias, proje-tos, indicações, requerimentos des-de 2002. Isso ocasionou na obri-gatoriedade de colocar no mínimocinco pessoas para levantar estematerial".

Para o presidente da Câmara deFoz, "são coisas que não dá paraver onde eles querem chegar. Te-mos recentemente câmaras queestão proibidas de fazer viagenscom carro oficial em visita a câ-maras de outras localidades. Esta-mos diante de verdadeiros absur-

dos que estão sendo cometidoscontra o legislativo municipal. Oslegisladores não podem aceitar es-tes tipos de ações que são brancase sem fundamentos, que lembramda época da ditadura militar", ex-plicou José Carlos.

"Se for preciso for, faremosuma manifestação na frente da As-sembleia Legislativa do Paraná, embusca de uma resposta ao nível paraestes integrantes do MP, que estãodificultado e embaraçando comabsurdos o trabalho dos vereado-res da região Oeste do Paraná", fi-nalizou Amauri Ludwing.

as propostas de Foz doIguaçu, tendo em vista quena semana que vem, have-rá um encontro dos repre-sentantes das Câmaras devereadores da Região Oes-te com as autoridades má-ximas do estado como oDeputado Estadual Rosso-ni atual presidente da As-sembleia Legislativa do Pa-raná e o governador BetoRicha. Na ocasião serãoentregues reivindicações emanifestos. (Colaborou Mar-

cos Cardoso)

Vereadores Jorge Menegatt, Verônica Hartmann, Edson Alves,Rosângela Barbosa, João Marcos, Cosme Augusto Ferreira, JoséCarlos das Neves, Paulo Rocha e Amauri Ludwing

O pagamento dos royalties vai até em 2023

Paulo Rocha aprovei-tou a reunião da Acamoppara falar sobre a necessi-dade de um manifesto re-ferente ao pagamento dopedágio. "Está com o va-lor muito alto", denunciouse referindo ao valor pagono Paraná, que é aproxi-madamente R$ 10,00.Comparado ao que é pagoem Santa Catarina, o maiscaro não do estado nãochega a R$ 4,00. "Isso éum absurdo, a diferença éde quase R$ 6,00 de umestado para outro. Nãopodemos esquecer tam-bém da necessidade daconstrução de vias margi-nais na BR 277, no perí-metro urbano em Foz doIguaçu, inclusive a sinali-zação rodovia que está pre-cária precisando de repa-ros com urgência como apintura das legendas elombadas", disse

Vereador José Carlos das Neves em discurso aos presentes

Duplicação e viasmarginais na BR

Vereador Paulo Rochafez uma explanaçãoreferente as bandeiraslevantas por ele

Juízes votam pela cassação de EdgarBueno, decisão será nesta terça

4 6 à 12 de agosto de 2013

Opositor entrou com pedido de cassação alegandouso de caixa 2 na eleição que elegeu Edgar BuenoPOLÍTICA

Da RedaçãoFonte: CGN/Cascavel

Cascavel pode ter umnovo prefeito a partir destasemana, em razão de açãoque tramita no Tribunal Re-gional Eleitoral do Paraná,que pede a cassação do pre-feito reeleito de Cascavel,Edgar Bueno (PDT) e deseu vice, Maurício Theodo-ro, por suposta utilização de"Caixa 2" na campanha de2012. A ação foi propostapelo então candidato a pre-feito Professor Lemos(PT), derrotado no segun-do turno.

Na quarta-feira (31), ajuíza relatora, Renata Esto-rilho Baganha, votou pelacassação do prefeito e teveseu voto acompanhado pelojuiz Edson Vidal Pinto, queentenderam haver materia-lidade nas provas e indíci-os de subfaturamento dedespesas de campanha.Também pugnaram pelapossível ocultação de gas-tos de campanha, o que se-ria indício da possibilidadede existência de Caixa 2.

O julgamento, no entan-to, foi suspenso em razãode um pedido de vistas dojuiz Marcos Roberto de Ara-újo dos Santos, adiando as-sim o julgamento e o votodos demais três juízes nes-ta terça-feira (6). É claro

que cabe recurso ao Tribu-nal Superior Eleitoral, mascaso não se obtenha umamedida cautelar, o efeito dadecisão desta terça-feira éimediato.

Gastos nãodeclarados

Na ação, o candidato doPT e atual deputado estadu-al, Professor Lemos, acusao atual prefeito de Casca-vel, Edgar Bueno, de ocul-tar gastos de campanha esubfaturar despesas na con-tração de funcionários, alu-guel de veículos e gastoscom publicidade. Parte des-tes gastos não teria sido de-clarada ou foram subfatu-rados. Na declaração a Jus-tiça Eleitoral, o prefeito elei-to afirmou ter gastos R$1.012.000.

Um destes gastos, novalor de R$ 8.272 seria re-lativo ao aluguel de 25 car-ros da Cotrans LocaçõesLtda., no período de 5 dejulho a 26 de outubro. A dis-crepância encontrada dizrespeito ao preço normal demercado para aluguel des-tes veículos. Segundo a de-núncia, o prefeito pagou R$90 por dia pelo aluguel deum Celta 1.0, enquanto opreço normal de mercadoseria de aproximadamenteR$ 128,00.

Outro ponto destacado

Tribuna Popular

como possível ocultação degastos de campanha foi o alu-guel de um caminhão- palco,locado por R$ 9 por dia.

Defesa estátranquila

O prefeito e sua asses-soria resolveram não semanifestar sobre o voto darelatora e a possibilidade decassação. Quem falou àimprensa sobre o assuntofoi o advogado que repre-senta o prefeito eleito naação, Marcos Bosquerolli.Segundo ele, a populaçãode Cascavel pode ficar ab-solutamente tranquila quenão haverá cassação.

Para ele, não há nenhu-ma irregularidade. A decisãofinal fica para terça-feira,quando os demais juízesdevem analisar o caso. So-bre o voto da relatora, su-geriu que esta possa ter seconfundido e analisado deforma equivocada o caso.

A disputa entre o prefei-to Edgar Bueno e o deputa-do Professor Lemos, extra-polou os padrões normaisde um pleito. Ambos se en-galfinham numa disputapolítica acalorada vencidapelo prefeito nas urnas noprimeiro turno por 64.927votos (40,40%) contra53.983 (33,59%), o que le-vou a disputa entre ambospara um segundo turno,

vencida por Edgar com88.827 votos (55,56%)contra 71.035 (44,44%) doProfessor Lemos.

Segunda tentativa

Embora a diferença nãotenha sido tão apertada, adisputa intensa levou a dis-puta para um terceiro turnona justiça e agora um quar-

to turno também na justiça.Em dezembro passado oTRE julgou improcedenterecurso impetrado pela co-ligação "A Cascavel queQueremos Inclui Você", doProfessor Lemos, que plei-teava a cassação do regis-tro de candidatura do pre-feito, acusado de ter parti-cipado de inauguração do

autódromo municipal emplena campanha eleitoral.Agora, numa espécie dequarto turno, a expectati-va fica para a decisão maisuma vez da Justiça sobresupostas irregularidadesnas contas de campanha doatual prefeito de Cascavel.(Por CGN/Cascavel - Denise Olei-

nik e Fernando Maleski)

Defesa de Edgar Bueno garante que prefeito não será cassado,pois não houve irregularidades

Foto

: Div

ulga

ção

Lemos também teve contas reprovadas

Os advogados do deputado Lemos estão esperançosos de que possa assumir omandato de forma imediata, a partir da confirmação da sentença. No entanto, opróprio deputado teve suas contas de campanha reprovadas em primeira instânciaesta semana, em julgamento ainda não publicado. Desta forma, mesmo que acon-teça a cassação do prefeito Edgar, estaria impedido de assumir, o que provocariauma nova eleição em Cascavel.

Com as contas de Professor Lemos reprovadas, Cascavel poderá ternova eleição, dependendo da decisão da Justiça Eleitoral

5Tribuna Popular 6 à 12 de agosto de 2013

Moradores protestam contraabandono no Alto Boa Vista

Vice-prefeita de Reni é acusada de prometer soluçãopara estrada abandonada e não cumprirPOLÍTICA

Moradores do Alto Boa Vis-ta, na área rural de Foz do Igua-çu, realizaram mais um protestocontra a prefeitura. A manifes-tação ocorreu no sábado. Elesreivindicam providências imedi-atas quanto ao estado de cala-midade da estrada de acesso àcomunidade, localizada próximoao Lago de Itaipu a cerca de 10quilômetros de Três Lagoas.

Ninguém da prefeitura apa-receu. Por causa disso, os mora-dores se organizaram em comis-são e na segunda-feira bem cedoestavam na prefeitura exigindoum posicionamento do prefeitoReni Pereira. O agricultor Andrédos Santos que vem duas vezespor semana ao centro venderhortaliças cobra promessa decampanha da atual administração.

Segundo ele, a vice-prefeitaIvone Barofaldi esteve durante acampanha na comunidade e pro-meteu solucionar o problema. "Agente deu apoio, votou nesse pes-soal, mas depois da eleição, nem

a Ivone nem o prefeito apareceu.Nos abandonaram aqui. Em diasde chuva o povo fica isolado por-que não tem como sair. Nem oônibus entra", reclamou.

A estrada é o único meio dasmais de 200 famílias escoarema produção. A população cobraasfalto novo. "Do jeito que está,quando chove o ônibus não veme a gente fica isolado", reforçou

Da RedaçãoFotos: Reprodução

Estrada está completamente destruída eprefeitura não toma providencias

Comunidade acusa Ivone Barofaldi pediu voto do povo,prometeu solucionar o problema, mas ela sumiu depoisda eleição junto com Reni e Beto Richa

José de Oliveira Hipólito. "Esta-mos sem asfalto. Até de cavaloestá difícil passar pela estrada",afirmou.

De acordo com o morador,até caminhão de material deconstrução deixou de fazer en-trega no vilarejo devido às pés-simas condições da estrada."Quando uma pessoa passa malaqui e precisa do Samu não tem

socorro. Se depender disso, apessoa morre", declarou José.

Tem produtor com carro que-brado e parado, pois não temcondições de arrumar. "O dinhei-ro que a gente junta está indo noconserto dos carros", desabafouLeomar de Araújo. Ela produzmandioca, tempero verde e ou-tros produtos e precisa fazer aentrega todas as semanas em

hotéis e restaurantes.A prefeitura informou que

está tentando liberar recursos doGoverno do Estado, afinal BetoRicha é aliado político de ReniPereira e assumiu compromissode ajudar a cidade, o que até ago-ra não aconteceu. A implantaçãode um novo asfalto na Estrada doAlto Boa Vista custará aproxi-madamente R$ 3,5 milhões.

Pronto Atendimento do Morumbi sem médico

O Pronto Atendimento doMorumbi ficou sem médico nosábado o dia inteiro. O proble-ma foi que um plantonista faltou ea Secretaria de Saúde não tinhaum plano B. A chefia da unidadetambém não apareceu, pois sótrabalha em horário comercial, desegunda a sexta. Apenas uma

enfermeira dava atendimento eorientação para que os pacientesprocurassem a UPA.

A população ficou indigna-da. Quem estava em situaçãode emergência e não tinha car-ro ficava na dependência da li-beração de um carro de trans-porte social, pois não tinha

como tirar as ambulâncias doSAMU para fazer isso, devidoa outras ocorrências. Além denão ter clínico geral, tambémnão havia pediatra. Muita gen-te desistiu e voltou para casasem atendimento.

O Pronto Atendimento doMorumbi é local de urgência e

emergência. Portanto, jamaispoderia ficar sem médico, prin-cipalmente nos fins de semanaquando as outras unidades es-tão fechadas. No sábado à tar-de, quando a reportagem este-ve no PA Morumbi, a unidadeestava vazia e quem chegava,antes mesmo de entrar era abor-

dado e comunicado que nãohavia médico e deveria recorrera UPA. Houve superlotação daUPA devido ao acúmulo de pes-soas. A Secretaria de Saúde dis-se que pretende punir o médicopor causa da falta e fazer umcomunicado ao Conselho Regi-onal de Medicina.

Pronto Atendimento, local de urgência e emergência, jamais poderia ficar sem médico, principalmente nos fins de semana

Tribuna Popular6 6 à 12 de agosto de 2013

Os exames deixam de ser realizados no IML epassam a ocorrer em ambiente hospitalarPOLÍCIA

Vítimas de violência sexual terãoexame de corpo delito em hospitalDa redaçãoFotos: Assessoria

Convênio com o Hospital Costa Cavalcanti garante maisprivacidade e segurança para as mulheres

Uma parceria entre o gover-no municipal e o Hospital CostaCavalcanti irá realizar exames decorpo de delito em mulheres,crianças e adolescentes vítimasde violência sexual. A propostatem a intenção de amenizar ostraumas e humanizar o atendi-mento. O diagnóstico que hoje éfeito no Instituto Médico Legal(IML), e está sob a responsabi-lidade do governo do estado,ganhará um espaço direcionadono hospital.

Um encontro reuniu repre-sentantes do hospital e a secre-tária municipal de Saúde, Letti-ce Canete de Lima, para a defi-nição de detalhes técnicos. Areunião aconteceu na sede da 9ªRegional de Saúde. "Vamos ti-rar este exame de dentro do IMLe levá-lo para dentro do Hospi-tal Costa Cavalcanti, que é re-ferência no atendimento de ca-sos de vítimas de violências se-

xuais. Estamos definindo os de-talhes com o governo do esta-do. Foi uma decisão paliativa etemos que realizar o levantamen-to dos custos e, também, de re-cursos que serão direcionados,pelo governo do estado, para en-tão realizarmos a mudança", ex-plicou a secretária Lettice Ca-nete de Lima.

Hoje os atendimentos acon-tecem no Instituo Médico Legal(IML), localizado ao lado daPolícia Civil, na Avenida Para-ná. O instituto presta serviços dePolícia Científica. Lá são reali-zadas perícias médico-legais emcadáveres, partes de corpos, os-sadas completas ou não, e empessoas vivas, além de examescomplementares (laboratoriais)nas áreas de anatomia patológi-ca, toxicologia, química legal esexologia forense, requisitadaspor autoridades policiais e judi-ciárias, necessárias ao esclare-cimento dos processos policiais,judiciários e administrativos

Polícia Militar completa 159 anos com novos concursosA Polícia Militar do Paraná (PM)

completa 159 anos no mês de agostocom um novo processo para contra-tação de 5.264 policiais e bombeirosmilitares em andamento. O anunciofoi feito pelo secretário estadual daSegurança Pública, Cid Vasques.Desde 2011, a corporação recebeu826 viaturas e foram admitidos 3.127novos policiais e bombeiros militares.

Para o governador Beto Richa osinvestimentos do Estado, unidos comas ações planejadas, estão trazendode volta a tranquilidade à população.Ele cita a queda no número de homi-cídios dolosos, quando há intenção dematar. O índice caiu 27% nos primei-ros seis meses deste ano, na compa-ração com o mesmo período de 2010.

Levantamento da Polícia Militarregistra, ainda, a redução de 34% nasmortes violentas, e de 20% nos rou-bos e 22% nos furtos nas áreas quecontam com Unidades Paraná Segu-ro (UPS) que já somam 10 unidadesem todo o Paraná. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ro-berson Luiz Bondaruk, entende queesse é um dos melhores momentosvividos pela instituição no Paraná. Novo processo pretende contratar 5.264 policiais e bombeiros militares

7Tribuna Popular 6 à 12 de agosto de 2013

Colisão registrada na Avenida Republica Argentina causou ferimentosem Nilson Ribeiro Gonçalves, de 38 anosPOLÍCIA

O condutor deuma motocicletaficou ferido emacidente ocorridosexta-feira, porvolta das 16h50, naAvenida RepúblicaArgentina, esquinacom a Rua Patru-lheiro VenantiOtremba, defronteao Hotel Bela Itá-lia, na Vila Maracanã. Envol-veram-se na colisão o auto-móvel Nissan Murano, deplacas paraguaias CAT-520,conduzido por Claudia Mar-cia Vilaça Carvalho e a mo-tocicleta Honda CG Titan,modelo FAN de 125cc, deplaca AVF-1808, de Foz doIguaçu, conduzida por Nil-

Motociclista é ferido em acidenteDa RedaçãoFotos: Enrique Alliana

son Ribeiro Gonçalves.Socorristas do Siate jun-

tamente com apoio médicoatenderam Nilson RibeiroGonçalves, de 38 anos, quecom impacto da colisão foiarremessado contra o capôdo veículo. A vítima foi en-caminhada ao Pronto Socor-ro do Hospital Municipal. Nilson Ribeiro foi parar em cima do capô do veículo

Socorro teve que ser feito com muitacautela e apoio médico

Acidente aconteceu na frente do Hotel Bella Italia Moto e Nissan envolvidos no acidente

Tribuna Popular8 6 à 12 de agosto de 2013

Guardas municipais apreendemfuzil na região de Três Lagoas

Arma de uso exclusivo das Forças Armadas foi descoberta em ação do policiamento comunitárioPOLICIA

Da redaçãoFotos: Enrique Alliana

Guardas municipais do poli-ciamento comunitário de TrêsLagoas apreenderam sexta-fei-ra, por volta das 20h, um fuzil,arma de uso exclusivo das For-ças Armadas. Os GM's conse-guiram localizar o fuzil após de-núncias feitas pela comunidade.

A equipe vinha recebendoinformações havia várias se-manas, de que durante a noitepessoas efetuavam diversosdisparos de arma de fogo degrosso calibre, e que poderiaser um fuzil nas mãos de pes-soas mal intencionadas.

Na sexta-feira a denúnciainformava que o fuzil, calibre7.62mm, estaria escondido noporta malas de um veículo emum beco no início da rua Pas-so da Ilha. O carro foi locali-zado e na revista minuciosa foiencontrado no bagageiro doChisler Stratus, de placasMBW-8790, de Curitiba/PR,um fuzil, ferrolhado, calibre7.62mm. Diante dos fatos, foidado voz de prisão ao respon-sável pelo veículo e encami-nhado a 6ª SDP para as devi-das providencias.

Siate atende duasvítimas de acidente na

Felipe Wandscheer

Duas pessoas ficaram feridas em acidente re-gistrado no início da noite de sexta-feira na Aveni-da Felipe Wandscheer, esquina com a rua Romá-rio Vidal, na Vila Yolanda. O motociclista LuanFelipe Alberici, de 20 anos e a passageira, de 13anos, necessitaram de atendimento do Siate.

A situação foi resultante da colisão entre a mo-tocicleta Honda CG Titan, modelo FAN de 125cc,de placa ANF-8049, de Foz do Iguaçu, pilotada porLuan e o automóvel Fiat Siena, de placas ARS-5711,de Foz do Iguaçu, conduzido por Cristiane Dutra.Durante o atendimento do Siate, o motociclista re-cusou encaminhamento ao hospital, mas a passa-geira deu entrada no Pronto Socorro do Municipal.

Motociclista Luan Felipe Alberici recusouencaminhamento ao hospital

Garota que estava na garupada moto acabou ferida

Arma calibre 7.62 mm foi encontrada pelos GM's

Veículo estava no pátio de uma residência

Guardas municipais do policiamentocomunitários de Três Lagoas

Homem responsável pelo carrofoi levado para a Delegacia

Cartuchoapreendidona operação

9Tribuna Popular 6 à 12 de agosto de 2013

Colisão entre dois veículos naParaná deixa condutor ferido

Motorista de um Passat teve que ser encaminhado ao Hospital MunicipalPOLICIA

Uma pessoa ficou ferida emacidente registrado na AvenidaParaná na madrugada de sába-do, por volta da 1h. De acordocom os relatórios do Siate,aconteceu uma colisão na Ave-nida Paraná, esquina com a RuaJorge Samwais, na Vila Mara-canã. O acidente envolveu oPassat importado, de placasIEA-8888, de Foz do Iguaçu,conduzido por Ali HassanAlzein e o Montana, de placasAWS-6481, de Medianeira/PR, conduzido por Vando Eli-as Alberton.

Socorristas do Siate atende-ram o condutor do Passat, AliHassan Alzein, de 53 anos, queacabou encaminhado ao prontosocorro do Hospital Municipal.

Da redaçãoFotos: Enrique Alliana

Paraguaio épreso levando

caminhonete roubadaO paraguaio Wilson

Andres, de 18 anos,acabou preso quandotentava atravessarpara o Paraguai comuma caminhonete rou-bada. O flagranteocorreu no início damadrugada de sábadoquando policiais milita-res foram acionadospor turistas que janta-vam em uma pizzariana Avenida Por do Sol,no Jardim São Paulo.

Eles informaram que foram assaltados por trêsindivíduos armados, sendo que na fuga teriam fugidoroubando o veículo Nissan Frontier, de placas EDN-9603, de Ibaté/SP. Logo após o fato, uma equipe mi-litar que se encontrava no Jardim Jupira, avistou acaminhonete furtada trafegando pela BR-277.

Os PM's fizeram um acompanhamento tático,sendo que o condutor tentou se evadir em alta ve-locidade, sendo perseguido e alcançado na cabe-ceira da Ponte da Amizade.

O paraguaio Wilson Andres acabou preso emflagrante. Ele confessou que receberia certa quan-tia em dinheiro para atravessar a caminhoneta aoParaguai. Também informou que vinha realizandotravessia de veículos furtados ou roubados frequen-temente, pois já teria sido preso outras vezes quan-do menor de idade.

Wilson Andres,de 18 anos, foiparar na cadeia

Caminhonete Frontier recuperadapelos policiais militares

Ali Hassan Alzein, de 53 anos, recebeu atendimento

Passat importado envolvido no acidente Colisão envolveu este Montana

Colisão ocorreu a 1h da manhã

Tribuna Popular10 6 à 12 de agosto de 2013

Foragido da justiça acabou preso sábado à noite no Morumbi IIIPOLICIA

PM cumpre mandado de prisão

Da redaçãoFotos: Enrique Alliana

Um foragido da justiçafoi preso pela Polícia Mi-litar no sábado, por volta

Mandado estava em aberto contra Braulino Braulino da Silva, de 45 anos, foi recolhido à cadeia

das 22h, no Morumbi III.Aconteceu durante aborda-gem policial a dois indiví-duos em atitudes suspeitasna Rua Gávea. Ao checaremos nomes dos abordados

junto ao COPOM (Centralde Operações da PolíciaMilitar), os PM´s constata-ram que havia um mandadode prisão em aberto emdesfavor de Braulino da Sil-

va, de 45 anos.O mandado de prisão é

em decorrência de umasentença de execução depena da Vara de ExecuçõesPenais e Corregedoria dos

Presídios de Foz do Igua-çu. Diante dos fatos, foidado voz de prisão à Brau-lino da Silva, sendo enca-minhado a 6ª SDP para asdevidas providencias.

Siate atende vítima de agressão no Lagoa Dourada

Socorristas encontram Vanusa na porta de casa Vítima agredida por adolescentes é socorrida

Uma vítima de agressãorecebeu atendimento doSiate no sábado, por voltadas 15h40. Os socorristas

Mulher apresentava ferimentos na clavícula

do posto São Francisco foramacionados para deslocarem-seaté a Rua Julio Brecher, 280,no Lagoa Dourada, para aten-

der a uma vítima de agressão.No local foi socorrida Va-

nusa Fermina de Lima, de 32anos. A mulher teve que ser en-

caminhada ao Pronto Socorrodo Hospital Municipal. Segun-do informações obtidas no lo-cal, a vítima foi agredida com

barra de ferro por duas ado-lescentes e a motivação dasagressões seria de cunhopassional.

116 à 12 de agosto de 2013

Antonio Rodrigues de Chaves, de 54 anos,colidiu veículo particular na Vila YolandaPOLICIA

Taxista morre em acidente detrânsito na madrugada de domingoDa redaçãoFotos: Enrique Alliana

Tribuna Popular

Um taxista morreu em aci-dente de trânsito na madrugadade domingo. Antonio Rodriguesde Chaves, de 54 anos, transi-tava com veículo particular quan-do se envolveu em grave coli-são na Avenida das Cataratas,nas proximidades do Boulevard,na Vila Yolanda. O taxista nãousava cinto de segurança e tevemorte instantânea ao sofrer fra-tura no pescoço.

O trágico acidente aconteceupor volta das 4h30. Socorristasdo Siate do posto JK foram aci-onados para atender a ocorrên-cia na Avenida das Cataratas,esquina com a rua Cândido Fer-reira, defronte ao Shopping Bou-

levard. O chamado dava contada colisão envolvendo um auto-móvel e uma Van de turismo.

Com a chegada dos socor-ristas do Siate, constatou-se acolisão entre o veículo Golf, deplacas AMF-0694, de Foz doIguaçu, e a Van de turismo, deplacas ATA-0994, também deFoz. O taxista morto era con-dutor do Golf. Com o impacto,ele bateu a cabeça contra a co-luna e fraturou o pescoço. Pararetirada do corpo foi necessárioo uso de equipamento de resga-te, pois a porta estava emperra-da devido à colisão transversal.

Os vidros do veículo foramestourados pelos socorristas natentativa de reanimação do ta-xista, mas ele não reagiu. Diantedos fatos, o local foi isolado peloPelotão de Trânsito do 14ºBPM até a chegada da PolíciaCientífica e do Instituto MédicoLegal. Os levantamentos da pe-rícia indicam que o taxista trafe-gava pela rua Cândido Ferreirae por desatenção teria atraves-sado a preferencial da Avenidadas Cataratas, sendo atingindotransversalmente pela Van. Des-governado o Golf avançou so-bre o meio-fio, ultrapassou acalçada e parou em uma mure-ta. Os ocupantes da Van esca-param ilesos.

O taxista não usava cinto de segurança

Antonio Rodrigues morreuao bater a cabeça contra acoluna do veículo

Acidente aconteceu na Avenida das Cataratas na frente do Boulevard

Taxista dirigia este Golf e atravessou a preferencial

Van de turismo seguia pela Avenida dasCataratas quando o Golf atravessou a pista

Ao ser atingindo, Golf ficoudesgovernado e bateu na mureta

Antonio fraturou o pescoço e morreu na hora

Tribuna Popular12 6 à 12 de agosto de 2013

Marido é esfaqueado pelaesposa no Jardim América

Bronca de casal aconteceu de madrugada e resultouem pessoa ferida a golpes de facaPOLICIA

Da RedaçãoFotos: Enrique Alliana

A Polícia Militar e os pa-ramédicos do Siate atende-ram a um caso de desavençaentre casal que quase acabouem morte. Ivonei do ValeRapozo, de 21 anos, sofreuferimento a faca depois deum desentendimento com aesposa Ela mesma desferiu ogolpe contra o rapaz.

O chamado ao 193 ocor-reu a 1h30, madrugada dedomingo, para atendimento àocorrência na rua Bolívia446, no Jardim América.Quando os socorristas do Si-ate chegaram encontraramIvonei ferido, com uma per-furação nas costas, sendo so-corrido e encaminhado aoPronto Socorro do HospitalMunicipal.

Segundo informações, te-ria ocorrido uma discussãofamiliar entre o casal, quan-do em dado momento a es-posa da vítima identificadacomo sendo Keveni CarlaSilva Irala, de 19 anos, des-feriu uma facada no marido.

Na noite de sábado, 3 deagosto, por volta das 21hpoliciais militares do "Refor-ço Nordeste" prenderamBruno de Andrade, de 47anos, por porte ilegal dearma de fogo. A broncaocorreu na Avenida PauloMontanari, em Três Lago-as, após populares chama-rem a polícia para verificaruma situação de disparos dearma de fogo.

Populares relataram quehouve desentendimento entre vizinhos, sendo que um de-les estando dentro de um veículo Vectra, de cor verde, ede posse de arma de fogo efetuou vários disparos em di-reção à casa do solicitante. Nas proximidades foi localiza-do o veículo e a pessoa acusada de efetuar os disparos,estando esta na área de sua residência.

A equipe intimou o acusado a apresentar a arma porele utilizada e este negou possuir arma de fogo, afirmadoque quem havia utilizado o veículo indicado na ação seria aesposa. Contudo, diante das testemunhas que afirmavamser ele o autor dos disparos foi solicitada permissão paraque a equipe policial realizasse buscas no interior do veí-culo e residência do acusado.

A proprietária (esposa do acusado) assinou termo dan-do autorização para que fossem realizadas as buscas ne-cessárias. Durante as buscas no veículo e parte da resi-dência nada foi localizado. Na sequencia, ao verificar queo acusado estava com os pés sujos de barro as buscasforam transferidas para a área de terra existente no fundodo lote.

Após um determinado tempo foi localizado o revólvercalibre 38, de marca Rossi, com um cartucho intacto. Di-ante da situação foi dada voz de prisão a Bruno de Andra-de, que acabou conduzido a 6ª SDP.

Homem é preso por porteilegal de arma de fogo

Ivonei levou uma facada nas costas

Homem esfaqueado recebe atendimento do Siate

Médico plantonista presta socorro ao ferido

Arma foi localizada no fundo do lote

Bruno de Andrade, de 47anos, acabou preso

136 à 12 de agosto de 2013Tribuna Popular

Suspeitas indicam que corpo teria sido desovado em parque ambiental durante a madrugadaPOLÍCIA

Da redaçãoFotos: Enrique Alliana

Mulher é encontrada morta emsituação de mistério na Vila A

O corpo de uma mulher foiencontrado na tarde de sábadono Parque Ambiental da Vila"A". Nagila Francisco da Silva,de 38 anos, morreu em circuns-tâncias misteriosas. Uma dassuspeitas é de que o cadávertenha sido desovado no meiodo parque tomado por árvoresnas proximidades da BR-277.

Policiais militares foram aci-onados por volta das 15h quan-do um telefonema ao 190 davaconta do achado de cadáver.Os PM´s foram até o parque,na Avenida Brodoski, na esqui-na com a Avenida Araucária,pois segundo o solicitante, teriaencontrado o corpo de umamulher próximo da Avenida Parque ambiental da Vila "A" foi o local onde o corpo foi encontrado

Araucária, na Vila "A".No local, os policiais milita-

res constataram o achado decadáver, sendo o local isoladoaté a chegada da Polícia Cien-tífica, Delegacia de Homicídiose o Instituto Médico Legal.Com a chegada da perita cri-minal, foi constatado que a víti-ma não apresentava sinais deferimento por arma de fogo,nem perfurações por objetocontundente. Nagila Franciscoda Silva pode ter morrido porasfixia mecânica em outro locale o corpo desovado.

A Delegacia de Homicídiosaguarda o laudo do IML sobrea confirmação da causa da mor-te, o que facilitará a investiga-ção. A polícia recebeu informa-ções de que a mulher era usuá-ria de drogas.

Corpo pode ter sido desovado no local Mulher não apresentava marcas de balas ou pancadas

Nagila Francisco daSilva, de 38 anos, foiencontrada morta

Equipe da perícia faz levantamento de dados Instituto Medico Legal recolheu corpo para apurar causa da morte

14 6 à 12 de agosto de 2013

Veículo colide contra uma moto, foge,mas perde o pára-choque no acidente

Na motocicleta de placa paraguaia estava um casal de idososque necessitou de socorro do SiatePOLICIA

Da redaçãoFotos: Enrique Alliana

O motorista de um au-tomóvel tentou fugir apósprovocar acidente commoto no domingo, por vol-ta das 16h30. O fato ocor-reu no cruzamento da Ave-nida General Meira, coma Rua Belarmino de Men-donça, no Boicy. No localfoi constatado que o San-tana, de placas AAR-4867,de Foz do Iguaçu, teria co-lidido na traseira da moto-cicleta, sendo que o con-dutor do veículo se evadiu.Ele foi perseguido por ou-tros veículos e abordado200 metros adiante. OSantana perdeu o pára-choque no acidente.

Na motocicleta MarcaMagnum, modelo ML 150,de placa paraguaia estavaum casal de idosos. Socor-ristas do Siate atenderamao motociclista Pedro daSilva, de 64 anos e a pas-sageira Madalena de Sou-za, de 60 anos. As duas ví-

PM e Guarda Municipal fazemblitz conjunta no Jd Copacabana

A Polícia Militar e a Guarda Muni-cipal desencadearam uma série de blit-ze nas avenidas principais dos bairros.No final da tarde e início da noite dedomingo, a operação se desenvolveuna Avenida Felipe Wandscheer, no Jar-dim Copacabana, em decorrência dedezenas de ligações de que nas proxi-midades estaria ocorrendo um cam-

Um homem foi ataca-do dentro de casa, durantea madrugada, em Media-neira. Segundo informa-ções repassadas pela Polí-cia Militar, por volta da0h40 de domingo, umaequipe se deslocou até Jar-dim Laranjeiras, onde seencontrava uma vítima deesfaqueamento. No localfoi constatado que o ho-mem possuía três perfura-ções, sendo duas no tórax,uma de cada lado e outrana mão esquerda.

Aos policiais, a vítima,cujo nome não foi divulga-do pela PM, relatou que oautor dos golpes era conhe-cido, porém não sabia seunome, apenas o apelido etambém não sabia seu pa-radeiro. Informou o ende-reço que ficava na mesmarua. O homem foi socorri-do pelo Corpo de Bombei-ros e encaminhado ao hos-

timas foram encaminha-das ao Pronto Socorro doHospital Municipal. O ve-ículo Santana, foi abando-

nado na Avenida Paraná,pelo condutor, ficando adisposição do Pelotão deTrânsito do 14º BPM.

Condutor abandonou Santana depois do acidente

Moto foi atingida na traseira pelo Santana

O condutor e a passageira da moto ficaram feridos

Homem é esfaqueado dentrode casa durante a madrugada

pital de plantão para aten-dimento médico. A PM re-alizou buscas nas proximi-dades, porém não obteveêxito na localização doagressor. Diante dos fatos,foi lavrado o Boletim deOcorrência e encaminha-do a Delegacia da PolíciaCivil para providências ca-bíveis.

Homem ferido foisocorrido pelo Siate -Vítima tinhaperfurações no peito eem uma das mãos

peonato de som e em circunstanciasestariam realizando arruaças nas pro-ximidades.

Foram montadas barreiras de trân-sito para coibir os excessos por partedos condutores. Várias notificações fo-ram feitas e os condutores terão quepagar multas. Veículos sem documen-tação obrigatória foram apreendidos.

Controle detrânsito visaevitar acidentes

PM e GMrealizaram

abordagens adiversos veículos

156 à 12 de agosto de 2013

Clássico do Futsal iguaçuensetermina empatado: 4 x 4

Foz Cataratas e Foz Futsal se enfrentaram pelachave ouro do Campeonato ParanaenseESPORTE

Luana

Vilela

Tribuna Popular

Anderson quer Jogos Abertos em FozSecretário de Esportes de Foz do

Iguaçu, Anderson Andrade, aprovei-tou as dificuldades anunciadas porCascavel, que abriu mão de sediaros Jogos Abertos do Paraná desteano, para comunicar a disponibili-dade de Foz para receber o even-to. Toledo e Maringá também jáanunciaram o interesse em sediar acompetição.

Mesmo em meio a "crise" ampla-mente divulgada pelo governo de ReniPereira, e, sem nenhum investimentode vulto realizado na estrutura espor-tiva da cidade nos últimos meses, Andradediz que não poupará esforços em trazer estacompetição para a cidade dentro do crono-grama, que prevê a competição entre os dias22 e 30 de novembro. "Vamos nos candida-tar. É minha vontade e do prefeito Reni, jáque a cidade está preparada para eventoscomo este", disse Andrade, que acredita queatual estrutura esportiva de Foz comporte as3,5 mil pessoas esperadas para o evento.

Em Cascavel

O anuncio da realização da competição em Cas-cavel aconteceu em 2012, mas de acordo com o se-cretário de Esporte e Lazer, Wanderley Faust, a quedana arrecadação do Município em 2013 impossibilita os in-vestimentos necessários para que a cidade receba os jogos."Após o período de corte de gastos, estamos retomandoalguns investimentos, mas temos outras prioridades. Pre-cisamos focar, neste momento, em investimentos nas áre-as da Saúde e da Educação, por exemplo", destacou.

Neto (com 3gols na noite)foi o destaque,salvando suaequipe há oitosegundos dofim, no empateem 4x4

Na noite dês sábado (dia3) as duas equipes iguaçu-enses da Chave Ouro, o FozCataratas e o Foz Futsal, fi-zeram um grande jogo no gi-násio Costa Cavalcanti, queterminou empatado em 4x4.O jogo foi válido pela quintarodada da segunda fase, nogrupo 'A'.

O Cataratas começouabrindo o placar com dois

gols de Bruno Oliveira, o se-gundo de pênalti. Mas o FozFutsal buscou a reação comgols de Neto e Dudu. Nafase complementar Juninhodeixou o Cataratas nova-mente na frente, mas Netoempatou novamente, co-brando tiro-livre direto.

No final Romarinho mar-cou mais uma vez para o FozCataratas e, quando pareciaque a primeira vitória da equi-

pe na segunda fase estavadefinida, Neto marcou seuterceiro gol na noite, faltando8 segundos, e empatou o jogomais uma vez: 4x4.

Apesar do grande jogo,o resultado foi ruim para asduas equipes. O Cataratassegue na lanterna do grupocom apenas 1 ponto ganho.O Foz Futsal está em penúl-timo, fora da zona de classi-ficação, com 4.

Pedro Fontoura

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: PM

FI

16 6 à 12 de agosto de 2013 Tribuna Popular

Samek ataca Argentina para tentarjustificar gastos abusivos com Itaipu

Jornal paraguaio revela que binacional pagou US$ 57,9 bilhões até final de 2012 GERAL

Da redaçãoFotos: Divulgação

O jornal paraguaio ABCCollor trouxe uma reporta-gem contundente sobre aposição de Jorge Samekpara justificar os gastosexorbitantes com a constru-ção da usina de Itaipu e adívida que chegou a pata-mares estratosféricos. Umestudo do economista ame-ricano Jeffrey Sachs e suaequipe, da Universidade deColumbia, indicou que deum custo inicial de US$ 12,4bilhões, Itaipu já havia pagodos cofres públicos (Brasile Paraguai) até o final de2012 "a colossal quantia deUS$ 57,9 bilhões, em totaldesproporção com os pa-drões financeiros internaci-onais", consta na matéria.

Segundo o ABC Collor,o diretor-geral brasileiro deItaipu, disse que a culpa éda Argentina, que na épocada construção da usina nãodeixou o Brasil contrair em-préstimos com financiado-res multinacionais como oBanco Mundial e o BancoInteramericano de Desen-volvimento, que concediamprazos maiores e taxas dejuro reduzidas.

Na explicação de Sa-mek, publicada pelo diário,consta: "Na época do iníciodas obras apenas as agen-cias multilaterais comoBIRD (Banco Mundial) eBID financiavam estes em-preendimentos concedendocréditos com prazos supe-riores a dez anos e taxas

reduzidas. Considerando aposição contrária da Argen-tina, país membro destasinstituições financeiras, Itai-pu foi impedida de contra-tar as operações com estesbancos".

Diante da oposição dogoverno argentino, o Brasilse viu "forçado" a contratarempréstimos com as agen-cias financeiras brasileirastradicionais com prazosmais curtos e juros altos. Aconstrução da usina tevereações contrárias da Ar-gentina, pois entendia, quealém do impacto ambiental,a barragem poderia se rom-per e varrer do mapa o paísvizinho. Na época chegarama comparar a obra comouma bomba atômica apon-tada para a Argentina.

RepercussãoAnalistas afirmam que

as explicações de Sameknão convencem. Assegu-ram que a Argentina "nun-

ca teve força suficiente parafazer prevalecer sua vonta-de sobre os interesses bra-sileiros no contexto interna-cional, muito menos nocampo das agências finan-ceiras multilaterais".

O jornal afirma que "averdade é que as autorida-des brasileiras de Itaipuusam esta muleta semânti-ca para enganar seus cole-gas paraguaios e transfor-mar a usina em um campode caça para especuladoresfinanceiros brasileiros emconluio com a Eletrobras, amaior empresa mista deenergia elétrica no Brasil,obrigando Itaipu a contra-tar, numa primeira fase, US$27,1 bilhões com altas ta-xas e prazos menores de 10anos para pagar. Deste to-tal, US$ 12,4 bilhões foramutilizados em investimentosdiretos e o resto destinadoa bancar o abuso financei-ro das extensivas sistemá-ticas de tais empréstimos de

curto prazo".Conforme o ABC Collor,

"além disso, como resulta-do de crises financeiras re-correntes no Brasil, taiscomo a implementação doPlano Real e sua subse-qüente colapso, a Itaipucontinuou com os emprés-timos para atender o fluxode caixa do projeto voltadoquase que exclusivamente

para a amortização e paga-mento de encargos financei-ros".

Cita ainda que "o valortotal pago (US$ 57,9 bi-lhões) é 4,6 vezes o custodireto da fábrica, só até2012! Quanto mais a dívi-da subir, o Paraguai, peloprincípio da bilateralidade,continuará a pagar injusta-mente até 2023, a menos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um menino de 11 anosdirigindo um carro com o pai na carona e a mãe e dois irmãos meno-res no banco traseiro. A cena aconteceu na manhã desse domingo (4),na BR-153, em Irani (500 km de Florianópolis).

Segundo o agente Lairton Bernardi, a equipe da PRF estava numrestaurante quando notou a passagem de um Fiat Uno com o meninoao volante.

O carro foi abordado poucos quilômetros adiante. O pai, um agri-cultor, disse que tinha dores nas costas e que por isso entregou o carroao filho.

O Fiat Uno estava sem cintos de segurança, sem para-choques,sem espelhos, com pneus carecas e com o licenciamento vencido desde2009.

A PRF apreendeu o carro e multou o pai em R$ 1.063,00. Eleresponderá a processo por entregar o volante a uma pessoa sem habi-litação. (Renan Antunes de Oliveira, do UOL, em Florianópolis)

PRF flagra menino de 11 anos dirigindo em estrada de Santa Catarina

que novo presidente Hora-cio Cartes tome medidassobre o assunto para ten-tar corrigir essa vergonho-sa exploração que o nossopaís vem sofrendo há maisde 40 anos", acusa o tex-to. Horácio Cartes assumedia 15 e a revisão do Tra-tado de Itaipu certamenteestará na pauta presiden-cial.

Paraguaios reagem as declarações de Samek edizem que houve abuso e especulação financeira

Jornal paraguaio vem divulgando uma série de matériassobre contas na Itaipu