Fradezinho | Janeiro a abril de 2014

8
FRADEZINHO PROVÍNCIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS – CENTRO VOCACIONAL Site: www.franciscanos-rs.org.br Blog: www.euvivoapazeobem.com.br E-mail: [email protected] N° 130 – janeiro a abril de 2014 Serviço de Animação Vocacional - SAV Estrada Boa Vista, 283 - Cx. Postal 248 - ESTRELA/RS - CEP 95.880-000 - Fone (51) 3712-8689/8165-5715 www.facebook.com/FreisRS www.twitter.com/FreisRS Amigos e amigas dos Freis Franciscanos. PAZ E BEM! odos nós somos chamados por .......... Deus para testemunharmos nossa fé com alegria. O Papa Francisco nos surpreende com suas palavras simples e sinceras, mas acima de tudo nos encanta com seus gestos e com sua alegria. Nós que fazemos parte da grande família franciscana, seja como Freis, Irmãs, OFS, JUFRA, padrinhos e madrinhas, ou simplesmente simpatizantes, somos convidados, de modo especial, a transmitir esta alegria. São Francisco nos diz: “E cuidem para não se mostrar exteriormente tristes e sombriamente hipócritas; mas mostrem-se alegres no Senhor (cf. Fl 4,4), sorridentes e convenientemente simpáticos” (Rnb 7,16). “A messe é grande e os operários são poucos”. Queremos unir-nos para que o convite vocacional seja feito a muitos adolescentes e jovens que ainda estão fazendo a sua opção de vida. Juntos, somos responsáveis para convidar novos “operários para a messe do Senhor.” – Serviço de Animação Vocacional 1 T

description

Todos nós somos chamados por Deus para testemunharmos nossa fé com alegria. O Papa Francisco nos surpreende com suas palavras simples e sinceras, mas acima de tudo nos encanta com seus gestos e com sua alegria.

Transcript of Fradezinho | Janeiro a abril de 2014

FRADEZINHO

PROVÍNCIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS – CENTRO VOCACIONAL

Site: www.franciscanos-rs.org.brBlog: www.euvivoapazeobem.com.brE-mail: [email protected]

N° 130 – janeiro a abril de 2014

Serviço de Animação Vocacional - SAV

Estrada Boa Vista, 283 - Cx. Postal 248 - ESTRELA/RS - CEP 95.880-000 - Fone (51) 3712-8689/8165-5715

www.facebook.com/FreisRS

www.twitter.com/FreisRS

Amigos e amigas dos Freis Franciscanos.PAZ E BEM!

odos nós somos chamados por

.......... Deus para testemunharmos

nossa fé com alegria. O Papa

Francisco nos surpreende com suas

palavras simples e sinceras, mas

acima de tudo nos encanta com seus

gestos e com sua alegria.

Nós que fazemos parte da grande família franciscana, seja como Freis, Irmãs, OFS, JUFRA, padrinhos e madrinhas, ou simplesmente simpatizantes, somos convidados, de modo especial, a transmitir esta alegria. São Francisco nos diz: “E cuidem para não se mostrar exteriormente tristes e sombriamente hipócritas; mas mostrem-se alegres no Senhor (cf. Fl 4,4), sorridentes e convenientemente simpáticos” (Rnb 7,16). “A messe é grande e os operários são poucos”. Queremos unir-nos para que o convite vocacional seja feito a muitos adolescentes e jovens que ainda estão fazendo a sua opção de vida. Juntos, somos responsáveis para convidar novos “operários para a messe do Senhor.”– Serviço de Animação Vocacional 1

T

Editorial Paz e Bem!

Iniciamos o ano com mudanças em nossas fraternidades. V á r i o s f r e i s , d e v i d o a s necessidades da Província, e s t ã o a s s u m i n d o n o v o s desafios. Durante esse ano você conhecerá nossas fraternidades e os trabalhos que os freis realizam.Nesse primeiro fradezinho apresentamos as nossas casas de formação, com os freis e formandos que ali residem. Nesta edição lembramos algumas datas e celebrações importantes na Província. Você encontrará a partilha de atividades do serviço de Animação Vocacional, e as programações para o início desse ano. Que o bom Deus abençoe a cada um/a que assume com coragem a sua vocação dentro da Igreja. Rogamos também as b ê n ç ã o s s o b r e t o d o s aquelas/as que incentivam e a u x i l i a m a s v o c a ç õ e s franciscanas.

EQUIPE DO SAV 2014Em 2014 estamos com uma nova equipe: Frei Paulo Ademir Reis; Frei Miguel Becker e Frei Franklin F. de Freitas.Para a maior dinâmica do trabalho temos uma equipe ampliada chamada de “Cuidado Pastoral das Vocações” (CPV): Freis: Paulo Ademir Reis (Coord), Aldir Mattei, Carlos L. Schaefer; Miguel Becker, Patrício Ceretta e Franklin F. S. de Freitas.

MISSÕESDos dias 07 a 20 de março aconteceram as missões populares em Ernestina-RS. Foi realizado um trabalho em 10 comunidades e nas escolas do município. Foram momentos de renovação d a f é , c o m b o a participação de crianças, jovens e adultos.

2

Casas de Formação 2014

3

Agradecemos ao Bom Deus que continua abençoando nossa Fraternidade provincial com vocacionados para a vida franciscana. Apresentamos a seguir nossas casas de formação com seus membros:

SEMINÁRIO SÃO PASCOALFrei Miguel, animador vocacional; Frei Carlos, reitor do seminário; Frei Sebastião; Frei Renato; os seminaristas: Jorge Huppes, de Três Passos; Luiz Antônio Klein, de Ibarama; Jean Castro, natural de Bom Retiro do Sul; Renan, de São Valério do Sul; e Lázaro Moisés Rodr igues, natura l de Agudo.

Pré Postulantado de Gravataí - Fraternidade: Os

Três Companheiros.

Frei João Carlos Karling; Frei Paulo Eduardo Müller; Frei Franklin F. S. Freitas

Pré-Postulantes:Alan Mateus Gloss - Campo Bom - RS Lucas Câmara - Itapoa - SCLuiz Eduardo Lima - Butia – RS

4

Centro Vocacional e Postulantado

Freis: Gregório Wolfkamp; Aldir Mattei; Paulo Ademir Reis.

Postulante: Juan Rodrigues de Rodrigues, de Porto Alegre. Pré-postulante: Douglas Vargas de Moura, de Cortado.

NOVICIADO Frei Guilherme Vinicius Johann, natural de Santa Clara do Sul, Rio Grande do Sul. Frei Guilherme Ximenes, natural de Sobral, Ceará. Frei Luciano Bartsch, natural de Inhacorá, Rio Grande do Sul. Frei Rômulo Ferreira Pereira, natural de Boa Vista, Roraima. Junto a foto aparecem Frei Marino Pedro Rhoden (Vigário Províncial); Frei Blásio Kummer (Mestre).

Pós noviciado Fraternidade São Pedro – Pda 13

Freis: Benício Warken (Mestre), Cláudio Junior, Tiago Frey e Maicon Rohr (Estudantes de Teologia).

Fraternidade Nª Sra. Das Sete Alegrias - Pda.15Freis: Luciano Elias Bruxel (Formador); Gilson Morandin e Cristian Jardim (Estudantes de Teologia).

5

6

Fraternida Nª Sra. Da Conceição – Pda 20 Freis: Olávio Dotto (Mestre), João (Formador), Rudimar Ferreira; Antônio Izael Rodrigues Santos; Cirineu Bonini da Luz; Malone Rodrigue; Luis Fernando Lima Tavares; Marcelo de Sousa Alencastro. Irmãos de Prossão temporária, estudantes de Filosoa.

Irmão em ano de prestação de serviço.

Frei Márcio Birck (Irmão de prossão temporária e reside na Paróquia Nossa Sra. Auxiliadora – Progresso).

CELEBRAÇÕES IMPORTANTES

50 ANOS DO SEMINÁRIO SÃO PASCOAL!

No dia 04 de maio de 2014, celebramos 50 anos do Seminário São Pascoal, Três Passos - RS. Dos dias 28/04 até 03/05 acontecerá uma semana vocacional no município de Três Passos, trabalhando nas escolas e algumas comunidades. No dia 04, juntamente com o os ex-seminaristas acontecerá celebração e almoço festivo, iniciando às 10h.

CENTENÁRIO

No dia 29 de abril celebramos 100 anos de Frei Isidro Bottega. Uma vida de

testemunho e alegria. Parabéns!

7

Acesse o vídeo no youtube.

Padrinhos e Madrinhas

A Oração é indispensável na vida de cada cristão. As famílias devem rezar para fortalecer a fé e o surgimento de novas vocações, porque a família é a fonte das vocações. Somos muito gratos por todas aquelas pessoas que rezam e apostam na vida franciscana. Temos muitas pessoas que nos ajudam nanceiramente para a formação de novos freis e a sustentação de nosso trabalho vocacional. São chamados de padrinhos e madrinhas das vocações franciscanas. A cada um/a a nossa gratidão. Rezamos por vocês. Que Deus continue abençoando vossas famílias, vossos trabalhos, e que nunca falte a fé, a saúde e o pão de cada dia em vossas mesas. Se você tiver algum vizinho, amigo, conhecido e/ou familiar, interessado em receber o Fradezinho e ser nosso benfeitor, diga-nos e convide-o. As contribuições podem ser feitas pessoalmente, ou envie sua contribuição, depositando-a na conta bancária do Instituto Cultural São Francisco de Assis. BANCO SICREDI Ag 0119 – Conta Corrente 74316-0 Estrela-RS.

NO DIA 04 DE CADA MÊS, DE MODO ESPECIAL, E NAS NOSSAS CELEBRAÇÒES, TODOS OS FREIS REZAM PELAS VOCAÇÕES E PELAS PESSOAS QUE COLABORAM COM AS

VOCAÇÕES. ENTRE VOCÊ TAMBÉM EM SINTONIA CONOSCO E REZE PELAS VOCAÇÕES.

OBRIGADO POR NOS AJUDAR!

REM.: SAV (Serviço de Animação Vocacional) OFM-RS Estrada Boa Vista, 283 - Cx. Postal 248 - CEP 95.880-000 - ESTRELA/RS Fone (51) 3712-8689/8165-5788 - Email: [email protected]

IMPRESSO

WWW.FACEBOOK.COM/FREIRS