Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-RJ 15 ABR.pdf · O Ser Humano Muitas vezes as pessoas...

16
Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-RJ

Transcript of Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-RJ 15 ABR.pdf · O Ser Humano Muitas vezes as pessoas...

Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-RJ

O Ser Humano

Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.

Perdoe-as assim mesmo.

Se você é gentil, as pessoas podem acusá-la de egoísta e interesseira.

Seja gentil assim mesmo.

Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos

verdadeiros.

Vença assim mesmo.

Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-la.

Seja honesto e franco assim mesmo.

O que você levou para construir, alguém pode destruir de uma hora

para outra.

Construa assim mesmo.

Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja.

Seja feliz assim mesmo.

O bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã.

Faça o bem assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.

Dê o melhor de você assim mesmo.

Veja você que, no final das contas, é entre você e Deus.

Nunca foi entre você e eles.

(Madre Tereza de Calcutá)

Editorial

Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-RJ

Aniversariantes do

mês de Abril:

07/04 - Dagmar Dias Soa-res Gouvêa

15/04 - Tania Regina de Souza Costa

Edição: 15 Ano: Abri l/2015

Acesse nossa

página do

Facebook

Semana Santa Pag. 3

Tiradentes Pag. 6

São Jorge Pag. 7

Destaques Pag. 8

Pensamento do Mês Pag. 15

Culinária Pág. 15

Curiosidades Pág. 15

Dica Doméstica Pag. 15

Reflexão Pag. 16

Aniversariantes

Famosos Pag. 16

Nesta edição:

Pág ina 3 Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

Domingo de Ramos - O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!". Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo. Segunda-Feira Santa - É o segundo dia da Semana Santa, seguinte ao Domingo de Ramos, no qual se recorda a prisão de Jesus Cristo.

A Prisão de Jesus é um evento central relatado nos evangelhos canônicos que antecede à crucificação. Jesus foi preso pelos guardas do Templo por ordens do Sinédrio, no Getsêmani, logo após a Última Ceia, durante a qual Jesus deu seu sermão final imediatamente após o Beijo de Judas, que é tradicionalmente, visto como sendo um ato de traição (para outras teorias, veja Evangelho de Judas). A prisão leva imediatamente ao Julgamento de Jesus no Sinédrio, durante o qual os judeus o condenam à morte. Na teologia cristã os eventos que vão da Última Ceia até a crucificação e ressurreição de Jesus são conhecidos como Paixão.

Terça-Feira Santa - É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário. As Sete Dores da Virgem Maria são:

- Stabat Mater;

Semana Santa

Pág ina 4 Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro.

Quarta-Feira Santa - É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

Quinta-Feira da Ceia - É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma. Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumas denominações cristãs, e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa. Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão - É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra (é a segunda parte da missa católica, que segue os

Ritos iniciais. Nela, são lidos os textos da Bíblia próprios da festa celebrada. Durante o tempo comum, entretanto, são lidos textos que apenas tem correlação teológica entre si.), Oração Universal (A oração dos fiéis. Ela é composta de dez orações cada uma dividida em duas partes: Uma parte feita pelo presidente de celebração e outra feita pela assembleia. Em cada oração reza-se por uma categoria.), Adoração da Cruz (Os cristãos peregrinos dos primeiros séculos a Jerusalém nos descrevem, através de seus diários que, em um certo momento desta celebração, a relíquia da Santa Cruz era exposta para adoração diante do Santo Sepulcro. Os cristãos, um a um, passavam diante dela reverenciando e beijando-a. Este momento é chamado de Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado na cruz através do toque concreto que faziam naquele madeiro onde Jesus foi estendido e que foi banhado com seu sangue.) e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Semana Santa

Pág ina 5 Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia - É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas. Domingo de Páscoa - A páscoa é uma data comemorativa que não tem um dia certo, acontecendo sempre num domingo, mas o dia exato varia de acordo com o número do ano e com a fase da lua.

Existem algumas regras básicas para se calcular o dia da páscoa, segundo a astronomia. Na sexta-feira que antecede a páscoa, a sexta-feira da paixão, Jesus Cristo foi julgado e crucificado, sofreu até a morte. Dois dias após essa data, ou seja, no domingo, Ele viveu de novo, ressuscitou. Por isso a páscoa é marcada pela passagem da morte para a vida. Alguns símbolos marcam a comemoração da páscoa, como o ovo, o girassol, o coelho, o cordeiro, a vela, o sino, o pão e o vinho, dentre outros. O ovo representa o começo da vida, já que alguns animais nascem dele. Em razão dessa representação da vida, em 1830, na Inglaterra, surgiram os ovos de chocolate, para presentear as crianças.

O girassol é uma flor que sempre está voltada para a luz do sol. Na páscoa representa a busca da luz, pois os cristãos buscam a luz de Cristo. O coelho é o símbolo da vida, do nascimento, porque se procria em períodos curtos, com grandes quantidades de filhotes. Na igreja ele é o símbolo da fecundação e é um dos símbolos pascais porque a pregação da palavra também se fecunda para os homens. O cordeiro também é símbolo da páscoa porque Moisés comemorou a libertação de seu povo do domínio dos faraós matando um cordeiro. A ordem de libertar o povo ele recebeu de Deus. Jesus Cristo também é representado por um cordeiro, pelos cristãos, pois este foi sacrificado por nós, derramando seu sangue pelos nossos pecados. A vela também é uma representação de que Jesus Cristo é a luz do mundo. Nas velas da igreja aparecem gravadas as letras do alfabeto grego, alfa e ômega, que significam o princípio e o fim. O sino quando badalado soa representando a alegria pela vida de Jesus. No domingo de Páscoa é tocado nas igrejas para anunciar o momento da ressurreição. O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Jesus, a Sua presença diante de nós.

Semana Santa

Pág ina 6 Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

Tiradentes foi um mártir da inconfidência mineira. Recebeu esse

apelido porque era dentista, mas seu nome era Joaquim José da

Silva Xavier.

Tornou-se mártir porque lutou pela liberdade do Brasil do

domínio português, principalmente do Estado de Minas Gerais,

onde era feita a extração de ouro em grandes quantidades.

A essa luta, esse movimento, deram o nome de Inconfidência

Mineira, que aconteceu no ano de 1789, pois o povo brasileiro

pagava impostos caríssimos para Portugal, sendo que eles se

apossavam de nossas matérias primas para vendê-las para o

restante da Europa, ou seja, Portugal tomava as riquezas do Brasil

e ainda cobrava impostos por isso, enriquecendo às nossas custas.

Como principais objetivos dessa luta tinham: a autonomia dessa

província; formar um governo republicano que não dependesse

mais de Portugal, onde seu presidente seria Tomás Antônio

Gonzaga; fazer de São João Del Rei a capital; construir uma

universidade nesta cidade e libertar apenas os escravos nascidos

no Brasil.

Porém Tiradentes e os outros inconfidentes foram denunciados

ao governo de Portugal, e acabaram sendo presos juntamente

com seus opositores. Tiradentes assumiu sozinho a

responsabilidade do movimento e foi condenado à morte.

No dia 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro,

percorreu o trajeto até a cadeia pública, onde o governo

aproveitou-se da situação para mostrar seu poderio contra

manifestantes de ideologias contrárias, como forma de inibir

outras manifestações.

Após a leitura da sentença que o condenava, morreu enforcado.

Neste dia é feriado nacional, em homenagem à sua morte.

Tiradentes

PARA ENVIO DE SUGESTÕES, AO NOSSO JORNAL, NOS ENVIE UM E-MAIL:

[email protected]

Pág ina 7 Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

São Jorge foi, de acordo com a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos Catorze santos auxiliares.

Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.

São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo tais como: (países) Inglaterra, Portugal (santo secundário), Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e (cidades) Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscovo/Moscou e Beirute.

Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em

documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou

por todo o mundo.

Padroeiro no Brasil A influência de São Jorge na cultura portuguesa acompanhou a fundação do Brasil pelos portugueses.

Este santo é o padroeiro extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro.

São Jorge também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum.

Todavia, a ligação de São Jorge com a lua é algo puramente

brasileiro, com forte influência da cultura africana, e em nada

relacionado com o santo europeu. Em Salvador, Bahia, o santo foi

sincretizado a Oxossi. Na religião da Umbanda, o santo é associado

a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua

representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para

defender aqueles que buscam sua ajuda.

São Jorge

Pág ina 8 Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

01/04 - Dia da Abolição da

Escravidão dos Índios

02/04 - Dia Internacional

do Livro Infantil

07/04 - Dia do Jornalista

08/04 - Dia do Correio

09/04 - Aniversário do

Estado do Rio de Janeiro

10/04 - Dia da Engenharia

Militar

12/04 - Dia da Guerrilha

do Araguaia

13/04 - Dia do Hino

Nacional

16/04 - Dia Mundial da

Voz

18/04 - Dia do Amigo

19/04 - Dia do Índio

21/04 - Tiradentes

22/04/1500 - Dia do

Descobrimento do Brasil

22/04 - Dia do Planeta

Terra

23/04 - São Jorge

23/04 - Dia Mundial do

Escoteiro

26/04 - Dia da Primeira

Missa no Brasil

27/04 - Dia da Empregada

Doméstica

28/04 - Dia Internacional

da Educação

29/04 - Dia Internacional

da Dança

30/04 - Dia Nacional da

Mulher

Destaques Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - A escravidão pode ser definida como o sistema de trabalho no qual o indivíduo (o escravo) é propri-edade de outro, podendo ser vendido, doado, em-prestado, alugado, hipotecado, confiscado. Legal-mente, o escravo não tem direito: não pode pos-suir ou doar bens e nem iniciar processos judici-ais, mas pode ser castigado e punido.

Chegando ao Brasil, no século XVI, os portugueses encontraram diversas tribos indígenas. Os índios plantavam mandioca, algodão e milho. Alimentavam-se com o produto do que plantavam, e ainda, com a caça e a pesca. Teciam com algodão e trabalhavam a cerâmica. Tinham uma vida livre e autônoma e boas relações com os portugueses. Por isso, quando iniciou a exploração do pau-brasil, os índios ajudavam os portugueses, derrubando árvores e levando-as aos portos de embarque, trabalho grande e sem justa remuneração.

Iniciando a colonização do Brasil, os portugueses começaram a expulsar os nativos da terra, a captu-rar os índios, transformando-os em escravos, mão de obra mais barata do que os negros. Nesta escra-vidão, os índios foram vítimas da violência à sua dignidade e a perda da liberdade. A escravidão indí-gena começou em 1534 e foi até 1755. O fim desta escravidão se deu através das leis de 1755 e 1758.

O índio só deixou de ser escravo, quando existiram condições econômicas para comprar negros. Os trabalhos de catequese dos jesuítas se opunham à escravi-dão. Para o desempenho dessas atividades econômicas, a mão de obra indígena era barata e essencial. A abolição da escravidão indígena ocorreu somente de forma definitiva depois, por iniciativa do Marquês de Pombal. Primeiro, por lei de 6 de junho de 1755, válida para o Estado do Grão-Pará e Maranhão. Depois, em 1758, a medida foi ampliada, por alvará, para o Brasil todo.

Alguns sites apresentam o dia 1o de abril de 1680 como o Dia da Abolição da Escravidão Indígena. Nesta data, o rei de Portugal publicou mais uma lei que acabava com o cativeiro dos índios no Brasil. Para o professor José Ribamar Bessa Freire, a lei foi mais uma “pegadinha” de 1o de abril e fez parte da luta entre colonos e jesuítas pelo controle da mão de obra nativa.

Dia Internacional do Livro Infantil - a data não foi escolhida ao acaso, já que o dia 2 de abril é o aniversá-rio de nascimento de um dos mais importantes nomes da literatura infantil, o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Andersen não foi o primeiro a escrever para o público infantil, mas é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo dos pequenos. Foi dele a ideia de transmitir, por intermédio de antigas histórias, moral e valo-res, concepção que ainda não havia sido abordada por Charles Perrault, consi-derado o pai da literatura infantil, e pelos Irmãos Grimm, que apenas adapta-vam as histórias cujos finais não eram tão felizes assim...

Destaques

Pág ina 9 Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

No Brasil, nomes como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Tatiana Belinky, Lygia Bojunga, Ziraldo, entre tantos outros, há anos divul-gam a literatura infantil, que por aqui é comemorada no dia 18 de abril, dia que marca o aniversário de nascimento do precursor do gênero no país, o es-critor Monteiro Lobato. Lobato não só produziu clássicos da literatura infan-til, vide as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, como também traduziu e adaptou clássicos mundiais, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Car-roll, e Robin Hood, lenda inglesa recontada por vários escritores.

Mais do que lembrar e celebrar a data, é fundamental que a literatura infantil seja divulgada, para que possa, então, tornar-se uma realidade na vida dos pequenos. Vale ressaltar que, além de permitir que as crianças ex-plorem as inesgotáveis possibilidades que existem no mundo da imaginação, o hábito da leitura é fundamental para o aumento da proficiência da escrita e da própria leitura. Ler, além de ser divertido e prazeroso, é também fonte de conhecimento, e é através do conhecimento que uma sociedade crítica e pensante é construída.

Dia do Jornalista - O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasi-leira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Li-bero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políti-cos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Dia do Correio - O decreto que instituiu a Nova Regulação do Correio foi proclamado em 8 de abril de 1805, em Lisboa, Portugal. É por isso que a data foi escolhida para comemorar o Dia do Correio. O sistema de correios terrestres no Brasil começou a ser organizado em 1798, assim como a correspondência marítima entre Rio de Janeiro e Lisboa e, mais tarde, entre outras cidades do Brasil e Portugal. A primeira agência postal brasileira foi criada no mesmo ano, na cidade de Campos (RJ).

Dia da Engenharia Militar - A Engenharia Militar é a área que oferece suporte às atividades de combate do exército, os profissio-nais deste ramos são os responsáveis pela construção de campos minados, pontes, estradas e muito mais. Eles atuam também resol-vendo problemas de infraestrutura do desenvolvimento nacional.

Esta especialidade começou a ser trabalhada no Brasil a partir de 1774, quando o tenente-coronel Antônio Joaquim de Oliveira ficou responsável por uma aula do regimento de artilharia, onde ensinava arquitetura militar.

Destaques

Pág ina Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

Dia do Hino Nacional - Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”.

Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, bus-cando sua independência diante desse país.

Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e temeroso às pressões da corte portuguesa.

Em meio a esses problemas, as tentativas de compor uma letra para o hino não caiam bem, pois vinham cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses ou com excessos de lisonjeios ao soberano rei de Portugal.

A escolha da data foi em razão de uma manifestação em desacato ao ex imperador, quando o mesmo embarca-va para Portugal, no dia 13 de abril de 1831.

Dentre tantas tentativas, somente em 1909 que a linda composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), sendo muito elogiada pelas referências que fazia às belezas de nosso país.

Em 1922 a oficialização do hino, por Deodoro da Fonseca, foi para a letra de Francisco Manoel da Silva. A letra atual só foi oficializada em primeiro de setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, através da Lei 5.700, sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.

Dia Mundial da Voz - A celebração da data tem por objetivo alertar para a importân-cia da voz e dos cuidados necessários para a preservar.

No Dia Mundial da Voz, centros hospitalares e associações promovem rastreios gra-tuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo a detecção precoce de eventuais problemas, através do diagnóstico precoce.

O Dia Mundial da Voz foi comemorado pela primeira vez em 2003.

Dia do Amigo - O Dia do Amigo é comemorado em diferentes datas no Brasil. O dia 18 de abril é a data po-pular e não oficial (isto é, não estabelecida por norma) da comemoração do Dia do Amigo.

A data oficial do Dia do Amigo e Internacional da Amizade é o 20 de julho.

Neste dia é frequente a troca de mensagens entre amigos, assim como algumas trocas de presentes e a organização de eventos e atividades especiais, especialmente nas escolas.

O dia 20 de julho é a data internacional do Dia do Amigo, comemorado especial-mente no Brasil, Argentina e Uruguai. A data foi criada na Argentina e pretendia comemorar a chegada do homem à Lua, um evento que significava, para quem o criou (o argentino Enrique Ernesto Febbraro), que a união pode ultrapassar qual-quer obstáculo.

Para além dessas duas datas, existe ainda o Dia Internacional do Amigo, ou Dia In-ternacional da Amizade, criado pelas Nações Unidas em 2011, convidando todos os países a comemorarem a efeméride no dia 30 de julho de cada ano.

Destaques

Pág ina Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

Dia do Índio - Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo.

A população indígena, desde o descobrimento do Brasil, sofreu muito, pois foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos homens brancos.

Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram uma população grande de índios espalhados pelas nossas terras, eram aproximadamente seis milhões.

O modo de vida dos índios é bem diferente do homem, pois vivem em aldeias, suas casas são feitas de galhos de árvores e palhas, que recebem o nome de oca. Alimen-tam-se de raízes, como mandioca, cará, inhame e batata-doce, além da caça e da pes-ca. Também produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e fle-cha, e para o seu dia-a-dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum de cor avermelhada, a beterraba de cor roxa e o azul escuro do jenipapo.

Esses povos foram escravizados pelos portugueses, contaminados com doenças que não conheciam, além de morrerem por maus tratos e tiros quando tentavam fugir, o que fez reduzir em grande quantidade parte de sua população.

Os portugueses trocavam informações com os índios através de gestos, mostrando-lhes como era a sua cultura, sua forma de viver, mas exigi-am destes que atendessem suas vontades e necessidades.

Hoje em dia a quantidade de índios está aproximadamente em torno de 280 mil, mas, em razão da melhoria de suas condições de vida, há um crescimento populacional desse povo.

Existe um órgão do governo federal que cuida dos interesses dos po-vos indígenas, preservam suas riquezas e sua cultura. A FUNAI - Fun-dação Nacional do Índio - cumpre com o disposto na Constituição Brasileira de 1988.

Dia do Descobrimento do Brasil - O Descobrimento do Brasil é celebrado em 22 de abril, que foi o dia em que os navegadores portugueses chegaram ao território brasileiro, no ano de 1500. O descobridor do Brasil foi Pedro Álva-res Cabral, mas o termo é usado apenas como referência, pois quando os por-tugueses chegaram, o país já era habitado por índios.

O encontro entre os portugueses e os índios foi um verdadeiro choque cultu-ral. Eles ficaram curiosos com os objetos, animais, metais e com as roupas. No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil.

Pero Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, e foi ele quem escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel I, contando à côrte portuguesa as belezas das terras de Vera Cruz, o nome que inicialmente deram ao Brasil.

Na carta, Pêro Vaz de Caminha descreve a terra, os índios, a primeira troca de presentes com eles, e a primeira missa celebrada em território brasileiro.

Destaques

Pág ina Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

Dia do Planeta Terra - O Dia da Terra, 22 de abril, é uma data festiva co-memorada em muitos países do mundo. A data foi criada nos Estados Uni-dos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. Além de criar a data, o senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos desta data.

A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo so-bre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não susten-tável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que amea-çam a vida em nosso planeta.

A primeira manifestação aconteceu nos Estados Unidos em 22 de abril de 1970. Participaram milhares de pes-soas, principalmente estudantes de universidades e escolas. A pressão sobre o governo norte-americano foi grande e este criou a Agência de Proteção Ambiental.

O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica.

Ela pertence a humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo todo, adequando-se a rea-

lidade de cada região.

Dia Mundial do Escoteiro - O Dia Mundial do Escoteiro é celebrado no dia 23 de abril em

homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge. São Jorge é conhecido como um santo

guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bra-

vura. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que escolheu São Jorge para ser o padroeiro

dos escoteiros, por o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge "fez o melhor que

pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".

Dia da Primeira Missa no Brasil - primeira missa no Bra-

sil foi celebrada por Dom Frei Henrique de Coimbra no dia

26 de abril de 1500, um domingo, na praia da Coroa Ver-

melha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia. Foi

um marco para o inicio da história do Brasil e descrita por

Pero Vaz de Caminha na carta que enviou ao rei de Portu-

gal, D. Manuel I (1469-1521), dando conta da chegada ao

Brasil, então Ilha de Vera Cruz, pela armada de Pedro Álva-

res Cabral que se dirigia à Índia.

O momento encontra-se retratado em um quadro, A Pri-meira Missa no Brasil, uma das principais obras de Victor Meireles, pintado em 1860. O dia é ainda marcado como feriado, em Portugal, no município de Belmonte, terra natal de Cabral.

O quadro foi classificado e exposto no Salon da Academia Francesa de Belas-Artes em 1861.

Dia da Empregada Doméstica - O Dia Nacional da Empregada Doméstica é comemo-rado em 27 de Abril em homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas (os) domésticas (os).

Santa Zita nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, e trabalhou durante muitas déca-das (desde os seus 12 anos de idade) para uma família italiana.

Destaques

Pág ina 13 Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

Zita era conhecida por ser bastante generosa com os pobres, sendo que tirava sempre o seu (pouco) dinheiro para oferecer aos menos favorecidos que sempre batiam à porta da família para a qual trabalhava.

A empregada doméstica morreu em 27 de Abril de 1978, e devido a sua fama de boa samaritana, o Papa Pio XII declarou-a como a "Santa das Empregadas Do-mésticas".

A Lei nº 5.859, de 11 de Dezembro de 1978, regulamenta a profissão de Empre-gado Doméstico, estipulando os direitos e deveres do profissional. No entanto, mesmo sendo oficializada, muitos profissionais da área reclamam das condições de trabalho, que são muitas vezes precárias.

Dia Internacional da Educação - Referente a um encontro de representantes de 180 países, participantes do Fórum Mundial de Educação realizado entre 26 e 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal. Lá, foi assinado um documento no qual estes países se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros,

para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.

Este fórum é considerado um marco para a educação global, pois nele os países participantes assumem o compromisso de atingirem os objetivos da Declaração de Jomtien, documento criado na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, em 1990, na Tailândia. Universalizar o acesso à educação e promover a equidade, ampliar os meios e o raio de ação da educação básica e propiciar um ambiente adequado à aprendizagem são alguns destes objetivos.

Dia Internacional da Dança - Instituído pelo CID (Comitê Internaci-onal da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.

Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reco-nhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visi-bilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.

Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade

a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de car-tas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.

Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniver-sário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugu-rar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.

O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a aten-ção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.

Destaques

Pág ina 14 Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade ofi-cial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

Dia Nacional da Mulher - O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, como homenagem a Jerônima Mesquita, a enfermeira brasileira que liderou o movimento fe-minista no Brasil, e fundou o Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo princi-pal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. Jerônima Mesquita esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres.

A data do Dia Nacional da Mulher foi escolhida por ser o dia do nascimento de Jerôni-ma Mesquita e a lei que instituiu a data no Brasil foi a 6.971/1980.

Dia da Guerrilha do Araguaia - movimento guerrilheiro existente na região amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, entre fins da década de 1960 e a primeira metade da década de 1970. Criada pelo Partido Co-munista do Brasil (PCdoB), tinha por objetivo fomentar uma revolução socialista, a ser iniciada no campo, ba-seada nas experiências vitoriosas da Revolução Cubana e da Revolução Chinesa.

Combatida pelas Forças Armadas a partir de 1972, quando vários de seus integrantes já haviam se estabelecido na região há pelo menos seis anos, o palco das operações de combate entre a guerrilha e os militares se deu onde os estados de Goiás, Pará e Maranhão faziam divisa. Seu nome vem do fato de se localizar às margens do rio Araguaia, próximo às cidades de São Geraldo do Araguaia e Marabá no Pará e de Xambioá, no norte de Goiás (região onde atualmente é o norte do estado de Tocantins, também denominada como Bico do Papagaio).

Estima-se que o movimento que pretendia derrubar o governo militar, tomar o poder fomentando um levante da população, primeiro rural e depois urbana, e instalar um governo comunista no Brasil como havia sido feito em Cuba e na China, era composto por cerca de oitenta guerrilheiros sendo que, destes, menos de vinte sobre-viveram, entre eles, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoíno, que foi detido pelo Exército em 1972, ainda na primeira fase das operações militares. A grande maioria dos combatentes, formada principalmente por ex-estudantes universitários e profissionais liberais, foi morta em combate na selva ou exe-cutada após sua prisão pelos militares, durante as operações finais, em 1973 e 1974. Mais de cinquenta deles são considerados ainda hoje como desaparecidos políticos.

Desconhecida do restante do país à época em que ocorreu, protegida por uma cortina de silêncio e censura a que o movimento e as operações militares contra ela foram submetidos, os detalhes sobre a guerrilha só come-çaram a aparecer cerca de vinte anos após sua extinção pelas Forças Armadas, já no período de redemocratiza-ção.

Pág ina 15 Ed ição: 15

Ano: Abr i l /2015

- Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.

- Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.

Pensamento do Mês

Modo de preparo:

Numa saladeira coloque o agrião, o Atum (reserve 1

colher de sopa), o pimentão, o tomate seco e os crou-

tons; Reserve; Misture bem o atum reservado com a

gema crua e o alho, até obter uma pasta; Acrescente a

gema cozida, o sal e misture novamente; Junte o azeite,

aos poucos, e misture bem; Sirva com a salada reserva-

da; Polvilhe com o queijo.

Culinária

Ingredientes:

1 maço de agrião (só as folhas)

1 lata de Atum Claro Sólido em Óleo Vegetal

1 pimentão amarelo em tiras

100g de tomate seco

1 xícara (chá) de croutons

1 gema crua

1 dente de alho picadinho

1 gema cozida

sal a gosto

½ xícara (chá) de azeite

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Preparo: Rápido (20 Minutos)

Rendimento: 6 Porções

Dificuldade: Fácil

Categoria: Salada Light

Curiosidades Por que abril tem este nome? Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das cultu-ras. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão. Outra versão é que se relaciona com Afrodite, nome grego da deusa Vê-nus, que teria nascido de uma espuma do mar que, em grego antigo, se dizia "abril".

Dica Doméstica Como Limpar Vidros Sem Deixar Embaçado

Com uma pedra de sabão neutro ou de coco esfregue no vidro, com o sabão um pouco úmido depois

de esfregar limpe com um pano seco, esfregue ate que não de pra ver o sabão no vidro. Quando for

limpar os cantos das janelas que são lugares onde acumulam ácaros, poeiras e resíduos é preciso que

você utilize uma escova de dente velha, ou então, cotonetes. Quando for limpar vidros de janelas, faça

movimentos horizontais de um lado e movimentos na vertical do outro, pois isso ajuda a identificar

quais os vidros ainda estão com manchas e sujeiras, o vidro vai ficar como novo por umas duas sema-

nas.

Dica: Evite limpar os vidros em dias de muito sol, pois o ar quente e os raios solares podem acelerar a

secagem da água e do detergente e isso com certeza provocará a ocorrência das tais machas indeseja-

das, com escorrimentos do sabão e isso prejudica ainda mais a limpeza.

Salada Especial de Agrião

Participações e Sugestões

Envie para nosso e-mail:

[email protected]

Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-RJ

Reflexão

Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-RJ

Ligia Gomes de Souza

Presidente

E-mail: [email protected]

Tel: (21) 2262 - 4311 Ramal 39

Pág ina 16

GOB-RJ

Av. Marechal Floriano, 199 / 13º and. - Centro -

Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2262 - 4311

“Ocultar a ignorância é melhor do que trazê-la a público.” (Heráclito)

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir.” (Sêneca)

“É difícil viver com as pessoas porque calar é muito difícil.” (Friedrich Nietzsche)

Aniversariantes Famosos

02/04 - Mussum 04/04 - Cazuza 12/04 - Chico Anysio

19/04 - Manoel Bandeira 19/04 - Getulio Vargas 25/04 - Janete Clair

18/04 - Monteiro Lobato

28/04 - Nair Bello