FreeSP l No. 77

32
{ 9 Mai } { ano 2 - n 76 } freesaopaulo .com.br São Paulo é palco do 5º Festival Internacional do Documentário Musical LAZER crime Menores no Dois crimes bárbaros praticados em São Paulo nos últimos dias e que tiveram a participação de menores, reacenderam o debate sobre a redução da maioridade penal e a mudança no tempo de internação que hoje é de, no máximo, três anos. A cada dia, 10 adolescentes infratores são apreendidos na capital paulista e dos internos na Fundação Casa (antiga Febem), apenas 1,5% praticaram delitos graves, como homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte). Escolha a melhor forma de ingressar na universidade EDUCAÇÃO

description

Veja na edição desta semana da Revista Free São Paulo: Os crimes bárbaros praticados por menores nos últimos dias reascendem a polêmica redução da maioridade penal. Além disso, saiba a melhor forma para se ingressar na faculdade e também sobre o Festival Internacional do Documentário Musical, que chega a São Paulo. Tudo isso e muito mais apenas aqui.

Transcript of FreeSP l No. 77

Page 1: FreeSP l No. 77

{ 9 M

ai }

{ an

o 2

- n 7

6 }

freesaopaulo.com.br

São Paulo é palco do 5º FestivalInternacional do Documentário MusicalLAZER

crim

eMenores

no

Dois crimes bárbaros praticados em São Paulo nos últimos dias e que tiveram a

participação de menores, reacenderam o debate sobre

a redução da maioridade penal e a mudança no tempo de internação que hoje é de,

no máximo, três anos.A cada dia, 10 adolescentes

infratores são apreendidos na capital paulista e dos

internos na Fundação Casa (antiga Febem), apenas 1,5% praticaram delitos

graves, como homicídio e latrocínio (roubo seguido de

morte).

Escolha amelhor forma

de ingressarna universidade

EDUCAÇÃO

Page 2: FreeSP l No. 77
Page 3: FreeSP l No. 77

www.emagrecentro.com.brwww.emagrecentro.com.br

Page 4: FreeSP l No. 77

04 04

A Revista Free São Paulo é uma publicação do Grupo MG ComPublisher: Luciano Maciel ([email protected]) · Editor: Gil Campos · Reportagem: Gil Campos e Ana Paula Almeida · Diretor Comercial: Agnaldo Antônio ([email protected]) - Tel. (11) 2823-0800 · Diretor de Marketing: Waltinho Saavedra ([email protected]) · Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Comunnica ([email protected] · Arte: Ana Flávia Canto · Executivos: Albany Rezende, Cristina Stepanov, Edison Moreno, Jô Gonçalves e Kise Sousa + 4 CPTM + Cruzamentos SP auditado pela BDO.

Free São Paulo,toda quinta, grátis no Metrô

{ charge }Edgard Saraceni

A maior revista gratuita do Brasil

Anuncie 11 2823 0800

Tenha resultadoSeja visto

Seja Free

1 Auditada

500 mil leitores semanais. Mais de 2 milhões de leitores por mês. Em média, cada exemplar é lido por até 5 pessoas, fazendo com que sua campanha se multiplique. São milhares de pessoas recebendo a revista em seus pontos de distribuição e compartilhando em casa, consultórios, escritórios, entre outros locais.

2

64 estações do Metrô e 4 CPTM.3 Distribuição em todas

as estações do Metrô

Quinta-feiraé dia de

noMetrôFree SP

Revista com diagramação moderna e conteúdo atraente, em sintonia com pautas atuais, que passam ao leitor a sensação de que ele ganhou algo de valor. Este aspecto pode ser comprovado nos pontos de distribuição, onde já se nota a procura voluntária das pessoas pelo veiculo.

4 EfeitoValorização

Por se tratar de uma revista, é um produto “limpo”, diferente dos jornais que - pelo próprio material e papel utilizado - passam outra impressão após a primeira leitura.Desta forma, os leitores/consumidores ficam a maior tempo com a Free São Paulo em suas mãos, inclusive entregando-a a terceiros com a recomendação de leitura.

5“Limpo” que passa de mão em mão

Com periodicidade semanal, ela consegue conciliar os benefícios da revista, sem perder o dinamismo do jornal semanal.

7Glamour de revista Dinâmica de jornal

Com esse efeito multiplicador o custo por mil se torna atraente em relação a outras mídias

6Excelente CPM

ww

w.f

rees

ao

pa

ulo

.co

m.b

r

com

un

nic

a.c

om

.br

Multiplicaçãode leitores

{ opinião }

Debate sobre o menor no crime é hoje marcado somente pela emoção

Nos últimos dias, dois crimes bárbaros registrados na capital paulista e em São Bernardo do Campo, no ABC, e que tiveram o envolvimento de menores, causaram comoção nacional e reabriram o debate sobre a redução da maioridade penal e sobre o aumento do tempo de internação de um infrator na Fundação Casa (antiga Febem).

Mesmo as propostas tendo o apoio de mais de 90% da população, conforme pesquisa divulgada pela imprensa, juristas e entidades da sociedade civil organizada se mostram contrários às sugestões. O próprio

desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e coordenador da Infância e Juventude do TJ, Antonio Carlos Malheiros, não pensou duas vezes ao ir de encontro à grande parcela da sociedade. “O estado é muito distante das pessoas mais pobres e, comumente, aparece só para castigar”, afirmou.

O que se tem observado é que o debate, hoje travado, é muito mais emoção do que razão, e as consequências não serão drásticas somente para os adolescentes envolvidos com crimes, que são a minoria, mas para toda a sociedade brasileira.

DIVIDIDO - Guilherme Afif Domingos (PSD), vice-governador de São Paulo, aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff (PT) e agora será ministro da recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa. O convite visa evitar a aproximação do PSD com o PSB-PE

Page 5: FreeSP l No. 77
Page 6: FreeSP l No. 77

aspa

s

‘‘ ‘‘siga-nos em:

facebook/FreeSaoPaulo

‘‘

‘‘

“Não entendo a postura dele agora. Ele que pregava a ética e rebeldia age como uma p... pra vender livros”

Mano Brow, vocalista do grupo Racionais MCs, em resposta

ao cantor Lobão, autor do livro “Manifesto do nada na terra do

nunca”, onde critica artistas como Roberto Carlos e afirma que o grupo de Mano Brow é o braço

direito do PT

Não ligo para elogios de

baixo calão

Sabrina Sato, apresentadora, sobre as críticas

Sou uma pessoa

vingativa

Nívea Stelmann, atriz, sobre sua personalidade

“Mereço lutar pelo cinturão”

Vitor Belfort, lutador de MMA,

desafiando Anderson Silva,

detentor do cinturão da

categoria

“Eu já processei a Globo. Outros não fizeram porque

não quiseram. Mas processei porque achava que tinha direito

e eles achavam que eu não tinha. Depois, viram que sim e

pagaram. Voltei e sou contratado até hoje.”

José de Abreu, ator, revelando em entrevista ao portal IG que já processou a Rede Globo, mas sem revelar os motivos

da batalha judicial

“Não adianta

esconder os problemas”

Eduardo Campos (PSB), pré-candidato

à Presidência, sobre o discurso da presidente

Dilma Roussef (PT) de que o governo não permitirá a volta da

inflação

“Cada macaco no

seu galho”

Lula (PT), ex-presidente, sobre a crise

entre os poderes

Legislativo e Judiciário no

país

06

Page 7: FreeSP l No. 77

07

Page 8: FreeSP l No. 77

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

educ

ação

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

Vida de estudante do ensino médio não é fácil, além de ter que escolher a profissão que vai seguir por toda a vida aos 17 anos, os adolescentes precisam se preparar para o

ingresso no ensino superior, escolher a instituição que mais se encaixa com o seu perfil e ainda decidir de qual forma ingressar na universidade.

Desde 2004, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – pode ser usado pelos estudantes para ter acesso à universidade por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, e desde 2009 as universidades federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) adotam o Enem para o ingresso de estudantes ao ensino superior. Geralmente, uma parte das vagas é destinada para os alunos através do Sisu e o restante para o vestibular tradicional.

Da mesma forma, existem universidades privadas que agendam o vestibular para que o estudante o realize de acordo com a sua agenda, que analisam o histórico escolar e também aplica uma avaliação seriada, que examina a vida acadêmica do estudante durante o ensino médio.

Qual a melhor forma de ingressar na universidade?

Como decidir?Para decidir se vai optar pelo vestibular tradicional, se vai usar a nota do Enem ou se agendar a prova será o melhor caminho, o estudante precisa pesquisar como é o processo seletivo na instituição que pretende ingressar e, posteriormente, analisar qual o melhor caminho a seguir.

Tipos de avaliaçãoVestibular tradicional – Esse é o processo mais comum, onde o estudante passa por uma prova e fica com a vaga se obtiver maior pontuação. Algumas instituições dividem a avaliação em duas fases, a primeira de múltipla escolha, e a segunda discursiva, que cobra o conhecimento do conteúdo. Nesses casos, a redação é obrigatória e fica a cargo da instituição se será realizada na primeira ou segunda fase;

08

Page 9: FreeSP l No. 77

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

educ

ação

Avaliação seriada – Esta não é uma das formas mais comuns de avaliação, mas ainda é utilizada por algumas instituições. Esse critério analisa a vida acadêmica dos estudantes por todo o ensino médio por meio de provas que abordam o conteúdo previsto para o vestibular tradicional. A vantagem é que o aluno não acumula três anos de conteúdo para realizar o vestibular, sendo exigido ao final de cada ano letivo o que foi aprendido nos meses anteriores. No final do ensino médio, a instituição calcula a média do aluno e aprova ou não o candidato;

Prova agendada – Agendar o vestibular é possível, mas é preciso verificar se a instituição almejada disponibiliza esta opção com vagas remanescentes. Quando a opção é a prova agendada, o estudante marca dia e hora para realizar o teste, e é cobrado o mesmo conteúdo dos vestibulares tradicionais;

Enem – Já é possível usar a nota obtida no Enem para ingressar na universidade. Desde 2009, o exame permite que os alunos ingressem em faculdades e universidades federais. Algumas instituições usam o Enem como critério único de seleção, outras como parte da nota final e ainda há aquelas que preenchem vagas remanescentes;

Sisu – Também é possível ingressar na faculdade com a nota do Enem através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Instituições públicas oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O programa é realizado duas vezes por ano e a inscrição é gratuita, em uma única etapa, realizada pela internet.

Instituições federais e estaduais em São Paulo que usam o Enem e o Sisu como avaliaçãoUniversidade Federal de São Paulo (Unifesp) - usa Enem como 1ª fase do vestibular para alguns cursos, e o SiSU para outros;

Universidade Federal do ABC (UFABC) - todas as vagas pelo Enem/SiSU;

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - todas as vagas pelo Enem/SiSU;

Universidade Estadual Paulista (UNESP) - no Vestibular 2013, o Enem 2012 representou 20% da prova de conhecimentos gerais, caso aumentasse a nota do candidato (opcional);

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - no Vestibular 2013, o Enem 2011 ou 2012 pôde ser usado para compor 20% da nota da 1ª fase, caso beneficiasse o candidato (opcional).

09

Page 10: FreeSP l No. 77

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

saúd

e

As dúvidas acerca da maternidade chegam assim que a futura mamãe confirma a gestação. E quando o assunto é aleitamento materno o receio é ainda maior, fazendo com que as mães

complementem a alimentação dos bebês com leite artificial ao invés de oferecerem exclusivamente o leite do peito.

Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 52% dos bebês com até quatro meses são amamentados com leite materno, e a principal causa que leva as mães a desistirem da amamentação é a desinformação. Conheça os 4 principais mitos da amamentação elaborados pela médica neonatologista Renata Carolina Garcia Lamano, do

Amparo Maternal.

Os mitos da amamentação

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

Mito 1 – O leite materno é fraco

Está cientificamente comprovado que não existe leite materno fraco. A qualidade do leite materno é ideal ao bebê e a maior parte das mulheres é capaz de produzir leite suficiente e adequado para alimentar o seu filho. O mito do leite fraco é, geralmente, associado ao fato do bebê chorar muito ou querer mamar toda hora, mas deve ser desconsiderado. .

A digestão do leite materno é mais rápida que a do leite de vaca. “O leite materno é melhor porque foi comprovado que contém mais de 250 substâncias de proteção ao bebê, sendo suficiente para as crianças até o 6º mês de vida, sendo necessário complementar a alimentação após essa idade”.

Mito 2 – Não pode tomar remédio durante a amamentação

Muitas mulheres deixam de se medicar com medo de que o bebê receba a medicação através do leite, mas de acordo com Renata esse pensamento não passa de mito. “Poucos são os fármacos formalmente contraindicados, e alguns requerem cautela ao serem prescritos durante a amamentação, devido aos riscos de efeitos adversos nos lactentes e/ou na lactação”, relata.

Por este motivo, a qualquer sinal, a mãe deve procurar o seu médico.

Mito 3 – Preparar o mamilo para amamentação durante a gestação

Preparar os mamilos com o uso de buchas vegetais durante o banho, por exemplo, não são indicadas durante a gestação. “É importante se informar sobre amamentação para que facilite a experiência após o nascimento do bebê, já que a informação ajudará a vencer os obstáculos”, alerta a neonatologista.

Mito 4 – Leite insuficiente

A maior parte das mulheres é capaz de produzir leite em quantidade suficiente para saciar o seu filho. Quando existe dificuldade e o bebê não consegue sugar o peito adequadamente, a produção de leite pode diminuir devido a sucção inadequada e também por causa do nervosismo da mãe diante dessa situação. Durante a amamentação é preciso evitar o fumo, doses excessivas de cafeína e também o álcool.

10

Page 11: FreeSP l No. 77

11

Page 12: FreeSP l No. 77

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

mod

a

Por Ana Paula Almeida - [email protected] - Fotos: divulgação

E na dança das cadeiras da moda para o inverno 2013 entram as saias e saem os shorts. A peça

que perdeu espaço para o short em outras estações, volta com força em muitas modelagens que valorizam o corpo da mulher. Tem a saia mais colada, franzida, cropped, evasê, e as novidades para a estação: a fit flare e a midi.

No caso da fit flare (algo como “ajustado” ,“largo”), a peça desce justa até o quadril e abre em

godê, fazendo com que a parte inferior

fique com uma espécie de babado. Alguns

modelos feitos

em tecidos mais nobres podem compor looks elegantes que levam as mulheres a casamentos e formaturas.

Já as saias midi – com comprimento até o meio da canela - compõem looks mais casuais, mas as mulheres precisam tomar cuidado com o comprimento das peças, já que são capazes de achatar a silhueta das moças mais baixas.

Para esse tipo físico é recomendado o uso de saias mais sequinhas, com cores neutras ou escuras, já que alongam o corpo. Mas se o problema for ombros largos, o segredo é investir numa blusa colada e uma saia midi mais soltinha.

As saias para o inverno 2013

Como usar a fit flare

A consultora de moda Ludmila Batista, do site Sacada Fashion, divulgou algumas dicas de como montar vários looks com a saia Fit Flare, a queridinha do inverno 2013.

Passeio – camisas ou camisetas combinam super bem e, se esfriar, uma jaqueta jeans deixa o look perfeito, equilibrando o visual;

Trabalho – A saia Fit Flare também pode ser usada no trabalho, desde que a mulher tome cuidado com o comprimento. Aposte em casacos em couro para dar um ar casual à composição;

Balada/Barzinho – Se o assunto é noite, é hora de usar e abusar do brilho nos tecidos. Use meia-calça para finalizar a produção e não passar frio;

Casamento – Tem o casamento do seu melhor amigo e não tem roupa? Compre uma Fit Flare e invista em tecidos mais nobres, como jacquard, shantung, malhas com fio de seda ou rayon que, aliados ao modelo, dão

um ar sofisticado à produção.

Dicas para a midi

• Abuse do acessório que deixa a composição com saia midi um arraso, o cinto;• As baixinhas devem usar salto alto e saias com cintura alta, esses segredos ajudam a alongar a silhueta;• Marque bem a cintura se quiser parecer mais magra;• Não use blusas apertadas e tampouco muito largas, o meio termo é o ideal.

12

Page 13: FreeSP l No. 77

13

Page 14: FreeSP l No. 77

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

vitr

ine

Se você faz parte do grupo dos atrasadinhos e ainda não comprou o presente do Dia das Mães, não se preocupe, ainda dá tempo. Mas é preciso correr para não chegar para o almoço da mamãe com as mãos abanando.

Nesta edição que antecede o grande dia, a Free São Paulo traz mais sugestões de presentes, mas a dica para agradar em cheio é comprar alguma coisa para uso pessoal – um perfume, uma bolsa, um kit de maquiagem; utensílios para a casa não são considerados presentes e deixam as mamães frustradas.

siga-nos em:facebook/FreeSaoPauloDicas de

presentes 1-Bandeja de Laptop – Meu ComputadorImaginariumR$ 142,41www.imaginarium.com.br

2-Bolsa Bicolor GeloImaginariumR$ 170,91www.imaginarium.com.br

3-Anel RommanelSímbolo infinito com pedrasR$ 82www.rommanel.com.br

4-Brinco RommaneldouradoR$ 109,00www.rommanel.com.br

5-Coleção Especial de PinceisQVSR$ 78,90www.dafiti.com.br

6-Bota Franjas VinhoFiveBluR$ 329,90www.dafiti.com.br

7-Bomboniere+LeiteCacau ShowR$ 34,90www.cacaushow.com.br

8-Box DVD Dexter1º a 5º temporada – 20 DVD’sR$ 159,90www.submarino.com.br

9-Celular Nokia Lumia 710Touch ScreenR$ 499,00www.extra.com.br

01

02

03

05

06

07

08

09

04

14

Page 15: FreeSP l No. 77

15

Page 16: FreeSP l No. 77

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

capa

Por Gil [email protected]

Fotos: Gil Campos, AE e divulgação

Menores na mira

16

Page 17: FreeSP l No. 77

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

A cada dia, 10 adolescentes infratores são apreendidos na cidade de São Paulo, e dos 9.016 internos da Fundação Casa (antiga Febem), pelo

menos 134 menores (1,5%) cometeram crimes bárbaros, como homicídio (0,6%) e latrocínio (0,9%) - roubo seguido de morte. E foi este tipo de delito que vitimou o estudante universitário Victor Hugo Deppman, baleado na cabeça na noite do dia 9 de abril, e a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, queimada viva em seu consultório 16 dias depois.

As mortes provocaram grande comoção nacional e reabriram os debates pela redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e pelo aumento do período de internação dos infratores, que hoje é de no máximo três anos, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).Se de um lado, uma grande parcela da população

assustada com a onda de violência exige uma resposta rápida do poder público, e do outro juristas e movimentos sociais se mostram contrários à diminuição da maioridade penal, os menores estão na mira de uma discussão controversa e polêmica.

17

Page 18: FreeSP l No. 77

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

O universitário Victor Hugo Deppman, de 19 anos, estudante de rádio e TV e estagiário na emissora Rede TV!, não reagiu ao assalto e, mesmo após entregar o celular, foi baleado na cabeça em frente ao prédio onde morava no Belém, bairro de classe média na zona leste de São Paulo, na noite de 9 de abril. Dezesseis dias depois, a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, 47, foi queimada viva em seu consultório em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por volta das 12h30, pelo simples fato de ter apenas R$ 30 em sua conta bancária.Os assassinatos de Deppman e de Cinthya têm pontos em comuns: ambos foram vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte) e, nos dois casos, a polícia confirmou a participação de adolescentes, que foram apreendidos. As mortes causaram comoção nacional, reabriram os debates pela redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e pelo aumento do tempo de internação de um infrator, e mobilizaram toda uma sociedade assustada com a onda de violência que todos os dias abrem sepulturas nos cemitérios de todo o país.O próprio governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) foi pessoalmente a Brasília entregar uma proposta de mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A sugestão do político tucano aumenta o tempo de internação de menores que cometerem crimes hediondos. “Este

é um clamor da sociedade. Precisamos dar uma resposta. Estamos vendo crimes cada vez mais reincidentes, cada vez mais graves”, afirmou.

A decisão de Alckmin recebeu amplo apoio da sociedade paulista, mas também críticas. “Está evidente que se trata de uma proposta eleitoral”, acusou o presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Martim de Almeida Sampaio. “O que se quer politicamente é provocar o ódio social [contra os menores] para justificar que se faz alguma coisa aumentando a repressão”, acompanhou a advogada Tatiane Cardoso, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca Interlagos), entidade que apoia o Movimento 18 Razões para a não

redução da maioridade penal (http://www.agenciajovem.org/wp/?p=14516). Na capital paulista, a cada dia, 10 adolescentes são apreendidos. Dos 9.016

internos da Fundação Casa (antiga Febem), 1,5% praticaram crimes

contra a vida – homicídio e latrocínio. Os dados divulgados

pela própria Fundação mostram que a maioria dos menores foi apreendida por roubo (44,1%) e tráfico de

drogas (41,8%).Jovem chora a morte de Victor Hugo

O pai mostra a foto da dentista Cinthya

18

Page 19: FreeSP l No. 77

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Alckmin propõe mais rigor contra adolescentes

Após o assassinato do universitário Victor Hugo Deppman, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi pessoalmente a Brasília apresentar aos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, projeto de lei que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o deixa mais rigoroso na punição de adolescentes que cometem crimes hediondos.O projeto quer a ampliação do tempo de internação em instituições de ressocialização, de três anos para oito anos, nos casos de crimes mais graves. Também cria o Regime Especial de Atendimento, que separa os infratores que completarem 18 anos dos menores de idade dentro da instituição durante o período de internação.Serão enquadrados no Regime Especial de Atendimento os jovens que cometem crimes hediondos, como homicídio, latrocínio e estupro, e completam 18 anos durante a internação. Também podem ser transferidos ao Regime Especial aqueles que, depois de completar 18 anos, se envolvem em motins e rebeliões e causam destruição do patrimônio público.“Nós não estamos propondo mudança na Constituição. Estamos propondo mudar o ECA, que é uma boa lei, mas não responde à questão do adolescente reincidente e com infração grave”, disse o governador.A proposta ainda prevê alteração de um artigo do Código Penal para aumentar a pena de adultos que “usam” menores na prática de delitos. Se for aprovada, a nova legislação acrescentará a prática na lista de agravantes da legislação penal.

Proposta de alteraçãoTempo de internação Unidades separadas

Rebeliões e motins

Punição a maiores que cometem crimes com menores

COMO ÉO tempo de internação é de no máximo 3 anos, para qualquer infração

COMO ÉNão há exigência de que infratores de diferentes idades, compleição física e gravidade de infração cumpram medidas de internação em estabelecimentos diferentes. O interno que cometeu crime hediondo e completa 18 anos dentro da Fundação Casa permanece internado no mesmo estabelecimento até, no máximo, 21 anos.

COMO ÉO interno maior de 18 anos que participa de motim ou rebelião com destruição de patrimônio ou manutenção em cárcere privado de servidores permanece internado no mesmo estabelecimento. COMO É

O maior que comete o crime com a participação de um menor não sofre agravamento de pena de acordo com o Código Penal.

COMO FICAO tempo de internação poderá ser de até oito anos, nos casos de crime hediondo

COMO FICAO interno que cometeu crime hediondo e completa 18 anos dentro da Fundação Casa passa ao Regime Especial de Atendimento, em estabelecimento educacional especial, com maior contenção até, no máximo, 26 anos.

COMO FICAO interno maior de 18 anos que participa de motim ou rebelião com destruição de patrimônio ou manutenção em cárcere privado de servidores passa ao Regime Especial de Atendimento, em estabelecimento educacional especial, se não for submetido à prisão provisória.

COMO FICAA participação do menor conta como agravante na definição da pena do maior.

19

Page 20: FreeSP l No. 77

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca Interlagos) tem duras críticas à imprensa quando o assunto é “menor infrator”. “O adolescente que mata, a mídia ‘cobre’, mas não mostra que todos os dias menores morrem na periferia de São Paulo. E o estado que é o grande responsável por esse genocídio por meio de seus grupos de extermínio, é o

mesmo estado que agora está querendo responsabilizar uma parcela de adolescentes por essa onda de violência”, disse a advogada Tatiane Cardoso.

Membro do Comitê contra o Genocídio da Juventude Negra Periférica, Tatiane afirmou ainda que, hoje, as crianças e os adolescentes são o “bode expiatório”. Segundo opinou, eles não são os grandes responsáveis

Instituto Sou da Paz defende odebate consciente da sociedade

Centro diz que mídia só divulga casos de “adolescente que mata”

“Fazer mudanças importantes em momentos de irracionalidade não é a melhor coisa”. Esta é a opinião da diretora do Instituto Sou da Paz, Luciana Guimarães, ao analisar o clamor social que envolve a proposta de redução da maioridade penal. “Não temos diagnóstico seguro para definir se a diminuição da maioridade penal vai atender o anseio de toda a sociedade. O que temos hoje são dados frágeis. Não podemos tratar uma gripe com medicação tarja preta”, disse, fazendo um paralelo com a saúde.Para Luciana, é necessário entender a motivação que leva o adolescente ao crime. “O debate hoje está sendo pautado na passionalidade, e isso não ajuda em nada. É necessário um amplo debate pautado na racionalidade e na inteligência”.Segundo a diretora, o Instituto Sou da Paz é contra a redução da maioridade penal. “Ainda não tivemos a implantação adequada do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instrumento que foi amplamente debatido pela sociedade. Talvez ele até precise de alguns ajustes, então vamos fazer um debate consciente. Não existe uma lei milagrosa. E é bom observamos que as penas para os adultos são bem maiores e eles não deixam de cometer crimes”.

Luciana Guimarães

pela violência, mas, sim, consequências da ausência da sociedade e do poder público.

“E os meninos infratores, que são exceção, vêm de uma história de violação de direitos humanos, de exclusão e de violência familiar”, enfatizou. A discussão da redução da maioridade penal é considerada por Tatiane uma “grande mentira”. Na análise da advogada, no Brasil, a lei garante que adolescentes a partir dos 12 anos de idade já podem ser responsabilizados criminalmente, inclusive podendo ter sua liberdade cerceada.

Quanto à proposta de aumento do período de internação, que hoje é de três anos e, quando libertado, as informações da internação não constam de sua ficha criminal, Tatiane disse que não irá resolver nada. “Se isso for aprovado, só vai piorar a situação. Basta vermos os frutos que o sistema penal brasileiro vem produzindo nos últimos tempos”. Segundo ela, o índice de reincidência no sistema é de 70%.

20

Page 21: FreeSP l No. 77

21

Page 22: FreeSP l No. 77

“Calendário eleitoral foi antecipado”, diz presidente de comissão da OAB

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Martim de Almeida Sampaio criticou a proposta do governador Geraldo Alckmin. “O calendário eleitoral do próximo ano foi antecipado para 2013”, acusou. Sampaio disse que a comissão pretende se reunir com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para organizar uma força tarefa de caráter psicológico e antropológico para visitar as unidades da Fundação Casa. “Nossa intenção é conhecer melhor o adolescente infrator”.O advogado reconhece a existência do clamor social diante dos crimes praticados por menores em todo o país, principalmente em São Paulo, mas a solução, para ele, não é a redução da maioridade penal, e sim investir em educação, saúde, habitação e cultura, e reavaliar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Hoje, no processo crescente da violência, surge o debate contaminado pela emoção e por um processo eleitoral maquiado. E o poder público quer resolver o problema [da violência do menor] num passe de mágica com essa proposta do governador. Já temos o ECA que prevê todo um caminho para a recuperação do adolescente, mas esse caminho nunca foi aplicado”. Para ele, o que se pretende fazer com a diminuição da maioridade penal é atingir o efeito e não a causa. “Querem reduzir para 16, depois vai ser para 14, e no futuro chegaremos nos 5 anos de idade”, ironizou.

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

“Se o menor cometeu um crime, independente da idade, precisa responder pelo crime que cometeu. Precisamos mudar alguns pontos da legislação, como a maioridade penal, e, principalmente , cumprir as leis que já existem”Empresário Luiz Carlos Modugno, presidente do movimento Por um Belém Melhor

Para promotor, menores sãomais perversos que os adultos

O promotor criminal e professor de direito Marcelo Luiz Barone disse, em entrevista ao Globo News, ser favorável à redução da maioridade penal já que, segundo ele, os menores não têm nenhum tipo de intimidação diante da atual legislação e “a pena deve ter função intimidatória”. Para o representante do Ministério Público, “os menores quando cometem crimes são mais violentos que os adultos”.

“Não são adolescentes inocentes e coitados. Alguns desses são de classe média e alta, e nós temos que dar satisfação à sociedade. Quando uma discussão desse tipo surge é porque a

população não aguenta mais”.Barone defende a realização

de um plebiscito para decidir sobre a redução. Afirmou que é necessário investir na educação, mas que medidas para conter a violência precisam ser tomadas, pois “esses adolescentes são mais perversos que os maiores por conta da impunidade”.

Ele discorda do argumento de que não se pode alterar a legislação por se tratar de uma cláusula pétrea (que está na Constituição). “A gente pode mexer na Constituição. O Congresso precisa discutir. As pessoas estão apavoradas, não podem sair de casa. É muito fácil falar que é uma cláusula pétrea”, afirmou.

Martim Sampaio22

Page 23: FreeSP l No. 77

23

carro que sertem

Seminovo sem stress e na Seminovos Localiza.

solu

tion

Viabilizamos troca | www.seminovoslocaliza.com.br | ABERTO TODOS OS DOMINGOS.

QUILOMETRAGEM

GARANTIDA

SANTO ANDRÉ:

4478 4850SãO BeRNARDO DO CAmpO:

4335 3466RICARDO JAFFeT:

5058 9700peNHA:

2227 9970mORUmBI:

3740 6600OSASCO:

3681 9090VILA pRUDeNTe:

2121 9800JOãO DIAS:

5523 6939NAçõeS UNIDAS:

5524 8873VILA GUILHeRme:

3546 1650

VILALeOpOLDINA:

3646 2550LApA:

3611 2701AUTOSHOppING CIDADe:

3717 8080ITAIm pAULISTA:

2571 8830eNG. CAeTANO ÁLVAReS:

2255 2343

Logan Expression 1.0 11/12. Sandero Expression 1.6 11/12. *Uno Vivace 1.0 4P 11/12, à vista, a partir de R$25.900 ou entrada de R$12.950 + 36x de R$499. Valor total do carro financiado R$30.914. Condições válidas para financiamentos na modalidade CDC pelo banco BV, com taxas de 1,40% a.m. e 18,16% a.a. Entrada/financiamento sujeitos à aprovação de crédito pela financeira/adm. do cartão de crédito. Fotos ilustrativas. Ofertas válidas até 9/5/13 ou enquanto durarem nossos estoques.

Respeite a sinalização de trânsito.

• Ar-condicionado • Direção hidráulica • Vidros elétricos• Travas elétricas • Pintura metálica

Os carrOs cOmpletOs vêm cOm:

UNO VIVACE 4P 2012 COMPLETO

à VIsTA, A PArTIr dE r$

25.900,

OU ENTrAdA+ 36X dE r$

499, *LOGAN EXPrEssION 2012 COMPLETO

à VIsTA, A PArTIr dE r$

26.490,

sANdErO EXPrEssION 1.6 2012 COMPLETO

à VIsTA, A PArTIr dE r$

29.490,

Page 24: FreeSP l No. 77

Por: Ana Paula [email protected]: divulgação

Os cinéfilos e amantes da música não podem perder o 5º Festival Internacional do Documentário Musical que acontece em São Paulo até dia

12 deste mês no Museu da Imagem e do Som, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Matilha Cultural e Cine Olido, com entrada franca no MIS e Matilha Cultural. Nos outros locais as entradas variam entre R$ 0,50 e R$ 8.

Até o final da mostra, o festival apresenta uma seleção de 58 filmes de diversos países, como Cuba, Irlanda, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Países Baixos, Islândia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Canadá, Rússia, Coréia do Sul, Suíça, Suécia, África do Sul, República Tcheca, Angola, Zimbabwe, Moçambique e claro, do Brasil. Nessa edição, o festival presta uma homenagem ao inglês Dick Fontaine, diretor do departamento de Documentário na National Film and Television School.

5º Festival Internacional do Documentário Musical promove o encontro de duas artes

laze

rsiga-nos em:

facebook/FreeSaoPaulo

24

Page 25: FreeSP l No. 77

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Além dos filmes internacionais, o In Edit Brasil também dá grande visibilidade aos filmes nacionais no 5º Festival Internacional do Documentário Musical com o Panorama Brasileiro, inclusive algumas sessões serão acompanhadas de shows e encontros com músicos e diretores para complementar o conteúdo dos documentários musicais.

Entre os filmes nacionais estão “Jards”, de Eryk Rocha, e que fala sobre a vida de Jards Macalé em seu momento mais íntimo e visceral; “Música Serve Para

Isso: Uma História das Mulheres Negras”, de Bel Bechara e Sandro Serpa, “A Batalha do Passinho” de Emilio Domingos, e outros sete títulos que confirmam o bom momento do documentário musical brasileiro: “Vai-Vai: 80 anos nas ruas”, de Fernando Capuano; “Renato Borghetti Quarteto – Europa” de Rene Goya Filho; “O Liberdade”, de Rafael Andreazza e Cíntia Lainge; “Pernamcubano”, de Nilton Pereira; “Viva Viva” de Carolina Pfister e “Guerrilha Gerador”, de Danilo Sevalli.

Criações nacionais também terão destaque no festival

laze

r

Programação paralelaAlém dos documentários, algumas sessões

promovem o debate entre os telespectadores e músicos/diretores logo após a exibição.

Segue abaixo a programação paralela deste final de semana.

Museu Imagem e do SomSábado, dia 11/ 17h30 – Ensaio sobre o silêncio + Show com Renato Braz, Nailor Proveta e Edson J. Alves – Entrada grátis.

Matilha CulturalSábado, dia 11/21h – Show – exposição Get Shot - Entrada grátis.

Cine OlidoSábado, 11 de maio/19h30 – Show – Gangrena Gasosa – Entrada R$ 1

ServiçoIn-Edit Brasil 2013Até o dia 12SalasMuseu da Imagem e do Som – Entrada grátis;CineSesc – R$ 8, R$ 4 e R$ 2;Cinemateca Brasileira – R$ 8 e R$ 4;Matilha Cultural –

Entrada grátis;Cine Olido – R$ 1 e R$ 0,50.

Os eventos da programação paralela – palestras e shows – têm acesso gratuito.Para consultar a programação completa acesse www.in-edit.brasil.com

25

Page 26: FreeSP l No. 77

prog

ram

e-se

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Exposição de fotosOs fotógrafos de plantão não podem deixar de conferir a exposição “Razr 24 horas: Motorola e Bob Wolfenson”, do fotógrafo Bob Wolfenson, que fica em cartaz até o próximo dia 16 no Shopping JK Iguatemi. A entrada é gratuita. A mostra é responsável por exibir 24 momentos de um dia normal da rotina de Wolfenson, como modelos durante sessões de fotos, o retrato da cidade de São Paulo e o registro de sua própria casa. Junto com as fotos do consagrado fotógrafo estarão outras 24 fotos vencedoras de um concurso cultural realizado por uma página do Facebook. Serviço: Exposição fotográfica Razr 24 horas: Motorola e Bob Wolfenson – avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi. Informações pelo telefone 3152-6800. Entrada grátis.

Até 7 de junho, o Sesc Consolação apresenta a peça teatral “Espasmo”, de Gabriela Mellão e encenada por Marcos Damaceno. As sessões acontecem às quintas e sextas, sempre às 20h, e os ingressos são vendidos por R$ 10. O espetáculo é um monólogo polifônico que apresenta vozes diversas de existências em situações limites, ainda que muitas vezes cotidianas. Cabe ao espectador interpretar se as falas pertencem a muitos personagens ou a apenas um. Serviço: Sesc Consolação – Espasmo – rua Doutor Vila Nova, 245 – Vila Buarque. Ingressos vendidos a R$ 10, informações pelo telefone 3234-3000.

Espasmo

Wilson SimoninhaQuer curtir um bom show com um preço acessível? Wilson Simoninha se apresenta no auditório do Ibirapuera, nos dias 10 e 11 deste mês, a partir das 21h, com ingressos vendidos por R$ 20. O show traz o repertório de seu disco mais recente, intitulado “Alta Fidelidade”, mas também presenteará os fãs com os hits de maior sucesso de sua carreira. Serviço: Wilson Simoninha no auditório do Ibirapuera, avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 2.

Informações pelo telefone 3629-1075.

26

Page 27: FreeSP l No. 77

27

Page 28: FreeSP l No. 77

na

tela

O filme conta a história de uma jovem brasileira que, em uma jornada de autoconhecimento, decide sair de casa e encarar a vida solitária.

A história dos primeiros anos de artista de Renato Russo, até o momento da formação da banda Legião Urbana.

A continuação da jornada traz o agente Hobbs (Dwayne Johnson, “O Acordo”) oferecendo a Dom (Vin Diesel, “Operação Babá”) e Brian (Paul Walker, de “Ladrões”) uma chance de perdão se eles ajudarem a prender uma gangue que tem atuado na Europa, liderada por Owen Shaw (Luke Evans, “O Corvo”),

Angie

Somos Tão Jovens

Velozes & Furiosos 6

EM CARTAZ O QUE VEM POR AÍ

Após escapar do ritual realizado por um culto, que desejava que ela desse a luz a um filho demoníaco, a jovem Nell (Ashley Bell, de “O Último Exorcismo”) é encontrada suja e completamente aterrorizada na floresta. Apesar de ser examinada por uma equipe médica, ela não se lembra bem do que lhe aconteceu. Ela decide se mudar para uma pequena cidade, onde tenta recomeçar a vida. Entretanto, não demora muito para que o demônio volte a atormentá-la, desta vez com novos planos.

Sandy Patterson (Jason Bateman, de “Quero Matar Meu Chefe”) levava uma vida tranquila até receber a ligação de um spa na Flórida pedindo para que confirme seu nome e endereço. Logo ele descobre que seu cartão de crédito foi parar nas mãos de uma picareta profissional, Diana (Melissa McCarthy, de “Plano B”), que tem gasto tudo o que pode na conta dele. Desesperado, Sandy deixa a esposa e os filhos e parte atrás de Diana, disposto a levá-la à Justiça do Colorado. O problema é que ele não é o único que está atrás dela.

O Último Exorcismo: Parte 2

Um

a La

dra

Sem

Lim

ites

Por Raissa [email protected]: divulgação

Amor ProfundoHester Collyer (Rachel Weisz, de “O Legado Bourne”) é a

esposa de um juiz do Estado muito importante e influente, Sir William Collyer (Simon Russell Beale, de “O Encontro”). Seu casamento tem afeto, mas é morno. Ela então se envolve com um piloto aéreo (Tom Hiddleston, “Os Vingadores”) perturbado por suas experiências durante a guerra, em uma relação bem mais excitante. Quando os dois são descobertos, Hester tenta cometer suicídio. Mas quando seus planos falham, ela começa a questionar se todas as suas escolhas foram corretas.

28

Page 29: FreeSP l No. 77

29

hor

ósco

po

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

O anseio por segurança material deve ser

convertido em ações específicas, oportunas e práticas. Atenção, pois o comodismo pode fazê-lo deixar a oportunidade passar.

A Lua Nova indica o come-ço de um novo ciclo anual. Nascem novas motivações.

Você renova aspectos de sua identidade. Procure tornar mais atual a sua maneira de ser.

Um forte estímulo atua sobre sua vida intelectual e filosófica. O momento

inclina-o a considerações filosóficas e religiosas. O sentido de sua existência precisa de orientação.

Você entra em período final de ciclo pessoal. Veja o que resta

como pendência por resolver, ou o que será semente do novo ciclo Uma fase de recolhimento e reflexão.

Os acordos, as parti-cipações societárias

e os recursos indiretos ganham importância. É também começo de um período de crises e transfor-mações que lhe pressionam a mudar.

É o mo-mento de não se apegar a antigos modelos de

vida e se abrir a novos sonhos. Uma importante reorientação existencial está acontecendo a partir desta Lua Nova.

Você precisa estar de bem com o mundo para que sua vida cresça e se

desenvolva. De nada serve tentar tudo sozinho. Reveja o que é fundamental em suas parcerias e uniões.

ÁRIES

LEÃO

SAGITÁRIO

TOURO

VIRGEM

CAPRICÓRNIO

GÊMEOS

LIBRA

AQUÁRIO

CÂNCER

ESCORPIÃO

PEIXES

O dia abre as portas para novas e excelentes oportuni-

dades de expansão para a profissão.. É tempo de pensar qual rumo novo, e mais bem definido, seguir na carreira.

A Lua Nova indica o início de um período mais criativo

e empreendedor. É tempo de dar expressão a motivações e sentimentos. Por hoje, tudo isso pode estar um tanto revolto.

Você começa a morar em circunstâncias ou condições novas. Mas

isto entra aos poucos em acionamento, desde que não resista em aceitar as novidades que se apresentam.

A Lua Nova estimula a atividade intelectual e

mental, ao organizar melhor o lado prático da vida. A rotina deve se estabilizar dentro de novos padrões, saudáveis e satisfatórios.

A Lua Nova apresenta uma nova fase no trabalho.

Exigências e oportunidades se mesclam para criar novas possibilidades de desenvolvimento. Prepare-se para trabalhar.

Page 30: FreeSP l No. 77

clas

sific

ados

Anuncie ClassificadosFree SP

2823-0800

Page 31: FreeSP l No. 77

31

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

anuncio nissan REVISTA FREE 19,9X26,6 maio_FINAL.pdf 1 5/7/13 5:13 PM

Page 32: FreeSP l No. 77

32