Fórum une estratégias do mercado no Brasil · a apresentação do perfil do consumidor do esporte...

5
O 1° Fórum Máquina do Esporte, , que será realizado no dia 28 de no- vembro, no Allianz Parque, unirá bases fundamentais para a compreen- são do mercado esportivo brasileiro, além de apresentar as ferramentas das melhores práticas corporativas para triunfar em um segmento que ainda dá os primeiros passos rumo à excelência profissional de países desenvolvidos. Mais do que exposição de ideias e diálogo com os principais executivos do mer- cado nacional, o foco do evento estará no aprofundamento de questões primor- diais para quem atua no esporte, seja em grandes empresas e agências ou em entidades que regem o esporte, como confederações e clubes. O encontro terá, por meio de um estudo inédito produzido pelo Grupo Globo, BOLETIM ESPECIAL POR REDAÇÃO Fórum une estratégias do mercado no Brasil 1 EDIÇÃO 1 - SEGUNDA-FEIRA, 19 / NOVEMBRO / 2018

Transcript of Fórum une estratégias do mercado no Brasil · a apresentação do perfil do consumidor do esporte...

Page 1: Fórum une estratégias do mercado no Brasil · a apresentação do perfil do consumidor do esporte no Brasil. Entender quem é o fã e o modo como ele consome são um dos principais

O 1° Fórum Máquina do Esporte, , que será realizado no dia 28 de no-vembro, no Allianz Parque, unirá bases fundamentais para a compreen-são do mercado esportivo brasileiro, além de apresentar as ferramentas

das melhores práticas corporativas para triunfar em um segmento que ainda dá os primeiros passos rumo à excelência profissional de países desenvolvidos.

Mais do que exposição de ideias e diálogo com os principais executivos do mer-cado nacional, o foco do evento estará no aprofundamento de questões primor-diais para quem atua no esporte, seja em grandes empresas e agências ou em entidades que regem o esporte, como confederações e clubes.

O encontro terá, por meio de um estudo inédito produzido pelo Grupo Globo,

B O L E T I M E S P E C I A L

POR REDAÇÃO

Fórum une estratégias do mercado no Brasil

1

EDIÇÃO 1 - SEGUNDA-FEIRA, 19 / NOVEMBRO / 2018

Page 2: Fórum une estratégias do mercado no Brasil · a apresentação do perfil do consumidor do esporte no Brasil. Entender quem é o fã e o modo como ele consome são um dos principais

a apresentação do perfil do consumidor do esporte no Brasil. Entender quem é o fã e o modo como ele consome são um dos principais pontos fracos do mercado nacional, com enorme carência de pesquisas realizadas no país.

Com a consultoria internacional da Kroll, o fórum também abrangerá o complian-ce no esporte, com os caminhos para as melhores práticas de gestão dentro das entidades esportivas e também das empresas que estão diretamente envolvidas com o segmento. Já o Comitê Paralímpico Brasileiro mostrará como o esporte é capaz de mudar a relação das pessoas e a oportunidade que isso traz às marcas.

Nissan e Caixa, por outro lado, mostram a ponta final de todo esse processo, com os dois mais relevantes cases do esporte nacional. São duas companhias que conseguiram mudar a percepção de marca de seus consumidores graças às mais diversas e intensas participações no marketing esportivo, com patrocínios e ativa-ções que passaram dos Jogos Olímpicos do Rio até os principais times de futebol.

As três questões-chaves se encontrarão com a contextualização econômicas e políticas de um país que tem sofrido profundas mudanças nos últimos anos e que terá um governo totalmente reformulado a partir de 2019. Durante o 1º Fórum Máquina do Esporte, executivos e dirigentes irão inserir essas ponderações nas discussões que envolverão o evento e que são fundamentais para quem atua com esporte, marketing, publicidade e comunicação de forma geral.

O 1º Fórum Máquina do Esporte será no dia 28 de novembro, no Allianz Parque, em São Paulo. Existem apenas 30 ingressos disponíveis, que podem ser adquiridos a um preço exclusivo para assinantes do Boletim Máquina do Esporte neste link.

G L O B O M O S T R A E S T U D O I N É D I T O D O C O N S U M I D O R

F Ó R U M T E R Á A L L I A N Z PA R Q U E E X P E R I E N C E

Qual o perfil do consumidor do es-porte? A pergunta que sempre norteia empresas, agências e entidades ganha nova perspectiva no 1° Fórum Máqui-na do Esporte com a palestra que será apresentada pelo Grupo Globo.

Por meio da plataforma de pesquisas e estudos Gente, a empresa mostrará um estudo inédito sobre os hábitos de consumo dos fãs de esporte.

O levantamento mostra não só a re-lação dos torcedores com a mídia, mas também o que deseja o consumidor de esporte atualmente. Quais esportes são praticados, de que forma o fã se rela-ciona com as marcas e o impacto das novas mídias em seus hábitos.

Uma visita guiada ao Allianz Parque, principal arena multiuso do Brasil, será um dos pontos de descontração da plateia durante o 1° Fórum Máquina do Esporte.

No encerramento do evento, os presentes poderão dar uma volta pelas dependências do estádio, que apenas na semana do evento receberá outros três shows de música e, ainda, abriga as partidas decisivas do Palmeiras na dis-puta do título brasileiro. Os vestiários do estádio, cama-rotes e outras áreas serão visitadas pelo público presente.

Page 3: Fórum une estratégias do mercado no Brasil · a apresentação do perfil do consumidor do esporte no Brasil. Entender quem é o fã e o modo como ele consome são um dos principais

O P I N I Ã O

Debate serve para arejar nossas ideias

Além de uma oportunidade de gerar novos negócios, a decisão de realizar o 1° Fórum Máquina do Esporte foi tomada por nós como parte de uma das premissas de quando criamos a Máquina, lá em 2005. Nossa

ideia é sempre tentar dar à indústria do esporte subsídios para melhorar o produto que é ofertado a quem faz parte dessa indústria: fã, atleta, dirigente, mídia e patrocinador.

Por isso mesmo, o princípio do fórum é trazer diversos segmentos diferentes da indústria e auxiliar, assim, na tomada de decisões de nossos executivos. Sejam eles da ponta do patrocinador, do patrocinado, da mídia ou das agências intermediadoras.

É por isso que, há 13 anos, temos atuado em diversos cursos e eventos na área, quase sempre auxiliando na curadoria ou apresentação de conteúdo. Já vivenciamos de tudo um pouco. A época em que falar de patrocínio no esporte era coisa de alguns

poucos aventureiros, depois aquela em que tudo seria grandioso como uma Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos e, desde então, o que fazer com o legado deles.

Mas com trabalhar com quem já está na indústria? Essa pergunta foi o que mais nos deu a certeza de que era hora de se criar um fórum que tratasse de todo tipo de esporte, de investimento e de iniciativa que têm sido tomados no mercado brasi-leiro. Trazer realidades distintas, como a de um patrocinador como a Caixa e de uma

entidade como o Comitê Paralímpico, nos ajuda bastante a traçar novos caminhos.O Fórum, no final das contas, é um excelente motivo para unirmos um pouco

mais a nossa indústria. Trazermos para perto empresas e entidades, agências e agen-ciados. Poder ter um ponto de encontro para ver novas histórias e pensar em novos projetos. Tentar esmiuçar um pouco mais o delicado universo do consumidor.

Queremos usar o evento para arejar a cabeça de nossos executivos. Ver soluções de negócios diferentes, algumas melhores práticas de gestão e encontrar caminhos para o futuro são bandeiras que precisam ser levantadas e defendidas por quem vive do esporte. Nossa missão continua ser a de prover o melhor conteúdo a nosso cliente.

E não existe nada melhor do que aprendermos com quem coloca em prática algumas ótimas soluções dentro de nosso mercado. O Fórum Máquina do Esporte nos coloca mais responsabilidade dentro da tarefa de sermos provedores de conteúdo para uma indústria ainda em formação como a nossa. Mas nos mantém firmes no propósito de trazermos, sempre, o universo do marketing esportivo a seu alcance.

Fórum é o ponto de encontro para as

melhores práticas do mercado e uma

forma de arejar a cabeça dos executivos

POR ERICH BETING

diretor executivo da Máquina do Esporte

Page 4: Fórum une estratégias do mercado no Brasil · a apresentação do perfil do consumidor do esporte no Brasil. Entender quem é o fã e o modo como ele consome são um dos principais

Bate-papo mostra nova perspectiva

para o esporte

Patrocinar o esporte sem ativar a marca pode muitas vezes ser con-siderado desperdício de dinheiro.

No 1° Fórum Máquina do Es-porte, Caixa e Nissan vão mostrar como os patrocínios esportivos são usados para alavancar os negócios.

A Caixa é, hoje, uma das maio-res patrocinadoras do esporte no Brasil. O banco investe no futebol, no Comitê Paralímpico Brasileiro, no Novo Basquete Brasil, nas con-federação de Ginástica e Atletismo e em várias provas de corrida de rua.

Já a Nissan apoia atletas olímpi-cos e paralímpicos e eventos mun-diais como a Liga dos Campeões da Uefa e, neste ano, a Fórmula E, competições de carros elétricos.

AT I VA Ç Ã O D E PAT R O C Í N I O S E R Á A B O R D A D A E M PA L E S T R A S

O esporte é uma plataforma que auxilia as marcas a transmitirem diver-

sos valores para o seu consumidor. Mas qual o potencial que modalidades

paralímpicas apresentam às marcas?A resposta a essa pergunta será dada com a palestra de Diogo

Mourão, diretor de marketing do Comitê Paralímpico Brasileiro. O

executivo vai mostrar como os valores dos atletas paralímpicos podem aux-iliar em temas como inclusão social, respeito ao cidadão e gerar negócios.

PALESTRA REVELARÁ A

FORÇA DOS ESPORTES

PARALÍMPICOS

POR REDAÇÃO

De que forma as relações com a mídia, as marcas e os tor-cedores podem impactar no negócio do esporte? Qual é o papel do gestor em meio a essa realidade no Brasil?

O encerramento do 1° Fórum Máquina do Esporte trará o debate "Evolução do Esporte como Entretenimento". Co-mandado por Erich Beting, CEO da Máquina do Esporte e profissional da indústria esportiva há 18 anos, o painel tem como convidados Pedro Daniel, senior manager da consul-toria EY, e também a Liga Nacional de Basquete, gestora da principal liga esportiva do país, o Novo Basquete Brasil.

Nas últimas semanas, a discussão ganhou mais força com a decisão da Globo de reduzir o investimento nos Estaduais e focar esforços na melhoria do Campeonato Brasileiro da Série A, competição em que ela investe quase R$ 2 bilhões.

O painel abordará como é preciso melhorar o produto do esporte para alavancar o negócio tanto para as entidades esportivas quanto para os investidores. Temas como Fair Play Financeiro, Governança e Gestão de patrocínios serão abordados. Assim como casos de algumas entidades, como o NBB, que neste ano anunciou a criação de uma plataforma multimídia de transmissão da temporada, serão tratados.

"A ideia do bate-papo de encerramento é trazer para o pú-blico algumas tendências do mercado de patrocínio e gestão esportiva, mostrando como é importante trabalhar para dar ao torcedor uma experiência que o leve a ampliar o interesse em consumir e, assim, melhorar o produto", diz Beting.

Page 5: Fórum une estratégias do mercado no Brasil · a apresentação do perfil do consumidor do esporte no Brasil. Entender quem é o fã e o modo como ele consome são um dos principais

POR ERICH BETING

Os escândalos de corrupção que abalaram as estruturas da Fifa e do fu-tebol na América do Sul em 2015 fizeram aumentar o debate sobre me-lhores práticas na gestão de patrocínios em todo o universo do esporte.

No Brasil, a discussão sobre compliance tornou-se ainda mais forte desde 2016, quando foi lançado o "Pacto Pelo Esporte", uma união de diversas empresas líde-res de mercado em torno da cobrança por adoção de melhores práticas de gestão nas entidades esportivas do país. Até 2020, uma série de regras será criada para que as entidades estejam aptas a receber patrocínio das empresas do Pacto.

Uma das maiores especialistas no assunto mundialmente, a Kroll, empresa líder global em soluções de risco, apresentará o painel que debate o Compliance no Es-porte. Ian Cook, diretor senior, da Kroll, comandará o bate-papo que ainda terá um representante do Pacto Pelo Esporte e outro da Confederação Brasileira de Rugby.

A ideia é mostrar como o esporte precisa adotar melhores práticas para não co-locar em risco seu patrocinador e, também, o próprio negócio da entidade. Cook mostrará como o tema tem sido abordado com mais frequência em todo o mundo e, também, de que forma o mercado precisa se posicionar em relação a ele.

O debate ainda trará os cases da CBRu, que foi uma das primeiras entidades esportivas do Brasil a adotar regras rígidas de gestão, e o trabalho da Pacto Pelo Esporte no intuito de educar patrocinadores e patrocinados dentro desse tema.

Durante 1h30min, os debatedores vão mostrar quais os melhores caminhos que os gestores e executivos de empresas podem adotar para fazer o melhor negócio.

Compliance será vital a entidades e marcas

5

POR REDAÇÃO