Funções das Organelas

2
Organelas Citoplasmaticas Funções: 1 - Retículo Endoplasmático Liso Tem a função de desintoxicar o organismo; Realiza a síntese de diversos lipídios, como o colesterol, hormônios esteróides e fosfolipídios. 2 - Retículo Endoplasmático Rugoso Realiza a síntese de cadeias polipeptídicas e proteínas. Aumenta a superfície interna da célula produzindo um gradiente de concentração diferenciado. 3 - Complexo de Golgi Armazena as proteínas no interior de suas vesículas; Organiza o acrossomo nos espermatozóides, a partir do seu acoplamento com o núcleo do espermatozóide; Sintetiza glicoproteínas. 4 – Lisossomos São enzimas que digerem tanto substâncias capturadas do meio através de fagocitose e pinocitose - formando os vacúolos digestivos, como partes envelhecidas da própria célula, que devem ser recicladas. 5 – Cloroplastos Armazena pigmentos e outros produtos celulares; Responsável pelo processo capaz de sintetizar seu próprio alimento.

Transcript of Funções das Organelas

Page 1: Funções das Organelas

Organelas Citoplasmaticas

Funções:

1 - Retículo Endoplasmático Liso

Tem a função de desintoxicar o organismo; Realiza a síntese de diversos lipídios, como o colesterol, hormônios esteróides e fosfolipídios.

2 - Retículo Endoplasmático Rugoso

Realiza a síntese de cadeias polipeptídicas e proteínas. Aumenta a superfície interna da célula produzindo um gradiente de concentração diferenciado.

3 - Complexo de Golgi

Armazena as proteínas no interior de suas vesículas; Organiza o acrossomo nos espermatozóides, a partir do seu acoplamento com o núcleo do espermatozóide; Sintetiza glicoproteínas.

4 – Lisossomos

São enzimas que digerem tanto substâncias capturadas do meio através de fagocitose e pinocitose - formando os vacúolos digestivos, como partes envelhecidas da própria célula, que devem ser recicladas.

5 – Cloroplastos

Armazena pigmentos e outros produtos celulares; Responsável pelo processo capaz de sintetizar seu próprio alimento.

Page 2: Funções das Organelas

6 – Mitocôndrias

Realiza a maior parte das oxidações celulares e produz a massa de ATP (energia celular) das células animais. O piruvato e os ácidos graxos são convertidos em acetil-CoA que são oxidados em CO2, através do ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico).

7 – Ribossomos

 É através dele que os aminoácidos se conciliam para produzir as proteínas, desenvolvendo a sistematização com a junção entre os aminoácidos.

 8 – Peroxissomos

Realiza a decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2, mais conhecido como água oxigenada) em água comum e gás oxigênio; Exporta acetil-CoA para o citossol; participa da síntese de ácidos biliares e de colesterol.