FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura...

23
FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS

Transcript of FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura...

Page 1: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS

Page 2: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

Aspergillus sp.

Aflatoxinas são as mais estudadas.

Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade em substratos ricos em carboidratos, gorduras e proteínas. Freqüentemente encontradas no amendoim, semente de algodão, castanhas e grãos de outros cereais como milho.

Podem ter atividade tóxica aguda em patos, coelhos, cachorros, cobaias. Pequenas quantidades são necessárias para causar danos no fígado e hemorragias no trato gastrintestinal, também têm propriedades hepatocarcinogênicas.

Page 3: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

A. flavus A. flavus

Page 4: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

A. fumigatus

Page 5: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 6: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 7: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

Pneumonia

Page 8: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

...diferentes hospedeiros...

Page 9: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

Penicillium spp.

Fungo produtor de muitas toxinas:

- rubratoxina: doenças hemorrágicas em animais (aves, suínos, gado

bovino. Produção de pigmentos vermelhos. Milho.

- patulina: estável em condições ácidas, encontrada em sucos de frutas, principalmente maçãs.

- citinina (afeta rins) e citreoviridina (convulsões, paralisia dos membros traseiros, vômitos, problemas respiratórios e cardiovasculares) , encontradas em alguns alimentos fermentados consumidos pelos orientais (arroz amarelo).

Page 10: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 11: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 12: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 13: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

Fusarium spp.

Tricotecenos, fumonisinas, zearaleona. Produzidas principalmente no trigo, cevada, aveia centeio e milho. Produçào dependente das condições climáticas, ocorrendo principalmente na colheita feita nos meses de inverno.

Vários casos após a segunda guerra Mundial, provocando a morte de centenas de pessoas devido ao consumo de produtos assados preparados com milho armazenado por longo tempo a baixa temperatura.

Aleucina tóxica: doença grave, causa a destruição da medula óssea.

Page 14: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

Poucas horas após a ingestão do cereal contaminado: queimação na boca, faringe, esôfago e estômago; vômitos e diarréia. Na fase seguinte; leucemia, anemia e redução de plaquetas. Necrose da pele e dos músculos, em seguida os pulmões são afetados, morte (80%).

Tricocertenos não são destruídos pelo aquecimento a100ºC, podem permanecer ativos no grão por até seis anos.

Zearalelona, problema em rações à base de milho, com risco à criação de animais. Produção favorecida por temperaturas alternadas (dias quentes, noites frias) e pelo excesso de umidade durante o armazenamento de grãos.

Page 15: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 16: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 17: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 18: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 19: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

Claviceps spp.

Micotoxicose ergotismo. Surtos comuns na história da humanidade e durante séculos sua ocorrência esteve associada ao consumo de cereais embolorados. Hoje são raros.

Duas firmas de ergotismo:

E. Gangrenoso: sensação de queimação nos pés e nas mãos (fogo-de santo-antônio, era encarada como castigo divino). Diminuição gradativa do fluxo sangüíneo para os pés e mãos resultando em gangrena. Em casos graves, é necessária a amputação

E. Convulsivo:devido à ação neurotóxica.

Page 20: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.

A forma convulsiva inicia-se com alucinações e, em casos graves, pode levar à morte.

Princípio ativo ergot; polipeptídeos derivados do ácido lisérgico (LSD).

Ergotismo associado ao consumo de alguns cereais (centeio, aveia, cevada e trigo). Na planta, o fungo produz uma estrutura de aspecto granuloso, de coloração avermelhada que contém o material tóxico.

Page 21: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 22: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.
Page 23: FUNGOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS. Aspergillus sp. Aflatoxinas são as mais estudadas. Temperatura favorável de 23 a 26ºC. Produzidas em maior quantidade.