G 20 e o mundo multipolar

22
Profª: Oberlania Alves Blog: geograficlania.blogspot.com G-20 E ORDEM MULTIPOLAR

Transcript of G 20 e o mundo multipolar

Page 1: G 20 e o mundo multipolar

Profª: Oberlania AlvesBlog: geograficlania.blogspot.com

G-20 E ORDEM MULTIPOLAR

Page 2: G 20 e o mundo multipolar

Alguma coisaEstá fora da ordemFora da nova ordemMundial...

Olhe bem...

Folha de S. Paulo. 6 jun. 1999. p. A-2.

Page 3: G 20 e o mundo multipolar
Page 4: G 20 e o mundo multipolar

Com as sucessivas crises que

atingiram as economias emergentes no final da década de 1990, tornou-se necessário a criação de um novo fórum para discutir formas de regulação do sistema financeiro internacional. Em 1999 o Grupo dos 20 foi criado.

Page 5: G 20 e o mundo multipolar

Favorecimento de negociações econômicas internacionais;

Debates sobre políticas globais para promover o desenvolvimento econômico mundial de forma sustentável;

Discussão de regras comuns para a flexibilização do mercado de trabalho;

Criação de formas para liberação do comércio mundial.

Page 6: G 20 e o mundo multipolar

África do Sul Alemanha Arábia Saudita Argentina Austrália Brasil Canadá China Coreia do Sul Estados Unidos França Índia Indonésia Itália Japão México Reino Unido Rússia Turquia Países membros da União Européia

Page 7: G 20 e o mundo multipolar
Page 8: G 20 e o mundo multipolar

A presidência do grupo é rotativa e muda de mãos uma vez a cada ano.

Em 2008, o Brasil esteve á frente das discussões, e agora a liderança é ocupada pela França, com Nicolas Sarkozy, que ocupa a presidência até Dezembro deste ano.

Page 9: G 20 e o mundo multipolar

Os países que compõem o grupo respondem juntos por 90% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. A União Europeia corresponde a 80% do comércio internacional. Além disso, dois terços da população global estão distribuídos entre os países que formam o G20. Os emergentes do G20 correspondem a 75% do crescimento mundial.

Page 10: G 20 e o mundo multipolar

As decisões do G20 são tomadas em forma de consenso – as partes negociam até que um meio-termo seja atingindo. Portanto, não existe votações ou partes que sejam vencidas pela maioria. Em teoria, o objetivo do sistema é que cada membro tenha uma influência igualitária na tomada de decisões.

Page 11: G 20 e o mundo multipolar

Existe o G20 comercial, que é formado por países emergentes. Seu foco são as relações comerciais entre países ricos e emergentes. O G20 comercial nasceu em 2003, numa reunião ministerial da OMC realizada em Cancún, no México. Liderado pelo Brasil, o grupo procura defender os interesses agrícolas dos países em desenvolvimento diante das nações ricas, que fazem uso de subsídios para sustentar a sua produção.

Page 12: G 20 e o mundo multipolar
Page 13: G 20 e o mundo multipolar

Com o fim da ordem bipolar (EUA x União Soviética), marcada pela derrota do socialismo, alguns resquícios desse período ainda se mantem. Ex: Bloqueio econômico a Cuba e a divisão da Península da Coreia. Pág: 80.

Page 14: G 20 e o mundo multipolar

Nos anos de 1990 muitos especialistas em relações internacionais argumentavam que o mundo bipolar da Guerra Fria tinha sido substituído por um mundo unipolar, onde reinava apenas uma superpotência com poder geopolítico-militar incomparável e superioridade no campo econômico e tecnológico.

Page 15: G 20 e o mundo multipolar

O MUNDO O MUNDO COMO ERA COMO ERA ANTES...ANTES...

O MUNDO O MUNDO FICOU ASSIM...FICOU ASSIM...

O MUNDO ERA BIPOLAR

EUA X URSS

Page 16: G 20 e o mundo multipolar

DIVISÃO SUL X NORTEDIVISÃO SUL X NORTE

Page 17: G 20 e o mundo multipolar

A tese da unipolaridade se fortaleceu com a reafirmação do poder militar norte-americano após a eleição de George W. Bush em janeiro de 2001.

O ataque de 11 de setembro levou os EUA à guerra contra o Afeganistão com o objetivo de capturar Osama bin Laden e destruir as bases da organização Al Qaeda.

Dois anos depois entrou na guerra contra o Iraque, para depor Saddam Hussein, que armazenava armas de destruição em massa.

Page 18: G 20 e o mundo multipolar

O ataque ao Iraque ocorreu sem a legitimação do Conselho de Segurança da ONU.

Esse eventos refletiam a Doutrina Bush, que consistia em desencadear ataques preventivos contra países que poderiam abrigar ou apoiar terroristas e ameaçar a segurança norte-americana. Pág: 79.

Page 19: G 20 e o mundo multipolar

Com a crise mundial em 2008 houve mudanças no cenário político, econômico e geopolítico, a crise enfraqueceu o governo americano.

Com o novo governo os EUA abandonam o unilateralismo da Doutrina Bush e a aposta no multilateralismo, na negociação e no diálogo.

Mesmo os EUA continuem tendo maior poder, os países emergentes caminham para uma situação de maior equilíbrio, gerando um mundo multipolar.

Page 20: G 20 e o mundo multipolar

Três grandes blocos

Page 21: G 20 e o mundo multipolar

Define um grupo formado pelos quatro principais países emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China.

Um documento foi publicado em 2003, onde seus autores preveem que esses quatro países vão estar entre as seis maiores potências econômicas do mundo até 2050.

O Bric é considerado um fórum de discussões, que tem como objetivo mostrar unidade frente as potências já estabelecidas e maior participação nas decisões políticas.

Page 22: G 20 e o mundo multipolar

FIM...