Gazeta de mariana online 34

8
MARIANA DEBATE ORCAMENTO de 2016 Gazeta de Mari ana online n° 34 | 07 de agosto de 2015 Em mais uma ação de transparência por meio de debate com a comunidade, Prefeitura de Mariana realizou na terça-feira (04) a Audiência Pública de apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 [P.3]. FOTO: ELCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA ´

description

Informativo da Prefeitura de Mariana.

Transcript of Gazeta de mariana online 34

Page 1: Gazeta de mariana online 34

MARIANA DEBATEORCAMENTO de 2016

Gazetade Mariana online n° 34 | 07 de agosto de 2015

Em mais uma ação de transparência por meio de debate com a comunidade, Prefeitura de Mariana realizou na terça-feira (04) a Audiência Pública de apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 [P.3].

FOTO

: ELC

IO R

OCH

A |

PREF

EITU

RA

DE

MA

RIA

NA

´

Page 2: Gazeta de mariana online 34

07 de agosto2 Gazeta

QUEM SOMOS

PREFEITO Duarte Júnior

SECRETÁRIO DE GOVERNOEdvaldo Andrade

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃORangel Allan da Silva

SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMO Vicente Freitas

SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIALRegiane Oliveira

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃOElizabeth Cota

SECRETÁRIO DE FAZENDAJosé Carlos Sampaio De Castro

SECRETARIO DE ESTRADAS VICINAISMarco Antonio Gonçalves

SECRETÁRIO DE SAÚDEGermano Zanforlim De Araújo

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃODanilo Brito das Dores

SECRETÁRIO DE OBRAS E PLANEJAMENTO URBANOTargino Guido

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIALBraz Azevedo

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURAL Paulo César Gonçalves de Carvalho

PROCURADORIAJosé Celso

Opinião

EDITORIAL

EXPEDIENTE

SECRETÁRIO ADJUNTO DE COMUNICAÇÃO Arlindo Luís Ferreira • COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Douglas Couto • JORNALISTAS Kiria Ribeiro, João Felipe Lolli e Tamara Martins • PROJETO GRÁFICO e DIAGRAMAÇÃO Douglas Couto e Kíria Ribeiro • REDAÇÃO Lauro Soares, Andressa Goulart, Eliene Santos e Letícia Caldeira.

CONSELHO EDITORIAL Israel Quirino e Rogério Moreira • EDIÇÃO ESPECIAL ONLINE • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA • Acesse: www. mariana.mg.gov.br

Gazetade Marianaonline

Na atual conjuntura de crise econômica nacional, a gestão municipal de Mariana mostra compromisso com o dinheiro pú-blico. Nesta semana, as lideranças comu-nitárias de bairros e distritos participaram da audiência para conhecer o impacto da crise em nosso município. O cenário que se desenha não é nada animador.

Estamos perdendo mais de R$ 7 milhões de arrecadação por mês, o que represen-ta cerca 26% do orçamento municipal. Esta situação requer medidas para adequar o município à Lei de Responsabilidade Fiscal, pois não se pode investir mais do que se ar-recada. É por isso que se convidou os cida-dão para conhecer a realidade e apresen-tar suas demandas para que a Prefeitura de Mariana possa planejar melhor o dinheiro.

É um momento importante para a ad-ministração, em que vamos apresentar as metas e objetivos para ano que vem. Na oportunidade, as associações comunitá-rias apresentaram três principais obras ou ações para cada bairro. A partir daí, serão analisadas as propostas e defini-dos o que será possível atender, porque é preciso dar uma resposta à comunidade.

Contudo, apesar da crise, a cidade pre-cisa manter as conquistas, principalmente, nas áreas de educação e saúde que nos últimos anos teve grandes investimentos.

Page 3: Gazeta de mariana online 34

07 de agosto 3Gazeta

AUDIENCIa DISCUTE LEI ORCAMENTARIA

Governo

Prefeito recebe comunidade para debater metas e propostas da LOA 2016

João Felipe Lolli

A Prefeitura de Mariana promoveu na terça-feira (04) a Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016. Cumprindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, a audiência é uma ferramenta democrática, que per-mite à população marianense opinar e decidir os rumos financeiros da cidade para o próximo ano.

Presidiu a reunião o prefeito Duarte Júnior “Du”, que esclareceu uma estima-tiva de perda para 2015 em R$85 mi-lhões. “Neste momento difícil, eu tenho pensado apenas em administrar Mariana tendo responsabilidade com o orçamen-to. E o cidadão tem um papel importante, que é o de fiscalizar”, disse o prefeito.

Na sequência o assessor técnico de Planejamento e Execução Orçamentária da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Mariana, Anderson Sto-ppa, demonstrou com números e gráficos a situação financeira atual do município e a previsão para 2016. Anderson escla-receu que após confecção da LOA, o pla-nejamento financeiro da Prefeitura será encaminhado à Câmara de Vereadores, para votação em três sessões ordinárias.

^ ´ ´

Estiveram presentes na audiência os vereadores Bruno MólCrivelari, Juliano Duarte e Cristiano Vilas Boas.

PARTICIPAÇÃO POPULAR - A Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) teve presença da socieda-de marianense. Na reunião, cada asso-ciação entregou nas mãos do prefeito de Mariana, Duarte Júnior “Du”, um ofício solicitando três intervenções da Prefei-tura. “Nós vamos avaliar estes pedidos e responder a cada associação se teremos condição de fazer a obra ou não, e o mo-tivo”, explicou o prefeito.

Também esteve na reunião Benedi-to Alves, o Careca, coordenador de Or-

çamento Participativo da Prefeitura de Mariana e presidente da Federação das Associações de Moradores de Mariana (FEAMMA). Cerca de 200 pessoas esti-veram presentes na reunião. Ao final, a palavra foi aberta aos presentes, e diver-sas pessoas se dirigiram diretamente ao prefeito, seja para pedir melhorias para o bairro ou sugerir ações no âmbito muni-cipal. O senhor Iran, do bairro Santa Rita de Cássia, pediu melhorias no saneamen-to e abastecimento de água no bairro. Já dona Aparecida, do Barro Preto, ques-tionou a falta de iluminação em algumas ruas do bairro. Maria Paula, do São Pe-dro, pediu mais opções de lazer para as crianças do bairro.

FOTO: DOUGLAS COUTO | PREFEITURA DE MARIANA

Diversas associações de moradores estiveram presentes na audiência pública, realizada no Centro de Convenções.

Page 4: Gazeta de mariana online 34

07 de agosto4 GazetaGoverno

DIALOGO ABERTO COM A COMUNIDADEPrefeito se reúne com a Associação de Moradores do Barro Preto

Prefeito Duarte Júnior recebe os líderes comunitários em seu gabinete.

João Felipe Lolli

Melhorias para a qualidade de vida dos moradores do bairro Barro Preto fo-ram reivindicadas na quarta-feira (29), numa reunião na Prefeitura de Mariana. O prefeito Duarte Junior “Du” recebeu as lideranças comunitárias. Além do prefeito, estiveram presente o secretário de Cultu-ra e Turismo, Vicente Freitas; o procura-dor do município, José Celso dos Santos; o secretário adjunto de Desportos, Wagner Ramos; e o vereador Cristiano Vilas Boas, morador do bairro e que representou a Câ-mara de Mariana.

A presidente da associação de mora-dores, Sandra das Graças Silva, entregou ao prefeito um documento com uma série de ações para a comunidade, como a me-lhoria da iluminação, trânsito, segurança, intervenções na Praça dos Ferroviários e ainda reforma da sede da associação.

“Temos sempre que agir juntos, espe-cialmente quando temos um orçamento tão apertado”, salientou o prefeito, que su-geriu à associação que realize uma assem-bleia no bairro e defina algumas possibili-

dades de melhoria apontadas na reunião. Recém-eleita, a nova direção da As-

sociação de Moradores do Barro Preto é composta exclusivamente por mulheres. “Parece-me que é a primeira associação em Mariana composta apenas por mu-lheres, e trabalhar com vocês é melhor, pois além da beleza e doçura, as mulhe-res são sensíveis aos problemas”, disse o prefeito.

EM OBRAS - Desde a semana passa-

da, as máquinas na Prefeitura de Mariana estão a todo vapor na Rua da Cascalheira, no Barro Preto. A pedido dos moradores, eles começaram a recuperação da rua. Além do asfaltamento, o local também receberá guarda-corpo, melhoria na ilu-minação da via com colocação de postes e implantação de quebra-molas. “A nossa rua precisava dessas intervenções. Fomos atendidos e estamos satisfeitos por isso”, diz o morador José Carlos Pereira.

João Felipe Lolli

A Secretaria de Obras da Pre-feitura Municipal de Mariana deu início na segunda-feira (27) a drenagem na Rua da Vargem, no distrito de Bandeirantes. Uma equipe da Secretaria Adjunta de Serviços Urbanos (SASU) vai ins-talar manilhas na rua, canalizan-do a água que brota de nascentes e a água da chuva para o Ribei-rão do Carmo. A ação faz parte da série de obras que a Prefeitura tem feito pela cidade de Mariana, como drenagens pluviais, asfalta-mento, colocação de redes de es-goto, calçamentos, terraplanagens e diversas outras ações.

PREFEITURA INICIA OBRAS DE DRENAGEM EM BANDEIRANTES

´

FOTO: JOÃO FELIPE LOLLI | PREFEITURA DE MARIANA

FOTO: JOÃO FELIPE LOLLI | PREFEITURA DE MARIANA

Page 5: Gazeta de mariana online 34

07 de agosto 5Gazeta

Campanha tem como meta vacinar 80% do público-alvo em MarianaVACINACAO CONTRA POLIO COMECA DIA 15

Saúde

Kíria Ribeiro

Começa no dia 15 de agosto a campa-nha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação do ano de 2015. A vacina estará disponível no centro de imuniza-ção (ao lado do Previne) e na Policlínica do bairro Cabanas, de 8h às 16h. Crianças com idade entre seis meses e quatro anos devem ser vacinadas. Os pais devem levar as crianças e o cartão de vacinas.

A chefe de Departamento de Imuni-zação, Jázera Tostes, afirma que as vacinas são de suma importância para o contro-le de doenças, e que os pais devem ficar atentos as campanhas anuais de vacina-ção. “É importante que os pais tragam seus filhos, pois as vacinas impedem que as crianças contraiam doenças. A vacina contra poliomielite, por exemplo, quando não tomada, aumenta as chances de que a criança tenha paralisia, principalmente nos membros inferiores”, disse.

O dia “D” da campanha será no sába-do (15), com a vacinação de 8h às 16h30h, nos postos: Central de Vacinação - Rua Wenceslau Brás - Centro, Unidade de Saú-de de Passagem, Policlínica do bairro Ca-banas, Pronto Atendimento do São Cristó-vão Unidade Saúde do Rosário e Unidade Saúde do Santo Antônio. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomie-

FOTO: ARQUIVO- | PREFEITURA DE MARIANA

lite e Multivacinação em Mariana vai até 31 de agosto.

A recomendação é que todas as crian-ças na faixa etária sejam vacinadas, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para re-forço de quem está com o calendário em dia. O objetivo da campanha é atualizar a Caderneta de Vacina, de acordo com o

Calendário Vacinal de todas as crianças, e aplicar a vacina da Pólio.

DOENÇA - A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso, provocan-do paralisia principalmente dos mem-bros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

~

RUA DE LAZER NOS BAIRROS COLINA E MORRO SANTANA

Andressa Goulart

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Mariana ofere-ceu na quinta (30) e sexta-feira (31), espaço de lazer para as crianças nos bairros. As atividades foram reali-zadas por meio do CRAS Colina. Na quinta-feira, a rua de lazer foi mon-tada no Morro Santana, e na sexta foi a vez do Colina ser palco de di-versão. O objetivo é proporcionar espaço de interação e lazer, já que estão em período de recesso escolar.

´ ´

O dia “D” da campanha de vacinação será realizado no sábado, 15 de agosto.

FOTO: ANDRESSA GOULART | PREFEITURA DE MARIANA

Page 6: Gazeta de mariana online 34

07 de agosto6 GazetaMeio Ambiente

Prefeitura inicia projeto para melhorar a qualidade da água em MarianaRECUPERAcaO DAS NOSSAS NASCENTES

~

A equipe vai desenvolver um importante projeto para pleitear insumos e equipamentos para proteger as nascentes.

João Felipe Lolli

Foco na melhoria da qualidade e quan-tidade da água na microbacia do Ribei-rão do Carmo, Bacia do Rio Piranga. É com este objetivo que uma equipe de profissionais da Secretaria de Meio Am-biente da Prefeitura de Mariana esteve na última semana em pontos de captação de água de abastecimento público no dis-trito de Monsenhor Horta. Na visita fo-ram identificadas áreas que necessitam de plantio de mudas e isolamento com cercas para evitar o desmatamento das nascen-tes. O grupo foi composto por Rogéria Trindade, Rodrigo Ovídio e Alex Luz.

FOTO: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE | PREFEITURA DE MARIANA

A equipe vai desenvolver um im-portante projeto para pleitear, junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH Piranga), insumos e equi-pamentos para proteger as nascentes. “Este projeto faz parte do Programa 52, que trata da recomposição de áreas de preservação permanente e nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, na qual o município de Mariana está inse-rido. Todos, não só a Secretaria Munici-pal de Meio Ambiente, tem o dever de zelar pelas nascentes em nosso querido município”, destacou Rogéria Trindade, coordenadora de Programas Ambientas da secretaria.

A Bacia Hidrográfica do Rio Piran-ga insere-se totalmente no estado de Minas Gerais, em uma área de 17.571 km². É composta pelos rios Piranga, do Carmo, Casca e Matipó, além de vários córregos menores, compondo ama-crobacia do Rio Doce. O Rio Piranga nasce no município de Ressaquinha e percorre 470 quilômetros, quando se transforma em Rio Doce logo depois da cidade de Ponte Nova. O projeto da Se-cretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mariana tem como objetivo melhorar a qualidade e quantidade de água das bacias hidrográficas da região no qual a cidade faz parte.

´

EQUIPE DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE VISITA À VALE

João Felipe Lolli

Com o objetivo de estreitar as relações da Prefeitura com a Vale, uma equipe da Secretaria de Meio

Ambiente esteve na sexta-feira (31) no complexo da Mina de Alegria, em Mariana. Rodrigo Carneiro e Carla Camillo foram recebidos pelo gerente de Relações Institucionais e

com Comunidades, Antônio da Cos-ta Santos Neto, e pelo supervisor de Meio Ambiente, Giovane Pereira. Na visita foi realizada apresentação so-bre as diversas atividades da Vale.

´

Page 7: Gazeta de mariana online 34

07 de agosto 7GazetaGoverno

SAAE realiza serviços de limpeza nos tanques de decantação de MarianaMANUTENcao NAS ETAS E CAPTAcoes

FOTO: TAMARA MARTINS | PREFEITURA DE MARIANA

´ ´

FOTOS: ELCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANALauro Soares

As estações de tratamento de água do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Es-goto) estão passando por manutenção. O trabalho é realizado periodicamente, bus-cando descobrir novos vazamentos e efe-tuar a limpeza dos tanques de decantação.

A decantação da água é realizada para reter as impurezas no fundo do tanque, evitando que elas sobrecarreguem os fil-tros e diminuam sua vida útil. Depois de filtrada, a água vai para o processo de desinfecção por cloração e segue para o abastecimento.

“A limpeza das barragens de captação e das unidades caixas de areia, floculado-res e decantadores das estações de trata-mento é realizada manualmente, com o auxilio de ferramentas, por funcionários do SAAE, sendo feita também a desinfec-ção com solução de cloro nas duas últimas etapas”, disse a química Rúbhia Morais.

Ainda segundo Rúbhia, a manuten-ção de limpeza periódica das barragens de captação e unidades de tratamento tem o objetivo a retiradade folhas, ga-lhos, areia e sedimentos que, ao longo do tempo, depositam-se nestes locais e podem causar entupimentos e alterar a qualidade da água. “Este procedimento de limpeza garante que nossas captações estejam em boas condições sanitárias para preservar as propriedades da água e constitui-se numa ação imprescindível para o bom funcionamento das etapas de tratamento subsequentes”, afirmou. Equipe do SAAE Mariana realiza periodicamente as manutenções nas estações.

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DO SAAE SERÃO MAIS ÁGEISLauro Soares

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizou na terça-feira (28) pre-gão para contratação de empresa de exe-cução de serviços de recomposição de pavimentos, meios-fios e passeios, em lo-cais que passarem por serviços de manu-tenção executados pela autarquia.

Esse processo de licitação iniciou-se no mês de maio, diante da preocupação do SAAE em atender a contento as de-mandas dessa natureza, que são muitas. Até então, esse serviço era feito pela Secretaria de Serviços Urbanos (SASU). Porém, geralmente, não era possível con-

ciliar as agendas de serviços dos órgãos. A contratação da empresa vai agili-

zar a reconstituição dos pisos, pois será feita imediatamente após o término das intervenções em redes de água e esgoto em vias públicas da cidade de Mariana evitando transtornos.

~

´

~

Page 8: Gazeta de mariana online 34

07 de agosto8 Gazeta

FOTO: DOUGLAS COUTO | PREFEITURA DE MARIANA

Torneio ainda contou com a presença do mascote do Cruzeiro, Raposão

A equipe ADL foi a grande campeã do Sub-11 e o Aluminas venceu pelo Sub-13.

FUTSAL DE FERIAS nA ARENA mariana

Kíria Ribeiro

Mariana recebeu, no sá-bado (01), a grande final do futsal de férias 2015. O pú-blico que esteve presente na Arena Mariana prestigiou grandes jogos, além de ver de perto omascote da equipe do Cruzeiro, Raposão, que fez a alegria da torcida.

As finais foram disputadas nas categorias sub-11 e sub-13. Pelo sub-11 quem se deu melhor foi a equipe ADL, que venceu pelo placar de 2 a 1 o time do Gold Lion. Já na ca-tegoria sub-13, os meninos da Aluminas venceram nos pênal-tis, o ADL, e se consagraram campeões.

Para a comerciante Josilene Ferreira, os jogos sãoferramen-tas de estímulo ao esporte para os jovens. “Considero a melhor forma de incentivar a práti-ca esportiva. Meu filho joga sempre e acho essencial para o desenvolvimento dele. Ainda mais com a presença do Ra-

FOTO: ELCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA

posão, que representa um time grande do Brasil. Isso estimula os meninos”, disse.

RAPOSÃO - Primeiro mas-cote do Brasil a apoiar um clu-be dentro e fora dos campos, o Raposão se tornou o verdadei-

ro xodó da China Azul. Com a fama de “pata-quente”, já que fez sua estreia em 2003, ano que o Cruzeiro conquistou a Tríplice Coroa, o mascote acompanha o time em todas as partidas em Minas Gerais. Ao lado do Ra-

Da redação

Cerca de 10 atletas marianenses se aventura-ram no campeonato Brasileiro de Downhill, na cidade mineira de Ipatinga. A prova faz parte do ranking nacional do calendário oficial da Con-federação Brasileira de Ciclismo. O marianense Yuri Oliveira foi um dos destaques da competi-ção ficando em 3° lugar na categoria Júnior. “Foi um ótimo final de semana em Ipatinga. Consegui me superar e fazer uma boa descida com pou-cos erros durante todo o percurso. Agradeço aos meus apoiadores, minha família e também agra-deço aos meus amigos e a todos da Prefeitura de Mariana”, disse o atleta. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desportos, apoiou os atletas que representaram a cidade na competi-ção esportiva com o transporte.

MARIANENSE É DESTAQUE NO BRASILEIRO DE DOWNHILL

posinho, o Raposão faz a festa da China Azul com sua habi-lidade com a bola e com per-formances radicais em vários esportes como tirolesa, rapel e triciclo. O mascote também participa de projetos sociais.

Desportos

´