Gazetametropolitana rbs ed49

16
Ano 5 - Edição 49 - 1 o de abril.2014 - Tiragem: 5.000 exemplares - Distribuição Gratuita Circulação: Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul e Almirante Tamandaré Página 7 CONFIRA AINDA NESTA EDIÇÃO Prefeitura de Itaperuçu dá início a tão esperada obra de pavimentação da rua Itatiaia Pág. 08 Pág. 08 Pág. 08 Pág. 08 Pág. 08 Escolha de novos presidentes das Câmaras de vereadores causa polêmica Pág. 05 Pág. 05 Pág. 05 Pág. 05 Pág. 05 Esposa do Dr. Marcelo pode ser candidata a prefeita de Rio Branco do Sul em 2016 Página 3 Página 7 Justiça decide que Gibran é o prefeito de Rio Branco do Sul até 2016 Assessores denunciam vereadores por divisão de salário BENS SÃO BLOQUEADOS BENS SÃO BLOQUEADOS Foto: Preguinho

description

Gazeta Metropolitana de Rio Branco - Abril 2014

Transcript of Gazetametropolitana rbs ed49

Ano 5 - Edição 49 - 1o de abril.2014 - Tiragem: 5.000 exemplares - Distribuição GratuitaCirculação: Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul e Almirante Tamandaré

Página 7

CONFIRA AINDA NESTA EDIÇÃO

Prefeitura de Itaperuçu dá início a tãoesperada obra de pavimentação da ruaItatiaia

Pág. 08Pág. 08Pág. 08Pág. 08Pág. 08

Escolha de novos presidentes dasCâmaras de vereadores causa polêmica

Pág. 05Pág. 05Pág. 05Pág. 05Pág. 05

Esposa do Dr. Marcelopode ser candidata a prefeitade Rio Branco do Sul em 2016

Página 3

Página 7

Justiça decide queGibran é o prefeito de

Rio Branco do Sul até 2016

Assessores denunciamvereadores por

divisão de salário

BENS SÃO

BLOQUEADOSBENS SÃO

BLOQUEADOS

Foto: Preguinho

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014| Gazeta Metropolitana2

Gazeta Metropolitana - E-mail: [email protected] mensal de responsabilidade da Editora e Jornal Gazeta Metropolitana - R. Padre Ribeiro, 782 - Centro - Rio Branco do Sul - PR - CNPJ 12.419.314/0001-02 - Diretor Geral: JoãoHeurico Agner Costa Rosa - Representante Comercial: Cristiano - 9981-4622 - Jornalista Responsável: Aldo Edson Portes de França - DRT 6139 Edição e Fotos: Equipe Gazeta Metropolitana -Diagramação e Arte: Editora Exceuni - [email protected] - (41) 3657-2864 - Impressão: Press Alternativa (41) 3047-4511 / 3047-4280. -Tiragem: 5.000 exemplares.

As opiniões emitidas em artigos assinados, não representam, necessariamente, ponto de vista ou linha deste jornal,sendo os conceitos de exclusiva responsabilidade de seus autores. Os originais, mesmo os não publicados, não serão devolvidos.

GERAL

EXPEDIENTE

Coluna do Aguilar Por Aguilar JorgeJohnsson

Acorda Brasil!!!O Titanic está afundandoTodos tem conhecimento da forma como naufragou

o gigantesco, resistente e luxuoso navio chamado TITA-NIC, esta embarcação em sua primeira viagem afundou,foi afundando pouco a pouco e milhares de pessoasperderam suas vidas, tal qual o TITANIC de Leonardo diCaprio. Também, a EDUCAÇÃO neste país afunda cadavez mais com o transcorrer dos anos, todavia, no TITANICDA EDUCAÇÃO não há pessoas em seu interior, e sim,estão lá: Português, Matemática, Ciências, Química, His-tória, Física, Geografia, enfim, todas as matérias vigen-tes nas escolas deste país.

Ora, ora, ora, Presidente Dilma!!! Onde está o di-nheiro para se aplicar na Educação? Você sabia, Dilma,que grande quantidade de alunos no NORTE e NORDES-TE deste país estudam debaixo de árvores, pois não hásalas de aula? Você sabia que em várias regiões alunose professores fazem suas necessidades fisiológicas nomato, pois não há privadas?

Pensávamos que os cofres públicos, lá onde deveriaestar o dinheiro do povo, deveriam estar vazios, por issoa precariedade de condições na área de Saúde, Educa-ção e Segurança, pois estávamos enganados, os cofresestavam cheios de dinheiro, contudo, a malvada presi-dente priorizou o gasto de bilhões de reais na constru-ção ou reforma de estádios de futebol, aeroportos, es-tacionamentos, enfim, tudo para tornar a Copa do Mun-do no Brasil a mais cara, a mais luxuosa sendo o nossopaís um país de 3º Mundo, que barbaridade!!!

Depois de ter causado prejuízos consideráveis gas-tando bilhões de reais em futebol, dinheiro que pode-ria ser usado em Educação, Saúde e Segurança e quepoderia diminuir um pouco o sofrimento, principalmen-te das pessoas mais necessitadas. A Dilma, ainda, foipedir oração ao Papa Francisco para que a Copa do Mun-do transcorra em paz, daí perguntamos: Está com medoDilma? Seria o mesmo medo que você teve quando nãofoi assistir a final da Copa das Confederações no Mara-canã?

Um aviso pra Dilma é o seguinte: Muié, o Papa Fran-cisco não gosta de pessoas que sacaneiam a pobreza!O que você foi fazer lá no Vaticano? Saiba que o xodó doPapa são as pessoas pobres que ele pede que todos osajudem. Meu Deus do Céu!!! Eu morro e não vejo tudo!!!

Lula, o homem das 51 BOAS IDÉIAS, desta vez "FAIÔ",comportou-se como aquele TATUZINHO que faz um bura-co e nele sucumbe, apoiou e colocou uma mulher quealguns antes da eleição era proibida de entrar no país,em resumo arrisco-me a afirmar: Se Dilma se reelegernão será nem com as bênçãos de Deus e nem do PapaFrancisco porque prejudicou demasiadamente as pes-soas pobres com gastos desnecessários para a realiza-ção da Copa do Mundo. Arrisco-me a afirmar, outra vez,o seguinte: Por muito menos, Fernando Collor de Melosofreu um "impeachment" quando era o presidente des-te país, agora parece que este gigante pela própria na-tureza chamado Brasil dorme em berço esplêndido!!!Acorda, Brasil!!!

Secretaria de Educação de Rio Branco do Sulpromove Seminário de Educação Digital

Aconteceu dia 24 demarço, no Anfiteatro doCAIC, o Seminário de Educa-ção Digital, promovido peloNúcleo de Tecnologia Edu-cacional (NTE) da Secreta-ria Municipal de Educação.

No período da manhã oevento contou com a presen-ça do Coordenador do NTM,Luiz Fernando Roza, que feza abertura do evento. Em se-guida o Secretário Munici-

pal de Educação José LuizTeixeira deu boas vindasaos participantes, destacouas conquistas já obtidas eas dificuldades para se pro-mover um ensino de quali-dade no município, que de-pende do compromisso eempenho de todos. "Nossaeducação vai melhorar coma ajuda de Deus e de cadaum de vocês".

Na sequencia teve início

o ciclo de palestras duran-te todo o dia:

Eliane Paes Feliz - Moti-vacional

Simone Leitão - Educa-ção Digital em Tempos Mo-dernos

Elton Bueno - Comunica-ção na Educação

Emerson Turcatti - A im-portância do Linux para oprofessor

Luiz Fernando Roza - Os

recursos midiáticosRosinei Costa de Morais

e Gisele Moraes - Entrega decertificados e declarações

Além de transmitir co-nhecimentos o semináriofoi mais uma iniciativa daSMEC para estreitar aindamais os vínculos entre pro-fessores e gestores e moti-vou ainda mais o corpo do-cente a aprimorar seus co-nhecimentos tecnológicos.

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014 Gazeta Metropolitana | 3DESTAQUE

Recentemente uma postagem no facebook ge-rou uma série de comentários entre os cidadãos rio-branquenses, seja nas postagens virtuais ou em con-versas cotidianas entre os moradores. Tudo come-çou quando o Juiz da Vara Cível da Comarca de RioBranco do Sul, Marcelo Teixeira Augusto, sugeriu quesua esposa poderia ser candidata a prefeita, poissendo conhecedor da competência e da retidão decaráter dela, tem certeza que seria uma ótima opçãopara a cidade . Foi o suficiente para que diversoscomentários surgissem no próprio perfil do magis-trado, assim como em páginas nos meios de comu-nicação da região. A maioria dos comentários foi ex-tremamente favorável, mas alguns se manifestaramcontrários a candidatura de Márcia, por entender queela "não tem raízes na cidade" e que, por ser esposado Juiz, isso poderia criar uma espécie de acúmulode poder.

Em depoimento à GAZETA METROPOLITANA, Dr.Marcelo esclareceu alguns pontos para que não ha-jam dúvidas sobre de que forma ele vê a possívelcandidatura de sua esposa. " Primeiramente queroesclarecer que não tenho necessidade de ter maispoder do que já tenho. Além disso, embora eu eminha esposa não sejamos ricos, também não pode-mos nos queixar da condição financeira que temos.Nenhum de nós necessita, portanto, pensar em en-trar para a vida política com o objetivo de acumularriqueza, Deixo ainda bem claro essa é uma ideia aser amadurecida. Existe a possibilidade, mas creioque ainda é cedo demais para tratar do assunto.Como eu sempre disse - e reafirmo novamente - não

Márcia Evangelista pode sercandidata a prefeita em 2016

Mesmo ainda não sendo um fato concreto, notícia causou surpresa em Rio Branco do Sul

abdicarei da magistratura para ingressar na vida po-lítica, mas penso que é hora de mudar! O povo cla-ma por isso. Quer alguém que seja novidade, sem osvelhos e conhecidos vícios, determinado a promo-ver as necessárias transformações na cidade. Alguémque represente uma inovação e que goze de algumacredibilidade perante o eleitor. Por isso cogitei dacandidatura da minha mulher. Dessa candidatura,poderiam surgir excelentes alianças, com gente ho-nesta, decente e com competência para gerir o mu-nicípio", declarou.

Em seguida perguntamos ao Juiz se ele acreditaque sua esposa teria chance de vencer uma eleição,sendo uma pessoa desconhecida no município? Dr.Marcelo então enfatizou que realmente seria inge-nuidade acreditar que teria chances de se eleger sim-plesmente "metendo as caras". Porém acredita que

uma candidatura dela poderia tornar a eleição maiscompetitiva e abrir as portas para que pessoas bemintencionadas e capacitadas ingressem na adminis-tração.

Pra finalizar, indagamos ao Dr. Marcelo sobre oque o levou a pensar na possibilidade de sua esposaser candidata a prefeito de Rio Branco do Sul e elerespondeu da seguinte forma: "É preciso deixar cla-ro, para que não haja confusões, que eu não preten-do colocar a minha mulher como candidata Mesmoporque eu sequer posso fazê-lo, pois o meu cargode magistrado me impede de exercer qualquer for-ma de atividade político-partidária. O que eu ape-nas fiz foi sugerir que ela pense na possibilidade dese candidatar. A decisão é exclusivamente dela e,qualquer que seja, eu respeitarei e apoiarei. Masnão me envolverei de maneira alguma na eventualcampanha política da minha esposa, pois, como jádisse, sou impedido pela lei de fazê-lo. Esse é o pri-meiro ponto que precisa ficar claro. O fato de euapoiar as decisões da minha mulher não quer dizerque eu vá me envolver, de alguma forma, numa pos-sível campanha dela e muito menos no exercício docargo eletivo que ela vier a ocupar", concluiu o ma-gistrado.

Se a candidatura de Márcia Evangelista se tornarárealidade em 2016 só o tempo dirá. Contudo, é ine-gável que seria um fato novo na cidade e o povopassaria a ter mais uma alternativa de escolha, como objetivo de fazer com que a cidade saia de vez doestado de estagnação que se encontra nos últimos30 anos pelo menos. É esperar pra ver!!!

Márcia Evangelista e Dr. Marcelo Teixeira

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014| Gazeta Metropolitana4 GERAL/SOCIAL

AGORA COM CONVÊNIOCOM A UNIODONTO

A fonoaudiologia trata dosdistúrbios que afetam a Comu-nicação Humana e atua tam-bém no diagnóstico comple-mentar nas diversas áreascomo Audiologia, Linguagem,Voz e Motricidade Orofacial. Aatuação do fonoaudiólogo vaidesde o neonato até a 3ª Ida-de realizando trabalho de PRE-VENÇÃO, DIAGNÓSTICO e RE-ABILITAÇÃO.

O campo da AUDIOLOGIAabrange a realização de exa-mes de audição (Audiometriae Imitanciometria), examesotoneurológicos (diagnós-ticodas labirintopatias), emissõesotoacústicas (teste da orelhi-nha), exame de Processamen-to Auditivo Central (auxiliarno diagnóstico dos distúrbiosde aprendizagem e de aten-ção), indicação e ajustes deaparelhos auditivos, reabilita-ção labiríntica, entre outros.

Na área da VOZ, o profissi-onal atua no aprimoramentodo uso da voz adequando pa-drões vocais, respiração, arti-culação e higiene vocal. A te-rapia vocal auxilia na melhorada voz e é indicada sempre quehá voz rouca e/ou presença dealterações nas pregas vogais.A terapia fonoaudiológica au-xilia no desenvolvimento depadrões vocais corretos emcasos de cantores, atores, ad-vogados, professores e outrosprofissionais que fazem uso davoz com frequência, preve-nindo futuros problemas.

Na área da LINGUAGEM, o

FonoaudiologiaSAÚDE Adriana Geffer Lobo

fonoaudiólogo atua tratandode alterações e atrasos no de-senvolvimento da fala e lin-guagem, qualquer que seja acausa (por deficiências, pro-blemas emocionais ou psico-lógicos e neurológicos). A re-abilitação engloba a orienta-ção a pais e professores, o tra-balho terapêutico e a intera-ção com outros especialistasque acompanhem o paciente,visando o desenvolvimentopleno do mesmo.

O campo de atuação daMOTRICIDADE OROFACIALconcentra-se na musculaturada face, boca e língua. O fo-noaudiólogo auxilia na ade-quação da sucção, mastigação,deglutição, respiração e fala.Nos casos em que há altera-ções nesses aspectos, a mio-terapia fortalece a musculatu-ra e propicia o desenvolvi-mento de padrões corretos nomastigar, engolir e respirar.

Inúmeras patologias sãoatendidas pelo fonoaudiólogodesde Atrasos Simples no De-senvolvimento da Linguagem,Gagueira, Afasias (alteraçõesna fala por AVC - derrame, porexemplo), troca de letras naescrita, dificuldade de apren-der a ler e escrever, dificulda-de para falar em público, res-piração bucal, rouquidão, dis-fagias (dificuldade em engo-lir), etc. Enfim, em todas essase em outras mais, a fonoaudi-ologia propicia a melhora, acorreção e a adequação dospadrões de comunicação.

Leonardo, recebaos parabéns peloseus sete anos nopróximo dia 23 deabril. São os votosde toda sua famí-lia, principalmentede sua mãe Adria-ne Elias e seu paiFleversom Prestese de seu tio OseiasElias.

Jaína Matias de BarrosMartins completa 22 anosno próximo dia 20 de abril.Quem a parabeniza é seuesposo Daniel Martins,com muito amor e carinho.

Quem completa 13anos no próximo dia 05/04, é a KARLA EMANUELE(MANU). Receba os para-béns de seus pais JoãoRoberto e Marta, do ir-mão João Heurico e detoda família.

Felipe de Cristotambém comemoramais um ano de vidano próximo dia 17/04. Recebe os para-béns de amigos efamiliares.

Elisa Polli comemoroudia 27/03 mais um ano devida. Receba os parabénsde sua família e seus ami-gos.

Cris, parabéns, muitos anosde vida com saúde e fé, quea paz de Deus que uniu o nos-so amor possa nos acompa-nhar, nos encher de sonhose estender nossos dias devida. Você é uma esposamuito amada e a vida ao seulado é mais feliz, por isso me-rece todas as bençãos.

De seu esposo Pr. Cristiano.

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014 Gazeta Metropolitana | 5POLÍTICA

Escolha de novos presidentes dasCâmaras de vereadores causa polêmica

Antecipação, ameaças e supostos acordos marcaram as eleições em Rio Branco do Sul e ItaperuçuComo a maioria dos leito-

res já deve saber, a cada doisanos as Câmaras Municipais detodos os municípios escolhemum novo presidente, que tementre outras funções a de re-presentar o Poder Legisla-tivo em diversas situações,podendo inclusive se tornarchefe do Executivo, quandohá o afastamento do prefeitoe do vice.

Porém, de algum tempopra cá, embora o prazo de doispara sucesso tenha sido man-tido, a eleição vem sendo an-tecipada cada vez mais. Dessa

Vereadora CamilaZen, quando você sou-be que a eleição parapresidência da Câmaraseria antecipada pramarço? Você concordacom esse tipo de ante-cipação ou acha queisso traz um desgastepara os vereadores deuma forma geral?

Fui convocada paraa eleição no dia 13 deMarço, quinta feira, aqual ocorreu no dia 18de Março, terça feira. Eu achoa antecipação desnecessária,apesar dessa pratica acontecerem quase todos os Municípios.

Em algum momento vocêchegou a ter pretensão de sercandidata a presidente e sesim, por que desistiu?

Não tive pretensão em sercandidata a Presidente, porémfui convidada para participar daChapa 02, como primeira secre-tária, onde o presidente era overeador Lucio Pedroso.

O que você pensa a respei-to da tática, usada por muitosvereadores e pessoas ligadasa eles, de mantê-los incomu-nicáveis e afastados do muni-cípio no período que antece-de as eleições para a presidên-cia da Câmara?

Eu acho totalmente desne-cessário, motivo pelo qual nãofui viajar com os membros dachapa da qual eu fazia parte.Mas acredito que essa pratica ébastante comum porque muitaspessoas não tem uma posiçãofirme, mudando de opinião danoite para o dia, até mesmovotando contra a chapa da qualfaz parte.

A eleição do vereador PioMoraes muda alguma coisa naCâmara de Vereadores na tuaopinião ou você acredita queserá uma presidência quemanterá o mesmo padrãoadotado pelos ocupantes an-teriores do cargo?

Acredito eu que não haverámudanças significativas, e que

vez, tanto em Rio Branco do Sulcomo em Itaperuçu, o novochefe do Legislativo foi esco-lhido com 9 meses de antece-dência.

A GAZETA METROPOLITA-NA conversou com dois vere-adores de Itaperuçu, um decada chapa que disputou a pre-sidência, além de ouvir tam-bém o vereador Adyr Fiorese,do PT de Rio Branco do Sul, quefalaram a respeito de uma sé-rie de situações, no mínimoestranhas, que costuma acon-tecer durante esse período.

Primeiramente pergunta-

mos ao vereador Adyr o queele pensava a respeito da an-tecipação do pleito para a es-colha de novo presidente daCâmara e também a respeitodos famosos "sumiços" de ve-readores, que chegam a ficarincomunicáveis nesse perío-do. O vereador foi bem diretoem sua resposta: " Vejo que aantecipação das eleições parao cargo de presidente do Le-gislativo é desnecessária nomomento, pois antecipar algoem praticamente 9 meses sen-do que temos atribuições mui-to maiores não é algo que ao

meu ver seja realmente ne-cessário. Durante o períodoque estou exercendo o cargode vereador do município nãopresenciei esses chamados"sumiços" de vereadores, massei que já foi prática constan-te no município. Se isso ocor-re, ou ocorreu, acho uma ati-tude ridícula de quem não temcaráter de honrar seus com-promissos de forma clara etransparente.

O vereador deve semprezelar pela honestidade, since-ridade, comprometimento edefender as causas sociais,

sendo o verdadeiro represen-tante do povo, é para isso quefui eleito.", declarou.

Em Itaperuçu, onde a elei-ção foi bastante disputada,sendo vencida pelo vereadorPio Moraes por 6 votos contra5 do veredor Lúcio Pedroso, aGAZETA entrevistou a verea-dora Camila Zen, que apoiouLúcio, e o vereador José Au-gusto Liberato, que prefe-riu apoiar Pio Moraes. Des-sa forma ouvimos os dois la-dos para que ambos pudes-sem falar o porquê de suasescolhas.

Vereador José Augusto,quando você tomou conheci-mento que a eleição para pre-sidência da Câmara seria ante-cipada pra março? Você con-corda com esse tipo de anteci-pação ou acha que isso traz umdesgaste para os vereadoresde uma forma geral?

Não tínhamos o conheci-mento exatamente, de quandoseria realizada esta eleição.Apenas sabíamos que após apro-vada algumas alterações eemendas, tanto no RegimentoInterno, quanto em alguns arti-gos da Lei Orgânica, esta con-vocação, por parte do Presiden-te, para mais uma vez atenderaos interesses do executivo, po-deria acontecer a qualquer mo-mento, como forma de pegar desurpresa alguns dos vereadoresque quisessem formar uma cha-pa, independente do executivo.E esta convocação aconteceu nofinal da sessão realizada no últi-mo dia 13/03/2014, para umasessão extraordinária a qual se-ria realizada no dia 18/03/2014,às 9h30min. Não vejo a necessi-dade desta antecipação, mas foiapenas mais uma das manobraspoliticas da atual gestão. Quan-to ao desgaste, ele ocorreria dequalquer forma, em um mo-mento desses de eleição para acomposição da nova mesa Dire-tora da Câmara.

O que você pensa a respei-to dessa tática usada por mui-tos vereadores, e pessoas li-gadas a eles, de mantê-los in-comunicáveis e afastados domunicípio no período que an-tecede as eleições para a pre-sidência da Câmara?

Um mal ainda necessário,em virtude de uma cultura exis-tente em nosso município, deque o dinheiro (um agradozi-nho), e a pressão de alguns "po-derosos politicos", e algumasameaças, podem fazer algunspolíticos (vereadores) mudaremde opinião.

A SEGUIR VOCÊ CONFERE AS ENTREVISTAS DE CAMILA E JOSÉ AUGUSTO

A eleição do vereador PioMoraes muda alguma coisa naCâmara de Vereadores na tuaopinião ou você acredita queserá uma presidência que man-terá o mesmo padrão adotadopelos ocupantes anteriores docargo?

Acredito que o poder Legisla-tivo de Itaperuçu (Câmara dosvereadores), deixará de ser vistoe interpretado por muitos apenascomo mais um "Departamentoda Prefeitura Municipal", e teráuma identidade própria, comomais um poder legalmente cons-tituído.

Qual foi a razão que o levoua apoiar a chapa encabeçadapelo vereador Pio Moraes? Emque sentido a gestão dele podetrazer algo de positivo pro mu-nicípio?

A Razão que me levou a apoi-ar e votar na chapa encabeçadapelo Vereador Pio Moraes é acre-ditar que esta nova Diretoria daCâmara, não será cegamentesubserviente aos interesses par-ticulares do executivo. Acre-dito que já será positivo pronosso município simplesmentepelo fato de que o Legislativovenha a ser respeitado e reco-nhecido pelo executivo e pelacomunidade, como um poder re-presentante das necessidades deum povo.

Durante o período que an-tecedeu a eleição, e mesmoapós a escolha de Pio Moraescomo novo presidente, surgi-ram muitos comentários dizen-do que existiu muita pressão de

ambas as partes, que chega-ram até a ameaça em algunscasos. Essas informações real-mente procedem ou não pas-sam de boatos?

Estas pressões e ameaças,infelizmente aconteceram sim,mas apenas de uma das partes,da parte do executivo, que ten-tou coagir alguns companheirosda nossa chapa, para nos fazerderrotados, no entanto, não ob-tiveram sucesso, em virtude dafirmeza e da vontade dos com-panheiros vereadores, em cons-truir uma história nova, diferen-te daquelas regadas a dinheiroilícito.

Agradecemos pela entre-vista Vereador José Augusto.Fique à vontade para esclare-cer algo que não tenha sidoperguntado ou simplesmentedeixar uma palavra sua paraos moradores de Itaperuçu.

Quero primeiramente agrade-cer a diretoria deste nobre jornal,pelo espaço a mim concedidopara apresentar minhas opini-ões a respeito do ocorrido nes-te momento (Eleição da mesaDiretora da Câmara Municipalde Itaperuçu, para o biênio 2015- 2016). Afinal é de suma impor-tância para a sociedade terum jornal comprometidocom a imparcialidade, bus-cando levar ao conhec i -mento do povo as verdadesdo fato, ancorado na ética e noprofissionalismo.Itaperuçu podeser o melhor lugar do mundopara se viver, para isto precisa-mos que nossos gestores públi-cos, tenham muito mais com-promisso, mais responsabilida-de e qualidade nas obras e poli-ticas públicas. Eu, José AugustoLiberato, tenho este compro-misso com meu município, ecom todos os eleitores, inde-pendente de terem votado emmim... Prezo sempre pela éti-ca, transparência e decência,como minhas bandeiras politi-cas.

o novo presidente manterá o pa-drão adotado pelos ocupantesanteriores a esse cargo. Mas de-sejo a ele um ótimo mandato, eno que depender de mim esta-rei a disposição para que issoaconteça.

Por qual motivo você con-sidera que essa eleição foi tãoacirrada, marcada por tantasdivergências e interferênciasaté mesmo de pessoas quenão estão ligadas diretamen-te ao trabalho que os verea-dores exercem no município?

Eleição para a Presidência daCâmara é sempre muito acirra-da, mas a meu ver quando pes-soas que não são ligadas direta-mente ao trabalho que os vere-adores exercem no Municípioresolvem interferir é porquepossuem interesses particula-res.

Agradecemos pela entre-

vista Vereadora Camila. Fiqueà vontade para esclarecer algoque não tenha sido pergunta-do ou simplesmente deixaruma palavra sua para os mo-radores de Itaperuçu.

Eu que agradeço a toda equi-pe do Jornal Gazeta Metropoli-tana, obrigada pela confiança eatenção.

Aproveito a oportunidadepara parabenizá-los, poisé incrível a seriedade e a impar-cialidade desse Jornal, o que de-veria ser sempre assim, mas in-felizmente não é isso que vemosem alguns jornais.

Que Deus abençoe a todosos leitores.

Foto

: And

erso

n R

ocha

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014| Gazeta Metropolitana6 OPORTUNIDADE

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014 Gazeta Metropolitana | 7RIO BRANCO DO SUL

Após mais de um ano deintensas batalhas judiciais,enfim foram julgados os pro-cessos contra o atual prefeitode Rio Branco do Sul, CezarGibran Johnsson.

Tudo começou na vésperada eleição municipal de 2012,com a substituição do candi-dato Amauri Johnsson. Gibranfoi escolhido para ser o subs-tituto e a os eleitores que op-taram pelo número 20 esco-lheram ele, apesar da foto deseu pai aparecer na urna.

De lá pra cá, os eleitores esimpatizantes de Gibran e Val-demar demonstravam absolu-

A "novela" finalmente acabouGibran será o prefeito de Rio Branco do Sul até 2016

ta confiança que a vitória finalseria do candidato que apoia-ram. No entanto, no último dia21 de março, o TSE de Brasíliadeu ganho de causa a Gibrannos dois processos que havi-am contra ele, que eram o AIJE(Ação de Investigação JudicialEleitoral) e o AIME (Ação deImpugnação de Mandato Ele-tivo).

Eis um trecho da decisão:"Com todo o respeito que te-nho à cultura de Rio Branco doSul, não posso crer que a po-pulação de Rio Branco do Sulfique à espera de um cami-nhão de som pelas informa-

ções do dia a dia ao invés desimplesmente ligar o rádio".

A questão ainda será julga-da em plenário, mas a vanta-gem de Gibran é ampla e difi-cilmente será revertida.

A partir dessa decisão, oque o povo de Rio Branco doSul espera é que esse assuntochegue mesmo ao fim e o pre-feito possa cuidar de seu man-dato, sem alegar nenhumainterferência externa, ecumprir aquilo que prome-teu para a população, inclu-sive numa entrevista conce-dida à GAZETA METROPOLITA-NA em 2013.

Após denúncia oferecidaao Ministério Público do Para-ná o juiz da Fazenda Pública daComarca de Rio Branco do Sul,Dr. Marcelo Teixeira Augustodeferiu dia 20 de março de2014 liminar contra os verea-dores Braz Geffer (PHS), Joe-rison Portes de Barros (PP),José Nalifico (PMN) e PedroProença dos Santos, (PedroFacho - PT), acusados de rete-rem para si parte do salário deseus assessores de gabinete.De acordo com Dr. Marcelo osdepoimentos prestados pelosservidores que confirmaram odesvio dos seus salários semostraram suficientes, paraconvencer a probabilidade decerteza das alegações do MP.

O Promotor de Justiça res-ponsável pelo caso, Dr. DanielEulalio Caram Farah, explicouque os réus foram enquadra-dos na prática de improbida-de administrativa no cargoocupado, caracterizada pelaconduta inadequada de agen-tes públicos, o que fere osprincípios da legalidade e mo-ralidade, no trato de assuntosa eles afetos.

No dia 21, a justiça decre-tou também a indisponibilida-de dos bens da ex-vereadoraAdélia Radecki (PSC), no valorde R$104.991,76, por acusaçãode ato de improbidade admi-nistrativa e ainda, por reter

Assessores denunciam vereadores

Braz Geffer teve decretadaa indisponibilidade de bensaté o valor de R$ 94.160,56.

Joerison Portes de Barrosteve decretada a indisponibi-lidade de bens até o limite deR$ 166.591,76.

Pedro Proença dos Santosteve decretada a indisponibi-lidade de bens até o valor deR$ 445.751,44.

José Didi Nalifico teve de-cretada a indisponibilidade debens até a quantia de R$26.658,72.

Veja abaixo os valores calculados a seremdevolvidos pelos vereadores, caso sejam condenados:

para si de pagamentos devidosà assessoria de gabinete,acrescidos de multa civil detrês vezes o valor do desvio.

O ESQUEMAA "partilha" de salário de

assessor não é nenhuma no-vidade por todo o país, alias émuito comum, em cargos dealto escalão na estrutura degabinete, porém, pouco con-firmado por falta de denúncia.

Em Rio Branco do Sul o casoveio à tona apenas no manda-to eletivo 2009-2012.

Na época o salário de umvereador era de R$3,5 mil, quepoderia ser acrescido com par-ticipações em sessões extra-ordinárias. Além disso, cadaparlamentar tinha direito a terum assessor, além de outrooferecido como cortesia pelaCâmara, relatou um ex-funci-onário.

Segundo ele, cada assessorrecebia R$2,5 na folha de pa-gamento e tinha de repassarentre R$1 mil e R$1,5 mil aovereador para se manter nocargo.

Trata-se de uma estratégiaperversa inadequada do pon-to e vista ético, contudo, tole-rada e concretizada por mui-tos políticos para acomodaraliados, em sua maioria compouca ou nenhuma capacida-de técnica, que aceitam fazer

parte da "equipe de trabalho"do parlamentar, muitas vezes,com a função resumida em umassistencialismo à população.

No início, pode aparentarser uma oportunidade deouro, receber remuneraçãoque muitos trabalhadores nãoteriam, entretanto, com o pas-sar do tempo, certamente,isso deve desencantar ao seperceber como uma mão deobra barata e pouco valoriza-da.

Com medo de represáliaseria comum que o silêncio semantivesse. Desta vez foi di-ferente e o resultado podecomeçar a mudar a mentalida-de e a prática de políticos ha-bituados a engordar seus cai-xas com truques ilegais.

No caso dos vereadoresrio-branquenses, após análisedo pedido do MP o juiz assina-lou que o decreto de indispo-nibilidade de bens deve asse-gurar o ressarcimento integraldo dano, o que abrange a mul-ta civil, como uma das penali-dades imputadas aos réus,caso ela seja fixada na senten-ça condenatória. Deste modo,calculando o valor do dano eda multa civil de até três ve-zes o valor.

As páginas da Gazeta estãoabertas para os vereadores ci-tados na matéria caso queiramdireito de resposta.

Foto: Preguinho

por divisão de salário

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014| Gazeta Metropolitana8 ITAPERUÇU

Prefeitura de Itaperuçu dá início a tão esperadaobra de pavimentação da rua Itatiaia

Na manhã do dia 27 de mar-ço, a prefeitura municipalatravés da empresa que ga-nhou a licitação iniciou os tra-balhos da pavimentação darua Itatiaia mais conhecidacomo acesso campo grande, aprefeitura espera que comessa obra venha sanar um dosantigos problemas de Itaperu-çu, o acesso.

O acesso a capital ou a ro-dovia dos minérios possivel-mente deve se dar pela rua Ita-tiaia, pois alem da distânciadiminuída espera-se ganhartempo e comodidade, princi-palmente evitando o grandetráfego de uma parte da rodo-

via dos minérios. O prefeitoNenéu Artigas salientou queesta muito contente com o iní-cio das obras, pois estava de-vendo a população, ele pro-meteu e quando ele prometeele cumpre. Serão 2600m depavimentação com blocossextavados (pré-moldados ,irtertravados de concreto ma-ciço) "O trabalho iniciou hojee se Deus quiser estaremosinaugurando essa obra juntocom a população que muitofeliz deixará de viver na poei-ra, pois todos que conhecema rua Itatiaia sabem que a po-eira ali é insuportável." finali-zou o Prefeito.

Itaperuçu vem recebendo o maiorprograma de canalização de águas pluviais

A prefeitura de Itaperuçuadquiriu mais um grande lotede manilhas, estas manilhasserão utilizadas dentro do pe-rímetro urbano.

Segundo o Prefeito NeneuArtigas, até o final do manda-to quase todas as ruas da cida-de serão canalizadas.

Não passe do limite completeo tanque só até o automático

A Secretaria Municipal desaúde de Itaperuçu através doDepartamento de VigilânciaSanitária Itaperuçu / Saúde doTrabalhador realiza a campa-nha ''NÃO PASSE DO LIMITE,COMPLETE O TANQUE SÓ ATÉO AUTOMÁTICO'', essa campa-nha é uma realização do go-verno do Estado em conjuntocom o CEREST (Centro de Re-ferência em Saúde do Traba-lhador) que visa diminuir aexposição dos trabalhadoresao benzeno. Segundo técnicosrepresentantes da saúde dotrabalhador no nosso municí-pio, a campanha tem o objeti-vo de orientar os trabalhado-res dos postos de combustí-veis e ao usuário em geral so-bre a prevenção da exposiçãoao Benzeno, substância cance-rígena encontrada na gasolina,também nos diz que o ato decompletar o tanque dos car-

ros, além do automático dabomba, aumenta a exposiçãodo frentista a substância, po-dendo causar além do cânceroutras complicações como di-ficuldade respiratória, bron-quite, hemorragias e levar amorte. O combustível exce-

dente ocasiona falhas no mo-tor como por ex: queima dabomba de combustível, danos apintura e desperdício. O derrama-mento excedente do combustí-vel do tanque no solo e sua eva-poração no ar causa também ris-cos ao meio ambiente.

Nesta páscoa, faça uma criança feliz! Doe ovos de páscoaou chocolates para serem distribuídos entre crianças caren-tes da nossa cidade. Faça essa páscoa inesquecível para quemmais precisa. doações vão até dia 8 de abril na Secretaria deAssistência social.

Vem aí a Páscoa Solidária 2014!

PREMIAÇÃO PARA:ALUNOFAMÍLIAPROFESSOR ORIENTADORESCOLA PARTICIPANTEPREPAREM-SE!

Vem aí o 1º CONCURSOCULTURAL DE REDAÇÃO

para os alunosdas escolas municipais

de Itaperuçu!

Na tarde do dia 19, Pre-feito Nenéu Artigas apre-sentou para equipe desaúde o novo secretário,essa substituição foi ne-cessária devido o ex-se-cretário Anderson da saú-de ter desistido do cargo,porem quem ganha é opovo, pois Osmário é uma pes-soa que conhece os mais ne-cessitados e sabe muito bemdefinir as prioridades, Osma-rio tem uma boa bagagem, sãomais de dezoito anos de fren-te com a população, e vemcom uma missão de promovermelhores condições para osistema, tendo em vista queesta muito bem amparado e

Osmario Bonfim é o novosecretário de Saúde

conta com uma equipe técni-ca de apoio muito competen-te e eficiente.

Hoje o sistema conta comuma frota renovada o qual jáno início da gestão foi dispo-nibilizada pelo prefeito e mais:médicos, remédios, exames,agilidade nas consultas e mui-to empenho não irão faltar naSaúde de Itaperuçu.

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014 Gazeta Metropolitana | 9ITAPERUÇUPrefeitura divulga a relação dos Prêmios do Sorteio para quem pagar quitar seus débitos e

pagar o IPTU 2014 na cota única, com 15% desconto e com vencimento somente para 10 de abril

NA COTA ÚNICA1º Lugar, uma Moto 150 cilindradas e um par de capacetes;2º Lugar, um Televisor 42" e um Home Theater;3º Lugar, um Televisor 40";4º Lugar, uma Geladeira Duplex.

NA FORMA PARCELADA:1º Lugar, um televisor 32'';2º Lugar, uma geladeira Simples;3º Lugar, uma bicicleta aro 20;4º Lugar, um fogão 04 bocas.

VEJAM OS PRÊMIOS:

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014| Gazeta Metropolitana10 OPINIÃO"É certo que o homem mau não ficará sem castigo,

mas os justos escaparão". (Provérbios 11:v21)Falando Francamente...

Dr. Ari Nunes

3O SORTEIOACONTECE EM30/03/2014

PEÇAS ACESSÓRIOS EM GERALR. Benjamin Bontorin, 97

CentroRio Branco do Sul - PR

Tel. (41) 3652-5490Eu sou o caminho, a verdadee a vida; ninguém vem ao Pai,senão por mim. (João 14-6)

Anuncie na GazetaMetropolitana:

Fone: 9981-4622jornal.gazetametropolitana

@ gmail.com

O mês de março foi de-cisivo para o Prefeito CezarGibran Johnsson, pois nodia 20 de março de 2014, oTSE julgou o Processo deAção de Investigação Judi-cial Eleitoral (AIJE), que dis-cutia as provas sobre a di-vulgação (ou não) da subs-tituição da candidatura dePrefeito, ocorrida no dia 06de outubro de 2012, um diaantes do pleito eleitoral. Jáno dia 21 de março, foi jul-gado o Processo de Ação deImpugnação de MandatoEletivo (AIME), que discutiaeventual "fraude eleitoral"praticada pela ColigaçãoJuntos Por Rio Branco e pe-los candidatos Amauri Ce-zar Johnsson e seu substi-tuto Cezar Gibran... Este úl-timo processo era a verda-deira esperança do candi-dato Valdemar Castro dereverter o resultado e assu-mir a Prefeitura, e como aRelatora Ministra LucianaLóssio entendeu que o TSEnão deve reanalisar provas,prevaleceu a decisão doTRE-PR, que deu ganho de

A novela política em Rio Branco do Sul tem seus capítulos finaiscausa ao Gibran por 4 vo-tos contra 2.

CABE RECURSODa decisão deste último

processo cabe recurso, quese denomina de AGRAVOREGIMENTAL, que é o meiopelo qual se combate a de-cisão monocrática (tomadapor um só Ministro), e levaa discussão ao Plenário doTSE, onde o assunto é julga-do pelo Colegiado, formadopelo total de 07 Ministrosque finalmente dão a deci-são definitiva sobre assun-tos eleitorais. Os advoga-dos do Valdemar Castroirão recorrer da decisão, eaguardar esse julgamentopelos 07 Ministros do TSE,e só assim darão a causapor encerrada. De qualquerforma, é inegável que CezarGibran Johnsson está comimensa vantagem, já queganhou a questão no TRE-PR, e a manifestação daMinistra Relatora é peloARQUIVAMENTO do proces-so. Acaso essa decisão sejaconfirmada pelo Plenário

(compostos pelos 7 Minis-tros), o assunto estará defi-nitivamente encerrado enão se questiona mais omandato do Prefeito.

MUDANÇA NALEGISLAÇÃO PARA

A PRÓXIMA ELEIÇÃOTudo isso aconteceu de-

vido a uma "brecha" na Lei,pois até 2012, a Resoluçãodo TSE dizia que era possí-vel substituir o candidato aPrefeito a qualquer tempo,em caso de renúncia oumorte. Usando dessa bre-cha, Amauri Johnsson, quese dizia ficha limpa, renun-ciou à candidatura a menosde 24 Horas das eleições,sendo substituído pelo fi-lho. Ocorre que se levantousérias dúvidas sobre a di-vulgação dessa substitui-ção, que deveria ser ampla,e não deixar os eleitores nadúvida. O questionamentodo Valdemar Castro foi nes-se sentido, alegando quenão houve "ampla divulga-ção" da substituição. Paraevitar esse tipo de discus-

são, para as próximas elei-ções, valendo já a partirdeste ano, o TSE mudou a Re-solução, fixando prazo de20 (vinte) dias para a subs-tituição de candidatos emcaso de Renúncia, ou seja,a má-fé não terá mais lugar,já que todos saberão se ocandidato renunciar 20dias antes do pleito, e as-sim o TSE não terá maisesse tipo de imbróglio praresolver.

A REPERCUSSÃO DADECISÃO JUDICIAL

Como era de se esperar,a decisão do TSE causougrande alvoroço na cidade,pois os partidários do Gi-bran obviamente comemo-ram, com grande queima defogos de artifício, enquantoque os adversários se sen-tiram injustiçados pela de-cisão, já que em seu pontode vista a substituição nãofoi divulgada corretamente,e a maioria da populaçãoacreditou estar votando nopai Amauri Johnsson, quan-do na verdade estava votan-

do no filho Cezar Gibran.Porém, o ponto mais positi-vo da discussão foi que amovimentação popular ca-minha no sentido de exigirmais ações do governo mu-nicipal, na verdade, o povoestá clamando por um go-verno eficiente, e estáalheio a essas discussõesde "cassação" na Justiça,demonstrando que o Prefei-to tem que se preocupar emgovernar, fazer ações emfavor da população, e dei-xar de lado estas questiún-culas políticas que não le-vam a lugar algum.

A SITUAÇÃO DAAVENIDA INDUSTRIAL...

UMA LÁSTIMAContinua uma lástima a

situação da Avenida Indus-trial, que liga Rio Branco aItaperuçu, pois o PrefeitoNenéu conserva a parte quelhe cabe, depois da Borra-charia do Ruth, enquantoque entre o estacionamen-to do Votoran, na Tacaniça,até a divisa dos Municípios(em frente à borracharia), o

trânsito está em vias de serinterrompido, dada a quan-tidade de crateras que sur-giram ao longo da via, agra-vada a situação pelo enor-me trânsito de caminhõesque circulam pelo local. Éfato que a Votoran deveriadar melhor suporte na con-servação desta via pública,já que seus clientes (cami-nhoneiros de todo o Brasil)são os principais usuários,no entanto, a populaçãodos dois Municípios nãopode continuar sofrendocom este abandono, algumacoisa urgente precisa serfeita, principalmente nolado de Rio Branco do Sul...Daqui a pouco a populaçãovai ter que se mobilizarpara fechar o trajeto e exi-gir melhorias.

Até a próxima...Sugestões:

[email protected]

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014 Gazeta Metropolitana |11GERAL

PREZADOS LEITORES:INFORMESNo mês de março de 2014, a ACRBS foi representada (

pela presidente), nos seguintes eventos:- Reunião no Fórum de Desenvolvimento de Rio Branco

do Sul, onde estamos discutindo ações para educação notrânsito.

-Reunião extraordinária do Conselho de Segurança deRio Branco do Sul (CONSEG), onde foram tratadas muitasquestões relevantes, a respeito da segurança e integridadede todos.

SERVIÇOS/ CONHECIMENTOO SEBRAE/PR é um parceiro em potencial da ACRBS e

desenvolve em Rio Branco do Sul, muitas ações voltadasao empreendedorismo. Uma delas é a Sala do Empreende-dor que funciona no prédio da Prefeitura Municipal. Esteespaço oferece serviços para aqueles que pretendem abriruma empresa. Um dos boletins do SEBRAE trouxe um recor-te com algumas regras para novos empreendedores. Gos-tei e resolvi compartilhar com vocês, conforme segue:

5 LIÇÕES DE RICHARD BRANSONPARA QUEM ESTÁ ABRINDO UMA EMPRESA

O inglês Richard Branson, de 63 anos, começou a em-preender desde cedo. Sua primeira empresa foi uma lojade discos inaugurada em 1973. Depois, a loja virou grava-dora e Branson construiu um império, com atuação nomercado fonográfico, na aviação e até em viagens aeroes-paciais.

Este empresário inglês, tem um espaço, no site da re-vista Entrepreneur, em que responde perguntas dos leito-res. Numa das edições um empreendedor lhe questionasobre como ter sucesso ao investir em um negócio.

Branson então, resumiu em 5 lições o que acredita serfundamental a qualquer empreendedor que pretenda abriruma empresa. Segundo ele, o caminho é difícil, mas praze-roso.

Confira, a seguir, as dicas para abrir sua empresa e tersucesso com ela:

1) Precisa de dinheiro? Se vira! - Sem capital, não dápara abrir o negócio. Trabalhe e junte dinheiro

Vale ressaltar que o capital inicial da empresa nãoprecisa ser seu. Caso você precise de mais grana, financi-amentos bancários, e investidores-anjo são outras op-ções.

2) Arranje um ótimo nome - Provavelmente, não é novi-dade para ninguém que o nome de uma empresa é muitoimportante para o sucesso. Segundo Branson, o nome pre-cisa ser "pegajoso" o suficiente para fazer as pessoas re-lacionarem a marca ao produto.

3) Atenda bem - Outra forma de se destacar é por meiodo bom atendimento. A experiência da compra não se ba-seia apenas na qualidade dos produtos, mas no compor-tamento de quem vende e na postura da empresa no pós-venda.

4) Venda produtos únicos - Este é um dos diferenciaisde negócios bem sucedidos. Se uma empresa vende produ-tos únicos, menor a possibilidade de a concorrência ven-der as mesmas coisas. Na loja de discos, Branson vendiadiscos raros, dificilmente encontrados em outras lojas.

5) Não se esqueça da regra de ouro - Por fim, Bransonpede que os empreendedores não deixem de lado o que,para ele, é a principal regra para quem quer ter sucesso:faça o que você gosta de fazer.

Fonte: Adaptado da revista PequenasEmpresas & Grandes Negócios

Sucesso a todos!!Até a próxima edição!

Elisabete Rodrigues [email protected] / 3652 1434

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014| Gazeta Metropolitana12 COMÉRCIO

Rua Sete de Setembro - Centro - Rio Branco do Sul - PR - FONE: 3652-2931

Horário de atendimento: das 11h às 15h - almoço

Restaurante, Costelão & PizzariaRestaurante, Costelão & PizzariaRestaurante, Costelão & Pizzaria

BuffetCompletoR$ 11,80

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014 Gazeta Metropolitana |13ESPORTE

Gazeta Esportiva Jefferson [email protected]

As Copas do Mundo e o Mundo das Copas - Itália Tetracampeã e a Espanha enfim conquista o título

DADOS DA COPACampeão .............................. ItáliaV ice .................................... França3º colocado ................ Alemanha

ArtilheirosMiroslav Klose (Alemanha) ...... 5Podolski (Alemanha) ................. 3Hernán Crespo (Argentina) ....... 3Países participantes: ............... 32Data (início/final): 09/06 a 09/07Alemanha, Angola, Arábia Saudi-ta, Argentina, Austrália, Brasil,Coréia do Sul, Costa do Marfim,Costa Rica, Croácia, Equador, Es-panha, Estados Unidos, França,Gana, Holanda, Inglaterra, Irã,Itália, Japão, México, Paraguai,Polônia, Portugal, República The-ca, Sérvia e Montenegro, Suécia,Suíça, Togo, Trinidad e Tobago,Tunísia e UcrâniaNúmero de partidas: ............... 64Número de gols: ..................... 147Média gols / partida: ........... 2,30Final: Itália (5) 1 x 1 (3) França

A Bola da Copa

DADOS DA COPACampeão ......................... EspanhaV ice ................................. Holanda3º colocado ................. Alemanha

ArtilheirosThomas Muller (ALE) .................. 5David Villa (ESP) ......................... 5Wesley Sneijder (HOL) ............... 5Diego Fórlan (URU) .................... 5Período: De 11/07 a 11/07Países participantes: ............... 32África do Sul, Alemanha, Argélia,Argentina, Austrália, Brasil, Cama-rões, Chile, Coréia do Norte, Co-réia do Sul, Costa do Marfim, Di-namarca, Eslováquia, Eslovênia,Espanha, Estados Unidos, França,Gana, Grécia, Holanda, Honduras,Inglaterra, Itália, Japão, México,Nigéria, Nova Zelândia, Paraguai,Portugal, Sérvia, Suíça e Uruguai.Número de partidas: 64Número de gols: ..................... 145Média gols/partida: ............. 2,27Final: Espanha 1x0 Holanda

COPA DO MUNDO - ALEMANHA - 2006 COPA DO MUNDO - ÁFRICA DO SUL - 2010

Teamgeist - nome em Alemão que significa "espíritode equipe” aparece mais arredondada, e em qualquerjogo da Copa do Mundo 2006 foi a impressão personaliza-da a sua superfície a data do jogo, o nome do estádio edo time. Para a final entre Itália e França, foi utilizado uma versãoespecial, chamada Teamgeist Berlin, que difere do padrão.

A Bola da CopaJabulani - na língua zulu quer dizer "festejar" tem sua

estampa é um motivo decorativo de onze cores compostode 4 triângulos que recordavam vagamente o aspecto doFNB Stadium de Johannesburgo, onde foi disputada a final entre Ho-landa e Espanha, além de cores do logotipo oficial do evento.

Após 24 anos a Itália conquis-ta mais um título mundial, os ita-lianos chegam ao tetracampeo-nato ao vencer a França nos pê-naltis. A final com o time de Zida-ne foi dramática, depois de so-frer um pênalti nos primeirosminutos os italianos empataramo jogo e ganharam nas penalida-des 5 a 3. A Itália tetracampeãmundial pode empatar com o Bra-sil o número de títulos se ganhara próxima Copa na África do Sul.Depois de 32 anos a Copa acon-teceu na Alemanha. Em 2006, ape-nas a cidade de Leipzig era inte-grante da Alemanha Oriental. Aparticipação de oito seleções es-treantes é um reflexo das mudan-ças geopolíticas e o aumento departicipantes. Desde 1998 são 32seleções na disputa da Copa doMundo. Este foi o primeiro Mun-dial em que o atual campeão tevede disputar as eliminatórias. Até2002 o campeão da última Copatinha vaga garantida. Na 1a fase,o Brasil venceu a Croácia, a Aus-trália e o Japão. Nas Oitavas-de-Final, goleou a seleção de Gana 3a 0 . Entrou como favorito contraa França, mas com muitos errosno ataque e um vacilo na zaga aca-bou eliminado pelos franceses.

Pela primeira vez, um país docontinente africano sedia umaCopa do Mundo. Para alguns, fi-cava a dúvida se a organizaçãoseria compatível com a vontadedos sul-africanos. A novidade e apolêmica ficou por conta das vu-vuzelas, instrumento de sopro tra-dicional do país, que "atormen-tou" até os mais alucinados tor-cedores, com um barulho ensur-decedor. Mas, apesar dessa alia-da, a seleção da África do Sul de-cepcionou, sendo o primeiro país-sede a ser eliminado logo na Pri-meira Fase. A Itália e da Françaforam surpreendidas na fase degrupos, sendo a primeira vez quea seleção campeã e a vice forameliminadas já na Primeira Fase. Aseleção que surpreendeu foi a Ale-manha, com um futebol bonito evistoso, diferente de seus últimosselecionados. O Brasil até que iabem na competição, mas com oencontro nas Quartas-de-Finalsucumbiu frente a uma maior von-tade da sempre competitiva Ho-landa, que chegou até a final dacompetição. Mas quem vinhacomo franca favorita para essaCopa e não houve quem pudessesuperá-la foi a Seleção da Espa-nha, que com uma equipe consis-tente e jogadores versáteis, con-quistou pela primeira vez em suahistória o título, mesmo com vitó-rias magras, tanto que a partir dasOitavas venceu as partidas por 1a 0, sendo que só venceu a final jána prorrogação. Os países estre-antes nesta Copa foram a Sérvia(país nascido pelo desmembra-mento da Iugoslávia) e a Eslovê-nia (mais um país oriundo daUnião Soviética).

CURIOSIDADES

RECORDE DENTRO DE CAMPOA seleção brasileira atingiu o

recorde de maior número de vi-tórias consecutivas em Copasdo Mundo. Ao vencer Gana por3 a 0, os brasileiros somaramonze triunfos (com as sete vi-tórias do Mundial de 2002 le-vadas em conta), ampliando umrecorde que já era seu.

NOVATOCom apenas18 anos e 357dias, Messi setornou o 5º jo-gador mais jo-vem a fazer golem Copas doMundo.

2006

2010Com a estreia

contra Gana naCopa do Mundo de2010 o sérvio De-jan Stankovic é oprimeiro jogadorna história da

Copa do Mundo a defender trêsseleções diferentes. Em 1998,Stankovic jogou pela Iugoslávia.Oito anos depois jogou pela Sér-via e Montenegro, repúblicas re-manescentes da antiga Iugoslá-via. Com a independência de Mon-tenegro, o jogador da Inter de Mi-lão atua pela Sérvia.

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014| Gazeta Metropolitana14 COMÉRCIO

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014 Gazeta Metropolitana |15AUTOMÓVEIS

Rio Branco do Sul - 1o de Abril.2014| Gazeta Metropolitana16 INSTITUCIONAL