GEMMR - Matéria Médica de Boericke - A4

8

Click here to load reader

Transcript of GEMMR - Matéria Médica de Boericke - A4

Page 1: GEMMR - Matéria Médica de Boericke - A4

GEMMR – Matéria Médica de Boericke

45 – Anacardium orientale Marking Nut (Fava da Malaca)

O paciente de Anacardium, é encontrado principalmente entre os pacientes os neurasténicos; que têm um tipo de dispepsia nervosa, aliviada pela comida; memória perturbada, depressão e irritação, diminuição dos sentidos (olfacto, visão, audição). Pacientes sifilíticos com frequência sofrem nessas condições. Intermitência de sintomas. Medo dos exames em estudantes. Enfraquecimento de todos os sentidos, visão, audição, etc. Aversão ao trabalho; falta de confiança em si mesmo; irresistível vontade de praguejar e blasfemar. Sensação de um tampão em várias partes do corpo – olhos, recto, bexiga, etc; também de uma faixa. Sensação do estômago vazio; comendo alivia temporariamente todo o desconforto. Essa é uma indicação segura, verificada com frequência. Seus sintomas da pele são semelhantes aos de Rhus, e demonstrou ser valioso antídoto para envenenamento com Hera venenosa (Poison oak). Mente – Ideias fixas. Alucinações; imagina ser possuído por duas pessoas ou duas vontades. Ansiedade quando anda, como se estivesse sendo perseguido. Melancolia profunda e hipocondria, com tendência violenta. Cansaço cerebral. Memória perturbada, Habitualmente desatento. Ofende-se muito facilmente. Malicioso; parece voltado para a maldade. Falta de confiança em si mesmo e nos outros. Desconfiado (Hyos.). Clarividente, ouve vozes longínquas ou dos mortos. Demência senil. Ausência de qualquer restrição moral. Cabeça – Vertigem. Dor compressiva, como um tampão; pior depois de esforço mental - na testa: no osso occipital, fontes, alto da cabeça; melhora durante a comida. Coceira e pequenos furúnculos no couro cabeludo. Olhos – Pressão como um tampão na parte de cima da órbita. Visão indistinta. Os objectos parecem estar muito longe. Ouvidos – Pressão nos ouvidos, como um tampão. Dificuldade para ouvir. Nariz – Espirros frequentes. Sentido do olfacto pervertido. Coriza com palpitações, principalmente nos velhos. Rosto – Olheiras azuis em volta dos olhos. Rosto pálido. Boca – Vesícula dolorosas; mau-hálito. Sente a língua inchada, impedindo falar e mexer com ela; com saliva na boca. Lábios ardendo como pimenta. Estômago – Digestão fraca, com empanturamento e dilatação, sensação de vazio no estômago. Arrotos, náusea, vómitos. Comer alivia a dispepsia de Anacardium. Pode se engasgar quando come ou bebe. Engole a comida e bebe precipitadamente, muito depressa. Abdómen – Dor como se um tampão estivesse pressionando nos intestinos. Roncando, beliscando e com cólicas intestinais fortes. Recto – Intestinos inactivos. Vontade inútil; o recto parece não ter força, como se estivesse entupido; contracção espasmódica do esfíncter do ânus; mesmo fezes moles passam com dificuldade. Coceira no ânus; humidade vinda do recto. Hemorragia durante a evacuação. Hemorróidas dolorosas. Órgãos masculinos – Coceira voluptuosa; desejo sexual aumentado; emissões seminais sem sonhos. Descarga da próstata durante a evacuação. Órgãos femininos – leucorreia com dor e coceira. Menstruação escassas.

Page 2: GEMMR - Matéria Médica de Boericke - A4

GEMMR – Matéria Médica de Boericke

Respiração – Pressão no peito, como um tampão incomodo. Opressão no peito com calor interno e ansiedade levando-o para o ar livre. Tosse nas crianças, provocada por falar, depois de um ataque de raiva. Tosse depois de comer, com vómito da comida e dor no occipital. Coração – Palpitações, com memória fraca e coriza nos velhos, fisgadas na região do coração. Pericardite reumática com fisgadas duplas. Costas – Pressão entorpecente nos ombros, como se tivessem um peso. Pescoço duro. Extremidades – Nevralgia no polegar. Fraqueza paralítica. Sente os joelhos paralisados ou enfaixados. Cãibra nas panturrilhas. Pressão como um tampão nos músculos das nádegas. Verrugas nas plantas das mãos. Dedos inchados, com erupção e vesículas Sono – Períodos de insónia durando várias noites. Sonhos com ansiedade. Pele – Muita coceira, eczema, com irritação mental; erupção com vesículas; inchação, urticária; erupção como a da Hera venenosa. Poison Oak - [Xerophyl; Grindel; Croton.]. Líquen plano (Lichen planus); eczema neurótico. Verrugas nas mãos. Formação de úlceras no antebraço. Modalidades – Piora, com aplicação de água quente. Melhora, comendo. Deitando de lado, esfregando. Relacionamento – Antídotos: Grindelia; Coffea; Juglans; Rhus; Eucalyptus. Comparar com: Anacard. occidentale – cashew nut – (erisipela, erupção no rosto com vesículas), varidade anestésica da lepra; verrugas, calos, úlceras, rachas da pele, nas solas dos pés. Rhus; Cypriped; Chelidon; Xerophyl. Platina segue bem, Cereus serpetina (swering – blasfemando). Dose – Sexta à duo-centésima dinamização.

Page 3: GEMMR - Matéria Médica de Boericke - A4

GEMMR – Matéria Médica de Boericke

46 – ANAGALLIS – Scarlet Pimpernel (Pimpinela) Acção marcante sobre a pele, caracterizada por muita coceira e formigamento em toda parte. Favorece a expulsão de lascas. Um velho remédio para hidrofobia hidropisia. Tem o poder de amolecer a carne e destruir verrugas. Cabeça – Muito alegria; dor de cabeça acima das arestas supra-orbitais, com roncos nos intestinos e arrotos; melhora com café. Dor de cabeça doentia (enxaqueca). Dor nos músculos do rosto. Extremidades – Dores reumáticas e gota. Dor no ombro e no braço. Cãibra nas cabeças dos polegares e nos dedos. Urina – Uretra mais ou menos irritada, dando disposição para o coito. Dor ardente ao urinar, com aglutinação no orifício, a urina sai em vários jactos; tem que pressionar antes que ela saia. Pele – Comichão; seca, com erupção como farelo, principalmente nas mãos e nos dedos

Page 4: GEMMR - Matéria Médica de Boericke - A4

GEMMR – Matéria Médica de Boericke

52 – ANTHEMIS NOBILIS – Camomila Romana (Macela) Esse remédio é aparentado da camomila comum. Distúrbios gástricos com frio, sensível ao ar frio e às coisas frias. Respiração – Coriza com muita lacrimação, espirros e descargas de água clara pelo nariz. Os sintomas pioram em ambientes fechado. Constrição e ferimento na garganta. Tosse, cócegas; pior em quarto quente. Abdómen – Dor na região do fígado; cólica e calafrios dentro do abdómen e nas pernas. Coceira no ânus, com fezes brancas, como massa de vidraceiro. Urina – Sente a bexiga dilatada. Dor no cordão espermático, que sente cheio, como se tivesse varises. Urina com frequência. Pele – Coceira nas solas dos pés, como se tivesse frieiras. Pele de ganso. Dose – Usar a terceira dinamização.

Page 5: GEMMR - Matéria Médica de Boericke - A4

GEMMR – Matéria Médica de Boericke

53 – ANTHRACINUM – Anthrax Poison (Vírus do carbúnculo)

Esse nosódo demonstrou ser um grande remédio em moléstias epidémicas do baço em animais domésticos, e em inflamações sépticas, antrazes, carbúnculos, e úlceras malignas. Em furúnculos e erupções semelhantes a furúnculo, acne. Ardor terrível. Endurecimento do tecido celular, ínguas, e todas as inflamações em tecido conjuntivo onde foco de pus . Tecidos – Hemorragias, pretas, grossas, como alcatrão, decompondo-se rapidamente; saindo de qualquer orifício. Glândulas inchadas, tecidos celulares inchados e endurecidos. Septicemia. Ulceração, necrosamento e ardor intolerável. Erisipela, bolhas pretas e azuis. Talhos. Picadas de insectos. Maus efeitos de inalar gases contaminados. Inflamação gangrenosa na parótida. Furúnculos seguidos. Gangrena. Secreções contaminadas. Relacionamento – Semelhante ao Arsênico, que ele com frequência segue. Comparar com: Pyrogen; Lachesis; Crotalus; Hippozenium (R-325); Echinac; Silica segue bem. No tratamento de antrazes ou carbúnculos, lembrar-se da recomendação do profeta Isaias para o carbúnculo do Rei Hezekias – isto é, colocar a polpa de um figo numa cataplasma e aplicar. Tarent; Cubensis. Dose – Trigésima dinamização.

Page 6: GEMMR - Matéria Médica de Boericke - A4

GEMMR – Matéria Médica de Boericke

56 – ANTIMONIUM CRUDUM (Sulfureto negro de antimónio)

Para seu uso homeopático, os sintomas mentais e os da esfera gástrica, determinam a escolha. Irritação excessiva e impaciência, junto com coberta branca grossa na língua, são verdadeiros sintomas orientadores para muitas formas de moléstias que precisam desse medicamento. Todas as condições se agravam com o calor e banhos frios. Não pode suportar o calor do sol. Tendência para engordar. Ausência de dor onde ela poderia ser esperada. Gota com sintomas gástricos. Mente – Muito preocupado com sua sorte. Rabujento e espírito de contradição; qualquer coisa que seja feita não o satisfaz. Esquivo; não tem vontade de falar. Impertinente, aborrecido sem motivo. A criança não suporta ser tocada ser tocada ou que olhe para ela. Fica zangada com todas as pequenas atenções. Com inclinação sentimental. Cabeça – Doendo, pior no alto da cabeça, quando sobe, tomando banho, devido a desordem digestiva, principalmente por comer guloseimas ou beber vinhos ácidos. Erupções suprimidas. Peso na testa com vertigem; náusea e sangue pelo nariz. Dor de cabeça com muita perda de cabelos. Olhos – Fundos, sem vivacidade, vermelhos, coçando, inflamados, aglutinados. Cantos feridos e fissurados. Blefarite crónica. Pústulas na córnea e nas pálpebras. Ouvidos – Vermelhidão; inchação; dor nas trompas de Eustáquio. Ruído e surdez. Erupção húmida em volta da orelha. Nariz – Narinas rachadas e cobertas com crostas. Eczema nas narinas, doendo, rachadas e com caspa. Rosto – Espinhas, pústulas e furúnculos no rosto. Erupção com crosta amarela nas bochechas e no queixo. Macilento, doentio, abatido. Boca – Rachas nos cantos da boca. Lábios secos. Saliva salgada. Muito muco pegajoso. Língua com cobertura branca grossa, como se tivesse sido pintada de branco. Gengivas descoladas dos dentes; sangrando com facilidade. Dor de dente em dentes cariados. Ferimento no véu palatino, com expectoração de muito muco. Aftas. Gosto pegajoso. Não tem sede. Eczema sub-agudo na boca. Garganta – Muco amarelado muito grosso, vindo das narinas posteriores. Escarrando ao ar livre. Laringite. Voz rouca devido ao seu uso exagerado. Estômago – Perda do apetite. Vontade de comer ácidos, pickles. Sede ao anoitecer e de noite. Arrotos com gosto de comida. Azia, náusea, vómitos. Depois de mamar, a criança vomita seu leite em coágulos, se recusa a mamar depois disso, e fica muito irritada. Perturbações gástricas e intestinais devidas a pão e massas, ácidos, vinhos azedos, banho frio, aquecimento demais, dias quentes. Arrotos constantes. Metástase da gota para o estômago e intestino. Azia adocicada. Dilatação do estômago depois de comer. Fezes – Coceira no ânus [Solpho-calc; Alum.]. Diarreia alternada com prisão de ventre, principalmente nos velhos. Diarreia depois de ácidos, vinho azedo, banhos aquecimento demais, fezes flatulentas pegajosas. Hemorróidas com muco; sensação contínua de muco. Pedaços duros misturados com descargas aquosa. Inflamação catarral no recto. Fezes compostas inteiramente por muco. Urina – Frequente, com ardor e dor nas costas; turva e com mau cheiro. Órgãos masculinos – Erupção no escroto, nos órgãos genitais. Impotência. Atrofia do pénis e dos testículos. Órgãos femininos – Excitados; coceira nas partes. Antes das menstruações, dor de dente.

Page 7: GEMMR - Matéria Médica de Boericke - A4

GEMMR – Matéria Médica de Boericke

58 – ANTIMONIUM TARTARICUM (Tártaro emético – Tartarato de antimónio e potássio)

Tem muitos sintomas em comum com Antimonium crudum, mas também muitos outros que são seus. Clinicamente, sua aplicação terapêutica ficou em grande parte confinada ao tratamento de moléstias respiratórias, chocalhamento de muco com pouca expectoração tem sido um sintoma orientador. Há muita sonolência, debilidade e suor característicos dessa droga que deve estar sempre mais ou menos presente quando ela e prescrita. Perturbações gástricas de beberrões e de pacientes com gota. Cholera morbus. Sensação de frio nos vasos sanguíneos. Esquistossomose. Antimonium tartaricum é homeopático para disúria, estrangúria, hematúria, albuminaria, catarro na bexiga e na uretra, ardor no recto, fezes com sangue e muco, etc. Antimonium tartaricum actua indirectamente contra parasitas, estimulando a acção oxidante da substância protectora. Efeitos colaterais em seguida à injecção contra esquitossomose. Calafrios, contracções e dor nos músculos. Tremores no corpo todo, muita prostração e fraqueza. Lumbago. Calafrios, contracções e dores musculares. Verrugas na glande do pénis. Mente e cabeça – Vertigem alternada com sonolência. Muito desânimo. Medo de ficar só. Resmunga, delírio e entorpecimento. Vertigem ou entorpecimento e confusão. Sensação de uma banda apertando a testa. Rosto pálido e abatido. A criança não pode ser tocada sem chorar. Dor de cabeça, como compressão de uma banda.[Nit. ac]. Língua – Cobertura, pastosa, grossa, com bordas vermelhas. Vermelhas e secas, principalmente no centro. Castanha. Rosto – Frio, azul, pálido; coberto com suor frio. Tremor incessante no queixo e no maxilar inferior. [Gelsem.] Estômago – Deglutição dos líquidos, difícil. Vómitos em qualquer posição, excepto deitado sobre o lado direito. Náusea, ânsia para vomitar, e vómitos, principalmente depois de comer, com fraqueza mortal e prostração. Sede de água fria, pouca e com frequência e vontade de comer maçã, frutas e ácidos em geral. Náusea provoca medo; e pressão na região pré-cordial, seguindo se dor de cabeça, bocejos, lacrimação e vómitos. Abdómen – Cólica espasmódica, muitos gases. Pressão no abdómen, principalmente inclinando-se para frente. Cholera morbus. Diarreia nas moléstias eruptivas. Urina – Uretra ardendo quando urina e depois de urinar. As últimas gotas com sangue e dor na bexiga. Premência aumentada. Catarro na bexiga e na uretra. Estreitamento. Orquite. Respiração – Rouquidão. Muito chocalhamento de muco, muito pouco sendo expectorado. Sensação aveludada no peito. Sensação do peito ardendo, subindo até a garganta. Respiração rápida, curta e difícil; parece que vai se sufocar, tem que sentar na cama. Enfisema nos velhos. Tosse e bocejo consecutivos. Brônquios cheios de muco. Tosse provocada pela comida, com dor no peito e na laringe. Edema e paralisia iminente nos pulmões. Muitas palpitações, com sensação desconfortável de calor. Pulso rápido, fraco e trémulo. Vertigem, com tosse. Dispneia aliviada quando arrota. A tosse e a dispneia melhoram deitando sobre o lado direito – (o oposto de Badiaga). Costas – Dor violenta na região sacro-lombar. O menor esforço para se mover pode provocar ânsias de vómito e suor frio, pegajoso. Sensação de muito peso no coccix, puxando para baixo o tempo todo. Contracções de músculos; membros trémulos. Pele – Erupção com pústula, deixando marcas vermelhas azuladas. Varíola. Verrugas. Febre – Frio, tremores e calafrios. Muito calor. Transpiração abundante. Suor frio pegajoso, com muita fraqueza. Febre intermitente com letargia.

Page 8: GEMMR - Matéria Médica de Boericke - A4

GEMMR – Matéria Médica de Boericke

Sono – Muita sonolência. Ao adormecer choques parecendo eléctricos. Irresistível inclinação para dormir com quase todas as perturbações. Modalidades – Piora, ao anoitecer; por deitar à noite; com calor; com tempo frio-húmido; com leite, e com todos os alimentos azedos. Melhora, sentado erecto; com arrotos e com expectoração. Relacionamento – Antídotos; Plus; Sepia. Comparar com: Kali sulph; Ipecac. Dose – Segunda a Sexta triturações. As dinamizações mais baixas em alguns casos agravam.