GÊNEROS TEXTUAIS

5
GÊNEROS TEXTUAIS 1- Artigo de opinião Texto dissertativo que deve conter um posicionamento crítico (favorável ou não) do escritor em relação ao tema apresentado. A partir do momento que se toma um determinado posicionamento, o autor deve expor o seu ponto de vista e ter embasamento para sustentar sua opinião, isto se faz apresentando dados concretos, factuais (baseado em fatos). Os textos de apoio normalmente trazem esses dados que auxiliam na construção do texto. 2- Carta de reclamação / carta do leitor O redator da carta deve assumir uma posição que está marcada no comando, por exemplo: como leitor da revista Veja, como leitor da revista saúde. Essa carta será escrita para alguém, o editor da revista por exemplo. Durante a escrita da carta é necessário que apareçam marcas de diálogo entre quem escreve e a quem a carta se destina. A estrutura dos dois tipos de carta deve conter a data, um chamamento (como Caro editor, Caro senhor), o conteúdo em si e a assinatura, lembrando que você só deve assinar com a inicial do seu sobrenome (Atenciosamente, N.). O que difere esses dois tipos de cartas é o conteúdo, sendo que a carta de reclamação está explícito que é necessário fazer uma reclamação. Observe:

Transcript of GÊNEROS TEXTUAIS

Page 1: GÊNEROS TEXTUAIS

GÊNEROS TEXTUAIS

1- Artigo de opinião

Texto dissertativo que deve conter um posicionamento crítico (favorável ou não) do escritor em relação ao tema apresentado.

A partir do momento que se toma um determinado posicionamento, o autor deve expor o seu ponto de vista e ter embasamento para sustentar sua opinião, isto se faz apresentando dados concretos, factuais (baseado em fatos). Os textos de apoio normalmente trazem esses dados que auxiliam na construção do texto.

2- Carta de reclamação / carta do leitor

O redator da carta deve assumir uma posição que está marcada no comando, por exemplo: como leitor da revista Veja, como leitor da revista saúde. Essa carta será escrita para alguém, o editor da revista por exemplo. Durante a escrita da carta é necessário que apareçam marcas de diálogo entre quem escreve e a quem a carta se destina.

A estrutura dos dois tipos de carta deve conter a data, um chamamento (como Caro editor, Caro senhor), o conteúdo em si e a assinatura, lembrando que você só deve assinar com a inicial do seu sobrenome (Atenciosamente, N.).

O que difere esses dois tipos de cartas é o conteúdo, sendo que a carta de reclamação está explícito que é necessário fazer uma reclamação. Observe:

Como leitor da revista Saúde, escreva uma carta ao editor, Sr. Silva, com até 15 linhas, reclamando sobre a falta de apresentação de receitas cujos temperos substituam o sal na alimentação humana. Assine a carta apenas com o nome Leitor.

O comando já faz um recorte sobre o que deve ser apresentado na reclamação, não se deve, portanto, fugir do que é proposto.

A carta do leitor deve trazer a sua opinião sobre o tema que está sendo discutido, tendo como sustentação da carta, argumentos sólidos, baseados em dados e fatos. Não se preocupe em dizer apenas o que você acha e pensa, mas dê seu ponto de vista explicando o porquê você acha isso e só exponha fatos que são verdadeiros.

Page 2: GÊNEROS TEXTUAIS

Como leitor da revista Veja, escreva uma carta ao editor, Sr. Silva, com até 15 linhas, expondo sua opinião a respeito da “nova lei antipalmada”, sustentando sua posição. Assine a carta apenas com o nome Leitor.

3- Relato

O relato é um texto essencialmente descritivo, isto é, apenas descreve coisas, situações, sem ter a opinião de quem escreve.

4- Resumo

Fazer o resumo de um texto é apresentar, com as próprias palavras, os pontos relevantes de um texto. O resumo deve ter um estilo objetivo, sem comentários ou julgamentos sobre o assunto que está sendo resumido.

Não copie fragmentos do texto original, isso demonstra que você não o compreendeu.

Passos para a realização de um resumo:1. Ler o texto ininterruptamente com a preocupação de responder à

pergunta: do que trata o texto?;2. Leitura com interrupções, com o lápis na mão, para compreender o

significado de palavras difíceis, para captar o sentido de frases mais complexas;

3. Fazer uma segmentação do texto em bloco de ideias. Em seguida, resumir a ideia ou as ideias centrais de cada fragmento;

4. Dar a redação final com as suas palavras, condensando os segmentos e encadeando-os.

Lembre-se: o resumo não pode conter nenhum dado adicional nem avaliação explícita ao texto a ser resumido. E deve ser escrito em um bloco só.

5- Resposta interpretativa

Neste tipo de texto é preciso entender a essência da proposta. Você deve basear sua resposta a partir dos textos de apoio. Aqui, a interpretação do conteúdo é o fundamento, portanto, quando interpretamos procuramos reproduzir esse conteúdo associando-o ao contexto dado pelo enunciado. Observe que a proposta vem carregada de perguntas. Com base nelas crie seu roteiro da resposta.

Page 3: GÊNEROS TEXTUAIS

Siga essas dicas:

- escreva em 3ª pessoa;

- dois ou três parágrafos;

- sua resposta deve estar baseada nos textos de apoio;

- não dê sua opinião;

- não fuja do conteúdo apresentado nos textos de apoio;

- utilize uma citação para fundamentar a resposta (com base nos textos de apoio).

6- Resposta argumentativa

Este gênero de texto é mais parecido com uma dissertação. Sua opinião é requerida, porém, sem utilização da 1ª pessoa. Com base nos textos de apoio, fundamente sua resposta com base em seu conhecimento, procurando argumentos que fundamentem sua resposta.A resposta argumentativa deve extrapolar os textos de apoio, isto é, não deve ficar baseado apenas neles.

7- Notícia

A notícia é um gênero textual que faz parte da esfera jornalística e tem como objetivo maior transmitir uma informação com objetividade. Desta forma, o primeiro parágrafo de uma notícia deve conter o LEAD, ou seja, deve-se responder às perguntas essenciais: o que, quando, onde, quem, como e por quê. Deve ter um título chamativo, que desperte o interesse do leitor.

8- Texto instrucional

Um texto instrucional é aquele cuja função é instruir, ensinar, mostrar como algo deve ser feito. Descrevem as etapas que devem ser seguidas para um determinado procedimento.As instruções são construídas com verbos no modo imperativo (misture a farinha com o fermento), ou com o verbo no infinitivo (misturar a farinha com o açúcar).

Redija um texto aos leitores da revista Saúde, com até 15 linhas, que fará parte da reportagem sobre o uso do sal, em que sejam apresentadas instruções sobre como substituir o sal na alimentação humana, considerando as informações apresentadas nos textos.