Genética

23
Primeiras ideias sobre Genética Primeiras ideias sobre Genética Contexto histórico

description

ideias sobre genetica

Transcript of Genética

Primeiras ideias sobre GenéticaPrimeiras ideias sobre GenéticaContexto histórico

Os pioneiros da Genética Os pioneiros da Genética ––Hipócrates (460Hipócrates (460--377 a.C.) 377 a.C.)

Hipótese da pangênese – cada órgão produzia gêmulas (partículas hereditárias), que transmitiam durante a concepção.

Foi de Hipócrates, também, o conceito de hereditariedade de caracteres adquiridos - adotado hereditariedade de caracteres adquiridos - adotado pelo naturalista francês Jean Baptiste Lamarck, em 1809, como o mecanismo das mudanças evolutivas.

A teoria da pangênese, assim como as idéias sobre a transmissão das características adquiridas foram adotadas por Darwin, em 1859, em suas explicações sobre a evolução

Os pioneiros da Genética Os pioneiros da Genética ––Aristóteles (384Aristóteles (384--322 a.C.)322 a.C.)

Para Aristóteles existia uma base física da hereditariedade no sêmen produzido pelos pais. O termo "sêmen" foi usado por Aristóteles com o sentido de semente. Atualmente, o termo correspondente seria gametas.

Ele questionava: como características não estruturais Ele questionava: como características não estruturais produziriam gêmulas? Filhos de pais com cabelos e barbas grisalhos não são grisalhos ao nascer. Filhos herdavam características dos avós, por exemplo. Se as características não estão presentes nos pais, como poderiam produzir gêmulas para elas?

Geração espontâneaGeração espontânea

Até meados do séc. XVIII, grande parte dos naturalistas ainda acreditava em geração espontânea.

Da época de Aristóteles até o final do séc. Da época de Aristóteles até o final do séc. XIX ocorreram poucos avanços nas ideias sobre a hereditariedade.

PréPré--formação x Epigêneseformação x EpigêneseCom o descrédito da geração espontânea e a descoberta dos gametas, surge uma nova explicação para a herança biológica:

Os gametas conteriam miniaturas completas de um futuro organismo. A grande discussão, então era se o novo ser pré-formado encontrava-se no gameta novo ser pré-formado encontrava-se no gameta masculino ou feminino.

EpigêneseEpigêneseO desenvolvimento da microscopia, a compreensão da natureza celular dos gametas e o estudo do desenvolvimento embrionário derrubaram as ideias pré-formistas.

Segundo essa teoria, as estruturas de um novo ser surgem à medida que ocorre o desenvolvimento embrionário.

Mendel e as bases da Mendel e as bases da hereditariedadehereditariedade

Em 1866, o monge Gregor Mendel, a partir de cruzamentos entre ervilhas, deduziu a existência de fatores hereditários nos gametas, os quais determinariam as diversas características do indivíduo.

A teoria cromossômica da herançaA teoria cromossômica da herança

Walter Sutton, entre 1902 e 1903, percebeu o paralelismo entre o comportamento dos fatores hereditários – os genes – e o comportamento dos cromossomos na formação dos gametas.

Isso o levou a concluir que os genes estavam localizados nos cromossomos, o que foi logo comprovado por nos cromossomos, o que foi logo comprovado por diversos experimentos realizados com drosófila e com plantas de milho.

A estrutura molecular do DNAA estrutura molecular do DNAOs primeiros indícios de que os genes eram constituídos por DNA, principal componente dos cromossomos, foram obtidos em 1944 por Oswald Avery e seus colaboradores, em experimentos com bactérias.

Em 1953, James Watson e Francis Crick propuseram o modelo da dupla-hélice para a molécula de DNA. Revelava-se, assim, a estrutura molecular do gene, conhecimento básico para o desenvolvimento da Genética moderna.Genética moderna.

A importância de Mendel para a A importância de Mendel para a GenéticaGenéticaA ervilha como material experimentalA ervilha como material experimental

Facilidade de cultivo

Variedades facilmente identificáveis por características marcantes e distintas.

O ciclo de vida curto.O ciclo de vida curto.

Obtenção de descendência fértil no cruzamento de variedades diferentes.

A facilidade de realizar polinização artificial (fecundação cruzada).

Características estudadas por Características estudadas por MendelMendel

Um dos grandes méritos de Mendel foi ter considerado, de início, apenas uma característica de cada vez.

Gerações P, F1 e F2Gerações P, F1 e F2Geração parental – geração P – constituída pelas variedades puras.

A descendência imediata desses cruzamentos era a primeira geração híbrida - geração F1.

A descendência resultante da autofecundação da primeira geração híbrida era a segunda geração híbrida – geração F2.

Traços dominantes e traços Traços dominantes e traços recessivosrecessivos

Mendel denominou dominantedominante o traço que se manifestava nas plantas híbridas e recessivo recessivo o traço que ficava encoberto.

Traços dominantes – parte superior

Traços dominantes – parte inferior

A proporção 3:1A proporção 3:1

Dedução da lei da segregação dos Dedução da lei da segregação dos fatores fatores

Cada característica hereditária é determinada por fatores em igual quantidade da mãe e do pai.

Os fatores de cada par separam-se (segregam-se) quando os indivíduos produzem gametas.

1ª lei de Mendel ou lei da segregação 1ª lei de Mendel ou lei da segregação dos fatoresdos fatores

Os fatores que condicionam uma característica segregam-se na formação dos gametas, portanto, são puros com relação a cada fator.

Os fatores são os genesgenes e que se localizam nos cromossomos.O par de fatores corresponde ao par de alelospar de alelos, localizados em um par de cromossomos homólogos.

É a separação dos separação dos cromossomos homólogos cromossomos homólogos na cromossomos homólogos cromossomos homólogos na meiose o fenômeno responsável pela segregação dos fatores hereditários.

Herança monogênica Herança monogênica ou monoibridismo – um par de alelo está envolvido.

Conceitos Conceitos Homozigotos – alelos iguais (puros)

Heterozigotos – alelos diferentes (híbridos).

Conceitos Conceitos Genótipo (do grego genos, originar, provir, e typos, característica) refere-se à constituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui.Fenótipo (do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, característico) - é empregado para designar as características apresentadas designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais.

Fenótipo: genótipo e ambiente em interação.

Como se descobre um genótipo?Como se descobre um genótipo?CruzamentoCruzamento--testeteste

A construção de um heredogramaA construção de um heredogramaRepresentação gráfica das relações de parentesco entre os indivíduos de uma família.