GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO

31
GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO

Transcript of GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO

GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO

INFORMATICA EDUCATIVA

Celso Eduardo de Souza Freire

PROJETO DE INTERVENÇÃO

FUNÇÃO QUADRÁTICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

OBJETIVOS:

O presente trabalho tem como objetivo verificar se o software Geogebra auxiliará no ensino e aprendizagem da Função Quadrática. Nosso objetivo principal é abordar o estudo da Função Quadrática com o auxilio desse software de forma a contribuir para uma melhor compreensão do cotidiano escolar e mostrando-o como um potente recurso auxiliar da prática docente.

METODOLOGIAIntroduzir o conteúdo de Equação do 2° grau, turmas de 1° ano do Ensino Médio, com o auxilio do software GEOGEBRA tendo como base conduzir os alunos a aprendizagem a partir da construção gráfica. A partir das observações desenvolvidas pelos alunos leva-los a perceber as relações existentes no conteúdo e a dedução de formulas.

•Definição do projeto: Função Quadrática no geogebra e construção de gráficos.

. Objetivos e metas do projeto: Este projeto tem por objetivo verificar se o software Geogebra auxiliará no ensino e aprendizagem da Função Quadrática 

. Público alvo: Alunos do 1º ano do ensino Médio, faixa etária: 15 anos.

. Quando utilizar: O software será utilizado no momento final do conteúdo, como mecanismo de sanar dúvidas quanto a construção dos gráficos, características e fixação do mesmo.

. Local a usar: A atividade ocorrerá no laboratório de informática da escola, mas os alunos serão orientados a baixar o software e exercitar em casa.

. Custo do projeto:O projeto não terá custo, pois o software é gratuito e de fácil acesso

. Descrição da forma de emprego do projeto:

1. Alunos serão instruídos a “entrar” no software instalado na área de trabalho do computador. 2. A tela já abre com os eixos “x” e “y”. O aluno deverá clicar com o botão direito próximos aos eixo e selecionar a opção “malha”. A malha auxiliara na compreensão de marcação dos pontos. 3. Deixá-los explorar o software por 10 minutos. 4. Representação gráfica Com o programa aberto selecione a opção “seletor”, clique uma vez na zona gráfica e aparecerá o intervalo real do coeficiente a. No segundo e terceiro clique aparecerão os coeficientes b e c. você pode aumentar ou diminuir o intervalo modificando os valores mínimo e máximo.

4.1 - Para inserir a função digite na caixa de entrada f(x)=a*x^2+b*x+c e aparecerá a função y = x² + x + 1.

4.1 - Para inserir a função digite na caixa de entrada f(x)=a*x^2+b*x+c e aparecerá a função y = x² + x + 1.

4,2- Clique com o botão direito em cima do gráfico e selecione a opção propriedades. Mude a cor e a espessura da linha para melhor visualização.

4.3– marque os vértices da função f(x) digitando na caixa de entrada o comando (-b/2*a,-(b^2-4*a*c)/4*a). Aparecerá o ponto A de coordenadas (-0,5,0,75).

5. Movimentação gráfica5.1- Clique em mover e em seguida no ponto a, arraste para direita e para esquerda e observe o comportamento do gráfico, repita o procedimento com o ponto c.

Descreva sua observação à cerca movimentação de cada um dos pontos acima.5.2 - Inserir a função y= -x²+c digitando na caixa de entrada o comando g(x)=-x^2+c

Observe que nessa nova função o eixo de simetria passou a ser o próprio eixo x. Você sabe por quê? Se sim, justifique sua resposta.

5.3- Inserida a função g(x), clique novamente em “mover” e em seguida sobre o ponto “b” e arraste-o para a direita e para a esquerda e observe seu comportamento. O que acontece?

5.4 – clique com o botão direito do mouse sobre o seletor “b” e selecione a opção animação.

Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a função f(x) e selecione a opção “habilitar rastro”.

Ative novamente a animação do seletor “b” e veja o que acontece.

6. Atividades de Aprendizagem:

6.1 movimentando os pontos a, b e c, representem as funções y = x² - 5x + 6; y = -x² e y = -2x² + x + 3.

6.2 com relação ao coeficiente a da função o que podemos afirmar segundo o comportamento do gráfico quando ele for positivo, quando for negativo e quando for nulo?

6.3 porque é atribuído ao coeficiente c o significado de termo independente?

6.4 – Trace, no mesmo sistema coordenado, os gráficos das seguintes funções definidas de IR em IR:

y=x² y=x²+2y=x²-2a-) determine as coordenadas dos vértices dessas parábolas.b-) as concavidades das parábolas estão voltadas para cima ou para

baixo? Por que?c-) todas as parábolas que você desenho tem o mesmo eixo de simetria?

Se sua resposta for afirmativa diga qual é esse eixo.d-) como você pode obter os gráficos de y=x²+2 e y=x²-2 conhecendo o

gráfico y=x²?6.5 – determine a função quadrática cujo gráfico passa pelos pontos

A=(1,8), B=(0,3) e C=(2,-1).

A ESCOLHA DO SOFTWARE

O SOFTWARE GEOGEBRA É UM PROGRAMA LIVRE

COM ALTO POTENCIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO E QUE FACILITA A INVESTIGAÇÃO DOS ALUNOS, QUE PODEM MOVIMENTAR OS OBJETOS E ACOMPANHAR AS VARIAÇÕES OCORRIDAS, FAZER CONJECTURAS E TESTÁ-LAS, ALÉM DE RELACIONAR OS CONTEÚDOS

ALGÉBRICOS E GEOMÉTRICOS.

IDENTIFICAÇÃO DO SOFTWARE

GEOGEBRA

O GEOGEBRA É UM SOFTWARE CRIADO

POR MARKUS HOHENWARTER DE

RESPONSABILIDADE DA EMPRESA

INTERNATIONAL GEOGEBRA

INSTITUTES

O GEOGEBRA É UM SOFTWARE DO TIPO LIVRE E DE CÓDIGO ABERTO COM UM

PÚBLICO VARIANDO DA ESCOLA

PRIMÁRIA ATÉ O NÍVEL UNIVERSITÁRIO.

CONFIGURAÇÕES DO EQUIPAMENTO:MODELO MÍNIMO DO COMPUTADOR:

WINDOWS 95 E JAVA.MÉMORIA RAM: 128 MBESPAÇO NECESSÁRIO EM DISCO: 4.0 KBTIPO DE VIDEO: É NECESSÁRIO UM

MONITOR SUPER VGA COM RESOLUÇÃO DE NO MÍNIMO 800X600 E 256 CORES.

TIPO DE DISCOS: CD, INTERNET, PEN-DRIVE

AVALIAÇÃO QUALITATIVA

O OBJETIVO É AUXILIAR OS ALUNOS NA COMPREENSÃO E NA RESOLUÇÃO

DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ÁLGEBRA, GEOMETRIA E CÁLCULO

ATRAVÉS DE VISUALIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO.

NÃO HÁ PRÉ-REQUISITOS PARA

UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA. ELE É INDICADO PARA UTILIZAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE ÁLGEBRA, GEOMETRIA E

CÁLCULO.

PODEMOS REALIZAR ATIVIDADES TAIS COMO: CONSTRUÇÕES COM PONTOS, VETORES, SEGMENTOS, RETAS, SEÇÕES CÔNICAS, FUNÇÕES, INSERIR  EQUAÇÕES E COORDENADAS DIRETAMENTE.

DURANTE A REALIZAÇÃO DE TAIS

ATIVIDADES, OS USUÁRIOS ENCONTRAM VARIOS NÍVEIS DE DIFICULDADES QUE VARIAM DE ACORDO COMO SEU DOMÍNIO DO PROGRAMA.

O GEOGEBRA OFERECE FEEDBACK.

SEU RETORNO É SATISFATÓRIO UMA VEZ QUE PERMITE AO SEU USUÁRIO UMA INTERAÇÃO COM O OBJETO DE TRABALHO O QUE NA MAIORIA DAS VEZES NÃO É POSSÍVEL UTILIZANDO OUTRO RECURSO.

O TEMPO PARA A UTILIZAÇÃO É INDETERMINADO, PORÉM É GERADA UMA GRANDE ECONOMIA DE TEMPO SE COMPARADO A OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS.

SUAS TELAS E TEXTOS SÃO BEM ADEQUADOS VISTO QUE OS COMANDOS SÃO BEM FACEIS DE REALIZAR E A VISUALIZAÇÃO PERMITE UMA EXCELENTE COMPREENSÃO DO QUE ACONTECE COM O OBJETO ESTUDADO.

O GEOGEBRA É UM SOFTWARE QUE POSSIBILITA UMA DINAMICIDADE EM QUE SE PODE FAZER EXPERIMENTAÇÕES POR MEIO DE UM TRABALHO COM CARACTERÍSTICAS INVESTIGATIVAS. ASSIM, AO INVÉS DE ALUNOS QUE ESPERAM AS RESPOSTAS E OS ENCAMINHAMENTOS DO PROFESSOR, TEMOS ALUNOS QUE LEVANTAM CONJECTURAS E BUSCAM JUSTIFICÁ-LAS MATEMATICAMENTE. TAL AÇÃO POSSIBILITA QUE O PROFESSOR ATUE COMO UM MEDIADOR DO CONHECIMENTO E NÃO COMO UM MERO TRANSMISSOR.

CONCLUSÃO Através desse projeto foi elaborar atividades

relacionadas ao conteúdo de Equações do 2° grau, utilizando o software educacional GeoGebra, como recurso facilitador para a compreensão dos gráficos e seus movimento.com esse tipo de apoio,os alunos será auxiliado no processo de abstração, generalização e permitindo a estes o desenvolvimento e aprimoramento do pensamento matemático. É dever do professor buscar aprimorar suas estratégias de ensino e estar disposto a permitir que estes se apropriem dos conhecimentos de forma relevante.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

PONTE, J. P. e Canavarro, A. P. (1997). Matemática e novas tecnologias.

Universidade Aberta, 95 – 129